You are on page 1of 11

ISSN ISSN

0103-5665 0103-5665

45

O DESAFIO DA CLNICA PSICANALTICA COM IDOSOS

Jos Tiago dos Reis Filho* Gisela de Carvalho Santos**

RESUMO
O texto narra uma experincia de atendimento psicoteraputico de referncia psicanaltica de um sujeito idoso, realizada durante o estgio de uma estudante de graduao em Psicologia. A velhice, enquanto categoria, aqui discutida, enfatizando seus aspectos sociais e psquicos. Articular os conceitos de velhice, doena, clnica psicanaltica e multidisdiplinaridade foi um desafio apresentado jovem terapeuta e seu supervisor psicanalista. Dessa forma, partimos do conceito de clnica ampliada e elaboramos uma crtica ao atual sistema de sade, que oferece um atendimento precrio a seus usurios e, principalmente, populao idosa, que tem crescido cada vez mais. Palavras-chave: velhice, psicanlise, clnica ampliada, multidisciplinaridade

ABSTRACT THE CHALLENGE OF PSYCHOANALYTIC CLINIC WITH ELDERLY INDIVIDUALS


This article recounts the experience of an elderly individuals psychotherapeutic treatment that was carried out, with supervision, by a psychology undergraduate student. Old age, as a category, is here discussed, emphasizing its social features as well as psychological aspects. The articulation of concepts such as old age, illness, clinical psychoanalysis and multidisciplinarity, was a challenge presented to the young therapist and her supervisor. In face of that, starting from the concept of extended clinic, we developed a critique of the current health system, which offers precarious support to its users, especially to the elderly population, that is rapidly expanding. Keywords: oldness, psychoanalysis, extended clinical, multidisciplinarity

* Psicanalista; Doutor em Psicologia Clnica pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo e Professor da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. ** Graduanda em Psicologia da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais / Betim.
PSIC. CLIN., RIO IO DEANEIRO, VOL.19, N.2, P.45 55, 2003 PSIC. CLIN., R DE J JANEIRO, VOL.15, N.2, P.X Y, 2007

46

CLNICA

COM IDOSOS

Freud (1898/1976), ao tratar da aplicabilidade da teoria psicanaltica, faz algumas objees. Afirma que a Psicanlise no aplicvel a jovens ou adultos considerados dbeis ou incultos e tambm fracassa com idosos, uma vez que apresentam um acmulo de material psquico que demandaria muito tempo para ser trabalhado, alm de estarem em um perodo da vida ao qual nenhum valor dado sade nervosa. Passado pouco mais de um sculo, ainda constatam-se objees quanto ao tratamento psicanaltico em idosos. No raro, considera-se que as pessoas idosas apresentam determinadas caractersticas que inviabilizam o tratamento, como adesividade libidinal, isto , dificuldade em retirar os investimentos libidinais de certos objetos, inrcia psquica e at mesmo dificuldade de simbolizao. compreensvel a objeo de Freud, num contexto em que a perspectiva de vida no ultrapassava os 40 anos. Contudo, a realidade atual difere em muitos aspectos daquela. Na contemporaneidade, o aumento da perspectiva de vida um fato. Segundo Mucida (2004), ser idoso na atualidade deparar-se com as mais diversas formas de desamparo, uma vez que a lgica predominante a do mercado. Valorizam-se as novidades, a juventude, a beleza, o inovador. Neste contexto, no h espao para o que velho. Portanto, a velhice se torna uma questo para quem idoso, para quem tenta no ser e tambm para quem vir a ser. Desta forma, que possveis argumentos poderiam isentar a Psicanlise de se haver com o pblico idoso? Afinal, quem o sujeito da prtica analtica? sabido que o objeto de estudo da Psicanlise o inconsciente. Ele possui uma forma peculiar de funcionamento e constituio que ignora a lgica cronolgica e temporal. Seu ncleo
consiste em representantes pulsionais que procuram descarregar seu investimento; isto , consiste em impulsos carregados de desejo. Esses impulsos so coordenados entre si, existem lado a lado sem se influenciarem mutuamente e esto isentos de contradio mtua. No h nesse sistema lugar para negao, dvida ou quaisquer graus de certeza. [...] os processos inconscientes dispensam pouca ateno realidade. Esto sujeitos ao princpio do prazer, [...] [e so tambm] atemporais, isto , no so ordenados temporalmente, no se alteram com a passagem do tempo; no tm qualquer referncia ao tempo (Freud, 1915/1974: 214).

A partir do objeto de estudo da Psicanlise, possvel presumir que o sujeito da prtica analtica o sujeito do inconsciente, e este no envelhece. Por esse motivo, quando Maria buscou atendimento psicolgico, o fato de ter 68 anos no constituiu empecilho para dar incio a seu processo analtico.
PSIC. CLIN., RIO
DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

CLNICA

COM IDOSOS

47

Maria nasceu no interior de Minas, cresceu ajudando seu pai na colheita de caf, tornando, assim, o trabalho um valor significativo em sua vida. Aps casarse, mudou para a cidade grande, onde teve 10 filhos. Destes, um era caminhoneiro e faleceu quando dirigia, devido a causas naturais. Seu marido trabalhava na coleta de lixo; ela, por sua vez, ficava em casa cuidando dos filhos e dos afazeres domsticos, atividades nas quais sentia muito prazer. Aos 68 anos teve um A.V.C (Acidente Vascular Cerebral), incidente significativo em sua vida. Havia dado incio ao tratamento fisioteraputico e, por apresentar freqentes e intensas crises de choro, foi encaminhada para tratamento psicolgico no segundo semestre de 2005. Ambos tratamentos ocorreram na clnica-escola da mesma instituio. Na primeira entrevista, Maria chegou em uma cadeira de rodas e apresentava o lado esquerdo do corpo paralisado. Estava acompanhada de seu esposo, que participou deste primeiro encontro. Ao ser indagada sobre o motivo da procura de atendimento psicolgico, respondeu no estar bem da cabea, alm de no se lembrar das coisas. Seu marido foi quem relatou sobre as crises de choro, que tiveram incio aps o A.V.C.. Nas sesses que se seguiram, uma demanda diferente foi se configurando. Significantes como perda, morte e trabalho comearam a aparecer e a se repetirem em diversos fatos. Maria relatou a morte de seu filho e de seu pai, ressaltando neles a qualidade de serem trabalhadores. O primeiro, caminhoneiro, estava trabalhando e faleceu quando repentinamente sentiu um mal-estar, caindo do caminho e batendo com a cabea no cho. O segundo sempre estava envolvido nas atividades rurais; um dia, aps chegar do trabalho, disse no estar se sentindo bem e pouco tempo depois teve um infarto fulminante. Maria tambm relatava as conseqncias de suas perdas fsicas; dizia no poder visitar seus irmos, que moravam em outras cidades, alm de no dar conta de fazer o trabalho domstico; relatava, com certo incmodo, a necessidade de ajuda para tomar banho, se alimentar, beber gua, etc. Ao mencionar suas incapacidades e dificuldades, sempre se reportava ao A.V.C.. Alegava que, por causa dele, no podia fazer mais nada, chegou a dizer que quanto mais velho se fica no se serve mais para nada. Apesar das autorecriminaes, relatava os progressos realizados na fisioterapia e afirmou ter ficado contrariada com o fisioterapeuta que a chamou de preguiosa. Diante do que havia sido exposto, e levando em considerao o tempo disponvel, a direo do tratamento foi no sentido de auxiliar no processo de elaborao do luto e trabalhar questes relacionadas ao significante trabalho.
PSIC. CLIN., RIO
DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

48

CLNICA

COM IDOSOS

Com relao ao luto, ficou claro que Maria no o tinha concludo. Permanecia ligada imagem que tinha de si, antes da ocorrncia do A.V.C., experimentando as lembranas dessa fase com lamentao, tristeza e dor. Freud (citado por Mucida, 2004), afirma que no processo de luto ocorre uma introverso da libido, que estava investida num determinado objeto, ao eu, ocasionando desnimo penoso, inibio das atividades e desinteresse pelo mundo externo. Assim, a concluso desse processo o que permite ao eu investir novamente em outros objetos. Intervenes que promoviam reflexes sobre as possibilidades e progressos de Maria foram realizadas com o intuito de auxiliar no processo de luto. Aos poucos ela comeou a relatar que estava se vestindo e indo ao banheiro sozinha. Pequenos ganhos foram aparecendo em seu discurso, pouco a pouco o interesse pelo mundo externo foi reaparecendo, conseguiu at viajar para o interior a fim de ver seus irmos. Inmeras vezes, a paciente demonstrou dificuldade em lidar com suas limitaes fsicas e prticas; no conseguia pensar em uma nova forma de ser. Mucida (2004) afirma que na velhice o real da castrao se impe de forma irrevogvel, uma vez que as perdas, no somente as relacionadas imagem corporal, remetem o sujeito fase do espelho, mas um espelho quebrado, pois, se na infncia esta fase remete a uma imagem totalizante, na velhice o idoso se depara com um corpo fragmentado, despedaado, corpo para a morte.
[Essa] vivncia de despedaamento vivida muitas vezes na velhice , ao contrrio, uma antecipao sem retorno, pois vrias mudanas em curso no oferecem perspectivas de novas aquisies. Ao contrrio, tratando-se da imagem, so perdas que no encontram nenhuma reparao e com as quais o sujeito dever se conformar e se adaptar (Mucida, 2004: 109).

O sujeito envelhece de forma peculiar e singular, levando em considerao a imagem que o Outro lhe devolve. As imagens devolvidas pelo Outro so to diversificadas quanto as inmeras possibilidades de se envelhecer. Beauvoir diz que a velhice teria dois sentidos diferentes, uma categoria social mais ou menos valorizada segundo as circunstncias. E para cada indivduo, um destino singular (Beauvoir, citado por Mucida, 2004: 28). As influncias da categoria social sobre a senescncia so escolhidas pelo prprio sujeito, de acordo com os significantes de cada um. Ao dizer que quanto mais velho se fica mais no se serve para nada, Maria demonstra a introjeo do discurso social. Estando inserida num contexto capitalista, no qual se valoriza sobretudo a capacidade produtiva e/ou consumista dos
PSIC. CLIN., RIO
DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

CLNICA

COM IDOSOS

49

sujeitos, sofre as conseqncias de sua incapacidade para o trabalho. Por outro lado, o significante trabalho comeou a se tornar mais freqente quando vrios fatos envolvendo seu pai foram relatados. Esta a parte singular que o trabalho revela sobre Maria. Este significante est relacionado a seu Ideal de Eu, faz parte de sua constituio egica, sendo, portanto, um trao de identificao com o pai. Abras e Sanches (2004) afirmam que
o Ideal do Ego e o Ego ideal so identificaes relativas s fases do narcisismo. So identificaes com o prprio Eu e com os ideais e ideologias familiares. Estas identificaes se encontram abaladas no processo de envelhecimento na medida em que o sujeito se v incapaz de corresponder a estas imagens de perfeio narcsicas (Abras & Sanches, 2004: 5).

Maria no mais se reconhecia como aquela que trabalhava e se via cada vez mais distante da possibilidade de morrer trabalhando, assim como seu pai e seu filho. Sendo assim, as retaliaes trazidas pelo olhar do Outro que desvaloriza quem no mais trabalha se tornavam bastante incisivas. As intervenes tiveram o objetivo de faz-la refletir sobre as semelhanas e diferenas em relao a seu pai. Em uma determinada sesso, Maria chegou dizendo que aquele seria seu ltimo dia de terapia, pois no havia ningum para lev-la. Este foi um momento marcante para a jovem terapeuta. Seu corao comeou a bater mais rpido, a teoria e o que tinha estudado at o momento pareceram sumir por um instante. Pensou: ser que fiz algo errado? E agora, o que fao?. Apesar do embarao, a jovem terapeuta, levando em considerao a dificuldade de abstrao apresentada por Maria, props uma situao problema, para que essa pudesse refletir sobre a desistncia do tratamento. O processo teraputico havia chegado a um estgio que colocava em discusso o posicionamento de Maria no mundo. possvel dizer que, de alguma forma, a necessidade de mudana foi percebida, mas no aceita. Mudar o estado de coisas seria abrir mo de vrios ganhos secundrios que estava tendo com sua postura passiva e impotente; por isso, a resistncia se fez necessria. Freud (1912/1969), no texto A dinmica da transferncia, diz da resistncia como sendo uma modalidade da transferncia, podendo ocorrer para manter o estado de coisas, que foi o caso de Maria, ou porque contedos inconscientes se tornam vulnerveis, podendo se tornar conscientes, o que inaceitvel pela conscincia. No processo analtico ocorre a introverso, isto , a parte da libido que direcionada realidade, capaz de se tornar consciente, diminuda, retornando ao eu e aumentando aquela relacionada ao inconsciente. Nesse processo, a libido
PSIC. CLIN., RIO
DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

50

CLNICA

COM IDOSOS

entra em curso regressivo e revive as imagos infantis; o analista busca rastrear a libido, tornando-a consciente e til realidade.
No ponto em que as investigaes da anlise deparam com a libido retirada em seu esconderijo, est fadado a irromper um combate; todas as foras que fizeram a libido regredir se erguero como resistncias ao trabalho da anlise, a fim de conservar o novo estado de coisas. [...] Mas as resistncias oriundas desta fonte no so as nicas, ou, em verdade, as mais poderosas. A libido disposio da personalidade do indivduo esteve sempre sob a influncia da atrao de seus complexos inconscientes (ou mais corretamente, das partes desses complexos pertencentes ao inconsciente) e encontrou um curso regressivo devido ao fato de a atrao da realidade haver diminudo. A fim de liber-la, esta atrao inconsciente tem de ser superada, isto , o recalque das pulses inconscientes e de suas produes, que entrementes se estabeleceu no indivduo, deve ser removida (Freud, 1912/1969: 114).

Manobrada a resistncia, Maria voltou na sesso seguinte com um novo discurso. Novos temas comearam a ser apresentados. Dizia sentir medo de estar sozinha, de ficar pensando coisas, as quais no conseguia dizer naquela hora, mas que em outro momento nomeou como medo de morrer e ningum ver. Comeou uma srie de reclamaes sobre o marido e tambm demonstrou o apego que tinha a ele; dizia no suportar sua ausncia em hiptese alguma. Ao ser questionada quanto sua relao conjugal, antes do A.V.C., ela respondeu: No momento que a gente mais ia ficar junto eu ca. O A.V.C. ocorreu pouco tempo depois que seu marido havia se aposentado, ou seja, ele estaria mais tempo em casa, ela teria que ser objeto do desejo, e o objeto causa de desejo. Aps um perodo de frias, as atividades foram retomadas, e Maria j no andava mais de cadeiras de rodas, tinha agora o auxlio de uma bengala, seus movimentos fsicos estavam cada vez melhores. Continuava a freqentar a fisioterapia e a mostrar seus progressos. Durante algumas sesses, logo aps a retomada do tratamento, uma srie de assuntos trabalhados no ano anterior comeou a ser reeditada, por assim dizer. Falou de suas perdas fsicas e de suas incapacidades, mas no de forma retaliativa como antes; da morte, agora com o diferencial de conseguir nome-la e dizer do medo de morrer sozinha sem ningum ver; falou tambm do trabalho e do marido. Freud (1914/1969), no texto Recordar, repetir e elaborar, explica que o recordar e o repetir so regulados pelas resistncias, mas que esse um movimento necessrio para que determinados contedos sejam elaborados, possibilitando o aparecimento de outros.
PSIC. CLIN., RIO
DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

CLNICA

COM IDOSOS

51

Tendo passado esse perodo de recordaes e repeties, Maria se deteve nas reclamaes sobre o marido. A partir de ento, algo estranho comeou a acontecer. s vezes ela parava de falar repentinamente, ou ficava em silncio, de modo estranho, por um longo tempo. O que estaria acontecendo? Quando se est perante um sujeito atpico, como ela, no possvel psicologizar todos os acontecimentos. Havia momentos em que ela se levantava e andava pela sala devido a dores nas costas, s vezes sentia sede, ou mesmo sono, no meio da sesso, por causa dos fortes medicamentos administrados, outras vezes deitava a cabea no brao do sof por sentir cansao fsico. Era necessrio investigar sua rotina diria para entender o que estava acontecendo. Maria, aps o A.V.C., caiu algumas vezes, batendo com a cabea e, apesar disso, no havia realizado nenhum exame neurolgico. Ao ser indagada sobre a existncia de algum fato extraordinrio, relatou que havia cado. Estava tendo crises de ausncia, isto , ficava ligeiramente inconsciente; sua lngua estava enrolando, alm de ter comeado a sentir dores nas pernas. A partir desses relatos, a possibilidade de um novo A.V.C. foi cogitada. Diante da complexidade dos fatos, a jovem terapeuta se disps a discutir o caso com a fisioterapeuta de Maria. Ao expor a situao, a fisioterapeuta pareceu no ouvir a gravidade dos acontecimentos e alegou que a paciente era poliqueixosa, no colaborava nos exerccios e sempre dizia estar com alguma dor. Pensou at em dar alta a ela. A jovem terapeuta se surpreendeu com as declaraes, no reconhecia naquele discurso sua paciente que sempre falava da fisioterapia como algo importante. Ao dizer fisioterapeuta da importncia dada ao tratamento pela paciente, esta se sensibilizou e afirmou que criaria um grupo para um pblico especfico e que Maria poderia ser includa nele. Estes acontecimentos marcaram um novo momento no tratamento. Era necessrio buscar uma interveno interdisciplinar. Segundo Mucida (2004), a velhice um perodo da vida que nos escancara o real da castrao e nossa cultura ocidental tenta tamponar a velhice e os velhos, atrelando a eles significantes como morte, improdutividade e inutilidade, na tentativa de manter quem ainda no idoso protegido. Velhice passa a se tornar libi para tudo, principalmente se a ela conjuga-se doena. Era exatamente isso o que se podia observar nos discursos mdicos; a situao vivida pela paciente estava sendo considerada como mal da idade. Passado um tempo, Maria comeou a no comparecer aos atendimentos devido s fortes dores que estava sentindo na perna. O perodo de frias escolares estava por vir, impossibilitando o acompanhamento do caso por um ms e meio. Findo esse perodo, tentou-se o contato com Maria para a retomada do tratamento, o que foi em vo, pois ela havia sido levada para o hospital.
PSIC. CLIN., RIO
DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

52

CLNICA

COM IDOSOS

Causa indignao a gravidade a que o quadro clnico de Maria teve que chegar para que alguma providncia pudesse ser tomada. Segundo seus familiares, depois de muitos gritos de dor na perna, ficou completamente paralisada e entrou numa espcie de coma, nos dizeres da famlia: dormiu e no acordou mais. O tratamento psicoterpico teria sua continuidade em outro setting, isto , o hospital. Maria estava irreconhecvel, apresentava aspecto cadavrico, estava extremamente magra, plida, tinha muita dificuldade para respirar e no abria os olhos desde que fora internada. A primeira sesso nesse novo setting foi marcada pelo silncio. Contudo, havia uma relao. Maria estava sendo legitimada enquanto sujeito, mesmo sendo incapaz de se comunicar. Na semana seguinte, ela no se encontrava mais no setor de observao, havia sido transferida para a enfermaria, o que sinalizava uma melhora. Nesse setor, a concesso de permisso para atender Maria foi um tanto complexa; o contato foi feito com a psicloga responsvel pelo setor. Aps muitas negociaes, a profissional explicou que no era possvel dar paciente assistncia psicolgica, pois a mesma no estava falando e quando isso fosse possvel ela mesma ofertaria o servio. Contudo, a jovem terapeuta poderia freqentar o hospital como visitante. Apesar do discurso explcito daquela profissional, a jovem terapeuta percebeu que existia permisso para continuar seu trabalho, e assim o fez. Por duas semanas os atendimentos se resumiram em informar a Maria o que estava acontecendo a seu redor e fazer-lhe companhia. Certo dia, uma de suas filhas, que estava como acompanhante, relatou que a paciente, s vezes, apertava sua mo ou abria os olhos, mas que isso s ocorria quando Maria queria, e por isso se referia sua me como manhosa. Aps esse relato, a jovem terapeuta comeou a questionar sua prtica. Pensou: como a psicanlise, sendo uma prtica do discurso, poderia ajudar aquele sujeito que no falava?. Freud (1914/1974), em Sobre o narcisismo: uma introduo, afirma que quando algum est com dor de dente h uma retirada da libido do mundo externo e, conseqentemente, um retorno desta ao eu. Essa contribuio de Freud foi essencial, pois concluiu-se que semelhante processo estava ocorrendo com Maria. Ela investia sua libido apenas em objetos de seu interesse; de outra forma, manifestava seus progressos a quem valia a pena; por isso, em seu pronturio continuava o diagnstico de rigidez corporal. Diante de tal concluso, a jovem terapeuta pensou em provocar demanda, de modo que a paciente sentisse desejo de investir sua libido no mundo externo. Na semana seguinte a essas reflexes, Maria estava acompanhada pelo marido. A jovem terapeuta, aps se paramentar conforme as instrues da enfermagem, comeou a conversar com ele, mas com o intuito de fazer a paciente ouvir a
PSIC. CLIN., RIO
DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

CLNICA

COM IDOSOS

53

conversa. Falava que j estava na hora de ela voltar vida. Foi pedido para que ela abrisse os olhos e, aparentemente, nada aconteceu. Passados uns instantes, Maria comeou a mexer as pernas e a jovem terapeuta encostou naquele corpo magro, meio rgido, investindo naquele sujeito ao dizer que estava ali, vendo seu esforo. A paciente continuou a se movimentar, mexeu as pernas e abriu os olhos. Foi um momento muito emocionante. Aps abrir os olhos e demonstrar que estava consciente, com um olhar direcionado, comeou a respirar com muita fora e soltou um grunhido. A jovem terapeuta reforou sua presena, disse que a estava ouvindo e vendo seus esforos, contudo era preciso calma. Alm do A.V.C., que afetara dessa vez o outro lado do crebro, a paciente apresentava pneumonia. Muito esforo poderia faz-la engasgar com a secreo e isso poderia ser um complicador. Em meio aos atendimentos, percebeu-se a necessidade de discutir o caso com o mdico que acompanhava Maria. Ao ser indagado sobre o quadro clnico da paciente, o mesmo respondeu que o quadro neurolgico inalterado era grave. Considerava que os danos fsicos e cognitivos eram enormes, porm, como ela estava rgida, no era possvel definir o grau da gravidade. Disse tambm que no tinha nenhuma restrio quanto ao tratamento psicolgico, apesar de no acreditar que algo pudesse ser feito, uma vez que a paciente era incapaz de verbalizar; por fim, recomendou atendimento aos familiares. Ao ser perguntado sobre a pneumonia, disse que a famlia teria que aprender a lidar com esse quadro, pois ele seria uma constante na vida de Maria. Na semana seguinte, a paciente estava acordada e, ao ver a jovem terapeuta, comeou a gesticular com a boca, tentando falar, esforando-se, mas o som no saa. Foi orientada a mostrar seus progressos aos mdicos para que pudessem fazer uma avaliao mais adequada de seu quadro clnico. O fato de no conseguirem entendla, em seus gestos, era angustiante, mas era possvel ver sua sensvel melhora. No atendimento posterior, Maria conseguiu expressar um: h!. Ficava gesticulando com a boca, s que desta vez com uma expresso de aflio. Ela ainda estava com pneumonia e tomando fortes antibiticos, mas, mesmo assim, havia informaes de que os mdicos estavam pensando em lhe dar alta. Nessa mesma semana, foi marcado um encontro com uma neuropsicloga, a fim de discutir e pensar possveis intervenes. Ao ouvir o caso, a profissional afirmou que a localizao da leso, ou seja, no lobo frontoparietal esquerdo, estava relacionada rea responsvel pela linguagem. Como as duas leses (a primeira no hemisfrio direito e a segunda no esquerdo) afetaram a regio da linguagem, alm da dificuldade de elaborar pensamentos Maria teria tambm dificuldade de expresso. Por esse motivo, apesar de Maria se esforar, no conseguia falar. Junto neuropsicloga foi traado um planejamento de como seria possvel intervir nesta nova fase.
PSIC. CLIN., RIO
DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

54

CLNICA

COM IDOSOS

A jovem terapeuta ficou entusiasmada para poder colocar em prtica as novas atividades. E foi ento que, na semana seguinte, quando voltou ao hospital, recebeu a notcia que na manh de domingo Maria havia falecido de uma parada crdio-respiratria. O tratamento havia chegado ao fim, o inevitvel havia acontecido, o real nu e cru estava se apresentando por meio desta que escancara nossa finitude: a morte. Aps tantos exerccios fisioteraputicos, psicoterapia, recuperao de doenas, etc, possvel concluir que Maria, assim como seu pai e seu filho, morreu trabalhando; afinal, em seu corpo, ficou o retrato de seu trabalho. A velhice um assunto que tem sido estudado por diversas reas do conhecimento. Estudos apontam que nos ltimos 40 anos houve um intenso processo de concentrao da populao brasileira nos centros urbanos. Os imigrantes rurais buscam nas cidades oportunidades para melhorarem suas condies de vida. Contudo, ao chegarem, se instalam nas periferias, primeiro por falta de recursos financeiros e tambm porque os centros urbanos esto cada vez mais comerciais. Seguindo essa lgica e levando em considerao a perspectiva de vida aumentada em torno dos 70 anos, podemos concluir que a populao idosa brasileira tende a aumentar, e esse aumento se dar principalmente nas periferias.
Somos um pas de meia-idade com projeo de sermos, nos prximos 40 anos conforme dados da ONU , o pas mais envelhecido do continente latinoamericano, considerando-se a populao com mais de 60 anos no conjunto da populao brasileira. Conforme dados do IBGE, existem 14 milhes de idosos atualmente no Brasil. O nmero de idosos aumentou de 7,4% em 1989 para 8,3% em 1995 e chegou a 9,1 em 1999 (Mucida, 2004: 187).

Diante desse inevitvel crescimento da populao idosa, e levando em considerao o drama vivido por Maria, que tambm o drama de vrios idosos no Brasil, uma preocupao no que diz respeito aos servios prestados a essa faixa etria se faz presente. No raro, os idosos so considerados como pessoas mais prximas da morte e por isso no recebem tratamento e atendimento adequados. No que diz respeito sade, Machado (2003) afirma que pouco mais de 7% do oramento destinado aos servios de Ateno Bsica, que so responsveis pelas medidas preventivas. Esse dado demonstra um descaso e uma incoerncia em relao ao conceito de sade da Organizao Mundial de Sade, que no a considera como ausncia de doena. Esse investimento mnimo na Ateno Bsica propicia a morosidade nas marcaes de consultas, exames e tambm atendimentos que, se fossem realizados em um tempo hbil, evitariam que os usurios
PSIC. CLIN., RIO
DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

CLNICA

COM IDOSOS

55

do SUS (Sistema nico de Sade) precisassem dos servios de mdia e alta complexidade, que so os servios mais custeados. Nesse sentido, os princpios norteadores do SUS, tais como universalidade, integralidade e equidade, vo se tornando meros conceitos, e idosos que so tambm cidados nem sempre resistem demora de um procedimento e/ou atendimento. Diante dessa lamentvel realidade, necessrio pensar o lugar do analista, principalmente num atendimento que se torna multidisciplinar, pois ele aparece como um profissional diferenciado no sentido de que, ao atender o sujeito, se interessa por ele e por suas questes, sejam elas fsicas e/ou psquicas. O desejo do analista, enquanto lugar de endereamento, por se constituir como Sujeito Suposto Saber, o que vai diferenciar seu atendimento dos outros, uma vez que, indiferente das condies fsicas do analisante, o analista apostar nele enquanto sujeito capaz de se relacionar melhor consigo mesmo e com o Outro, no importando quanto tempo de vida lhe reste.

REFERNCIAS

BIBLIOGRFICAS

Abras, R. M. G. & Sanches, N. R. A. (2004). O idoso e a famlia. Mimeo. Freud, S. (1898). A sexualidade na etiologia da neurose. Obras completas, ESB, v. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1976. . (1912). A dinmica da transferncia. Obras completas, ESB, v. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1969. . (1914). Recordar, repetir e elaborar. Obras completas, ESB, v. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1969. . (1914). Sobre o narcisismo: uma introduo. Obras completas, ESB, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1974. . (1915). O inconsciente. Obras completas, ESB, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1974. Machado, K. (2003). A Sade que queremos e o SUS que temos. Revista RADIS: Comunicao em Sade, 16. Disponvel em <http://www.ensp.fiocruz.br/radis/pdf/radis_16.pdf>. Acesso em 02 mar. 2007. Mucida, A. (2004). O sujeito no envelhece: psicanlise e velhice. Belo Horizonte: Autntica.

Recebido em 15 de maio de 2007 Aceito para publicao em 17 de agosto de 2007

PSIC. CLIN., RIO

DE JANEIRO, VOL.19, N.2, P.45

55, 2007

You might also like