You are on page 1of 4

PLANO DE CURSO

1. IDENTIFICAO CURSO: Direito ANO: 2011 DISCIPLINA: Linguagem e Argumentao Jurdica PERODO: 2. TURNO: Noturno CH TOTAL: 80 h/a SEMESTRE: 2. PROFESSORA: Maria de Lurdes Almeida e Silva Lucena 2. EMENTA O Direito e sua Linguagem. Apresentao da linguagem jurdica como prtica argumentativa. Distino entre argumentao jurdica e argumentao tica, poltica, cientfica e da vida ordinria. A correo formal e material dos argumentos. O silogismo. A concepo retrica do raciocnio jurdico e a racionalidade das decises jurdicas. A lgica jurdica como argumentao e o critrio de correo dos argumentos jurdicos. 3. JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA A disciplina contribui para uma melhor formao do Bacharel em Direito, permitindo, assim, uma melhor atuao como profissional dotado de uma vasta esfera de conhecimentos e de informaes que lhe possam proporcionar ampla autoridade de saber cientfico, social, poltico, econmico. O domnio dos fundamentos da lngua portuguesa, da leitura e produo de textos fundamental para o desenvolvimento oral e escrito da linguagem do aluno e adequao do mesmo quanto exigncia da escrita e da oralidade de um bacharel em Direito. 4. OBJETIVOS GERAIS E ESPECFICOS Objetivo Geral Estudar a argumentao e elaborar textos orais ou escritos com competncia, correo, clareza e objetividade, observando sua aplicabilidade no Direito.

Objetivos Especficos Levar o aluno a: - conhecer o processo da comunicao e seus elementos (produtor e receptor de textos verbais e no-verbais); - compreender a noo de texto para, a partir da, fazer uso dos mecanismos lingusticos responsveis pela textualidade de um discurso; - reconhecer os elementos macroestruturais e lingusticos configuradores das sequncias textuais (narrativa, descritiva, explicativa e argumentativa); - identificar os mecanismos constitutivos do texto e, a partir deles, examinar a natureza da significao das palavras e de sentenas, os conectivos, os mecanismos coesivos responsveis pela retomada e progresso temtica do texto; - identificar gneros textuais orais e escritos que circulam na sociedade; - identificar gneros textuais escritos especficos do Direito; - estudar e dominar tcnicas de argumentao, persuaso e convencimento; - produzir textos escritos observando a norma padro (gramtica); - identificar e aplicar com eficincia a linguagem jurdica; - aplicar tcnicas de apresentao pblica e oratria. 5. UNIDADES E SUBUNIDADES Unidade 1. Processo da comunicao e elementos da comunicao jurdica (conceitos): 1.1. Linguagem, lngua, fala 1.2. Elementos da comunicao jurdica 1.3. Funes da linguagem relacionadas comunicao jurdica 1.4. Nveis de linguagem (formal, informal) 1.4.1. Vocabulrio e discurso jurdico 1.4.2. Nveis da linguagem jurdica Unidade 2. Leitura e Produo textual 2.1. Noes gerais do texto, texto oral e texto escrito 2.2. Gneros textuais aplicados rea jurdica (narrao, descrio e dissertao). 2.3. Estilstica: linguagem figurada aplicada ao texto jurdico (oral e escrito).

Unidade 3. As normas gramaticais para a capacitao do profissional de Direito 3.1. Questes de concordncia verbal e nominal 3.2. Ortografia 3.3. Regncia verbal e crase 3.4. Colocao pronominal 3.5. Acentuao grfica e pontuao.

4. Oralidade e argumentao 4.1. Expedientes da argumentao e persuaso jurdica 4.2. Tipos de argumentos 4.3. Apresentao pblica 4.4. Defesa de tese e debates (oratria) 4.5. Simulaes para defesa e argumentao 6. METODOLOGIA Sero utilizadas as seguintes estratgias de aulas: aulas tericoexpositivas; leitura e discusso de textos; levantamento de dificuldades gramaticais; produo de textos pelos alunos; correo de textos; estudos em grupo. 7. PROPOSTA PARA A AVALIAO Contedo a ser avaliado Variao lingustica e a sociedade brasileira. Interpretao de texto. Produo de texto. Anlise gramatical. Fundamentos textuais e gramaticais. Produo de um fichamento por citao do livro Preconceito Lingustico, Marcos Bagno. Trabalho Interdisciplinar Tipo avaliao de Valor 10.0 Data/ ms Decorrer de todo semestre.

Exerccios desenvolvidos em sala de aula.

Avaliao individual Elaborao de um trabalho de leitura.

25.0

27/9/2011

20.0

27/10/2011

Interdisciplinar

15.0

25/10/2011 27/10/2011 01/12/2011

Fundamentos tericos textuais. Fundamentos gramaticais Modalidades de discurso

Avaliao Final.

30.0

Distribuio dos pontos: Atividades Avaliativas Apresentao de Trabalhos Participao e Envolvimento Prova Final Total 25 pontos 35 pontos 10 pontos 30 pontos 100 pontos

8. FONTES DE PESQUISA (REFERNCIAS) BIBLIOGRAFIA BSICA BITTAR, Eduardo C. B. Linguagem Jurdica. So Paulo: Saraiva, 2001. DAMIO. R. T.; HENRIQUES, A. Curso de Portugus Jurdico. So Paulo: Atlas, 2000. MARCONDES, Marleine P; NADLSKIS, Hndricas. Comunicao Jurdica. So Paulo: Saraiva, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: HENRIQUES, Antonio. Prtica da linguagem Jurdica. So Paulo: Atlas, 1999. PEREIRA, Cludia Barbosa. Oratria no Direito. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2005. PETRI, Maria Jos Constantino. Manual de linguagem jurdica. So Paulo: Saraiva, 2009.

PROFESSORA: --------------------------------------------------------Maria de Lurdes Almeida e Silva Lucena COORDENADOR: -------------------------------------------------Prof. Dr. Leosino Bizinoto Macedo

Uberlndia, 04 de agosto de 2011.

You might also like