You are on page 1of 10

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Territorialidades em A casa tomada de Julio Cortzar


Mestranda Ana Carolina de Picoli de Souza Cruz (FCL/AR)

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o espao no conto A casa tomada, de Julio Cortzar. Para tanto, servir-nos-emos principalmente do instrumental terico denominado topoanlise. Esse conto traz em si um enredo muito apropriado para a aplicao da teoria topoanaltica. O fato de que a histria se desenrola principalmente num s cenrio, que o da casa, faz com que esse espao revele uma alma inscrita nos objetos, na diviso e utilizao dos cmodos, nas descries e nos significados que as personagens lhe atribuem. Trata-se de um jogo montado com vrias dualidades mostradas, justamente, por coordenadas espaciais. Numa primeira leitura, a casa descrita com uma pretensa objetividade geomtrica e palpvel. No entanto, aps anlise minuciosa das descries espaciais, percebe-se que nelas h intimidades, memrias, medos e estranhamentos que podem ser interpretados como espelhos de seus prprios habitantes. Para atingirmos nossos objetivos, servirnos-emos de tericos do espao na literatura, tais como Bachelard, Lins, Borges Filho, entre outros. Pretendemos lanar um olhar centrado nas coordenadas espaciais desse conto de Julio Cortzar na inteno de acrescentarmos perspectivas enriquecedoras s anlises j feitas.

Palavras-chave: espao topoanlise territrio territorialidade.

Introduo
Um dos mais conhecidos contos de Cortzar, A casa tomada foi escrito em 1946 e faz parte de seu livro Bestirio, publicado em 1951. A edio usada nesta anlise a de 1986, traduzida por Remy Gorga Filho. Logo no primeiro pargrafo, o narrador-personagem revela ao leitor sua afeio e de Irene (sua irm) pela habitao. Na verdade essa relao afeta determinados comportamentos do narrador e de Irene como a diviso das tarefas domsticas (almoo, limpeza, etc.), sua rotina de vida e, tambm, a escolha por no se casarem. Fato esse que chega a personificar a casa, pois a ela que essa deciso atribuda. O narrador intra e homodiegtico fala num tempo psicolgico, portanto ntimo, sobre seus pensamentos e os de sua irm em relao casa e genealogia fundada por seus antepassados naquele espao. A relao de intimidade d-se no apenas entre os irmos, mas (e principalmente) entre a casa e eles. Se pensarmos no sentido de nosso primeiro universo e no valor de intimidade que Bachelard atribui ao espao da casa, podemos afirmar que Cortzar trabalha com a noo de intimidade em abismo, ou seja, um espao de intimidade que retrata intimidades coletivas (famlia/ genealogia fundada) e individuais (cada membro dela) em espelhamento. Em nossa viso topoanaltica essa uma das riquezas de construo desse conto. Mas, alm da questo acima descrita, o cenrio (a casa) torna-se um ambiente (pois descrita subjetivamente, baseada num clima psicolgico) dividido em subespaos, os quais podem ser considerados territrios, visto que h um jogo de poder que se instaura entre eles atravs da ao. Participam desse jogo, alm da casa, o narrador-personagem, sua irm e uma presena no natural, imprecisa que, na viso de alguns tericos, pode ser chamada de sobrenatural ou fantstica. Neste trabalho, a denominaremos imprecisa, uma vez que a anlise, quanto ao gnero, estar embasada em tericos como Spindler (1993), Bozzetto (2002), Hegerfeldt (2002) e o prprio Cortzar em entrevista a Omar Prego em (1997). Pretendemos deixar claro o olhar que lanamos sobre esse conto, pois h uma discusso em relao ao gnero em que essa obra pode ser classificada. Alm da aproximao de significado entre as denominaes Fantstico contemporneo (Sartre), Fantstico naturalizado (Calasans), Realismo Mgico metafsico (Spindler), Neofantstico (Alazraki) e Fantstico moderno (Cortzar em entrevista a Omar Prego), a crtica atual considera que o Realismo Mgico Metafsico englobaria os termos acima mencionados. Outro dado que contribui para a denominao adotada o fato de

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

a nova produo literria aceitar, ou incorporar como natural, algo que para outros, em tempos remotos, era julgado inexplicvel. O mundo cotidiano torna-se permeado pelo mundo paralelo numa revalorizao do pensamento mgico. o que as teorias mais recentes chamam de sobrenaturalizao do real. Como no poderia faltar em um bom discpulo de Borges, a escrita de Cortzar apresenta uma preocupao com a estruturao da linguagem para torn-la enxuta e, ao mesmo tempo, ser uma operao musical (como ele prprio o diz). Analisando o texto sob esses aspectos, observamos nele uma estruturao em partitura, dado o fato de o texto ser dividido por espaos em branco que anunciam uma variao de andamento, ligada variao na ao e nos sentimentos do narrador. No podemos esquecer tambm que isso vem reiterar a questo dos subespaos e dos territrios. H cinco brancos no texto e em cada um ouve-se uma variao de andamento da mesma melodia; ritmos diferentes para o desenrolar da ao num mesmo enredo. Por tudo isso, observa-se que A casa tomada um territrio vasto ao estudo literrio e, atravs da topoanlise, pode-se lanar um olhar mais que fantstico ou mgico sobre ele.

A questo da fixao
O enredo desenrola-se num nico espao: a casa. Espaosa e antiga; ampla e silenciosa, assim descrita pelo narrador, a casa tanto a herana da famlia, como tambm o desejo de permanncia da mesma atravs do tempo e do prprio espao. A casa parece ter uma alma, guarda em si recordaes da infncia do narrador-personagem, com impregnaes, em seus cmodos e objetos, de cada um que a habitou.
Gostvamos da casa porque, alm de espaosa e antiga (hoje as casa sucumbem a mais vantajosa liquidao de seus materiais), guardava as recordaes de nossos bisavs, o av paterno, nossos pais e toda a infncia. (CORTZAR, 1986, p.11)

Um ponto interessante a ser observado, no trecho citado, o da coordenada espacial de amplitude (espaosa) que revela conforto e uma sensao de amplido dos moradores em relao ao espao em que habitam. J a adjetivao antiga representa a relao de resistncia (em seu sentido amplo), no apenas da casa, mas tambm de seus moradores. A casa vence o tempo por sua construo slida, pela imanncia de seus antepassados nela e por no se render ao aspecto lucrativo do mundo moderno, o qual tem como um de seus pilares desapropriar-se do passado para criar um futuro. Temos, portanto um jogo de espelhamento entre a casa e seus habitantes. O narrador descreve seus hbitos e os de Irene, incluindo como principal o fato de se habituarem a viver ali sozinhos, onde poderiam viver oito pessoas com tranqilidade. A partir desse ndice, podemos perceber que os dois vivem um para o outro, um com o outro, um em funo do outro e tambm em funo da casa. como se houvesse um tringulo de cuidados, no qual o espao passa a ser personagem principal, j que propicia a ao, influencia as personagens e sofre suas aes, tanto quanto representa os sentimentos vividos por elas. Isso reiterado pelo prprio ttulo do conto: A casa tomada.
Era para ns agradvel almoar pensando na casa ampla e silenciosa e em como nos bastvamos para mant-la limpa. s vezes chegamos a pensar que foi ela que no nos deixou casar. (...) Entramos nos quarenta anos com a inexprimvel idia de que o nosso, simples e silencioso matrimnio de irmos, era o fim necessrio da genealogia fundada por nossos bisavs em nossa casa. Morreramos ali algum dia, vagos e distantes primos ficariam com a casa, e a demoliriam para enriquecerem com o terreno e os tijolos; ou melhor, ns mesmos a derrubaramos, inflexivelmente, antes que fosse demasiado tarde. (CORTZAR, 1986, p.12)

Essa questo do incesto remete-nos ao conto A queda do solar de Usher, de Edgar Allan Poe. Apesar de pertencerem a categorias diferentes (o de Poe caracteristicamente estruturado como Fantstico, enquanto o de Cortzar, em nossa viso, pertence ao Realismo Mgico Metafsico), os

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

contos trazem como personagens dois irmos, que mantm uma relao incestuosa. Acrescente-se aqui a observao de que o espao em Poe (o solar) tratado como motivo fantstico, pois sombrio e fantasmagrico; em Cortazar, o espao da casa personagem principal, como o dissemos anteriormente. A questo da fixao coloca-se nitidamente no trecho citado. Ela aparece na relao entre os dois (na sugesto de incesto) e deles com a casa: permanecer juntos, numa unio silenciosa e simples, equivale a permanecer na casa num tal nvel de fixao por ela, que chegariam a demoli-la antes que algum o fizesse. A construo do enredo em um s espao fechado, ntimo, unitrio, familiar e onrico reitera essa fixao, bem como a sugesto de um medo da perda do domnio da casa que representa, ao mesmo tempo, um sentimento de posse, de fixidez. Isso bem analisado por Bachelard e recobre de coerncia a simbologia dessa relao de fixao:
O passado, o presente e o futuro do a casa dinamismos diferentes, dinamismos que no raro interferem, s vezes se opondo, s vezes excitando-nos mutuamente. Na vida do homem, a casa afasta contingncias, multiplica seus conselhos de continuidade. Sem ela o homem seria um ser disperso. Ela mantm o homem atravs das tempestades do cu e das tempestades da vida. o corpo e a alma. o primeiro mundo do ser humano. (BACHELARD, 1993, p. 26)

Com relao s coordenadas espaciais do trecho citado do conto, analisemos seus efeitos de sentido. A coordenada espacial ali nos fornece o dado importante em relao narrao: a distncia das personagens em relao ao espao narrado (a casa em que viviam) e ao tempo no qual essa narrao feita. O espao da narrativa, o da casa apresentado com riqueza de detalhes, mas s s vezes coincide com o espao da narrao. Alis, o incio do conto j revela que as personagens no habitam mais a casa, justamente pelo uso dos verbos no pretrito imperfeito: gostvamos, guardava, fazamos, morreramos, passava, separava, estava, entrava-se, os quais apontam para uma narrativa em flashback e tambm contribuem para dar uma sensao de indeterminao. O uso novamente de uma coordenada espacial de amplitude (ampla) refora a idia de dimenso da casa e, finalmente, silenciosa o gradiente sensorial da audio que, como veremos mais adiante, um dos sentidos de maior relevncia no conto, pois atravs dele (rudos) que os habitantes percebem a presena imprecisa. A fixao desdobra-se ainda na descrio da rotina do narrador-pesonagem e de Irene. Ela tricotava com ls escolhidas por ele, o que comprova a unidade, a cumplicidade e a fixao de um pelo outro.
Aos sbados, eu ia ao centro para lhe comprar l; Irene confiava no meu gosto, aprovava as cores e nunca precisei devolver uma s meada. Aproveitava essas sadas para dar uma volta pelas livrarias e perguntar inutilmente se havia novidades em literatura francesa. Desde 1939 nada de importante chegava Argentina. (CORTZAR, 1986, p.12)

Importante aqui destacarmos a coordenada espacial do centro e o trabalho de Irene de tricotar. De acordo com Chevallier, o centro o princpio, o real absoluto, onde as foras esto condensadas; o ato de tricotar est ligado tecelagem que, para o mesmo autor, simboliza o trabalho de criao, como tambm o destino.
Tecido, fio*, tear, instrumentos que servem para fiar ou tecer (fuso*, roca) so todos eles smbolos do destino. (...) Fiandeiras e tecels abrem e fecham indefinidamente os ciclos individuais, histricos e csmicos. (CHEVALLIER,1992, p. 872)

Buscar no princpio (centro) o meio (as linhas) para tecer uma imagem forte que reitera a idia de fixidez. A casa o bero, a intimidade, um centro de referncia e nela Irene teceria os

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

ciclos das personagens, seus destinos (que caminham juntos), suas vidas com linhas trazidas do centro (da cidade). Se trocarmos a palavra centro (do trecho citado da pgina 12 do livro de Cortzar) por princpio, veremos claramente a questo do fixar-se em sua prpria origem na tessitura do texto. Chama a ateno nesse trecho, o hbito do narrador-personagem de buscar por livros novos em literatura francesa. Esse gosto francs, j anunciado pelos gobelinos na sala de jantar, denota a classe social a que pertence a famlia e a influncia francesa na cultura argentina.
da casa, porm, que me interessa falar, da casa e de Irene, porque eu no tenho importncia. (CORTZAR, 1986, p. 12)

Ao dizer isso, o narrador reitera sua fixao por Irene e pela casa, coloca explicitamente o espelhamento, pois no possvel falarmos de um sem falarmos do outro (ou descrever a casa, sem descrever as personagens) e revela, tambm, a alma desse espao inscrita nos objetos, em sua diviso arquitetnica e nos significados que lhe atribuem as personagens. Finalizando essa anlise da fixao, possvel afirmarmos que ela se desenvolve de maneira trplice: h um tringulo de cuidados (Irene, narrador-personagem, casa); o espao dividido em trs partes (parte mais afastada, ala dianteira, nico corredor); o tempo marcado trs vezes (antes que fosse demasiado tarde, antes que fosse demasiado tarde, agora tarde). Desestabilizando essa relao triangular, surge o quarto elemento: os rudos imprecisos.

Um espao, muitas territorialidades


O espao da casa na narrativa , como j dissemos, um ambiente segmentado em territrios. Dividida em parte mais afastada e ala dianteira por um corredor nico com sua macia porta de carvalho, temos dois espaos internos (subdivididos em cmodos) separados por uma um local de passagem:
Lembro-me bem da diviso da casa. A sala de jantar, uma pea com gobelinos, a biblioteca e trs quartos grandes ficavam na parte mais afastada, a que d frente para a Rodrguez Pena. Um nico corredor, com sua macia porta de carvalho, separava essa parte da ala dianteira, onde havia um banheiro, a cozinha, nossos quartos de dormir e o living central, com o qual se comunicavam o quarto e o corredor. Entrava-se na casa por um saguo de azulejos, e a porta principal dava para o living. (CORTZAR, 1986, p.13)

No trecho citado, a denominao dos fundos da casa dada justamente pelo afastamento dos moradores em relao a esse espao. Observarmos que a espacializao, maneira pela qual o espao instalado dentro da narrativa, segundo Borges Filho, reflexa. Isso significa que os espaos so percebidos pelas personagens e descritos, no conto analisado, pelo narrador-personagem. Assim, conhecemos a casa, Irene e at a presena imprecisa (rudos) sob o prisma desse narrador. Como j foi dito, a fixao subjetiva e, portanto, a espacializao tambm. As caractersticas dessa parte da casa so de um ambiente mais antigo, menos freqentado, chegando a ter ares de antiqurio: poeira, mrmore, piano, gobelinos, biblioteca.
(...) quase nunca amos alm da porta de carvalho, salvo para fazer a limpeza, pois incrvel como junta poeira nos mveis. Buenos Aires pode ser uma cidade limpa, mas isso se deve a seus habitantes e no a outra coisa. H demasiada poeira no ar, mal sopra uma lufada de vento e j se acha p nos mrmores dos consolos e entre os buracos das toalhas de macram; d trabalho tir-lo completamnete s com o espanador, voa e se suspende no ar, um momneto depois se deposita de novo nos mveis e no piano. (CORTZAR, 1986, p.14)

No se pode deixar de destacar a pitada de crtica poltica e a elaborao sucinta da linguagem que, numa primeira leitura, sugere objetividade.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Com relao fronteira, no conto a porta macia de carvalho, preciso analisar a simbologia que essa possui. De acordo com Chevallier, ela simboliza um local de passagem entre dois estados, dois mundos, o conhecido e o desconhecido, o tesouro e a pobreza extrema, alm de possuir um valor dinmico e psicolgico. Mas h ainda um carter csmico ligado porta:
A manifestao csmica da qual acabamos de falar se exprime ainda na China atravs do smbolo da porta: segundo o Hi-tse, o trigrama Kuen (princpio passivo, Terra) a porta fechada; o trigrama Kien (princpio ativo, Cu) a porta que se abre, a manifestao. A abertura e o fechamento alternativos da porta exprimem, ento, o ritmo do universo. tambm a alternncia do yang e do yin (...) O fechamento das portas tambm , maneira taosta (Tao, 52), a reteno do sopro e a aniquilao das percepes sensveis.(CHEVALLIER, 1992, p. 735)

Salientamos a bitopia na obra, pois a fronteira existe dividindo explicitamente a casa em subespaos e j anuncia a tomada gradual desses. A diferena entre os subespaos que ela divide colocada, numa primeira leitura, por caractersticas fsicas. Mas, temos duas questes a abordar: a primeira com relao ao narrador. Esse afirma gostar de literatura francesa. A biblioteca fica justamente na parte que est alm da porta, seus livros (como veremos mais adiante) esto na biblioteca. A indefinio ou indeterminao est colocada: aps a tomada da parte mais afastada da casa, o narrador lamenta por seus livros como se fosse freqente sua ida biblioteca; no entanto, no trecho citado anteriormente ele nega essa afirmao: quase nunca amos alm da porta de carvalho, salvo para fazer a limpeza. A segunda questo com relao fixao. Na verdade, ele no vai at a parte mais afastada da casa porque permanece sempre ao lado de Irene. Portanto, h tambm caractersticas psicolgicas em relao fronteira. Os personagens so heterotpicos, segundo Borges Filho, pois transitam entre a fronteira (porta de carvalho), mesmo que seja apenas quando necessrio. A fronteira possui algumas particularidades ligadas a sua simbologia: se a porta estava aberta, tinha-se a impresso de uma casa ampla; se estava fechada, a sensao era a de um apartamento minsculo. Alm de dar a idia de dimenso da casa, ela representa fortemente a possibilidade de abertura ou no a manifestaes ou percepes sensveis. Antes de abordarmos especificamente as questes ligadas ao territrio e territorialidade, definamos esses conceitos. Do latim, Territotium significa pedao de terra apropriado. De modo geral, territrio um espao apropriado, definido e delimitado por mltiplas relaes de poder. portanto, um campo de relaes sociais projetadas no espao e construdo historicamente que pode nos remeter a diferentes contextos e assumir significados distintos de acordo com a formao socioespacial em que est inserido. Nesse sentido, o conceito de territrio inicialmente foi associado parte fsica dos Estados (solo, espao areo e guas territoriais), mas para algumas sociedades, como as indgenas, por exemplo, este conceito est ligado ao sentimento de identidade (cultura, relaes sociais e religiosas) que se tem com a determinada parcela que habitam. A diferenciao dos territrios est vinculada s dimenses fsicas, econmicas, simblicas e sociopolticas. Destacamos a questo da dimenso simblica, entendida como um conjunto de relaes culturais e afetivas entre um grupo e lugares particulares, um elemento constitutivo de sua identidade. Segundo a sociloga, doutora em geografia e pesquisadora da IBICT, Sarita Albagli:
Cada territrio , portanto, moldado a partir da combinao de condies de foras internas e externas, devendo ser compreendido como parte de uma totalidade espacial. (ALBAGLI, 2004, P. 27)

A partir desse conceito podemos perceber que a casa um territrio, dada a sua dimenso simblica e o seu carter histrico em relao a seus habitantes, uma vez que representa a genealogia fundada por nossos bisavs (do narrador-personagem e de Irene) representando, assim, os sentimentos e as razes de uma famlia.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Com relao dimenso fsica desse territrio e, conseqentemente econmica e sociopoltica, pode-se afirmar que ele est inserido na parte central da cidade de Buenos Aires, na Argentina. Isso est expresso no texto pelo narrador-personagem: na parte mais afastada da casa, a que d frente para Rodrigues Pea. Apesar de o narrador situar o leitor no espao fsico argentino, a descrio da casa feita de maneira totalmente subjetiva, sem expressar alguma aluso ao peronismo. Alis, o prprio Cortzar reitera nossa posio ao afirmar em entrevista a Omar Prego:
Casa tomada fue una pesadilla. Yo so Casa tomada. La nica diferencia entre lo soado y el cuento es que en la pesadilla yo estaba solo. Yo estaba en una casa que es exactamente la casa que se describe en el cuento, se vea con muchos detalles, y en un momento dado escuch los ruidos por el lado de la cocina y cerr la puerta y retroced. Es decir, assum la misma actitud de los hermanos. (...) Me di cuenta de que eso no lo poda contar como un solo personaje, que haba de vestir un poco el cuento con una situacin ambigua, con una situacin incestuosa, esos hermanod de los que se dice que viven como un simple y silencioso matrimonio de hermanos, esse tipo de cosas. Todo eso fue la carga que yo le fui agregando, que no estaba en la pesadilla. (...) Yo estimo que hay un buen veinte por ciento de mis cuentos que ha surgido de pesadillas.(CORTZAR, 1997, p. 4)1

O conceito de territorialidade inicialmente foi tratado como uma simples questo jurdica, depois passou a ser visto como um sistema de comportamento e, na atualidade, envolve preocupaes com o destino e o futuro, tratando-se assim, de questes prprias dos seres humanos. Segundo Albagli:
O conceito de territorialidade refere-se ento, s relaes entre um indivduo ou grupo social e seu meio de referncia, manifestando-se nas vrias escalas geogrficas - uma localidade, uma regio ou um pas - e expressando um sentimento de pertencimento e um modo de agir no mbito de um dado espao geogrfico. No nvel individual, territorialidade refere-se ao espao pessoal imediato, que em muitos

contextos culturais considerado um espao inviolvel.(ALBAGLI, 2004 p. 28) Destacamos que a questo da territorialidade uma forma de ampliar o controle sobre um dado territrio, tornando-o distinto e exclusivo. Pensando assim, o conto traz em si vrias territorialidades, espaos individuais onde h marcas de identidades. No territrio da casa, observase a territorialidade de Irene, a do narrador-personagem e at a da presena imprecisa. Tratando da territorialidade de Irene, logo pensa-se em seu quarto, espao aconchegante e de intimidade. Nesse subespao, ela cultivava como habito principal o tricotar e o realizava em seu sof. Segundo seu irmo, narrador-personagem, ela tricotava o necessrio.
Irene era uma moa nascida para no fazer mal a ningum. Fora sua atividade matinal, passava o resto do dia tricotando no sof do seu quarto. Acho que as mulheres tricotam quando encontram nesse trabalho o grande pretexto para no fazer nada. Irene no era assim, tricotava as coisas sempre necessrias, camisolas para o inverno, meias para mim, cachens e coletes para ela. (...) pergunto-me o que teria feito Irene sem tricotar. Uma pessoa pode reler um livro, mas quando um pulver est pronto no possvel repeti-lo sem provocar admirao. (CORTZAR, 1986, p.12)

Casa tomada foi um pesadelo. Eu sonheiCasa tomada.A nica diferena entre o sonhado e o conto que, no conto, eu estava s. Eu estava numa casa que exatamente a casa que se descreve no conto, viam-se muitos detalhes e, num dado momento, escutei os rudos pelo lado da cozinha, fechei a porta e retrocedi. Quer dizer, eu assumi a mesma atitude dos irmos. (...) eu me dei conta de que no podia contar com um s personagem, que precisava elaborar o conto com uma situao ambgua, com uma situao incestuosa, desses irmos de quem se diz viverem como um simples e silencioso matrimnio de irmos, esse tipo de coisas. Tudo isso a carga que fui acrescentando ao conto e que no estava no pesadelo. (...) eu estimo que uns vinte por cento de meus contos tenham surgido de pesadelos. (traduo nosssa)

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Retomando a definio de Chevallier (de tecer) j mencionada, cabia a Irene a tarefa de cuidar de seus destinos, de confeccionar a vida. A questo de repetir um tricotar d a idia de movimento cclico e de poder. Sua territorialidade pode ser entendida como a do feminino que, por sua vez, liga-se noo de maternidade da casa, segundo Bachelard. Mas, pensando no aspecto da linguagem, Cortzar coloca novamente a indeterminao:
Um dia encontrei a ltima gaveta de cnfora cheia de echarpes brancas, vermelhas, lilases. Estavam com naftalina, empilhadas como em uma loja; no tive coragem de perguntar a Irene o que pensava fazer com elas. (...) Mas Irene s se entretinha tricotando, mostrava uma destreza maravilhosa, e eu passava as horas vendo suas mos como ourios prateados, agulhas indo e vindo, e uma ou duas cestinhas no cho, onde constantemente se agitavam os novelos. Era uma beleza. (CORTZAR, 1986, p. 12-13)

Apesar de ela tricotar o necessrio, h uma gaveta de cnfora cheia de echarpes. Essa imagem da gaveta cheia pode ser pensada como uma antecipao do destino das personagens (a perda da casa): assim como as gavetas esto cheias de echarpes, a casa est cheia das presenas (indeterminadas) que a tomaro. As cores das peas guardadas podem reiterar essa idia, principalmente o branco, o vermelho (que assumem conotaes negativas em algumas culturas) e o lils. O branco, para alguns povos do Oriente, a cor da lividez, dos espectros e das aparies; mitologicamente, ligado ao Deus Apolo, o branco representa os pontos do nascente e do poente do sol, dando a idia de limite. O vermelho pode conotar para baixo, bem como a morte atravs da idia do sangue derramado e do sepultamento, expresso em diversas culturas. O lils representa a espiritualidade e a intuio. Essas cores de echarpes representariam, ento, respectivamente, as aparies (rudos imprecisos), o sepultamento da genealogia fundada e a intuio, ligada ao destino. Numa simbologia positiva das cores, o branco est ligado a um valor de passagem, um smbolo de transio de um nvel inferior a um superior e, por isso, muitas vezes ele representa a pureza. J o vermelho est ligado energia, vida, ao poder e o fogo; a cor prata est associada sabedoria divina, pureza e purificao; o lils, como j foi dito, a cor da espiritualidade, da intuio. Todas elas esto ligadas feminilidade e, portanto, Irene. Outra caracterstica da gaveta a de nos remeter ao antigo, assim como o fato de as peas tricotadas por Irene serem guardadas nela pode representar a vida dos dois irmos restrita casa. Da a afirmao de interior do interior, a intimidade em abismo. preciso destacar ainda a fixao dele no trabalho dela, j que o irmo observa por horas as mos de Irene descritas como ourios prateados: imagem que mistura a mo e as agulhas a ponto de confundi-las. A territorialidade do narrador no se fixa apenas a seu quarto. Ele parece verificar os subespaos, principalmente os de Irene. Os irmos so to ligados, que ao descrever o territrio e os hbitos de Irene, no possvel deixar de falar do narrador, pois sempre esto juntos. A ele ficaria, ento, o papel do protetor, do homem que tudo guarda; inclusive ele quem fecha a porta, guardando o territrio que lhes resta, impedindo a percepo da manifestao, de acordo com a leitura taosta j citada.
Eu cevava o mate com muito cuidado, mas ela demorou um instante para recomear o trabalho. Lembro-me de que tricotava um colete cinzento; achava bonito esse colete. [...] Com freqncia (mas isto s aconteceu nos primeiros dias) fechvamos alguma gaveta da cmoda e nos olhvamos com tristeza. [...] para no afligir minha irm, comecei a examinar a coleo de selos de papai, e isto me serviu para matar o tempo. Ns nos divertamos muito, cada qual em suas coisas, quase sempre reunidos no quarto de Irene, que era mais confortvel. (CORTZAR, 1986, p. 15-16)

Note-se novamente a questo da cor (cinzento), simbolizando medo e depresso. A indeterminao ressaltada mais uma vez pela linguagem com freqncia/ mas s nos primeiros dias;

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

cada qual em suas coisas/ sempre no quarto de Irene. Essa descrio d-se aps a tomada da primeira parte da casa, que ser citada a seguir. Destaca-se, no trecho, a fixao entre os dois, a volta ao antigo (selos do pai) e o conforto do quarto de Irene. Realmente a idia de ambiente, de aconchego, de abrigo est presente mais uma vez, tanto quanto a idia do antigo atravs dos objetos de famlia. Devemos salientar o fato de o sentimento da perda ser representado por uma metonmia espacial: primeiro sentem a perda das gavetas, depois da casa. A territorialidade da presena intrusa, imprecisa conquistada de maneira gradual, uma vez que a casa tomada aos poucos: primeiro a parte dos fundos, depois a ala dianteira; note-se que os moradores da casa permanecem na parte dianteira, antes de serem completamente expulsos, onde h os cmodos mais necessrios para a sobrevivncia (cozinha e banheiro).
Recordarei sempre nitidamente porque foi simples e sem circunstncias inteis. Irene estava tricotando (...) Fui pelo corredor at chegar porta de carvalho, que estava entreaberta, e dava a volta ao cotovelo que levava cozinha quando ouvi alguma coisa na sala de jantar ou na biblioteca. O som vinha impreciso e surdo, como o tombar de uma cadeira sobre um tapete ou um abafado murmrio de conversao. E o ouvi, tambm, ao mesmo tempo ou um segundo depois, no fundo do corredor que vinha daquelas peas at a porta. Atirei-me contra a porta antes que fosse demasiado tarde. (CORTZAR, 1986, P. 14) Observe-se que a presena imprecisa toma uma parte do territrio para si atravs do medo que instala apenas pela sugesto de sua presena. A territorialidade expressa por essa presena destoa das demais, uma vez que fomenta dios, hostilidades e excluso, ao contrrio das territorialidades mencionadas que representam solidariedade e sociabilidade.

A indeterminao alm de colocada pela prpria presena, colocada de forma sutil e incomparvel atravs da linguagem: recordar nitidamente rudos surdos e imprecisos; ao mesmo tempo/ um segundo depois; na sala de jantar ou na biblioteca. Nada fica estabelecido com segurana, com preciso. Da a indeterminao ou senso de irrealidade, segundo Spindler:
In literature Metaphysical magic Realism is found in texts that induce a sense of unreality in the reader by technique of Verfremdung, by which a familiar scene is described as if it were something new and unknown, but without dealing explicity with the supernatural (...) The result is often an uncanny atmosphere and the creation within the text of a disturbing impersonal presence, which remains implicit (...). (SPINDLER 1993, p. 79)

Quando os rudos tomam, ento, a segunda parte da casa (a da frente), o incerto, o irreal impe seu poder sob os moradores sem nenhum tipo de presso que no seja o de sua suposta presena. O incio dessa descrio remete ao tempo cclico, a indeterminao colocada novamente e a gradual tomada da habitao concretiza-se.
quase repetir a mesma coisa, exceto nas conseqncias. De noite sinto sede, e antes de nos deitar disse a Irene que ia cozinha buscar um copo de gua. Da porta do quarto (ela tricotava) ouvi um rudo na cozinha, talvez no banheiro, porque o cotovelo do corredor diminua o som. Minha maneira brusca de parar chamou a ateno de Irene, que veio para o meu lado. (...) os rudos ficavam cada vez mais fortes, mas sempre abafados, s nossas costas. Fechei de um golpe a porta e ficamos no saguo. No se ouvia nada agora.. ( CORTZAR, 1986, P. 17)

Em literatura, o Realismo mgico metafsico encontrado em textos que induzem o leitor a um senso de irrealidade pela tcnica da alienao, atravs da qual uma cena familiar descrita como se houvesse algo novo e desconhecido, sem lidar explicitamente com o sobrenatural (...) O resultado , muitas vezes, uma atmosfera de estranhamento e a criao, no texto, de uma presena inquietante e impessoal, que permanece implcita. (traduo nossa)

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Eles so literalmente expulsos de sua prpria casa, de sua origem, de seu passado. O que nos interessa destacar aqui a questo da naturalidade com que ambos aceitam essa presena invasora. No h denncias ou investigaes. a prpria sobrenaturalizao do real. O passado, as origens, a genealogia fundada na e da prpria casa so tomados. a perda de territrio e, conseqentemente da memria e dos sentimentos que o constituem.
Tomaram esta parte disse Irene. O tric descia de suas mos e os fios iam a porta e se perdiam por debaixo dela.Quando viu que os novelos tinham ficado do outro lado, ela largou o tric sem ao menos olh-lo.(...)Estvamos com o que tnhamos no corpo. Lembrei-me dos quinze mil pesos no guarda-roupa do meu quarto. Agora era tarde. Como me sobrava o relgio de pulso, vi que eram onze horas da noite. Cingi meu brao cintura de Irene (eu acho que ela estava chorando) e samos assim rua. Antes de nos afastarmos senti tristeza, fechei bem a porta de entrada e joguei a chave no bueiro. (...). (CORTZAR, 1986, p. 18)

A imagem do fio, no trecho citado, remete-nos sua simbologia de agente que liga os estados da existncia entre si e o Princpio. Essa ligao interrompida, sem possibilidade de volta. O que sobra aos dois o tempo, marcado, desde o incio, pela frase antes que fosse demasiado tarde, repetida duas vezes, ligada s duas tomadas da casa, e retomada (quando a casa est totalmente tomada), mas com a mudana do imperfeito do subjuntivo para o presente do indicativo agora tarde. Essa mudana indica que toda a indefinio, indeterminao, impreciso determinou-se. Estampado na figura do relgio, o tempo parece mudar abruptamente para o presente, no exatamente no que diz respeito ao agora e, sim, conscincia em relao ao passado. No h mais a genealogia fundada na casa, no possvel mant-la de forma to fixa. S lhes resta um ao outro e o espao aberto da rua. Ironicamente o narrador joga as chaves no bueiro, ou seja, o poder de abertura e fechamento, de ligar e desligar como que numa tentativa de controle ainda sobre a casa, ou retomando o que ele prprio diz: (...) ns mesmos a derrubaramos, inflexivelmente, antes que fosse demasiado tarde. (CORTZAR, 1986, p.12)

Concluso
Este trabalho baseado no conceito de Topoanlise desenvolvido por Borges Filho, a partir do conceito de Bachelard. Aplicando-a ao texto foi possvel apreender com mais profundidade as estruturas narrativas e temticas do conto estudado. O olhar lanado sobre a construo do espao no texto permitiu-nos enxergar essa obra de Julio Cortzar sob um ngulo diferente que o das anlises j realizadas. Esperamos t-las enriquecido e contribudo tambm no que tange classificao do conto em relao ao gnero Fantstico ou Realismo Mgico Metafsico, pois as questes da construo do espao (principalmente, no que diz respeito elaborao do texto para torn-lo sucinto e atribuir-lhe um senso de indefinio, de indeterminao) permitem uma compreenso mais precisa desse questionamento. Assim, a topoanlise mostra-se ferramenta fundamental para a apreenso de sentido do texto como um todo, permitindo, atravs da anlise minuciosa dos aspectos espaciais da obra literria, a descoberta de outros elementos enriquecedores e esclarecedores sobre a mesma.

Referncias Bibliogrficas
[1] BACHELARD, Gaston. A potica do espao. So Paulo: Martins Fontes, 1993.

[2] BORGES FILHO, Ozris. Espao e Literatura: introduo topoanlise. Franca: Ribeiro Grfica e Editora, 2007.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

[3] BOURNEUF, Roland & OUELLET, Ral. O universo do romance. Coimbra: Almedina. 1976. [4] BOZZETTO, Roger, Fantastique et real maravilloso : le domaine latino-amricain. In: territoires de fantastiques, pp. 94-116, octobre, 2002. www.noosfere.com/Bozzetto/article. [5] BRAGA, Christiano; LAGES, Vincius; MORELLI, Gustavo. Territrios em movimento: cultura e identidade como estratgia de insero competitiva. Rio de Janeiro: Relume Dumar/ Braslia, DF: SEBRAE, 2004. [6] CHEVALLIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionrio dos smbolos. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1992. [7] CORTZAR, Julio. Bestirio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. [8] _______________ Entretiens avec Omar prego. Folio, 1986, p. 70-116. [9] _______________ Ltat actuel de la fiction em Amrique latine (El estado actul de la narrative in Hispanoamrica). In ALAZRAKI, (J.) et alia: La Isl Final. Madrid, Ultramar, 1983. (traduction B. Terramorsi). [10] GENETTE, Grard. Figuras. So Paulo: Perspectiva, 1972.

[11] HEGERFELDT,Anne. Contentious Contribution: Magical realism goes British. Janus Head Journal, Pittsburg, v. 5, n.2, p. 62-86; fall 2002. [12] [13] LINS, Osman, Lima Barreto e o espao romanesco. So Paulo: tica, 1976. LOTMAN, Iuri. A estrutura do texto artstico. Lisboa: Estampa, 1978.

[14] POE, Edgar A. A queda do solar de Usher. In: ____. Fico completa, poesia e ensaios. Org. e trad. De Oscar Mendes. Rio de Janeiro, Aguilar, 1965. [15] [16] RODRIGUES, Selma Calasans. O fantstico. So Paulo: Ed, tica, 1988. SPINDLER, William. Forum for Modern Language Studies, 1993, v. 39, p.75-85.

[17] TODOROV, Tzvetan. A narrativa fantstica. In:_____. As estruturas narrativas. Trad. L. Perrone-moiss. So Paulo, Perspectiva, 1970. [18] __________________. O discurso fantstico. Literatura e fantstico. In:____. Introduo literatura fantstica. Trad. M. C. C. Castelo. So Paulo, Perspectiva, 1975. ______________________ Autor Ana Carolina de Picoli de Souza Cruz, (Mestranda) ( FCL-UNESP/ Araraquara / PMRP) anacarolpsc@yahoo.com.br

You might also like