You are on page 1of 16

(IN)DEFININDO O ESPAO DA INFNCIA

Cludio Rezende Ribeiro1 Renata L. B. Flores2 RESUMO O presente trabalho tem como ponto de partida uma abordagem disciplinar dialgica entre o campo da Educao e o do Urbanismo tomando como ponto de referncia a relao existente entre o mundo adulto e a infncia. A partir de uma abordagem crtica da construo do conceito de infncia, delimita-se uma interseo terica de como este mundo negar tambm a criana a partir da produo de seu espao e, mais especificamente, do espao produzido nas cidades brasileiras contemporneas. Questiona-se, como situao limite, os discursos proferidos em favor do toque de recolher para menores que se disseminam em diversas cidades do pas pensando na relao deste movimento com a criana, a quem se segue imputando hegemonicamente uma condio heternoma e tendendo, inclusive, para sua criminalizao. Palavras-chave: infncia, alteridade e urbanismo. INTRODUO Este artigo construido como uma crtica, de perspectiva terica, das relaes contemporneas entre adultos e crianas abordadas sob um vis de dilogo disciplinar. importante esclarecer que ao se utilizar o termo dilogo disciplinar no se est tentando criar uma nova terminologia para multi, inter ou transdisciplinaridade; apenas est se constatando que o esforo de tentar fazer dialogar duas disciplinas, pois disso que se trata, no tarefa simples, mas se coloca como um passo, dentro da prtica terica, na direo de se construir, de fato, dilogos mais amplos entre as reas das cincias sociais, e por que no, das cincias como um todo, que poderiam conduzir s desejadas e muitas vezes indefinidas multi/inter/transdisciplinaridades. No se trata de um artigo epistemolgico em sua essncia, mas de uma crtica da reproduo social contempornea brasileira que, por sua vez, carrega uma segunda, a partir da relao entre sua forma e seu contedo que imprime uma tentativa de se consolidar outras maneiras de se lidar com as relaes disciplinares de nossa cincia ainda to parcelar, como nos lembra Lefebvre.

Doutor em Urbanismo PROURB/FAU/UFRJ. Professor Adjunto do Mestrado em Planejamento Regional e Gesto de Cidades da Universidade Cndido Mendes Campos dos Goytacazes. 2 Mestranda em Educao ProPed/UERJ. Coordenadora de Ensino Fundamental I da Escola Oga Mit Rio de Janeiro.

As duas disciplinas que tentam dialogar neste texto so a educao e o urbanismo (ou o planejamento urbano, mas deixaremos esta querela particular a quem lhe cabe, fora deste dilogo). O artigo questiona o senso comum a respeito do que a infncia e sua relao com o adulto ao mesmo tempo que demonstra como, a partir de polticas urbanas autoritrias, refora-se um modelo de relao que cada vez mais nega o necessrio encontro com a diferena, considerada neste artigo no como a panacia da ps-modernidade multi-tudo consensual, mas sim como a condio de sociabilidade, e de espacialidade, fundamental para o exerccio do dissenso, da disputa, da poltica, enfim.

SOBRE A CRIANA (OU SOBRE O ADULTO?) Ao longo do tempo, muito tem sido vivido e dito acerca da criana e da infncia. No parece ser novidade que Philippe Aris3 praticamente o precursor dos estudos e reflexes acerca deste tema, que tem em sua presena tardia nas cincias sociais uma das provas de sua posio perifrica e, por isso mesmo, possuidora de um carter de inovao intenso para diversas reas do pensamento humano. Com sua obra, Histria social da criana e da famlia, de 1961, o autor aponta importante pesquisa atravs da qual marca questes bastante relevantes da relao da criana com seu entorno social (e vice-versa), como a percepo de sua insero na Idade Mdia. Deixando claro que nesta poca o conceito infncia era inexistente, ressalta aquilo que em pinturas, por exemplo, pode ser observado sem maiores esforos: crianas vestiam-se como adultos, viviam experincias conjuntamente com eles; eram, enfim, como adultos pequenos, como homnculos. Nesta lgica, no se admite especificidades deste grupo; estabelecese relaes indiferenciadas entre as pessoas maiores e as menores. apenas no sculo XVIII, com o surgimento da famlia burguesa, que o conceito de infncia se estrutura. E, junto com ele, o surgimento da escola se d:
Da uma srie de novidades. No sculo XVIII, Erasmo de Roterd recomendou que as vestes das crianas fossem diferentes das dos adultos; no sculo XIX, as crianas foram especialmente protegidas da crueldade... A noo de educao passou a ser tema importante, as escolas organizaram-se e, por fim, notou-se que as crianas no deveriam estar sob as mesmas influncias dos adultos. Nem todas as discusses seriam apropriadas infncia. Nem todos os temas seriam
3

Terico francs, que viveu entre 1914 e 1984, tendo escrito vrios livros com a temtica da vida cotidiana, a infncia e sua relao com a famlia.

adequados s crianas. Nascia a diferena de obrigaes, costumes, jogos e roupas entre crianas e adultos. (NOGUEIRA FILHO, 2009, P.07-8)

Depois de trs sculos de convivncia, estrutura-se pela primeira vez uma percepo de particularidades entre os mundos destes diferentes grupos, em especial, particularidades das crianas. de se notar que a diviso social do trabalho se acelera tambm com a hegemonia da dominao burguesa assim como a funcionalidade espacial passar a caminhar conjuntamente com todas estas perspectivas parcelares. certo que, se observarmos bem, veremos que essa diferenciao traz consigo todo um carter valorativo. Seu surgimento junto com a estruturao da famlia burguesa, conforme j apontado, cunha de pronto uma inteno protetora do mundo adulto em relao ao infantil. Seu aparecimento relacionado inveno da escola aponta para a crescente percepo da responsabilizao dos adultos em relao s crianas, neste ponto tambm em relao moralidade e ao conhecimento formalizado. O conceito de infncia nasce, assim, subentendendo uma srie de aspectos que precisam ser destacados para que se tornem mais visveis e, consequentemente, melhor compreendidos. Se por um lado abre-se possibilidades para uma insero mais especial das crianas dentro de seu grupo social, por outro define-se claramente por qual vis essa especialidade se dar. No radicalismo afirmar que o vis o da inferioridade! 4 Por mais que quase sempre a inteno parea bastante positiva porque zelosa, protetora , a superioridade do mundo adulto em relao ao infantil frequentemente marcada e isso pode no ser assim to positivo. Se dermos uma breve revisada na abordagem da infncia por parte de diferentes reas do conhecimento poderemos reiterar tal afirmao, alm de agregar novos elementos a esta reflexo. Sarmento (2008) o primeiro que trago para contribuir nesta discusso com a perspectiva sociolgica:
[...]com efeito, as crianas, durante sculos, foram representadas prioritariamente como homnculos, seres humanos miniaturizados que s valia a pena estudar e cuidar pela sua incompletude e
4

Vale destacar que esta idia de infncia est condicionada diviso das classes sociais no que diz respeito sua prtica. A burguesia soube, e sabe, usar como ningum desta inferiorizao das crianas ao pagar salrios menores por jornadas de trabalho bastante adultas. Contraditoriamente, este ideal de uma infncia protegida e inferior acabou por conduzir a prpria burguesia produo de completos relatrios sobre as condies do trabalho infantil que serviram, inclusive, para a crtica desta postura exploradora da classe proprietria por Engels, em seu A condio da classe trabalhadora na Inglaterra.

imperfeio. Estes seres sociais em trnsito para a vida adulta foram, deste modo, analisados prioritariamente como objeto do cuidado dos adultos [...] Esta imagem dominante da infncia remete as crianas para um estatuto pr-social: as crianas so invisveis porque no so consideradas como seres sociais de pleno direito. (SARMENTO, 2008, p. 19)

Para alm da inteno do cuidado, percebe-se que se atrela ao conceito de infncia a noo de invisibilidade na ao social. Aos poucos se desvela o contraponto desse olhar zeloso... Essa noo de invisibilidade social, alis, ganha contorno ainda mais procedente com a contribuio de Kohan (2008) que estrutura um artigo pensando sobre o termo infncia em sua origem epistemolgica. Trazendo a fala de Castello e Mrcico (2006) esclarece que [...]podemos entender que infans no remete especificamente criana pequena que no adquiriu ainda a capacidade de falar, mas se refere aos que, por sua minoridade, no esto ainda habilitados para testemunhar nos tribunais: infans assim o que no pode se valer de sua palavra para dar testemunho. 5 E este autor segue sua anlise elucidando o impacto de tal origem categoria da qual temos tratado quando prope que:
Percebamos ento que a etimologia latina da palavra infncia rene as crianas aos no habilitados, aos incapazes, aos deficientes, ou seja, a toda uma srie de categorias que encaixadas na perspectiva do que elas no tm so excludas da ordem social. De maneira que a infncia est marcada desde a sua etimologia por uma falta no menor, uma falta que no pode faltar, uma ausncia julgada inadmissvel, a partir da qual uma linguagem, um direito e uma poltica dominantes consagram uma excluso. (p. 41)

No diferentemente dos percursos sociolgicos e filosficos, quando nos voltamos Antropologia nos deparamos com o mesmo vis de abordagem. A partir de artigo de Gomes (2008) temos contato com a pontuao de Brando6 de que:
Em toda a bibliografia clssica da Antropologia, a criana um ser ausente da cultura, aparece nela esporadicamente, ou ento, quando surge de modo significativo, atravs da anlise de situaes rituais onde o processo cultural do rito importa muito mais do que o seu efeito psicolgico sobre o sujeito. (p. 83)

Luis Angel & Claudia Mrcico tm parte de seu escrito Oculto nas palavras, do Dicionrio etimolgico de termos usuais na prxis docente, citado no texto de Kohan. 6 Carlos R. Brando tem parte de seu texto A criana que cria: conhecer o seu mundo, citado por Gomes.

mais uma vez a perspectiva da invisibilidade, o entendimento da no potencialidade que se revela no olhar para a criana. As contribuies da Psicologia vo ainda atingir mais assertivamente essas questes e argumentaes ora desveladas. Propondo uma anlise das primeiras observaes sistemticas do desenvolvimento infantil, Vasconcelos (2008) nos aponta a origem da observao cientfica sobre a infncia destacando sua essncia biolgica e evolucionista, fortemente alicerada nos estudos darwinianos:
Tais estudos, baseados nas teorias biolgicas e evolucionistas, acabaram por dar origem s anlises do que era considerado o desenvolvimento normal de crianas. Nessa perspectiva, o desenvolvimento seria resultante de processos maturacionais de caractersticas da espcie humana, visando a adaptao ao meio ambiente... A pouca nfase infncia e s crianas nos estudos cientficos existentes at o final do sculo XIX foi seguida pela concepo do desenvolvimento que enfatiza a maturao orgnica. (p. 63)

DA HETERONOMIA DA INFNCIA NO DISCURSO E NO ESPAO Neste ponto pensamos ser importante fazer uma espcie de parntese no qual a contribuio de Bakhtin (2006) surge como condutora terica importante:
Tudo o que me diz respeito, a comear pelo meu nome, chega do mundo exterior minha conscincia pela boca dos outros (da minha me, etc.), com sua entonao, em sua tonalidade valorativoemocional. A princpio eu tomo conscincia de mim atravs dos outros: deles eu recebo as palavras, as formas e a tonalidade para a formao da primeira noo de mim mesmo. (p. 373-4)

impossvel no aliar esse entendimento ao fato de que praticamente tudo o que se tem dito de criana e, assim, de infncia, at hoje, foi pensado, estudado, pesquisado e registrado por adultos. Se independentemente de qualquer outra coisa entendemos que o outro que comea a nos dar forma, no que compartilhamos da perspectiva de Bakhtin, como ignorar que o que se formulou sobre esse perodo de tempo da vida humana, ento, se fez preponderantemente a partir da perspectiva do adulto? Mas, seguindo essa lgica tambm no h como fugir da recproca. E essa, claro, no uma concluso apenas nossa. Nascimento (2009) observa:
interessante notar que, reciprocamente, medida que se constri uma imagem da infncia, constri-se uma imagem correspondente do adulto, como sustenta o socilogo ingls Chris Jenks no texto

Constituindo a criana. Neste artigo, ele afirma que a criana no imaginada seno em relao a uma concepo de adulto, embora seja impossvel criar uma noo precisa da adultez e da sociedade adulta sem primeiro tomar em considerao a criana. (p. 46)

Deste modo, entendemos aqui que impossvel pensar num grupo sem de algum modo sermos remetidos ao outro. Para alm desta breve constatao vlido ressaltar que, entendendo assim, assumimos que tratamos de adultos e de crianas. O exerccio aqui, contudo, de romper com o movimento que tem sido mais recorrente, o adultocentrismo, e relacionar ambos os grupos numa perspectiva de reciprocidade, buscando abrir mo das constituies hierrquicas. Assumindo-se tambm um vis espacial deste debate, coloca-se a perspectiva lefebvriana de que o conhecimento humano forjado a partir das prticas sociais que se relacionam tanto com os espaos de representao como com as representaes do espao. Percebe-se que tambm neste campo a infncia colocada de maneira secundria e inferior. O silncio dos espaos pensados por um vis da infncia s negado pela produo autoritria de lugares onde a criana deve permanecer. No h uma perspectiva relacional, por exemplo, entre as diferenas etrias dos usurios da cidade e seus espaos de convivncia. A produo do espao segue, notadamente nas sociedades capitalistas, sejam elas perifricas ou centrais, uma lgica da predominncia adulta, masculina, branca e crist, ou, como diz Caetano Veloso, o macho adulto branco sempre no comando. A cidade no produzida de modo a favorecer a troca entre os adultos, idosos ou crianas; segue a lgica funcionalista da separao, restando aos homnculos, quando muito, apenas lugares de exceo como parquinhos, cantinhos e outras configuraes mais que se encontram invariavelmente no diminutivo, reforando a relao de inferioridade a partir da proximidade cordial. As escolas e creches, por outro lado, so pensadas como depositrios dos filhotes que atrapalham o ritmo acelerado da reproduo social, mas isto, por si s, remete a toda uma outra discusso. Por ora, vale destacar que o espao urbano no cria condies de autonomia da criana e refora a separao inferiorizante do discurso criador da infncia acima exposto7.
7

A experincia de professor de projeto na FAU-UFRJ de um dos autores refora este pensamento. comum entre os projetos de praa dos alunos a realizao de um desenho automtico onde h lugar para as crianas em um cantinho, geralmente um parquinho, e para os velhos em outro, geralmente com mesas de jogos e bancos. Sempre se fazia o questionamento da impossibilidade de um av, av, ou mesmo pai e me visitarem esta praa

SOBRE CRIANAS EM RELAO AO ADULTO E SOBRE O ADULTO EM RELAO A CRIANAS At aqui seguimos explicitando parte do que se tem de produo cientfica acerca da percepo da infncia, do papel da criana. Como se viu, trata-se de abordagens bastante discriminatrias8, que tm colocado a criana numa relao subalternizada, gerando sua invisibilidade social. Ainda dominantes, tais ideias precisam ser repensadas. Ocorre que j se comeou a perceber tal questo e j existe certa mobilizao por parte de pesquisadores no sentido de rever essas noes. Deste modo, visitemos um tanto do que j se diz sobre as relaes com crianas e infncia em busca das revises necessrias! Colombo descobriu a Amrica, mas no os americanos. (TODOROV, 2003, p. 69) Para que comecemos a pensar sobre as transformaes que nos parecem importantes de acontecer, temos que trazer tona um conceito que vem acompanhando subliminarmente este escrito: a alteridade. E, para alm da contribuio bakhtiniana, a contribuio de Todorov (2003), que no trata diretamente9 da infncia, mas da perspectiva do outro de maneira geral, parece valiosa. Neste livro, o autor analisa a conquista da Amrica ressaltando sempre a relao travada a partir da anlise de registros histricos existentes entre conquistadores e conquistados. E logo ao final do primeiro captulo que afere a descoberta das terras, mas no da gente que l vivia. Chega a tal concluso apontando a subalternizao dos conquistados, a sua invisibilidade enquanto sujeitos, nas suas prticas e cultura em geral, em funo do olhar exclusivo da perspectiva do conquistador. Os indgenas, assim como as crianas, ou eram iguais aos conquistadores, mas em um estgio inferior de desenvolvimento, ou eram diferentes, mas em uma perspectiva negativa, de negao do outro; obviamente esta ltima perspectiva permitiria aos cristos conquistadores a escravizao daqueles. E exatamente a que uma questo aparece forte: at que ponto, como Colombo, descobrimos a infncia, mas no as crianas? Pensamos que a analogia nos serve para

e permanecerem junto das crianas, pois os espaos eram sempre pensados separadamente, no sentido amplo deste termo. Parece-nos este um reflexo forte da viso a respeito da infncia. 8 De fato, trata-se de abordagens classificatrias. a partir da perspectiva que assumimos, ou seja, de nosso ponto de vista, que tais abordagens se tornam discriminatrias. 9 O autor no se prope a falar diretamente da infncia, mas podemos conferir tal interface no seu discurso quando cita o colonizador: Em prudncia como em habilidade, e em virtude como em humanidade, esses brbaros so to inferiores aos espanhis quanto as crianas aos adultos e as mulheres aos homens [...] (TODOROV, 2003, p. 221)

refletirmos um tanto, luz do que se elucidou at aqui, sobre a forma como se tem abordado essa categoria. Achamos que sabemos o que a infncia e agimos de modo a desenvolver estratgias (mtodos e afins, inclusive) que visam suprir os seres que pertencem a este grupo daquilo que lhes falta.
Como indicado anteriormente, os documentos produzidos pelo adulto constituem a principal (ou quase exclusiva) fonte para a escrita da histria da infncia. Tanto nos textos voltados para a construo de um imaginrio sobre a infncia, quanto nos documentos para normatizao das prticas de cuidado da criana, o adulto projeta uma determinada representao sobre a identidade infantil, sua particularidade, que definiria as estratgias de formao e interveno. (GOUVA, 2008, p. 106)

Subalternizando a infncia ao mundo adulto, faz-se tal qual Colombo e tantos outros conquistadores populao indgena local no tempo da conquista: ignora-se o outro em tudo o que tem de seu, subjugando-o quilo que somos/temos/sabemos. Agese, em suma, como meros colonizadores. E na empreitada da colonizao infantil, buscou-se uma universalizao do conceito, descaracterizando-se as possibilidades e particularidades de exerccio de ser criana.
O tempo-lugar da infncia, constitudo de forma hegemnica nas prticas sociais do mundo moderno ocidental, enfatiza a linearidade e a cronologia. Contudo, essa viso, embora dominante, no fixa, absoluta nem imutvel, devendo ser aberta criao de novas manifestaes de acordos intersubjetivos e compreenses inovadoras. (JOBIM E SOUZA e PEREIRA, 1998, p. 33)

Essa talvez seja a reviso que deve preceder as demais necessrias: preciso que, alteritariamente, reconheamos a criana como sujeito de sua histria.

DO RECUO SOCIAL PERANTE AS CRIANAS: A SEGREGAO DO ESPAO PBLICO As prticas sociais contemporneas brasileiras, no entanto, caminham na direo de colocar o sujeito criana na histria cada vez mais como um sujeito oprimido10. E a
10

No se quer aqui seguir a postura hegemnica diminuindo a possibilidade do papel da criana, negando-se a admiti-la, por exemplo, como opressora de adultos na conduo das relaes familiares contemporneas. Acredita-se, porm, que tal condio se d efetivamente devido forma como esta sociedade se organiza de modo a negar o encontro com o outro,

opresso social se conforma a partir da negao do convvio poltico e da afirmao hegemnica do convvio familiar como substituio da esfera pblica. Esta relao entre o pblico e o privado, no caso brasileiro, bastante complexa e contraditria e possui suas razes histricas bem explicitadas em Razes do Brasil, de Srgio Buarque de Holanda (1999). necessrio se realizar aqui um outro parntese para que se compreenda a maneira como ela se reflete na produo do espao brasileiro e as suas conseqncias para o universo infantil contemporneo. Retomamos Lefebvre (2000) que, ao construir uma diferenciao conceitual entre a apropriao e a dominao do espao, institui uma diferenciao que, por sua negao, ou adaptao, esclarece a situao referente sociedade brasileira. Para aquele autor, no limite, o espao apropriado, ligado a permanncias e identidade, seria aquele da famlia (o interior de uma casa) e o espao dominado seria o espao pblico, comunitrio (a rua). Continuando sua anlise, Lefebvre expe que a dominao espacial se superps apropriao a partir, por exemplo, da ao do Estado quando este controla o espao pblico. Sua anlise segue no sentido de trabalhar esta dicotomia entre o espao apropriado e o espao dominado no sentido de se produzir um espao diferencial, que se entende aqui como um espao de autonomia, num sentido amplo e humano da palavra. Lefebvre refora em sua obra que a retomada da apropriao espacial fator fundamental para uma transformao social, seguindo uma linha de pensamento onde esta retomada significaria um enfraquecimento do poder de dominao do Estado. O que no significa sugerir que o espao da famlia deva equivaler ao dominante, muito pelo contrrio, acredita ser a nova apropriao uma superao tanto da dominao realizada pelo Estado quanto uma renovao de um domnio familiar, em favor, como j fora dito, de um espao de autonomia. No entanto, por aqui as coisas se deram de forma diversa realidade francesa, ou capitalista ocidental, lefebvriana, e as diferenas residem de forma proeminente na relao entre Estado e Famlia, por exemplo. O trao fundamental de nossa sociedade , segundo Srgio Buarque de Holanda (1999), a cordialidade; esta, por sua vez, dispensa um tratamento da coisa pblica como privada ao tomar o Estado como extenso da Famlia. Tal constatao nos leva obrigatoriamente a uma reinterpretao da relao

impossibilitando uma convivncia onde a autonomia substituiria a necessria submisso de uma categoria social outra em dados momentos da existncia. De toda maneira, esta relao da criana opressora no parece ser encontrada em uma esfera de convvio social mais amplo onde a infncia subjuga o mundo adulto.

entre o que vem a ser apropriao e dominao, termos que vo se mesclar e se confundir cordialmente. Ao se afirmar que o Estado, e consequentemente a coisa pblica, so tratados no Brasil como uma extenso familiar, privatizante portanto, pode-se pensar num espao de dominao apropriada. O espao pblico, assim, pode ser interpretado, no Brasil, como aquele onde o Estado autoriza, quando no impe, a sua privatizao, ou mesmo a sua privao. O carter de apropriao exerce um peso nestas relaes espaciais que acabam por pressionar as dinmicas explicitadas por Lefebvre numa direo inversa autonomia, ou convivncia relacional das dinmicas espaciais. Ora, este espao pblico deveria ser o espao do cidado, gerido por uma relao fundada na entidade da nao, porm, como o brasileiro, via de regra, no percebe e nem constri esta relao de forma clssica, ele relega o que nacional ao Estado do qual, supostamente, no faz parte. O Estado visto como outro, mas um outro superior, ou como j se disse, como uma famlia parte da qual no se pertence e, muito menos, na qual se interfere. Note-se que este espao, chamado por um dos autores deste artigo em trabalho anterior de espao cordial, ganha ares de negao do urbano, isto , ao invs do exerccio do conflito, o que se realiza sua negao atravs da indiferena ou da intolerncia, que so reflexos da no identificao do pblico com seu espao. E a situao da infncia entra nesta relao de forma desproporcionalmente inferior, j que tanto em sua Famlia original, quanto na Famlia-Estado, ela aparece sem a mnima possibilidade de se constituir como sujeito, sendo objetificada ao extremo e refletindo, tambm, a prpria objetificao do sujeito adulto numa sociedade sem cidados. Esta condio de submisso ao espao de dominao apropriada tem se concretizado nas prticas sociais de negao de acesso rua pelas crianas. Cada vez mais o espao pblico por excelncia que foi a rua se v esvaziado da convivncia humana. Primeiramente, pode-se atribuir esta condio crena do urbanismo moderno na separao funcional dos espaos onde a rua passaria a servir circulao, notadamente de automveis, e os pedestres teriam os seus reservados nas imediaes de seus edifcios em reas verdes e de lazer tambm separadas funcionalmente. Para os no urbanistas, basta imaginar lugares como a Barra da Tijuca ou Braslia, para citar apenas espaos-tipo.

10

Esta concretude da produo espacial certamente incentivou a um afastamento da rua por parte dos habitantes da cidade, mas na medida em que os espaos produzidos sob outras lgicas que no as modernas ainda persistem, louvvel supor que h outras causas para este afastamento que no apenas os modelos urbanos. No tarefa deste artigo descobrir todas as causas deste fenmeno, o que seria um esforo demasiado intil, mas proposta construir questionamentos a respeito destas e considera-se que a forma como o adulto (se) v (n)a criana fator importante desta conformao social. Uma das evidncias desta conjectura a moda jurdica que se dissemina em diversos municpios do Brasil de proibir a circulao de crianas e adolescentes, os menores, nas ruas em horrios noturnos desacompanhados de seus pais: o toque de recolher. No se quer debruar sobre o fato da simplicidade da soluo adotada, ou seja, na medida em que uma cidade percebe serem seus espaos pblicos inadequados para a circulao de crianas em certos horrios probem-nas de o fazer ao invs de tratarem do problema de adequao necessria daqueles espaos. No se quer aqui tambm tratar da forma pela qual divulgada a deciso de toque de recolher, por exemplo, de um juiz da Vara da Infncia e da Juventude da cidade de Ilha Solteira, interior paulista, pela imprensa, destacando uma invocao religiosa daquele servidor estatal11: O livro de Eclesiastes, da Bblia, inspirou a deciso judicial. Um cavalo indmito torna-se intratvel. A criana entregue a si mesma torna-se temerria, afirmou [o juiz] 12. Cabe a este texto, no entanto, pelo menos duas anlises que parecem mais diretamente relacionadas ao escopo terico acima apresentado. A primeira delas diz respeito forma atravs da qual construdo o argumento de justificativa destas tomadas de deciso, inferiorizando a criana da maneira mais brutal: a criminalizao da infncia. Ao contrrio do que se afirmou acima, de que seria a inadequao dos espaos pblicos para as crianas que suscitariam as decises dos toques de recolher, o que mais se destaca nas divulgaes pela imprensa o oposto. Seria a inadequao das crianas o que mais incentivaria estas decises. Mesmo quando se justifica que tais

11

Daniel Bensaid, pensador francs, em uma palestra afirmou que onde h ausncia de poltica, a religio toma conta. Conferir tambm seu livro, Os irredutveis: teoremas da resistncia para o tempo presente, onde esta constatao analisada mais profundamente. 12 Disponvel em <http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1099100-5605,00.html>

11

decises so feitas para proteger a infncia, o outro lado o que mais se sobressai13. Alm do mais, esta proteo imposta infncia diz muito mais respeito ao autoritarismo do adulto que s boas intenes, como se ver mais adiante. A segunda diz respeito iluso, perigosa, de que o Estado-Famlia, ao obrigar as crianas ao convvio familiar (no estatal) estaria auxiliando na formao de cidados preparados para um convvio social mais adequado. Esta ideia ou enfraquece a necessidade da convivncia com o outro ou considera que o outro familiar equivalente ao pblico; remete viso da cidade como uma grande casa, que coerente com a verso cordial de nossa formao poltica e social. No entanto, como nos lembra Marcelo Lopes de Souza (2004), ao tratar de experincias urbanas contemporneas:
A imagem da casa bem ordenada tornou-se igualmente clebre: segundo esse argumento, a mesma lgica que preside a distino e separao dos diferentes cmodos de uma casa de acordo com os seus usos [...] deveria governar a organizao do espao da cidade, ou seja, da grande casa. Aquilo que parece simples aplicao de bom senso (afinal, quem defenderia que as necessidades fisiolgicas fossem feitas na sala de estar, ou que as refeies fossem feitas no banheiro?) assenta-se, na realidade, sobre uma falcia lgica, uma vez que se recorria a algo perfeitamente razovel em uma dada escala (a da habitao individual) para justificar intervenes em uma outra escala (a da cidade como um todo), como se entre as realidades correspondentes a essas duas escalas distintas no existisse qualquer diferena qualitativa, sendo a maior uma simples extenso da menor, por efeito de agregao ou de ampliao. (p.254-5)

Tais atitudes acabam por reforar a contraditria relao de dominao apropriada acima referida e diminuem o potencial de sociabilidade do espao pblico, possibilitando o desenvolvimento de uma realidade de convvio social pautado na reproduo da intolerncia.

CONCLUSO: LUGAR DE CRIANA NA RUA Diante destas evidncias de recuo autoritrio social, preciso que se responda, ainda que teoricamente, qual significado teria para a constituio social pblica a condio da criana como sujeito social. Esta resposta visa a esclarecer, a partir de um
13

Cf. as seguintes notcias disponveis na internet, como exemplos desta constatao: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1196435-5598,00.html, http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/04/22/materia.2009-04-22.4438118078/view, http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1099100-5605,00.html. Por fim, um exemplo de resposta do prprio judicirio a estas decises: a suspenso do toque de recolher em Patos de Minas, http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1300738-5598,00.html.

12

vis relacional, o tiro no p que os prprios adultos se do ao agir desta forma, na medida em que se deseje que os adultos, tambm, possam e devam agir como sujeitos sociais autnomos:
Para efeitos dessa anlise, assumi a definio de Charlot (2000, p.33 e 51), para quem o sujeito um ser humano aberto a um mundo que possui uma historicidade; portador de desejos, e movido por eles, alm de estar em relao com outros seres humanos, eles tambm sujeitos. Ao mesmo tempo, o sujeito um ser social, com uma determinada origem familiar, que ocupa um determinado lugar social e se encontra inserido em relaes sociais. Finalmente, o sujeito um ser singular, que tem uma histria, que interpreta o mundo e d-lhe sentido[...]Para o autor, o sujeito ativo, age no e sobre o mundo, e nessa ao se produz e, ao mesmo tempo produzido[...]Nessa perspectiva, o ser humano no um dado, mas uma construo. (DAYRELL, 2003)

Assim, as infncias tambm so muitas, podem ser tantas quantas so as crianas e as realidades que no mundo existem. Isso implica concebermos a scio-historicidade do sujeito-criana, que est, na infncia, desde sempre, alis, imerso num tempo-espao contextualizado. Portanto, a resposta que se imagina possuidora de potencial transformador de cunho mais libertrio, seria aquela na qual as decises sociais referentes produo e reproduo do tempo-espao sejam contextualizadas tambm a partir do universo da infncia. Os estudos sociolgicos trazem tambm uma contribuio interessante dessa possibilidade de mudana de ponto de vista em relao categoria infncia, como observa Nascimento (2009):
[...] foram construdas outras concepes, pautadas por um novo paradigma: a infncia deixa de ser vista como um tempo de passagem para constituir-se como uma categoria na estrutura social [...] a perspectiva estrutural da infncia, desenvolvida por Qvortrup, fundamenta-se em trs asseres principais: 1. a infncia no exatamente uma fase da vida, mas uma categoria na estrutura social, que manifesta variaes histricas e interculturais; 2. alteraes na sociedade afetam as crianas tanto quanto os adultos; 3. as crianas contribuem ativamente na sociedade, embora a natureza de sua contribuio seja diferente em distintas culturas. (p. 48-9)

Neste percurso, urge que percebamos a criana como agente de seu tempo, como pessoa de determinado contexto; que busquemos conhec-la interessados de fato no que ela tem a partilhar, no que ela tem a nos acrescentar, entendendo que sua participao ativa certamente desvelar aspectos especficos, diferenciados e, por isso mesmo,

13

nicos. Isso implica que falemos menos delas, sobre elas ou para elas, e mais com elas.
Ouvir as experincias [de infncia], falar sobre elas e interpret-las com a ajuda daqueles que dela hoje participam as crianas uma forma de ressignificar as hierarquias institucionalizadas dos papis sociais estabelecidos culturalmente. Alm disso, deixar emergir a diferena no seu carter extensivo de alteridade e abertura para novas possibilidades de acordos intersubjetivos. (JOBIM E SOUZA e PEREIRA, 1998, p. 40)

Acreditamos de fato que a partir do momento que percebemos as crianas como atores sociais ativos, que lidamos com elas com ouvidos atentos para que suas falas ressoem e ecoem, que damos o principal passo em direo a uma significativa reviso do que se tem encaminhado em relao infncia.
[...] a constatao de que vivemos numa sociedade marcadamente adultocntrica, portanto construda e pensada por e para os adultos. Trazer a criana ao palco do dilogo e buscar estabelecer com ela uma parceria implica, de antemo, transgredir com o estabelecido e buscar meios de minimizar j que ingnuo achar que conseguimos suplantar as relaes desiguais de poder adulto-criana. (LEITE, 2008, p. 122)

Parece-nos que primordial, caso se discorde do rumo atual das prticas sociais hegemnicas, rever os conceitos que embasam nossa percepo da garotada, sem dvida! Mas, para que isso acontea, parece que tempo de reelaborarmos o exerccio do ser adulto em relao infncia. O que definitivamente marcar a diferena, a transformao neste percurso de relao, a reviso da experincia do adulto junto da criana. Esta postura, que de forma alguma quer que seja percebida como de fcil execuo e tampouco como impossvel, permite que o adulto se enxergue atravs da criana e, concomitantemente, que a criana tambm se enxergue atravs do adulto. Estas relaes dialticas e contraditrias seriam possibilitadoras de experimentaes novas de sociabilidade que, progressivamente, levariam tranformao da percepo da criana por um vis inferiorizado e oprimvel para tornar, inclusive o adulto, um sujeito incompleto e que necessita da mediao e do convvio com a diferena. Arrisca-se dizer, assim, que umas das formas de se realizar tal mudana alterando a maneira de se perceber, conceber e vivenciar o espao, abandonando a idia de que a criana corre, ou oferece, perigo nas ruas para trabalhar a prtica de que estas devem ser o lugar de permanncia, por excelncia, no apenas das crianas-adultos, mas 14

tambm dos adultos-crianas, pois a transformao do espao no se d de forma independente da de seus usurios e vice-versa.

REFERNCIAS BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2006, 468p. BENSAID, Daniel. Os irredutves: teoremas da resistncia para o tempo presente. So Paulo: Boitempo, 2008, 100p. CASTRO, Lcia Rabello de. Uma teoria da Infncia na contemporaneidade. In: CASTRO, Lcia Rabello de(org.). Infncia e adolescncia na cultura do consumo. s.l.: Nau Editora, s.d., p.22-53. DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. s.l.: 2003, mimeo. FILHO, Durval Mazzei Nogueira. H uma nova infncia? In: Revista Educao. So Paulo: Editora Segmento, v.2 Educao e Psicologia, 2009, p. 06-17. GOMES, Ana Maria Ribeiro. Outras crianas, outras infncias? In: SARMENTO, Manuel e GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Estudos da Infncia: Educao e prticas sociais. Petrpolis: Ed. Vozes, 2008, p. 82-96, GOUVA, Maria Cristina Soares de. A escrita da histria da infncia: periodizao e fontes. In: SARMENTO, Manuel e GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Estudos da Infncia: Educao e prticas sociais. Petrpolis: Ed. Vozes, 2008, p. 97-118. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 8 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1999, 220p. KOHAN, Walter Omar. Infncia e Filosofia. In: SARMENTO, Manuel e GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Estudos da Infncia: Educao e prticas sociais. Petrpolis: Ed. Vozes, 2008, p. 40-61. LEFEBVRE, Henri. La production de lespace. 4 ed. Paris: Anthropos, 2000, 485p. LEITE, Maria Isabel. Espaos de narrativa: onde o eu e o outro marcam encontro. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (org). A criana fala: a escuta de crianas em pesquisa. So Paulo: Cortez Editora, 2008, p. 118-140. NASCIMENTO, Maria Letcia B. P. A criana visvel. In: Revista Educao. So Paulo: Editora Segmento, v.2 Educao e Psicologia, 2009, p. 44-53. PEREIRA, Rita Marisa Ribes e SOUZA, Solange Jobim e. Infncia, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, Snia e LEITE, Maria Isabel (org). Infncia e produo cultural. Campinas: Papirus, 1998, p. 25-42.

15

RIBEIRO, Cludio Rezende. Ouro Preto, ou a produo do espao cordial. Rio de Janeiro, 2009. Tese (Doutorado em Urbanismo). Programa de Ps-graduao em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infncia: correntes e confluncias. In: SARMENTO, Manuel e GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Estudos da Infncia: Educao e prticas sociais. Petrpolis: Ed. Vozes, 2008, p. 17-39. SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: Introduo crtica ao planejamento e gesto urbanos. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, 556p. TODOROV, Tzvetan. A Conquista da Amrica: a questo do outro. So Paulo: Martins Fontes, 2003, 387p. VASCONCELOS, Vera Maria Ramos de. Infncia e Psicologia: marcos tericos da compreenso do desenvolvimento da criana pequena. In: SARMENTO, Manuel e GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Estudos da Infncia: Educao e prticas sociais. Petrpolis: Ed. Vozes, 2008, p. 62-81.

16

You might also like