You are on page 1of 7

O ESTUDO DO HANON NA MSICA POPULAR:

UM NOVO OLHAR PARA A SUA TCNICA PIANSTICA Por Turi Collura

Elaborado

no Sculo XIX, o antigo livro de tcnica pianstica chamado Hanon - O Pianista Virtuoso resiste ao tempo e, no sem algumas modificaes, chega at os nossos dias. Trata-se de um livro de exerccios do nvel bsico para o intermedirio til mas s vezes mal aproveitado. Proponho aqui algumas consideraes e novas prticas para tirar novas vantagens do seu estudo, especialmente para quem se dedica ao Jazz ou Msica Popular. A Histria: Com seus 60 exerccios, o Hanon O Pianista Virtuoso foi criado pelo francs CharlesLouis Hanon (1819-1900) pianista, compositor e professor de piano, com o objetivo de fortalecer os dedos dos pianistas (especialmente o 4 e 5, que so os mais fracos), ganhar agilidade, velocidade e preciso. O autor recomendava usar os exerccios como aquecimento dirio, dizendo ainda que o livro inteiro poderia ser tocado em cerca de uma hora. Publicado em muitas e muitas edies e revises que respeitaram ou modificaram o contedo original, o Hanon contm exerccios nos cinco dedos, exerccios para a passagem de polegar e uma ltima seo dedicada ao estudo de escalas e arpejos. Se trata de um dos livros de tcnica pianstica mais conhecidos no mundo, tanto que o nome Hanon se tornou um cone, reproduzido em outros livros mais recentes (cito aqui os Jazz Hanon, Blues Hanon e Boogie Woogie Hanon do autor Leo Alfassy e ainda os Jazz Hanon, Jazz Chord Hanon, Blues Hanon, Stride Hanon, Salsa Hanon e Rock Hanon do autor Peter Deneff. Esses livros, ainda que interessantes, no tm, porm, nada a ver com o livro autntico de Charles Hanon e com sua proposta tcnica. Ainda cito adaptaes do livro para outros instrumentos e edies simplificadas para crianas). A metodologia traada pelo Hanon no isenta de crticas, que observam que os exerccios no so musicais (logo poderamos considerar que jogo jogo, treino treino, ou seja: assim como a ginstica do atleta no tem a ver diretamente com o jogo olmpico em si, os exerccios de tcnicas no tm a ver com a msica em si). Outros chegam a afirmar que os exerccios podem danificar o brao e os dedos do pianista (seria como executar os exerccios de musculao da academia de forma errada).

A primeira considerao que me ocorre que, em muitos e muitos casos, os exerccios do Hanon so executados pelos alunos somente na tonalidade de D maior, ou seja, assim como esto escritos originalmente. Muitas edies recentes perderam uma precisa observao do autor que sugeria tocar os exerccios da primeira parte do livro transportando-os um semitom acima e um semitom abaixo, para se aproveitar as vantagens tcnicas que derivam dessa prtica. A vai o meu convite aos leitores para que experimentem tocar os exerccios em R bemol, em Si ou em Sol bemol. Os dedos descobriro, pela primeira vez, o mundo das teclas pretas contidas naquelas pginas e novas posies a serem realizadas. As variantes originais. Charles Hanon tinha previsto, para cada um dos primeiros 30 exerccios, 22 variantes, rtmicas e de articulao. Algumas edies perderam essa preciosa passagem do estudo. s variantes originais traadas pelo autor, acrescentaria algumas novas, ao meu ver teis, hoje, especialmente ao pianista que se dedica ao estudo da msica popular. Novas variantes podem prever o estudo dos exerccios com o deslocamento de acentos. Aplicado ao exerccio n.1 do livro, o estudo com acentos pode ser feito como indicado no Exemplo 1: Exemplo 1
Acento no 1 tempo

..etc..

Acento no 2 tempo

..etc..
Acento no 3 tempo

..etc..

Acento no 4 tempo

..etc..

interessante, ainda, experimentar combinaes de acentos. O Exemplo 2 prope a combinao 2+4:

Exemplo 2 ..etc..

O estudo com acentos nos tempos pares (2 e 4) muito til, tanto para quem quer desenvolver a pronncia jazzstica, assim como para o estudo do choro e do samba. O estudo das escalas contidas na segunda parte do livro do Hanon pode ser feito aplicando os acentos a cada 2,3,4 notas. Outra forma interessante de estudar tanto os exerccios do livro quanto, em geral, escalas e arpejos, o de alternar a execuo das duas mos, defasando-as, como mostra o Exemplo 3 Exemplo 3

Estudo de tonalidades e campos harmnicos Outra maneira interessante de estudar os exerccios da primeira parte do Hanon a de diferenciar o trabalho das duas mos. Na maior parte de seu tempo, o pianista de msica popular usa a mo esquerda para acompanhar a direita na execuo de temas e improvisos. Assim, modificando os exerccios originais, podemos desenvolver exerccios para treinar o acompanhamento. O Exemplo 4 prope o estudo do exerccio n1 do livro na tonalidade de D com a mo esquerda tocando o campo harmnico por ttrades fechadas.

Exemplo 4

Quem se interessar pelo Choro e pelo Samba pode aplicar uma variao diferente ao acompanhamento, como mostra o Exemplo 5 (lembrando que esses exemplos tm como base apenas o exerccio n1 do livro original).

Exemplo 5

O Exemplo 6 mostra a realizao do acompanhamento por trades abertas Exemplo 6 etc. .

O Exemplo 7 prope o comeo do exerccio n2 do livro na tonalidade de R bemol, com o acompanhamento por ttrades fechadas, enquanto o Exemplo 8 sugere a realizao do acompanhamento por trades abertas Exemplo 7 etc. .

Exemplo 8 etc..

O Exemplo 9 mostra a realizao do exerccio n15 do livro na tonalidade de R maior e com o acompanhamento por trades abertas. No Exemplo 10 o mesmo exerccio proposto na tonalidade de Mi bemol Exemplo 9 etc

Exemplo 10 etc

A proposta das variaes aos exerccios apresentadas aqui tem dois objetivos principais: 1) treinar a coordenao acorde-mo esquerda/melodia-mo direita para a realizao do acompanhamento; 2) a prtica do estudo das tonalidades e de seus campos harmnicos.

Concluindo, observamos como os exerccios originais propostos pelo Hanon, podem oferecer hoje um ponto de partida para novos estudos. Confesso que no sou o tipo de professor que d aos seus alunos um ch de Hanon; apenas desenvolvo com cada aluno alguns exerccios, tentando adaptar as tarefas s necessidades de cada um. Mas os resultados dessas adaptaes tm se revelado bastante teis. Um fato curioso: Existem, ainda hoje, no mundo, competies entre pianistas baseadas exclusivamente nos exerccios do Hanon.

TURI COLLURA pianista e compositor, professor da EM&T de Vitria. Fundou o Curso de Msica Popular na FAMES, Faculdade de Msica do Esprito Santo. autor do livro Improvisao: Prticas Criativas para a Composio Meldica na Msica Popular. Acaba de lanar seu CD Interferncias, com composies e arranjos prprios. www.turicollura.com

Todos os direitos reservados Copyright 2007

You might also like