You are on page 1of 6

1

NIETZSCHE:DAMETAFSICAUMAFILOSOFIAESTTICAOUDA SERIEDADEDOSFILSOFOSINOCNCIADOARTISTACRIANA

BenjamimJuliodeGisFilho PPGFILUFRN

Resumo OobjetivodopresenteartigorefletiracercadacrticadeNietzschemetafsica, como tambm do deslocamento que a sua filosofia promove de uma perspectiva metafsicaparaumaperspectivaestticadeveromundo.Aocontrriodainterpretao Heidegger, para quem Nietzsche seria o ltimo dos metafsicos, pretendese, aqui, pensarNietzschecomoumintempestivocrticodametafsica,comoinstauradordeuma compreensodefilosofiaenquantoumavisopoticoconceitualacercadomundo. Palavraschave:NietzschemetafsicaestticaHerclito Para Nietzsche, o conceito de metafsica est ligado a idia de que h dois mundos:ointeligveleosensvel.Metafsicatemavercomadualidadedomundoe comasuperioridadedomundointeligvel,verdadeiro(relacionadoidiaderazo) sobreomundodaaparncia.Metafsicatemavercomaoposiodevalores.Embora geralmenteessadualidadesejaatribudaaPlatoedepoisaocristianismo,naticade Nietzsche, quem primeiro pensou essa dualidade foi Anaximandro ao elaborar a oposioentreopeironeomundotemporal(mundodetodasascoisasmarcadopelo devir). Ele seria o primeiro filsofo pessimista. O mundo do devir marcado pela morte,peladecomposio.Oquecaracterizaodevirodesaparecer.Esehamorte porquehaculpa.NaleituraqueNietzschefazdeAnaximandro,segundoesteltimo, haveriaumainjustia:semorremosporquesomosculpados. Entretanto, Nietzsche escolhe Scrates como um reconhecido entre os sbios, comoumemblemaparafiguraressadualidade.QuandoScratestomaovenenoepede queseofereasacrifcioaAsclpio(deusdamedicina)umgestodecelebraode quem est se curando de uma doena que a prpria vida. Plato afirmava que a filosofiaeraumapreparaoparaamorte.Porisso,paraNietzsche,afilosofia,desde Scratesoumesmoantesdele(comAnaximandro)afilosofiadadecadncia:tratoua realidadecomodual(mundointeligvelemundosensvel).Ojuzodequeavidano temvaloreraumsintomadessadecadncia. Nietzscheseposicionacomoumaespciedepsiclogo:querinterpretar,captaro sintoma.Nesseaspecto,paraele,todafilosofiaumaespciedebiografia.Todateoria filosficamostraquemaelaborou.Lafilosofiacomoumsintoma.Convidanosa olharmos Scrates ePlatodeperto.Observaroaspectofisiolgico dopensamento deles:constatarasuafraqueza.Opensamentosocrticoplatnicodecadenteporquea equaorazo=virtude=felicidade=verdade=belezanoexistianomundogrego.A virtudenoamoral,mastemavercomovigor.Avirtudefisiolgica:virtuosoo

quedesenvolveaomximoassuaspotencialidades.Servirtuosoestarnomximo,e no,serracional.ParaNietzsche,arazopensamentoquedemonstrasuaverdade atravsdeargumentoseissotemavercomadialticasocrtica 1.Eleresponsabiliza Scratesporintroduzirnafilosofiaanecessidadedeprovarcomargumentoslgicoso que se est afirmando. Entretanto, Nietzsche no acredita que argumentos lgicos provem alguma coisa. Enquanto que os prsocrticos no desqualificavam outras formasdeveromundo:aintuio,areligio,segundoNietzsche,apartirdeScrates queoutrasformasdeveromundo,almdarazo,desqualificada. ParaNietzsche,osocratismoacrenanarazo.Crenaemquesarazo capazdefundamentaraverdade,oconhecimento.Crenadequeaintuioincapazde sustentaroconhecimento.NietzschevemScratesessanovaformadepensarque elegearazo,exclusivamentearazo,comopossibilidadedeconhecer.Humdesprezo peloelementomsticoeestticoemnomedeumaverdadeexclusivamenteracional. Scratespecavaporsuaexcessivalucidez,peloseuexcessodeperguntas. ComodestacaFernandaBulhes(s/d,p.230):
SeNietzschefezdeScratesumhomemsmbolodosocratismofoi porque, em sua tica, ningum mais e melhor do que Scrates encarnouessanovamaneiradeserabsurdamenteracional.Scrates, o dialtico superior, o grande vitorioso dos combates tericos altamenteelaboradosdapoca,foioprimeiroquenosdedicousua vidaabuscaincessantedoconhecimentocomoesseseudesenfreado impulsolgicofoiarazodesuamorte.

No Crepsculo dos dolos,mais precisamente em O problema de Scrates 2, NietzschetraztonaumScratesplebeuqueagereativamenteaovenceraaristocracia pelo argumento. Scrates ao aproveitarse do esprito agonstico (de disputa) dos gregos,inventouumoutrotipodedisputa:disputadapalavra.OcorpodeScrates fraco,eporissoeleprecisaprovar,preservarse.Oforteoqueseexpandeenose preocupaemsepreservar.Emboraanecessidadededefinir,demonstrarporargumentos oqueseestsedizendo,tenhavindonafilosofiacomScrates,estenuncademonstrou, semprequisqueosoutrosparissemaverdade. Noentanto,importantesalientarqueacrticaelaboradaporNietzscheno necessariamente a Scrates, mas ao socratismo que tiranizava com a imposio da verdadeabsolutaquenegaoutras.ComoafirmaBulhes(s/d,p.233):
NopodemosdeixardeconstatarqueNietzschefacilmentenosdeixa embaraados, sem sabermos ao certo se est falando do homem histricoScratesoudosocratismoqueelerepresenta.Valenotar queenquantoNietzschenosapresentaumaidiadeterminadasobre quemohomemsocrticosobreohomemScratesnohuma palavrafinal.

Dialticasocrtica:Argumentaoquecomprovaoudestrioutraargumentao.Perguntaseatqueo interlocutorentreemcontradio. 2 Nospargrafos5e8.

Nietzscheseinsurgecontraoimpulsoverdadedofilsofosocrticoplatnico aristotlico. Para ele, o homem desenvolveu seu intelecto no porque este tendesse naturalmenteaoconhecimentocomoqueriaAristtelesnolivroIdaMetafsica,maspor suavulnerabilidadeeincapacidadedevivernanatureza.ComosalientaNietzsche:
O intelecto, como um meio para a conservao do indivduo, desdobrasuasforasmestrasnodisfarce;poisesteomeiopeloqual osindivduosmaisfracos,menosrobustosseconservam,aquelesaos quaisestvedadotravarumalutapelaexistnciacomoschifresou presasaguadas.Nohomem,essaartedodisfarcechegaaoseupice; aquioengano,olisonjear,mentireludibriar,ofalarportrsdas costas,orepresentar,oviveremglriadeemprstimo,omascararse, aconvenodissimulante,ojogoteatraldiantedeoutrosediantede simesmo,emsuma,oconstantebaterdeasasemtornodessanica chamaqueaverdade,atalpontoaregraealeiquequasenada maisinconcebveldoquecomopdeaparecerentreoshomensum honestoepuroimpulsoverdade.(1983,pp.4546)

Ointelectohumanoestanoparadesenvolveraverdade,masparapossibilitara vida. Todointelecto cria iluso,artifcio paratornaravidapossvel. Portanto, todo homemprofundo,reflexivo,amaamscara,odisfarce.Apesardeseuorgulho,este sabepoucacoisasobresimesmo.Ohomemnosenhornasuaprpriacasa(limitesdo cogitocartesiano).Eestehomemviveemsociedadepornecessidadeetdio.Necessita viver junto para criar iluses, estabelecer acordo. E esse acordo se faz com e na linguagem.Averdadeeafalsidadedependemdoacordo,umaregraquepossibilitaa existncia.Nietzschenoestminimizandoaimportnciadeseviveremsociedade, masquerchamaraatenoparaofatodequealinguageminvenohumana.Huma distnciaentreaspalavraseascoisas.Oconceitoumateoriadiscursiva. Nietzsche quer trazer tona o aspecto fisiolgico da gnese (nascimento) da palavra.Alinguagem,apalavra,noacoisaemsi.Vemprimeiramenteumestmulo nervosoquecaptaarealidadesubjetivamente,produzindoumaimagem,quedepois tornadaempalavra(som).Nohnadaquegarantaoligamento,acontinuidadeentre apassagemdaesferaneurolgicaproduodeimagemproduodesom(conceito). Humabismoentreessasinstncias.Alinguagemumamanifestaoneorolgica, enquantoqueomundodofilsofoomundododiscurso,noodosomouoda imagem.Massim,oconceitoumaformadeidentificaronoidntico.Todoconceito nasceporigualaodonoigual. ParaNietzsche,oconhecimentoconstrudopelohomemapartirdemetonmiase metforas,apartirdeumdeslocamento:1)partedeumasensao(aluzdosol,por exemplo):umestmulonervoso;2)umaimagem;3)sediz:sol(osom,apalavra);4) depois,elaboraseumadefinio.Enohnadaquegarantaoeloentreosol(acoisa emsi)eoestmulonervosogeradopelasualuz.Alinguagemnascedocorpo,deum estmulo nervoso e no da coisaemsi. O discurso no diz o que da ordem da realidade. No h continuidade entre a palavra e a coisa. No h, por exemplo, continuidadeentreosomeapartitura.Osomeaescritasodeesferasdiferentes. Dessaforma,oqueaverdadesegundoNietzsche?

Um batalho mvel de metforas, metonmias, antropomorfismos, enfim,umasomaderelaeshumanas,queforamenfatizadaspotica e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, aps longo uso, parecemaumpovoslidas,cannicaseobrigatrias:asverdadesso ilusesdasquaisseesquecemqueoso,metforasquesetornaram gastasesemforasensvel,moedasqueperderamsuaefgieeagora s entram em considerao como metal, no mais como moedas (NIETZSCHE,1983,p.48).

Nessatica,oquecaracterizaopensamentodeNietzscheoperspectivismo.No humaverdadequenopassepelosujeito.EssesujeitoemNietzschenooser humano, mas cada indivduo em sua percepo singular da realidade e no do universal.Noumolhosozinho,esteestfixadoemalgum.Oolhoumaparelhoda sensibilidadequepercebeoqueosujeitosingularquerperceber.Essenoosujeitode Kant,oserhumanouniversal.Tudooqueaparece,aparecedentrodeumcertoprisma, olhar.Logo,tudointerpretao.Todainterpretaoumapossibilidadedeverdadee no a verdade dacoisaemsi. Nietzsche valoriza o singular. A realidade no to evidente.Tododiscursocientficofeitoapartirdeclassificaes,categorias,eporisso arbitrrio: as constataes so feitas a partir de princpios que mudam e no de princpios eternos. O problema criar princpios que devem ser considerados verdadeirosemdetrimentodafalsificaodeoutroscomonoverdadeiros,sendoque todosforaminventadosporprincpioshumanos. No texto A razo na filosofia, Nietzsche faz crticas filosofia como mumificaoatravsdosconceitos.Acusaosfilsofosdevalorizaremtudooqueno temsangue,oquenotemvida,fazumacrticametafsicaqueestabeleceumadiviso entreocorpreoeoanmico.Nietzschevalorizaocorpo,masnoocorpocomoalgo quedeveservistoemdetrimentodaalma.Paraelesexisteocorpo,ohistrico.Ele nonegaointeligvel,apenasadvogaquesexisteodevirhistrico.Daaacusaode HeideggerdequeNietzscheinverteuoplatonismo:negouointeligveleerigiuomundo sensvel,valorizouocorpoenegouaalma. ParaNietzsche,afilosofiaocidentaltemumavisopessimistadocorpo:ocorpo comonoser,comoumerrolgico.Ocorpoalmdeimoralumerrolgico,umavez queametafsicaestabeleceuaseparaoentresereviraser(devir).Pelalgica,refuta seapercepodocorponopensamentoocidental.Massexisteocorpo(devir).Como haververdadesemocorpo?Ocorpoquereal.Shomundodaaparncia.O aparenteemNietzschenoalgoqueescondeumaessncia.Nohalgoportrsdessa aparncia.Eoengododametafsicafazeracreditarqueossentidosnosenganam.Por isso,todaahistriadafilosofiaprivilegiaopensamentoemdetrimentodossentidos. Acreditar que o mais elevado no pode vir do mais baixo caracterstico da metafsica.umerrodafilosofiaocidentaltrocaracausapeloefeito.EparaNietzsche, foiumainvenodeAnaximandroacreditarquetodasascoisasvieramdopeiron.Na verdade,elechegouaoconceitopeirongraassdemaiscoisas(assensveis). Nopargrafo5domesmotexto(Arazonafilosofia),Nietzschedestacaqueo quenosfazcairnoerronosoossentidos,masalinguagemquequerdarunidadeao mltiplo. Ele liga a metafsica linguagem (razo). A linguagem toda cheia de substancialismos: busca pela substancialidade, materialidade, dualidade. H uma vontadedeorganizar,dedefinirterritrios,localizarascoisas.Houve,naverdade,uma inversotornadapossvelporPlatoquandoinventaoatemporal:umarealidadeforado

tempo,quenoaphysis(natureza),jqueparaosprsocrticosnadaestavaforada natureza, inclusive o peiron de Anaximandro (e nesse aspecto, este fato parece salvar,emparte,Anaximandro).Platoexpulsaosartistasdacidade(ARepblica) porqueestesdespertamasensibilidade,queseriaaresponsvelpelafaltaderetido,de verdade.Vingamonosdavidacomafantasmagoriadeumavidaoutra,melhor. (NIETZSCHE,2006,p.29).Vingamonosdavidacriandooutramelhor,temosraiva destavidaporqueelamostraotransitrio.Entretanto,comoumartistanecessriover belezanailusocriadapelohomemeessailusonoestemcontraposioauma verdade. Ser artista criar sentido para a vida. Dizer sim a tudo, inclusive, ao sofrimento.Nopessimismo,noniilismo,pensamentotrgico. Nietzschecriticaanoodequeoconhecimentospodeserfundamentadopela razo. Ele mostra a arte trgica como algo que desvela o mundo. Na sua tica, Herclitoviaomundodeummodoesttico.Ocaminhoquelevaohomematercontato comomaisfundamentalaarte.Seafilosofiatemumpapel,esteconsisteemensinara ver o mundocomoumaobradearte.Senohmais umDeus,nohmais uma transcendncia,sejacaboutodooresquciodeespiritualidade,oexcessodeniilismo temquepassar.AltimapalavradeNietzschesuperaroniilismoedizersimavida. Chegouomeiodia(omomentodacrianainocncia),omomentoemquejnotem mais sombra, no h dualidade. o apogeu da humanidade. Comea a histria de Zaratustra:afasedacriana.(NIETZSCHE,2006,p.32). Para Nietzsche os prsocrticos intuam (viam sem mediao) as coisas. Herclitonegouadualidadededoismundostotalmentediferentes,queAnaximandro seviaobrigadoaadmitir;jnodistingueummundofsicoeummundometafsico,um domnio de qualidades definidas e um domnio da indeterminao indefinvel (NIETZSCHE, 1973, p. 40). Ele se contrape idia de Anaximandro de uma moralidade(seomundovaiperecerporquenobom).Otermofundamentalda filosofiaheracltica,segundoNietzsche,anoodejustia(Dike).Eomovimentoest deacordocomajustiaquesedapartirdopolemos.
Neste mundo, s o jogo do artista e da criana tem um vir existnciaeumperecer,umconstruireumdestruirsemqualquer imputao moral em inocncia eternamente igual. E, assim como brincam o artista e a criana, assim brinca tambm o fogo eternamenteativo,constroemedestroemcominocncia,eessejogo jogaooEoconsigomesmo(NIETZSCHE,1973,p.49).

Para Nietzsche, Herclito v o mundo como uma brincadeira de criana (pr moral). No h valor moral, no h um para qu. O jogo de criana no tem finalidade.Enquantoadultotemquesaberafinalidadedascoisas,acrianano.Para estashomomento,oinstante(Eo).Acrianaaquelaquenoestnamoral.A formadefugirnamoralnoentrarnela:construircastelosnaareiaparanada.No precisahaverumparaqu.Nietzscherelacionaoartistacriana.Oartistanoo queproduz,masoquepercebeomundocomoumjogo,nosentidodebrincar,no necessariamente nosentidodeganharouperder.Noexistenojogodoscontrrios ganhadornemperdedor.Assim,aartedeveserpensadacomoummododepercebero mundo.Perceblocomocriana,semosculosmorais.Nodemodoracional:no existe erro nem acerto; no de modo moral, no h pecado, nem nopecado.

necessrio acordar dessa tradio moralista e racionalista de querer ver finalidade, utilidade,racionalidadeemtudo. Nietzschecontrapeohomemestticoaohomemracional/moral.Ohomemmoral vomundoapartirdaperspectivadocertoedoerrado,dobemedomal.Oestticov omundocomoumjogo.Noquerdemonstraolgica,intuitivo.Enquantoohomem racionalcheiodeestratgiasdepreservao,oestticonotemmedodeseexpandir: deviveroudemorrer.Oracionalsepreocupacomofuturo,oestticoseocupacom agora,solhaoinstantequeinocente,noperguntaparaqu.Nessaperspectiva,o intilsuperioraotil.Ointilomelhor,oqueestaserviodenada.Assim,deve serpensadaafilosofia.Elanoestaparasuprirumanecessidadetcnica.Noesta paracoisaalguma.Enquantoqueastecnologiasestoaparasuprirumanecessidade, ouseja,nosoboasnelasmesmas,afilosofianoprecisaterumafinalidade:seja polticaoudeoutranatureza.Seelaserveoudeveservirparaavida. REFERNCIAS BULHES,FernandaMachado.OenigmadeScrates:Oabismomaisprofundoea maisaltaelevao.Natal,s/d,pp.229235; NIETZSCHE, Friedrich. A Filosofia na poca trgica dos gregos(1873). Traduo:Rbens Torres Filho. In: Os Pensadores. Volume: Os prsocrticos. So Paulo:Ed.Abril,1973. ____________.Crepsculodosdolos,ou,comosefilosofacomomartelo.Traduo: PauloCsardeSouza.SoPaulo:CompanhiadasLetras,2006. ____________. Sobre verdade e mentira no sentido extramoral. In: Obras incompletas.Traduo:RbensRodriguesTorres.SoPaulo:AbrilCultural,1983.

You might also like