You are on page 1of 4

QUESTES DISCURSIVAS

QUESTO 1 Joana foi contratada para prestar servios como secretria. A partir de 07/10/1995, passou a desempenhar a funo de confiana de gerente administrativa, recebendo uma gratificao correspondente a 30% do salrio de secretria. Em 18/9/2006, Joana foi dispensada, sem justo motivo, da funo de gerente, retornando s atividades de secretria e deixando de perceber o percentual inerente gratificao de funo. Considerando os dados apresentados, responda:

RESPOSTA

Elaborada pela aluna Karla Assad da Silva a) O empregador poderia ter feito as alteraes acima narradas? Fundamente. (1,5) O empregador poderia reverter Joana ao cargo de secretria. Nesta situao, no vigora o princpio da prevalncia da condio mais benfica ao trabalhador, uma vez que ela ocupava funo de confiana. O empregador pode valer -se do jus variandi. No entanto, ele no poderia mais retirar de Joana o valorcorrespondente gratificao percebida, pois, de acordo com a jurisprudncia sumulada pelo TST, se o empr egado, na funo de confiana, perceber a gratificao por 10 ou mais anos e for revertido ao cargo anterior sem justa causa, dever permanecer recebendo a gratificao. Elaborada pela aluna Aline Jorge Rios a) O empregador poderia ter feito as alteraes acima narradas? Fundamente. (1,5) Ao exercer cargo de confiana, quanto mais alto for o seu nvel na empresa, mais direitos e garantias trabalhistas so perdidos. Um deles diz respeito possibilidade de o empregado exercente de cargo de confiana poder ser revertido sua funo anterior na empresa, sem receber a gratificao de funo. Porm, em prol de resguardar direitos dos trabalhadores, passou a vigorar a smula do TST que cita que se o trabalhador exerceu o cargo de confiana por 10 ou mais anos ininterruptos, pode at voltar sua antiga posio, mas tem direito a continuar recebendo as gratificaes.

RESPOSTA Elaborada pela aluna Malena Mrcia Scherrer Pereira

b) H violao de princpios do Direito do Trabalho? Fundamente. (1,5) Sim, h violao do princpio da estabilidade financeira, uma vez que ela foi revertida ao cargo de secretria (alterao lcita) aps quase onze anos de exerccio de funo de confiana, perdendo a gratificao de funo que lhe de direito. Elaborada pelo aluno Arthus Moreira Bremer Sim, h violao do princpio da estabilidade financeira, pois, tendo Joana atingido 10 anos com a remunerao diferenciada, em razo de sua funo de confiana, caracterizou -se sua estabilidade financeira.
QUESTO 2 Antnio Camargo, empregado da empresa XYZ Indstria e Comrcio S.A., exercia, nos ltimos trs anos, cargo administrativo de diretor comercial nessa empresa, sem qualquer subordinao jurdica, j que eleito por deciso de assemblia. Ao ser despedido se m justa causa, aps 10 anos de trabalho para essa empresa, entendeu que o clculo de sua indenizao compensatria era inferior ao devido, porquanto a empresa empregadora no depositara os 40% devidos sobre o FGTS, relativamente ao perodo em que exerceu o cargo de direo na XYZ Indstria e Comrcio S.A. De fato, comprovou-se que no houve nenhum recolhimento de valores conta do FGTS de Antnio Camargo no perodo em que este exerceu o cargo de diretor.

Com base nesses dados e considerando os estudos e alizados acerca do tema cargo de r confiana, o comportamento da empresa foi correto? Fundamente. (2,0)

RESPOSTA Elaborada pela aluna Malena Mrcia Scherrer Pereira

Sim, uma vez que Antnio Camargo exercia cargo de confiana de diretor comercial, sem qualquer subordinao (o elemento ftico jurdico subordinao deixa de existir). H quatro posicionamentos doutrinrios acerca dessa situao, dentre eles, o posicionamento majoritrio quando deixa de existir esse elemento ftico-jurdico o exercente de cargo de confiana, durante esse perodo, ter direitos trabalhistas suspensos, no caso em tela, o

no recolhimento do FGTS nesse perodo. Desta forma, o comportamento da empresa est de acordo com esse entendimento.

QUESTES OBJETIVAS

QUESTO 1 Sobre o trabalho domstico, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA: a) Apesar de haver omisso legislativa, a doutrina acolhe a relao de trabalho domstico com pessoa jurdica, em face do princpio da primazia da realidade. b) empregada domstica ainda no foi estendido o direito estabilidade provisria ou garantia de emprego decorrente de gestao. c) A longa controvrsia a respeito do elemento jurdico da no-eventualidade ou da continuidade na relao de trabalho domstico foi sepultada pela recente edio de smula pelo Tribunal Superior do Trabalho. d) Podero ser enquadrados como domsticos distintos trabalhadores especializados: motoristas particulares, professores particulares, secretrias particulares, enfermeiras particulares e outros trabalhadores, desde que presentes os elementos caracte rizadores dessa especial relao de emprego.

QUESTO 2 Sobre sucesso de empregadores, CORRETO afirmar que:

a) A separao de bens, obrigaes e relaes jurdicas de um complexo empresarial com o fito de se transferir parte relevante dos ativos saudveis para outro titular (direitos, obrigaes e relaes jurdicas), preservando-se o restante de bens, obrigaes e relaes jurdicas no antigo complexo - agora significativamente empobrecido - afeta sim, de modo significativo, os contratos de trabalho, produzindo uma espcie de fraude ao contrato de trabalho, diversa da sucesso trabalhista. b) Configura situao necessariamente prpria sucesso de empregadores, a alienao ou transferncia de parte significativa do estabelecimento, ou da empresa, de modo a afetar significativamente os contratos de trabalho, ou seja, a mudana na empresa que afete a garantia original dos contratos empregatcios provoca a incidncia do tipo legal dos arts. 10 e 448 da CLT. c) A sucesso de empregadores instituto trabalhista em virtude do qual se opera, no contexto da transferncia de titularidade de empresa ou estabelecimento, uma completa transmisso de crditos e assuno de dvidas trabalhistas entre alienante e adquirente envolvidos .

d) Os princpios da intangibilidade objetiva do contrato empregatcio, da despersonalizao da figura do empregado e o princpio da continuidade da relao de emprego so princpios do direito do trabalho, mas no servem de fundamento para o instituto da sucesso trabalhista.

QUESTO 3 A respeito do grupo econmico, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:

a) A partir de uma interpretao literal do artigo da CLT que disciplina a figura do grupo econmico, podemos afirmar que a norma celetista somente contempla o grupo econmico com nexo relacional de direo hierrquica entre as empresas componentes. b) Para a caracterizao do grupo econmico trabalhista, h necessidade de prova de sua formal institucionalizao cartorial. c) A Lei do Trabalho Rural tambm regula a matria e estabelece responsabilidade subsidiria da empresa tomadora de servios. d) Nos termos da jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza, em qualquer hiptese, a coexistncia de mais de um contrato de trabalho.

QUESTO 4 Muito embora a prestao de servios a ttulo oneroso seja realizada fora do estabelecimento, ficar caracterizada a relao de emprego se o trabalho for:

a) externo, mas no eventual, e ostentando as caractersticas da subordinao e da pessoalidade. b) externo e no exclusivo, mas o prestador comunicar -se por meio eletrnico, mensalmente, com o tomador dos servios. c) externo e no exclusivo, mas o prestador comunicar se por meio eletrnico, a cada 15 (quinze) dias, com o tomador dos servios. d) executado no domiclio do trabalhador, embora de forma eventual, mas podendo ser substitudo por outras pessoas da famlia.

You might also like