You are on page 1of 9

Guia: O que voc precisa saber para montar um computador compatvel com os games de ltima gerao

Fernando Motta Para o TechTudo Voc quer montar a mquina dos seus sonhos para poder jogar todos aqueles games que o TechTudo tem anunciado, mas no tem a mnima ideia de como chegar a uma loja e fazer a compra certa sem que o vendedor te passe para trs? O que voc precisa saber que, em computadores montados para os melhores jogos da atualidade, necessrio escolher muito bem cada uma das peas que vo compor a sua configurao. Afinal, os jogos modernos exigem cada vez mais recursos do equipamento, pois sempre utilizam as mais modernas tecnologias para conquistar o jogador. Portanto, se voc est pensando em montar um computador especificamente para se divertir nos mundos virtuais, j tenha em mente que voc vai precisar investir alto em cada uma das peas para criar a mquina que tornar seus sonhos realidade. Jogos como Crysis II uma referncia em qualidade grfica de games para PC assim como Shift 2, Dragon Age 2 e Street Fighter 4, ou jogos de MMO (jogos online para mltiplos jogadores em massa) como Call of Duty: Black Ops ou Left for Dead 2, exigem processadores topo de linha, vrios gigabytes de memria RAM disponvel, e ainda uma placa de vdeo dedicada com uma configurao poderosssima. Se tudo isso no estiver bem alinhado, sua diverso pode se tornar um terror.

Crysis 2 (Foto: Divulgao)

Alm disso, processador, memria e placa de vdeo no so os nicos componentes com os quais voc deve se preocupar. Cada mnimo detalhe muito importante na hora de montar um computador desses. Falaremos sobre cada um a seguir: Placa-me A placa-me ser a base para receber os componentes do computador que voc est montando. Nela, voc encaixar o processador, as memrias, a placa de vdeo (ou placas de vdeo, j que pode-se utilizar mais de uma), discos rgidos, unidade de leitura tica (DVDs e Blu-rays) e outras placas externas. Portanto, atente-se na hora de escolher a placa-me correta, pois ela deve combinar perfeitamente com os demais componentes que voc pretende comprar, como por exemplo, com a velocidade das memrias e o soquete usado pela CPU. Deve tambm ser observada a quantidade de slots PCI Express e a sua velocidade. Placas de vdeo atuais podem ocupar at 2 desses slots e exigir uma velocidade de 16x para operarem em sua capacidade mxima. H ainda a possibilidade de se usar mais de uma placa de vdeo em um mesmo computador, portanto, sua placa-me dever ter uma quantidade de slots compatvel com a quantidade de placas de vdeo que voc deseja usar. Processador A afirmao clich, mas no custa lembrar de que o processador ser o crebro do seu computador. Se ele no acompanhar o desempenho dos demais componentes, o seu investimento no far sentido. Portanto, escolha um bom processador, de preferncia, dentre os modelos topo de linha, no importando qual a fabricante.

Processadores Divulgao)

Core

i5

i7

(Foto:

Existem modelos de processadores que so voltados para uso em netbooks ou computadores para usos mais simples, como navegao na Internet e edio de documentos de texto. Fuja deles. Escolha um processador que possua uma boa quantidade de memria Cache um tipo especfico de memria que fica alocado dentro do processador, e faz uma enorme diferena na velocidade , possua mais ncleos, e que seja especfico para desempenhar tarefas pesadas, como edio de imagens e, obviamente, jogos.

Em relao s fabricantes, atualmente podemos optar entre a Intel e a AMD. Ambas possuem processadores muito poderosos e competem preo a preo no quesito inovao tecnolgica dos seus chips. Portanto, a escolha da marca ser sua. Apenas lembre-se de que cada fabricante exige um modelo especfico de placa-me, devido ao encaixe do soquete. Ento, verifique se a placa-me que voc est escolhendo ser compatvel com o processador. Para jogar Crysis II, por exemplo, o jogador no poder nem pensar em investir em um processador menos poderoso que um i5, da Intel, ou um Phenom X4 da AMD. Esses so alguns dos processadores mais modernos que essas empresas fabricam hoje. Memria Voc escolheu um poderoso processador, de altssimo clock e vrios ncleos, e uma placame cheia de tecnologia. Ento, dever colocar memria suficiente para acompanhar tudo isso, ou seno, ser como voc ter uma Ferrari sem uma boa estrada para rodar com ela. Afinal, o processador precisa de memria para usar todo seu potencial, assim como a Ferrari precisa de uma boa e longa estrada para acelerar at sua velocidade final.

Memria Corsair DDR3 (Foto: Divulgao) Mas no apenas com a quantidade de memria que voc dever se preocupar. A velocidade com a qual ela processa os dados to importante quanto a quantidade de Gigabytes que voc ir colocar. Se o processador que voc escolheu se comunica com a placa-me a 1333 MHz, ento a memria tambm dever suportar essa velocidade. Se voc instalar uma memria que opera a uma velocidade menor que essa, ento tudo funcionar nessa velocidade menor e voc jogar seu dinheiro no lixo. Outra questo importante em relao s memrias em relao ao resfriamento das mesmas. Como voc est montando um equipamento de altssimo desempenho, ele certamente aquecer bastante quando estiver em pleno uso. Ento, capacidade de dissipar essa temperatura ser mais um detalhe com o qual voc ter que se preocupar. Existem modelos de memria que possuem um dissipador de alumnio incorporado a elas, que ajuda do resfriamento e na manuteno do desempenho e da vida til delas, e por isso so mais recomendadas nessa situao. Quanto quantidade de memria, verifique os requisitos necessrios para rodar os games que voc pretende jogar. Alguns podem precisar de menos ou de mais memria. Poderamos orientar voc a colocar 10, 12 ou mais GBytes de RAM, mas dependendo do jogo que voc for jogar, isso pode ficar superestimado e voc nunca usar toda a memria que possui. Portanto, o ideal instalar a quantidade necessria, e caso precise, fazer

apenas um upgrade de memria depois, j que no difcil adquirir e instalar um novo pente. Mas pense em comear com, no mnimo, 4 GBytes. Placa de vdeo Certamente, o componente mais importante dentro de um computador destinado a jogos. A placa de vdeo tambm conhecida por GPU (Graphics Processing Unit, ou unidade de processamento grfico). Se voc est montando um computador com essa finalidade, no pode em hiptese alguma cogitar a possibilidade de dispens-las. E se voc optar por usar uma placa embutida na placa-me (placa on-board), o seu destino ser o de jogar Tetris e Pac-Man num emulador de 8 bits.

Divulgao)

NVidia

GeForce

GTX

580

(Foto:

Esteja certo de que voc precisar de uma GPU dedicada, afinal, como jogos tm como principal caracterstica os grficos, eles exigem uma grande capacidade do computador de processar essas imagens de forma rpida. Existem muitos modelos de placas de vdeo no mercado, com diversas quantidades de memria e variados clocks, mas as fabricantes dos chips so basicamente NVidia e ATI. Assim como qual marca voc escolher para seu processador, a marca da placa de vdeo questo de opo, pois no h grande diferena no desempenho em relao a elas. Voc deve sim se preocupar com a quantidade de memria dedicada da placa e com o clock, dependendo do tipo de jogo voc deseja jogar. Se seu objetivo em jogar MMOs pela Internet com os amigos, talvez voc no precise de uma placa de ltima gerao, com uma quantidade absurda de memria, afinal, nem sempre jogos assim possuem grficos estupendos. Mas se o jogo que voc quer tem grficos perfeitos e exige o mximo de poder da GPU, invista na melhor placa de puder. Para jogar o mais novo Need for Speed ou Crysis II, voc vai precisar de uma placa de vdeo com, pelo menos, 2 GBytes de RAM, seja ela da ATI ou da NVidia. Alguns modelos de GPU usam 2 slots PCI Express, tamanha sua necessidade de se comunicar o mais rpido possvel com a placa-me e o processador. Ento, como dito no tpico sobre a escolha da placa-me, escolha aquela que possua a quantidade de slots disponveis com a que voc precisar para plugar sua placa de vdeo (ou placas de vdeo, j que possvel utilizar mais que uma para obter um desempenho ainda mais poderoso de grficos). Disco rgido

Jogos sempre ocupam bastante espao em disco aps sua instalao no PC. Por isso, vocprecisar de bastante espao em disco, principalmente se pretende ter vrios jogos instalados. E, como durante o jogo, vrios dados so buscados do disco, para evitar qualquer lentido nesse processo ideal que seu HD possua uma velocidade de resposta alta. Atualmente, temos a opo dos discos rgidos SSD (Solid State Drives), que so discos rgidos que usam a mesma tecnologia que pendrives, por isso so bem mais rpidos na busca, leitura e escrita de dados. Porm, esses discos so bem mais caros e, normalmente, possuem bem menos espao que um disco rgido tradicional. Enquanto encontramos discos rgidos tradicionais com 1 TByte ou mais de espao, os discos SSD costumam ser encontrados com aproximadamente 100 GBytes. Uma boa sugesto para investir certo adquirir um disco SSD e um outro tradicional, mas com mais espao. Assim, voc poderia usar o SSD para aqueles jogos que costuma jogar mais, ou so mais pesados, e os demais jogos voc instalaria no HD comum. Se seus jogos no so to pesados, um HD comum com um bom espao fsico j te atender perfeitamente.

Battlefield 3 (Foto: Divulgao) Drive tico Jogos normalmente vm em mdias ticas, como DVDs e discos Blu-ray. Portanto, no se esquea de escolher um leitor tico, mas que tambm seja capaz de gravar discos, para o caso de voc desejar fazer uma cpia para guardar (no h ilegalidade em fazer cpias de backup para consumo prprio) ou fazer backup dos seus jogos salvos. Fonte de energia

Voc est montando seu PC com apenas peas de primeira linha. Ento, a energia que alimentar toda essa potncia precisa ser de primeira linha tambm. Voc no colocaria qualquer gasolina na sua Ferrari, certo? Ela merece um combustvel aditivado e de procedncia garantida. A mesma coisa acontece com a energia eltrica do seu PC. No adianta nada investir em um belo processador, uma excelente placa de vdeo, velozes memrias, mas instalar uma fonte de alimentao que no capaz de fornecer a energia necessria para isso. Fontes de energia comuns costumam variar a potncia fornecida aos componentes do seu computador, podendo causar mau funcionamento e at mesmo queim-los. Alm disso, elas nunca cumprem o que prometem: se a potncia nominal de 500 watts, pode ter certeza de que elas nunca chegaro a isso. Por essa razo, pegue uma "fonte de potncia real", que so fabricadas com componentes eltricos de qualidade coisa que voc pode sentir segurando uma fonte comum e uma fonte de valor real nas mos, onde ver que a real bem mais pesada e robusta alm de garantir a potncia nominal. Algumas delas so capazes de ajustar a potncia de acordo com a demanda. Por exemplo, se voc est apenas fazendo uma pesquisa na Internet, ela ajustar para um consumo menor de energia, j que isso no demanda muitos recursos de processamento. Mas, enquanto voc estiver jogando, a potncia ser ajustada para funcionar com sua capacidade mxima. Quanto potncia necessria para a fonte, tente verificar nos manuais dos componentes quanto de potncia eles precisam. Normalmente isso vem bem especificado, principalmente nas placas de vdeo. Gabinete Tenha uma coisa em mente: sua mquina, com todas essas peas, esquentar muito. Se voc prender tudo isso em uma caixa de fsforos, ela vai pegar fogo (sem trocadilhos). Ento, escolha um gabinete espaoso com ventoinhas que ajudaro na circulao do ar.

Gabinete Thermaltake (Foto: Divulgao) Existem diversas marcas especialistas em desenvolver gabinetes especficos para computadores de gamers. Todas elas produzem caixas bem arejadas, com ventoinhas espalhadas por todos os cantos, e at mesmo controles externos para voc ligar, desligar ou ajustar a velocidade de rotao desses ventiladores (apesar de existirem tambm gabinetes que fazem esse ajuste automaticamente, de acordo com a demanda de processamento). Em relao ao visual dos gabinetes, muitos possuem luzes de neon, partes transparentes, desenhos etc. Isso se trata apenas de uma questo de esttica, pois nada disso far diferena no desempenho final da mquina. Escolha aquele que te deixe mais vontade. Teclado e mouse Sim, a dupla teclado e mouse muito importante para os gamers. Afinal, so eles quem faro a comunicao entre as aes do jogador e o jogo. Se eles no responderem com preciso, isso poder ser fatal (dentro do jogo, claro). Existem no mercado teclados e mouses desenvolvidos pensando diretamente nos jogadores. Mouses com diversos botes extras e teclados com teclas posicionadas para uma ao mais rpida na hora da necessidade. A marca Razer especialista nesse quesito. Ns inclusive j publicamos matrias sobre produtos Razer aqui no TechTudo. Veja uma opo de teclado da Razer nessa matria e uma de mouse nessa outra. Monitor Gamers costumam investir alto em monitores. Esto certssimos, pois para ele que ficaro olhando o tempo todo enquanto jogam. Um monitor com uma boa qualidade de imagem e uma tela com um tamanho que permita ver todos os detalhes dos mundos virtuais imprescindvel. Mas como placas de vdeo atuais costumam vir com diversas sadas HDMI e

DV-I, e no apenas a VGA padro, pode-se cogitar usar uma TV para se divertir com os jogos no PC na sala da casa. Conexo com a Internet Nem precisa avisar que, se o seu objetivo se divertir online com um MMO, voc precisar de uma boa conexo com a Internet. At mesmo para jogos que no so online, uma conexo importante, pois muitos necessitam instalar pacotes de atualizao grandes, o que pode gerar uma longa espera se a sua conexo for pequena. Se voc no quer passar raiva com lag (travamento no jogo devido demora para carregar os dados) durante o jogo, esquea os modems de conexo via 3G, pois esse tipo de conexo muito instvel. Invista em uma conexo DSL ou via Cable Modem.

Shift 2 (Foto: Divulgaos) Sistema Operacional Sim, o sistema operacional to importante em um computador para jogos quanto qualquer componente de hardware. A comear pela definio entre uma verso de 32 ou de 64 bits do sistema. Se a quantidade de memria a ser instalada maior que 3,2 GBytes, obrigatrio que o sistema operacional seja de 64 bits, pois os sistemas de 32 bits no reconhecem mais que essa quantidade. Outra coisa importante sobre o S.O.: jogos modernos requerem o DirectX 11, que s disponvel para as verses Vista e 7 do Windows. Concluso

Montar um PC especfico para games pode ser uma tarefa nada fcil. Tudo depende do tipo de jogos que voc pretende ter instalado para se divertir. O que o jogador deve ter em mente que ele ter que investir alto, muito mais alto do que uma pessoa que quer um computador apenas para navegar em sites. saiba mais Novo trailer com 12 minutos de Battlefield 3 Anlise de Crysis 2: do Madison Square ao Metropolitan com estilo Novo trailer de RAGE mostra misso em Dead City

O valor que ser investido tambm varia de acordo com os jogos desejados. Pode-se ter um bom computador, que roda uma boa leva de games legais, gastando menos que R$ 2.000. Mas tambm, pode ser necessrio gastar mais de R$ 10.000 para ter a melhor mquina para rodar os games mais quentes da atualidade. Tudo vai depender de quanto voc tem no bolso. Mas, como no mundo da tecnologia tudo muda muito rpido, um computador que hoje representaria o mximo em capacidade para games pode ficar obsoleto dentro de poucos meses, pois novos produtos so lanados quase que diariamente. Por isso, no nos prendemos em especificar modelos de placas e componentes nesse tutorial.

You might also like