You are on page 1of 9

O sistema linftico faz parte do sistema imunolgico do corpo.

Ele desempenha papel importante nas defesas do corpo contra a infeco e alguns outros tipos de doena, inclusive o cncer. Como o sistema sangneo, o sistema linftico faz parte do sistema circulatrio, mas possui um fluido conhecido por linfa, em vez de sangue. O sistema linftico ajuda a transportar substncias clulas, protenas, nutrientes, produtos residuais pelo corpo e composto de: Vasos linfticos (s vezes chamados simplesmente de linfticos) Linfonodos (s vezes chamados de gnglios linfticos) rgos como bao e timo Fisiologia e papel do sistema linftico O sistema linftico parte importante do sistema imunolgico do corpo, fornecendo defesas contra infeco e alguns outros tipos de doena, inclusive o cncer. Um fluido chamado linfa circula pelos vasos linfticos e transporta os linfcitos, um tipo de glbulo branco do sangue pelo corpo. Os vasos linfticos passam atravs dos linfonodos, que contm grande quantidade de linfcitos e atuam como filtros, confinando organismos infecciosos como bactrias e vrus. Os linfonodos tendem a se aglomerar em grupos por exemplo, h grandes grupos nas axilas, no pescoo e na virilha. Quando uma parte do corpo fica infeccionada ou inflamada, os linfonodos mais prximos se tornam dilatados e sensveis. Isso o que acontece, por exemplo, quando uma pessoa com a garganta inflamada desenvolve gnglios inchados no pescoo. O fluido linftico da garganta escoa para os linfonodos no pescoo, nos quais o organismo infeccioso pode ser destrudo e impedido de se espalhar para outras partes do corpo.

Importncia das clulas T e B


H dois tipos principais de linfcitos: Clulas T Clulas B

Os linfcitos, tal como outros tipos de clulas sangneas, se desenvolvem na medula ssea. Eles comeam a viver como clulas imaturas chamadas de clulas-tronco. Ainda na infncia, alguns linfcitos migram para o timo, um rgo que fica na poro superior do trax, onde amadurecem e se transformam em clulas T. Outros permanecem na medula ssea e amadurecem transformando-se em clulas B. Ambos linfcitos T e B desempenham papel importante no reconhecimento e destruio de organismos infecciosos como bactrias e vrus. Em condies normais, a maioria dos linfcitos em circulao no corpo so clulas T. Sua funo a de reconhecer e destruir clulas anormais do corpo (por exemplo, as clulas infectadas por vrus). As clulas B reconhecem clulas e materiais estranhos (como bactrias que invadiram o corpo). Quando essas clulas entram em contato com uma protena estranha (por exemplo, na superfcie das bactrias), elas produzem anticorpos que aderem superfcie da clula estranha e provocam sua destruio. Fonte: www.roche.com.br
Sistema Linftico

um complexo sistema orgnico constitudo por diversas formaes: capilares, vasos coletores linfticos e ndulos linfticos. Neste sistema circula a linfa que provem dos tecidos, e desemboca no sistema venoso. O sistema linftico tem sua origem nos capilares situados na trama de quase todos os rgos, onde nascem com fundo cego. Faltam no bao, na medula ssea, no sistema nervoso central, nos epitlios, nos cartlagos e na esclertica dos olhos. Os capilares linfticos confluem nos vasos linfticos propriamente ditos, que tm um curso flexuoso ou retilneo, com um aspecto moniliforme e so providos de vlvulas; costumam seguir quase sempre o curso das veias, dividindo-se em superficiais, que se encontram no tecido subcutneo, e profundas, situadas por baixo dos feixes musculares. Os coletores linfticos principais so dois e conduzem a linfa desde os vasos at as veias. Os gnglios linfticos so corpsculos esfricos, ovais, de diferentes tamanhos, que variam, desde uma cabea de alfinete a uma avel; tm cor varivel, desde o vermelho ao esbranquiado, encontrando-se isolados ou agrupados em diferentes regies do corpo, a isto convergem e disso saem os vasos linfticos. Estas reagrupaes regionais se denominam estaes linfonodais e cada uma delas dispe, portanto, de vasos aferentes e vasos eferentes.

A corrente dos vasos linfticos procede em sentido centrpeto, ou seja, desde a periferia em direo ao centro. A linfa contida, em sua maior parte, nos vasos linfticos, passa desde a circulao linftica sangnea atravs de dois coletores linfticos principais: o conduto torcico e a grande veia linftica. Linfa: tem o aspecto de um lquido claro, transparente, incolor, com reao alcalina. Coagula quando sai dos vasos linfticos. Alm disso, (linfa dos vasos linfticos) realiza pelos espaos existentes entre os elementos dos tecidos, isto , nos intervalos; neste caso recebe o nome de linfa intersticial. A linfa intersticial contm substncias que chegam aos espaos intersticiais dos tecidos, atravs das paredes dos capilares sangneos e que esto destinadas nutrio das clulas e produtos que derivam da atividade funcional especfica dos tecidos, que so, em parte, destinados a serem utilizados pelo organismo e, em parte, produtos de desfeitos. Certa quantidade desta linfa passa aos vasos linfticos. A linfa dos vasos linfticos se distingue da intersticial porque contm os seguintes elementos (que faltam na linfa intersticial): Linfcitos (8000/mm3), escassos granulcitos e moncitos . O plasma linftico a parte lquida da linfa e o quilo, e a linfa que circula nos vasos linfticos provenientes das abundncia de plos intestinais. Os capilares linfticos so condutos formados por clulas endoteliais, cujo dimetro mede entre 15 e 100 micras. O passo da linfa intersticial tem lugar atravs da parede do capilar e depende, em grande medida, da presso intracelular. Os vasos e os coletores linfticos se formam por membranas de tecido superpostas, a tnica adventcia, mais externas, de fibras elsticas e colgenas; a tnica media, de clulas musculares circulares e oblquas, s vezes falta e a tnica ntima, formada por uma lmina de clulas endoteliais e por um plano subendotelial muito rico em fibras elsticas. Os vasos linfticos esto providos, no seu interior, de uns repregues da tnica ntima que formam as vlvulas, em cujo nvel o vaso se estreita. Gnglios linfticos So pequenas formaes de aspecto cilndrico, oval ou esfrico, que apresentam sobre sua superfcie externa um hilo por onde penetram os vasos sangneos e os vasos linfticos eferentes; enquanto que os vasos linfticos aferentes alcanam os gnglios linfticos pela parte oposta ao hilo. O gnglio linftico irrigado por uma artria que penetra atravs do hilo. Os gnglios linfticos produzem linfcitos e em parte moncitos. Principais cadeias linfticas. A) Gnglios linfticos pericervicais, so gnglios linfticos situados na zona, interpostos entre a cabea e o pescoo, formando uma espcie de colar. Distinguem-se os seguintes grupos:

1. Gnglios linfticos subocipitais Provem da parte occipital do couro cabeludo e de uma parte da nuca 2. Auriculares Compreendem um grupo posterior que se encontra na regio mastidea e recolhe a linfa, que provem dos linfticos situados na regio temporal e na superfcie media do pavilho auricular. Os vasos eferentes vo aos gnglios linfticos partidas. Os vasos eferentes desembocam nos gnglios linfticos partidas. 3. gnglios linfticos partidas So muito numerosos e se dispem no oco ou priso partida recebendo a linfa, que provem da poro frontal do couro cabeludo, das plpebras, do nariz, e da regio temporal, superfcie lateral do pavilho auricular, do conduto auditivo externo, do ouvido mdio, e da glndula partida. 4. gnglios linfticos aferentes da testa Da poro medial das plpebras, de parte do nariz, das mas do rosto e desembocam na cadeia jugular interna. 5. gnglios linfticos submentonianos So dois ou trs gnglios situados na snfise do queixo, da pele e da mucosa da parte media do lbio inferior, da ponta da lngua e da superfcie inferior da boca. 6. gnglios linfticos retrofarngeos Encontram-se situados entre a poro superior da parede posterior da faringe e as primeiras vrtebras cervicais, recebem a linfa da rinofaringe, das trompas auditivas, do ouvido mdio e das cavidades nasais. B) Cadeia laterocervical superficial formada por quatro de seis gnglios linfticos situados no curso da veia jugular externa. Estes gnglios linfticos recebem os vasos linfticos da pele da regio carotidea e do tecidos conetivo subcutneo, e em uma mnima parte a linfa que provem do pavilho auricular e da glndula partida. Os vasos eferentes desembocam na jugular interna. C) Cadeia laterocervical profunda: formada por trs gnglios:

1. Cadeia jugular interna Formada por gnglios linfticos dispostos ao largo do curso da maior parte da cabea e do pescoo; os vasos eferentes formam o tronco jugular nico ou duplo, que desemboca na confluncia das veias jugular interna e subclvia ou conduto linftico direita. 2. Cadeia do nervo acessrio do vago Os vasos aferentes provem dos gnglios linfticos mastideos e occipitais, e os eferentes desembocam na cadeia cervical transversa. 3. Cadeia cervical transversa Situada ao longo da artria transversa, recebe os vasos linfticos da cadeia do nervo acessrio do vago e os vasos aferentes formam o canal coletor cervical transverso, que desemboca na confluncia entre a veia jugular interna e a veia subclava, ou melhor se une ao coletor jugular, ou termina direita no conduto linftico direito e esquerda no conduto torcico. D) Cadeia jugular anterior Encontra-se ao longo do curso da veia homnima, seus vasos eferentes confluem na cadeia jugular interna ou na cervical transversa. E) Ndulos linfticos cervicais profundos anteriores: Compreendem os seguintes grupos: 1. grupo infrahiroedeo. 2. grupo prefarngeo Dispostos nas vias linfticas da tireide e laringe. 3. grupo pr-traqueal Situado em frente poro da traquia; os vasos aferentes provm da tiride e da traquia; os vasos eferentes confluem nas cadeias recorrenciais ou na jugular interna. 4. cadeia recorrencial Situada no curso do nervo larngeo ou recorrente (ramo do nervo vago), recebe a linfa da laringe, tireide, traquia e esfago; os vasos eferentes

formam o tronco que desemboca na confluncia venosa ou no conduto torcico esquerda e no conduto linftico direito direita. Linfticos do trax: distinguem-se os linfticos parietais e viscerais. Os gnglios linfticos parietais formam os seguintes grupos: 1. Grupo mamrio interno Disposto ao longo do curso da artria mamria interna, que recebe os linfticos da mama, da pele e dos msculos da regio epigstrica e os vasos linfticos que provm dos gnglios linfticos diafragmticos anteriores. 2. Grupo intercostal Se divide em mdios e laterais e recebem a linfa da parte posterior dos espaos intercostais, que se dividem em mdios e laterais, e recebem a linfa da parte posterolateral da parede do trax. 3. grupo diafragmtico: disposto na superfcie convexa do diafragma, que se divide num subgrupo pr-pericrdico e dois subgrupos lateropericrdicos, que recebem a linfa que provem do diafragma do pericrdio da pleura que reveste a face inferior do diafragma e do fgado. Os vasos eferentes se dirigem aos gnglios linfticos viscerais e se encontram no mediastino anterior e posterior e nos pulmes. Formam os seguintes grupos: 1. grupo mediastnico anterior Compreende os gnglios situados entre o esterno e o corao (gnglios cardacos) e os que se encontram pela frente do arco da aorta e por cima do mesmo (gnglio pre-articos e supra-articos). 2. grupo mediastnico posterior Formado por alguns gnglios linfticos, situados entre o pericrdio e a coluna vertebral em relao com o esfago, com a pleura e com a aorta torcica, isto , com os rgos do mediastino posterior. 3. grupo paratraqueobronquial ou estao mediastnica media Formado pelos gnglios linfticos traqueobronquiais de Barety; estes gnglios linfticos esto situados ao redor da bifurcao da traquia e tem sido classificados em 5 grupos:

A) intertraqueobronquial (ocupa o ngulo de bifurcao da traquia) B e C) pretraqueobronquiais direito e esquerdo (ocupam a cada lado o ngulo entre a traquia e o brnquio); D e E) grupo hiliar (situado no hilo de cada pulmo) 4. gnglios linfticos intrapulmonares Esto situados no interior dos pulmes, em correspondncia dos ngulos formados pelas ramificaes bronquiais e dos pulmes e os vasos eferentes confluem no grupo hiliar da estao peritraqueobronquial. Linfticos dos membros inferiores. No membro inferior existem trs estaes nodulares: A) Estao tibial anterior Formada pelo gnglio tibial anterior que se encontra em contato com a poro superior da artria tibial anterior, em frente da parte superior da membrana interssea, recebe os vasos linfticos que provm da parte profunda da planta do p; esse tronco se acomoda logo junto aos vasos linfticos profundos da regio anterior da perna para confluir no gnglio linftico tibial anterior. Os vasos linfticos eferentes atravessam a parte superior do espao intersseo da perna, de frente para trs, desembocando os gnglios poplteos. B) estao popltia formada por 4 ou oito gnglios linfticos, imersos no tecido adiposo que enche a fossa popltea. Encontra-se por cima dos cndilos do fmur (supracondileos), entre os cndilos do fmur (intracondileos), em contato com a superfcie posterior da cpsula articular do joelho (justa-articulares) e por ltimo nas proximidades da embocadura da safena menor na veia popltea (justa-safenos). Recebem os vasos linfticos que provm da estao tibial anterior, os vasos linfticos que acompanham o curso dos vasos da planta do p, dos vasos tibiais posteriores e pernios e os linfticos que provm da articulao do joelho. Por ltimo, a estao popltea recebe tambm os vasos linfticos safenos internos, que dispe do dorso do p e dos planos superficiais da regio da perna. c) Estao inguinal formada por gnglios linfticos que se encontram na regio inguinofemoral, situada embaixo da dobra da virilha e que compreende

parte da superfcie ntero-medial da coxa; nesta estao se distinguem gnglios superficiais e profundos: 1. gnglios inguinais superficiais Esto situados no espessor do tecido conetivo subcutneo pela frente da fasciata. Estes gnglios costumam ser de oito a doze, e esto separados entre si por duas linhas imaginrias que se entrecruzam em ngulo reto, em correspondncia da influncia da veia safena maior na femoral. Distinguem-se assim quatro grupos de gnglios: superolateral, superomedial, inferolateral, e inferomedial. 2. gnglios inguinais profundos Esto em nmero de dois ou trs, colocados perto da superfcie media da veia femoral, profundamente a fascia cribosa, no tringulo de Scarpa. Este grupo recebe vasos linfticos que provm dos gnglios inguinais superficiais. Os vasos linfticos eferentes dos ndulos inguinais profundos se dirigem para a plvis, desembocando nos gnglios ilacos externos. Linfticos da plvis: so formados por grupos de gnglios linfticos que se encontram ao longo dos vasos ilacos externos, internos e comuns, pelo qual se descreve a estao ilaca comum. Os gnglios ilacos externos esto dispostos ao longo da veia e da artria ilaca externa, so dois ou trs e esto situados imediatamente direita do ligamento femoral e so denominados ilacos comuns. Os gnglios ilacos internos ou hipogstricos esto situados ao longo do curso da artria ilaca interna, em relao com a parede lateral da parede plvica e com a superfcie anterior do sacro. Os gnglios ilacos comuns esto situados no curso dos vasos ilacos comuns e sobre o corpo da quinta vrtebra lombar. Os vasos eferentes confluem nos gnglios linfticos inferiores da estao lomboartica. Coletores linfticos principais Os coletores linfticos principais se dividem em troncos supradiafragmticos e subdiafragmticos. Os coletores supradiafragmticos so: o tronco subclvio, o tronco jugular, o tronco cervical transverso, o tronco mamrio interno, o tronco mediastnico anterior, o laterotraqueal, o recorrente e o intercostal. Podem ser simples ou duplos e derivam das estaes de gnglios homnimos, desembocando na confluncia jugolosubclvia. Renem-se direita formando o conduto linftico direito que termina na confluncia formada pela veia

jugular interna direita com a veia subclvia direita. O coletor subdiafragmtico o conduto torcico (coletor linftico mais longo do corpo). Corre ao longo do trax e em parte do abdmen desemboca no ngulo de confluncia da veia jugular interna esquerda com a veia subclvia esquerda.

You might also like