You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA DISCIPLINA: DEQ0376 INTRODUO ENGENHARIA DE PETRLEO

Mtodos de Recuperao de Petrleo

Ano/Perodo: 2011.1 Docente: Discentes: Jennys Barillas Brena Kelly Oliveira da Silva Bruna Macedo da Cunha

Natal/RN Maio 2011

Brena Kelly Oliveira da Silva Bruna Macedo da Cunha

Mtodos de Recuperao de Petrleo

Pesquisa referente terceira avaliao da disciplina DEQ0376 Introduo Engenharia de Petrleo, ministrada pela professora Jennys Barillas.

NATAL 2011

Sumrio Sumrio..............................................................................................................................3 1.INTRODUO..............................................................................................................4 2.OBJETIVOS...................................................................................................................5 3.FUNDAMENTAO TERICA..................................................................................5 3.1.Mecanismos Naturais de Produo..........................................................................5 4.MTODOS DE RECUPERAO DE PETRLEO.....................................................5 4.1.RECUPERAO PRIMRIA ...............................................................................5 4.1.1.Gs em Soluo.................................................................................................5 4.1.2.Capa de Gs.......................................................................................................6 4.1.3.Influxo de gua..................................................................................................6 4.1.4.Segregao Gravitacional..................................................................................6 4.2.RECUPERAO SECUNDRIA (RECUPERAO CONVENCIONAL)........6 4.3.RECUPERAO AVANADA..............................................................................7 4.3.1.Mtodos Qumicos............................................................................................ 7 4.3.2.Uso de Solventes............................................................................................... 7 4.3.3.Mtodos Trmicos.............................................................................................7 4.3.4.Microbiologia aplicada recuperao de petrleo ...........................................8 5.CONCLUSES..............................................................................................................9 6.REFERNCIAS BIBLILOGRFICAS.......................................................................10

1. INTRODUO

Petrleo (do latim petra = rocha e oleum = leo) o nome dado s misturas naturais de hidrocarbonetos que podem ser encontradas no estado slido, lquido ou gasoso, a depender das condies de presso e temperatura a que estejam submetidas. O petrleo tanto pode aparecer em fase nica como pode se apresentar em mais de uma fase em equilbrio. A depender da composio e das condies de presso e temperatura, uma acumulao de petrleo pode ser apresentar totalmente lquida, totalmente gasosa ou ainda com uma parte liquida e uma parte gasosa em equilbrio. A quantidade de leo que pode ser retirada de um reservatrio unicamente a expensas de suas energias naturais (funo do volume e natureza dos fluidos existentes na cumulao, bem como pelos nveis de presso e de temperatura reinantes no reservatrio) chamada de recuperao primria. No entanto, em algum momento a presso subterrnea ser insuficiente para forar o leo a superfcie. Quando a produo natural comea a diminuir, mtodos de recuperao secundria so aplicados para aumentar a presso do reservatrio. Quando a viscosidade do petrleo for muito alta, mtodos de recuperao terciria, ou recuperao avanada de petrleo, so utilizados para aumentar a mobilidade do fluido, a fim de recuperar a produo. O estudo dos mtodos de recuperao de petrleo de grande importncia, pois as reservas de petrleo em todo o mundo so em nmero limitado, e suas descobertas geralmente envolvem altos custos e riscos crescentes. Os incentivos para a recuperao de petrleo so o preo do petrleo, o custo de explorao, o custo de desenvolvimento de uma jazida, o custo de produo e os avanos tecnolgicos.

2. OBJETIVOS

O presente trabalho tem como objetivo o estudo dos mtodos de recuperao de petrleo a fim de se possa compreender a importncia de tais mtodos para a indstria petrolfera, bem como estudar modos de otimizao dos mesmos.

3. FUNDAMENTAO TERICA

O principal objetivo da engenharia de petrleo a otimizao econmica da recuperao do leo e gs e pode ser obtida nos seguintes passos: identificar e definir todos os reservatrios num determinado campo e suas propriedades fsicas; deduzir o passado e prever o comportamento futuro do reservatrio; minimizar a perfurao de poos; definir e modificar (se necessrio) o projeto de poos e sistemas de superfcie; iniciar o controle das operaes no tempo apropriado e considerar todos os fatores econmicos e governamentais. Portanto, o objetivo bsico da engenharia controlar as operaes para obter a mxima recuperao econmica possvel de um reservatrio baseado em fatos, informaes e conhecimentos.

3.1.

Mecanismos Naturais de Produo

O comportamento dos reservatrios ditado por foras viscosas, capilares e gravitacionais. Entre os fatores que influenciam este comportamento esto: caractersticas geolgicas, propriedades rocha-fluido, mecanismos de escoamento e facilidades de produo. Para que um poo produza, sua presso de fundo deve ser inferior presso no reservatrio. O fluido presente nas adjacncias do poo tende ento a se despressurizar devido ao contato com uma zona de presso inferior, apesar de o contato com o fluido do resto do reservatrio tentar manter sua presso. A expanso dos fluidos no ocorre 5

em conjunto com uma expanso do volume poroso e, deste modo, o volume adicional decorrente da expanso escoa para o poo. Com isso a despressurizao se propaga no reservatrio e a forma de resposta do reservatrio a essa queda de presso determina o mecanismo natural de produo.

4. MTODOS DE RECUPERAO DE PETRLEO

O maior desafio da engenharia de reservatrios a incorporao de maiores e crescentes reservas de petrleo e gs natural, seja atravs do desenvolvimento de novas jazidas ou do aumento do fator de recuperao de campos j em produo. Em ambos os casos, os mtodos de recuperao secundria e terciria representam um papel importantssimo para a obteno dos resultados desejados, especialmente em reservatrios portadores de leo pesado, cujo fator de recuperao extremamente baixo se submetidos a processos primrios de recuperao.

4.1.

RECUPERAO PRIMRIA

A recuperao primria caracterizada pela produo de petrleo atravs de mecanismos naturais, tais como gs em soluo, capa de gs e influxo de gua.

4.1.1. Gs em Soluo

A produo de fluidos provoca reduo na presso, que por sua vez, alm de proporcionar a vaporizao de mais componentes leves, acarreta a expanso dos fluidos. Como o gs muito mais expansvel que o lquido, basicamente devido sua expanso que vai acontecer o deslocamento do lquido para fora do meio poroso. Ento, o mecanismo exatamente esse: a produo o resultado da expanso do gs que inicialmente estava dissolvido e que vai saindo de soluo. Quanto mais a presso cai, mais o gs se expande e mais lquido deslocado. 6

Esse mecanismo tpico dos reservatrios saturados ou de reservatrios inicialmente subsaturados aps atingirem a presso de saturao e o fator de recuperao do leo da ordem de 5 a 30%.

4.1.2. Capa de Gs

A zona de lquido colocada em produo, enquanto a zona de gs preservada, j que a principal fonte de energia para a produo est no gs da capa. O mecanismo funciona da seguinte maneira: a zona de leo colocada em produo, o que acarreta uma reduo na sua presso devida retirada de fluido. Essa queda de presso se transmite para a capa de gs, que se expande penetrando gradativamente na zona de leo. O gs da capa vai ocupando espaos que anteriormente eram ocupados pelo leo. O fator de recuperao do leo para campos com este mecanismo se encontra na faixa de 20-60%, influenciado pelo mergulho do reservatrio e tamanho da capa de gs.

4.1.3. Influxo de gua

O mecanismo se manifesta da seguinte maneira: a reduo da presso do reservatrio, causada pela produo de hidrocarbonetos, aps um certo tempo transmitida e se faz sentir no aqfero, que responde a essa queda de presso atravs da expanso da gua nele contida e da reduo de seu volume poroso H, portanto uma invaso da zona de leo pelo volume de gua excedente. Essa invaso, que recebe o nome de influxo de gua, vai, alm de manter a presso elevada na zona de leo, deslocar este fluido para os poos de produo. A produo de gua nos campos sob esse mecanismo alta e o fator de recuperao est na faixa de 30 a 70%, dependendo do aqfero natural ou da eficincia com que a gua desloca o leo.

4.1.4. Segregao Gravitacional

Sob condies favorveis o leo e o gs se separam com o gs e componentes hicrocarbonetos mais leves movendo-se para as partes mais altas do reservatrio. O processo de segregao gravitacional depende da estrutura e de uma permeabilidade favorvel ao fluxo na direo vertical. Sob condies mais normais o gs impedido de se mover em direo ao topo da estrutura pelas heterogeneidades no reservatrio e foras capilares de trapeamento.

4.2.

RECUPERAO SECUNDRIA (RECUPERAO CONVENCIONAL)

A recuperao secundria refere-se a tcnicas, como injeo de gua ou gs, cujo propsito normalmente manter a presso do reservatrio em algum nvel desejado. No h interao de natureza qumica ou termodinmica entre os fluidos ou entre os fluidos e a rocha. Neste mtodo, a gua o fluido mais utilizado na recuperao convencional por ser mais barato do que o gs natural.

4.3.

RECUPERAO AVANADA

Recuperao avanada de petrleo, ou EOR (Enhanced Oil Recovery) pode ser classificada como qualquer mtodo aplicado aps a recuperao secundria. A recuperao avanada de petrleo tambm pode ser considerada como uma tcnica que modifica caractersticas do meio, alterando as permeabilidades relativas ou viscosidades das fases e aumentando a recuperao de petrleo. Ela caracterizada pela injeo de materiais normalmente estranhos aos presentes no reservatrio. Com pequenas excees, os mtodos de recuperao avanada de petrleo (EOR) podem ser classificados em trs categorias: qumicos, solventes ou trmicos. Entre os qumicos, podemos citar a injeo de polmeros, surfactantes e de produtos alcalinos. A injeo de solventes engloba os casos de hidrocarboneto miscvel, CO2 miscvel ou imiscvel, 8

nitrognio e gs combustvel (miscvel ou imiscvel). Os mtodos trmicos incluem a injeo de vapor, gua quente e combusto in situ. 4.3.1. Mtodos Qumicos

Nos mtodos qumicos so aplicados processos em que h certa interao qumica entre o fluido injetado e o fluido do reservatrio, atravs da injeo de: soluo de polmero, soluo de tensoativo, microemulso e soluo alcalina. A injeo de soluo de polmero utilizada quando se deseja um fluido que se desloque dentro do meio poroso com a mesma mobilidade do leo, aumentando a eficincia de varrido. A desvantagem da injeo de soluo polimrica a degradao prematura desta soluo quando submetida a condies de: alta temperatura, alta salinidade, cisalhamento ou ataque microbiolgico. A injeo de soluo de tensoativo visa reduzir as tenses interfaciais entre o leo e a gua, aumentando a eficincia de deslocamento. Entre os vrios tipos de tensoativos propostos para injeo, os sulfonatos de petrleo tm sido utilizados devido ao custo relativamente baixo e ao seu efeito sobre a tenso interfacial. A sensibilidade desse tensoativo ao ambiente do reservatrio , porm, a principal desvantagem para a sua utilizao. Na injeo de fluidos alcalinos, a soluo alcalina (geralmente soluo de NaOH) visa reagir com certos cidos orgnicos presentes no leo, gerando dentro do reservatrio uma certa quantidade de tensoativo. O tensoativo gerado emulsiona o leo do reservatrio facilitando o seu deslocamento. Entretanto, a quebra desta emulso torna-se difcil depois. 4.3.2. Uso de Solventes

Os mtodos miscveis se ocupam da injeo de fluidos que venham a se tornar, ou que sejam, miscveis com o leo do reservatrio, de tal modo que no existam tenses interfaciais. Dessa maneira, o leo ser totalmente deslocado para fora da rea que for contatada pelo fluido injetado. Os fluidos que podem ser utilizados para deslocamento miscvel, so, preferencialmente, o dixido de carbono, o gs natural e o nitrognio. 9

4.3.3. Mtodos Trmicos

Em reservatrios cujos leos so muito viscosos, a utilizao de um processo convencional de recuperao fatalmente resultar em insucesso. A alta viscosidade do leo dificulta o seu movimento dentro do meio poroso, enquanto que o fluido injetado, gua ou gs, tem mobilidade muito maior, resultando em baixas eficincias de varrido e, por conseqncia, uma recuperao normalmente muito baixa. A constatao de que, ao ser aquecido, o leo tem a sua viscosidade substancialmente reduzida foi o ponto de partida para o desenvolvimento dos mtodos trmicos. O desenvolvimento inicial dos mtodos trmicos buscava a reduo da viscosidade do leo atravs do seu aquecimento para aumentar a recuperao de petrleo. medida que outros efeitos igualmente benficos foram aparecendo, os processos foram se modificando, resultando nos diversos tipos de mtodos que se tem atualmente. H dois tipos de mtodos trmicos que diferem na maneira como feito o aquecimento do fluido do reservatrio. Em um deles calor gerado na superfcie e em seguida transportado para o interior da formao, utilizando-se de um fluido. chamado de Injeo de Fluidos Aquecidos. No outro grupo o calor gerado no interior do prprio reservatrio a partir da combusto de parte do leo ali existente. Este segundo processo chamado Combusto in situ. Na injeo de fluidos aquecidos utiliza-se gua como meio para transportar calor da superfcie at o reservatrio. A gua normalmente injetada na forma de vapor, mas pode tambm ser injetada a uma temperatura elevada, porm ainda no estado lquido. Temos, portanto, dois tipos de processos, a Injeo de Vapor e a Injeo de gua Quente. Na combusto in situ, se inicia, por meio de uma injeo de ar aquecido, um processo de oxidao do leo que vai gerando calor, que por sua vez intensifica a oxidao num processo crescente at se chegar a uma temperatura chamada ponto de ignio, a partir do qual est estabelecida a combusto. A partir da, continuando-se a

10

injetar ar frio, o processo tem continuidade. O calor gerado desencadeia processos que resultam no aumento do fator de recuperao. 4.3.4. Microbiologia aplicada recuperao de petrleo A Petrobras est investindo numa nova tecnologia que poder representar uma ferramenta revolucionria de recuperao de petrleo em campos maduros. Em dezembro, especialistas do Centro de Pesquisas da companhia (Cenpes) fizeram o segundo teste de campo para avaliar a eficincia do processo microbiolgico para tamponamento de canais de alta permeabilidade em reservatrios. Esses canais, caractersticos dos reservatrios heterogneos, comprometem seriamente a produo nos reservatrios submetidos injeo de gua. A gua passa a circular por eles, deixando de exercer sua funo de deslocar o leo para o poo produtor. A situao to crtica que, em alguns campos maduros, a gua chega a representar mais de 95% da produo total, contra menos de 5% de leo produzido. O campo terrestre de Carmpolis (SE), no qual a tecnologia est sendo testada, um dos mais prejudicados pela presena dos canais de alta permeabilidade. O primeiro teste na rea, realizado em junho, deixou os pesquisadores animados. As pesquisas comearam h mais de cinco anos no Cenpes e so coordenadas pela engenheira de reservatrio Maria Aparecida de Melo e pela biloga Antonia Torres Volpon, ambas do centro de pesquisas. Os estudos fazem parte do Programa de Recuperao Avanada de Petrleo (Pravap). Antonia explica que a primeira iniciativa da pesquisa foi identificar uma bactria nativa do reservatrio de Carmpolis capaz de produzir biopolmeros. A estratgia dos pesquisadores constou de injetar o microrganismo isolado junto com a gua de injeo, seguido da injeo de nutrientes para estimular o crescimento (biomassa) e a produo de biopolmeros dentro do reservatrio. As bactrias e seus respectivos bioprodutos teriam a incumbncia de tamponar os canais preferenciais e viscosificar a gua, facilitando a varredura das regies onde h acmulo de leo. "As condies do Brasil so muito boas para esse trabalho porque temos uma temperatura favorvel e uma grande diversidade de flora microbiana", explica a biloga. Segundo Maria Aparecida, os mtodos utilizados hoje pela indstria para tamponamento de canais - atravs de tratamentos mecnicos ou qumicos - so de baixo alcance e alto custo. Por isso, o mtodo que est sendo desenvolvido pelo Cenpes poder representar uma soluo para a baixa produo dos campos maduros do 11

Nordeste. "Os processos microbiolgicos tambm esto sendo olhados com muito carinho para a Bacia de Campos, porque seriam baratos e de bom alcance", afirma a pesquisadora, acrescentando que, em tese, o mtodo poder at mesmo ser utilizado em campos de guas profundas. Isso, porm, levaria mais tempo de estudo.

12

5. CONCLUSES

A partir deste trabalho podemos perceber o quanto a engenharia de reservatrio essencial para o desenvolvimento dos campos de petrleo, ela permite descrever o comportamento do leo, do gs e da gua no interior dos meios porosos. E principalmente, como foi o foco deste trabalho, a grande importncia das pesquisas sobre os mtodos de recuperao, j que a recuperao ainda muito baixa.

13

6. REFERNCIAS BIBLILOGRFICAS

MEZZOMO, Cristina Cledia. Otimizao de Estratgia de Recuperao para um Campo de Petrleo. Campinas: Faculdade de Engenharia Mecnica, Universidade Estadual de Campinas, 2000. Dissertao (Mestrado).

ALBUQUERQUE, Heraldo da Silva Obteno e Aplicao de Sistemas Microemulsionados na Recuperao Avanada de Petrleo. Dissertao de Mestrado, UFRN, Programa de Ps-Graduao em Qumica.

Rosa, Adalberto Jos; Carvalho, Renato de Souza; Xavier, Jos Augusto Daniel Engenharia de Reservatrios de Petrleo

Thomas, Jos Eduardo - Fundamentos de Engenharia de Petrleo - 2 Ed. 2004

http://www.anp.gov.br/CapitalHumano/Arquivos/PRH14/Karla-SilvanaMenezes-Gadelha-de-Sousa_PRH14_UFRN_G.pdf (Acessado em 03/06/2011 s 13:17h)

http://www.energiahoje.com/brasilenergia/noticiario/2003/02/01/269938/microbi ologia-para-recuperar-petroleo.html (Acessado em 03/06/2011 s 13:00h

http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado//tde_arquivos/41/TDE-2010-0323T074000Z-2479/Publico/KeilaRSpdf.pdf 13:21h) (Acessado em 03/06/2011 s

14

http://www.energiahoje.com/brasilenergia/noticiario/2003/02/01/269938/microbi ologia-para-recuperar-petroleo.html (Acessado em 03/06/2011 s 13:49h)

15

You might also like