You are on page 1of 28

130

MODELOS DE MASCULINIDADE NA PERCEPO DE JOVENS HOMENS DE BAIXA RENDA1

Willian Tito Maia SANTOS2

Resumo O principal objetivo da presente pesquisa foi saber qual modelo de masculinidade seria expresso no discurso de alguns jovens homens moradores de uma comunidade de baixa renda da cidade de Joo Pessoa na Paraba. Considerando as intensas transformaes ocorridas na relao entre os gneros nas ltimas dcadas e a idiossincrasia do grupo pesquisado, intentamos descobrir as permanncias e as mudanas em relao forma patriarcal e hegemnica de se vivenciar a masculinidade. A pesquisa foi realizada atravs de entrevistas semi-estruturadas com 17 homens jovens moradores da comunidade de Padre Ibiapina na cidade de Joo Pessoa/Pb. Analisamos as respostas colhidas atravs de uma anlise temtica, de onde surgiram temas, entendidos como ncleos de sentido e de comunicao que se libertou da fala dos jovens. A anlise mostrou, de uma forma geral, uma permanncia do modelo patriarcal da masculinidade, expressada principalmente atravs de temas tais como a responsabilidade e o dever do homem trabalhar e ser o provedor de sua famlia. Palavras-chave: Masculinidades. Famlia patriarcal. Relaes de gnero.

Homem ou Masculino: do que estamos falando afinal? Historicamente, atravs das feministas anglo-saxs que gender (gnero) comea a ser usado como distinto de sex (sexo) (LOURO, 1997, p. 21). Visando rejeitar um determinismo biolgico implcito no uso de termos como sexo ou diferena sexual, essas feministas acentuavam, atravs da anlise da linguagem, o carter fundamentalmente social das distines baseadas no sexo (SCOTT, 1991, p. 2).
[...] os livros e artigos de todos os tipos que tinham como tema a histria das mulheres substituram, nos ltimos anos, nos seus ttulos o termo mulheres por gnero [...] Enquanto o termo histria das mulheres proclama sua posio poltica ao afirmar (contrariamente s prticas habituais) que as mulheres so sujeitos histricos vlidos, o termo gnero inclui as mulheres, sem lhes nomear, e parece, assim, no constituir uma forte ameaa (SCOTT, 1991, p. 4).

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

131

A mudana na nomenclatura, no signo, de mulher para gnero, possibilitou uma ampliao das anlises e formulaes, construindo com isso um campo prprio de produo de conhecimento e uma sistematizao terica mais consistente. O surgimento do conceito de gnero, segundo Scott (1991) inseriu-se na discusso das feministas americanas que buscavam enfatizar o carter fundamentalmente social das distines baseadas no sexo. Assim o termo gnero buscou enfatizar o aspecto relacional das definies normativas da feminilidade e foi proposto pelas feministas que acreditavam que a pesquisa sobre as mulheres transformaria os paradigmas disciplinares e buscava dissociar-se da poltica feminina e ajustar-se terminologia cientfica das cincias sociais. Segundo Izquierdo (1994, p. 37), de um modo geral, a distino entre sexo e gnero nos estudos de mulheres tem como objetivo principal:
[...] diferenciar conceitualmente as caractersticas sexuais, limitaes e capacidades que as mesmas implicam, e as caractersticas sociais, psquicas, histricas das pessoas, para aquelas sociedades ou aqueles momentos da histria de uma dada sociedade, em que os padres de identidade, os modelos, as posies, e os esteretipos do que /deve ser uma pessoa, respondem a uma bipolaridade em funo do sexo a que pertena.

Em outras palavras, a distino entre sexo e gnero consiste em que o primeiro refere-se ao aspecto biolgico, relacionado esfera reprodutiva entre homens e mulheres, enquanto gnero refere-se aos significados socialmente construdos.
O gnero se torna, alis, uma maneira de indicar as construes sociais: a criao inteiramente social das idias sobre os papis prprios aos homens e s mulheres. uma maneira de se referir s origens exclusivamente sociais das identidades subjetivas dos homens e das mulheres. O gnero , segundo essa definio, uma categoria social imposta sobre o corpo sexuado. (SCOTT, 1991, p. 3).

O conceito de gnero implica em uma relao entre os gneros. Mas ainda hoje, em grande parte das sociedades, o masculino considerado como tendo mais valor do que o feminino (BOURDIEU, 2002). Dessa forma, as relaes entre os gneros (feminino e masculino), produzem uma distribuio desigual de poder, autoridade e prestgio entre as pessoas, de acordo com seu sexo: Relaes de gnero, portanto, uma construo cultural e social, e, como tal, representa um processo contnuo e descontnuo da produo dos lugares de poderes do homem e da mulher em cada cultura e sociedade (OLIVEIRA e SCAVONE, 1997, p. 4).

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

132

A dimenso relacional da categoria gnero uma grande fora de estruturao das prticas sociais em geral, sendo que sua ordenao se encontra necessariamente vinculada a outras estruturas sociais. As relaes de gnero se constituem como um dos principais componentes da estrutura social, e a necessidade de uma poltica clara de gnero ainda uma carncia em nossa sociedade atual. Em relao aos homens especificamente essa carncia ainda mais grave. As relaes de gnero influenciam diretamente na formao do homem e de sua masculinidade. Ao estudar as condutas humanas e sociais sob o enfoque do gnero, percebese que, para se avaliar as diferenas entre o homem e a mulher, deve-se fugir do senso comum e ultrapassar as comparaes com base em determinaes fsico-biolgico-sexuais. As diferenas corporais entre o homem e a mulher existem e ningum as nega. O que no se pode querer usar essas diferenas e explicar uma srie de comportamentos ditos naturais.
Na vivncia do dia-a-dia, nas interaes sociais e ideolgicas, gnero nunca se reduz a caracteres sexuais, mas sim a um conjunto de categorizaes morais, a um conjunto de comportamentos socialmente sancionados e constantemente reavaliados, negociados, lembrados (VENTUROLI, 1999, p. 21).

Dessa forma, a discusso sobre gnero perpassa as determinaes scio-culturais dos papis sociais, que so construdos a partir da socializao: ser homem e ser mulher varia de cultura para cultura e de tempos em tempos. A discusso sobre a masculinidade se apia, pois, no conceito de gnero, aprofundando e amplificando suas descobertas. Pesquisar a questo da masculinidade tem por pressuposto, ento, a reflexo e a redefinio dos papis de gnero e sexuais. Implica em refletir a forma como o gnero tem configurado estas relaes marcadas por uma ntida diferena na forma como homens e mulheres devem se relacionar com as questes voltadas sexualidade e sade sexual e reprodutiva. Isto requer o desenvolvimento de uma lgica que considere o cuidado do homem com seu corpo e sua sade e, por conseqncia, de sua companheira/esposa, como sendo tambm uma atribuio masculina e no apenas uma preocupao feminina. Alm do mais, precisamos comear a perceber que o cuidado consigo mesmo e com o outro tambm um direito e no apenas uma obrigao, visto que os mesmos homens no tm sido levados a desenvolverem esta competncia em sua socializao e em seu cotidiano. No decorrer do desenvolvimento e expanso do movimento feminista no sculo XX (principalmente a partir da dcada de 1960), houve uma srie de conquistas das mulheres no plano dos direitos, tal como a insero cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, nas
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

133

organizaes polticas, de classe, etc. Todavia, percebeu-se, dentro do prprio movimento feminista, a necessidade da integrao dos homens como forma de expandir ainda mais os seus direitos. Assim, lutou-se e luta-se ainda por um maior engajamento do homem principalmente no que diz respeito a aspectos da vida privada, tais como a responsabilidade com a vida sexual e reprodutiva do casal, a criao dos filhos e a diviso das atividades domsticas. No que diz respeito masculinidade enquanto objeto de estudo e pesquisa, percebemos que esse interesse comeou a partir da dcada de 60, motivado parcialmente pelo movimento feminista e posteriormente a partir das derivaes ocasionadas pelo conceito de gnero. (ARILHA, UNBEHAUM e MEDRADO, 2001, p. 17). Esse movimento social de impacto mundial desencadeou uma anlise intensa e profunda sobre as gritantes dissimetrias sociais associadas diferenciao sexual. Por outro lado, j a partir daquela poca os movimentos gay e lsbico, ao mesmo tempo em que lutavam por sua visibilidade e consolidao enquanto movimentos sociais legtimos comeavam a refletir e a questionar os padres vigentes e aceitos sobre identidades sexuais ditas normais. A partir da luta nos espaos pblicos e privados, e atravs de um ativismo e de uma militncia que questionava as diferenas sexuais como fulcro de insero nos espaos da poltica e da economia, por exemplo, esses movimentos lanaram as bases para mudanas de comportamento na sociedade, questionando principalmente um modelo de masculinidade hegemnica: branca, heterossexual e dominante.3

Portanto, em nossa perspectiva, torna-se vital compreender que a histria poltica e acadmica das feministas, gays e lsbicas tm uma influncia direta na forma como as idias sobre masculinidade se constituram ao longo das ltimas dcadas, bem como na definio do conceito contemporneo de masculinidade e no incentivo aos estudos sobre a condio masculina. (ARILHA, UNBEHAUM e MEDRADO, 2001, p. 17).

Mas os prprios homens, pelo menos aqueles inconformados com a asfixia de um modelo de homem limitador da plena cidadania e subjetividade, tambm entraram nas fileiras daqueles que lutavam por uma igualdade entre os gneros. Conforme nos coloca Nolasco (1993), desde a dcada de 1970, comeando pelos EUA e depois pela Europa, grupos de homens comearam a se formar e a se perguntar se o comportamento masculino, em grande parte forjado com atitudes machistas, no um preo muito alto a pagar. Esses grupos entendiam que era preciso que os homens se mobilizassem no sentido de uma mudana.
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

134

Embora nas dcadas de 1960 e 1970 houvesse alguns estudos em nvel internacional sobre a masculinidade, impulsionados parcialmente pelos estudos feministas, importante destacar que a nfase preponderante desses estudos se dava a partir da referncia da feminilidade e da condio feminina. Isso, ento, obscureceu um processo inicial sobre o estudo do masculino. Esse impulso inicial retorna com fora na dcada de 1980, no mbito dos pases anglo-saxes, capitaneado em sua maioria por pesquisadores homens vinculados ao movimento feminista e que desenvolviam suas reflexes a partir do conceito de gnero. Contudo, mesmo naquela poca e tambm nos dias atuais os estudos sobre a masculinidade ainda so minoritrios. No seio do movimento feminista sua presena dentro do movimento no bem aceita por alguns grupos que o compem, tal como setores que enfatizam que os estudos especificamente sobre as mulheres devem ser o foco das preocupaes feministas. , dessa forma, assunto controverso dentro do movimento. As discusses sobre a construo social da masculinidade a partir dessa dcada, ento, se ampliaram e novas pesquisas foram surgindo, marcadas tanto por uma diversidade de temas como de abordagens terico-metodolgicas. Revisando essa literatura, Gomriz (1992) agrupou as produes sobre masculinidade em dois grandes blocos: aliados do feminismo, aqueles que reconhecem a base dos estudos sobre masculinidade no avano das teorias feministas e estudos autnomos sobre masculinidade, que no so vinculados diretamente s discusses conceituais sobre gnero, nem s conquistas do movimento de mulheres. Gomriz (op.cit.) diferencia ainda esses ltimos (estudos autnomos) entre: 1) aqueles que adotam uma postura mais analtica, cuja diversidade de matrizes tericas (neomarxista, psicanaltica, psestruturalista) se assemelha ao desenvolvimento dos estudos sobre a mulher e 2) os que pertencem ao movimento de crescimento pessoal ou mitopotico. Os estudos aliados do feminismo reconhecem no movimento feminista e nas produes tericas em torno do conceito de gnero a base para os estudos sobre masculinidade. Os adeptos dessa tendncia consideram que os estudos feministas produziram um corpo consistente de investigaes empricas e um nvel de reflexo terica fundamental para entendermos como so constitudas as relaes sociais baseadas na diferenciao sexual e, principalmente, que forneceram as ferramentas bsicas para se processar mudanas nessas relaes. Os estudos autnomos que, por sua vez, buscam compreender a masculinidade fora do domnio das produes feministas, norteiam-se por diferentes abordagens tericas (marxista, psicanalticas, etc.) e provm de variados campos de conhecimento (Antropologia, Sociologia,
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

135

Histria, Psicologia, etc.). Esses estudos admitem o avano das discusses produzidas pelo movimento de mulheres, tomando o conceito de gnero como objeto de discusso, todavia no reconhecem no movimento uma teoria prpria capaz de dar conta do carter mltiplo e complexo dos fenmenos que envolvem a masculinidade e a feminilidade. De qualquer maneira, discutir a masculinidade nos dias de hoje encarar que, apesar das inmeras conquistas do movimento feminista nas ltimas dcadas, a sociedade em geral ainda se pauta no homem e na masculinidade como um modelo, um padro, uma referncia normativa. Durante sculos os discursos cientficos tratavam basicamente sobre homens. Segundo Medrado (1997, p. 22), embora atualmente ainda exista uma tendncia a tratar, dentro dos estudos cientficos, o conceito de homem ao genrico ser humano, um conjunto de pesquisadores tem se dedicado a refletir sobre as especificidades do conceito de masculinidade como uma questo pertinente s Cincias Humanas e Sociais. Tendo em vista que estudar os homens como atores sociais pertencentes a um dado gnero algo essencial, se busca examin-los descentrando-os de sua situao inicial de territrio genericamente inexplorvel (homens como seres humanos), para a partir da faz-los regressar sua condio de seres especificamente genricos (KIMMEL apud MEDRADO, 1997, p. 22) Ao procurarem ampliar seus espaos dentro da poltica, da economia e da sexualidade, tanto nos espaos pblicos como privados, as mulheres e os homossexuais, principalmente os masculinos, contestaram a dominao, a discriminao e a explorao a que estavam expostos. Questionando uma cultura que qualificavam como machista, esses protagonistas propuseram novas mentalidades e novos tipos de relaes entre os sexos. Entretanto, entender o que significa o assim denominado machismo e quais suas caractersticas no tarefa fcil.

O termo machismo guarda em si limitaes conceituais no que tange sua capacidade explicativa para mapear a organizao do sujeito. Este termo reduz a questo do sujeito a um aspecto apenas: o cultural-poltico. Seu uso de forma indiscriminada aponta para um conjunto de comportamentos que dificultam a compreenso do modo como se constri socialmente a masculinidade (NOLASCO, 2001, p. 87).

Segundo Nolasco (2001, p. 88), se seguirmos a direo dada pela literatura sobre o machismo, compreendendo-a como uma categoria de anlise, encontraremos deficincias tericas, diferentemente de estudos mais recentes sobre ideologias masculinas, sexualidade e
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

136

construo social da masculinidade. Esses estudos mais recentes nos mostram uma outra perspectiva de se entender como se constri socialmente a representao sobre o masculino. Do ponto de vista social e poltico, no existe uma ideologia masculina linear e igual em todo o mundo. Existe uma tal abundncia etnogrfica e cultural no planeta que nos permite inferir vrios tipos de ideologias masculinas. Como a representao sobre o masculino no deriva de um fundamento biolgico, mas, sim, principalmente, de uma construo cultural e social, e como existem intensas diferenas culturais, as crenas e representaes sobre o que ser homem e o que ser mulher variam bastante. Por essa razo, nos dias atuais, estudos sobre a condio masculina e sobre os homens tratam no da masculinidade no singular, mas de masculinidades, no plural. Falar em masculinidade no singular sugere a idia de uma representao e de um poder do homem, masculino, de uma forma homognea. Quando se coloca a noo de masculinidades, no plural, depreende-se que pode at existir uma forma de masculinidade, digamos hegemnica, mas que existem outros tipos de masculinidade. Masculinidades e tambm feminilidades podem ser entendidas como construes sociais que variam espacialmente (de uma cultura para outra), temporalmente (numa mesma cultura, atravs do tempo), longitudinalmente (no curso da vida de cada indivduo) e na relao entre os diferentes grupos de homens de acordo como sua classe, raa, grupo tnico e etrio. Desse modo, sendo a masculinidade uma construo social que se d em diferentes nveis (relacional, contextual e histrico), uma das propostas bsicas dos estudos nesse campo tem sido demarcar como se situam os homens - homossexuais ou heterossexuais - frente s transformaes culturais impostas pelos movimentos feminista e gay. Existiriam, assim, vrios tipos de estruturao das masculinidades, relacionados entre si hierrquica e assimetricamente. Diferentes tipos de masculinidades podem ser produzidas num mesmo contexto social, geralmente em torno de uma masculinidade hegemnica, de um padro idealizado de ser homem, que subordina outras formas de ser e de agir (CONNELL, 1995a).
[...] no existe uma nica masculinidade, apesar de existirem formas hegemnicas e subordinadas a ela. Tais formas baseiam-se no poder social dos homens, mas so assumidas de modo complexo por homens individuais que tambm desenvolvem relaes harmoniosas com outras masculinidades (KAUFMAN, 1995, p. 125).

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

137

Connell (1995a), ao falar da masculinidade hegemnica, afirma que ela no tem um carter fixo, no existe sempre da mesma forma e em todas as partes. Ela , sim, uma masculinidade que ocupa a posio de hegemonia num modelo dado de relaes de gnero, uma posio sempre discutvel. Mas, ao invs de definir a masculinidade enquanto um objeto (ou algo de carter natural ou normal), devemos, isso sim, nos centrar nos processos e nas relaes por meio das quais os homens e mulheres tm as suas vidas inseridas na dimenso do gnero. Connell (1995a), ento, entendendo que a masculinidade um conceito nitidamente relacional (pois s existe em contrapartida de uma feminilidade) reconhece trs dimenses presentes nas masculinidades, considerando as intensas transformaes sociais ocorridas nas ltimas dcadas em todo o mundo: 1) relaes de poder, cujo eixo principal a subordinao geral das mulheres e a dominao dos homens atravs do poder patriarcal; 2) relaes de produo, trazendo tona as assimetrias de gnero no mundo do trabalho e 3) relaes emocionais, quando fala do desejo sexual e das prticas que o atualizam. A masculinidade hegemnica aquela, especfica em cada sociedade, que, acima de tudo, coloca o homem em uma situao nitidamente superior em termos de poder social em relao s mulheres, gerando uma dominao e uma subordinao no s em relao s mulheres especificamente, mas a tudo o que possa ser associado ao feminino (incluindo aqui os homossexuais). Nolasco (2001, p. 99), baseando-se principalmente nos estudos etnogrficos comparativos desenvolvidos por Gilmore sobre as representaes do masculino em culturas diferentes, coloca que os atributos masculinos podem variar em cada uma das sociedades; porm, para tornar-se homem de verdade, um menino ter que passar por algum tipo de teste, que envolve algum dos seguintes elementos: o homem como um protetor, o homem como um provedor, um homem como potente e viril e, nas culturas latinas, um homem competitivo, vigoroso, que bebe muito e domina a mulher. A imagem ancestral do homem guerreiro e forte, aquele que d a segurana a sua famlia e a sua comunidade, parece tambm que se encontra no substrato de muitas das percepes sobre o que ser homem. V-se dessa forma que existem variaes sobre o que ser homem dependendo de que cultura se fala. Na sociedade ocidental em geral, e nas sociedades ditas latinas (e aqui se inclui o Brasil) em especfico, a socializao do homem dirigida ao mundo social mais amplo da economia, da poltica e das interaes sociais, alm do mbito da famlia, enquanto a socializao da mulher se direciona ao mundo domstico e familiar.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

138

preciso entender que o machismo de que aqui se fala disseminado atravs da socializao tanto dos meninos quanto das meninas. No caso especfico dos meninos, transmitida desde cedo uma imagem do homem como auto-suficiente e independente. Um outro padro disseminado o descuido consigo mesmo, com sua sade, com seu corpo. Isso futuramente implica no homem a falta de atitudes preventivas em relao transmisso do HIV/AIDS e das DST, fazendo da populao masculina um grupo bastante vulnervel.
O comportamento que a maioria das culturas e das sociedades costuma definir e conseqentemente reforar para os homens como adequadamente masculino construdo atravs de um conjunto de manobras de defesa: temor s mulheres; temor expresso de qualquer tipo de feminilidade, particularmente sob a forma da ternura, de passividade, de dependncia ou mesmo de cuidados dispensados aos outros. (BORIS, 2002, p. 25)

Vemos, a partir da citao acima, que o masculino conquistado pelo homem atravs do medo e do pavor: ou ele nega veementemente tudo o que a sociedade no quer que ele seja, ou ele ser considerado um no homem: um homossexual, o smbolo da negao e do avesso, o homem que quer ser mulher e passivo. Alm dessas caractersticas descritas, os homens so marcados pela perspectiva da ao e da exposio no que se refere a seu corpo e a sua sexualidade. A forma diferenciada como homens e mulheres so socializados, leva os primeiros a disporem de uma liberdade maior sobre sua sexualidade, apesar de todos os avanos atuais conquistados pelas mulheres. So indubitveis as vrias conquistas da mulher em nossa sociedade, impulsionadas principalmente pelo movimento de mulheres e pelos movimentos de gays e lsbicas. A mulher j est em praticamente todos os espaos no mundo do trabalho, j divide suas tarefas domsticas com seus companheiros, j tem uma certa liberdade de exercer sua sexualidade plenamente. Entretanto, persiste ainda em nossa cultura uma matriz machista4 que influencia comportamentos e aes. O machismo ou a dominao masculina como a denomina Bourdieu (2003) ainda continua a nos influenciar e a ditar comportamentos. importante, todavia, fazermos uma diferenciao entre o uso dos termos homem e masculino. Entendemos que culturalmente o homem est associado ao gnero masculino, assim como a mulher ao gnero feminino. A matriz machista tem suas idiossincrasias em cada cultura, mas, de uma forma geral, existe a sobreposio entre os conceitos, ou seja: homem homem se for masculino, mulher mulher se for feminina. Os atributos assim definidos como masculinos se acoplam nitidamente na identidade do homem, assim como os atributos ditos femininos se acoplam identidade das mulheres. Assim que um homem, ao ter atributos
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

139

femininos tais como a sensibilidade e o querer cuidar do outro (principalmente do filho), implica numa transgresso que deve ser evitada a todo custo. Entendemos, dessa forma, que talvez no seja apropriado falar em masculino, mas, sim, em homens que podem ter tanto atributos femininos como masculinos. Alis, com base nessa mistura de caractersticas masculinas e femininas que se discute o surgimento de um novo homem. Dessa forma, o gnero a cultura incutida nas diferenas sexuais entre homens e mulheres. Mesmo dentro de um pas pode haver grandes diferenas em relao s masculinidades, como o caso do Brasil. Considerando suas dimenses continentais, o Brasil perpassado por profundas diferenas culturais, de regio para regio. A forma como se apresenta a representao do masculino no Nordeste bastante diversa daquela que se apresenta no sul do pas. que as duas regies tm suas prprias formaes histricas, sua economia, seus costumes, suas crenas, sua religiosidade e sua cultura. E todos esses aspectos influenciam na formao de uma, digamos, masculinidade nordestina. Dessa forma, vemos que existe na regio Nordeste uma forma diversa de se apresentar a matriz machista em relao a outros lugares do Brasil. Essas caractersticas que compem o cabra macho nordestino dizem respeito a uma especificidade na forma de se representar o homem nessa regio. A forma a de se exercer a masculinidade se pauta em grande parte na imagem do cabra macho, homens fortes e independentes, violentos (mesmo com suas companheiras e mulheres em geral), valentes e que no levam desaforo para casa! O cabra no pode ser frouxo, no havendo lugar para fracos e covardes. Se ele for frouxo pode mesmo ser rebaixado socialmente. (ALBUQUERQUE JR., 2003) Esse imaginrio do nordestino, resgatado por Albuquerque Jr. atravs de fontes tanto cientficas como populares, como na literatura de cordel, associa masculinidade, nordestinidade e violncia, e, ao contrrio do que se possa pensar, no est no passado nem est perdido na histria do Nordeste. Longe de pairar sobre o real, ele influencia direta e indiretamente a formao da subjetividade dos sujeitos atravs de imagens, discursos e enunciados. Esse imaginrio incide sobre o presente, mesmo que de forma sutil, influenciando as prticas e os saberes sobre o que ser homem e o que ser mulher e de que forma se constituem as relaes entre os gneros. Mesmo com todas as mudanas nas relaes sociais e de poder, na forma da socializao e da sensibilidade, poderamos ainda perceber a presena

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

140

marcante de uma matriz machista nordestina se fazendo presente nos dias de hoje e constituindo aes, pensamentos e sentimentos. No caso da nossa pesquisa em especial, a masculinidade hegemnica se expressaria a partir da expresso dessa matriz modelar.

A pesquisa com homens jovens O principal objetivo da presente pesquisa foi saber qual(is) modelo(s) de masculinidade so expressados nos discursos de alguns jovens homens moradores de uma comunidade de baixa renda da cidade de Joo Pessoa na Paraba. A anlise se deu atravs da realizao de uma srie de entrevistas, onde constavam em sua maioria questes relativas percepo sobre o que ser homem para os jovens entrevistados. Ao todo foram entrevistados 17 homens jovens na faixa etria dos 15 aos 19 anos, moradores da comunidade de Padre Ibiapina, todos alunos de uma escola de futebol mantida pela Fundao de Ao Comunitria (FAC - rgo do governo do Estado da Paraba) na comunidade. A maior parte dos jovens (47,0%) se encontrava na faixa etria dos 17 aos 18 anos e cursando o ensino fundamental (64,8%). A maioria (70,6%) trabalhava na poca da realizao da pesquisa, exercendo suas atividades atravs de bicos/biscates ou empregos informais, sem carteira assinada. A escolha desse grupo em particular deveu-se ao fato de que, de acordo com nossas observaes e com base em nossa hiptese, temos indcio (GOLDENBERG, 2000) que a prtica do futebol um dos espaos de vivncia e de formao da masculinidade hegemnica e machista. Numa escola de futebol como essa menina no entra, o papo de menino e a construo do ser homem pode ser sentida todo tempo. A principal hiptese em nossa pesquisa era de que a varivel renda (no caso aqui em especifico uma comunidade de baixa renda) seria importante na permanncia do modelo hegemnico de masculinidade e que o local (escola de futebol) no qual pesquisamos reforaria essa tendncia.5 A principal caracterstica em um espao de formao do masculino como esse exatamente a separao rgida entre o mundo dos homens e o mundo das mulheres. No toa que no grupo qualquer desvio da norma de comportamento para o jovem, um homem em formao, j taxado de algo ligado ao universo feminino: mulherzinha ou viado (o homem que deseja ser mulher ou se aproxima do mundo antagnico e interdito do feminino). As barreiras, ento, entre o feminino e o masculino so nitidamente traadas e qualquer deslize poder ser punido por um constrangimento pelos outros jovens. Nesse sentido, o
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

141

processo de formao da identidade do homem, como a negao de qualquer aspecto do universo feminino (BADINTER, 1993) foi amplamente confirmado em nossa pesquisa. A comunidade de Padre Ibiapina se localiza na periferia de Joo Pessoa e tem como principal representante o homem que sustenta a casa com uma renda familiar inferior a um salrio mnimo. As moradias so pequenas, com no mximo quatro vos e com uma mdia de cinco pessoas por famlia. A populao dessa comunidade de uma forma geral exerce atividades que requerem pouca qualificao profissional, tais como servios domsticos, profisses como pedreiros, ajudantes de pedreiro, carpinteiro, lavadeiras, entre outros. Apesar de um percentual da populao ser formalmente considerada alfabetizada, encontra-se na rea um nmero significativo de analfabetos funcionais (pessoas que no sabem ler, apenas assinam o nome). Para alcanar os discursos dos jovens, utilizamos principalmente entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas a partir da devida autorizao dos participantes. Alm das entrevistas, realizamos algumas observaes na prpria comunidade, como forma de ampliar nossas informaes sobre a comunidade e sobre o cotidiano dos jovens na mesma. Como estratgia de entrada no grupo e como forma de adquirir a confiana do mesmo, no realizamos a entrevista logo nos primeiros encontros. Primeiro nos apresentamos ao grupo e dissemos de onde vnhamos e quais nossos objetivos. Aps isso, passamos alguns dias indo aos treinos da escola e ficvamos prximos dos jovens, conversando com aqueles que estavam no banco de reserva, com o treinador e com os outros jovens no momento de descanso. Isso fez com que nos aproximssemos dos jovens e pudssemos perceber outros aspectos que no ficaram to claros ou explcitos no decorrer da entrevista. Mesmo considerando a existncia do vis da presena de um elemento estranho naquele grupo, que no fazia parte da comunidade e que estudava para ser doutor (segundo a fala dos mesmos), percebemos que houve uma troca frutfera e um dilogo que pde entrar na subjetividade dos mesmos. O prprio fato de o entrevistador ser um homem dava, para os jovens, uma liberdade maior de falar de aspectos controversos, muitas vezes constrangedores, sobre o que ser homem. A presena de um pesquisador, homem, que tentava todo o tempo deixar o momento da entrevista o mais leve possvel facilitou o processo. Alm disso, a entrevista era conduzida no sentido de no julgar a fala do jovem. Essa postura foi percebida pelos jovens, o que facilitou o processo da entrevista. Podemos dizer, segundo nossa observao e percepes no decorrer da pesquisa, que o fato de o pesquisador ter sido um homem foi fator fundamental na forma como os jovens
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

142

entrevistados responderam as questes da entrevista. Tivesse sido uma mulher a realizar tal empreitada, provavelmente as respostas no teriam sido as mesmas. Falar sobre coisas de homem com outro homem muito mais fcil. Acompanhando a gravao das entrevistas, foram feitas tambm anotaes do impacto emocional das perguntas sobre os jovens, alm de outras observaes que se fizeram importantes no momento da entrevista. Os silncios, os olhares, o tempo da resposta e as emoes desencadeadas eram devidamente anotadas para posterior comparao com as respostas dos jovens. Alm disso, dependendo de como caminhava o rumo da entrevista, algumas outras perguntas iam sendo feitas, como forma de complementar e esclarecer as respostas s questes constantes do roteiro. Concordando com as colocaes de Monteiro (2000, p. 23), a pesquisa buscou mapear os movimentos de sentido em torno da(s) masculinidade(s), mapeamento este que se circunscreveu regio nordeste e Paraba. Esses movimentos de sentido integram esquemas sociais de poder que classificamos como machistas ou patriarcais, dando sentido dominao de um sexo pelo outro, de uma masculinidade sobre outras masculinidades e mesmo sobre outras feminilidades (BOURDIEU, 2002). A hegemonia, ou o exerccio do poder sobre outro(s), se d no cotidiano das prticas sociais, produzindo assim saberes sobre o homem, saberes que se reforam e se desenvolvem nas relaes dirias entre homens e mulheres. Essas relaes produzem e geram poderes, que reforam e integram as prticas de dominao e submisso, mas que tambm podem subverter essa dominao. O binmio saber-poder, ento, fundamental para se aprofundar os discursos sobre a masculinidade que permeiam a realidade social que pesquisamos. Como forma de organizar os dados coletados visando uma interpretao posterior, procedemos a uma anlise temtica das entrevistas, procurando descobrir os ncleos de sentido e de comunicao que compunham os discursos. Entendemos a noo de tema como uma unidade de significao que se libertou naturalmente da fala dos jovens e que comportou um conjunto comum de relaes e significados sintetizados em uma palavra ou uma frase. O tema, assim, correspondeu a uma regra de recorte (do sentido e no da forma) que no foi fornecido de uma vez por todas, mas que surgiu paulatinamente com a leitura sistemtica das transcries das entrevistas. Classificamos os temas encontrados em categorias, ou seja, palavras ou frases com uma srie de significados e de elementos significantes batizados de acordo com nossas percepes, observaes, da leitura da literatura sobre o assunto e interpretaes. Mas pudemos analisar,
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

143

outrossim, os dados sem o recurso nico da categorizao, atravs da anlise individual dos temas, sempre percebendo sua interlocuo com os temas encontrados em outras pesquisas e na literatura pesquisada. Apresentaremos a seguir as principais categorias encontradas.

Responsabilidades do homem: o peso sobre os ombros de sua identidade Os temas que obtiveram as maiores freqncias de aparecimento nas respostas relacionadas ao que ser homem podem, segundo nossa interpretao, ser agrupados sob a categoria que denominamos responsabilidade, agregando na mesma os temas ter responsabilidade (com 22,61 % das respostas), trabalhar (com 16,66% das respostas) e ter/sustentar uma famlia (com 14,28% das respostas). O somatrio das respostas dessa categoria chega a 53,55%, demonstrando sua fora na percepo dos jovens pesquisados. De acordo com os relatos e atravs do contato pessoal com nossos informantes, a noo de responsabilidade significa, alm de cuidar de si prprio, cuidar do outro, formar e sustentar uma famlia, o que pressupe necessariamente trabalhar. Esse o principal eixo estruturador de como esses jovens definem o que ser homem em suas representaes. Ser homem, portanto , segundo as palavras de um dos entrevistados, ter [...] muita responsabilidade, cuidar da famlia. Trabalhar para sustentar a famlia [...]., numa aluso sinttica do que significa essa dimenso para esses jovens. Na fala do jovem citado anteriormente vemos que a responsabilidade centra-se principalmente no aspecto especfico de se constituir uma famlia e de poder sustent-la. E o sustento dessa famlia vem atravs do suor e do trabalho, que um encargo colocado principalmente no homem, visto como protetor e provedor da famlia. Esse o seu grande dever: proteger e prover financeiramente sua famlia. Percebemos que esses jovens, ao falarem da responsabilidade, estavam se referindo a uma realidade que ainda no vivenciavam concretamente: ter responsabilidade com uma famlia e trabalhar para poder sustent-la ainda no fazia parte de suas realidades. Percebemos, ento, que eles estavam projetando uma imagem ideal de homem que no condizia com sua vida no momento da pesquisa. Suas respostas, nesse sentido (e isso transpareceu no momento das entrevistas), eram um misto de querer assumir esse ideal de homem - que o mais aceito dentro de sua comunidade - e o medo de se enquadrar nesse papel. Eles queriam se adequar ao modelo, mas isso gerava uma ansiedade e um sentimento

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

144

ambguo, causado pela magnitude de tal responsabilidade e por saber que de uma hora para a outra eles poderiam assumir esse papel e no estavam to certos em como faz-lo. Essa representao do homem como o responsvel pela famlia coerente com a viso social do homem definida por alguns autores consultados (tais como BADINTER, 1993; BORIS, 2002; CASTELLS, 2000; CONNELL, 1995; NOLASCO, 2001, entre outros). De acordo com essa viso, o homem o provedor "de teto, alimento e respeito" (SARTI, 1996, p. 38). Assim, segundo um de nossos entrevistados, O que ser homem, ser homem da casa, que trabalha, faz tudo para manter uma casa, eu acho que isso ser homem. A importncia da responsabilidade na configurao da identidade do homem foi encontrada tambm numa pesquisa realizada com jovens estudantes (homens e mulheres) de escolas pblicas do Distrito Federal, com idade entre 14 e 20 anos (RIBEIRO, 2000), na qual a responsabilidade apareceu como um fator expressivo na configurao do que ser homem. Mas o peso dessa caracterstica, da forma como os jovens a encaram em nossa pesquisa, no foi encontrada em nenhuma das obras consultadas. A responsabilidade em si, que teve o maior percentual de aparecimento, significa principalmente responsabilidade com a famlia, em mant-la material e financeiramente. Mas no apenas isso. Diz respeito tambm a uma responsabilidade com sua prpria vida e com os problemas que surgem nela. uma pessoa mais adulta, uma pessoa com mais responsabilidade e que encontra assim uma resoluo para quase tudo, para seus problemas n [...], segundo um dos jovens. Cruzam-se nesse tema ainda outros surgidos na pesquisa, tais como a maturidade do homem e sua possibilidade de resolver problemas e dificuldades. A maturidade entra nas percepes dos entrevistados como uma forma de mostrar que com a experincia que se adquire durante a vida que se conquista cada vez mais a responsabilidade, consigo, com o outro e com sua famlia. E os problemas e dificuldades so aqueles que surgem no s na vida pessoal de cada um, como tambm, e principalmente, aqueles existentes dentro do mbito familiar. E poder resolv-los significa tambm ser responsvel. Outro tema surgido na pesquisa e que tambm contribui no entendimento da importncia da categoria da responsabilidade na definio do homem o saber consertar as coisas, que um saber fazer coisas materiais dentro de casa na sua maioria, ou seja, saber consertar o que se quebra, o que precisa ser consertado, etc. Este tema, junto com os outros supracitados complementam o entendimento sobre o que significa a responsabilidade na vida desses jovens.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

145

A necessidade de trabalhar tambm um forte fator na definio do homem e que se configura fundamental enquanto forma de trazer os recursos financeiros e materiais para prover a famlia. atravs do trabalho que ir se configurar a possibilidade de se constituir uma famlia e de poder sustent-la materialmente. A dimenso do trabalho assume a partir da uma importncia fundamental na constituio do homem. Segundo Nolasco (1993, p. 50),
Para os homens, o trabalho tem uma dimenso cartogrfica, pois define a linha divisria entre as vidas pblica e privada, e, ao mesmo tempo, tem uma dupla funo para as suas vidas. A primeira ser o eixo por meio do qual se estruturar seu modo de agir e pensar. A segunda funo inscrever sua subjetividade no campo da disciplina, do mtodo e da violncia, remetendo-os a um cotidiano repetitivo.

Na definio dos elementos que constituem a identidade masculina, Sarti (1996, p. 66) ser tambm importante de esclarecer de que forma o trabalho est diretamente ligado ao sentido de ser homem: [...] o trabalho muito mais do que o instrumento da sobrevivncia material, mas constitui o substrato da identidade masculina, forjando um jeito de ser homem. condio de sua autonomia moral, ou seja, da afirmao positiva de si, que lhe permite dizer: eu sou. A importncia do trabalho na definio da identidade do homem j foi comprovada em algumas pesquisas analisadas por ns (tais como BORIS, 2002; RIBEIRO, 2000, NASCIMENTO, 1999). Em conformidade com nossas descobertas, fala Ribeiro (2000, p. 89):
O trabalho aparece como um eixo central na constituio desse homem, tendo como referncia a responsabilidade, o respeito e a honestidade, que possibilitar a construo de relaes satisfatrias entre o cidado e a sociedade. O homem de verdade tem que ser trabalhador para se constituir como cidado. Alm disso, a partir do trabalho, o homem poder constituir sua famlia e mant-la de forma digna.

O que ser homem, ser homem da casa, que trabalha, faz tudo, para manter uma casa, eu acho que isso ser homem [...]; Ser homem trabalhar, ter uma famlia [...]; [...] eu j estou entrando no sistema da responsabilidade da vida, o trabalho a responsabilidade mais importante que voc tem. Todos esses depoimentos dos jovens mostram a importncia do trabalho no considerar-se um homem. Dado relevante a esse respeito encontrado em nossa pesquisa, que a maioria dos entrevistados desenvolve j algum tipo de atividade remunerada. Isso j um sinal claro de como o trabalho entra de forma substancial na maneira

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

146

como esses jovens referem o que ser homem e eles o procuram desde cedo, tanto por necessidade material como por necessidade simblica. Se para o homem o trabalho um definidor substancial de sua identidade, percebemos em nossas observaes na comunidade de Padre Ibiapina que a mulher consegue definir sua feminilidade no somente a partir do trabalho, mas a partir de uma srie de tarefas sociais (inclusive socialmente sancionadas como femininas), tais como ser me, dona de casa e educadora dos filhos. Dessa forma, se ela tiver um companheiro que trabalhe e a sustente, mais fcil para ela superar o fato de no estar trabalhando. J para o homem, percebemos que o trabalho um elemento definidor mais forte e o fato de estar desempregado mexe direta e profundamente na sua dignidade e auto-estima de homem.

Homem: o chefe de uma famlia patriarcal O homem foi, em nossa pesquisa, considerado como aquele que tem a funo de sustentar sua casa, sua companheira e sua prole a partir do dinheiro advindo de seu trabalho. Ele considerado o chefe da famlia, o ponto hierrquico familiar mais alto. O tema ter/sustentar uma famlia nos remete necessariamente discusso sobre a que tipo de famlia esses jovens esto se referindo. Coexistem atualmente vrios modelos (se que podemos falar em modelos) de famlia no Brasil e no mundo. Um dos modelos de famlias mais estudados, principalmente dentro dos estudos de gnero e feministas, o da famlia patriarcal. Segundo Albuquerque Jr. (2003, p. 135), Gilberto Freyre foi o inventor do conceito de famlia patriarcal, quando descreveu as relaes familiares no Brasil desde o perodo colonial at o final do sculo XIX. Segundo essa definio, a famlia patriarcal numerosa, composta no s do ncleo conjugal e de seus filhos, mas inclui criados, parentes, aderentes, agregados, escravos, que eram subordinados ao poder do patriarca. Esse conceito de famlia patriarcal tem sofrido diversas crticas dentro das Cincias Sociais, como por exemplo, argumentos que colocam que no perodo estudado coexistiram outros tipos de famlia, tais como a famlia nuclear, e colocando tambm que o conceito acentua em demasia a submisso feminina. Concordamos com Albuquerque Jr. (2003) quando ele indica que esse conceito em Gilberto Freyre no est necessariamente ligado a uma famlia extensa, mas a um tipo de

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

147

poder exercido, uma rede de poder e dependncia, ligada escravido, prepotncia senhorial e s tradies culturais ibricas. Segundo o citado autor:
Em Freyre, esse conceito no pretende apenas descrever um modelo de famlia ou a forma de relao entre os gneros. Ele tem a pretenso de descrever toda uma ordem social da qual o poder patriarcal e a famlia seriam os elementos nucleares. um conceito pensado a partir do contraste que Freyre observa entre a ordem social prevalecente at o final do sculo XIX e aquela que comeava a se tornar dominante no incio do sculo XX. [...] O patriarcalismo incluiria uma forma hierrquica de relacionamento social entre as etnias, entre os grupos sociais e entre os gneros, adoada, como gostava de dizer [...] por relaes paternalistas (ALBUQUERQUE JR., 2003 p. 139).

O patriarcalismo, assim, mais do que um conceito rigoroso , para Freyre, uma metfora, uma grande imagem que ajuda a descrever um perodo histrico especfico do Brasil. De qualquer forma, esse modelo de famlia, centrado no poder que o homem, o patriarca, tem em todos os aspectos da famlia, acaba influenciando os modelos atuais de famlia. Castells (2000) nos coloca que a principal bandeira do movimento feminista se rebelar contra o patriarcalismo ou sobre a sociedade patriarcal. Segundo ele,
O patriarcalismo uma das estruturas sobre as quais se assentam todas as sociedades contemporneas. Caracteriza-se pela autoridade, imposta institucionalmente, do homem sobre mulher e filhos no mbito familiar. Para que essa autoridade possa ser exercida, necessrio que o patriarcalismo permeie toda a organizao da sociedade, da produo e do consumo poltica, legislao e cultura (CASTELLS, 2000, p. 169).

O entendimento sobre o que significa ou mesmo quando surgiu historicamente o patriarcado motivo de controvrsia entre os tericos(as) que tratam do assunto. Tomando a definio colocada por Castells (2000), trata-se de um regime social no qual o pai, ou seja, o homem, o chefe de famlia e exerce sobre ela um poder preponderante e absoluto. Esse poder exercido primeiramente no mbito familiar, na famlia patriarcal, mas se irradia para toda a sociedade, atingindo todos os aspectos da vida social, desde a produo at a poltica. Tendo se constitudo primeiramente na famlia, o modelo patriarcal vai constituir o ncleo de valores e de viso de mundo que vai orientar o sujeito social e individualmente em todas as suas inseres futuras na sociedade. O patriarcalismo ir indicar de forma bastante clara quais os papis sociais que devero ser exercidos pelo homem e pela mulher, transpondo para as outras instituies sociais a primazia de poder que deve ser administrado pelo homem.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

148

Para Castells (2000), o patriarcalismo caracterizado pela autoridade imposta pelo homem sobre sua mulher e seus filhos no mbito da famlia. Ele no fala da famlia brasileira, como conceitua Freyre ao falar da famlia patriarcal, mas fala de um modelo de famlia, a famlia nuclear, que tem no homem a instncia mxima de poder. De qualquer forma, os dois modelos falam da supremacia do exerccio do poder pelo homem, de tal maneira que podemos dizer que essa caracterstica a definidora do poder patriarcal. Sob muitos aspectos vemos a permanncia desse modelo de famlia patriarcal na comunidade de Padre Ibiapina. Na maior parte de suas percepes o homem considerado como o centro do poder e a hierarquia mxima dentro de sua casa. Ele o chefe da casa e sua mulher e seus filhos lhe devem obedincia. Ele aquele que trabalha e que traz o dinheiro para seu lar, sendo o responsvel pela manuteno de sua famlia, sendo ento o mandachuva, o que d a palavra final em tudo e em todos. Mas Castells (2000) analisa que a famlia patriarcal, nos seus moldes mais tradicionais onde o homem o centro do poder, o chefe todo-poderoso, e a famlia composta por homem, mulher e filhos est aos poucos sendo eliminada. Em seu lugar vm se configurando outras formas de estruturas familiares, tais como as constituies monoparentais (com o aumento crescente do nmero de mulheres chefes de famlia), casamentos mais tardios, crianas nascidas fora do casamento, diminuio do nmero de filhos por casal, entre outras novas configuraes. A tendncia geral no mundo de hoje a famlia patriarcal se tornando um estilo de vida adotado por uma minoria da populao. Todas essas novas configuraes familiares em nvel mundial afetam tambm a comunidade de Padre Ibiapina. Nessa comunidade muito comum a mulher ter filhos com vrios companheiros, tendo seus relacionamentos muitas vezes tempos curtos de durao, ficando com ela na maior parte das vezes o cuidado com os filhos, at pelo fato de que muitas vezes seus companheiros simplesmente a abandonam. Dessa forma, j se pode ver na comunidade muitos lares formados por s um dos pais, na sua maioria mulheres, alm da diminuio do nmero de filhos por famlia.6 comum encontrar na comunidade pesquisada, jovens casais que ficam juntos por um perodo de tempo, sem estarem casados legalmente7, mas que se separam e fica com a mulher a responsabilidade pelas crianas. Percebemos nessa comunidade, a partir desses e de outros aspectos, a permanncia de um modelo arcaico de masculinidade e tambm de feminilidade, tal como observado por Bourdieu (2002) na sociedade Cabila: o predomnio de uma viso de mundo androcntrica, onde a diviso entre os sexos percebida como um artefato natural.
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

149

Essa viso de mundo de uma forma geral no contestada e se encontra presente nos corpos e nos habitus dos agentes, funcionando como esquemas de percepo, de pensamento e de ao. O lugar do homem e o lugar da mulher, assim como suas tarefas e mesmo seus modos de agir e de pensar, j esto predeterminados. Mesmo os seus espaos de insero social j esto padronizados. Lugar de mulher na cozinha, a mulher quem cuida dos filhos, o homem quem deve trabalhar so expresses encontradas nos depoimentos dos jovens e que demonstram a permanncia de um modelo de ser homem e de ser mulher que determina de forma padronizada suas formas de atuao no mundo. nesse sentido que dizemos que ainda persiste em nossa sociedade (e nessa comunidade em especfico, j que o locus de nossa pesquisa) o que denominamos de matriz machista, influenciando comportamentos e aes, no s no Brasil como em todo o mundo. Essa matriz perpassa espaos e tempos, mas mantm um padro, como um amlgama ideolgico que estrutura as sociedades patriarcais e que se caracteriza como uma maneira dos homens exercerem um poder, nas suas mais diversas expresses, sobre as mulheres e sobre outras formas de masculinidade menos valorizadas. Ela retroalimentada nessa comunidade no s pelos homens, mas tambm, e principalmente, pelas mulheres. Como o cuidado com os filhos ainda em grande parte uma tarefa das mes, os valores patriarcais so passados para os filhos, sejam eles meninos ou meninas.

Permanncias X Mudanas Nas pesquisas e na bibliografia a que tivemos acesso, a nova masculinidade ou a nova forma de se vivenciar a identidade do homem, um fenmeno mais tipicamente urbano e da classe mdia. Uma comunidade de baixa renda como a que pesquisamos recebe informaes, principalmente atravs da grande mdia, que discutem os novos papis sociais e sexuais dos homens. Essas influncias, contudo, no a atingem com a mesma intensidade que as classes mais urbanizadas, como a classe mdia, por exemplo. Percebemos que essa comunidade relativamente isolada das grandes mudanas culturais que acontecem no mundo, mesmo em relao ao espao urbano no qual ela se encontra integrada: a cidade de Joo Pessoa. Talvez tivssemos encontrado indcios mais consistentes de uma nova masculinidade caso a pesquisa tivesse sido feita com jovens da classe mdia. A matriz machista nas classes

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

150

mdia e alta mais passvel de ser desconstruda porque a que as novas configuraes nas relaes entre os gneros so sentidas e atuam com mais inciso. Os novos papis scio-sexuais discutidos e apresentados na grande mdia so de certa forma aliengenas para esses jovens. Eles no assistem ao programa malhao: um exemplo de disseminao de modelos masculinos de jovens da classe mdia dos grandes centros urbanos do Brasil. Da mesma maneira, eles no compram a nova linha de cosmticos direcionados ao pblico masculino. Alm de no terem condies financeiras para isso, eles no tm acesso s revistas direcionadas aos homens da classe mdia. Os rituais sociais nessa comunidade perduram e so reproduzidos a partir de um circuito cultural paralelo produo miditica mais globalizada. Nos forrs, por exemplo, (a grande atrao musical da Paraba), no h indcios de quebra do modelo patriarcal de famlia em suas letras, assim como em certos programas de televiso, porque para esses homens no interessante que a matriz machista seja desconstruda. H, isso sim, um reforo dos modelos j estabelecidos de masculinidade e de feminilidade. Ao assistir ou ouvir esses programas, eles podem se identificar com as pessoas e situaes e afirmar Ah, isso sim a gente!. O forr define e refora claramente o esteretipo do masculino. Sendo assim, o campo da masculinidade, da forma que padronizada nessa comunidade, continuamente retroalimentado atravs de msicas que colocam o homem como o provedor, o garanho e o cabra macho. H ento uma reproduo bem definida do modelo de masculinidade no tipo de msica que ouvem. E essas msicas so feitas por eles prprios (homens e mulheres muitas vezes vindos de comunidades como essa) e para eles. A manuteno dos padres de comportamento, mesmo que inconscientemente, visa manter o status quo. E essa reproduo cultural se dissemina nas festas, nas rdios, nos shows, nos espaos de lazer, nas igrejas e na educao que recebem, em casa e na escola. Na anlise dos dados de nossa pesquisa, vimos que a responsabilidade a principal categoria definidora do que ser homem. Talvez a figura do pai, como dolo principal do jovem, possa ser entendida como o elemento masculino referencial. A figura paterna, ento, pode encarnar a noo da responsabilidade assim como tambm da proteo. Alm disso, o pai, tal como representado como o Deus-Pai na tradio religiosa judaico-crist, tambm entraria como um arqutipo do provedor e tambm do protetor e influenciaria o comportamento desses jovens. Percebemos ento que a matriz machista no constitui uma relquia de um passado remoto. Ela uma realidade presente, mascarada e sutilizada muitas vezes por um discurso
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

151

politicamente correto, mas possvel de ser percebida. Nesses discursos definies das diferenas do papel da mulher e do homem na sociedade so naturalizadas a partir de evidncias do senso comum e tambm pelas diferenas corporais. Ao mesmo tempo em que para homens e mulheres conveniente em algumas situaes manter as formas tradicionalmente adquiridas de relacionamentos entre os sexos, dadas as regalias e vantagens adquiridas para cada sexo (principalmente para os homens), vemos que em outras situaes percebemos indcios de mudanas. Em alguns discursos dos jovens percebemos uma certa dificuldade de ter de se enquadrar no modelo j predeterminado de masculinidade. Afinal, ter tanta responsabilidade e nunca demonstrar medo algo que assusta, ainda mais sendo um jovem em formao. De qualquer forma se percebe um certo incmodo em ter de se adaptar a um papel de homem to rgido, mas que continuamente estruturado em todos os espaos sociais nos quais se encontra, no s pelos homens, mas tambm pelas mulheres. Contudo, esse incmodo muitas vezes fica escondido, pelo medo do repdio, mas tambm pela falta de outros modelos com os quais se espelhar. Os diferentes tipos masculinidade e de feminilidade esto em constante interao no mundo atual. Todavia, em nossa pesquisa, no encontramos dados que possam respaldar, naquele contexto em especfico, a existncia de um modelo de masculinidade no hegemnica. Observamos uma certa porosidade em relao pratica de comportamentos que fogem do padro de papis sociais previstos para o homem, mas no uma reflexo consciente no sentido de esses jovens se contraporem de fato ao modelo hegemnico de ser homem. Levando em considerao as colocaes acima, podemos dizer que as intensas mudanas nas relaes entre os sexos e entre os gneros assistidas nas ltimas dcadas no ocidente no desativaram, nessa comunidade em especfico, o que estamos chamando aqui de matriz machista. Essa matriz perpassa espaos e tempos, mas mantm um padro, como uma ideologia perene que influencia as sociedades ocidentais e que se caracteriza como uma maneira dos homens exercerem um poder, nas suas mais diversas expresses, sobre as mulheres e sobre outras formas de masculinidade menos valorizadas. Vejamos o que diz Bourdieu (2002, p. 7) sobre essa questo:

[...] jamais deixei de me espantar [...] que a ordem estabelecida, com suas relaes de dominao, seus direitos e suas imunidades, seus privilgios e suas injustias, salvo uns poucos acidentes histricos, perpetue-se apesar de tudo to facilmente, e que condies de existncia das mais intolerveis possam permanentemente ser vistas como aceitveis ou at mesmo naturais.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

152

Realmente, a dominao masculina (na teoria de Bourdieu), e a violncia implcita a ela, persiste mesmo com todas as mudanas acontecidas nas ltimas dcadas em vrios lugares do mundo, mesmo nas sociedades mais civilizadas. A violncia implcita a ela simblica, suave, invisvel s prprias vtimas e se perpetua pelas vias da comunicao e do conhecimento, mas principalmente a partir do sentimento. (BOURDIEU, 2002, p. 7-8) A existncia da dominao masculina varia na forma e na intensidade, e em cada sociedade vai ser influenciada pelas especificidades scio-histricas e atravs dos movimentos sociais que lutam contra a mesma. Partindo ento da considerao da existncia histrica dessa matriz, percebemos que ela continua ainda hoje a influenciar comportamentos, pensamentos, sujeitos e subjetividades. Apesar de toda modernidade, ou ps-modernidade, alardeada o tempo todo pela mdia e pelos discursos ou saberes cientficos, na realidade do cotidiano, no exerccio dirio dos poderes, dos micro-poderes do cidado comum, a matriz ainda se faz presente. E isso pode ser comprovado em Padre Ibiapina. Apesar do predomnio dessa matriz machista na comunidade, vemos que as noes sobre o que ser homem e sobre a masculinidade convivem com pontos e contrapontos, como foras em choque e em inter-relaes. Talvez nossa prpria sociedade seja marcada por esses pontos e contrapontos, choques e contrachoques que se cruzam indefinidamente nos vrios espaos e que acabam sendo a semente de uma transformao social mais ampla. De acordo com Foucault (1986), a noo do saber significa ao mesmo tempo um discurso sobre algo, um conhecimento sobre alguma coisa. Foucault nos mostra que no existe um s olhar sobre algo, mas sim olhares, cada qual com sua carga de poder. Percebemos na comunidade de Padre Ibiapina uma diversidade de olhares sobre as relaes entre os sexos e entre os gneros, olhares esses que podem ser entendidos como arcaicos (no sentido da continuidade de uma percepo atravs do tempo) e vislumbres de olhares mais recentes (no sentido de uma mudana em relao a essa percepo, digamos arcaica). Mas o sentido da permanncia preponderante. A difuso de estilos de comportamento ditos modernos ou ps-modernos (dependendo da orientao terica que vislumbremos) no se d de forma homognea na sociedade. Ela se d de forma heterognea, j que as dimenses de classe social, etnia, gerao, contexto social e gnero se entrecruzam, influenciam e do um carter plural transformao dos valores sociais acerca da masculinidade e feminilidade. A modernidade ou ps-modernidade (se que
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

153

podemos falar dela) no pode ser encarada como um padro unitrio que perpassa a totalidade dos pases e das classes sociais. Podemos falar, isso sim, em micromodernidades fragmentadas em vrias comunidades, bairros, famlias e grupos sociais, elaborando cada qual da sua forma e com sua intensidade as novas configuraes dos papis sociais entre os gneros. No existe apenas um modelo de homem a seguir. At porque o homem no um molde onde derramamos nossas teorias ditas cientficas e podemos explic-lo por inteiro. Antes de tudo ele um ser, humano, em constante mutao e que no precisa necessariamente se encaixar em nenhum padro pr-definido ou em caixas pr-fabricadas de teorias as mais mirabolantes. Devemos, contudo, tentar captar os movimentos constantes e interfacetados de ressignificaes que recolocam os papis do homem em nossa sociedade. E talvez no haja um fim, um den do gnero onde possamos dizer: Esse o estgio mximo do homem! Foucault (1986) nos diz ainda que podemos entender o sujeito como um lugar ou como uma posio que varia dependendo do tipo do enunciado e de seu posicionamento social. O homem e sua representao que tratamos aqui so enunciados, representaes, nem sempre condizentes com o que os homens so de fato em sua realidade. Mas de qual realidade estamos falando? Existem tantas realidades quanto os prprios olhares que a analisam e interpretam. Essa a noo bsica do fenmeno da percepo. E sobre a percepo desses jovens especficos que nos debruamos, sem a prerrogativa de necessariamente chegarmos a uma verdade absoluta. Concordamos com Foucault, que sempre em suas colocaes era avesso a taxaes e padronizaes para explicar um fenmeno histrico ou social. Tentarmos colocar padres, ou tentar encaixar todos os habitantes dessa comunidade numa nica forma de entender o que ser homem uma tarefa bastante complicada e difcil, qui impossvel. Na realidade, no existem homens ou mulheres predeterminados, mas, sim, posies histricas e sociais. E essas posies so em grande parte determinadas pelos discursos de saber-poder circulantes em uma determinada poca e em um determinado lugar. No o homem que constitui o saber, mas o saber que constitui o homem, diria Foucault. Foucault nos diz ainda que a realidade aquilo que cada poca assim a definiu. Desta forma, no h verdade absoluta em nenhuma cincia e toda verdade cientfica historicamente determinada e pode num outro momento sofrer rupturas e deixar de se configurar como verdade (ALBUQUERQUE JR., 2000a, p. 121). Se a verdade (ou o saber) o conjunto de regras segundo as quais se distingue o verdadeiro do falso e se atribui ao
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

154

verdadeiro efeitos especficos de poder, em se tratando das masculinidades, aquela masculinidade mais verdadeira do que essa se possui mais legitimidade (ou poder) sobre ela.

MASCULINITY MODELS IN THE PERCEPTION OF YOUNG MEN OF LOW INCOME Abstract The main objective of the present research was to know which model of masculinity would be expressed in the speech of some young men who are inhabitants of a low income community in Joo Pessoa city in Paraba. Considering the intense transformations occurred in the relationship between the genders in the last decades and the idiosyncrasy of the researched group, we attempted to discover the permanences and the changes in relation to the patriarchal and hegemonic form of living the masculinity. The research was accomplished through semi-structured interviews with 17 young men who live in Padre Ibiapina community in Joo Pessoa/Pb. We have analyzed the answers collected through a thematic analysis, from where appeared themes, understood as meaning and communication nuclei that was liberated from the young mens speech. The analysis has showed, in a general way, a permanence of the patriarchal model of the masculinity, mainly expressed through themes such as the responsibility and the man's duty to work and to be the provider of his family. Key-words: Masculinity. Patriarchal family. Gender relationships. Notas
Dados retirados da dissertao de mestrado intitulada Masculinidade(s) na juventude de homens de baixa renda de Joo Pessoa/Pb, defendida por Willian Tito Maia Santos no ano de 2004 e elaborada no mbito do Programa de Ps-Graduao em Servio Social (PPGSS) da UFPb. 2 Psiclogo. Mestre em Servio Social (UFPB). Professor do Curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Cincias (FTC)/Bahia, Campus Feira de Santana. E-mail: williantito@yahoo.com.br. 2 A definio do conceito de Masculinidade Hegemnica foi elaborada a partir dos estudos sobre masculinidade desenvolvidos por Robert W. Connell. A partir da anlise das mltiplas facetas da masculinidade na sociedade atual (principalmente americana), Connell (1995a, b) elabora uma interessante categorizao dos diferentes tipos de masculinidade existentes em nosso mundo atual. 4 Na falta de um termo menos carregado de significados estereotipados, optamos aqui em manter o termo machismo. Todavia, importante levar em considerao a inconsistncia terica desse construto discutida anteriormente. Associamos aqui a palavra matriz, no sentido de um lugar onde algo se cria, de um alicerce ideolgico de certa forma comum nas sociedades patriarcais do ocidente e que se caracteriza como uma maneira dos homens exercerem um poder, nas suas mais diversas expresses, sobre as mulheres e tambm sobre os homossexuais. 5 Vale de Almeida (1995) desenvolveu uma anlise antropolgica em uma pequena cidade do interior de Portugal, observando que essa comunidade no absorveu novos modelos de masculinidade ou mesmo de feminilidade vivenciados, por exemplo, em Lisboa, distante poucos quilmetros da cidade em questo. claro que a comparao entre uma cidade do interior da Europa e uma comunidade localizada na capital de um dos Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007
1

155

estados do nordeste brasileiro muito desigual. Todavia, podemos traar paralelos no sentido de observar a permanncia do modelo hegemnico de masculinidade nos dois casos. 6 Apesar de no termos tido acesso a estatsticas oficiais sobre o nmero mdio de filhos por mulher na comunidade de Padre Ibiapina, vemos, a partir de nossas observaes e dos dados coletados em nossa pesquisa, que o nmero mdio de filhos por mulher maior do que a mdia tanto nacional (2,38 filhos por mulher) como nordestina (2,69 filhos por mulher) segundo o IBGE/2000 (apud FAC, 2002). A mdia observada na comunidade por volta de 4 filhos por mulher. 7 Uma realidade cada vez mais distante de casais moradores de comunidades de baixa renda como essa, at porque casar implica em gastos que muitas vezes eles no podem ter. Mas tambm porque o juntar-se prtica cada vez mais comum em comunidades como essa - um ato muito mais simples, tanto de ser iniciado quanto de ser acabado, em termos burocrticos.

Referncias ALBUQUERQUE JR., D. M. Nordestino: uma inveno do falo, uma histria do gnero masculino (nordeste 1920-1940). Macei: Edies Catavento, 2003. _____. Um leque que respira: a questo do objeto em histria. In: CASTELO BRANCO, G; PORTOCARRERO, V. (orgs.) Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nou, 2000. ARILHA, M.; UNBEHAUM, S.; MEDRADO, B. (orgs.). Homens e masculinidades: outras palavras. So Paulo: ECOS/Editora 34, 2001. BADINTER, Elizabeth. XY: sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. BORIS, G. D. J. B. Falas de homens: a construo da subjetividade masculina. So Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria Estadual de Cultura, 2002. BOURDIEU, P. A dominao masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. CASTELLS, M. O poder da identidade. So Paulo: Paz e Terra, 2000. CONNELL, R. Polticas de masculinidade. Educao e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 156-206, jul./dez. 1995a. _____. Masculinities. Berkeley: University of Califrnia Press, 1995b. FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1986. FAC FUNDAO DE AO COMUNITRIA. Aglomerados subnormais nos municpios de Joo Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e seu potencial de trabalho e renda: diagnsticos e sugestes. Verso 2002 (ampliada e atualizada). Relatrio de pesquisa. Joo Pessoa: 2002. GOLDENBERG, M. Os novos desejos: das academias de musculao s agncias de encontro. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

156

GOMRIZ, E. Los estdios de gnero y sus fuentes epistemolgicas: periodizacin y perspectivas. In: RODRIGUES, R. Fin de siglo. Gnero y cambio civilizatorio. Santiago: Isis Internacional, Ediciones de las mujeres, n. 17, p. 83-110, dic 1992. IZQUIERDO, M. J. Uso y abuso del concepto de gnero. In: VILANOVA, M. (org.) Pensar las diferencias. Barcelona: Universitat de Barcelona/ICD, 1994. KAUFMAN, M. Los hombres, el feminismo y las experincias contradictorias del poder entre los hombres. In: ARANGO, A. et al. Gnero e identidad: ensayos sobre lo feminino y lo masculino. Bogot: T.M. /UNIANDES/UM, 1995. LOURO, G. L. Gnero, sexualidade e educao: uma perspectiva ps-estruturalista. Petrpolis: Vozes, 1997. MEDRADO, B. O masculino na mdia: repertrios sobre masculinidade na propaganda televisiva brasileira. 178 f. Dissertao de Mestrado (Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social) PUC/SP, So Paulo, 1997. MONTEIRO, M. Tenham piedade dos homens!: masculinidades em mudana. Juiz de Fora: FEME, 2000. NASCIMENTO, P. F. G. Ser homem ou nada: diversidade de experincias e estratgias de atualizao do modelo hegemnico da masculinidade em Camaragibe/PE. Dissertao de Mestrado (Programa de Ps-Graduao em Antropologia Cultural) UFPE, Recife, 1999. NOLASCO, S. De Tarzan a Homer Simpson: banalizao e violncia masculina em sociedades contemporneas ocidentais. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. _____. O mito da masculinidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1993. OLIVEIRA, E. M.; SCAVONE, L. Trabalho, sade e gnero na era da globalizao. Goinia: AB Editora, 1997. RIBEIRO, A. S. M. Macho, adulto, branco, sempre no comando? 189 f. Dissertao de Mestrado (Programa de Ps-Graduao em Psicologia) UNB, Braslia, 2000. SARTI, C. A famlia como espelho: estudo sobre a moral dos pobres. So Paulo: Autores Associados, 1996. SCOTT, J. Gnero: uma categoria til para anlise histrica. Recife: Publicaes SOS Corpo, 1991. VALE DE ALMEIDA, M. Senhores de si: uma interpretao antropolgica da masculinidade. Lisboa: Fim de Sculo, 1995.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

157

VENTUROLI, S. M. V. A. Mulheres: cinco sculos de desenvolvimento na Amrica, captulo Brasil. Belo Horizonte: CREZ/Centro Universitrio Newton Paiva, 1999.

Recebido: 20/05/2007 Aceito: 23/09/2007

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 27, jul./dez. 2007

You might also like