You are on page 1of 4

1- JUSTIFICATIVA

Nos primeiros anos de vida, o contato com o mundo permite a criana construir conhecimentos prticos sobre seu entorno, relacionados a sua capacidade de perceber a existncia de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaos e atribuindo as primeiras significaes para os elementos do mundo e realizando aes cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante inteno com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos.
2- FUNDAMENTAO TERICA

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil p. 171 A forma peculiar de elaborao das regularidades dos objetos e fenmenos, porem, no significa que a formao de conceitos, pela criana, comece forosamente do concreto, do particular ou da observao direta de objetos e fenmenos da realidade. A formao de conceitos pelas crianas, ao contrario, se apia em concepes mais gerais acerca dos fenmenos, seres, e objetos e, medida que elas crescem, dirige -se a particularizao.
3- OBJETIVO GERAL

Interessar-se pelo meio em que vive, identificando os seres vivos e no vivos com parte importante e ativa na transform ao do mesmo. Ter contato com diferentes situaes e acontecimentos do mundo, para que sejam questes significativas e tenham acessos a modos variados de compreend -lo e represent-lo.
4- PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA 1 BIMESTRE OBJETIVOS ESPECFICOS Valorizar a natureza percebendo que ela faz parte de nossa vida. Reconhece a importncia de cuidar do prprio corpo para a preservao de doenas. Estabelece algumas relaes entre o meio ambiente e as diversas formas de vida que ali se estabelece. Distinguir os seres vivos e os no vivos. CONTEDOS: A natureza Educao ambiental Seres vivos e no vivos METODOLOGIAS: Roda de conversa Aulas de campo. Exposio de cartazes.

TIPOS DE EXERCCIOS Fazer um passeio com as crianas para observao dos seres vivos e no vivos. Confeccionar um jogo com os seres vivos e no vivos. Montar painis com paisagens naturais e modificadas pelo homem e pela natureza. Representar por meio de desenhos os seres vivos observados durante as aulas de campo. Desenhar os elementos que fazem parte da natureza. Encontrar figuras que representam gua limpa que utilizamos. Fazer a correspondncia da imagem em cada funo. Separar em seqncia as figuras que contam historias sobre o desastre na natureza. Recortar em revistas ou jornais figura de bebs. Escrever um pouco da historia de sua infncia com desenhos. Desenhar no cartaz as fases do sapinho; Pesquisas em jornais e revistas imagens e informaes de seres vivos, comparando com os seres no vivos. 2 BIMESTRE OBJETIVOS ESPECFICOS Diferenciar os animais domsticos e selvagens. Diferenciar o nascimento dos animais. Perceber os hbitos de alguns animais, comparando -os com os dos seres humanos. Perceber que a gua indispensvel para vida dos seres vivos. Compreender a importncia de se economizar a gua. CONTEDOS Animais Os animais: domestico e selvagem A gua METODOLOGIAS: Dinmicas Produo de pequenos textos coletivos. Confeco de cartazes com gravuras e desenhos produzidos pelas prprias crianas. Rodinha de conversa. Mmicas. TIPOS DE EXERCCIOS: Na rodinha de conversa, explicar que existem animais que convive com os seres humanos e ditar alguns exemplos. Dizer tambm que tem outros animais que no convivem com o homem. Fazer diversos questionamentos sobre o contedo trabalhado. Mostrar gravuras de animais domsticos e animais selvagens.

Confeccionar cartazes com frases enfatizando a importncia de se economizar a gua.


3 BIMESTRE OBJETIVOS ESPECFICOS Conhecer as partes do corpo humano Relacionar cada rgo aos sentidos Perceber que alimentao de grande importncia para se ter uma vida saudvel CONTEDOS: O corpo humano Os sentidos Segurana alimentar METODOLOGIAS: Murais com gravuras e frases. Reportagens Textos informativos. Aulas explicativas e expositivas. Roda de conversa. TIPOS DE EXERCCIOS: Montar murais com gravuras de diferentes pessoas; Fazer um quebra cabea do corpo humano para as crianas montarem Conversar com as crianas sobre a importncia de cuidar de nossos rgos; Trabalhar com textos retirando as palavras chaves; Fazer dinmicas que falem das partes do corpo; Descrever com o corpo do seu coleguinha para fazer comparaes com seu corpo; Escrever no lado da figuras os nomes que a correspondem; Ligar os rgos a cada sentido; Desenhar e escrever os nomes dos alimentos que gosta e que no gosta; 4 BIMESTRE OBJETIVOS ESPECFICOS Conhecer objetos que nos ajuda a manter a higiene Perceber que a higiene faz parte de um corpo saudvel; Entender quais so os alimentos que prejudicam nossa sade; Distingui as estaes do ano. CONTEDOS: A higiene Higiene e sade O tempo METODOLOGIAS: Montar um painel com figuras que representam a higiene

Fazer dinmicas que trabalhem higiene e sade; Confeco de cartaz do tempo, mostrando como se percebe a passagem de uma estao para outra; Escreve o nome das estaes do ano e representar com desenhos;
TIPOS DE EXERCCIOS: Circular imagem que mostram os cuidados que devemos ter com a higiene; Colar papel picado formando molduras para desenhar situa es que nos ajudam a ter hbitos de higiene; 5- RECURSO DIDTICO. Cartolinas, folhas mimeografadas, papis. Pincel, canetas, cola e tesoura. Calendrio. Objetos variados. 6- PROCESSO DE AVALIAO. Pelas atividades desenvolvidas, desempenho durante as produes individuais e coletivas, como tambm pela oralidade e participao durante todas as aulas explicativas e expositivas. 7- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Volume 3.Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental Braslia: MEC/SEF, 1998. Monteiro, Alessandra; Figueiredo,Mrcia. M772p. Prisminha no mundo infantil:linguagem e sociedade/ 148p. coleo prismi nha-infantil 5 ASSINATURA DO PROFESSOR _________________________________

You might also like