You are on page 1of 4

Avanar com o Maior Inteiro, Nveis 9-12

Av a n a r c o m o M a i o r I n t e i r o
Descrio Geral
Nem todas as funes matemticas tm grficos simples, contnuos. Na realidade, algumas das funes mais interessantes contm avanos e interrupes. Uma dessas funes denominada de funo maior inteiro, escrita como y = int x. definida como o maior inteiro de x igual ao maior inteiro inferior ou igual a x. Nesta actividade, os estudantes iro criar uma funo similar ao grfico da funo maior inteiro ficando um grupo de estudantes alinhado frente ao Sensor de Movimento afastando-se um a um, em seguida, para o lado. A equao para este grfico, de acordo com a sua frmula geral, y = A int (Bx) + C Objectivos: Recolher dados da posio apresentando os avanos como valores com um intervalo regular entre si Representar os dados da posio utilizando a funo maior inteiro Materiais: TI-Nspire CAS Calculator-Based Ranger 2 (CBR 2) ou Go! Motion Capacidades adquiridas com o TI-Nspire CAS: Professor/Estudante deve conseguir realizar o seguinte*: Recolher dados com um sensor de movimento Ajustar os eixos durante a visualizao de um grfico Determinar as coordenadas dos pontos num diagrama de disperso Guardar variveis como variveis
*Consulte o Apndice Recolha de Dados

Procedimento
Configurao 1. Abra o ficheiro Stepping.tns em TI-Nspire CAS. O Problema 1 contm uma Introduo actividade incluindo a Descrio Geral e os Objectivos. 2. O Problema 2 contm informao sobre a Configurao e instrues para a Recolha de Dados. 3. Coloque o sensor de movimento sobre uma mesa de forma a ficar virado para uma rea aberta onde possa afastar-se do sensor livremente sem tropear ou embater nalgum objecto. Deve ficar altura da cintura. 4. Para comear, alinhe seis estudantes frente ao Sensor de Movimento. Certifiquese de que o intervalo entre os estudantes regular e que o primeiro estudante fica posicionado a no menos do que um metro do sensor.

Avanar com o Maior Inteiro, Nveis 9-12

Recolha de Dados 1. No Problema 2, pgina 5, ligue CBR 2 ou Go! Motion porta USB do TI-Nspire CAS. 2. Aps todos os estudantes ficarem alinhados e prontos para se afastarem, seleccione na ferramenta de Recolha de Dados para iniciar a recolha de dados: Pea ao primeiro estudante para aguardar cerca de um segundo antes de se afastar para o lado e para fora do mbito do sensor. Os estudantes devem afastar-se para o lado em intervalos regulares de tempo de forma a que os comprimentos dos segmentos apresentados no diagrama de distncia versus tempo sejam uniformes. Aps os dados para o ltimo estudante terem sido recolhidos, seleccione na ferramenta de Recolha de Dados para concluir a recolha de dados.

3. Analise o grfico de distncia versus tempo. O grfico deve apresentar uma srie de incrementos. Caso contrrio, os estudantes tero de repetir a recolha de dados. Para repetir a recolha de dados, repita os Passos 1 e 2 da recolha de dados. Anlise No Problema 2, pgina 7, ser pedido aos estudantes que indiquem as diferenas entre o grfico dos dados e o grfico simples de y = int(x). 1. Os estudantes podem representar a funo com a equao y = A int(Bx) + C e comparar o grfico com o grfico da funo maior inteiro da primeira pgina. O grfico apresentar vrias diferenas em relao ao grfico simples y = int x.

O grfico deslocar-se- para cima por algum valor C. O intervalo vertical entre os incrementos no ser de um metro, mas estar mais prximo de um valor A. (Tenha este parmetro em conta durante a criao de uma dilatao vertical do grfico.) Finalmente, produzida uma dilatao horizontal do grfico por um parmetro B.

2. Os estudantes podem calcular os valores destes trs parmetros do grfico. Faa um traado atravs do grfico at extremidade do lado esquerdo, em x = 0. Este ser o deslocamento vertical do grfico ou o parmetro C. Registe este valor como C no Problema 2, pgina 10. 3. Agora faa o traado para a direita atravs do grfico. Calcule a extenso tpica do intervalo vertical entre os incrementos. Utilize vrios incrementos para determinar o valor. Registe este valor como A no Problema 2, pgina 12. Este valor ser definido novamente mais tarde. 4. Faa um traado na direco contrria atravs do grfico e calcule o comprimento tpico em tempo dos incrementos. Observe o inverso do tempo. Registe este tempo inverso como B no Problema 2, pgina 14. Este valor tambm ser definido novamente mais tarde. 5. Na parte inferior de Grficos e Geometria na pgina 16 existe uma linha disponvel para introduzir uma nova funo. Introduza a equao amostra f1(x)=a*int(b*x)+c.

Avanar com o Maior Inteiro, Nveis 9-12

6. Defina os parmetros a, b e c e, em seguida, observe o grfico resultante. Para obter um ajuste correcto, ser necessrio experimentar vrios valores para cada, mas altere apenas um valor de cada vez. Siga os passos em baixo para guardar valores diferentes dos parmetros. Clique sobre a Calculadora na parte inferior da pgina 16. O grfico de f1(x)=a*int(b*x)+c j est traado no grfico. Esta equao possui os parmetros A=1, B=1 e C=0, que esto definidos na seco da calculadora conforme indicado. Para definir novamente o valor de um parmetro, digite Define (Definir) na seco da calculadora da pgina 16, seguido pelo parmetro (a, b ou c) e, em seguida, = e o novo valor seguido por Enter na seco da calculadora. Cada vez que indicado um valor diferente para um parmetro, o grfico alterado. Esta alterao pode ser verificada no grfico na parte superior da pgina.

Experimente vrios nmeros at encontrar os valores que permitam um ajuste correcto dos dados. Registe os valores personalizados para os parmetros na Pgina 17. 7. Responda s perguntas apresentadas no Problema 3. Teste de Compreenso: 1. Qual o significado fsico do valor de C na equao amostra y = A int(Bx) + C? 2. Qual o significado fsico do valor de A na equao amostra? 3. Qual o significado fsico do valor de B na equao amostra? (Sugesto: Tenha em conta o valor de 1/B.) 4. Suponha que um novo grupo de estudantes repete esta actividade sob as mesmas condies. Os estudantes esto mais afastados no incio, o intervalo entre cada um mais pequeno e afastam-se para o lado mais depressa. Indique se cada uma das constantes A, B e C iria aumentar ou diminuir. 5. Uma companhia telefnica cobra por chamada 0.25 pelo primeiro minuto e 0.15 por cada minuto adicional. Escreva uma frmula, que inclua uma funo maior inteiro, para indicar o valor cobrado como uma funo do perodo de tempo gasto no telefone. Lembre-se de que um cliente que fale 3.01 ou 3.99 minutos deve ser cobrado por 4 minutos de conversao. 6. Verifique se a frmula escrita na pergunta anterior est correcta se o indivduo em questo falar durante um nmero inteiro de minutos. Caso contrrio, onde que a frmula est errada, e como encontrar a soluo?

Avanar com o Maior Inteiro, Nveis 9-12

NOTAS PARA O PROFESSOR E SOLUES


Respostas Teste de Compreenso: 1. C representa a distncia entre o Sensor de Movimento e o primeiro estudante. 2. A representa a distncia entre os estudantes. 3. B a velocidade segundo a qual o estudante se afasta para o lado, que aqui representa cerca de 0.5 estudantes. 4. Quanto mais longe, maior ser C. Quanto mais prximo, menor ser A. Quando se afastam mais depressa, 1/B ser menor, fazendo com que B seja maior. 5. Com y como o custo e x como o tempo em minutos, obtemos y = 0.25 - 0.15 int (1 - x). 6. A equao y = 0.25 + 0.15 int(x) no funciona para o inteiro x, por essa razo necessrio ajustar os pontos finais da expresso.

You might also like