You are on page 1of 10

UnB/CESPE BRB

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto I para os itens de 1 a 10 e 12 Ginkgo biloba: o ch das folhas seguro?
1

Com base nas informaes do texto I, julgue os itens referentes ao G. biloba, sua composio e seu uso.
1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

46

49

O Ginkgo biloba a nica espcie ainda existente da famlia Ginkgoaceae, e por isso tem sido chamada de fssil vivo. H estruturas fossilizadas de ancestrais do gnero Ginkgo, semelhantes espcie atual, com at 170 milhes de anos. Por apresentar propriedades teraputicas, uma das plantas mais empregadas em remdios caseiros ou em fitoterpicos em todo o mundo. Seu uso medicinal milenar: registros chineses revelam que desde 2800 a.C. a planta era usada na medicina tradicional do pas, em especial para o tratamento de doenas respiratrias. Atualmente, suas folhas secas tm sido comercializadas indiscriminadamente e, indicadas para o tratamento de distrbios de memria, so utilizadas por muitas pessoas por meio da automedicao, o que traz muitos riscos. Os nicos extratos de G. biloba recomendados para uso teraputico, segundo o Instituto de Drogas e Produtos Medicinais alemo, so aqueles obtidos a partir de uma mistura de gua e acetona e, na sequncia, purificados sem a adio de outras substncias. Essas tcnicas, desenvolvidas por grandes empresas, so patenteadas e no divulgadas. Os produtos base de G. biloba com o devido registro nos rgos responsveis e comercializados nas farmcias brasileiras so fabricados com extratos padronizados geralmente adquiridos no exterior. As indstrias nacionais apenas os transformam em comprimidos, cpsulas e outras formas farmacuticas. O extrato quimicamente complexo resultante do uso da mistura de gua e acetona composto por mais de 40 substncias, apresenta concentraes mnimas garantidas e controladas dos compostos terapeuticamente ativos e elimina componentes indesejveis que oferecem risco toxicolgico. Estudos com culturas de clulas e em animais de laboratrio demonstraram que o extrato padronizado de G. biloba assim obtido provoca dilatao de artrias e veias, facilitando a circulao sangunea, aumentando a distribuio de sangue para os tecidos perifricos e o crebro. Alm disso, alguns compostos neles presentes, chamados de ginkgoldeos, principalmente o ginkgoldeo B, inibem o fator de agregao plaquetria (PAF, na sigla em ingls), substncia que promove a aglomerao de plaquetas no sangue (desencadeando a coagulao), e atuam, tambm, em processos alrgicos inflamatrios. Pacientes que recebem qualquer tipo de medicao devem, portanto, estar atentos ao uso simultneo com extratos de G. biloba, pois j foram constatadas interaes com anticoagulantes e antiplaquetrios. Recomenda-se a utilizao desses extratos com cautela e com monitorao por um mdico, j que os ginkgoldeos, por inibirem o PAF, podem provocar sangramentos, potencializar efeitos txicos no fgado e no aparelho auditivo e, ainda, alterar a concentrao no plasma de alguns medicamentos ou interferir em seus efeitos.
Internet: <cienciahoje.uol.com.br> (com adaptaes).

Desde que os extratos de G. biloba sejam produzidos de forma natural, no h restries quanto ao seu uso teraputico.

O G. biloba uma planta com cerca de 170 milhes de anos, chamada de fssil vivo.

O G. biloba usado h milnios, mas nem sempre teve os mesmos fins medicinais.

O uso de G. biloba concomitantemente a outros tipos de medicamento deve ser acompanhado por um mdico, porque, entre outros motivos, pode impedir o fator de agregao plaquetria.

O G. biloba apresenta componentes com riscos txicolgicos que podem ser eliminados por meio de tcnica adequada.

Considerando o texto I, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos de correo gramatical.


6

Em O Ginkgo biloba a nica espcie ainda existente da famlia Ginkgoaceae, e por isso tem sido chamada de fssil vivo (R. 1-3), h incorreo gramatical devido falta de concordncia entre O Ginkgo biloba e tem sido chamada.

No terceiro perodo do primeiro pargrafo, o trecho Por apresentar (R.5) introduz uma orao que estabelece uma comparao, por isso esse trecho mantm seu significado e sua correo gramatical se for substitudo por Como apresenta.

Mantm-se a correo gramatical do texto, caso se altere o pronome os (R.24) por lhes.

Na linha 31, a palavra culturas usada com o mesmo sentido que em H diferentes culturas na sociedade ocidental.

10

A palavra neles (R.36) refere-se a os tecidos perifricos e o crebro (R.35).


1

Cargo 5: Escriturrio

UnB/CESPE BRB

Texto II

Com relao aos conceitos de informtica, ambientes operacionais e aplicativos usados para a criao de textos, planilhas eletrnicas e apresentaes, julgue os itens a seguir.
15

O Calc um aplicativo includo na sute de pacote de software do BROffice e disponibilizado gratuitamente para uso a partir de um modelo de troca, no qual, se o usurio concordar em contribuir com adaptaes e mudanas nos programas, ele poder ento receber um conjunto de cpias assim que as mudanas forem aceitas.

nome cientfico: Ginkgo biloba L. nome popular: nogueira-do-japo origem: Extremo Oriente aspecto: as folhas dispem-se em leque e so semelhantes ao trevo; a altura da rvore pode chegar a 40 metros; o fruto lembra uma ameixa e contm uma noz que pode ser assada e comida Texto III

16

O editor de texto Writer do BROffice, disponvel para download na Internet, tem a desvantagem de no permitir a gravao de dados em formatos comerciais, tal como o PDF, uma vez que no possvel integrar funcionalidades desse ambiente com outros softwares proprietrios.

17

O Impress um software que permite a edio de apresentaes de slides, os quais, de acordo com a preferncia do usurio, podem ser adequados audincia para a qual ser apresentado o contedo, podendo-se escolher o formato como retrato ou paisagem, e variar os tipos de design e leiaute, os estilos e a formatao.

D para confiar? Nas farmcias brasileiras, os comprimidos de extrato de ginkgo vendidos s com receita mdica competem com cpsulas de p modo e folhas, em embalagens expostas nas prateleiras ao alcance do consumidor. Muita gente relata efeitos benficos advindos dessas frmulas alternativas. Mas seriam elas to eficazes quanto os comprimidos vendidos com receita? A resposta no. Pesquisadores da UFSC fizeram testes para saber quanto h de componentes do extrato EGb 761 nessas cpsulas e nas folhas da planta. Concluso: para obter a mesma quantidade de um nico comprimido de 120 mg, seriam necessrias 20 cpsulas de 200 mg de p modo. Quanto ao ch, a eficcia depende da qualidade da matria-prima. Mas seria preciso ingerir grande quantidade, j que os teores das substncias ativas no ch caseiro so baixos, afirma a autora do trabalho e pesquisadora da UFSC. Segundo ela, a proporo ideal s obtida com os extratos secos padronizados.
Internet: <www.saude.abril.com.br> (com adaptaes).

A respeito dos conceitos relacionados Internet, julgue os itens que se seguem.


18

O acesso Internet em alta velocidade por meio de conexo dial-up, via linha telefnica, tambm conhecido como servio ADSL, dispensa o uso de modem, visto que, nesse caso, a conexo ocorre diretamente a partir de infraestrutura das empresas de telefonia fixa ou mvel (celular).

19

Para que o SMTP, um protocolo de recebimento de mensagens de e-mail pela Internet, seja utilizado, necessrio um endereo IP do servidor que armazene as mensagens de correio eletrnico do usurio do servio.

Acerca da interpretao e dos aspectos gramaticais dos textos II e III e considerando as informaes do texto I, julgue os itens subsequentes.
11 12

20

Com o surgimento da WWW (world wide web), o acesso a arquivos de contedo apenas textual evoluiu para arquivos que agregam diversos formatos, com destaque para os documentos hipermdia, que so a unio de hipertexto com multimdia, ou seja, textos com links, imagens, sons, vdeos, entre outros recursos.

Os textos II e III so predominantemente descritivos. O contedo do texto III no contradiz as afirmaes do texto I em relao s recomendaes sobre os tipos de extratos do Ginkgo biloba a serem usados para fins teraputicos. Infere-se do texto III que h diferentes formas de se encontrar o G. biloba nas farmcias brasileiras, mas nem todas so igualmente eficazes. No primeiro perodo do texto III, mantm-se a correo gramatical caso se coloque uma vrgula logo aps s com receita mdica, a fim de se ressaltar o carter explicativo do termo.

13

21

No Internet Explorer (IE), a partir de Opes da Internet, encontrada no menu Ferramentas, possvel configurar uma srie de parmetros como, por exemplo, a pgina inicial que ser acessada toda vez que o IE for aberto e em que pasta devem ser armazenados os arquivos temporrios da Internet.
2

14

Cargo 5: Escriturrio

UnB/CESPE BRB

Acerca da organizao e da segurana da informao em meio eletrnico, julgue os prximos itens.


22

Confidencialidade, um dos princpios bsicos da segurana da informao, tem como caracterstica garantir que uma informao no seja alterada durante o seu trnsito entre o emissor e o destinatrio. Os worms so pouco ofensivos, pois referem-se ao envio automtico de mensagens indesejadas de correio eletrnico a um grande nmero de destinatrios, que no as solicitaram ou que tiveram seus endereos eletrnicos copiados de um stio pirata. Em um ambiente computacional, a perda das informaes por estragos causados por vrus, invases indevidas ou intempries pode ser amenizada por meio da realizao de cpias de segurana (backup) peridicas das informaes, as quais podem ser feitas da mquina do usurio, de servidores e de todos os demais dispositivos de armazenamento, local ou remoto, de dados.

23

A esposa, o filho e a filha de Marcos so correntistas de uma mesma agncia do BRB. Certo dia, entregaram os cartes magnticos a Marcos para sacar dinheiro de suas contas, que tm as senhas de nmeros 201001, 201002 e 201003, e os cdigos de trs letras BRB, RBB e BBR. Marcos sabia a quem pertencia cada carto e lembrava-se das senhas e dos cdigos, mas no das associaes entre cartes, senhas e cdigos. Ele recordava apenas que a senha do carto da esposa era 201001 e o cdigo de trs letras associado senha 201002 era BBR. Marcos decidiu telefonar para casa e obteve a informao de que o cdigo do carto da conta do filho era RBB. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir.
29 30 31

24

A senha do carto do filho de Marcos 201003. O cdigo do carto da filha de Marcos BRB. Marcos no tinha necessidade de telefonar para casa. As informaes de que dispunha eram suficientes para que encontrasse as associaes, sem a referida informao do cdigo do carto do filho. Considerando-se que, no banco de dados dos clientes do banco BRB, existam pelo menos 35 contas-correntes cujos cdigos de trs letras usam apenas as letras B e R, que apenas um correntista use o cdigo BBB e que, no mximo, trs correntistas usem o cdigo BRB, ento existem pelo menos cinco correntistas do BRB com o mesmo cdigo de trs letras, usando apenas as letras B e R.

Srgio e Carla chegam ao autoatendimento de uma agncia bancria para sacarem, respectivamente, R$ 430,00 e R$ 210,00. Nessa agncia, esto em operao 10 caixas automticos, todos indicando, na tela, que contm notas de 5, 10, 20 e 50 reais. No entanto, efetivamente, 2 deles contm apenas notas de 10 reais, 3 contm somente notas de 20 reais, e os demais contm notas de todos os valores indicados na tela. Nos caixas, existem notas suficientes para os saques, cada um deles tem fila individual, e Srgio e Carla tomaram filas de caixas diferentes. Considerando a situao hipottica apresentada, julgue os itens que se seguem.
25

32

RASCUNHO

A quantidade de escolhas de pares de filas diferentes disponveis para o casal Srgio e Carla superior a 100. A quantidade de escolhas de pares de filas diferentes disponveis para Srgio e Carla tal que ambos consigam realizar os saques desejados maior que 20. A quantidade de escolhas de pares de filas diferentes disponveis para Srgio e Carla tal que pelo menos um deles no consiga fazer o saque menor que 20. Considere que as senhas de banco de Srgio e de Carla sejam compostas de uma primeira parte numrica de 6 algarismos que assumem valores de 0 a 9 e uma segunda parte constituda de trs letras entre as 26 letras do alfabeto. Considere ainda que as partes alfabticas das senhas de Srgio e Carla sejam, respectivamente, TMW e SLZ, e que no sejam permitidas senhas numricas com todos os nmeros iguais. Nessa situao, o nmero total de senhas possveis nesse banco cuja parte alfabtica no contenha nenhuma das letras existentes na senha de Srgio ou na de Carla menor que 8 bilhes.
3

26

27

28

Cargo 5: Escriturrio

UnB/CESPE BRB

Apesar de a expanso de 1,3% da atividade no terceiro trimestre de 2009 ter ficado abaixo das projees da equipe econmica, que esperava 2%, o ministro Guido Mantega disse que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) foi grande se comparado aos de outros pases europeus. Pibinho o da Unio Europeia, o nosso Pibo. O resultado da Europa foi positivo em apenas 0,4%, esse que o pibinho. O ministro ressaltou que houve resultados negativos na Espanha e no Reino Unido. Mantega, no entanto, admitiu que foi surpreendido pelos nmeros. Anteontem, ele havia dito que o crescimento no trimestre ficaria em torno de 2%, que, anualizado, resultaria em um ritmo de crescimento de 8%.
Folha de S.Paulo, 11/12/2009 (com adaptaes).

A poltica externa dos EUA sofreu modificaes profundas e que permanecem at hoje a partir dos atentados terroristas s torres do World Trade Center, em 11/9/2001. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
40

O fechamento da priso de Guantanamo, onde acusados de terrorismo aguardam julgamento por tempo indeterminado, foi uma das promessas de campanha de Barack Obama. O governo instalado no Iraque conseguiu a estabilidade poltica depois de conceder independncia aos curdos, tal qual havia sido acordado com o governo norte-americano. No Afeganisto, os americanos foram bem-sucedidos na tarefa de derrubar a milcia Taleban do poder, porm, o pas ainda se encontra longe de ser pacificado.

41

42

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da recuperao da economia mundial em 2009.
33

A Unio Europeia, a despeito dos esforos governamentais, tem apresentado mais dificuldades que o Brasil para se recuperar da crise econmica de 2008. Mesmo havendo recuperao do PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2009, os resultados ainda so inferiores aos de outros pases emergentes como China e ndia. Os Estados Unidos da Amrica (EUA), mais uma vez, so o motor da recuperao econmica mundial, como atestado pela menor taxa de desemprego nos ltimos 25 anos.

Julgue os prximos itens a respeito da Lei Orgnica do Distrito Federal (DF).


43

34

O DF organizado em regies administrativas, com vistas descentralizao administrativa, utilizao racional de recursos para o desenvolvimento socioeconmico e melhoria da qualidade de vida da populao. A organizao e a prestao, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, dos servios de interesse local, includo o de transporte coletivo, que tem carter essencial, so da competncia privativa do DF. A referida lei veda, expressamente, que o DF subvencione ou auxilie, de qualquer modo, com recursos pblicos, por meio de imprensa, rdio, televiso, servio de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicao, propaganda poltico-partidria ou com fins estranhos administrao pblica. Os acrscimos pecunirios percebidos por servidores pblicos do DF devem ser computados e acumulados, para fins de concesso de acrscimos ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. A referida lei veda discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pelo fato de haver litigado contra rgos pblicos do DF, nas esferas administrativa ou judicial. Referida vedao, porm, s se aplica discriminao de pessoas fsicas, no se estendendo a pessoas jurdicas. A administrao pblica obrigada a fornecer a qualquer cidado, no prazo mximo de quinze dias teis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certido de atos, contratos, decises ou pareceres para defesa de seus direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal ou coletivo. Os atos de improbidade administrativa importam suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, com prejuzo da ao penal cabvel. A lei mencionada assegura aos servidores da administrao direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho.
4

35

44

A preservao da natureza entrou na corrente principal do pensamento ocidental e ajudou a transformar os processos de produo industrial. Assim, se os governos no se entendem, escorregam na burocracia e em interesses egostas, as empresas e a sociedade j fazem mais e melhor que os governos no combate ao aquecimento global.
Veja, 30/12/2009 p. 215 (com adaptaes).

45

46

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, com relao ao capitalismo global do sculo XXI e s preocupaes com o meio ambiente.
36

Os ndices de sustentabilidade ambiental, como o da Bolsa de Valores de So Paulo, vm sendo engendrados, em parte, por empresas que tm reconhecido comprometimento com prticas sociais, alm de serem promotoras de boas prticas no meio empresarial. Reaproveitar materiais descartados pelo consumidor tem-se mostrado uma boa oportunidade para agregar valor aos produtos e imagem das empresas.

47

37

48

O leilo da Usina de Belo Monte tem mexido com os nimos da populao do Oeste do Par. Por l, os moradores sejam crianas, jovens ou idosos respiram Belo Monte 24 horas por dia, em uma polmica nem sempre amistosa.
O Estado de S.Paulo, 15/11/2009, p. B8 (com adaptaes).

49

Acerca desse empreendimento no setor eltrico, julgue os itens seguintes.


38

Essa usina ser a terceira maior do mundo e a maior do pas, se no for levado em considerao Itaipu, empreendimento binacional. Uma das preocupaes dos ambientalistas o tamanho do reservatrio da usina, que aumenta a cada nova verso do projeto.

50

39

Cargo 5: Escriturrio

UnB/CESPE BRB

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Em relao ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e aos seus diversos rgos, entidades e instituies, julgue os itens a seguir.
51 62

A partir da aprovao da Emenda Constitucional n. 40/2003, a Constituio Federal (CF) passou a admitir que o SFN fosse regulado por meio de diversas leis ordinrias que deveriam dispor, inclusive, a respeito da participao do capital estrangeiro nas instituies que integram esse sistema. Compete ao Banco Central do Brasil (BACEN), de acordo com a Lei n. 4.595/1964, regular a concorrncia entre instituies financeiras. Ao Conselho Monetrio Nacional (CMN) incumbe expedir normas gerais de contabilidade e estatstica a serem observadas pelas instituies financeiras. Uma empresa que capte ou administre seguros no se caracteriza, de acordo com a Lei n. 4.595/1964, como instituio financeira, embora possa a esta ser equiparada, para fins especficos, em outras leis especiais como, por exemplo, na lei que dispe acerca dos crimes contra o SFN. As instituies financeiras que recebem depsitos do pblico podem emitir debntures, desde que previamente autorizadas pelo BACEN.

A taxa de renovao de cadastro pode ser cobrada ao cliente, desde que previamente informada e adequadamente identificada. Na hiptese das chamadas contas-salrio, utilizadas exclusivamente para recebimento de salrios e similares, vedado instituio financeira cobrar dos beneficirios, a qualquer ttulo, tarifas destinadas ao ressarcimento dos servios prestados. Nas instituies financeiras, obrigatrio o funcionamento de ouvidorias, necessariamente segregadas da unidade executora da atividade de auditoria interna.

63

52

64

53

Com relao a produtos e servios financeiros, julgue os itens a seguir.


65

54

Os contratos de arrendamento mercantil (leasing), assim como todos os contratos celebrados no pas, no podem conter clusula de correo das parcelas pela variao cambial. Para o ressarcimento das suas despesas, as instituies financeiras esto autorizadas a cobrar taxas por emisso de boletos de cobrana. As operaes de hot money constituem emprstimos de curtssimo prazo que utilizam como referencial de custo a taxa do certificado de depsito interbancrio (CDI) diria, acrescida de tributos. Uma das fontes de recursos para o crdito rural consiste nas multas impostas aos bancos que deixam de aplicar nessa atividade o percentual exigido pelo CMN. Na operao de vendor finance ou financiamento de vendas, o risco de crdito recai sobre a empresa compradora dos bens, contra quem o banco financiador detm direito de regresso em caso de inadimplemento. Segundo o STJ, nos contratos de arrendamento mercantil (leasing) com clusula resolutiva expressa, no necessria a notificao prvia do arrendatrio para configurar seu inadimplemento por atraso (mora). Tanto o documento de crdito (DOC) quanto a transferncia eletrnica disponvel (TED) constituem instrumentos de transferncia de fundos que transitam pelos servios da centralizadora da compensao de cheques.

66

55

67

A respeito do segmento de cartes de crdito, seus produtos, servios, prticas, participantes e regulao, julgue os prximos itens.
56

68

Embora o BACEN no seja responsvel por fiscalizar e autorizar o funcionamento das administradoras de cartes de crdito, o Superior Tribunal de Justia (STJ) entende que essas administradoras configuram instituies financeiras. permitida a fixao de preos diferenciados para pagamentos de bens e servios efetuados em dinheiro ou em carto de crdito. Eventual penalidade aplicada pela Comisso de Valores Mobilirios a uma sociedade annima administradora de cartes de crdito por descumprimento da lei de sociedade por aes passvel de reviso pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN).

69

57

70

58

71

Em consonncia com a CF, a atividade financeira, como parte da ordem econmica, funda-se na valorizao do trabalho e na livre iniciativa e objetiva assegurar existncia digna a todos, conforme os ditames da justia social, observados, entre outros princpios, a defesa do consumidor. Acerca das normas que disciplinam a relao das instituies financeiras com seus clientes, julgue os itens de 59 a 64.
59

Quanto ao sistema de seguros privados e previdncia complementar, julgue os itens subsequentes.


72

A edio de atos regulamentares funo privativa do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), competindo Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) atribuies exclusivamente executivas. A aplicao das reservas tcnicas das seguradoras deve seguir diretrizes estabelecidas pelo CMN. Admite-se que um ressegurador sediado no exterior opere no Brasil, desde que atenda s exigncias legais e esteja cadastrado no rgo competente. De acordo com seu estatuto, o Instituto de Resseguros do Brasil pode exercer outras atividades empresariais alm das operaes de resseguro e retrocesso. Embora a contratao de seguros seja geralmente facultativa, h casos em que o seguro obrigatrio, como na hiptese de bens dados em garantia de financiamento de instituio financeira pblica.
5

Para facilitar a comparao entre as taxas oferecidas no mercado, as instituies financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil so obrigadas, previamente contratao de operaes de crdito, a informar o custo efetivo total (CET), que corresponde ao custo total da operao, expresso na forma de taxa percentual anual. Em todos os informes publicitrios das operaes de crdito destinadas aquisio de bens e servios, deve ser informado o CET correspondente s condies contratadas. O CMN regulamentou, por resoluo, a cobrana de tarifas pelas instituies financeiras, vedando a cobrana de tarifas pelos servios considerados prioritrios.

73 74

60

75

61

76

Cargo 5: Escriturrio

UnB/CESPE BRB

A respeito das distintas espcies de instituies financeiras, julgue os itens que se seguem.
77

88

78

79

O principal elemento que caracteriza os bancos comerciais a vedao de captar recursos junto ao pblico, em suas operaes passivas. Os bancos de investimento, as financeiras (sociedades de crdito, financiamento e investimento) e os bancos de desenvolvimento so exemplos de instituies financeiras no bancrias. Para a constituio de um banco cooperativo, exige-se, como requisito, que a totalidade das aes com direito a voto pertena a cooperativas centrais de crdito.

89

O mercado de capitais um segmento do sistema financeiro nacional em que so realizadas operaes de compra e venda de ttulos e de valores mobilirios, como aes, debntures, contratos de derivativos, entre outros. Com respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir.
80

Quando o BACEN realiza uma operao de compra ou venda de moeda estrangeira, todos os bancos comerciais, mltiplos e de investimentos so instituies habilitadas para participar do leilo de compra ou de venda. Considere hipoteticamente que Jos, um investidor brasileiro, use R$ 100.000,00 para comprar dlares e remet-los para Nova York, autorize um operador a comprar euros com esses dlares e a remet-los para Frankfurt, autorize outro operador a comprar reais com esses euros e a remet-los de volta para o Brasil. Considere tambm que as cotaes entre as moedas sejam US$ 1,00 = R$ 1,75; i 1,00 = R$ 2,60; e US$ 1,00 = i 0,70. Com base nessas informaes e sem considerar outras despesas como custos de remessas e comisses dos operadores, conclui-se que o ganho de Jos com a arbitragem de moedas de R$ 4.000,00.

81

82

83

84

Operaes de underwriting so realizadas nos mercados primrio e secundrio. No mercado primrio, uma empresa emite aes que sero oferecidas ao pblico por meio de uma instituio lder contratada. No mercado secundrio, uma instituio lder oferece ao mercado um bloco de aes anteriormente emitidas pertencentes a uma pessoa fsica ou jurdica. Considere que, em determinado momento, uma ona-troy 31,1035 gramas esteja avaliada em US$ 1.104,00, que o dlar esteja cotado em R$ 1,75 e que a Bolsa de Mercadorias e Futuros e Bolsa de Valores de So Paulo (BMF&BOVESPA) esteja oferecendo um grama de ouro a R$ 65,00. Com base nessas informaes, correto afirmar que momento de comprar ouro. Debntures so ttulos emitidos por empresas de capital aberto no financeiras, lanados no mercado para captar recursos de mdio e longo prazos com finalidade de financiar projetos de investimentos e(ou) para alongar o perfil do passivo financeiro. O mercado vista de aes caracterizado pela compra e venda de determinada quantidade de aes cuja liquidao financeira ocorre em at trinta dias, enquanto aes so transferidas no terceiro dia til. O processo de transformao de uma companhia fechada para companhia aberta deve ser avaliado e aprovado pela diretoria da empresa para posterior registro na Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

Derivativos so instrumentos financeiros cujos preos derivam dos preos de ativos subjacentes (de referncia), e podem ser utilizados com a finalidade de hedge (proteo) contra oscilaes indesejveis dos preos ou com fins especulativos. A respeito desse assunto, julgue os prximos itens.
90

91

92

93

94

95

O mercado de cmbio envolve negociaes de moedas estrangeiras e pessoas fsicas ou jurdicas com interesses ou necessidades na movimentao dessas moedas. Em referncia a esse assunto, julgue os itens de 85 a 89.
85

Uma empresa brasileira que tem dvida em dlar pode comprar uma put option (opo de venda) com prazo de vencimento igual ao da dvida para se proteger de desvalorizao do real. Uma empresa brasileira que tem emprstimo bancrio em dlar, para se proteger contra variaes da moeda, pode fazer uma operao de swap com a prpria instituio financeira, mudando a dvida de dlar para real, indexada ao certificado de depsito interbancrio (CDI) mais juros. Para assegurar o preo de seu produto a ser entregue em data futura, correto que um agricultor faa um contrato a termo com um comerciante, especificando o produto a ser entregue, a data da entrega, a quantidade e o preo do produto a ser entregue. Com expectativa de alta do preo de um produto, correto que um investidor que deseja comprar o produto no futuro, para se proteger contra o aumento do preo, compre uma put option. Um investidor que vende uma call option (opo de compra) est fazendo uma operao para obter ganhos financeiros pelo recebimento do prmio, e o risco dessa operao equivalente ao valor do prmio recebido pela venda da opo. O valor do prmio de uma opo de compra, assim como o de uma opo de venda, apurado somente em funo das expectativas das seguintes variveis: preo de mercado, preo de exerccio, taxa de juros e tempo de vencimento da opo.

RASCUNHO

86

87

Os corretores de cmbio, na funo de intermedirios nas operaes de cmbio, buscam os melhores negcios com as melhores taxas para seus clientes fecharem o cmbio. Esses corretores podem trabalhar livremente no mercado de taxas livres (dlar comercial) e no mercado de taxas flutuantes (dlar turismo). O mercado de cmbio de taxas livres destinado a operaes de emprstimos/financiamentos, investimentos externos, assim como a remunerao dessas operaes no exterior, e s operaes de importao e exportao. Considere que um exportador fature uma mercadoria que vale US$ 200,00 por US$ 150,00 e que um importador estrangeiro pague por essa mercadoria, oficialmente, US$ 150,00 mais US$ 50,00 de forma ilegal. Nessa situao, o subfaturamento de exportao caracteriza evaso de divisas e alimenta o mercado de cmbio paralelo.
6

Cargo 5: Escriturrio

UnB/CESPE BRB

Para aumentar a probabilidade de que os tomadores de crdito em operaes de emprstimos/financiamentos paguem seus compromissos nas datas pactuadas, analistas e comits de crdito podem exigir algum tipo de garantia para aprovar uma operao. Considerando essa situao, julgue os itens seguintes. Na concesso de um aval, garantia pessoal, o avalista assume a mesma condio jurdica do avalizado, sendo solidrio pela liquidao da dvida. Nesse caso, o credor poder cobrar a dvida de qualquer avalista sem cobrar do devedor principal. 97 Em uma garantia por meio de fiana, h a condio de benefcio da ordem, o que significa que o credor dever acionar primeiro o devedor e depois o fiador, exceto se o fiador renunciar ao benefcio. 98 Um imvel pode ser hipotecado junto a vrios credores simultaneamente e, em todas as situaes, a preferncia do credor ser pela ordem do registro no cartrio de imveis de circunscrio de localizao do bem. Para assegurar o pagamento, o credor da hipoteca de segundo grau poder executar a garantia, promovendo venda judicial, antes do vencimento da hipoteca do primeiro grau. 99 Os seguintes bens podem ser oferecidos como garantia na modalidade de hipoteca: imveis, aeronaves e navios. A hipoteca se extingue quando do vencimento do contrato principal. 100 A propriedade fiduciria uma forma especial de garantia, prxima da garantia real, que transfere a posse direta do bem para o credor, enquanto o devedor fica apenas com a posse indireta, isto , o devedor alienante proprietrio do bem alienado, podendo fazer uso dele. Uma rede bancria, denominada Banco X, formada por inmeras agncias. As contas-correntes de seus clientes so identificadas pelos nmeros da agncia e conta. O nmero da agncia composto de quatro dgitos, que so algarismos escolhidos entre 0 e 9, seguidos por um dgito verificador; o nmero da conta composto de seis dgitos, tambm escolhidos entre os algarismos de 0 a 9, mais um dgito verificador. Em ambos os casos, o dgito verificador computado a partir dos demais dgitos. Contas-correntes em agncias distintas, mesmo com igual nmero de conta, so contas-correntes diferentes. O dgito verificador do nmero da agncia determinado da seguinte forma: multiplica-se cada um dos dgitos desse nmero, da esquerda para a direita, por 5, 4, 3 e 2, respectivamente; somam-se esses produtos; divide-se essa soma por 11 e separa-se o resto r dessa diviso. O dgito verificador obtido subtraindo-se de 11 esse resto, da seguinte forma: se esse valor for maior que 10, considera-se Y como sendo o dgito verificador; se for 10, o dgito verificador ser igual a 0; em qualquer outro caso, o dgito verificador ser igual a 11 ! r. Por exemplo, 1234-3 poderia ser o nmero de uma agncia do Banco X. Com base no texto acima, julgue os itens seguintes. possvel que o Banco X identifique mais de 1012 contas-correntes distintas. 102 Se 4321 ! t o nmero de uma agncia do Banco X, em que t o dgito identificador, ento t = 4.
101 96

RASCUNHO

A senha de um carto de crdito possui quatro dgitos, que so algarismos entre 0 e 9, e a administradora desse carto veda senhas em que todos os quatro algarismos sejam iguais, ou que os algarismos correspondam ao dia e ms de aniversrio do titular do carto. Por exemplo, se um indivduo nasceu no dia 4 de maro, a senha de seu carto no pode ser 0403. possvel que diferentes cartes de crdito tenham a mesma senha. A senha solicitada sempre que o titular realizar algum pagamento; se o portador do carto errar ao informar a senha por trs vezes consecutivas, o carto bloqueado imediatamente. Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
103

Se um indivduo nasceu no primeiro semestre do ano, ento um nmero de quatro dgitos, escolhido aleatoriamente, tem mais de 99,9% de chance de ser uma senha possvel para ele. 104 Considere que um titular de carto, nascido no dia 12 de outubro, tenha esquecido sua senha, mas lembre apenas que ela um mltiplo de 5. Se, ao fazer um pagamento, ele inserir, a cada solicitao de senha, um nmero distinto, de quatro dgitos, escolhido aleatoriamente entre suas possveis senhas, a probabilidade de ele ter seu carto bloqueado ser igual a .
Cargo 5: Escriturrio 7

UnB/CESPE BRB

Uma microempresria pessoa jurdica , ao solicitar a abertura de uma conta-corrente para efetuar o pagamento dos salrios de seus 15 empregados, recebeu do gerente de um banco a oferta dos pacotes mensais de servios A e B, conforme tabela abaixo.
pacote A B taxa (R$) 19 26 cheques 8 12 transferncias 10 8

RASCUNHO

Independentemente de saldo mdio, aplicaes ou outros parmetros da microempresa, os valores da tabela correspondem, para cada pacote, taxa de administrao e quantidade de cheques fornecidos e de transferncias autorizadas mensalmente, sem custos adicionais. Para cada cheque ou transferncia alm dos limites mensais estabelecidos nos pacotes, o banco cobra tarifas adicionais de R$ 2,00 e R$ 3,00, respectivamente, mas concede desconto nessas tarifas de acordo com o saldo mdio mensal da conta da microempresa, conforme a tabela abaixo.
saldo mdio (R$) at 10.000,00 de 10.000,01 at 15.000,00 de 15.000,01 at 20.000,00 de 20.000,01 at 30.000,00 acima de 30.000,00 desconto (%) 0 25 50 75 100

Com relao aos pacotes oferecidos pelo referido banco e com base nas informaes apresentadas, julgue os itens seguintes.
105

Considere que o saldo mdio mensal da conta-corrente dessa microempresa seja inferior a R$ 10.000,00 e que se deseje pagar os salrios dos empregados de uma mesma forma cheque ou transferncia. Nesse caso, o pacote B oferece a forma mais favorvel microempresa de efetuar o pagamento desses salrios.

106

Se o saldo mdio mensal da conta-corrente dessa microempresa for de R$ 12.000,00 e se for desejado utilizar a mesma forma cheque ou transferncia para pagar o salrio de todos os empregados, ento uma das formas oferecidas pelo pacote de servios A ser mais favorvel empresa.

107

Considere que, em determinado momento aps a abertura da conta-corrente, a microempresa tenha duplicado o nmero de empregados e seu saldo mdio mensal tenha passado para R$ 25.000,00. Sabendo-se que, nesse momento, a microempresa pagava os salrios de seus empregados utilizando todos os cheques e transferncias includos no pacote, pagando R$ 32,00 de tarifas bancrias, em que estavam includas a taxa de administrao e as tarifas adicionais devidas pelo uso de cheques e transferncias alm dos limites mensais, correto afirmar que o pacote de servios contratado era o A.

Cargo 5: Escriturrio

UnB/CESPE BRB

Para a impresso de comprovantes de operao bancria, um banco usa as impressoras trmicas dos modelos A e B. O modelo A imprime 250 mm por segundo em papel de 80 mm de largura por 18 cm de comprimento, que corresponde a um comprovante de operao bancria; o modelo B imprime 8 polegadas por segundo em papel de 110 mm de largura por 15 cm de comprimento, correspondente a um desses comprovantes. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem, considerando 2,54 cm como valor aproximado de 1 polegada.
108 109

Julgue os itens a seguir, acerca de custo efetivo, taxas de retorno e rendas.


118

Se o custo real efetivo de uma operao financeira for de 15% e se a taxa de inflao acumulada no perodo for de 8%, ento, nesse caso, o custo total efetivo dessa operao financeira ser inferior a 24%. Considere que uma empresa tenha feito um investimento de R$ 20.000,00, para obter fluxos futuros de R$ 12.000,00 e R$ 11.000,00, respectivamente, ao final de cada um dos dois prximos anos. Nesse caso, se a taxa de juros de mercado for inferior a 9% ao ano, o investimento ser rentvel. Considere que a propaganda de uma loja de eletrodomstico anuncie a venda de um modelo de televisor em que o cliente paga uma entrada de R$ 400,00 e mais duas prestaes desse mesmo valor. Nesse caso, se a taxa de juros da loja for de 1% ao ms, ento o valor desse aparelho, vista, inferior a R$ 1.180,00.

119

O modelo B tem maior velocidade de impresso que o modelo A. Considere que duas impressoras do modelo A e trs impressoras do modelo B, durante certo perodo de tempo, tenham produzido as mesmas quantidades de comprovantes, totalizando as 5 impressoras 97,2 m de comprimento de papel impresso. Nesse caso, nesse perodo, as trs impressoras do modelo B produziram 54 m de comprimento de papel impresso.

120

Para aquisio de sua casa prpria, um cliente de uma instituio financeira com carteira hipotecria necessita financiar R$ 60.000,00. O financiamento poder ser feito pelo sistema de amortizao constante (SAC) ou pelo sistema de amortizao francs (PRICE). Em cada um desses sistemas, a prestao mensal composta pelo valor determinado pelo sistema e mais R$ 25,00 a ttulo de seguro de financiamento. A taxa de juros de 1% ao ms, o prazo do financiamento de 10 anos e no h correo monetria. Com relao situao apresentada, julgue os itens seguintes, considerando 1,1268 e 3,3 como valores aproximados de (1,01)12 e (1,1268)10, respectivamente.
110 111 112

RASCUNHO

Para que a primeira prestao tenha o menor valor possvel, esse cliente dever optar pelo SAC. A taxa de juros mensal de 1% equivalente a uma taxa superior a 12,5% ao ano. No SAC, os valores das prestaes mensais formam uma progresso aritmtica de razo igual a 0,01A, em que A o valor da amortizao. No SAC, o valor da 26. prestao igual ao dobro da amortizao. Pelo sistema francs, o valor da 98. prestao ser inferior a R$ 875,00. Pelo SAC, a soma das primeiras 29 prestaes ser inferior a 50% do valor financiado.

113 114 115

Um funcionrio demitido recebeu o seu FGTS e investiu parte dele em uma instituio financeira que remunera os investimentos captados com juros compostos capitalizados mensalmente. A partir dessa situao, julgue os itens que se seguem, considerando 0,301 e 0,477 como valores aproximados de log 2 e log 3, respectivamente.
116

Se, ao final do terceiro ms aps o investimento, o montante for de R$ 20.000,00 e, ao final do quinto ms, de R$ 24.200,00, ento o capital investido inicialmente foi inferior a R$ 16.000,00. Se a taxa de juros desse investimento for de 2,4% ao ms, ento, aps 18 meses, o saldo total do investimento ser inferior a 150% do capital investido.
9

117

Cargo 5: Escriturrio

You might also like