You are on page 1of 3

CONDUTAS DO INCA/MS / INCA/MS PROCEDURES

Iodoterapia do Carcinoma Diferenciado da Tireide


Iodine therapy for thyroid differentiated carcinoma
INTRODUO
Os carcinomas diferenciados de tireide (papilfero e folicular) so considerados tumores de bom prognstico e evoluo lenta. Por necessitarem os doentes de acompanhamento a muito longo prazo, o seu tratamento inicial controverso: tipo de cirurgia (total ou parcial) e tratamento complementar com radioiodo. Pelos dados conflitantes encontrados, vrios grupos de trabalho vm surgindo nos grande centros de Oncologia buscando fatores prognsticos que possam decidir qual a melhor conduta a ser adotada inicialmente. A idade e o sexo do paciente, o tamanho do tumor ao diagnstico e o exame histopatolgico, mostrando diferentes graus de invaso tumoral e conseqente agressividade, parecem ser fatores decisivos nessa avaliao. De forma que, hoje, procura-se um consenso quanto a melhor conduta ao diagnstico, o que determinaria em ltima anlise, a evoluo do paciente. Assim, as principais indicaes de uma terapia mais radical e complementao com iodo radioativo so a doena residual operatria, metstases distncia, linfonodos cervicais e mediastinais aps a exciso cirrgica, recidiva tumoral e invaso vascular e da cpsula glandular. O tratamento com iodo radioativo, apesar de comprovada eficcia no tratamento complementar local e das metstases distncia, tambm objeto de vrias controvrsias. A primeira delas quanto dose ablativa a ser administrada. Alguns centros preconizam doses baixas repetidas (30 mCi) pela no necessidade, nestes casos, de internao em quarto especial. Sua eficcia a longo prazo no est comprovada, segundo a maioria dos autores. Outra dvida muito importante em relao ao tratamento actnico quanto s suas complicaes futuras, principalmente por se tratar de um tumor de pacientes jovens, podendo acometer inclusive

as crianas. Alteraes na fertilidade, fibrose pulmonar, induo de outras neoplasias no parecem, segundo a grande maioria das revises, ocorrer com freqncia. Elas podem existir nos pacientes submetidos a doses cumulativas muito altas, da ordem de 900 mCi. A grande dificuldade de interpretaes dos dados decorrente da necessidade de longo acompanhamento destes pacientes, o que nem sempre possvel, j que eles podem apresentar recidiva tumoral at 30 anos aps o tratamento inicial. O protocolo de tratamento com iodo radioativo utilizado atualmente no INCA foi elaborado em 1981, em conjunto com o Hospital dos Servidores do Estado e, desde ento, sofreu algumas atualizaes.

PROTOCOLO DE TRATAMENTO COM IODO RADIOATIVO

AVALIAO INICIAL
Na primeira entrevista, o paciente avaliado pelo mdico nuclear responsvel, sendo revisado em pronturio ou solicitado ao doente (se ele s ser submetido, no INCA, iodoterapia, operado que tenha sido em um outro hospital): Relatrio cirrgico - para verificar o tipo de cirurgia realizada, possveis intercorrncias ou existncia de doena residual; Laudo histopatolgico (com lminas ou bloco para reviso no INCA, em caso de doente forneo). Aps a confirmao do diagnstico, aberta a matrcula, que, em caso de doente forneo, ser restrita Seo de Medicina Nuclear. Nesta ocasio, o paciente inserido no protocolo propriamente dito, iniciandose com anamnese e exame fsico dirigidos para o tratamento.
187

Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(2): 187-189

Anamnese e Exame Fsico


Para a verificao de: Concomitncia de outras doenas, como diabetes e hipertenso, e o tratamento que est recebendo para elas. Isso porque as medicaes que no interfiram com o tratamento devero ser mantidas durante a internao para a iodoterapia; Ps-operatrio imediato ou em tratamento supressivo com hormnio tireoideano: se em ps-operatrio imediato, deve-se aguardar 3 a 4 semanas, para dar-se a elevao do TSH. Se em tratamento supressivo com hormnio tireoideano - se T3, suspend-lo e aguardar de 2 a 3 semanas; se T4, suspend-lo e aguardar de 4 a 6 semanas; Uso de substncias iodadas: medicamentos ou contrates radiolgicos, que devem aguardar um perododo de 30 dias entre a sua utilizao e o incio da iodoterapia; Necessidade de melhorar a captao de Iodo: prescrio de TSH recombinante, nos casos em que o estado do doente se agravaria, ficando em hipotiroidismo (enfisematoso, asmtico e velhos). Nota: o TSH recombinante humano administrado na dose de 0,9 mg por via intramuscular a cada 24 horas, durante 48 horas (dois dias seguidos), seguindo-se, no 3 dia, a administrao do iodo radiativo para a realizao do rastreamento.

5% a 10% - proceder dose ablativa (3.700 MBq/100mCi), sob internao em quarto especial at que a radiometria a 1 metro seja igual a 1,8 mR/h; Captao de radioiodo menor que 5% proceder ao rastreamento de corpo inteiro com 185 MBq 131I: - se positivo apenas em regio cervical, proceder dose ablativa. - Se positivo distncia, proceder dose teraputica (5.550 a 7.400 MBq/150 a 200 mCi). Nota: Em ambos os casos anteriormente citados, o paciente ser internado em quarto especial e somente liberado quando a radiometria a 1 metro for igual a 5 mR/h. Num perodo de 7 a 10 dias aps o tratamento, um novo rastreamento em todo o corpo realizado, ps-dose, para evidenciar possveis stios metastticos antes no detectados. Negativo - se com Tireoglobulina baixa, apenas acompanhar o caso. Se com Tireoglobulina elevada, considerar a possibilidade de dose teraputica, com o objetivo de tratar micrometstases no detectadas ao rastreamento. Os casos sero analisados individualmente; Doena localmente avanada - encaminha-se o doente para radioterapia externa.

FASE II - SEGUIMENTO
METSTASES DISTNCIA Avaliar a ablao actnica 06 meses aps o tratamento, para verificar-se a necessidade de nova radioiodoterapia; Quando o rastreamento de corpo inteiro com iodo radioativo tornar-se negativo, manter o doente sob acompanhamento com dosagens seriadas de tireoglobulina: se tireoglobulina baixa, apenas manter o acompanhamento. Se tireoglobulina elevada, utilizar outros exames (tomografia computadorizada ou ressonncia magntica) ou outros radiofrmacos (como Sestamibi marcado com Tecncio99m, Tlio201 etc.), para detectar-se a possvel fonte de produo de tireoglobulina, e considerar, em casos individualizados, a radioiodoterapia mesmo com rastreamento negativo. Se houver doena residual ou metstase ssea,

RECIDIVA - LOCAL, REGIONAL OU COM

FASE I - DIAGNSTICA
Cintilografia de tireide e captao de I nas 24 horas; Cintilografia de corpo inteiro com 5mCi de 131I; RX de trax, para verificar-se a existncia de metstases pulmonares detectveis por esse exame (se indisponvel o do pr-operatrio); Prova de funo respiratria, nos casos de metstases pulmonares, para avaliar-se a contra-indicao ao tratamento actnico; Hemograma e dosagens sricas de clcio e fsforo; Dosagens sricas de TSH e Tireoglobulina.
131

FASE I - TERAPUTICA
Captao de radioiodo nas 24 horas entre

188 Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(2): 187-189

Iodoterapia do Carcinoma Diferenciado da Tireide

encaminhar o doente para radioterapia externa. Nota: a tireoglobulina num paciente tireoidectomizado em uso de hormnio (em supresso) deve ser menor que 0,5 ng/ml. Se estiver maior que 1 ng/ml deve-se suspender o hormnio do paciente e realizar, em hipotiroidismo, os exames como rastreamento de corpo inteiro e nova dosagem de tireoglobulina. Se a tireoglobulina aumentar ou apresentar curva em ascendncia porque tem doena em atividade e deve ser feito iodoterapia.

A reposio de hormnio tiroidiano feita com L-tiroxina, sendo o indivduo mantido sob seguimento clnico, cujo intervalo varia com as suas condies clnicas gerais.

NOTA FINAL
Para o INCA, qualquer conduta aplicada em suas unidades hospitalares que se encontre fora das aqui especificadas considerada experimental ou irregular.

BIBLIOGRAFIA
1. Ain KB. Papillary thyroid carcinoma. Etiology, assessment, and therapy. Endocrinol Metab Clin North Am 1995;24(4):711-60. 2. Ahmed SR, Shalet SM. Gonadal damage due to radiactive iodine treatment foi thyroid carcinoma. Postgrad Med J 1985;61:361. 3. Arad E, Flannery K, Wilson GA, O'Mara RE. Fractionated doses of radoiodine for ablation of postsurgical thyroid tissue remmants. Clin Nucl Med 1990;15:676-7. 4. Brierly JD, Tsang RW. External radiation therapy in the therapy in treatment of thyroid malignancy. Endocrinol Metab Clin North Am 1996;25:1. 5. Burman KD, Anderson JH, Wartofsky L, Mong DP, Jelinek JJ. Management of patients with thyroid carcinoma: application of thalium-201 scintigraphy and magnetic resonance imaging. J Nucl Med 1990;31:1958-64. 6. Cady B, Rossi R. An expanded view of risk group definition in differentiated thyroid cancer. Surgery 1988;104:947. 7. Clark OH, Hoelting T. Management of patients with differentiated thyroid cancer who have positive serum thyroglobulin levels and negative fradioiodine scans. Thyroid 1994;4:501. 8. Dottorini ME, Lomuscio G, Mazzucchelli L, Vignati A, Colombo L. Assessment of female fertility and carcinogenesis after iodine-131 therapy for differentiated thyroid carcinoma. J Nucl Med 1995;36:21-7.

ACOMPANHAMENTO
O seguimento do doente feito na clnica em que o doente primeiramente atendido. O acompanhamento objetiva prevenir ou tratar possveis seqelas a longo prazo: Leucopenia, plaquetopenia ou alteraes da calcemia e da fosfatemia; Alteraes das provas de funo respiratria; Infertilidade; Aparecimento de outras neoplasias; Supresso do TSH endgeno. O retorno previsto para ocorrer seis meses aps a iodoterapia, quando se procede aos seguintes exames: Cintilografia de tireide e Captao de 131I nas 24 horas (somente em casos excepcionais - se h massa cervical, por exemplo); Cintilografia de corpo inteiro com 5mCi de 131I; Dosagem srica de tireoglobulina, clcio e fsforo; Hemograma completo. - Se os resultados forem alterados, aplicamse as condutas apropriadas, inclusive as de iodoterapia antes descritas. - Se os resultados forem normais, programa-se novo retorno dentro de um ano.

Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(2): 187-189

189

You might also like