You are on page 1of 33

Aula 3 Sangue

Prof. Dr. Carlos Alexandre Fernandes

Consideraes iniciais
Primeira e fundamental pergunta: Por que temos um sistema circulatrio? Porque o oxignio e os nutrientes, bem como os produtos de excreo celular no poderiam ser adequadamente transportados por difuso simples em organismos multicelulares grandes e metabolicamente muito ativos.

Alguns organismos conseguem ser um pouco maiores e sobreviver usando unicamente difuso simples para transportar substncias atravs de uma rea superficial bastante extensa em relao ao volume..., mas as restries so claras!

O surgimento de sistemas de conveco permitiu vida a evoluo de formas de organismos maiores, mais complexas e mais ativas!

Consideraes iniciais

O surgimento dos sistemas respiratrio (ou ventilatrio) e circulatrio adicionaram dois pontos de conveco na via de transferncia do oxignio da atmosfera at as mitocndrias.

O sistema circulatrio integra trs partes funcionais bsicas:


Uma bomba (o corao), que circula um fluido (o sangue) atravs de um sistema de um conjunto de condutos (os vasos sanguneos).

A funo primordial do sistema circulatrio a distribuio de gases dissolvidos e outras molculas para nutrio e excreo. Alm disso, o sistema circulatrio transporta substncias sinalizadoras, contribuem para a dissipao de calor e realizam a mediao dos processos inflamatrios e de defesa contra micro-organismos invasores.

Funes do sangue
Transporte de gases respiratrios; Transporte de nutrientes; Transporte de metablitos intermedirios e produtos de excreo; Transporte de hormnios; Transmisso de fora hidrulica (ultrafiltrao renal, locomoo nos aneldeos, rompimento de carapaa de muda dos crustceos, ereo peniana etc); Transferncia de calor; Capacidade de coagulao.

Pigmentos respiratrios
Os pigmentos respiratrios apresentam a capacidade de se ligar reversivelmente ao oxignio, aumentando muito a capacidade carreadora do sangue.

Molcula de hemoglobina

Mamferos apresentam apenas cerca de 0,2 mL de O2 por 100 mL de sangue em soluo, enquanto cerca de 20 mL de O2 encontra-se reversivelmente ligado hemoglobina neste mesmo volume de sangue!

Regulao gnica em Eucariotos


2. Alguns genes eucariticos so regulados durante o desenvolvimento Ex: genes globina (compe a hemoglobina)

Pigmentos respiratrios comuns e exemplos de sua ocorrncia nos animais


Pigmento Hemocianina Descrio Protena contendo cobre, transportada em soluo Protena contendo ferro, transportada sempre em clulas. Protena contendo ferro, transportada em soluo Protena contendo ferro, transportada em clulas ou em soluo Peso molecular 300.000-9.000.000 Ocorrncia Moluscos, artrpodes Sipunculdeos, poliquetos, braquipodes Poliquetos

Hemeritrina

108.000

Clorocruorina

2.750.000

Hemoglobina

17.000-3.000.000

Vertebrados e diversos inverterbados

As grandes molculas de pigmentos respiratrios dissolvidos so agrupamentos de molculas menores. Capacidade de ligar-se reversivelmente ao oxignio igual a 0,3 a 0,5mL.g-1 para a hemocianina; 0,6 a 0,9mL.g-1 para a clorocruorina; 1,2 a 1,4mL.g-1 para a hemoglobina e 1,6 a 1,8mL.g-1 para a hemeritrina.

Distribuio filogentica de pigmentos respiratrios

Pigmentos respiratrios em animais


Tamanho das hemcias em vertebrados

O encerramento dos pigmentos respiratrios no interior de clulas permitiu a evoluo de sistemas regulatrios precisos da afinidade dos pigmentos pelo oxignio.

Os nicos vertebrados sem hemoglobina e hemceas so as larvas de enguias (Leptocephalus) e peixes antrticos (Chaenichthyidae).

No existe nenhuma relao entre o tamanho do glbulo vermelho e o tamanho do animal!

Hemoglobina
em condies normais cerca de 97% do O2 est associado hemoglobina (HbO2)
[apenas 3% transportado dissolvido no plasma]

O2 se liga reversivelmente na poro heme da hemoglobina:

no sangue de uma pessoa existe cerca de 15g de hemoglobina para cada 100ml cada grama de hemoglobina pode ligar-se a cerca de 1,34mL de O2 portanto, a quantidade de hemoglobina em 100mL de sangue pode levar cerca de 20mL de O2 quando h 100% de saturao como o sangue arterial tem saturao de 97% o volume de O2 transportado de 19,4mL/dL de sangue

Hemoglobina: transporte de oxignio


Em PO2 baixa, somente pequena quantidade de O2 est ligada ao pigmento respiratrio; Em PO2 alta, grande quantidade de O2 est ligada. Graas a essa propriedade, o pigmento respiratrio pode atuar como transportador de oxignio, saturando-se na superfcie respiratria (regio de PO2 alta) e descarregandose nos tecidos (regio de PO2 baixa).

As curvas de dissociao do oxignio descrevem a relao entre a porcentagem de saturao e a presso parcial de oxignio...........................

Hb + O2
PO2

HbO2
PO2

Curva de Dissociao Hb O2
Acima 100 mmHg todos os stios de ligao de O2 esto preenchidos (saturada)
PO2 95mmHg 97% de saturao
O2 se liga a hemoglobina (nos capilares alveolares)

P50

E se a PO2 estiver em 150 mmHg, qual a porcentagem de saturao?


PO2 30mmHg metade da hemoglobina est presente na forma de oxihemoglobina e a outra metade como hemoglobina. Referido como presso de meia-saturao (P50)

PO2 40mmHg

75% de saturao

O2 liberado pela hemoglobina (nos capilares teciduais)

Curva de Dissociao Hb O2
As curvas de dissociao de O2 de outros animais tm formato semelhante, mas no so idnticas. O sangue de alguns animais tem maior afinidade pelo O2 (desprende O2 mais lentamente) e curva de dissociao est localizada mais esquerda

O sangue de outros animais tem menor afinidade pelo O2 (desprende O2 mais facilmente) e curva de dissociao est localizada mais direita.

Como saber se a curva est mais para esquerda ou direita? Usar como parmetro a presso de meia saturao (P50)

Resumindo..............

Fatores que influenciam a ligao do oxignio a hemoglobina


A afinidade hemoglobina-oxignio reduzida pelo seguinte: -Temperatura elevada;

- Fosfatos orgnicos;
- Diminuio do pH; - Aumento no CO2.

Fatores que influenciam a ligao do oxignio a hemoglobina


A afinidade hemoglobina-oxignio reduzida pelo seguinte: -Temperatura elevada;

- Fosfatos orgnicos;
- Diminuio do pH; - Aumento no CO2. Por que o aumento da Temperatura desloca a curva para direita? Temperaturas altas tornam mais fraca a ligao entre a hemoglobina e o oxignio, causando maior dissociao (curva deslocada a direita). Porque em animais de sangue frio uma maior temperatura normalmente acompanhada por um aumento na taxa metablica? Por que a quantidade de O2 liberada (dissociada) da hemoglobina maior. Animais de sangue quente isso ocorre durante o exerccio.

Fatores que influenciam a ligao do oxignio a hemoglobina


A afinidade hemoglobina-oxignio reduzida pelo seguinte: -Temperatura elevada; No sangue de mamferos e anfbios, o principal fosfato orgnico o 2,3-difosfoglicerato (DPG). Nas aves e tartarugas, o pentafosfato de inositol (IPP). Nos peixes, cobras e lagartos, o ATP, alm do GTP. Por que a presena de fosfatos orgnicos desloca a curva de dissociao direita? Os fosfatos orgnicos se ligam a hemoglobina diminuindo os stios de ligao do oxignio. Pessoas que vivem em altitudes elevadas tem um nvel mais alto de DPG

- Fosfatos orgnicos;
- Diminuio do pH; - Aumento no CO2.

Fatores que influenciam a ligao do oxignio a hemoglobina


A afinidade hemoglobina-oxignio reduzida pelo seguinte: -Temperatura elevada;

- Fosfatos orgnicos;
- Diminuio do pH; - Aumento no CO2.

Diminuio do pH desloca a curva para direita (maior dissociao do O2 da hemoglobina) O aumento da PCO2 causa diminuio do pH. Como o aumento da PCO2 diminui o pH?

Lembrando da homeostasia o pH plasmtico


PCO2 aumenta diminui o pH
Equao desloca para direita CO2 armazenado como bicarbonato

cido carbnico

Concluindo.............
O aumento de CO2 ou outros cidos diminui o pH plasmtico e desloca a curva para direita. Qual a consequncia disto? O significado deste deslocamento que uma alta [CO2] causa maior liberao de O2 a uma dada presso qualquer de O2. Tal efeito conhecido como efeito Bohr. Portanto, quando o CO2 entra no sangue em nvel tecidual, ele facilita a descarga de O2 da hemoglobina, enquanto que, quando o CO2 deixa o sangue nos pulmes ou brnquias, ele facilita a captao de O2 pelo sangue.

Aumento PCO2, causa reduo na afinidade do oxignio pela hemoglobina, por que?
-Por promover a combinao direta do CO2 com grupos amino terminais da molcula de hemoglobina (carboxihemoglobina);

Efeito Bohr ou desvio Bohr


Verifica-se que o efeito Bohr (diminuio do pH) depende do tamanho corpreo.

Hb O2

Tamanho em mamferos

100%
elefante

50%

rato
Alterao na P50

Po2
A hemoglobina do camundongo mais sensvel ao cido que a do elefante!
ou seja, a liberao de oxignio para os tecidos em pequenos animais mais rpida, por que esses animais tem uma maior taxa metablica por grama.

Efeito Root
O efeito do cido na curva de dissociao muito mais pronunciado em alguns peixes que nos mamferos (esse efeito chamado de efeito Root). A peculiaridade do efeito Root que o sangue no est completamente saturado de oxignio a um pH baixo, mesmo a uma alta presso de oxignio. Isso se explica pelo fato de que o sangue dos peixes contm duas variedades de hemoglobina, uma altamente sensvel a cido e outra insensvel a este. Por que os peixes tm dois tipos de hemoglobinas?

Ex. Numa situao de emergncia est realizando esforo natatrio mximo, ele produz uma grande quantidade de cido lctico. Se a presena deste cido no sangue fizesse com que toda a hemoglobina se tornasse incapaz de se ligar ao oxignio, o peixe simplesmente morreria asfixiado. Contudo, a presena de uma hemoglobina insensvel a cido impede tal fatalidade.

Curva de dissociao do sangue fetal


Por que a curva de dissociao do O2 do sangue fetal mais para esquerda em comparao com a curva do sangue materno? O que importa mais ao feto capturar o oxignio ou liberar o oxignio nos tecidos? (lembrando o sangue O desvio da curva para a fetal proveniente da placenta) esquerda mostra um aumento da afinidade da Hb-fetal pelo O2 e assim , maior saturao em menores PO2 .

Isso ocorre tambm nos anfbios (girinos e rs adultas)


Curva de dissociao Hb O2
Hb O2
Porque a curva de dissociao tem diferenas nas diferentes fases da vida dos anfbios?

Metamorfose anfbios
girino adulto

100%

Po2
lembrando que na gua a disponibilidade de oxignio menor.

Diferentes tipos de hemoglobina em diferentes fases da vida

Efeito da altitude: animais que vivem no alto


Uma adaptao a altitudes elevadas, comum a diversos grupos de vertebrados, o aumento da afinidade da hemoglobina ao oxignio.

A alta afinidade faz com que o sangue seja capaz de ligar-se ao O2 a baixas presses.

uma caracterstica gentica

Efeito da altitude: animais que s passam por l


Ao contrrio de animais que vivem em altitudes elevadas, para animais que s passam por l a curva desloca-se ligeiramente para direita.

Alta afinidade pelo oxignio (pulmes) ou baixa afinidade pelo oxignio (para tecidos)?
Em humanos, os nveis de 2,3-DPG aumentam como um resultado da aclimatizao altitude elevada, facilitando a liberao do oxignio para os tecidos.

Ocorre tambm um aumento da quantidade de hemoglobina, aumento do pH do sangue associado hiperventilao e aumento da densidade capilar na musculatura.

Tamanho documento....................
A densidade capilar dos tecidos inversamente proporcional ao tamanho.

Ex. camundongo numa corte transversal de 1 mm2 de um msculo contm 2000 capilares, um corte do mesmo tamanho no msculo de cavalo contm 1000 capilares

Captao de oxignio pelo msculo


A afinidade pelo oxignio expressa em termos de P50 (presso parcial de oxignio na qual a hemoglobina 50% saturada com oxignio). Qual dos dois pigmentos respiratrios tem maior afinidade pelo oxignio?

Mioglobina difuso facilitada e estoque intramuscular de O2

Como a mioglobina possui apenas 1 grupo heme, no apresenta a coopertividade entre subunidades, caracterstica da hemoglobina. Quanto menor a P50 maior a afinidade pelo oxignio Por que no frango a carne do peito branca e da coxa escura?

Variao da Po2 e Pco2 na circulao em mamferos

Transporte de gs carbnico no sangue

CO2

CO2

CO2 CO2

+ Hb + H2 O a.c.

HbCO2 H2CO3
Cl-

HHb HCO3-

Hb + + H+

ERITRCITO

CO2
CLULAS PRODUTORAS

DISSOLVIDO NO PLASMA

NaHCO3

Na+ +

HCO3-

ANIDRASE CARBNICA

grande quantidade no lquido extracelular

a PCO2 quem coordena o sentido das reaes

A atividade da anidrase carbnica determinante da rapidez da converso do CO2 absorvido em cido carbnico nos tecidos metabolicamente ativos, interferindo na dissociao da oxiemoglobina sensvel ao cido (Efeito Bohr).

Trocas gasosas: alvolos e tecidos

Existe uma hemoglobina para oxignio e outra para o gs carbnico, ou a mesma?

pCO2 baixa um problema para animais em ambientes terrestres


Se os animais de respirao area tivessem de manter a pCO2 baixa por ajustes da ventilao pulmonar, sem um acrscimo da quantidade de tampo no sangue, a taxa de ventilao pulmonar aumentaria tanto que a evaporao representaria uma sria restrio ocupao do ambiente terrestre.
Animais de respirao aqutica baixa tenso de CO2 no sangue baixa [HCO3-] plasma regulao de pH realizada atravs de trocas inicas nas brnquias (Na+ por H+ e NH4+ e Clpor HCO3-.
Animais de respirao area alta tenso de CO2 no sangue alta [HCO3-] plasma regulao de pH realizada atravs da regulao das taxas de ventilao pulmonar e, em adio, excreo de H+ e HCO3- nos rins.

You might also like