You are on page 1of 2

INFECO HOSPITALAR- O QUE ?

A infeco hospitalar aquela que no estava presente e nem em incubao ( se desenvolvendo sem se manifestar, em "silncio") no momento em que o paciente internou no hospital. INFECO COMUNITRIA A infeco comunitria aquela que j estava presente no momento em que o paciente internou no hospital. Pode at estar em incubao ( se desenvolvendo sem se manifestar, em "silncio") e aparecerem os sintomas aps a internao. TIPOS DE INFECES HOSPITALARES Os principais tipos de infeco so:

Infeces urinrias; Infeces cirrgicas; Infeces respiratrias; Sepses (Infeces presentes no sangue)

QUEM EST SOB MAIOR RISCO DE ADQUIRIR INFECES Os seguintes grupos de pessoas esto sob maior risco de adquirir infeces, independentemente de hospitalares ou comunitrias.

Pessoas nos extremos das faixas etrias, ou seja, recm nascidos e idosos. Os recm nascidos por sua imunidade ainda no completamente desenvolvida e os idosos em funo de que os diversos sistemas do organismo aos poucos vo reduzindo sua perfeita capacidade funcional. Pessoas com determinados tipos de doenas, como Diabticos, Leucmicos, pessoas com Cancer. Pessoas sob "Stress". Pessoas com necessidade de drogas imunossupressoras como Quimioterpicos, Corticosterides (corticides) Pessoas com alterao de suas barreiras naturais (ver quadro abaixo). Pessoas com problemas neurolgicos afetando suas respostas reflexas. Pessoas desnutridas. Pessoas obesas (maior risco para infeco cirrgica) Fumantes (maior risco para infeces cirrgicas e respiratrias)

COMO AS PESSOAS PODEM EVITAR O RISCO DE ADQUIRIR INFECES


O risco tanto de infeces hospitalares como de comunitrias pode ser minimizado atravs de cuidados bsicos de higiene fsica e mental. Manter uma alimentao saudvel e equilibrada. Manuteno de boa higiene corporal. Realizar higiene das mos sempre que estiverem sujas e antes de se alimentar, preparar alimentos e aps as eliminaes.

Realizar regularmente a escovao dos dentes aps se alimentar e antes de dormir. Manter roupas limpas. Cuidar do sono e repouso (evita o "stress". Alm disto, durante o sono so liberadas enzimas responsveis pela regenerao de tecidos). Manter higiene ambiental, sanitria e destino adequado do lixo. Manter condies emocionais equilibradas evitando o "stress". Realizar exames preventivos para diagnstico precoce das doenas, a fim de tratar precocemente de doenas predisponentes. Realizar exerccios sistematicamente a fim de manuteno dos sistemas em suas melhores condies de funcionamento de acordo com sua faixa etria.

TRANSMISSO DAS INFECES HOSPITALARES As infeces hospitalares se desenvolvem pela combinao de diferentes fatores: a) b) c) defesas individuais (conforme descritas acima) grau de agressividade dos microorganismos (micrbios) modo de transmisso da doena (forma do microorganismo entrar no organismo humano)

You might also like