You are on page 1of 10

EXPERINCIA Com os avanos nos projetos e performance das caldeiras atravs dos anos, a necessidade de se obter alta qualidade

na gua de alimentao acentuou-se. Podem ser necessrios equipamentos para pr-tratamento que exigem considervel gasto de capital, porm este custo deve ser compensado pela eficincia do programa de tratamento interno, manuteno e operao cuidadosa. A qualidade exigida da gua de alimentao determinada pela presso operacional da caldeira, projeto e taxas de transferncia de calor (Figura 1).

A superfcie de aquecimento para o coeficiente de evaporao formao de vapor diminuiu medida que o dimetro do tubo e o tamanho total da caldeira se reduziu, enquanto que a capacidade de gerao de vapor aumentou. (Figura 2). Taxas mais elevadas de transferncia de calor em tubos radiantes da parede de gua, freqentemente acima de 300.000 BTU/ft2/hr, possuem baixa tolerncia para deposio. Exceto para caldeiras super crticas de uma passagem, a maioria dos sistemas de caldeiras operam com qualidade de gua de alimentao relativamente boa, no se aproximando porm do nvel ultra-puro. A qualidade da gua de alimentao varia de partes por bilho at partes por milho de dureza e outros contaminantes. Por essa razo, necessrio um bom programa de tratamento interno da gua da caldeira.

Tratamento Interno - 1

A deposio um grave problema na operao do equipamento de gerao de vapor. Deposio a acumulao de material sobre as superfcies da caldeira, a qual pode causar superaquecimento (Figura 3), bem como limitaes na circulao. Ambas as condies freqentemente resultam em paradas noprogramadas.

Tratamento Interno - 2

Hoje, existem dois mtodos bsicos de aplicao do tratamento interno da gua da caldeira para controlar a deposio: Polmero/dispersante e fosfato/dispersante. Um deles um programa de solubilizao, que ajuda a impedir os contaminantes de sarem da soluo formando os depsitos (Figura 5).

O outro o programa de precipitao que permite que compostos seletivos deixem a soluo e controla a formao de deposio indesejada de produtos (Figura 6).

CONTROLE DE CARBONATO Antes da implantao do tratamento de fosfato nos anos 1930, a incrustao por sulfato de clcio era o maior problema identificado no tratamento interno da gua da caldeira. O carbonato de sdio era o tratamento interno padro naquela poca. O carbonato de clcio menos solvel do que o sulfato de clcio e o objetivo era precipitar o clcio como carbonato de clcio mais preferivelmente do que com sulfato de clcio. O conceito do tratamento de carbonato envolve uma alta concentrao de on carbonato na gua da caldeira. Mesmo onde se conseguia isto, extensa incrustao por carbonato de clcio era comum. Entretanto, medida que as presses da caldeira subiram lentamente at 200 psi ou acima disto, tornou-se mais difcil manter uma alta concentrao de on de carbonato na gua da caldeira devido decomposio do on de carbonato na gua da caldeira em altas temperaturas.

Tratamento Interno - 3

O carbonato de sdio se decompe na caldeira, formando o hidrxido de sdio (custico) e o gs de dixido de carbono. O dixido de carbono deixa a caldeira com o vapor, aumentando a corrosividade do vapor condensado. CONTROLE DE FOSFATO Os ons fosfato no se decompem como fazem os ons de carbonato na gua da caldeira em altas temperaturas. Esta vantagem bvia favorece o fosfato com relao ao carbonato, juntamente com o fato do fosfato de sdio ser mais solvel do que o carbonato de sdio. O fosfato de clcio praticamente insolvel na gua da caldeira. Mesmo quando so mantidos apenas baixos nveis de fosfato, a precipitao do fosfato de clcio na corrente estar assegurada, fora das superfcies de aquecimento. A introduo do tratamento de fosfato eliminou a incrustao por carbonato de clcio. Quando o fosfato de clcio formado na gua da caldeira com pH 11,0 a 12,0, produzida uma partcula que no se adere bem ao metal da caldeira. Na verdade, os depsitos podem se desenvolver no decorrer do tempo, porm podem ser razoavelmente bem controlados pela descarga e por dispersantes polimricos.

Tratamento Interno - 4

CONTROLE DE FOSFATO/DISPERSANTE Os tratamentos de fosfato reagem bem a dispersantes ou suplementos polimricos. O primeiro compreendia os orgnicos naturais. Alguns tipos de orgnicos naturais foram adicionados para favorecer a formao de partculas de tamanho limitado, que se decantavam no tambor de lodo e eram removidas atravs da descarga de lodo do fundo. Amidos e outros orgnicos naturais de alto peso molecular eram utilizados para isto. Muitos avanos no desenvolvimento de polmeros vm acontecendo atravs dos anos (Figura 7).

Um certo nmero de polmeros sintticos e naturais so utilizados hoje em programas de precipitao de fosfato. Alguns so extremamente efetivos. Hoje, os polmeros so geralmente de baixo peso molecular com numerosas reas ativas. O princpio agora a disperso mais do que o acmulo de lodo. Alguns polmeros so especficos para sais de dureza, outros para ferro, outros tm boa ao em espectro amplo. Em um programa de tratamento de precipitao de fosfato, a contaminao por dureza de magnsio precipitada, preferencialmente como silicato de magnsio. Na ausncia de slica, o magnsio precipita-se como hidrxido de magnsio. Se a alcalinidade da gua da caldeira for insuficiente, o magnsio pode combinar-se com o fosfato para formar o fosfato de magnsio, uma partcula com carga superficial que a torna propensa a aderir s superfcies do tubo e assim coletar outros slidos. A alcalinidade uma parte importante de todo programa de precipitao de fosfato. O silicato de magnsio formado no programa de precipitao no um partcula muito aderente, mas contribui para a formao de depsito. As anlises de depsitos tpicos de caldeira mostram que o silicato de magnsio est presente, aproximadamente, na mesma proporo que o fosfato de clcio e ambos se depositam a uma taxa relativa s suas concentraes na gua de alimentao da caldeira. Polmeros so efetivos na disperso do silicato de magnsio e hidrxido de magnsio bem como do fosfato de clcio. Embora o mecanismo seja muito complexo, o coeficiente de rea da superfcie e da carga superficial para a massa dos slidos tpicos de caldeira so substancialmente alterados pelos polmeros (Figura 8).

Tratamento Interno - 5

Com a seleo apropriada de polmeros, juntamente com a manuteno adequada dos nveis de polmeros, a carga superficial da partcula pode ser favoravelmente alterada. Os polmeros, utilizados para muitas aplicaes diferentes em todas as fases do tratamento de gua, so utilizados por sua ao dispersante no tratamento da gua da caldeira. A manuteno do nvel apropriado de polmero em uma caldeira pode fazer a diferena entre a formao de um depsito geralmente pesado por toda a caldeira, acumulaes localizadas ou uma caldeira aceitavelmente limpa. PO4 / pH COORDENADOS Caldeiras de alta presso, que utilizam gua de reposio desmineralizada geralmente possuem grande porcentagem de retornos de condensado e reas de alta transferncia de calor. Estas condies, mais do que a presso operacional, tornam as caldeiras de alta presso propensas ao ataque de corrosivos, requerendo tratamento especial. Como a gua de reposio de caldeiras de alta presso geralmente no apresenta dureza, no so freqentemente encontrados os depsitos de dureza na caldeira. Entretanto, depsitos de ferro e cobre so comuns, podendo ocasionar srios problemas. Depsitos de xido de cobre ou ferro poroso sobre os tubos da parede radiante ou as reas de alta transferncia de calor agem como caldeiras em miniatura (Figura 9).

Tratamento Interno - 6

A gua da caldeira puxada para dentro do depsito e o vapor ou a gua pura deixam o depsito; os slidos na gua permanecem sob o depsito. Podem formar-se concentraes extremamente altas de hidrxido ou custico sob o depsito. A camada magntica protetora e o prprio metal podem sofrer ataque custico. Uma abordagem de tratamento conhecida como PO4/pH coordenado foi desenvolvida para limitar a concentrao localizada de agente corrosivo (Figura 10).

O excesso de custico combina com o fosfato e tampona efetivamente o pH. Concentraes apropriadas de PO4 asseguram a ausncia do hidrxido ou custico livre. Para a execuo do programa, essencial que se tenha fosfato disponvel suficiente para combinar com o custico livre.

Tratamento Interno - 7

CONTROLE POR POLMEROS Os polmeros so os principais aditivos em um programa de tratamento de solubilizao da gua da caldeira. Os polmeros tm a capacidade de se complexar e prevenir a deposio de muitos ctions (dureza e metais pesados) sob condies da gua da caldeira. Eles realizam isto, fechando o metal dentro de uma estrutura orgnica solvel circular. Quando aplicados com um dispersante, os polmeros resultaro em superfcies limpas do lado gua. Fornecedores e usurios de polmeros tm aprendido muito sobre aplicaes bem-sucedidas destas. Desde de sua introduo como tratamentos de gua de alimentao de caldeira no comeo dos anos 70. Os polmeros foram anunciados como aditivos milagrosos de tratamento e realmente eles podem chegar perto disto; entretanto, como todo material com alto potencial, o maior desafio entender a aplicao apropriada e tambm todas as limitaes. Os polmeros tm posies reativas que atraem ctions, tais como o clcio, a dureza de magnsio e contaminantes de metal pesado. Os ons ferro entram na caldeira como contaminao do sistema de condensado, por exemplo, combinam com os polmeros e formam um complexo metlico estvel. Os polmeros solubilizantes combinam com ctions que formam os depsitos, tais como clcio, magnsio, ferro e cobre. O complexo metlico formado solvel em gua (Figura 11) e evita precipitao.

A eficincia de um programa dispenso solubilizante limitada pela concentrao de nions. Com exceo do fosfato, as limitaes dos nions sobre um sistema TDS no so to rgidas, como mostra a experincia. Alcalinidade e slica, alm do fosfato, constituem restries quando se aplica TDS. CONTROLE DE FERRO POR POLMEROS DISPERSANTES O xido de ferro um assunto que causa preocupao especfica nos programas de tratamento de gua de caldeira nos dias de hoje (Figura 12).

Tratamento Interno - 8

A deposio da dureza, tipicamente em baixo teor, da gua de alimentao da caldeira (normalmente menos de 1,0 ppm) eliminada com programas de polmeros e pode ser reduzida em at 95 % com um bom programa de tratamento. Alm do fato de que o xido de ferro est se tornando um importante contribuinte para depsitos, correspondendo reduo total do potencial de depsito de dureza, as elevadas taxas de evaporao de caldeiras novas tambm criam condies favorveis para que ocorra a deposio de xido de ferro. Polmeros com altos valores de estabilidade, tal como EDTA podem complexar os depsitos de ferro, porm estes so eliminados por reaes competitivas. Investigao recente mostra que a dependncia do EDTA ou outros polmeros sozinhos no o mtodo mais satisfatrio para o controle de ferro. Sob condies normais de controle de polmero, mantendo-se o residual padro recomendado para um determinado sistema de caldeira, ocorre uma quelao limitada do ferro que entra. Isto geralmente suficiente para solubilizar parte da contaminao por ferro do condensado. A quelao de magnetita (o xido formado sob condies da caldeira, FeO - Fe2O3) possvel pois o polmero combina com a poo ferrosa (FeO) da magnetita. A superalimentao de polmero pode remover grandes quantidades de xido de ferro o que indesejvel. O alto excesso de polmero no distingue entre o xido de ferro que forma a camada protetora de magnetita e o xido de ferro que forma os depsitos. O melhor caminho para se controlar o xido de ferro a combinao polmero dispersante. O produto adequado dosado para complexar dureza e ferro solvel, com um leve excesso para solubilizar a contaminao de ferro. Os polmeros so ento adicionados para condicionar e dispersar toda contaminao de xido de ferro que tenha permanecido. O uso de um polmero dispersante pode resultar em superfcies limpas do lado gua, o que, por sua vez, produz uma operao de caldeira muito mais confivel. Esquemas de limpeza de caldeira parada podem ser prorrogados e, em alguns casos, eliminados. claro que isto depender do controle operacional e da qualidade da gua de alimentao. Polmeros com altas estabilidades complexas so tambm tratamentos "forgiving " (generosos). Isto significa que podem remover os depsitos que podem ser formados quando a qualidade da gua de alimentao ou controle de tratamento periodicamente se desviam. Uma extenso desta propriedade a limpeza parcial, em operao ("in-service").

Tratamento Interno - 9

Os programas de limpeza por polmeros, "in-service", devem ser controlados, no devendo ser usados, de modo algum, em uma caldeira seriamente impregnada de depsitos, nem aplicados com muita rapidez. Estes programas de limpeza so aplicados adicionando-se polmeros suficiente para solubilizar a dureza e o ferro da gua de alimentao que entra, acrescentando-se em seguida a dosagem extra recomendada. Inspees regulares, geralmente a cada 90 dias, so altamente recomendadas para determinar o progresso da aplicao. Programas de limpeza "in-service" no so aconselhveis quando as anlises de depsitos revelam que os constituintes mais importantes so compostos de vrios silicatos, xido de ferro ou qualquer incrustao que parea dura, firmemente aderida ou no-porosa. Essas incrustaes no so removidas com xito, na maioria dos casos, sendo que a limpeza in-service, nestas situaes, no justificvel. As caldeiras com deposio moderada, na forma de carbonato de clcio e fosfato de clcio, podem ser efetivamente limpas com um programa de limpeza "in-service". Conquanto a limpeza por polmeros possa controlar grandes quantidades de depsitos, estes grandes acmulos podem soltar-se em pouco tempo e depositar-se novamente em reas crticas de circulao. Um exemplo disto o header da parede da fornalha. ALIMENTAO QUMICA Equipamento apropriado para alimentao qumica para tratamento interno da gua da caldeira uma obrigatoriedade. Programas baseados em fosfato devem ser dosados diretamente ao tambor da caldeira, evitando-se a possibilidade da formao de precipitados e depsitos eventuais na linha da gua de alimentao. Os polmeros solubilizantes, por outro lado, devem ser injetados usando-se um edutor de ao inoxidvel no lado descarga das bombas de gua de alimentao.

Deve-se levar em considerao a natureza agressiva dos polmeros em forma concentrada. Se forem dosados diretamente ao tambor da caldeira, um ataque potencial ao tambor poderia resultar em reduo dramtica no perodo de vida da caldeira. A alimentao fluxo abaixo das bombas d'gua de alimentao elimina preocupao com ataque ao impulsor ou desgaste da cobertura da bomba.

Tratamento Interno - 10

You might also like