You are on page 1of 15

Primeira Guerra Mundial pergunta:A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em populao e importncia econmica, a) acarretou a criao

da Liga Pan-Germnica encarregada de efetivar o "Anschluss". b) contribuiu para a concretizao do Pacto Germnico-Sovitico de no agresso, firmado entre Guilherme II e Nicolau II. c) contribuiu para a formao, dentro da Srvia de sociedades secretas, tais como a Mo Negra fundada em 1921. d) contribuiu para a criao de um clima favorvel para a aceitao dos princpios do socialismo utpico. e) acarretou a difuso das idias que apontavam as contradies do liberalismo.

O fator histrico responsvel pela existncia de uma maioria muulmana no territrio da Bsnia-Herzegovina, encravado no corao da ex-Iuguslvia foi a) a conquista e dominao da Pennsula Balcnica pelos turcos-otomanos durante a poca Moderna. b) a fuga em massa, para aquele territrio, de eslavos muulmanos para escapar da dominao russa depois da Primeira Guerra Mundial. c) a expanso rabe, durante a Idade Mdia, que resultou na ocupao parcial das trs Pennsulas da Europa Meridional: a Ibrica, a Itlica e a Balcnica. d) a criao da atual Repblica da Turquia, depois da Primeira Guerra Mundial, que obrigou os muulmanos no-turcos a abandonarem o pas. e) a prpria natureza da religio islmica que, estimulando seus seguidores a intenso proselitismo, levou-os a ocupar quase todos os lugares onde o catolicismo no se estabelecera anteriormente.

discriminao." (Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO) A alternativa mais condizente com o texto : a) aps a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu atravs dos Tratados das Minorias, o que criou condies de conflitos entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado. b) o surgimento de novos Estados-naes se fez respeitando as tradies e instituies dos povos antes reunidos nos imprios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial. c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabeleceram, no mundo contemporneo, o sistema de dominao caracterstico da Idade Mdia. d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primeira Guerra terem tido algumas caractersticas arbitrrias em relao aos novos Estados-naes do Leste europeu, o desenvolvimento histrico destas regies demonstra que foi possvel uma convivncia harmoniosa e gradativamente ocorreu a integrao entre as minorias e as maiorias nacionais. e) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiram satisfazer os vrios povos do Leste europeu. O que perturbou a convivncia harmoniosa foi o movimento de refugiados das revolues comunistas.

pergunta:Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vrios povos num s Estado, outorgaram a alguns o status de povos estatais e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslovquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslvia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente no aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua populao. (... ) Os Estados recm-criados, por sua vez, que haviam recebido a independncia com a promessa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de condies com as naes ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como bvia quebra de promessa e como prova de

pergunta:As duas Guerras Mundiais, marcadas pelo expansionismo europeu, deixaram conseqncias profundas. A imploso do Imprio Sovitico est contribuindo para frear o perigoso confronto Leste-Oeste. O cotidiano europeu, no entanto, ainda apresenta cenas sombrias. A Guerra Civil na ex-Iugoslvia, entremeada da brutalidade que gera indignao, tem razes remotas e profundas porque: a) expressa ressentimentos tnico-nacionalistas e diferenas culturais nos Blcs. b) o Pacto Nazista-Sovitico colocou os Estados do Bltico sob domnio russo. c) o colapso do comunismo abriu caminho para a transio capitalista bem sucedida. d) na federao multinacional iugoslava, o comunismo foi edificado sobre base camponesa, e no operria. e) o Tratado de Paz, que consagrou o desmembramento do Imprio Austro-Hngaro, ps fim ao velho antagonismo que dera origem Primeira Guerra Mundial.

pergunta:I. O Manifesto Comunista de 1848 denunciou os males do comunismo e deu incio poltica da "Perestroika". II. O armamentismo que precedeu a Primeira Guerra foi acelerado, entre outros motivos, pela hostilidade entre a Frana e a Alemanha, a rivalidade entre a

ustria e a Rssia nos Balcs e a competio econmica entre a Alemanha e a Inglaterra. III. A suspenso do fornecimento de petrleo pela OPEP aos Estados Unidos e seus aliados, como represlia ao apoio dado a Israel em 1973, tem sido poderosa arma econmica no mbito das relaes internacionais.

c) a aliana com a Itlia e o Japo. d) agir ofensivamente contra a Frana e a Rssia. e) a anexao da ustria.

pergunta:O Nazismo e o Fascismo surgiram: a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregaes em favor de um Executivo forte, totalitrio, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganizao, aps a Primeira Guerra Mundial. b) da esperana de conseguir estabilidade na unio das "doutrinas liberais" de tendncias individualistas. c) com a instituio do parlamentarismo da Itlia e na Alemanha, agregando partidos populares. d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo s camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas. e) do coletivismo pregado pelos marxistas.

pergunta:"Esta guerra, de fato, uma continuao da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas no solucionados na Primeira Guerra Mundial que contriburam para alimentar os antagonismos e levaram ecloso da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos: a) crescente nacionalismo econmico, aumento da disputa por mercados consumidores e por reas de investimentos. b) desenvolvimento do imperialismo chins na sia, com abertura para o Ocidente. c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questo Alscia-Lorena. d) oposio ideolgica que fragilizou os vnculos entre os pases, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo. e) a diviso da Alemanha que levou a uma poltica agressiva de expanso martima.

pergunta:A dcada de 20 apresenta, como conseqncia das profundas transformaes econmicas e polticas decorrentes da Primeira Guerra Mundial, uma autntica revoluo intelectual, rompendo com a esttica tradicional. No Brasil o rompimento ocorreu com a Semana de Arte Moderna de 1922. O que representou, do ponto de vista poltico, esta Semana?

pergunta:Em seu famoso painel "Guernica", Picasso registrou a trgica destruio dessa cidade basca por: a) ataque de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. b) republicanos espanhis apoiados pela Unio Sovitica durante a Guerra Civil. c) foras do exrcito francs durante a Primeira Guerra Mundial. d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos. e) bombardeio da aviao alem em apoio ao General Franco contra os republicanos.

pergunta:A industrializao brasileira no incio do sculo XX definida como um "processo de substituio de importaes", como pode ser observado na: a) relao entre o crescimento da indstria e o declnio das vendas do caf, aps o Convnio de Taubat. b) instalao de empresas multinacionais no Brasil, desde o sculo XIX, atradas pelo fim da escravido. c) adoo de polticas protecionistas, desde o Imprio, tornando proibitivas as importaes. d) transferncia macia de mo-de-obra industrial e capitais norte-americanos para o Brasil. e) expanso industrial, durante a Primeira Guerra Mundial, quando ficaram restritas as importaes pelo Brasil.

pergunta:Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Alemanha dispunha de um plano militar - o Plano Schlieffen - que tinha como principal objetivo: a) o ataque naval Inglaterra. b) neutralizar os Estados Unidos.

pergunta:No final do sculo XIX e incio do sculo XX, por detrs de uma aparente tranqilidade do cenrio poltico europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tenso que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contriburam para essa instabilidade.

pergunta:"Os sofrimentos dos combatentes e da retaguarda levaram-nos a associar espontaneamente o regime capitalista e a guerra, a considerar que esta guerra no era a sua guerra ; o prestgio das classes dirigentes, que no souberam evitar o conflito, nem abrevi-lo ou poupar as vidas humanas, debilitou-se tanto mais quanto o enriquecimento rpido e espetacular de toda uma parte dessas classes contrastava com o luto e a aflio das massas. Por um momento submergidos, no incio das hostilidades, pela vaga nacionalista, os conflitos de classe reaparecem, mais vigorosos e exacerbados por quatro anos de misria. As classes dirigentes tm conscincia do fato, e o medo do contgio revolucionrio cria em seu meio um intenso terror que se manifesta na vontade de destruir este novo Estado, onde, pela primeira vez, o socialismo transporta-se do terreno da teoria para o das realidades. A unio do mundo branco est rompida; doravante no haver mais neutros; conscientemente ou no, em relao Revoluo Russa - objeto de receios e repulsa para uns, de esperana para outros que se classificaro governos, partidos e simples particulares." (CROUZET, M. HISTRIA GERAL DAS CIVILIZAES 15 - A POCA CONTEMPORNEA) A partir da descrio do autor, correto afirmar que: a) o socialismo seria a nica soluo para evitar uma luta de classes. b) o medo do socialismo levaria o empresariado a apoiar aes contrrias, e isso provocou, mais tarde, o estabelecimento do fascismo e do nazismo. c) a passagem das idias do socialismo prtica levou toda a Europa a se conscientizar do perigo comum. d) a unio do mundo branco rompeu-se e, aps a Revoluo Russa, provocou reflexos imediatos na libertao dos povos coloniais. e) a Europa saiu da guerra mais nivelada politicamente, pois a guerra acabou com as grandes fortunas, dando chances para uma estabilizao scio-econmica.

pergunta:A identificao dos governos da Repblica Velha com os interesses da economia cafeeira pode ser expressa pelo(a): a) financiamento, atravs do Banco do Brasil, para o plantio de novas lavouras, no Encilhamento. b) estatizao das exportaes, com o objetivo de garantir os preos, durante a Primeira Guerra Mundial. c) adoo de uma poltica de valorizao, reduzindo a oferta do produto, a partir do Convnio de Taubat. d) controle da mo-de-obra camponesa e apoio imigrao, com a Lei Adolfo Gordo. e) iseno de tributos assegurada no programa de estabilizao de Campos Sales. ]

pergunta:A paz firmada recentemente entre judeus e palestinos contribuiu para a diminuio dos conflitos e antagonismos histricos no Oriente Mdio. Sobre esses antagonismos, NO podemos afirmar que: a) as origens do conflito na Palestina remontam ao final da primeira Guerra Mundial, com a instituio da administrao inglesa na regio, apoiada pela Liga das Naes, atravs da Declarao Balfour (1922). b) o movimento sionista, com o favorecimento ingls, organizou uma forte corrente migratria para a Palestina, a partir da dcada de 20, aumentando a populao judia e, conseqentemente, os conflitos religiosos. c) a interveno da ONU, em 1947, dividindo o territrio palestino em dois, obteve o consentimento rabe, o que evitou o conflito militar aps a retirada britnica da regio, em 1948. d) a Organizao para a Liberao da Palestina, criada em 1964, tinha por objetivo retomar os territrios ocupados por Israel e, atravs da guerrilha, fundar um Estado palestino. e) os acordos firmados em Camp David, em 1979, promovidos pelos Estados Unidos, selaram a paz em separado entre Israel e Egito, garantindo a este a devoluo dos territrios do Sinai. ] pergunta:Dentre os fatores que conduziram Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a): a) nacionalismo eslavo aliado desagregao do Imprio Turco. b) acordo militar anglo-germnico visando partilha da frica. c) desequilbrio internacional provocado pela aliana da Rssia com o Imprio AustroHngaro. d) descontentamento da Frana frente ocupao no Marrocos. e) oposio do Imperador Francisco Ferdinando admisso da Srvia no Imprio AustroHngaro. pergunta:Sobre os movimentos Fascistas

pergunta:I. "... longe (...) das melodiosas valsas vienenses (...) eram audveis os lamentos das nacionalidades abortadas pela prepotncia dos grandes imprios..." II. "... o capitalismo se transformou num sistema de opresso colonial e de asfixia financeira da intensa maioria da populao do globo por um punhado de pases avanados..." Aos excertos pode-se associar: a) a Comuna de Paris. b) a Primeira Guerra Mundial. c) o conflito Sino-Sovitico. d) o Congresso de Viena. e) a poltica da Santa Aliana.

afirma-se: I. Os movimentos fascistas se enquadram nos totalitarismos de direita, que visam garantir a propriedade privada contra o avano poltico dos comunistas. II. Como o avano eleitoral dos comunistas sempre maior em poca de crise econmica e social, o perodo posterior 1 Guerra Mundial foi propcio aos extremismos polticos. III. Na Itlia, onde primeiramente se definiu o totalitarismo de direita, constituiu-se um Estado corporativista, uma ideologia militarista, expansionista e de exaltao nacional. IV. Na Alemanha os azares da guerra e a depresso dos anos 30 propiciaram a tomada do poder por Hitler, que definiu um Estado totalitrio, monopartidrio intervencionista, militarista, nacionalista, expansionista e acima de tudo, racista. V. Outros pases europeus experimentaram regimes de direita no mesmo perodo, como por exemplo a Espanha e Portugal. So corretas as afirmaes: a) I - III e V apenas b) II e IV apenas c) I - II e III apenas d) III e IV apenas e) todas so corretas

pergunta:Aps a Primeira Guerra Mundial, a febre de negcios baseada na especulao provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram. a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo. b) Superproduo de mercadorias e saturao dos mercados consumidores. c) Retraimento do crdito e proibio das exportaes. d) Equilbrio entre a agricultura e o comrcio. e) M colheita e demanda ilimitada da indstria. pergunta:Em 24 de outubro prximo passado, chefes de Estados, reunidos em Nova Iorque, comemoraram 50.o aniversrio da Organizao das Naes Unidas - ONU. O que representa esta organizao? a) A organizao dos pases do Ocidente para o enfrentamento com os pases do Oriente. b) A vitria da Liga das Naes, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. c) O fim da guerra fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista. d) A descolonizao da Amrica e da frica e os respectivos engajamentos polticos dos dois continentes. e) Uma fora internacional acima das naes, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.

pergunta:A Pintura do sculo XX evolui do figurativismo estilizado at a abstrao pura. Entre as principais correntes merece relevo o expressionismo, resultado das inovaes de Van Gogh, consistindo na tendncia de deformar as figuras com o objetivo de mostrar os sentimentos do artista ou o seu modo de ver o mundo e mais: I - O Cubismo, de Bracque e Picasso, tenta desvendar a estrutura dos objetos, destruindo totalmente a aparncia dos mesmos e fazendo da pintura um ato completamente intelectual. II - O Futurismo de Boccioni, Carr e Duchamp, aceitando a despoetizao do mundo, acaba por se transformar num mundo caricatural e burlesco de exaltao mquina e velocidade da era industrial burguesa, servindo de suporte ideolgico ao Fascismo de Mussolini. III - O Dadasmo (de dada - cavalo em francs, na linguagem infantil), fundado pelo poeta romeno Tristan Tzara, condena a ordem que produziu a Primeira Guerra e critica a civilizao, a religio e a moral. As declaraes dos dadastas so confusas propositadamente, objetivando, pela brincadeira, ridicularizar a sociedade, a arte e a cultura tradicional. Escolha a alternativa com apoio no seguinte cdigo: a) desde que estejam corretas as afirmaes I, II e III b) desde que estejam corretas apenas as afirmaes I e II c) desde que estejam corretas apenas as afirmaes II e III d) desde que estejam corretas apenas as afirmaes I e III e) desde que todas as afirmaes estejam erradas

pergunta:Entre as afirmaes a seguir, identifique as falsas e as verdadeiras. ( ) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o norte do Vietn, sob a liderana de Ho-Chi-Min, torna-se independente da Frana. ( ) O processo de descolonizao do continente africano acelerou-se a partir de 1945. Entre as naes europias, que possuam colnias na frica, estavam a Frana, Inglaterra, Portugal, Blgica e Itlia. ( ) Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou dividida em duas partes com sistemas polticos e econmicos opostos. ( ) No perodo entre as duas guerras mundiais, o mundo assiste formao da primeira repblica socialista: a URSS. ( ) A guerra fria foi a conseqncia da diviso do mundo em dois blocos. Os capitalistas, liderados pelos Estados Unidos da Amrica do Norte, e os socialistas, liderados pela Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, na disputa por novos domnios territoriais.

tpico:

tpico: Histria do Brasil pergunta:O perodo de 1919 a 1939, pelos componentes que o constituram, marcados por esperanas e frustraes, tido como um dos mais crticos da poca contempornea. Dos esforos para superar a devastao da Primeira Guerra Mundial, se encaminha para a recuperao e logo em seguida para o novo conflito mundial. A respeito desse perodo correto afirmar que: (01) A frustrao e o inconformismo do alemes, submetidos s clusulas do Tratado de Versalhes, levaram - nos a chamar esse acordo de "Diktat". (02) A Liga das Naes (ou Sociedade das Naes), criada aps a Primeira Guerra Mundial, recebeu apoio de todas as potncias e teve atuao decisiva para evitar todas as crises internacionais da dcada de 1930. (04) A URSS participou ativamente da poltica internacional europia na dcada de 1920. (08) Nesse perodo houve a vitria das ditaduras do tipo nazi - fascista na Itlia e na Alemanha, alm de regimes autoritrios em diversos pases, como Portugal e Espanha. (16) A crise de 1929 e a grande depresso econmica que ela gerou, desencadearam tambm crises polticas, reacenderam nacionalismos econmicos e polticos, facilitaram a ascenso de ditaduras e contriburam para o advento da Segunda Guerra Mundial. soma = ( ) pergunta:A Segunda Guerra Mundial alterou a correlao de foras no mundo. Entre as modificaes ocorridas, destacam-se: (01) O declnio da influncia europia cuja hegemonia j havia sido comprometida desde a Primeira Guerra Mundial. (02) A ascenso dos Estados Unidos e da Unio Sovitica, liderando blocos de interesses divergentes e originando a chamada "bipolarizao" do mundo. (04) Aps a Segunda Guerra Mundial e at recentemente, nenhuma potncia europia ou os Estados Unidos participaram de qualquer conflito blico. (08) Aps a Guerra - e por causa dela -, houve intensificao das manifestaes anticolonialistas, acelerando-se o processo de descolonizao das colnias europias na frica e na sia. (16) O final da Segunda Guerra Mundial decretou o desaparecimento dos Estados autoritrios, reorganizando-se o mundo em bases inteiramente democrticas. (32) Como tentativa de resolver os problemas internacionais, criou-se em 1945 a Organizao das Naes Unidas (ONU). soma = ( )

pergunta:"No h um membro nem uma forma, Que no cheire a putrefao. Antes que a alma se liberte, O corao que quer rebentar no peito Ergue-se e dilata o peito Que quase fica junto da espinha dorsal. - A face descorada e plida. E os olhos cerrados, na cabea. A fala perdeu-se, Porque a lngua est colada ao cu do boca. O pulso bate e ele anseia. (...) Os ossos separam-se por todas as ligaes No h um s tendo que no se estique e estale." (Chastellain. LES PAS DE LA MORT. Frana, sculo XIV) O poema anterior sinaliza a preocupao com a morte que se fez presente na mentalidade europia do sculo XIV. Para compreendermos o alcance dessa funesta inspirao, preciso associar esse fenmeno ao fato de que a) as primeiras navegaes ocenicas, promovidas pelos europeus, vitimavam quantidades cada vez maiores de aventureiros. b) a morte era apenas uma metfora para representar a transio pela qual passava a sociedade e cuja nfase estava na produo agrcola, da a comparao com a fruta que apodrece para deitar sua semente na terra e novamente brotar com vida nova. c) os germes do movimento romntico faziamse notar, atravs da contestao da moral que reconhecia na existncia o bem supremo do ser humano. d) o movimento de investigao cientfica, que teria maior conseqncia durante o Renascimento, dava seus primeiros passos na direo dos estudos da anatomia humana. e) a mentalidade religiosa, que concebia a vida apenas como provao em busca da salvao eterna, encontrava terreno frtil numa sociedade que era assolada por epidemias e guerras. pergunta:As mudanas no panorama internacional representadas pela vitria socialista de Mao-Ts-tung na China, pela ecloso da Guerra da Coria e pelas crescentes dificuldades no relacionamento com a URSS, repercutiram na forma de tratamento dispensada pelos Estados Unidos ao Japo. Este, de "inimigo vencido", passou a a) atuar como o mais forte aliado da URSS naquela regio. b) ser a principal base de operaes norteamericanas na sia. c) competir com as foras econmicas alems e inglesas. d) buscar o seu nvel econmico de antes da Primeira Guerra Mundial. e) menosprezar o "consenso" - poltica de participao de pessoal, que visa integrao do trabalhador no esquema da empresa capitalista.

pergunta:Tema recorrente da poltica contempornea, o nacionalismo tem-se constitudo em foco permanente de conflito. Sobre ele, correto afirmar que:

(01) A Primeira Guerra foi precedida pelo confronto de diferentes projetos expansionistas. o caso da Rssia, que pretendia avanar sobre territrios do Imprio Austro-Hngaro e do Imprio Turco, dizendo-se protetora dos povos eslavos. Ou da Srvia, que, ao pretender unificar os eslavos do Sudeste da Europa, formando a Grande Srvia, tambm se chocava com os interesses desses Imprios. (02) A Segunda Guerra, igualmente, foi precedida de discursos nacionalistas, embora com novas feies. o caso do fascismo italiano, embalado nos sonhos de reconstruo das glrias do Imprio Romano, ou do nazismo alemo, defensor da unificao dos povos germnicos e da reconstruo do seu Imprio, ento denominado III Reich. (04) A vitria do nacionalismo indiano (1947) e o fracasso franco-britnico na guerra contra o Egito (1956) desencadearam uma onda de nacionalismo nas antigas colnias europias na frica e na sia. Aliando-se a outros pases de passado colonial, como os latino-americanos, formaram uma terceira fora internacional Terceiro Mundo, situado entre o Capitalismo e o Socialismo. (08) Nos anos 80-90, novamente os movimentos nacionalistas abalam a poltica internacional. O j frgil "imprio" sovitico v sua unidade desfazer-se diante do separatismo das Repblicas Blticas - Letnia, Estnia e Litunia. A partir de ento, outras repblicas assumem o mesmo propsito, pondo fim URSS. Entre os "eslavos do sul", as disputas de croatas e srvios lanam a Iugoslvia numa violenta guerra civil. soma = ( )

resposta:08

pergunta:A respeito do envolvimento dos E.U.A. na Primeira Grande Guerra INCORRETO afirmar que: a) foi influenciado pela inteno germnica de atrair o Mxico, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territrios perdidos para os E.U.A. b) os E.U.A. financiaram diretamente a indstria blica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte. c) uma possvel derrota da Frana e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norteamericanos na Europa. d) contrariando o Congresso, o presidente dos E.U.A. rompeu a neutralidade, declarando guerra s foras do Eixo. e) a adeso dos E.U.A. desequilibrou as foras em luta, dando um novo alento Entente.

pergunta:"A ascenso da direita radical aps a Primeira Guerra Mundial foi sem dvida uma resposta ao perigo, na verdade realidade, da revoluo social e do poder operrio em geral, e Revoluo de Outubro e ao leninismo em particular." (Eric Hobsbawm - ERA DOS EXTREMOS). Identifique a "direita radical" que ascendia no perodo Entre-guerras, opondo-se expanso dos movimentos revolucionrios: a) Bolchevista. b) Liberal. c) Menchevista. d) Nazi-fascista. e) Anarco-sindicalista.

pergunta:Assinale a NICA proposio CORRETA. Em outubro de 1995, comemorou-se o cinqentenrio da Organizao das Naes Unidas. A partir de que acontecimento ela foi constituda? (01) Guerra Ir-Iraque. (02) Primeira Guerra Mundial. (04) Guerra do Vietn (08) Segunda Guerra Mundial. (16) Liga das Naes.

pergunta:"... a Amrica espanhola independente ingressou na rbita de dependncia britnica, que perdurou at sua passagem para a rbita norte-americana, aps a Primeira Guerra Mundial". (CCERE.S, p. 181) A anlise do texto e os conhecimentos sobre Revoluo Industrial e Imperialismo permitem afirmar: (01) A relao de dependncia referida no texto resultou da expanso do imperialismo industrial na Amrica Latina, beneficiado pela fragmentao das ex-colnias espanholas, as quais constituram-se novos mercados consumidores. (02) O enfraquecimento do imperialismo britnico possibilitou a autonomia e o progresso econmico dos pases latino-americanos. (04) Ao contrrio das ex-colnias espanholas, o Brasil entrou para a rbita da dependncia norte-americana ao atingir sua emancipao poltica, em 1822. (08) A interveno armada, o controle poltico e a constituio de "reas de influncia" representam formas de dominao do imperialismo industrial na Afro-sia. (16) A penetrao imperialista do capital financeiro na produo industrial do Brasil, na segunda metade do sculo XIX, possibilitou o crescimento da indstria nacional e a conquista de sua autonomia na produo de bens de consumo. Soma ( )

pergunta:"Nos anos iniciais do sculo XX, reinava um clima de tenso e grande rivalidade na Europa. ....................................................... .................................................................. ................... As ambies imperialistas associadas ao nacionalismo exaltado fomentavam todo um clima internacional de tenses e agressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potncias poderia explodir a qualquer momento". (COTRIM, p. 337-8) As informaes do texto, associadas aos conhecimentos sobre a expanso do capitalismo e a Primeira Guerra Mundial, permitem afirmar: (01) As ambies imperialistas citadas no texto caracterizavam a poltica externa de naes que tinham alcanado plena industrializao e cuja produo extrapolava a capacidade de consumo de suas prprias populaes. (02) O pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francs constituam-se movimentos nacionalistas responsveis, entre outros fatores, pela instalao das tenses e agressividades referidas no texto. (04) A adoo de uma poltica de alianas, no perodo anterior Primeira Guerra Mundial, decorreu da necessidade de conter o avano de interesses capitalistas norte-americanos no mercado europeu. (08) O perodo histrico a que o texto se refere tambm denominado de "paz armada", por ter registrado o avano da produo de armamentos pesados e o crescimento dos efetivos militares. (16) O continente africano tambm foi envolvido pelas ambies imperialistas, registrando-se o choque de interesses franceses, ingleses e alemes, na disputa pela posse de terras desse continente. (32) As exportaes de produtos manufaturados brasileiros foram prejudicadas durante a Primeira Guerra Mundial, visto terem sido privadas do mercado consumidor, representado pelos pases beligerantes. Soma ()

marcos, passou a custar 200 bilhes de marcos. As donas-de-casa passaram a ir s compras carregando baldes de dinheiro. " (Veja apud MARQUES, p. 40) TEXTO III: "Na Rssia a revoluo da classe trabalhadora teve xito. Mas a desiluso, a fome e a misria, que se seguiram I Guerra Mundial, atraram muitos recrutas s fileiras dos revolucionrios, em toda parte. (...) Isso ocorreu particularmente na Itlia e na Alemanha. Os capitalistas desses pases tiveram pela frente uma classe trabalhadora revolucionria que lhes ameaava o poder." (Huberman apud MARQUES, p. 36) Tomando-se por base a anlise dos textos e os conhecimentos sobre o perodo entre guerras, pode-se afirmar: (01) O texto I retrata a situao de sociedades em crise, nas quais as necessidades bsicas no so satisfeitas, e a desesperana leva busca de dinheiro fcil atravs do jogo. (02) No texto II, as referncias utilizao do dinheiro como papel de parede e quantidade de dinheiro utilizado pelas donas-de-casa nas compras demonstram a desvalorizao da moeda e a crise inflacionria vivida pelos alemes, nos anos subseqentes Primeira Guerra Mundial. (04) As "fileiras dos revolucionrios", referidas no texto III, que ameaavam o poder dos capitalistas da Itlia e da Alemanha possibilitaram a afirmao do poder socialista na Europa Central, nos anos trinta. (08) Os textos I, II e III prenunciam em sociedades diferentes, a evoluo da crise econmica que afetou o mundo nos anos vinte deste sculo, provocando significativas transformaes econmico-financeiras e sociopolticas. (16) Os textos I, II e III retratam as condies sociais que ampliaram a contestao democracia liberal e favoreceram o desenvolvimento da proposta fascista como alternativa vlida. Soma ( )

pergunta:TEXTO I: "O carter intolervel atingido pelo desemprego entre as duas guerras, na Gr-Bretanha, deve-se conjugao da sua amplitude com a sua durao. O desemprego devastou regies inteiras: (...) Por toda a parte, lojas fechadas, casas arruinadas, janelas com tbuas e carto no lugar de vidros. nicos ofcios prsperos: o dos corretores de apostas. Nesta existncia sem esperana, recorre-se desesperadamente ao jogo, s apostas." (Bedarida apud MARQUES, p. 33) TEXTO II: "Alemanha, 1923: dinheiro vira papel de parede (...) em 1923, no auge da crise econmica, iniciou-se o ano com o dlar valendo 18.000 marcos. Em julho, a moeda americana chegou a 160.000 marcos e, em novembro, os alemes precisavam amontoar 2,5 trilhes de marcos para comprar 1 dlar. Naquele ms, em Berlim, um po, que no comeo do ano j valia fantsticos 250

pergunta:"As palavras LIBERALISMO e DEMOCRACIA no eram, pelo menos originariamente, sinnimas. A democracia e os democratas possuam uma conotao popular que o liberalismo no tinha." (MELLO, p.88) A partir dessa afirmao, pode-se concluir: (01) A distino entre liberalismo e democracia, mencionada no texto, fundamenta-se no fato de que a democracia implica em soberania popular, enquanto o liberalismo preocupa-se com um aspecto da soberania popular: as liberdades individuais. (02) Na Antigidade, a "conotao popular" referida no texto aplica-se experincia democrtica vivida em Atenas. (04) Na Idade Mdia, a experincia democrtica exercitou-se a partir do fortalecimento da vida urbana. (08) A presena de idias liberais, na Frana do sculo XVIII, teve, como conseqncias prticas, a instalao de assemblias constituintes e a elaborao de constituies limitadoras do poder absoluto do rei. (16) A declarao de independncia das Colnias Inglesas da Amrica do Norte contm principios

responsveis pelo fortalecimento da poltica mercantilista. (32) Os ideais democrticos foram defendidos, no Brasil da primeira metade do sculo XX, pelas oligarquias que dirigiam as polticas estaduais. (64) No perodo entre guerras, as tenses existentes entre governos, democrticos e totalitrios constituram-se num dos fatores responsveis pela ecloso da Segunda Guerra Mundial. Soma ( )

invasores e o fim do perodo napolenico. d) o conjunto de tenses entre Estados Unidos e Unio Sovitica, resultante da disputa, entre ambas, por uma posio hegemnica no contexto internacional do ps Segunda Guerra Mundial. e) a disputa entre Rssia e Japo, no perodo imediatamente anterior Primeira Guerra Mundial, por territrios no extremo oriente da sia e pelo controle do comrcio martimo no Pacfico.

pergunta:A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em populao e importncia econmica, a) acarretou a criao da Liga Pan-Germnica encarregada de efetivar o "Anschluss". b) contribuiu para a concretizao do Pacto Germnico-Sovitico de no agresso, firmado entre Guilherme II e Nicolau II. c) contribuiu para a formao, dentro da Srvia de sociedades secretas, tais como a Mo Negra fundada em 1921. d) contribuiu para a criao de um clima favorvel para a aceitao dos princpios do socialismo utpico. e) acarretou a difuso das idias que apontavam as contradies do liberalismo.

pergunta:Na Primeira Repblica, o processo de industrializao no Brasil sofreu sensvel impulso com: a) a extino em 1906 da poltica de valorizao do caf, definida pelo Convnio de Taubat. b) a adoo da poltica protecionista, que impedia o estabelecimento de empresas estrangeiras no pas. c) o desencadear da Primeira Guerra Mundial, que acentuou as dificuldades para a importao de produtos. d) a organizao da "Comisso Verificadora", que controlava a entrada de manufaturas no Brasil. e) a criao do Ministrio da Indstria e Comrcio, ocupado por Rui Barbosa.

pergunta:Ao trmino da Primeira Grande Guerra, as potncias vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versailles, que teve como conseqncias: a) degradao dos ideais liberais e democrticos, agitaes polticas de esquerda como o movimento espartaquista - crise econmica e desemprego. b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarizao do Estado Alemo, recuperao econmica e incorporao de Gdansk. c) anexao das colnias de Togo e Camares, a afirmao dos ideais liberais e democrticos e a valorizao do marco alemo. d) prosperidade econmica, rearmamento alemo, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais. e) surgimento da Repblica Democrtica Alem e da Repblica Federal Alem, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuio do desemprego.

pergunta:So rivalidades que antecederam a Primeira Guerra Mundial, EXCETO: a) a anglo-alem pela hegemonia industrial. b) a franco-alem, devido s decises do Tratado de Frankfurt. c) o nacionalismo srvio contra o domnio austro-hngaro. d) a sino-britnica, devido s decises do Tratado de Nanquim. e) a russo-alem, devido ao projeto de construo da ferrovia Berlim-Bagd.

pergunta:Usa-se o nome Guerra Fria para designar a) a tenso militar existente entre Inglaterra e Alemanha, no final do sculo XIX, motivada pela disputa, entre os dois Estados Nacionais, pelo controle do comrcio no Mar do Norte. b) o problema diplomtico surgido entre Frana e Portugal, no incio do sculo XIX, que provocou a vinda da famlia real portuguesa para o Brasil e a posterior transformao da colnia em Reino Unido. c) a invaso francesa na Rssia, no incio do sculo XIX, com a decorrente derrota dos

pergunta:Os Estados Unidos emergiram como grande potncia econmica mundial aps a Primeira Guerra Mundial porque: a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra. b) liderou a criao da ONU (Organizao das Naes Unidas). c) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos Entente, enquanto as potncias europias tiveram suas economias arrasadas aps o conflito. d) apresentou as propostas do Tratado de

Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potncia industrial do incio do sculo. e) se manteve afastado do conflito direto com as potncias europias, concentrando seus esforos no desenvolvimento interno.

pergunta:Imediatamente aps a sua ascenso ao poder, Lnin disse: "Este governo declara solenemente sua disposio de concluir imediatamente a paz (...) igualmente justa para todas as naes e nacionalidades, sem exceo." Em maro de 1918 foi assinado o armistcio de Brest Litovsk e os soviticos saram da Primeira Guerra. a) Justifique por que a assinatura do armistcio de Brest Litovsk foi um ato coerente com a poltica externa do governo bolchevista. b) Por que a Alemanha tinha interesse em concluir a paz com os soviticos?

c) um fator que se manifesta pela primeira vez com a Nova Ordem Mundial da dcada de 90 e com o desmantelamento dos blocos econmicos. d) faz parte de um processo que se inicia com a reconstruo do mundo europeu, logo aps a 1 Guerra Mundial. e) tem antecedentes nos desdobramentos da Revoluo Industrial, bem como na exportao de capitais, caracterstica do Imperialismo a partir do final do sculo XIX.

pergunta:O trmino da Primeira Guerra Mundial, em 1918, pe fim s hostilidades militares entre os pases em conflito, mas lana as questes que levam exploso da Segunda Guerra. Na verdade, aquela acelerou as contradies que, no resolvidas pelo Tratado de Versalhes, culminaram na Segunda Guerra Mundial. Sobre esse assunto, afirma-se: I - Nas origens do primeiro conflito mundial predominaram os problemas europeus, e no segundo foram as questes relacionadas ao Oriente Mdio. II - Tanto a Primeira quanto a Segunda Guerra podem ser definidas como "guerras de rediviso de mercados e colnias, questes internas do sistema imperialista". III As vrias contradies sociais, econmicas e ideolgicas entre as principais potncias capitalistas levaram, tanto no perodo anterior a 1914, quanto no que precede a Segunda Guerra, corrida armamentista e s guerras localizadas. Dessas afirmaes, a) apenas I e II esto corretas. b) apenas I e III esto corretas. c) apenas II e III esto corretas. d) todas esto corretas. e) nenhuma est correta.

pergunta:"So Paulo uma cidade morta, sua populao est alarmada (...) Nos bairros fabris do Brs, Mooca, Barra Funda e Lapa, sucedemse tiroteios com grupos populares." (comentrios de um operrio sobre a greve de 1917) Sobre as razes deste fato histrico, assinale a afirmao INCORRETA: a) A morte de um operrio anarquista em confronto com a polcia desencadeou a greve geral de 1917. b) Os grevistas reivindicavam tambm a regulamentao do trabalho infantil e feminino. c) A liderana anarquista combatia as taxas cobradas por algumas fbricas para auxiliar a Itlia na Primeira Guerra. d) As pssimas condies de trabalho incentivaram o movimento. e) A greve geral marcou o declnio da liderana comunista, que foi substituda pelos anarquistas nas dcadas de 30 e 40. pergunta:"Em tempos de revoluo, nada mais poderoso do que a queda de smbolos. A queda da Bastilha, que fez do dia 14 de julho a data nacional francesa, ratificou a queda do despotismo..." (Eric Hobsbawn) O texto anterior refere-se revoluo que: a) ps fim ao Estado absolutista dos reis da dinastia Stuart, depois de uma guerra civil. b) permitiu, pela primeira vez na histria da humanidade, a adoo, de forma clara, dos ideais iluministas na Constituio. c) sepultou definitivamente a restaurao, motivando uma vaga de progressismo e de mpeto revolucionrio, que passou histria como "A Primavera dos Povos". d) na produo, provocou abalos nas condies sociais, onde todas as relaes estagnadas ficaram podres, sendo que as novas envelheciam antes mesmo de se consolidar. e) destruiu o feudalismo e o absolutismo, lanando as bases para o desenvolvimento pleno do capitalismo, difundindo seus ideais por toda a Europa.

tpico: pergunta:Considerando a histria como processo em constante construo, transformao e acumulao, pode-se afirmar que o fenmeno conhecido como Globalizao ou mundializao do capitalismo a) corresponde exclusivamente ao contexto da desagregao do socialismo na U.R.S.S. e no Leste europeu. b) inicia somente aps a desestruturao do estado de bem-estar social capitalista.

pergunta:A Revoluo Russa foi um dos grandes acontecimentos histricos que marcaram a crise da sociedade liberal no incio do sculo XX. Sobre as etapas do processo de construo do socialismo na Rssia, podemos afirmar corretamente que: a) O Governo Provisrio, iniciado com a Revoluo de Fevereiro (1917), levou ao poder os grupos liberais burgueses aliados aos mencheviques que, liderados pelo primeiro ministro Kerensky, fecharam a Duma (Parlamento) e encerraram as atividades dos Comits de Sovietes. b) a liderana exercida pelos bolcheviques sobre os demais partidos polticos atuantes no perodo pr-revolucionrio permitiu que controlassem as reformas econmicas empreendidas pela Duma (Parlamento), convocada pelo Czar Nicolau II no Manifesto de Outubro (1905). c) a participao da Rssia na Primeira Guerra Mundial (1914 -1918) fez retroceder o processo revolucionrio, pois as baixas excessivas, sofridas pelo exrcito russo, foram compensadas por diversas anexaes territoriais, tais como a Rssia Branca e a Georgia. d) as diversas agitaes populares e as tentativas revolucionrias, lideradas por segmentos burgueses e citadinos, enfraqueceram-se progressivamente aps a vitria russa na guerra contra o Japo (190305), que abriu aos russos os ricos mercados comerciais do oriente. e) as "Teses de Abril", enunciadas por Lnin (1917), popularizaram os ideais revolucionrios bolchevistas ao reivindicarem a diviso das grandes propriedades fundirias entre os camponeses e a entrega do poder aos sovietes, fortalecendo o partido bolchevique no processo da revoluo.

das falncias e do desemprego. 3 DEPRESSO: fase de crise econmica resultante de uma recesso prolongada. 4 RECUPERAO: fim do ciclo depressivo, com a retomada dos investimentos e crescimento da produo. a) a Grande Depresso de 1929 a mais longa da histria do capitalismo. b) a Primeira Guerra funciona como um fator de aquecimento da economia. c) o imperialismo do final do sculo XIX favorece a recuperao do capitalismo. d) a Segunda Guerra ocorre numa fase de prolongada recesso econmica. e) a economia tem a mais extensa fase de prosperidade aps a Segunda Guerra.

pergunta:A Primeira Guerra Mundial alterou profundamente o mapa poltico europeu, que passa a mostrar I - a desagregao do Imprio Russo, a dissoluo da ustria-Hungria e do Imprio Turco. II - a devoluo da AlsciaLorena Blgica e a regio do Sarre Frana. III - os novos Estados da Europa CentroOriental e Balcnica. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas I e III.

pergunta:Sobre os ciclos da economia capitalista, CORRETO afirmar que: 1 - PROSPERIDADE: perodo do ciclo econmico com crescimento da produo, expanso dos investimentos, aumento dos lucros e queda do desemprego. 2 - RECESSO: perodo de declnio da economia, com queda da produo e da taxa de lucro, combinados com o aumento

pergunta:Qual das afirmaes a seguir NO verdadeira, no que se refere ao Brasil de 1937 a 1945: a) durante o Estado Novo, houve aporte de financiamentos externos, principalmente norteamericanos, para manter o regime brasileiro no concerto das naes democrticas contra o nazi-fascismo; b) o regime do Estado Novo estendeu a cidadania social aos trabalhadores sindicalizados e estimulou o crescimento da indstria; c) Getlio Vargas acabou na prtica com o regime do Estado Novo no primeiro semestre de 1945, quando decretou a liberdade de organizao partidria, a anistia aos presos polticos e a realizao de eleies; d) Foi uma incoerncia do Brasil ter entrado na Segunda Guerra contra o fascismo, quando o regime do Estado Novo era fascista, tendo como base os camisas-verdes do Partido Integralista; e) As primeiras exigncias para a redemocratizao do pas durante o Estado Novo partiram do Manifesto dos Mineiros de 1943 e das manifestaes da UNE em 1944.

pergunta:O perodo "entre-guerras", compreendido entre 1919 e 1939, caracterizouse pela ecloso de crises que atingiram a

Europa. Assinale a opo que apresenta uma afirmativa correta sobre esse perodo. a) Na Alemanha, a nomeao de Hitler para a chancelaria, em 1933, consolidou o Partido Nazista, que, baseando-se em uma ao poltica totalitarista, implementou a expanso do Estado alemo e alterou a ordem poltica internacional. b) Na Frana, a crise econmica da dcada de 30 foi superada com a anexao de ricos territrios alemes, como a Alscia-Lorena e o Rhur, como reparao pelas perdas francesas na Primeira Guerra Mundial. c) Na Itlia, a vitria do Partido Fascista nas eleies de 1922 permitiu uma aliana polticopartidria de comunistas, fascistas e socialistas, que proclamaram uma Repblica Parlamentar, derrubando a monarquia italiana. d) Na Unio Sovitica, a ascenso de Stlin, a partir de 1924, determinou a substituio dos planos qinqenais de economia, idealizados por Lnin, pela NEP (Nova Poltica Econmica). e) Na Tchecoslovquia, o grande nmero de colonos alemes favoreceu as alianas como o III Reich alemo, o que permitiu que os Tchecos invadissem as regies de Dantzig e da Prssia Oriental, em 1939.

crise das sociedades liberais contemporneas. Assinale a opo que contm argumentos todos corretos a favor de tal opinio. a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a "unio sagrada" foi invocada em favor de srias restries s liberdades civis e polticas e, em funo da guerra recm-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econmicas que abalaram os pases liberais sobretudo atravs da inflao. b) Em todos os pases, a economia de guerra forou a abolir os sindicatos operrios, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares bsicos da sociedade liberal. c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritrios e ditatoriais em pases antes liberais como a Frana e a Inglaterra, num prenncio do fascismo ainda por vir. d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confeco de armas e munies, em flagrante desrespeito s liberdades individuais. e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potncias liberais foram, por tal razo, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

pergunta:Ao final das guerras de independncia na Amrica Espanhola, o clima de instabilidade poltica alastrou-se por toda parte multiplicando-se as lutas de faces e a sucesso de governos frgeis em quase todos os territrios hispano-americanos. Assinale a opo que explica melhor a instabilidade poltica vigente na Amrica Espanhola na primeira metade do sculo XIX. a) Nesse perodo no foi possvel a formao de blocos de poder hegemnicos que viabilizassem estruturas estatais slidas nos pases resultantes do esfacelamento do imprio hispano-americano. Isto favoreceu o poder pulverizado e efmero de vrios caudilhos. b) As economias hispano-americanas estavam totalmente destrudas, rompendo-se por conseguinte, o comrcio com a Europa, outrora vigoroso, e a possibilidade de alianas polticas no interior das classes dominantes. c) A manuteno das heranas polticas coloniais, sobretudo a estrutura dos ViceReinados, favoreceu o caudilhismo e retardou a formao dos Estados Nacionais. d) A opo pelo regime republicano, ao invs do monrquico, a chave para se compreender no s a instabilidade poltica das jovens naes hispano-americanas, mas tambm a fragmentao territorial e a descentralizao dos regimes nelas instauradas. e) A instabilidade poltica hispano-americana deveu-se, basicamente, multiplicao de regimes militares, a exemplo do panamericanismo bolivariano, herana do psindependncia que marcaria a tradio poltica do continente. pergunta:Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na

tpico:

pergunta:Em relao s causas da Primeira Guerra Mundial correto afirmar que a) a incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econmica do sculo XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade poltica e social das naes europias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potncias. b) a desigualdade de desenvolvimento das naes capitalistas europias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potncias. c) o sucesso da poltica de apaziguamento e do sistema de aliana equilibrou os sistema de foras entre as naes europias, acirrando as lutas de conquistas das colnias da frica e da sia. d) o expansionismo na ustria, a invaso da Polnia pelas tropas alems assustaram a Inglaterra e a Frana que reagiram contra a agresso declarando guerra ao inimigo. e) o desequilbrio entre produo e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matrias-primas e consumidores de bens-de-produo reativando as rivalidades entre os pases europeus e os da Amrica do Norte.

pergunta:O Tratado de Viena, assinado em 1815 tinha por principal objetivo a) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revolues, consolidando o princpio da legitimidade monrquica. b) ratificar a supremacia da Prssia, no contexto poltico da Europa ocidental, para garantir triunfo de uma onda contrarevolucionria. c) assegurar ao Imprio Austro-Hngaro o controle da Europa continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expanso da Rssia. d) impedir a ascenso da classe mdia ao poder, que iniciara uma srie de revolues em vrios pases da Europa Ocidental. e) criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento socialista na Europa, atravs da excluso da influncia da Frana.

perderia em favor das Principais Potncias aliadas (Estados Unidos, Inglaterra, Frana, etc.) todos os seus direitos e ttulos sobre possesses de alm-mar, onde se destacavam terras na frica. II - Declarada nica culpada pela guerra, a Alemanha pagaria como indenizao a soma de 33 bilhes de dlares, em prestaes, quantia estipulada em 1921. III - A Repblica, proclamada na Alemanha em 1918, era tida por ilegtima e a dinastia Hohenzollern, se o desejasse, teria apoio dos vencedores para retornar ao trono. IV - Os territrios, cedidos pela Frana em 1871, com o tratado de Frankfurt deveriam retornar ao domnio daquele Estado. Est correta ou esto corretas: a) Apenas I, III e IV. b) Apenas I, II e IV. c) Apenas II e IV. d) Apenas II e III. e) Apenas III e IV.

gbarito
pergunta:"O desenvolvimento da ideologia da Paz de Deus caminhou de mos dadas com as ltimas fases da feudalizao. Foi pela primeira vez expressa pouco antes do ano mil, no sul da Glia, regio em que se deu primeiro o colapso da autoridade real. Lentamente, esta idia foi ganhando certa consistncia e espalhando-se por toda a cristandade." (G. Duby, GUERREIROS E CAMPONESES.) Julgue os itens a seguir, relativos ao contexto histrico abordado pelo texto de Duby. (1) A defesa da terra, funo primeira da realeza, estava se transferindo para as mos de prncipes e bispos, sob a justificativa da permisso divina. (2) A "Paz de Deus" estimulou o esprito de cruzada, afastando as foras agressivas internas sociedade feudal, por meio do deslocamento dos homens de guerra para tarefas contra os infiis das regies fronteirias. (3) A tica da "Paz de Deus", ao condenar a violncia da pilhagem, legitimou, por outro lado, a explorao senhorial, apresentada como preo a ser pago pela segurana oferecida pelo novo regime. (4) A chamada ideologia das trs ordens contradizia claramente a tica da "Paz de Deus", ao retirar do mundo cristo medieval qualquer funo definida para a aristocracia. resposta:[A] resposta:V V V F resposta:[A

resposta:[B] resposta:[A] resposta:[A] resposta:[A]

resposta:[D] resposta:[C] resposta:[E] resposta:[E] resposta:[E] resposta:[C] resposta:[D]

resposta:[A] r pergunta:A Primeira Guerra Mundial foi seguida da assinatura ou de imposio de tratados aos Estados derrotados. O mais famoso, denominado Tratado de Versalhes, destinado Alemanha, seria chamado de "Ditado de Versalhes" pelos nazistas, que souberam explor-lo em sua propaganda. Identifique as opes que contm clusulas daquele famoso documento: I - A Alemanha resposta:[C]

resposta:[E] resposta:01 + 04 + 08 + 64 = 77

resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27 resposta:01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59 esposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27 resposta:01 + 08 = 09 resposta:[D] resposta:01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59 esposta:[D]

do Leste europeu. O que perturbou a convivncia harmoniosa foi o movimento de refugiados das revolues comunistas.

resposta:[A] origem:Unesp tpico: sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

1 comentrios clique para inserir pergunta:As duas Guerras Mundiais, marcadas pelo expansionismo europeu, deixaram conseqncias profundas. A imploso do Imprio Sovitico est contribuindo para frear o perigoso confronto Leste-Oeste. O cotidiano europeu, no entanto, ainda apresenta cenas sombrias. A Guerra Civil na ex-Iugoslvia, entremeada da brutalidade que gera indignao, tem razes remotas e profundas porque: a) expressa ressentimentos tnico-nacionalistas e diferenas culturais nos Blcs. b) o Pacto Nazista-Sovitico colocou os Estados do Bltico sob domnio russo. c) o colapso do comunismo abriu caminho para a transio capitalista bem sucedida. d) na federao multinacional iugoslava, o comunismo foi edificado sobre base camponesa, e no operria. e) o Tratado de Paz, que consagrou o desmembramento do Imprio Austro-Hngaro, ps fim ao velho antagonismo que dera origem Primeira Guerra Mundial.

pergunta:Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vrios povos num s Estado, outorgaram a alguns o status de povos estatais e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslovquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslvia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente no aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua populao. (... ) Os Estados recm-criados, por sua vez, que haviam recebido a independncia com a promessa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de condies com as naes ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como bvia quebra de promessa e como prova de discriminao." (Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO) A alternativa mais condizente com o texto : a) aps a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu atravs dos Tratados das Minorias, o que criou condies de conflitos entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado. b) o surgimento de novos Estados-naes se fez respeitando as tradies e instituies dos povos antes reunidos nos imprios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial. c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabeleceram, no mundo contemporneo, o sistema de dominao caracterstico da Idade Mdia. d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primeira Guerra terem tido algumas caractersticas arbitrrias em relao aos novos Estados-naes do Leste europeu, o desenvolvimento histrico destas regies demonstra que foi possvel uma convivncia harmoniosa e gradativamente ocorreu a integrao entre as minorias e as maiorias nacionais. e) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiram satisfazer os vrios povos

resposta:[A] origem:Unesp tpico: sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

0 comentrios clique para inserir pergunta:Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Alemanha dispunha de um plano militar - o Plano Schlieffen - que tinha como principal objetivo: a) o ataque naval Inglaterra. b) neutralizar os Estados Unidos. c) a aliana com a Itlia e o Japo. d) agir ofensivamente contra a Frana e a Rssia. e) a anexao da ustria.

resposta:[D] origem:Unesp tpico:

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

0 comentrios clique para inserir pergunta:Esclarea por que a guerra de 1914 a 1918 chamada de "Mundial" e relacione os nomes de trs potncias imperialistas da poca que integraram a Trplice Entente.

destacamos o(a): a) nacionalismo eslavo aliado desagregao do Imprio Turco. b) acordo militar anglo-germnico visando partilha da frica. c) desequilbrio internacional provocado pela aliana da Rssia com o Imprio AustroHngaro. d) descontentamento da Frana frente ocupao no Marrocos. e) oposio do Imperador Francisco Ferdinando admisso da Srvia no Imprio AustroHngaro.

resposta: origem: tpico: sub-grupo:Primeira Guerra Mundial resposta:[A] origem:Uel tpico: sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

1 comentrios clique para inserir pergunta:No final do sculo XIX e incio do sculo XX, por detrs de uma aparente tranqilidade do cenrio poltico europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tenso que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contriburam para essa instabilidade. 0 comentrios clique para inserir pergunta:Em 1919, Wlson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (Frana) definiram a Paz de Versalhes, em que a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizaes e retaliaes territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo. b) os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio ingls para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista. c) os russos brancos, estabeleceram uma aliana com a Alemanha e conduziram a Rssia Guerra Civil. d) a Itlia, sob a liderana de Mussolini pode organizar, financiada pela Frana, a marcha sobre Roma. e) estabeleceu a nazificao alem que se fundamentou no armamentismo e na busca do "espao vital", ou seja, na geopoltica da conquista territorial.

resposta: origem:Puc tpico: sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

0 comentrios clique para inserir pergunta:I. "... longe (...) das melodiosas valsas vienenses (...) eram audveis os lamentos das nacionalidades abortadas pela prepotncia dos grandes imprios..." II. "... o capitalismo se transformou num sistema de opresso colonial e de asfixia financeira da intensa maioria da populao do globo por um punhado de pases avanados..." Aos excertos pode-se associar: a) a Comuna de Paris. b) a Primeira Guerra Mundial. c) o conflito Sino-Sovitico. d) o Congresso de Viena. e) a poltica da Santa Aliana.

resposta:[A] origem: tpico: sub-grupo:Primeira Guerra Mundial pergunta:Tema recorrente da poltica contempornea, o nacionalismo tem-se constitudo em foco permanente de conflito. Sobre ele, correto afirmar que: (01) A Primeira Guerra foi precedida pelo confronto de diferentes projetos expansionistas. o caso da Rssia, que pretendia avanar sobre territrios do Imprio Austro-Hngaro e do Imprio Turco, dizendo-se protetora dos povos eslavos. Ou da Srvia, que, ao pretender unificar os eslavos do Sudeste da Europa, formando a Grande Srvia, tambm se chocava com os interesses desses Imprios. (02) A Segunda Guerra, igualmente, foi precedida de discursos nacionalistas, embora

resposta:[B] origem:Unirio tpico: sub-grupo:Primeira Guerra Mundial pergunta:Dentre os fatores que conduziram Primeira Guerra Mundial (1914-1918),

com novas feies. o caso do fascismo italiano, embalado nos sonhos de reconstruo das glrias do Imprio Romano, ou do nazismo alemo, defensor da unificao dos povos germnicos e da reconstruo do seu Imprio, ento denominado III Reich. (04) A vitria do nacionalismo indiano (1947) e o fracasso franco-britnico na guerra contra o Egito (1956) desencadearam uma onda de nacionalismo nas antigas colnias europias na frica e na sia. Aliando-se a outros pases de passado colonial, como os latino-americanos, formaram uma terceira fora internacional Terceiro Mundo, situado entre o Capitalismo e o Socialismo. (08) Nos anos 80-90, novamente os movimentos nacionalistas abalam a poltica internacional. O j frgil "imprio" sovitico v sua unidade desfazer-se diante do separatismo das Repblicas Blticas - Letnia, Estnia e Litunia. A partir de ento, outras repblicas assumem o mesmo propsito, pondo fim URSS. Entre os "eslavos do sul", as disputas de croatas e srvios lanam a Iugoslvia numa violenta guerra civil. soma = ( )

resposta:[B] origem:Mackenzie tpico: pergunta:A respeito do envolvimento dos E.U.A. na Primeira Grande Guerra INCORRETO afirmar que: a) foi influenciado pela inteno germnica de atrair o Mxico, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territrios perdidos para os E.U.A. b) os E.U.A. financiaram diretamente a indstria blica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte. c) uma possvel derrota da Frana e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norteamericanos na Europa. d) contrariando o Congresso, o presidente dos E.U.A. rompeu a neutralidade, declarando guerra s foras do Eixo. e) a adeso dos E.U.A. desequilibrou as foras em luta, dando um novo alento Entente.

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15 origem: pergunta:"Foi em 1994 que acabou o sculo XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um sculo de paz (...) Nesse sculo, a burguesia pde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na frica e sia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE (PARASO)." A 1 Guerra Mundial descortinou uma srie de conflitos camuflados neste "paraso" tais como: a) a luta pelas terras conquistadas na Amrica e a manuteno do trfico de escravos. b) a disputa de mercados mundiais pelas naes europias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e Frana e a opresso aos movimentos nacionalistas na frica e na sia. c) a difuso do movimento socialista em pases como a Inglaterra e Frana com o advento da Revoluo Russa. d) a disputa dos mercados consumidores europeus pelas naes independentes da frica e da sia. e) a luta dos americanos e brasileiros pelo controle dos mercados fornecedores de matrias-primas japoneses e africanos.

resposta:[D]

resposta:[B] sub-grupo:Primeira Guerra Mundial pergunta:Sarajevo atualmente palco de guerra. Nos tempos passados tambm foi o estopim de um conflito conhecido por: a) Revoluo Russa. b) I Guerra Mundial. c) Revoluo Francesa. d) Guerra entre os Aliados e o Eixo. e) Guerra civil do Imprio Austro-Hngaro.

You might also like