You are on page 1of 30

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg.

Existem duas maneiras de acessar o programa da ART Web. Pelo link Servios On-Line para Profissionais ou pelo link ART ART Web Faa sua ART pela internet. Na tela seguinte, o profissional deve entrar com seu login (Usurio) e sua senha. O login o nmero da sua carteira profissional (Ex. RS120321, RS011378, PR139787), e a senha pode ser requerida pelo site do Crea-RS, porm o profissional deve ter um e-mail cadastrado previamente. Caso no obtenha sucesso pelo site, encaminhe um e-mail para art.atendimento@crea-rs.org.br solicitando o envio da senha e informando CPF, nome completo e n de registro no Crea.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 2

Aps ingresso do login e senha, abrir a tela abaixo, contendo seus dados registrados no Crea-RS. Clique em ART WEB.

Ingressamos na pgina da ART Web. Aparecero na tela as ARTs j feitas pelo profissional. As que esto na situao rascunho podem ser editadas. As que esto como Digitada,... no podem ser editadas, porm podem ser duplicadas atravs do comando Copiar ART e, quando estiverem na situao Digitada, Paga, Entregue, Necessita Baixa podero ser baixadas automaticamente pelo comando Baixar ART por Concluso quando do trmino de execuo. As ARTs baixadas por concluso desaparecero da tela, assim como aquelas que no necessitam de baixa quando entregues ao Crea, aps anlise e digitao no sistema de informtica.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 3

Vamos fazer uma ART passo a passo:


Inicialmente necessrio cadastrar o Contratante da obra ou servio. Clique em Contratante

Aparecero os contratantes que o profissional possui cadastrados.

Clique em Incluir no caso de incluso de um novo contratente ou sobre o contratante j existente no caso de atualizao cadastral. Para uma localizao rpida do contratante digite seu nome em Contratante e clique em Pesquisar, ou no link da primeira letra do seu nome.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 4

necessrio informar, no mnimo, o nome do Contratante e a Cidade. Aps incluso dos dados, clique em Confirme. O link dos correios serve para consultar o CEP. Escolha Consulta de CEP Localidade / Logradouro e informe o endereo do contratante para obter o CEP diretamente no site dos correios.

Aps incluso do Contratante, clique em Fechar.

Com o Contratante j cadastrado, podemos iniciar o preenchimento da ART. Clique em Nova ART.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 5

O programa perguntar se o Contratante j est cadastrado. Caso positivo, clique em OK.

Abrir a seguinte tela:

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 6

A ART Web possui cinco tpicos: Profissional, ART, Contratante, Obra/Servio e Atividades. Vejamos cada uma em detalhe. Tpico Profissional: Carteira/Nome: Aparecero o n da carteira do Crea e o nome completo do profissional; RNP: N de registro nacional do profissional; Empresa executante da Obra/Servio da qual o Profissional RT perante o Crea-RS: No caso do profissional estar anotado como responsvel tcnico (RT) por empresas no Crea-RS, estas estaro disponveis para seleo. Se o profissional for fazer uma ART como autnomo, dever selecionar Nenhuma Empresa.

Tpico ART: 1) Convnio: utilizado somente quando existe convnio firmado entre o Crea-RS e um rgo pblico para fins de recolhimento de ARTs especficas. Caso contrrio deixar No convnio.

Clicando sobre o cone ? abre uma caixa de dilogo com a descrio do campo. 2) Tipo: define a natureza da ART. 2.1) Cargo e Funo: quando o profissional for contratado para ocupar um cargo (ou funo) tcnico, seja por nomeao, ocupao ou contrato de trabalho, tanto em entidade pblica quanto privada. 2.2) Mltipla Mensal: para servios repetitivos previstos no Ato n 05/97 do Crea-RS dentro de um ms. Deve ser informado no campo Valor do Contrato na ART o somatrio dos contratos individuais. No resumo do contrato - verso da ART, o profissional deve relacionar as obras ou servios contratados com os respectivos contratantes, endereos das obras ou servios e o valor do contrato individual.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 7

2.3) Receiturio Agronmico: especfico para profissionais com atribuio para emitir os receiturios agronmico e florestal. 2.4) Inspeo Veicular: especfico para profissionais com atribuio para inspecionar/vistoriar veculos. 2.5) Crdito Rural: especfico para profissionais da modalidade agronomia nos servios de assistncia tcnica para fins de crdito rural. 2.6) Obra/Servio: para todos os demais servios tcnicos. 3) Participao Tcnica: define o tipo de participao do profissional na obra ou servio. 3.1) Individual: quando o profissional estiver se responsabilizando tecnicamente individualmente pela obra ou servio, ou para registrar a ART principal de um contrato que engloba outro(s) profissional(is). 3.2) Co-responsvel: quando o profissional estiver se responsabilizando tecnicamente em conjunto com outro(s) profissional(is) pela mesma atividade tcnica na obra ou servio. Ex. Eleger uma ART com participao tcnica individual e a(s) outra(s) com participao tcnica co-responsvel, indicando o nmero da carteira do profissional da primeira ART no campo Cart. Vnculo e o nmero da ART no campo ART Vnculo. 3.3) Equipe: quando o profissional estiver se responsabilizando tecnicamente por uma atividade tcnica especfica dentro de um mesmo contrato, e quando os profissionais desta equipe tcnica forem RTs da mesma empresa. Ex. Eleger uma ART com participao tcnica individual e a(s) outra(s) com participao tcnica equipe, indicando o nmero da carteira do profissional da primeira ART no campo Cart. Vnculo e o nmero da ART no campo ART Vnculo. Ateno: A ART que se est vinculando j deve estar registrada no Crea-RS. Exemplos de participao tcnica:
a) Um servio de topografia envolvendo a participao de dois profissionais. ART1 participao tcnica: individual. atividade tcnica: levantamento. atividade especfica: topografia. ART2 participao tcnica: co-responsvel. Carteira do profissional da ART1 e n da ART1. atividade tcnica: levantamento. atividade especfica: topografia. b) Um EIA-RIMA envolvendo a participao de trs profissionais da mesma empresa. ART1 participao tcnica: individual. atividade tcnica: estudo. atividade especfica: meio ambiente reas silvestres. ART2 participao tcnica: equipe. Carteira do profissional da ART1 e n da ART1.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07


atividade tcnica: estudo. atividade especfica: meio ambiente diagnstico do meio fsico. ART3 participao tcnica: equipe. Carteira do profissional da ART1 e n da ART1. atividade tcnica: estudo. atividade especfica: meio ambiente medidas mitigadoras e compensatrias. c) Um EIA-RIMA envolvendo a participao de trs profissionais, sendo 2 da mesma empresa e um contratado especialmente para emitir um laudo geolgico. ART1 participao tcnica: individual. atividade tcnica: estudo. atividade especfica: meio ambiente impactos ambientais. ART2 participao tcnica: equipe. Carteira do profissional da ART1 e n da ART1. atividade tcnica: estudo. atividade especfica: meio ambiente diagnstico do meio bitico. ART3 participao tcnica: individual. atividade tcnica: laudo tcnico. atividade especfica: laudo geolgico.

pg. 8

4) Motivo: especifica uma qualidade para a ART. 4.1) Complementar: utilizada para complementar dados de uma ART j registrada (no vlida para alterar dados) e no caso de prorrogao, aditamento, modificao de objetivo ou qualquer outra alterao contratual, vinculada ART original. O profissional deve informar no campo ART Vnculo o n da ART que est sendo complementada. 4.2) Regularizao Espontnea: utilizada quando o profissional est, espontaneamente, regularizando uma obra. 4.3) Regularizao por Notificao: utilizada quando o profisisonal est regularizando uma obra notificada pela fiscalizao do Crea-RS. Utilizar a atividade especfica W9999 - Atividades Complementares>>>>Descreva para informar o n da notificao do Crea-RS que a ART est atendendo. 4.4) Substituio de ART: utilizada para substituir uma ART que contm erro de preenchimento. O profissional deve informar no campo ART Vnculo o n da ART que est sendo substituda. 4.5) Substituio de Profissional: utilizada quando um profisisonal desliga-se de uma obra ou servio e outro assume a continuidade da mesma. O profissional deve informar nos campos Cart.Vnculo e ART Vnculo o n da carteira do Crea e da ART, respectivamente, do profissional substitudo. 4.6) Obra prpria: utilizada no caso de edificao residencial prpria do profissional. Os campos Contratante e Proprietrio devem estar preenchidos com o nome do profissional. 4.7) Normal: para todos os demais casos. Ateno: A ART que se est vinculando j deve estar registrada no Crea-RS.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 9

5) Caracterstica: essencial para o clculo da taxa da ART (feito automaticamente pelo programa). baseado nas tabelas do Confea responsveis pela definio da taxa da ART. Nunca este campo pode ficar Indeterminado, e este est como padro para conduzir ao seu preenchimento. A tabela a seguir informa a relao entre o campo Caracterstica e o campo Dimenso, sua unidade (m2, hectare, tonelagem ou kVA) e sua obrigatoriedade ou no de preenchimento.
Campo Caracterstica Culturas anuais, perenes e semiperenes Edificao Ampliao - Reforma Edificao Nova Edificao Reforma Elaborao de projeto agronmico Elaborao de projeto de instalaes eltricas. Cabine e Posto de Transformao (13,5 kV e 34,5 kV) Execuo de projeto agronmico Industrializao e beneficiamento de madeira (mveis) Levantamentos topogrficos, memorial descritivo para fins de escriturao, remembramento ou desmembramento rea Rural Manejo, laudo e explorao florestal Obra/Servio exceto Edificao Operao de armazns e silos, destinados ao beneficiamento e a guarda de produtos agrcolas Regularizao de Edificao Concluda Regularizao de Edificao em Andamento Remembramento ou desmembramento e escriturao de lotes urbanos Campo Dimenso unidade (obrigatoriedade de preenchimento do campo) hectare (obrigatrio) m2 da ampliao (obrigatrio) m2 (obrigatrio) No obrigatrio o preenchimento hectare (obrigatrio) kVA (obrigatrio) hectare (obrigatrio) m2 (obrigatrio) hectare (obrigatrio)

hectare (obrigatrio) No obrigatrio o preenchimento tonelagem (obrigatrio) No obrigatrio o preenchimento m2 (obrigatrio) m2 (obrigatrio)

Exemplos: Servio tcnico


Perfurao de um poo artesiano Inspeo/vistoria veicular Cargo e funo Receiturio agronmico Assistncia tcnica para crdito rural Georreferenciamento de imveis Regularizao de uma edificao iniciada ou concluda sem a participao de profissional habilitado

Caracterstica
Obra/servio exceto edificao Obra/servio exceto edificao Obra/servio exceto edificao Obra/servio exceto edificao Obra/servio exceto edificao Obra/servio exceto edificao Regularizao de Edificao em Andamento (para os casos do profissional ser contratado no decorrer da obra) Regularizao de Edificao Concluda ((para os casos do profissional ser contratado quando a obra j estiver concluda) Edificao Reforma Edificao Ampliao-Reforma Edificao Nova

Reforma de uma edificao Ampliao de uma edificao j existente Edificao nova

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 10

para um melhor entendimento sobre como feito o clculo da taxa da ART, visite o link Indicadores e Taxas no site do Crea-RS. Observaes importantes sobre o campo Caracterstica:
As caractersticas Obra/Servio exceto Edificao, Regularizao de Edificao Concluda e Edificao Reforma requerem o preenchimento do campo Valor do Contrato e/ou Honorrios. O valor destes campos numrico em moeda corrente nacional. As caractersticas Culturas anuais, perenes e semiperenes, Elaborao de projeto agronmico, Elaborao de projeto de instalaes eltricas. Cabine e Posto de Transformao (13,5 kV e 34,5 kV), Execuo de projeto agronmico, Industrializao e beneficiamento de madeira (mveis), Levantamentos topogrficos, memorial descritivo para fins de escriturao, remembramento ou desmembramento rea Rural, Manejo, laudo e explorao florestal, Operao de armazns e silos, destinados ao beneficiamento e a guarda de produtos agrcolas e Remembramento ou desmembramento e escriturao de lotes urbanos podem ser substitudas pela caracterstica Obra/Servio exceto Edificao, a critrio do profissional.

6) Entidade de Classe: disponvel para o profissional indicar uma entidade de classe registrada no Crea-RS para receber um percentual da taxa da ART. 7) Quantidade de blocos: Aparece somente quando for selecionado o tipo receiturio agronmico ou inspeo veicular. Escolher de 1 a 4 blocos (25 receitas/vistorias contm cada bloco). Tpico Contratante: Agora vamos definir quem o contratante da obra. No caso do profissional ser vinculado a um rgo pblico com emisso de ARTs j liberadas pelo Crea-RS escolher Sim na pergunta Possui autorizao do Crea-RS para emisso de ART via rgo pblico?, nos demais casos, deixar No.

Para selecionar o Contratante, que deve estar previamente cadastrado, clique no seletor. Abrir a seguinte tela:

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 11

Clique sobre o nome do Contratante. Todos os dados previamente cadastrados aparecero preenchidos.

Tpico Obra/Servio: A seguir, informamos a localizao da obra ou servio. O campo Proprietrio define a quem pertence a obra ou o servio tcnico. Por exemplo, a construo de uma edificao pode ter contratante e proprietrio diferentes (contratante incorporadora; proprietrio dono do imvel). Caso no se verifique esta diferena, repetir o contratante. Incluir, na sequncia, o endereo, atravs dos campos Logradouro, n, Complemento, Bairro, Municpio e CEP. O municpio deve ser escolhido clicando no seletor.

No caso do endereo da obra ou servio ser o mesmo do contratante, utilizar o boto Dados do Contratante para importar os dados. Para fazer a busca de um municpio, coloque o estado UF e a seguir a cidade em Nome da Cidade. Clique em procurar. A seguir, clique sobre o nome da cidade para inclui-la. IMPORTANTE: necessrio incluir o CEP do local da obra/servio. O CEP deve conter 8 dgitos, sem hfen. Caso necessrio, utilize o link dos correios para pesquisar o CEP.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 12

O campo Dimenso est relacionado com a caracterstica utilizada. Caso o mesmo no aparea, significa que no necessrio o seu preenchimento. A seguir, preencha os campos Valor Contrato e Honorrios (um ou ambos). O campo Finalidade especifica a finalidade da obra ou servio tcnico. Os campos Dta. Prev. Ini. (data prevista do incio da obra ou servio) e Dta. Prev. Fim (data prevista do trmino da obra ou servio) devem estar preenchidos. Caso o profissional no queira prever uma data para o final da obra ou servio, poder indicar a mesma data prevista para o incio. O programa no aceitar uma data prevista para o trmino menor que a data de incio. Caso o profissional inclua no campo Dta. Prev. Ini. uma data anterior em 30 dias da data do envio da ART, ele ser lembrado que dever registr-la atravs dos procedimentos estabelecidos na Resoluo n 394 do Confea, alm de ser impresso na ART o rtulo Res. 394. O sinal i na linha que contm a ART indica que trata-se de uma ART em atraso.

O campo Pagamento ser preenchido com o valor da ART aps o preenchimento de todos os campos e acionado o comando Confirme, no final da pgina. Tpico Atividades: Aqui o profissional deve informar qual tipo de servio ele est assumindo a responsabilidade tcnica. O Campo Atividade Tcnica combinado com o campo Atividade Especfica serve para o profissional descrever o trabalho tcnico. Use mais de uma atividade visando um melhor detalhamento. Veja o glossrio das atividades tcnicas no final deste guia. A tabela Atividades possui as colunas Atividade Tcnica, Atividade Especfica, Qtd (quantidade), Unidade e Desc. Complementar (descrio complementar). Vejamos cada uma em detalhe.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 13

A Atividade Tcnica deve ser selecionada pelo seletor. Abri-se a caixa de dilogo mostrada abaixo onde o profissional pode procurar uma atividade tcnica, como por exemplo projeto, da seguinte forma: digita projeto e em seguida clica em procurar. Aparecendo a atividade procurada, clique sobre ela.

Caso o profissional queira fazer a busca vendo todas as atividades tcnicas, basta rolar a barra de rolagem vertical. A atividade tcnica Observaes serve para o profissional utilizar com a atividade especfica Atividades Complementares>>>>Descreva visando registrar uma informao que o profissional julgar importante na ART (Ex. O n do processo no rgo pblico, o n do contrato que deu origem obra, etc).

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 14

Assim como a Atividade Tcnica, a Atividade Especfica pode ser selecionada pelo seletor mostrado anteriormente. Abri-se a caixa de dilogo abaixo contendo as atividades especficas compatveis com a modalidade do profissional. Escolha a que melhor descreva o trabalho tcnico pelo qual est se registrando a responsabilidade tcnica. Use mais de uma atividade visando um melhor detalhamento.

Importante salientar que as atividades especficas esto agrupadas por modalidade profissional. Isto quer dizer que todas as profisses que estiverem dentro de uma mesma modalidade profissional tero a relao das mesmas atividades especficas (Ex. Eng Agrnomo, Eng Agrcola, Eng Florestal, Tcnicos Agrcolas, Tcnicos Agropecurios, etc, pois todos esto incluidos na modalidade agronomia para um melhor entendimento, consulte a Resoluo n 335 do Confea). O fato do profissional ter a sua disposio diversas atividades especficas no o habilita a utilizar quelas pelas quais no possua atribuio profissional. Aps, caso entenda necessrio, preencha a quantidade Qtd e a Unidade, sendo esta escolhida no seletor correspondente.

Abri-se a caixa de dilogo abaixo e, assim como realizado nos campos Atividade Tcnica e Atividade Especfica, selecione a unidade do seu interesse.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 15

O campo Descrio Complementar ser utilizado somente quando for selecionada a Atividade Especfica Atividades Complementares >>>> Descreva (cdigo W9999).

Veja o exemplo abaixo. Suponha que o profissional queira adicionar uma atividade especfica que no esteja no rol das disponveis pelo programa, ou mesmo incluir uma informao que julgue relevante ser impressa na ART. Escolha Atividades Complementares >>>> Descreva na coluna Atividade Especfica. A seguir, digite o texto na coluna Descrio Complementar.

Na impresso do rascunho da ART (abaixo) mostrado como ficou o texto digitado pelo profissional.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 16

Para excluir determinada linha da tabela Atividades siga os passos: 1) Selecione a linha. 2) Clique em Confirme. 3) Entre na ART no modo Editar ART. A linha ter desaparecido.

Aps preenchida toda a ART, clique em Confirme ou Verificar. O primeiro sai do programa caso os campos necessrios para o preenchimento da ART forem aceitos. O segundo faz a verificao dos campos preenchidos e permanece no programa.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 17

A tecla Fechar sai do programa sem salvar os dados preenchidos. Ao sair do programa utilizando a tecla Confirme, a ART digitada aparecer como rascunho. Isto indica que ele ainda no possui cdigo de barras, consequentemente no pode ser paga na rede bancria. A situao rascunho serve para o profissional visualiz-la antes de envi-la para o Crea-RS. Para visualizar a ART, selecione-a clicando sobre a linha onde ela se encontra (deve mudar a colorao da linha), a seguir clique em Visualizar/Imprimir ART pelo banco e escolha CEF/Lotricas ou Outros Bancos.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 18

O Crea-RS possui convnio com a CEF para remassa de uma via original da ART para o Setor de ARTs do Conselho, para fins de acervo tcnico. No caso de escolher Outros Bancos, a ART poder ser paga em qualquer agncia bancria, porm uma via original, com assinatura do profissional e contratante dever ser entregue ao Crea-RS para acervo. Escolha a forma de sua preferncia e clique em confirmar. A seguir, caso voc possua um programa visualizador de arquivos PDF, como o Acrobat Reader instalado no seu computador, a ART ser aberta no formato PDF para verificao. Note que foi impresso Rascunho da ART. No tem validade jurdica e no est presente o cdigo de barras.

Constatado que a ART est corretamente preenchida, fecha a janela do Acrobat Reader, clique novamente sobre a linha que contm a ART e selecione Enviar ART. Clique em OK na caixa de dilogo que se abre.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 19

Imediatamente a ART passa para a situao Digitada, no paga, no entregue.... Na sequncia poder aparecer necessita baixa ou no necessita baixa. A necessidade de efetuar a baixa de uma ART advm das atividades tcnicas. Veja no final desta guia a relao de atividades tcnicas e sua necessidade ou no de efetuar a baixa.

A seguir, basta selecionar novamente a linha que contm a ART, clicar em Visualizar/Imprimir ART pelo banco, selecionar o banco, e imprimi-la no programa visualizador de PDF instalado no seu microcomputador.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 20

A ART finalizada deve conter o cdigo de barras.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 21

Resumo do Contrato: O comando Resumo Contrato possibilita ao profissional registrar na ART um detalhamento maior da obra ou servio tcnico, ou mesmo informaes que julgar relevante. Para utilizar o comando necessrio que a ART j esteja digitada e se encontre na situao rascunho. Clique na linha que contm a ART que deseja incluir o resumo do contrato e a seguir em resumo contrato..

Aparecer a seguinte tela.

Ao final da digitao do texto, clique em Aplicar mudanas. Quando da impresso da ART, o Resumo do Contrato estar na segunda pgina. Imprima a ART (pgina 1) e aps, vire a folha e imprima o resumo do contrato (pgina 2). Excluir ART: O comando Excluir ART exclui ARTs na situao rascunho. ARTs j finalizadas (situao Digitada, no paga, no entregue...) podem ser excludas somente pelo CreaRS. Caso deseja excluir alguma nesta situao, solicite atravs do e-mail

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 22

art.atendimento@crea-rs.org.br informando o n da ART, nome completo do profissional, n da carteira do Crea e CPF. Baixar ART: O comando Baixar ART poder ser utilizado somente quando a situao da ART estiver como Digitada, Paga, Entregue, Necessita Baixa. Proceda da seguinte forma: 1) Inclua a data da concluso da obra/servio; 2) Selecione a linha que contm a ART; 3) Clique no comando Baixar ART; 4) Na caixa de dilogo que se abre clique em OK.

Caso o processo tenha se efetivado com sucesso, a ART dever desaparecer da lista de ARTs.

Copiar ART: ARTs j finalizadas (com cdigo de barras) no podem ser editadas. Mas existe um recurso para transform-la novamente em rascunho, recebendo outro nmero, e tornando-se editvel. Trata-se do comando Copiar ART. Selecione a ART a ser copiada, clique no comando Copiar ART, confirme a cpia. O programa gera uma nova ART em situao Rascunho contendo todas as informaes da ART copiada. Clique sobre esta nova ART e a seguir em Editar ART. Faa as alteraes necessrias, e siga os procedimentos j narrados neste tutorial para finaliz-la. Perguntas freqentes: 1) A ART no est aparecendo aps o comando Visualizar/Imprimir ART pelo banco:. O que fazer?

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 23

Por favor, verifique: a) Deve estar selecionado o banco (CEF/Lotrias ou Outros Bancos); b) Deve estar instalado um programa visualizador de arquivos PDF, como o Acrobat Reader; c) Programas como MSN, Barra de Ferramentas do Google, Yahoo e mesmo o Internet Explorer possuem bloqueadores de pop-up. Isto pode causar o no aparecimento da ART. Desative estes bloqueadores antes de utilizar a ART Web. Dica 1: No Internet Explorer v em Ferramentas Bloqueador de Pop-ups Desativar bloquesdor de Pop-ups. Nos demais programas citados, verifique a ferramenta que desativa o bloqueador. Dica 2: Se aps desativar os pop-ups ainda persistir o bloqueio, selecione a ART, escolha o banco e mantendo pressionada a tecla CTRL clique em "Visualizar/Imprimir ART pelo banco". Mantenha pressionada a tecla CTRL at abrir a ART. 2) Como tenho acesso ao meu login e senha? Somente o profissional tem acesso ao preenchimento das suas ARTs. Por essa razo, tanto a ART Win como a Web requerem a identificao do profissional, atravs do seu login (usurio) e senha. O login o nmero da sua carteira do Crea. O profissional que no sabe ou esqueceu sua senha, poder requerer diretamente no site do Crea-RS, ou encaminhar E-mail para art.atendimento@crea-rs.org.br solicitando o envio, e informando nome completo, n de registro no Crea e CPF. 3) Qual o valor jurdico da ART? O valor jurdico da ART consiste no registro da responsabilidade tcnica por obras e servios da rea tecnolgica, nos termos da Lei 6.496/77. A ART espelha um contrato, escrito ou verbal. O fato de existir uma ART demonstra que h ou houve um contrato entre as partes (profissional e contratante). Quando este for verbal, a ART passa a ter valor de contrato junto ao poder judicirio. A ART s considerada vlida quando quitada, com as assinaturas do profissional e contratante, e entregue ao Crea. 4) Quando o profissional deve registrar a ART? Sempre no incio dos servios tcnicos. A Resoluo n 425/98 do Confea estabelece que nenhuma obra ou servio poder ter incio sem a competente ART. Exemplos: a) o profissional contratado para realizar o projeto e a execuo de uma edificao: A ART referente ao projeto e a execuo deve ser registrada antes do incio do projeto. b) o profissional contratado para realizar o projeto de uma edificao. Aps a entrega deste, o contratante resolve contrat-lo tambm para a execuo da obra: Como ocorreram dois contratos, o profissional ter de registrar duas ARTs. A

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 24

primeira - pelo projeto - antes do incio do projeto e a segunda - pela execuo antes do incio da execuo. c) o profissional contratado para assumir um cargo tcnico, no importa se em uma entidade pblica ou empresa privada: Deve registrar a ART de cargo e funo na data da nomeao ou assinatura do contrato de trabalho. d) o profissional executa servios repetitivos previstos no Ato n 05/97 do CreaRS: Pode optar pela ART Mltipla Mensal, relacionando at dez contratos por ms. Esta ART pode ser quitada at o quinto dia do ms subseqente realizao dos servios. Deve ser informado no campo Valor do Contrato na ART o somatrio dos contratos individuais. No verso da ART, o profissional deve relacionar os contratantes (no mximo dez por ART) com os respectivos endereos das obras ou servios e o valor do contrato individual. Quando o profissional registra a ART aps o incio da obra ou servio tcnico, ela somente ingressa no seu acervo tcnico mediante comprovao da realizao da obra ou servio, e aps anlise e parecer favorvel da Cmara Especializada, nos termos da Resoluo no 394 do Confea. 5) Quem o responsvel pelo preenchimento da ART? O preenchimento do formulrio da ART de responsabilidade do profissional. Ele responde por todas as informaes contidas nela. 6) De quem a responsabilidade pelo pagamento da taxa da ART? Quando o profissional for contratado como autnomo, cabe a ele o pagamento da taxa da ART. Quando se tratar de profissional com vnculo empregatcio de qualquer natureza, cabe a pessoa jurdica empregadora a responsabilidade pelo pagamento da taxa de ART. 7) Em que situaes devo registrar a ART de cargo ou funo? Sempre que o profissional for contratado para ocupar um cargo (ou funo) tcnico, seja por nomeao, ocupao ou contrato de trabalho, tanto em entidade pblica quanto privada, ele deve registrar a ART de cargo ou funo. 8) O que acarreta a falta da ART? A falta de Anotao de Responsabilidade Tcnica sujeitar o profissional ou a empresa contratada multa prevista na alnea a do artigo 73 da Lei n 5.194/66. 9) No est aparecendo uma empresa pela qual sou responsvel tcnico junto ao Crea-RS no programa da ART, por qu? Existem vrias razes para isto ocorrer: o registro da empresa ainda no foi deferido pela Cmara Especializada; a empresa est com o registro cancelado por falta de pagamento; o registro do profissional foi cancelado por falta de pagamento e, aps o

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 25

restabelecimento, no foi anotado novamente como RT da empresa. Sugerimos entrar em contato com o Departamento de Registro para verificar a razo. 10) Quais os casos em que posso utilizar a ART Mltipla Mensal? A ART Mltipla Mensal est prevista para servios repetitivos previstos no Ato n 05/97 do Crea-RS (ver relao abaixo) dentro de um ms. Deve ser informado no campo Valor do Contrato na ART o somatrio dos contratos individuais. No verso da ART, o profissional deve relacionar as obras ou servios contratados (no mximo dez por ART) com os respectivos contratantes, endereos das obras ou servios e o valor do contrato individual. O pagamento e a apresentao da ART ao Crea dever ser feito at o quinto dia do ms subseqente. a) b) c) d) fornecimento de concreto usinado; percias e avaliaes em edificaes para fins de financiamento habitacional; ligaes prediais de gua e esgoto na rede pblica; atividades tcnicas de projeto, execuo, vistoria, planejamento, assistncia, fiscalizao, percia e laudos tcnicos, vinculados ao setor pblico municipal, estadual e federal; laudos tcnicos para fins de aposentadoria junto ao INSS; contratos de manuteno de elevadores e escadas rolantes; elaborao de projetos de pesquisas e experimentao agropecuria, florestal, agroindustrial e industrial e/ou sua conseqente instalao; inspeo de produtos de origem vegetal, com ou sem emisso de laudo tcnico especfico; emisso de laudo tcnico de classificao de produto de origem vegetal, in natura ou agro-industrializado ou industrializado; laudos tcnicos para o aproveitamento de vegetao arbrea e para limpeza de reas cobertas por capoeira; atividades relacionadas a testes de propriedades fsico-mecnicas da madeira e classificao da madeira; montagem de stands em feiras.

e) f) g) h) i) j) k) l)

Telefone para esclarecimento de dvidas: 0800.510.2100 Horrio de atendimento: das 9h s 18h, de segunda sexta-feira.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 Glossrio - Atividades Tcnicas


Se a ART requer baixa:

pg. 26

ANLISE Requer baixa? No. A atividade que envolve a determinao das partes constituintes de um todo, buscando conhecer sua natureza. ANTEPROJETO Requer baixa? No. A atividade que envolve a materializao do esboo preliminar de um projeto. ARBITRAMENTO Requer baixa? No. A atividade que envolve a tomada de deciso ou posio tcnica entre alternativas controvertidas ou que decorrem de aspectos subjetivos. ASSESSORIA Requer baixa? No. A atividade que envolve subsidiar quem efetivamente toma as decises finais relativas obra ou servio. ASSISTNCIA Requer baixa? No. A atividade que envolve as decises finais aos profissionais responsveis pelos projetos, execues, manutenes, instalaes, conduo, implantao, conservao, pesquisa, com relao obra ou servio. AVALIAO Requer baixa? No. A atividade que envolve em determinar tecnicamente o valor qualitativo ou monetrio de um bem, de direito ou de entendimento. CARGO E FUNO Requer baixa? Sim. O desempenho de cargo ou funo tcnica, seja por nomeao, ocupao ou contrato de trabalho, tanto em entidade pblica quanto privada, obriga o registro da ART no CREA em cuja jurisdio for exercida a atividade. CLASSIFICAO Requer baixa? No. A atividade que consiste em comparar os produtos, caractersticas, parmetros e especificaes tcnicas (estabelecidas nos padres). CONDUO Requer baixa? Sim. A atividade que consiste no comando, chefia de equipe de trabalho, de instalao, de montagem, de operao ou de manuteno, dentro do campo da respectiva especializao. CONSERVAO Requer baixa? Sim. A atividade que envolve um conjunto de operaes visando manter em bom estado, preservar, fazer durar, guardar adequadamente, permanecer ou continuar nas condies de conforto e segurana previsto no projeto. CONSULTORIA Requer baixa? No. A atividade que envolve matria especfica, em que o profissional, atravs de seus conhecimentos tcnicos e de forma eventual, fornece parecer substanciado, restrito s matrias especificadas que tenham sido objeto da consulta. CONTROLE DE QUALIDADE Requer baixa? No. A atividade que envolve o acompanhamento efetivo da produo e verificar o enquadramento do produto ou servio dentro das normas tcnicas e das especificaes, em termos de projeto

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 27

padro e mensurao visando a correo de eventuais desvios e fornecer os elementos para a aceitao ou rejeio. COORDENAO TCNICA Requer baixa? Sim. A atividade que envolve decises tcnicas de uma obra ou servio, porm subordinados a uma direo. DESENHO TCNICO Requer baixa? No. A atividade que implica na representao de formas sobre uma superfcie, por meio de linhas, pontos e manchas definindo detalhamento, as caractersticas tcnicas da obra ou servio, sob orientao de profissional de nvel superior. DIREO Requer baixa? Sim. A atividade que compreende acionamento de todas as decises finais na obra ou no servio. atividade usual de profissional diretor da empresa que conta com outros profissionais tanto de nvel superior como de mdio em quadro funcional. DIVULGAO TCNICA Requer baixa? No. A atividade que visa difundir, propagar ou publicar matria tcnica de forma escrita. ENSAIO Requer baixa? No. A atividade que envolve o estudo ou investigao sumria dos aspectos tcnicos e/ou cientficos dentro do campos de sua modalidade profissional. ENSINO Requer baixa? Sim. A atividade que visa transmitir conhecimentos tcnicos a outrem de maneira formal, dentro do campos de sua modalidade profissional. ESPECIFICAES Requer baixa? No. A atividade que envolve a fixao das caractersticas, das condies ou requisitos de materiais, equipamentos, tcnicas de execuo a serem empregadas na obra ou servio. ESTUDO Requer baixa? No. A atividade que envolve simultaneamente a pesquisa, levantamento, a coleta, a observao, o tratamento de todos os elementos necessrios para a anlise de natureza tcnica obra ou servio, ou desenvolvimento de mtodos ou processos de produo e/ou determinao de viabilidade tcnica-econmica. EXECUO Requer baixa? Sim. A atividade de materializao da obra ou ao realizar servios (previsto nos projetos) dentro de um campo de sua modalidade profissional. EXPERIMENTAO Requer baixa? No. A atividade que consiste em observar manifestaes de um determinado fenmeno, sob condies previamente estabelecidas, ou colocar ou comparar alternativas. EXPURGO Requer baixa? No. A atividade que consiste em limpar, purificar impurezas, sobras ou elementos nocivos, relativos a obra ou servio EXTENSO Requer baixa? No. A atividade que envolve a transmisso de conhecimentos tcnicos pela utilizao de sistemas informais de aprendizado.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 28

FABRICAO Requer baixa? Sim. A atividade que envolve a transformao de matrias primas em produtos. FISCALIZAO Requer baixa? Sim. A atividade que envolve o controle e a inspeo sistemtica da obra ou servio, com a finalidade de examinar ou verificar se o desenvolvimento da execuo obedece as especificaes e prazos estabelecidos ao projeto. INSPEO Requer baixa? Sim. A atividade de vistoriar ou examinar ou inspecionar a obra ou servio, acusando no laudo tcnico o estado em que se encontra o objeto da inspeo, dentro do campo de sua modalidade profissional. INSTALAO Requer baixa? Sim. A atividade que implica em colocar ou dispor convenientemente, peas, equipamentos e acessrios a determinada obra ou servio. LAUDO TCNICO Requer baixa? No. A atividade que consiste em elaborar uma pea escrita, fundamental na qual o profissional expe as observaes de estudos efetuados, bem como as respectivas concluses. LEVANTAMENTO Requer baixa? No. A Atividade que envolve a observao, a mensurao e/ou a quantificao de dados de natureza tcnica necessrios execuo da obra ou servio. LOCAO Requer baixa? No. A atividade que envolve a marcao, por mensurao, do terreno a ser ocupado por uma obra, sob a direo de profissional de nvel superior. MANUTENO Requer baixa? Sim. Atividade que implica em conservar aparelhos, mquinas e equipamentos em bom estado de operao sob a direo de profissional de nvel superior, dentro do campo de sua especializao. MEMORIAL Requer baixa? No. Conjunto de estudos, definies, relatos e/ou descries necessrias ao entendimento complementao de projetos, laudos ou servios de engenharia. MENSURAO Requer baixa? No. Atividade que envolve, efetua e apura as medies necessrias quantificao de determinado fenmeno, produto, bem como obras ou servios num determinado perodo. MONTAGEM Requer baixa? Sim. Atividade que implica no arranjo ou disposio ordenada de peas ou mecanismos de modo a compor um todo a funcionar. OBSERVAES Requer baixa? No. Para ser utilizada em conjunto com a atividade especfica Atividades Complementares>>>>Descreva. visando registrar uma informao que o profissional julgar importante na ART.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 29

OPERAO Requer baixa? Sim. Atividade que implica em fazer funcionar equipamentos ou mecanismos para produzir certos efeitos ou produtos. ORAMENTO Requer baixa? No. Atividade que envolve apresentar ordenadamente o levantamento de todos os elementos pertinentes obra ou servio no mbito da respectiva modalidade profissional.

ORIENTAO TCNICA Requer baixa? No. Atividade de orientar tecnicamente algum, analisando criteriosamente os vrios aspectos da questo. PADRONIZAO Requer baixa? No. Atividade que envolve determinar, estabelecer caractersticas ou parmetros necessrios que visam a quantificao, a uniformizao de processos, produtos ou bem. PALESTRA OU CONFERNCIA Requer baixa? No. Atividade que visa difundir matria tcnica de forma oral. PARECER TCNICO Requer baixa? No. Atividade que implica em elaborar uma pea escrita, na qual contenha opinio fundamentada sobre determinado assunto, emitido pelo profissional. PERCIA Requer baixa? No. Atividade que envolve a apurao das causas reais ou mais provveis que motivaram determinado evento ou da assero de direitos, pelo que a percia pressupes uma vistoria anterior. PESQUISA Requer baixa? No. Atividade que envolve a investigao minuciosa, coleta de dados sistemtica e metdica para elucidao, conhecimento e interpretao dos aspectos tcnicos e/ou cientficos de determinado processo, fenmeno ou fato. PLANEJAMENTO Requer baixa? No. Atividade que envolve a formulao sistematizadas de um conjunto de decises devidamente integrantes expressas em objetivos e metas e que implica e os meios disponveis e/ou necessrios para alcan-las, em prazo determinado. PROCESSAMENTO DE DADOS Requer baixa? No. Atividade que implica na preparao e aproveitamento de dados ou elementos bsicos de informao, de acordo com regras precisas, programas, a fim de obter-se outras informaes ou as mesmas apresentadas, de modo distinto. PRODUO Requer baixa? Sim. Atividade que envolve o tratamento e/ou transformao de matria prima, atravs de processos tcnicos, pelo manuseio ou a utilizao de equipamentos, gerando produtos acabados, semiacabados ou matria prima para outro produto ou em srie. PROJETO Requer baixa? No. Atividade necessria materializao dos meios, atravs dos princpios tcnicos e cientficos, visando a consecuo de um objetivo ou meta, adequando-se aos recursos disponveis e s alternativas que conduzem viabilidade de deciso.

Guia de Preenchimento da ART Web verso Ago/07 pg. 30

PROJETO E EXECUO Atividades em conjunto listadas.

Requer baixa? Sim.

RECEITURIO Requer baixa? Sim. Formulrio elaborado por profissional de nvel superior, na rea da agronomia, onde recomenda e indica as quantidades e caractersticas, modo de utilizao e precaues necessrias dos produtos agrotxicos. REGULARIZAO Requer baixa? No. Laudo tcnico resultante da avaliao de uma obra construda na sua totalidade ou parcialmente sem a participao de profissional habilitado. Ao regularizar trabalho iniciado ou concludo sem a participao efetiva de responsvel tcnico, o profissional passa a ser responsvel por sua solidez e segurana, respondendo pelo mesmo em qualquer instncia. RESTAURAO Requer baixa? Sim. Atividade que implica em recuperar na parte ou no todo a obra equipamento mantendo as caractersticas iniciais. SUPERVISO Requer baixa? No. a atividade que compreende o acompanhamento e orientao da obra ou servio dentro dos campos da respectiva especializao VIABILIDADE TCNICA Requer baixa? No. Atividade que envolve os estudos de viabilidade tcnico e econmico financeiro ou projetos futuros. VISTORIA Requer baixa? No. Atividade que envolve a constatao de um fato, mediante exame circunstanciado e descrio minuciosa dos elementos, que constituem, sem a indagao das causas que o motivaram.

You might also like