You are on page 1of 6

Educao Fsica no Ensino Medio: O Estudo da Corporeidade

Autores Alexandre Magno Guimaraes

Orientador Wagner Wey Moreira

Apoio Financeiro Pibic

1. Introduo EDUCAO FSICA NO ENSINO MDIO E CORPOREIDADE: PRIMEIRAS REFLEXES

Alexandre Magno Guimares e Dr. Wagner Wey Moreira

INTRODUO

Uma poltica de ensino renovada e inovadora, que traga abordagens atuais e significativas, deve ser inserida urgentemente neste nvel de escolarizao. Este, no pode continuar a ser uma mera fase de passagem, sem nada a contribuir com o desenvolvimento do aluno. A constatao desse fato triste e infelizmente verdadeira. Na maioria dos textos lidos e estudados, durante o projeto, essa a preocupao e o foco principal do material relacionado com o Ensino Mdio. Est evidente que o atual mtodo de ensino compartimentado e tecnicista, utilizado pelas escolas, no consegue dar conta do desenvolvimento dos alunos. Uma abordagem interdisciplinar e conjunta dos saberes imprescindvel, para uma proposta pedaggica que qualifique o Ensino Mdio, principalmente na disciplina de Educao Fsica.

1/6

A questo Corporeidade tambm difcil e complexa ao mesmo tempo, pois um termo ou assunto "desconhecido" para a maioria. O fenmeno Corporeidade, um tema complexo que, para tentar compreend-lo, preciso conhecer outras teorias, como a da complexidade, a do caos, entre outras.

A finalidade, ao procurar trabalhar o fenmeno Corporeidade na disciplina de Educao Fsica, fazer com que os alunos estejam atentos e abertos a reflexes sobre questes que envolvam esse corpo, no fragmentado, mas sim na sua totalidade, no enxergar e tratar o corpo nos padres impostos pela sociedade, mas sim, numa perspectiva de respeito, de valorizao, como ser humano, como cidado, no como maquinas de produo e de consumo. Atualmente o Ensino Mdio vem passando por vrias e complexas dificuldades, decorrentes de um programa educacional, que no leva em considerao as caractersticas e necessidades dos alunos deste nvel escolar, os jovens brasileiros, e sim, as caractersticas e necessidades que o mercado de trabalho e a sociedade julga como sendo o ideal. 2. Objetivos

- Realizar um levantamento bibliogrfico e posterior anlise sobre os temas: Educao no Ensino Mdio e Corporeidade. - Apresentar, atravs dos argumentos constantes na bibliografia consultada, a importncia da anlise e discusso do tema Corporeidade como conhecimento a ser tratado na disciplina Educao Fsica no Ensino Mdio.

3. Desenvolvimento

Referente a este item, o processo foi centrado na pesquisa bibliogrfica, na biblioteca da UNIMEP, sobre os temas Educao Fsica no Ensino Mdio e Corporeidade, em peridicos de Educao e Educao Fsica, livros de Ensino Mdio e Corporeidade e artigos do Portal da Capes. No primeiro momento, a pesquisa examinou 156 peridicos na rea da Educao e 35 peridicos referentes Educao Fsica. Os artigos foram selecionados mediante os critrios de identificao das palavras chaves: Educao Fsica no Ensino Mdio e Corporeidade. Na seqncia, foi realizada uma pesquisa em artigos do Portal da Capes, sobre os temas chaves: Educao Fsica no Ensino Mdio e Corporeidade. A investigao Identificou 25 artigos relacionados ao Ensino Mdio e nenhum referente a corporeidade. Em seguida, a pesquisa centrou-se nos livros de Ensino Mdio e Corporeidade, sendo identificados, na biblioteca da UNIMEP, 65 livros de Ensino Mdio. Os livros referentes ao tema Corporeidade foram indicados pelo orientador, pois ao utilizar o processo de seleo por palavras-chave no foi encontrado livros relacionados ao tema. Assim, foram escolhidos 5 livros sobre o tema Corporeidade pelo orientador. O material bibliogrfico total utilizado neste projeto foram os seguintes: 13 artigos que tratavam sobre Ensino Mdio; 12 artigos e 5 livros sobre corporeidade. Para o desenvolvimento da pesquisa, aconteceram reunies semanais com o orientador, com o intuito de acompanhar as tarefas estipuladas ao bolsista, e definir novas atividades.

2/6

4. Resultados

ENSINO MDIO

Este procedimento importante quando se pretende propor novos projetos ou mesmo novos tratos pedaggicos de trabalho que levem em considerao, para o corpo discente, princpios de participao, de conhecimento, de fcil alcance, buscando sempre o crescimento desse aluno no sentido de ser mais e de alcanar o status de verdadeiro cidado. Afinal, no esta a finalidade de todo ensino formal? Na reviso de literatura realizada, o que se pode perceber que no Ensino Mdio, a busca pela formao do verdadeiro cidado est longe de ser alcanada. O que percebemos que o objetivo est centrado na formao do verdadeiro "cidado profissional" ou o verdadeiro "cidado aprovado no vestibular". Historicamente, como afirma Krawczyk (2003, p. 171), "... a escola secundria, dirigida apenas para responder s necessidades de setores mdios e da elite, teve como referncia mais importante somente os requerimentos do exame de ingresso educao superior." No possvel acreditar que isto no acontece ainda nos dias de hoje; pensar assim, seria uma iluso. Triste constatao, pois o Ensino Mdio deveria propiciar a seus alunos algo mais que ingressar no mercado de trabalho, ou passar no vestibular, como nos mostra Abramovay (2003, p. 25): " Como o foco a tratar nesse primeiro momento est centrado no Ensino Mdio, vou procurar mostrar, por meio das leituras realizadas durante o projeto a respeito do assunto, que tipo de educao ou propostas pedaggicas aguarda o aluno ao ingressar nesse nvel de escolarizao. O ensino mdio no pode ser s passagem para a educao superior, preciso ir alm das duas alternativas histricamente colocadas propedutico ou profissionalizante." Trabalhar o ato educativo buscando a conquista da cidadania no uma tarefa fcil, principalmente quando se observa a cada dia o aumento do nmero de alunos a ingressar na escola, bem como a precria situao da infra-estrutura escolar existente no Brasil. Pereira e Silva (2004, p.67), em seus escritos, do uma viso do nmero de alunos matriculados no Ensino Mdio: "Existem, no EM, mais de nove milhes de matrculas, das quais aproximadamente setenta mil nas redes estaduais, cerca de duzentas mil nas redes municipais e aproximadamente um milho nas redes privadas" . Propostas como a interdisciplinaridade, a transversalidade ou at a multidisciplinaridade vem sendo adotadas pelas escolas. Proposies essas que auxiliam e do suporte para que diversos assuntos que dizem respeito a formao do ser humano como cidado presente e participante do mundo em que vive, sejam abordadas no interior das escolas, atravs da incorporao das mesmas nas disciplinas j existentes, ou trabalhadas com os alunos em forma de projetos a serem desenvolvidos no interior das escolas ou nas comunidades em que elas pertencem.

Essas novas possibilidades do trato com o conhecimento a ser veiculado na escola, demonstra a

3/6

preocupao dos educadores em tentar solucionar problemas decorrentes da forma esttica de transmisso e de aquisio de conhecimentos, caractersticas de um paradigma calcado na disjuno, no fracionamento do saber.

Portanto, podemos perceber que existem profissionais empenhados em procurar, atravs de projetos, novas formas de melhorar a qualidade do ensino no pas, garantindo ao aluno o direito cidadania. Profissionais que, preocupados com a atual situao do cenrio educacional brasileiro, procuram solues para resolver ou superar os velhos e at os novos problemas que afetam o processo de educao. CORPOREIDADE

A inteno maior no fazer com que os alunos entendam esse fenmeno, por se tratar de um fenmeno, no complicado, mas complexo, mas sim, proporcionar a oportunidade de, atravs da disciplina de Educao Fsica, discutir questes que envolvam e fazem parte desse fenmeno, questes essas relacionadas com o corpo em sua totalidade.

Para isso me apoio nos dizeres de Regis de Morais (2005, p. 73): "Vale dizer que o filsofo no tem o direito de imaginar sequer que a sua leitura seja nica; ao contrrio, ele precisa ter claro para si que sua leitura foi seu modo de alcanar aspectos do objetivo de investigao. uma interpretao, dentre outras possveis." Para reforar essa trilha de pensar, continuo com Santin (1998, p. 137) que afirma: Falar de corporeidade falar do ser humano, da vida, falar do que sou e da minha relao com os outros e com o mundo. Essa inteno maior, trazer os alunos do Ensino Mdio para essas reflexes sobre questes que tratam do corpo. Sendo a Educao Fsica uma disciplina que trabalha diretamente com o corpo cabe a ela atravs de seus profissionais trabalharem essas questes. Moreira (1998, p. 143) que diz: "Falar em corporeidade falar do existente, do ser que interage no e com o mundo, consigo mesmo e com os outros. optar por concretizar o pensamento, ou mais precisamente, corporificar o ser pensante."Nesta investigao sobre o tema corporeidade, tambm tentarei mostrar, atravs de citaes de autores que foram pesquisados e estudados durante esta pesquisa, a importncia do fenmeno corporeidade como parte do contedo curricular da disciplina de Educao Fsica no Ensino Mdio, com o objetivo de trazer aos alunos desta fase de escolarizao possveis reflexes a respeito da viso de corpo que temos hoje presente na sociedade. Cada corpo tem sua corporeidade que, no fundo, corresponde sua arquitetura. A corporeidade o que faz com que um corpo seja tal corpo. o organismo humano, como uma espcie viva, tem sua prpria corporeidade. Mas cada individuo, segundo a engenharia gentica revela, possui uma corporeidade prpria.

O assunto Corporeidade to agudamente relevante para a Educao em geral, para a vida humana e para o futuro humano neste planeta ameaado, que urge alargar nossa viso para incluir necessidades ainda no suficientemente despertadas, mas que seguramente se manifestaro mais e mais ao ritmo da deteriorao da Qualidade de Vida.

4/6

Moreira e Simes (2006) alertam que estudar o fenmeno Corporeidade, no significa dizer que encontraremos respostas para os problemas e obstculos que enfrentamos durante a vida, mas sim, propiciar condies e meios de trazer para reflexo questes relacionadas com o corpo, com a vida que se constri nessa relao com o mundo em que vivemos. refletir e trazer para a realidade questes que afetam esse corpo, seja ele objeto ou sujeito, priorizando sempre o sentido de corpo sujeito. Pensar em corporeidade, pensar em um corpo que vive e constri sua historia, como afirma Santin (1996, p. 82):

Sendo assim, aps refletir sobre os dois momentos desta reviso de literatura, que trataram dos temas Ensino Mdio e Corporeidade, vejo a possibilidade de trabalhar, via componente Curricular da Educao Fsica, o tema Corporeidade, estruturado a partir de propostas transversais de desenvolvimento de contedos programticos no interior da escola.

Por fim, no podemos ficar pensando numa corporeidade em repouso ou em movimento segundo as leis da fsica e da mecnica, nem enquanto construes de corpos manipulados em laboratrios, nem nos resultados das anatomias realizadas em cadveres. Precisamos pensar uma corporeidade de corpos vivos e viventes.

5. Consideraes Finais

A Corporeidade, ao ser estudada e o seu sentido compreendido, dever proporcionar uma tomada de conscincia por parte do aluno cidado, considerando que a vivncia desses novos valores e conceitos promovero uma redefinio da relao com os outros, por exemplo, nas prticas de exerccios fsicos e de esportes. O tema corporeidade pode e deve ser assunto de vrias reas de conhecimento, abrangendo dimenses polticas, sociais, econmicas, entre outras. Educao Fsica caber focaliz-lo na perspectiva das prticas corporais ligadas ao conhecimento histrico da rea, ou seja, na vivncia dos jogos, dos esportes, das lutas, das danas e dos movimentos gmnicos.

Portanto, seu trato pedaggico na e pela escola se torna indispensvel, em todos os nveis de ensino, inclusive na Educao Fsica no Ensino Mdio. Somente com a prtica educativa constante que o aluno poder adquirir e se adequar s realidades da sociedade, e da Corporeidade existentes em cada cidado. O jovem do Ensino Mdio, mais que ser preparado para uma vida profissional, necessita de um aprendizado de valores culturais que estimulem a convivncia, o ir ao encontro do outro, o viver em sociedade. Referncias Bibliogrficas

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G. Ensino Mdio: mltiplas vozes, Braslia: Unesco, Ministrio da

5/6

Educao, 2003. Asmann, H. Sete colocaes sobre corporeidade e movimento, Anais do 3 Congresso Latino Americano da ICHPER-SD Foz do Iguau, 1996. Krawczyk, N. A escola mdia: um espao sem consenso, Cadernos de Pesquisa, N. 120, p. 169202, novembro/2003 Moreira, W.W., Corporeidade e a busca de novas palavras para o saber: uma das tarefas da Educao Motora; Anais do I congresso Latino Americano de Educao Motora II Congresso Brasileiro de Educao Motora - Foz do Iguau, p. 143 149, 1998 Moreira, W.W.; Simes, R., Educao Fsica, corporeidade e motricidade: criao de hbitos para a educao e para a pesquisa. In De Marco, A., (org)., Educao Fsica: Cultura e Sociedade Campinas, SP, p. 71 - 85, 2006 Pereira, F. M., Silva, A. C. Sobre os contedos da educao fsica no ensino mdio em diferentes redes educacionais do Rio Grande do Sul, Revista da Educao Fsica / UEM Maring, v. 15, N. 2, p.66-77, 2004 Regis de Morais, J. J. Conscincia corporal e dimensionamento do futuro. In Moreira, W.W. (org.) Educao fsica e esportes: perspectivas para o sculo XXI, Campinas: Papirus:2003. Santin, S. Corporeidade e Educao Motora, Anais do I Congresso Latino Americano de Educao Motora Foz do Iguau, 1998. Santin, S. Educao Fsica: Corporeidade e Motricidade Humana, Anais do 3 Congresso Latino Americano da ICHPER-SD Foz do Iguau, 1996. Santin, S. Perspectivas na viso da corporeidade, Moreira, W.W. (org.) Educao fsica e esportes: perspectivas para o sculo XXI, Campinas: Papirus, 2003.

6/6

You might also like