You are on page 1of 15

SEO 1 Como a escola se tornou o que hoje?

As escolas antecederam o capitalismo e continuaram a se desenvolver por muito tempo sob os auspcios da igreja antes que as necessidades provocadas pelo processo de industrializao, em termos de mo de obra,gerassem transformaes no sistema escolar. Enguita (1989), contando a histria da escola de massas, mostra que foi o desenvolvimento da manufatura que impulsionou a escolarizao de crianas rfs em casas de trabalho e outros estabelecimentos similares, nos quais serviam de mo -de-obra barata. O sculo XVIII foi aquele em que mais se incentivou o internamento e disciplinamento das crianas rfs. Muitos autores expressaram seu desejo de ver universalmente internadas as crianas pobres, e escolarizadas, o que fundamentalmente significava muitas horas de trabalho e alguma instruo. Na Europa, os projetos de lei que pretendiam assegurar um mnimo de instruo literria s crianas foram sistematicamente rejeitados durante grande parte do sculo XIX. Nessa poca, temia-se as conseqncias de letrar demasiadamente aqueles que, no final, deveriam continuar ocupando os nveis mais baixos da sociedade. A educao poderia alimentar neles ambies indesejveis e os conhecimentos do povo no deviam se estender alm de suas ocupaes.
Por outro lado, o monoplio da educao pela igreja dificultava a modelagem da infncia s necessidades da nova ordem capitalista e industrial, na qual j no bastava que o sujeito se desenvolvesse resignado e piedoso. Sob presso da burguesia em ascenso, a escola foi se transformando de espao da educao religiosa e doutrinamento ideolgico para o local da disciplina .

A experincia escolar passou a ser organizada de modo a gerar nos jovens novos hbitos, mais adequados para a indstria. A questo no era, de modo algum, ensinar um certo montante de conhecimentos no menor tempo possvel, mas ter os alunos entre as paredes da sala de aula submetidos ao olhar vigilante do professor o tempo sufi ciente para dar a forma adequada ao seu comportamento. Logo se percebeu que os empregados9/7/:56 escolarizados mostravam-se mais pontuais, precisos, obedientes, respeitosos, ordenados, dceis, entre outras qualidades para a produo. Essa nfase na disciplina converteu as escolas em algo parecido com quartis ou conventos. Na Europa e nos Estados Unidos, o ensino ou a instruo ficava em segundo plano, atrs da obsesso pela ordem e compostura. No processo de industrializao dos Estados Unidos, a escola foi o agente de americanizao dos imigrantes e de assimilao da populao s novas relaes produtivas. Buscando erradicar os hbitos irregulares de trabalho das populaes imigrantes e substitu-los por formas de comportamento e traos de carter requeridos pela indstria em crescimento, fundou-se uma rede de escolas to rudimentares quanto os processos produtivos do sculo XIX. Nessa poca, a produo fabril foi submetida a uma reviso baseada, principalmente, nas idias de gesto cientfica do trabalho de F. W. Taylor. Ele props para a indstria um sistema de organizao baseado no controle absoluto dos produtos e processos pelo empresrio ou seus representantes que se traduzia na padronizao e rotinizao mxima de suas tarefas. Alm disso, no taylorismo havia uma preocupao em contabilizar cada dlar gasto ou ganho e aquilatar com exatido os custos de produo. Essa organizao foi se estendendo s escolas e, com isso, desenvolveu-se a pedagogia cientfica. Nas escolas, era progressivamente inserida a figura do especialista em educao, que deveria estudar todas as fases do processo educacional, as necessidades da sociedade e da indstria, o estado do aluno nas distintas fases, a eficcia dos distintos mtodos, a relao entre custos e

eficincia etc., e fornecer, com base nisso, os dados e as concluses pertinentes s instituies escolares e ao pblico. Procurou-se, assim, desenvolver propostas metodolgicas para conhecer a estrutura e o funcionamento dos processos mentais e o comportamento dos seres humanos. Alm disso, o estudo da Psicologia infantil e da Psicologia em sua relao com a educao /2007 56 desenvolveu-se significativamente. Os laboratrios de Psicologia instalados nas universidades passaram a no ser os nicos espaos em que os estudos dessa cincia se realizavam, criando-se cada vez mais laboratrios anexos s escolas, bem como institutos cujos objetivos centravam-se no estudo do desenvolvimento das diferenas individuais entre as crianas. O especialista auxiliaria a organizao escolar a:

1) fixar as especificaes e os padres do produto final desejado (aluno egresso); 2) fixar as especificaes e os padres para cada fase de elaborao do produto (matrias, anos acadmicos, trimestres, dias ou unidades letivas); 3) encontrar os mtodos mais eficazes a respeito e assegurar que fossem seguidos pelos professores; 4) determinar, em funo disso, as qualificaes padronizadas exigidas dos professores; 5) capacit-los, em consonncia com isso, ou colocar requisitos de acesso tais que forassem as instituies encarregadas disso a faz-lo; 6) exigir uma formao permanente que mantivesse o professor altura de suas tarefas durante sua permanncia no trabalho; 7) dar-lhe instrues detalhadas sobre como realizar seu trabalho; 8) selecionar os meios materiais mais adequados; 9) traduzir todas as tarefas e realizar em responsabilidades individuais e exigveis; 10)estimular sua produtividade mediante um sistema de incentivos; 11)controlar permanentemente o aluno. Para cumprir todas estas tarefas, faziam-se necessrios tambm onhecimentos psicolgicos que permitissem ao especialista em educao controlar o processo educativo de modo a gastar apenas o tanto necessrio para promover o desenvolvimento satisfatrio do maior nmero de ingressantes no sistema de ensino. Destaca-se, entre os conhecimentos e prticas da Psicologia requeridos pela educao, aqueles que envolviam testes de inteligncia. Alfred Binet (1857-1911), juntamente com seu colega Thodore Simon, foi responsvel pelo desenvolvimento dos primeiros testes de inteligncia na Europa. Foram esses pesquisadores que criaram a primeira escala mtrica de inteligncia, que permite medir o Quociente de Inteligncia (Q.I.).
Certamente voc j ouviu falar do Q.I.. Este ndice, utilizado para medida da inteligncia, foi desenvolvido a partir da submisso a testes compostos por questes de raciocnio lgico. Aplicando esses testes a um grande nmero de pessoas, verificou-se que, para cada idade, h uma quantidade de acertos mdios. Desta forma, podia se determinar o que foi chamado de idade mental. A idade mental era transposta para uma escala para estabelecimento do quociente de inteligncia. Assim, se o sujeito acerta um nmero de questes correspondente mdia para a sua idade, o ndice de Q.I. obtido denota uma inteligncia mediana. Se o indivduo acerta menos questes do que a mdia para a sua idade, considera-se que seu Q.I. mais baixo do que o dos demais, e assim por diante.

O quadro a seguir pode ilustrar a distribuio das faixas de Q.I .em relao classificao da inteligncia. Classificao geral dos nveis de QI Faixa de QI Classificao < 74 Infradotado 75-89 Abaixo da mdia 90-110 Mediano 111-125 Acima da mdia

> 126

Superdotado

Com a ampla divulgao dos trabalhos de Binet e Simon, e a necessidade de se desenvolverem mtodos eficientes para a escolarizao, a psicometria, utilizao de testes psicolgicos para mensurar as capacidades humanas e, em especial, a inteligncia, desenvolveu-se fortemente.
A perspectiva de medir a inteligncia instituiu a prtica de submeter a diagnsticos mdicos e psicolgicos as crianas, especialmente aquelas que no respondiam ao esperado pela escola. Criou-se, com isto, uma verdadeira fbrica de rtulos, reproduzidos no interior das escolas. As classes passaram a ser divididas conforme o desempenho dos alunos nas avaliaes psicolgicas. Desde essa poca, as dificuldades de aprendizagem escolar passaram a ser associadas ao dficit intelectual e baixa inteligncia, ou ao baixo Q.I.

3 Enquanto isso, voc sabe o que acontecia no Brasil?


Nesse perodo, o Brasil comeava a industrializar-se e urbanizar-se. A partir da Proclamao da Repblica, pretendeu-se a transformao do cenrio nacional e a construo da nova nao. O iderio de modernizao do pas dominava os meios intelectuais e apontava para a urgncia de transformaes tanto econmicas quanto na mentalidade da sociedade CUNHA, 2001), e este processo deveria passar pela educao. A educao passava a ser vista como grande promotora das mudanas necessrias para a manuteno do capitalismo no mundo e, no Brasil, era considerada uma via importante para a modernizao do pas. Com base no iderio funcionalista, as reformas educacionais do perodo do governo de Getlio Vargas trouxeram a introduo progressiva da Sociologia e da Psicologia nos programas de ensino voltados formao docente. A introduo de contedos da Psicologia deveu-se necessidade sentida naquele momento 15:21:56 histrico de se repensar a formao docente em bases cientficas. No momento em que o acesso escola se ampliava, estudar a inteligncia, a aprendizagem e as diferenas individuais assumiu grande importncia. A Psicologia se apresentava como disciplina fundamental para o entendimento da criana que chegava escola e para o dimensionamento do cidado que se pretendia que ela se tornasse. As informaes obtidas nesses estudos formariam os futuros professores. A pedagogia seria desenvolvida com base na cincia, tornando-se experimental, mediante avaliaes precisas baseadas em critrios cientficos e impessoais. Pretendia-se que o conhecimento e as tcnicas cientficas trouxessem para o campo educacional a compreenso das mentes infantis e avaliaes mais precisas do trabalho dos professores. Pesquisas sobre inteligncia, personalidade e capacidade comearam a ser feitas para classificar as crianas. Compreender o processo de aprendizagem da criana como algo delimitado por seu quociente de inteligncia manter uma viso inatista do processo de desenvolvimento. Nesta perspectiva, a capacidade cognitiva, a capacidade de conhecer o mundo estaria determinada desde o nascimento. A educao, esta sim, que deveria se organizar para receber os alunos com diferentes capacidades, que no mudariam com a educao. Na prxima seo, voc ir conhecer mais sobre a concepo inatista do desenvolvimento e da aprendizagem.

/2007 57

SEO 2 A concepo de desenvolvimento inatista


A concepo inatista relaciona-se crena em que as caractersticas de cada indivduo, sua personalidade, suas aptides, o desenvolvimento dos seus valores, seus modos de compreender a realidade, entre outros aspectos, j se apresentam praticamente prontos desde o nascimento. O que no est pronto desenvolve-se com o tempo, amadurecendo ou desabrochando, como ocorre com os vegetais, em cuja semente est a previso de todas as caractersticas a serem desenvolvidas no futuro.

Comentrios como ele uma criana de boa ndole, eu sei que est tudo na cabecinha dele, e a qualquer hora ele vai mostrar o que sabe, quem bom j nasce feito e pau que nasce torto morre torto ilustram essa concepo de sujeito que nasce pronto e pode ser somente aprimorado pela qualidade das experincias externas, mas nunca modificado.

Segundo essa concepo, a aprendizagem decorre da maturao e do desenvolvimento das capacidades que estavam potencialmente dadas ao indivduo, e no da interveno do professor no processo de ensino. Segundo o inatismo, a dificuldade para aprender relacionada imaturidade ou falta de prontido para a aprendizagem. Os testes de inteligncia, as idias funcionalistas provenientes da Europa e dos Estados Unidos com os intelectuais da Escola Nova e o apriorismo da Psicologia da Gestalt formam um arcabouo de conhecimentos cientficos que tiveram influncia sobre a realidade escolar em situaes prticas como, por exemplo, a busca de enquadramento das crianas em classes distintas em funo de suas caractersticas individuais, tidas como inatas. A funo do professor, conforme o inatismo, centra-se em respeitar os dons, interesses ou as capacidades individuais exibidos pelas crianas espontaneamente. O professor perde seu papel social de formador, j que a situao escolar no alteraria ou ampliaria as determinaes psicolgicas inatas. Partindo dessa concepo, o sistema escolar no se responsabiliza pelo desempenho das crianas na escola, pois sero bem sucedidas as crianas que, dotadas naturalmente de potencial para aprender, aproveitarem as oportunidades educativas. Assim, a responsabilidade pelo aprendizado quase exclusivamente do aluno, e o papel das interaes sociais no desenvolvimento humano, fora e dentro da dinmica escolar, desconsiderado. Os pressupostos que fundamentam essa concepo se revelam nas prticas pedaggicas de influncia escolanovista que se multiplicaram no Brasil a partir dos anos 1930. Elas tendem a subordinar a aprendizagem ao ritmo individual e maturao da criana. Voc poder perceber este ponto de vista revisando as idias de Edouard Claparde, que sero estudadas na seo 4. A Psicologia da Gestalt outra linha de estudo que faz parte da histria da Psicologia que realizou pesquisas que fundamentariam uma viso inatista, ou apriorista, do mundo psicolgico. Autores posteriores que no concordavam com o ponto de vista inatista do desenvolvimento e da aprendizagem citaram as idias da Psicologia da Gestalt a fim de criticlas, situando seu prprio ponto de vista.

Mas voc sabe o que discute a Psicologia da Gestalt? Para que voc se oriente nesta discusso, que tal retomar algumas idias?

SEO 3 A Psicologia da Gestalt


A escola gestaltista da Psicologia deu grande relevo ao estudo sistemtico da percepo. Contribuiu para aprofundar o conhecimento sobre o papel da percepo na organizao da aprendizagem. Foi uma reao viso associacionista, presente no estruturalismo e, de outro modo, no funcionalismo e no behaviorismo. As teorias associacionistas vem os fenmenos psicolgicos como resultantes da soma de pequenas sensaes, reaes, percepes, enfim, de um somatrio de partes que se combinam de maneira mecnica. Para os psiclogos da Gestalt, no se pode analisar os fenmenos mentais e comportamentais em elementos pr-determinados arbitrariamente, pois o todo psicolgico mais do que a soma de suas partes. Assim, os fenmenos psicolgicos merecem ser compreendidos em sua totalidade.
O conceito de Gestalt, forma ou estrutura foi expresso como um conjunto de coisas que se prendem, se apiam e se determinam reciprocamente.(...) Gestalt significa um padro ou todo organizado, ao invs de uma soma de partes. A maneira de ser de cada parte depende da estrutura do conjunto e das leis que o regem (CAMPOS, 1997, p. 32).

A Psicologia da Gestalt representada historicamente pelos pesquisadores Wertheimer, Kohler e Koff ka. Wertheimer pesquisou os processos de percepo visual. Ele demonstrou a idia de que o todo mais do que a soma das partes nos fenmenos psicolgicos por meio de experimentos como o que segue. 1. Observe a figura. Figura 1.1 Experimento 1 Fonte: http://www.ufrgs.br/faced/slomp/ Voc pode interpret-la como um tringulo. No entanto, no h nada em cada um dos pontos que remeta a tal figura geomtrica. a relao entre os pontos, estabelecida pelo observador, que leva a essa percepo total. Wolfgang Kohler (1887-1967) concentrou-se no estudo do desenvolvimento da inteligncia e da aprendizagem. Estudou chimpanzs em situaes de resoluo de problemas prticos e dos resultados obtidos com esses animais derivou idias sobre a aprendizagem humana. Em um de seus experimentos, Kohler colocava do lado de fora da gaiola de um macaco um pedao de uma vara que podia ser encaixado a outro pedao, colocado dentro da jaula. Era colocado ainda um cacho de bananas a uma altura inacessvel para o macaco, alm de um caixote. A tarefa do macaco era pegar o cacho de bananas e, para isso, ele precisaria estabelecer as relaes certas entre os objetos disponveis, dando-se conta da soluo a partir destas conexes. Kohler percebeu que todos os elementos envolvidos na soluo do problema necessitavam estar dentro do campo de viso do macaco para que ele percebesse as relaes possveis, reunindo os objetos do modo adequado para alcanar suas bananas. 7 Figura 1.2 - Foto de experimento de Kohler com macacos Fonte: http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01135/chimpanze3.jpg Deriva-se deste experimento que a aprendizagem se expressa no estabelecimento de relaes entre os elementos envolvidos em uma situao problema, formando uma percepo que aproxima o sujeito da soluo. Observa-se tambm que a forma de apresentao desses elementos em um campo pode favorecer a organizao cognitiva.

Para Kohler, no o treino ou o hbito, como proposto pelo funcionalismo de William James, nem o condicionamento, como proposto pelo behaviorismo, que explica a aprendizagem, mas sim o fenmeno do insight.
O insight o momento em que o campo perceptivo se reorganiza frente a um conhecimento novo. Nesse fenmeno, o animal compreende as relaes entre as partes da situao-roblema que lhe apresentada, ao dar-se conta do todo, e age em conformidade com as relaes percebidas. Nos seres humanos, o insight provoca a sensao agradvel da descoberta repentina da soluo de um problema: Eureka! Agora eu entendi!

Mas ser que essa idia se relaciona com a forma de apresentao dos materiais didticos ao aluno?

6
Veja as figuras a seguir. Cada uma pode ser percebida de mais de um modo. Mais do que os traos das prprias figuras, o que determina a interpretao que ser dada a elas o olhar do observador. Figura 1.3 Jovem e Idosa Fonte: http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01135/idosa-jovem2.gif Figura 1.4 - Clice e perfi l Fonte: http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01135/perfi s-taca1.gif Figura 1.5 Pato e coelho Fonte: http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01135/patocoelho1.gif Voc conseguiu ver mais de uma possibilidade de interpretao para cada uma das figuras apresentadas? Como voc se sentiu ao descobrir a segunda possibilidade, que voc no viu logo no primeiro olhar? Esta a sensao do insight. A Psicologia da Gestalt defende que o funcionamento psicolgico apresenta propriedades semelhantes s do funcionamento cerebral. Qualquer estado de conscincia tem propriedades estruturais semelhantes no crtex. Se vemos um quadrado, haveria uma parte topologicamente igual formada de quatro lados no crtex visual. (ENGELMANN, 1978, p. 17). Para os gestaltistas, os estmulos no atingem o crtex cerebral de modo isolado. Pelo contrrio, o crebro que os organiza em formas que os inter-relacionam, sendo que a forma a ser percebida depende das caractersticas do crebro em questo e no dos estmulos recebidos. O olhar do observador, neste caso, mais importante do que as caractersticas do estmulo. Assim, quando falamos em percepo ou compreenso de uma situao problema, haveria uma propenso do sujeito para perceber as figuras ou situaes desta ou daquela forma.

/:58
por isso que a Psicologia da Gestalt apontada como apriorista, ou inatista, na medida em que caractersticas inatas do crebro determinariam as diferenas individuais de percepo, de aprendizagem e de resoluo de problemas. Os autores da Psicologia que pesquisam as teorias da aprendizagem na atualidade citam as idias da Psicologia da Gestalt para situar seu prprio ponto de vista. Ela apresentada como apriorista, pois, para esta linha de pesquisa, os aspectos mais importantes para que ocorra a aprendizagem pr-existem no sujeito e se manifestaro quando acontecer o insight.

SEO 4 O pensamento escolanovista


O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova foi um marco histrico da busca por transformaes educacionais. Publicado em 1932, trazia idias de intelectuais brasileiros inspiradas no pensamento de escolanovistas como John Dewey, dos Estados Unidos, e Edouard Claparde, da Europa. O movimento de implementao da Escola Nova durou de 1925 at a dcada de 1950. O escolanovismo no se props a refletir sobre a aprendizagem no contexto das relaes em que ela se realiza, naturalizando o ser humano e dando nfase s diferenas individuais. Os testes foram amplamente usados nas dcadas de 1930 e 1940. Aplicados na escola, eles se prestaram diviso entre o normal e o anormal, diviso das turmas e aos prognsticos sobre o sucesso escolar. Os testes eram utilizados para o diagnstico da inteligncia, para a sondagem de aptides e para a avaliao de interesses. De posse dos resultados dos testes, o ensino poderia ser moldado s idades e fases do aprendizado. Destaca-se, nesse contexto, a contribuio de Loureno Filho. Este foi um importante intelectual da educao brasileira, estudioso da Psicologia que trabalhou pela fundamentao cientfica da interveno didtico-pedaggica. Loureno Filho assumiu cargos estaduais e na administrao pblica federal, tendo sido diretor geral do Departamento Nacional de Educao (nomeado por Gustavo Capanema, em 1937) e diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos INEP, de 1938 a 1946. Por influncia de Loureno Filho, a estrutura inicial do INEP incluiu uma Diviso de Psicologia Aplicada.
O Teste ABC, criado por Loureno Filho a partir de pesquisas realizadas na escola-modelo anexa Escola Normal de Piracicaba em 1925, foi o principal instrumento usado para selecionar alunos aptos a freqentar a escola, tendo sido amplamente aplicado em escolas do Rio de Janeiro e So Paulo a partir de 1928 e por dcadas a seguir (DVILA, 2003, p. 141-142). O teste tinha por objetivo medir a maturidade para a aprendizagem da leitura e escrita. Os alunos que se mostrassem capazes de identificar e escrever palavras contidas em um determinado grupo de objetos e tivessem habilidade motora para realizar desenhos geomtricos eram classificados como maduros.

As primeiras relaes mais significativas estabelecidas entre a Psicologia e a Educao no ensino escolar ocorreram com o movimento da Escola Nova. Loureno Filho e outros intelectuais da educao brasileira foram entusiastas desse movimento, o que foi fundamental para a constituio da Psicologia da Educao como campo de estudo em nosso pas. O movimento da Escola Nova buscou renovar a educao em um tempo em que a aprendizagem escolar era vista como a capacidade de repetir e memorizar contedos acadmicos geralmente distantes da experincia de vida das crianas. O bom professor era aquele que dominava os contedos, e o bom aluno era aquele que os decorava. Defendeu que o ensino deveria tomar/ como ponto de partida a ao do aluno. A educao deveria oportunizar s crianas condies de experimentar, produzir, fazer, manipular e refl etir sobre os resultados obtidos. John Dewey e Edouard Claparde foram importantes expoentes do pensamento escolanovista na Psicologia da Educao. Voc pode perceber que, apesar de ambos tericos serem identificados com o movimento da Escola Nova, existem algumas diferenas em seus modos de compreender o desenvolvimento humano e o papel da educao. Enquanto John Dewey enfatiza o papel da educao para o desenvolvimento do sujeito, dando ao professor um lugar de destaque como organizador das fontes e metodologias de pesquisa a serem utilizadas pelos aprendizes, Edouard Claparde, por sua vez, d muito mais nfase s aptides tidas como naturais das crianas. Para ele, a educao que deve se adaptar s caractersticas naturais apresentadas por cada aluno.
Que tal conhecer um pouco mais sobre as idias desses pesquisadores?

A escola democrtica de John Dewey


John Dewey (1859-1952), filsofo, educador e participante da vertente funcionalista da Psicologia, cunhou uma proposta de como deveria funcionar uma escola que rompesse com os mtodos de ensino tradicionais e educasse para a democracia. Seu trabalho nos Estados Unidos repercutiu no mundo todo e tem, at hoje, implicaes para o pensamento pedaggico. A noo de movimento central no pensamento de Dewey. Para ele, a sociedade est em constante transformao. Para Dewey, a Filosofia no deve pretender se colocar como o farol da sabedoria, impondo dogmas imutveis e verdades absolutas que conduzam a humanidade. Pelo contrrio, a Filosofia deve se colocar sempre na transitoriedade em que se encontra a realidade, norteando a busca dos homens para solues dos problemas vividos em sua experincia cotidiana. O ponto de vista de Dewey confere um carter essencialmente pragmtico e instrumental Filosofia.
Para os seguidores de Dewey, aceitar a mudana, a transitoriedade, a alterao das coisas significava colocar a produo de conhecimento disposio do bem-estar coletivo. A busca do modo de vida cooperativo em benefcio de todos era o que daria significado democracia.

A educao proposta por Dewey tinha como princpios a iniciativa, a originalidade e a cooperao. Deveria liberar as potencialidades dos indivduos rumo a uma ordem social que, por sua vez, deveria ser progressivamente aperfeioada (mas no totalmente transformada). Seria um processo de reconstruo da experincia da realidade, para torn-la melhor, e um processo de melhoria permanente da efi cincia individual segundo os prprios interesses. Alm disso, a proposta de John Dewey pode se caracterizar, ainda, pelas seguintes oposies: - imposio de cima para baixo ope-se a expresso e cultivo da individualidade; - disciplina externa ope-se a atividade livre; -a aprender por livros e professores, aprender por experincia; - aquisio por exerccio e treino de habilidades tcnicas isoladas, a sua aquisio como meios de atingir fins que respondam a apelos diretos e vitais do aluno; - preparao para um futuro mais ou menos remoto ope-se aproveitar ao mximo as oportunidades do presente; -a fins e conhecimentos estticos ope-se a tomada de contato com o mundo em mudana. (DEWEY apud GADOTTI, 1999, p.150.) Para Dewey (apud GADOTTI, 1999), o ato de pensar ocorre sempre que estamos diante de um problema. Nesta situao, o pensamento passa por cinco estgios: 1) uma necessidade sentida que coloque o sujeito em uma situao de experincia real e atividade contnua que o interesse por si mesmo; 2) a anlise da dificuldade do problema por meio do pensamento; 3) as alternativas de soluo do problema nesse momento necessrio buscar informaes para agir na situao, fazendo as observaes necessrias para este fim; 4)a experimentao de vrias solues, desenvolvendo-as de modo bem ordenado at que o teste mental aprove uma delas; 5) a ao como prova final para a soluo proposta, que deve ser verificada de maneira cientfica. Pondo prova as prprias idias, aplicando-as e tornando clara sua significao, o sujeito descobre por si mesmo o valor das solues desenvolvidas.

A vida real e as experincias que nela vivemos esto repletas de problemas a serem resolvidos. A educao proposta por Dewey deveria se aproximar da realidade e defrontar-se com os problemas que os homens nela encontram, desencadeando o ato de pensar na busca de solues. No funcionalismo de John Dewey, o ensino no uma tarefa do acaso ou da rotina, e deve-se consider-lo uma atividade consciente, intencional, com mtodo e processo defi nidos (CARVALHO, 2002, p. 53). O professor e o contedo, nessa perspectiva, assumem grande importncia para a formao mental e moral da criana, pois o pensamento depende de fontes informativas e de algum que as organize adequadamente, sem oferecer solues prontas para os problemas, pois o aspecto ativo de aprendizagem no pode ser esquecido.

Carvalho (2002, p. 53) mostra que a escola de John Dewey teria trs funes:
a) proporcionar um ambiente simplifi cado, selecionando experincias teis e estabelecendo uma progresso, com o objetivo de conduzir os alunos compreenso real das coisas mais complexas; b) eliminar os aspectos desvantajosos do meio ambiente que exercem influncia sobre os hbitos mentais; c) coordenar, na vida mental de cada indivduo, as diversas influncias dos vrios meios sociais em que vive.

Ao partir da idia de que o conhecimento verdadeiro a ser aprendido o que funciona como soluo na vida prtica, Dewey traz uma concepo utilitria da educao. escola atribudo um papel fundamental de selecionar as experincias teis realizadas pela humanidade para construir os contedos cognitivos necessrios a uma sociedade futura mais perfeita, uma sociedade democrtica (CARVALHO, 2002, p. 53).
A cooperao na resoluo de problemas prticos no contexto escolar ensinaria sobre a convivncia democrtica, sem questionar as desigualdades sociais, naturalizando-as. A busca de solues contribuiria tanto para a formao dos alunos quanto para o desenvolvimento da sociedade. Assim, Dewey traduzia para o campo da educao a ideologia liberal dos Estados Unidos.

William Kilpatrick (1871-1965) foi um dos principais discpulos de John Dewey. Ele desenvolveu o mtodo dos projetos, que era centrado na atividade prtica dos alunos, de preferncia, manual.
Os projetos poderiam ser: manuais, como a produo de uma maquete; de descoberta, como a realizao de um passeio; de competio, como um jogo; de comunicao, como contar uma histria; entre outros.

As etapas de execuo do projeto envolveriam a determinao do objetivo, a preparao do projeto, a execuo e a apreciao do resultado. Os projetos poderiam envolver a produo de algo, a aprendizagem sobre como utilizar algo que j foi produzido, a resoluo de algum problema ou o aperfeioamento de alguma tcnica. De preferncia, o projeto deveria ser realizado em um ambiente natural, prximo da situao real em que a prtica em questo ocorre na sociedade. A educao funcional de Edouard Claparde O mdico Edouard Claparde (1873-1940) nasceu em Genebra, na Sua. Em 1912, fundou o Instituto Jean-Jacques Rousseau naquela cidade. A instituio voltava-se para o desenvolvimento de estudos na rea da Psicologia Infantil e suas aplicaes na educao. Da mesma forma que John Dewey fez nos Estados Unidos, Edouard Claparde procurou defender uma nova escola, diferente da tradicional, no contexto europeu. Enquanto Dewey ingressou nas questes educacionais por meio da Filosofi a, Claparde o fez por meio de estudos em Biologia, o que faz diferena na constituio de seus pontos de vista.

As idias de Edouard Claparede so consideradas inatistas, ou organicistas, pois priorizam a maturao biolgica na anlise do desenvolvimento do sujeito, a qual determinada pelo pertencimento espcie humana. As caractersticas humanas teriam, assim, determinaes inatas, e no histricas e sociais. Assim como outros contemporneos, Claparde via a Psicologia como a nica cincia que poderia de fato trazer informaes teis para o direcionamento da educao. Esta deveria adaptarse s aptides naturais do aluno e estimular seus interesses para a busca de resoluo de problemas da vida prtica nos contedos escolares. Nessa perspectiva, o interesse do sujeito tem muito mais peso do que os contedos escolares em si, ainda que estes sejam organizados a partir dos problemas que a vida coloca.

10

Claparde defendia que se conhecessem as caractersticas naturais da criana, por meio da pesquisa experimental psicolgica, em uma viso claramente organicista.
Para Claparde, assim como para os demais representantes do movimento da Escola Nova influenciados pelo funcionalismo, o desenvolvimento de cada ser humano e de toda a espcie significa uma luta ou uma procura pela conservao da vida, o que ocorre pela interao com o ambiente.

A vida corresponde a um processo de adaptao contnuo, guiado pela lgica da utilidade e da eficincia. O pensamento seria uma atividade biolgica a servio do organismo humano, que ocorre para confrontar situaes com as quais no se pode lidar por meio de comportamento aprendido, automtico ou simples refl exo caracterstico dos animais. Quando a pessoa se defronta com uma situao nova, a tenso resultante a leva a proceder por tentativa e erro, refinando a experimentao da situao. Este processo seria o pensamento. Se a infncia tem uma signifi cao biolgica, necessrio estudar as manifestaes naturais das crianas e ajustar a ao educativa a elas. Os mtodos e programas devem girar em torno das crianas, e no as crianas girar em torno de um programa. De acordo com Claparde, a atividade educacional deveria ser individualizada, correspondendo sempre funo vital do homem, expresso natural de sua atividade e desenvolvimento.
A escola deve estimular a independncia intelectual da criana, fazendo-a atuar sobre o que aprende, diferentemente da postura passiva exigida do aluno na educao tradicional.

Claparde acusou a escola de no saber tirar o mximo rendimento das inteligncias, desperdiando o capital intelectual das naes, em um contexto no qual o investimento em educao vinha sendo alto na Europa. Valorizava os testes de inteligncia e o diagnstico psicolgico como meios para conhecer as aptides naturais dos sujeitos e direcion-los para uma educao mais adequada. Para ele, as melhores inteligncias seriam pouco desenvolvidas na escola por se verem obrigadas a adaptarem-se ao ritmo do grande nmero de alunos medianos. Recomendava a criao de classes diferentes para os estudantes mais inteligentes e para aqueles com maior difi culdade de aprendizado. Assim, os estudantes que se revelassem mais aptos poderiam ser submetidos a exigncias maiores em classes constitudas apenas de bons alunos. Ao defender uma escola sob medida, Claparde dizia que na impossibilidade de haver uma escola para cada criana ou para cada tipo de inteligncia o sistema mais prximo disto seria o que permitisse a cada aluno reagrupar o mais livremente possvel os elementos favorveis ao desenvolvimento de suas condutas pessoais. Para isso, pregava a reduo do currculo obrigatrio a contedos suficientes para a transmisso de um conhecimento que constitusse uma espcie de legado espiritual de uma mesma gerao, deixando a maior parte do perodo letivo para atividades escolhidas pelo prprio aluno.
Claparde props ainda que um mesmo aluno pudesse acompanhar diferentes disciplinas em ritmos diferentes, mais acelerados ou mais lentos, de acordo com suas aptides.

Outra contribuio importante de Claparde a defesa que fez da atividade pedaggica como atividade ldica. O jogo uma das principais necessidades da criana. Por isso, serviria como um meio para despertar o seu interesse pelo conhecimento escolar. Assim, seja qual for a atividade que se queira realizar na sala de aula, deve-se encontrar um meio de apresent-la como um jogo, partindo da necessidade da criana de brincar. Conforme a criana cresce, a idia de jogo vai sendo substituda pela de trabalho, seu complemento natural. De acordo com Claparde, so as necessidades que movimentam os indivduos. Toda atividade desenvolvida pela criana sempre suscitada por uma necessidade a ser satisfeita e pela qual ela est disposta a mobilizar energias. isso que se pode notar em todo lugar e sempre, exceto, verdade, nas escolas, porque estas esto fora da vida, dizia Claparde. Para fazer um indivduo agir devemos coloc-lo nas condies prprias ao aparecimento da necessidade, em que a ao que se deseja despertar tem a funo de satisfazer. Cabe ento ao professor colocar o aluno na situao adequada para que seu interesse seja despertado e permitir que ele adquira o conhecimento que v ao encontro do que procura. Desta forma, est se aproximando escola da vida. O educador, segundo Claparde (apud CARVALHO, 2002, p. 55):
Em vez de tornar-se um plasmador de espritos, tornar-se um estimulador de interesses; em vez de ficar no meio do palco (onde muitas vezes pontifica, sem outros resultados tangveis, a no ser a satisfao de suas tendncias autoritrias), dever, da em diante, permanecer nos bastidores, de onde dispor e organizar o meio da maneira mais favorvel ao despertar das necessidades intelectuais e sociais da criana.

11

A escola, assim, deve promover a atividade como um laboratrio, e no a passividade, como um auditrio. E, se o interesse o motor da educao, no so necessrios castigos ou recompensas, bastando a adequao entre o que se h de fazer e o sujeito que far. Nesta perspectiva, a disciplina vem de dentro do sujeito e no de fora dele. A criao de faculdades de Filosofi a e de cursos de Pedagogia no Brasil nas dcadas de 1940 e 1950 dava novo impulso Psicologia. Ocorreu aumento na importao de livros e o envio de professores aos Estados Unidos para aperfeioamento, conforme acordos estabelecidos entre os dois governos. Em seu retorno, os estudantes traziam conhecimentos sobre a Psicologia experimental do behaviorista J. B. Watson. Ela passou a ser estudada e ensinada em disciplinas universitrias, preparando terreno para a tecnologia educacional que foi amplamente aceita nos anos 1960, fundamentada principalmente nos trabalhos de B. F. Skinner.

SEO 5 O behaviorismo na educao


Nos anos 1960 e 1970, os interesses econmicos do Brasil voltavam-se para a exportao de produtos industrializados. A educao seria um fator de incremento da produtividade, pois a mo-de-obra escolarizada se tornaria mais qualificada. Na inteno de qualifi car a mo-de-obra especializada que trabalharia nas indstrias e de garantir a rapidez e a efi cincia da escolarizao, o tecnicismo passou a dominar o campo educacional. As tcnicas educacionais valorizadas neste perodo basearam-se no comportamentalismo e nas estratgias de ensino propostas por Skinner. As mquinas de ensinar e a instruo programada conquistaram prestgio. O condicionamento operante na escola foi largamente utilizado e o planejamento do ensino levava em considerao os estmulos a serem aplicados no alunado para atingir objetivos determinados Nesta seo, voc vai conhecer mais sobre as idias da Psicologia que fundamentaram essas prticas.
Os behavioristas procuram estudar os aspectos objetivos, observveis e mensurveis da atividade psicolgica, deixando de lado aspectos subjetivos, considerados no mensurveis. Por isso, seus partidrios deixaram de lado o estudo da mente e voltaram-se para o estudo do comportamento.
/7/2007 15:22:00

12

O estudo do comportamento animal parte importante do behaviorismo. O comportamento dos animais no pode ser pesquisado por introspeco, j que os animais, naturalmente, no podem narrar o que esto sentindo se questionados sobre isso. Para conhecer a psicologia animal, o mtodo da observao, defendido pelos behavioristas, acabou sendo o caminho possvel. Tal mtodo foi tambm usado pelos pesquisadores para o estudo dos seres humanos. Para conhecer esta escola da Psicologia, interessante evidenciar que, desde 1860, pesquisadores russos chamados de reflexologistas, como I. M. Sechenov (1829-1905), Ivan P. Pavlov (1849-1936) e Vladimir Bechterev (1857-1927), j sustentavam que o caminho adequado para estudar a aprendizagem era a investigao fisiolgica dos reflexos. Desses pesquisadores, o que fi cou mais conhecido foi Ivan Pavlov.
Voc j ouviu falar de Pavlov?

Estudando secrees digestivas em seu laboratrio, Pavlov observou eventos interessantes que ocorriam com a salivao dos ces utilizados em seus experimentos e, a partir disso, passou a pesquisar o que chamou de reflexos condicionados. Em seu experimento mais famoso, demonstrou que um estmulo inicialmente neutro, como o som de uma campainha, que no est associado salivao dos ces, poderia passar a produzir esta resposta se a campainha fosse tocada juntamente com a apresentao do alimento por repetidas vezes.
O processo de associao da campainha (estmulo - S) salivao (resposta - R) foi denominado condicionamento.

John B. Watson (1878-1958) foi o principal divulgador do behaviorismo. Ele entendia que se a observao objetiva era um mtodo adequado para conhecer o comportamento animal, por que no utiliz-la com seres humanos? Para Watson, o processo de condicionamento, isto , a associao de um estmulo inicialmente neutro a uma resposta, por meio do treinamento ou repetio, era a chave para a compreenso do comportamento. A afi rmao a seguir famosa, e foi feita por este pesquisador em um de seus livros O behaviorismo (1925):

Dem-me uma dzia de crianas sadias e bem formadas e o mundo por mim especificado dentro do qual cri-las, e garanto que tomarei uma delas ao acaso e trein-la-ei para que se torne um especialista em qualquer tipo que eu escolha mdico, advogado, dentista, comerciante, bem como mendigo ou ladro, quaisquer que sejam seus talentos, tendncias, capacidade ou vocao. (apud WERTHEIMER, 1989, p. 154).

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi o pesquisador behaviorista mais conhecido. Suas idias, originadas no Behaviorismo clssico de Watson e nas pesquisas sobre condicionamento de Pavlov, aprimoraram o estudo do comportamento b, e esto vivas at hoje. Skinner ultrapassou o condicionamento clssico, desenvolvendo o que chamou de condicionamento operante.

13

O condicionamento clssico, como voc pde verificar estudando as idias de Pavlov e de Watson, diz respeito reproduo de respostas naturais, como salivao ou medo, em situaes que antes no produziam estas reaes. A associao feita diretamente entre estmulos e respostas, e nenhuma outra varivel includa.
No condicionamento operante, o comportamento do sujeito modelado por suas conseqncias, que se constituem numa terceira varivel, alm do estmulo e da resposta.

Voc compreender melhor isso se entender o conceito de reforo.


Reforo tudo aquilo que aumenta a probabilidade de uma resposta associada anteriormente a um estmulo acontecer novamente. a conseqncia dos comportamentos, como as recompensas, por exemplo, que costuma fazer com que eles se repitam.

Quando desejamos que um organismo tenha um comportamento que no lhe peculiar, comeamos por reforar o desempenho que se aproxime do esperado, premiando-o. Posteriormente, premiam-se somente respostas mais especficas e relacionadas ao objetivo, deixando de lado as respostas prximas, porm no exatas. A premiao tende a funcionar muito bem. Prmios so denominados, na teoria, de reforos positivos. Comportamentos indesejveis tendem a extinguir-se quando no so premiados ou quando a conseqncia deles se apresenta como um estmulo aversivo, isto , um castigo ou punio. No condicionamento operante de Skinner, possvel tambm reforar um comportamento pela retirada de um estmulo aversivo da situao em questo. A retirada de estmulos aversivos chamada de reforo negativo. Esta retirada tambm aumenta a probabilidade de a resposta desejada ocorrer. Para chegar a estes conceitos, Skinner utilizou-se de experimentos que ficaram famosos, realizados com ratos de laboratrio em um equipamento que ganhou o nome de Caixa de Skinner. Cada rato era colocado sozinho no interior da caixa, a qual era equipada com um bebedouro acionvel pelo experimentador ou pelo prprio rato, na medida em que pressionasse numa pequena barra existente no interior do equipamento. Mas como ensinar o rato a pressionar a barra? A estratgia era deix-lo privado de gua, isto , com sede, antes da realizao do experimento. Em seguida, buscava-se treinar o rato para pressionar a barra. A gua lhe era oferecida cada vez que este realizava comportamentos que se aproximavam da presso barra. Mais adiante, a gua era oferecida ao rato somente se ele pressionasse a barra de fato. Observando as conseqncias de seus comportamentos anteriores, o rato passava a pressionar a barra com mais freqncia do que antes. 7/2007 15:22:00 Este tipo de mtodo, chamado de reforamento, muito usado com os alunos na educao.

Alis, dentre os behavioristas, o trabalho de Skinner o que tem mais implicaes educacionais.

Bazzo e Carvalho Neto (2003, p. 7) escrevem que, para Skinner:


as razes dos problemas humanos mais relevantes e desafi adores estariam na forma equivocada, inefi ciente e amadora com que o comportamento humano tratado por aqueles que teriam a funo de compreender e regular as relaes humanas. Desse modo, ter disposio uma tecnologia biolgica eficaz de controle da natalidade (uma plula anticoncepcional, por exemplo), permitindo potencialmente um planejamento familiar racional, seria intil se no houvesse uma tecnologia comportamental equivalente para tornar mais provvel que as pessoas adotassem tais controles e passassem efetivamente a se planejar para ter fi lhos. Para criar um espao de refl exo dessa natureza (pensando as possibilidades, a natureza e as conseqncias de uma cincia do comportamento), Skinner criou uma fi losofi a de uma cincia do comportamento, conhecida como Behaviorismo.

14

A abordagem de Skinner teve profundo impacto nas tecnologias de ensino, especialmente no que se refere instruo programada. O sujeito que se submete a este tipo de instruo vai passando por etapas curtas de exposio a contedos com grau de difi culdade crescente. Recebe o contedo, responde exerccios e verifi ca os resultados obtidos com suas respostas para, s ento, passar etapa seguinte. O resultado das respostas, positivo ou negativo, funciona como incentivo para continuar o estudo, isto , um reforo positivo. O objetivo levar o aluno a acumular o maior nmero possvel de respostas corretas em seu repertrio. o material instrucional que orienta todo o processo de aprendizagem, e no o interesse ou a atividade do aluno, ou as caractersticas do contedo, entre tantas outras possibilidades.
Os professores costumam, tradicionalmente, utilizar punies para modelar o comportamento dos sujeitos. Com a instruo programada, vai se tornando desnecessrio utilizar estmulos aversivos ou punies para levar o aluno a desenvolver o comportamento desejado, pois ele mesmo vai modelando suas respostas de acordo com o que solicitado pelo material instrucional. O planejamento do professor torna-se fundamental para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.

A instruo programada pode ser realizada por meio das chamadas mquinas de ensinar. Nelas, so apresentadas fichas com sentenas que contm lacunas a serem preenchidas com a resposta correta. O contedo das fi chas pode ser apresentado tambm em programas de computador. . Em entrevista dada a uma revista brasileira, em 1974, Skinner definiu sua mquina de ensinar da seguinte maneira:
Minha mquina de ensinar consiste, muito simplesmente, em programar o material didtico de maneira que o estudante seja recompensado pelos seus esforos no no fi m do curso ou de seus estudos o que causa de baixa produtividade , mas em cada uma das etapas de sua aprendizagem. Isto , ao aprender uma lio, o aluno no recompensado pelos seus esforos um ms depois, quando recebe a nota X, mas enquanto est trabalhando na lio. Se um aluno pode ver a resposta de um roblema matemtico apenas quando terminou de resolv-lo, ele estimulado por vrios fatores: o triunfo de ter resolvido o problema corretamente ou o descobrimento da resposta correta. Se ele fica esperando a nota do professor, que deve ter um valor punitivo, ele no tem verdadeiras razes positivas para se interessas por problemas matemticos. fundamental entender que o organismo humano, em relao com o seu comportamento, reforado pela sua capacidade de efetividade. (SKINNER, 1974)

Estudando o contedo desta seo, voc pde concluir que, para o behaviorismo, a aprendizagem se refere a mudanas observveis no comportamento das pessoas, causadas unilateralmente pela ao sobre elas do ambiente material e social. So as mudanas de comportamento, ou aprendizagens acumuladas, que correspondem ao desenvolvimento do sujeito. Assim, nesta teoria, aprendizagem e desenvolvimento so termos sinnimos, pois se referem ao mesmo processo coordenado por agentes externos ao sujeito, estudante ou aprendiz.
Skinner criticado at hoje por sua viso ambientalista da aprendizagem. As crticas tomam a proposta de Skinner de modelagem do comportamento como algo autoritrio, que desconsidera o que se passa na mente do aprendiz, impondo a ele o desenvolvimento dos comportamentos socialmente valorizados. Isto retiraria do sujeito a sua liberdade de escolha.

Aos crticos, em um texto muito importante publicado em 1971, Skinner responde que a liberdade um mito, e que cabe sociedade planejar, controlar e conduzir o comportamento, como alternativa para manuteno da qualidade de vida. Por causa destas idias e da contribuio que elas deram para o ensino tecnicista no Brasil, Skinner fi cou associado ao posicionamento poltico de direita. A concepo comportamentalista do desenvolvimento e da aprendizagem est muito ligada teoria behaviorista, pois compreende a aprendizagem como um processo pelo qual o comportamento dos indivduos modifi cado pelos estmulos recebidos do meio em que est inserido. Este passa a produzir respostas, isto , a se comportar, de acordo com os incentivos que recebe, os quais podem ser planejados a fi m de reforar o comportamento considerado adequado para cada situao.

15

Para o behaviorismo, a organizao das condies externas que determina o comportamento dos sujeitos.
/7/2007 15:22:01

Entre as tantas frases ouvidas no cotidiano que podem ilustrar esse pensamento, podemos pinar as seguintes: de pequenino que se torce o pepino, o contedo entrou (ou no Entrou) na cabecinha dele, voc vai escrever esta palavra repetidas vezes at aprender, entre outras. Lendo estas frases, voc percebe que nelas dada uma grande importncia ao ambiente externo, e nenhuma importncia atividade do sujeito, para a modificao do seu comportamento. Nas prticas pedaggicas comportamentalistas, a nfase dada ao planejamento e organizao das condies em que se dar a aprendizagem, sendo estes os aspectos centrais do processo. O papel do professor organizar a seqncia do ensino, programando-o de modo a atender aos objetivos que almeja alcanar em termos de respostas dos alunos. O objetivo das Situaes de aprendizagem, nesta concepo, fazer com que os alunos reproduzam respostas consideradas corretas para as questes apresentadas pelos professores. O professor deve escolher os reforadores positivos e negativos que sero utilizados com o objetivo de estimular os alunos a produzirem respostas adequadas.
E hoje, ser que a Psicologia continua se relacionando com a Educao? Entre no portal da Secretaria da Educao do seu municpio ou estado e verifique se este disponibiliza o documento que traz a proposta curricular norteadora das aes educativas em sua regio. Nesta proposta, verifi que se so citados conceitos de teorias psicolgicas que voc j estudou ou sabe que ir estudar. Voc poder observar como o conhecimento psicolgico vem sendo usado atualmente (ou no) nas polticas educacionais existentes em nosso pas.

You might also like