You are on page 1of 3

INFORMATIVO: -OMISSO DE SOCORRO - ASPECTOS LEGAIS Segundo o artigo 135 do Cdigo Penal, a omisso de socorro consiste em "Deixar de prestar

assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, em desamparo ou em grave e iminente perigo; no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica." Pena - deteno de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Pargrafo nico: A pena aumentada de metade, se da omisso resulta leso corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta em morte. Importante: O fato de chamar o socorro especializado, nos casos em que a pessoa no possui um treinamento especfico ou no se sente confiante para atuar, j descaracteriza a ocorrncia de omisso de socorro. DIREITOS DA PESSOA QUE ESTIVER SENDO ATENDIDA O prestador de socorro deve ter em mente que a vtima possui o direito de recusa do atendimento. No caso de adultos, esse direito existe quando eles estiverem conscientes e com clareza de pensamento. Isto pode ocorrer por diversos motivos, tais como crenas religiosas ou falta de confiana no prestador de socorro que for realizar o atendimento. Nestes casos, a vtima no pode ser forada a receber os primeiros socorros, devendo assim certificar-se de que o socorro especializado foi solicitado e continuar monitorando a vtima, enquanto tenta ganhar a sua confiana atravs do dilogo. Caso a vtima esteja impedida de falar em decorrncia do acidente, como um trauma na boca por exemplo, mas demonstre atravs de sinais que no aceita o atendimento, fazendo uma negativa com a cabea ou empurrando a mo do prestador de socorro, deve-se proceder da seguinte maneira: No discuta com a vtima.

No questione suas razes, principalmente se elas forem baseadas em crenas religiosas. No toque na vtima, isto poder ser considerado como violao dos seus direitos. Converse com a vtima, informe a ela que voc possui treinamento em primeiros socorros, que ir respeitar o direito dela de recusar o atendimento, mas que est pronto para auxili-la no que for necessrio. Arrole testemunhas de que o atendimento foi recusado por parte da vtima. No caso de crianas, a recusa do atendimento pode ser feita pelo pai, pela me ou pelo responsvel legal. Se a criana retirada do local do acidente antes da chegada do socorro especializado, o prestador de socorro dever, se possvel, arrolar testemunhas que comprovem o fato. O consentimento para o atendimento de primeiros socorros pode ser formal, quando a vtima verbaliza ou sinaliza que concorda com o atendimento, aps o prestador de socorro ter se identificado como tal e ter informado vtima de que possui treinamento em primeiros socorros, ou implcito, quando a vtima esteja inconsciente, confusa ou gravemente ferida a ponto de no poder verbalizar ou sinalizar consentindo com o atendimento. Neste caso, a legislao infere que a vtima daria o consentimento, caso tivesse condies de expressar o seu desejo de receber o atendimento de primeiros socorros. O consentimento implcito pode ser adotado tambm no caso de acidentes envolvendo menores desacompanhados dos pais ou responsveis legais. Do mesmo modo, a legislao infere que o consentimento seria dado pelos pais ou responsveis, caso estivessem presentes no local.

INFORMATIVO:-PRIMEIROS SOCORROS:LUXAES

o deslocamento da extremidade de um osso em sua articulao. COMO SE MANIFESTA Dor VIOLENTA, deformao local, edema, hiperemia e impossibilidade de movimentao. COMO PROCEDER Mantenha a vtima em repouso e evite movimentar a regio lesada. Imobilize o local usando tbua, papelo, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Proteja a regio lesada usando algodo ou pano, afim de evitar danos pele. Faa a imobilizao de modo que o aparelho atinja as duas articulaes prximas leso Amarre as talas com ataduras ou tiras de pano com firmeza, SEM APERTAR, em 4 pontos: ACIMA e ABAIXO DO LOCAL DA REGIO LESADA. ACIMA e ABAIXO das articulaes prximas regio lesada. Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao. Importante: No tente colocar o osso no lugar. ENTORSES a separao MOMENTNEA das superfcies sseas na articulao. COMO SE MANIFESTA Dor intensa movimentao e edema (inchao) local.

COMO PROCEDER Evite movimentar a regio atingida e aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, at posterior orientao mdica. Imobilize o local usando tbua, papelo, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Proteja a regio lesada usando algodo ou pano, afim de evitar danos pele Faa a imobilizao de modo que o aparelho atinja as duas articulaes prximas fratura Amarre as talas com ataduras ou tiras de pano com firmeza, SEM APERTAR, em 4 pontos: ACIMA e ABAIXO DO LOCAL DA LESO. ACIMA e ABAIXO das articulaes prximas regio leso. Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao.Cuidado com coluna dela. Importante: No use compressas quentes nas primeiras 24 horas. No faa frico nem procure "esticar" a regio lesada. O entorse um traumatismo que sempre exige orientao mdica. EM CASO DE FRATURAS.O QUE FAZER? Solicite assistncia mdica (RESGATE 193), enquanto isso, mantenha a pessoa calma e aquecida. Verifique se o ferimento no interrompeu a circulao sangnea. Imobilize o osso ou articulao atingido com uma tala.

Mantenha o local afetado em nvel mais elevado que o resto do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchao, a dor e a progresso do hematoma. Usar a maca somente em caso de necessidade para evitar leses maiores.Prefira se possvel esperar o resgate, isole o local de objetos, mquinas e curiosos.Pea ajuda aos companheiros. Como colocar a vtima em caso de fraturas, quedas, luxaes que a impeam de andar.

-Usar as tiras para fixar a vtima na Maca.Inclusive cabea/pescoo.

Em caso de leso localizada somente nas pernas ou braos, pea a colaborao da vtima para colocao dela na Maca a fim de facilitar o trabalho de remoo, caso ela esteja consciente.

-Vtima ao lado da maca.Sem movimentos bruscos.

-Com ajuda de 4 pessoas, pequeno giro lateral mantendo a coluna reta, para colocar a Maca embaixo dela:

You might also like