You are on page 1of 8

Prefeito Crrego Bom Jesus- 2001 a 2004 DouglasP importante porque mais fcil para voc trabalhar.

ar. J tem oramento ligado naquilo que voc tem no plano. DouglasP O primeiro concurso pblico realizado aqui foi na minha gesto de 97 a 2004. Teve tambm no segundo mandato. Algumas vagas preencheram. DouglasP Eu consegui atingir 90% dos mesmos objetivos que, na poca que eu comecei o mandato (em 97), a prefeitura nossa no tinha muitos funcionrios. Mas com muita economia e determinao a gente conseguiu atingir 90% nos dois mandatos. Douglas- Esse objetivo o senhor pode enumera-los P 10% 1:33

Douglas- Esses recursos esto relacionados a qual setor? P Educao. Foi construda a escola municipal na cidade. Tinha na zona rural, mas era aquela srie multi-seriada. Ento, passou a funcionar na cidade. Compramos mquinas, caminhes. Voc tendo condies tem como zelar melhor pelo municpio. Na rea de esporte, foi construdo quadra de areia, teve iluminao do campo de futebol a maior parte foi tudo recurso prprio (conter gasto). Douglas- Qual a importncia dos conselhos gestores para a Gesto Pblica Municipal? P Ele muito importante porque traz diretamente ao prefeito os problemas que a populao tem, ou fica mais fcil de resolver. Na 2 gesto, em 2001 a 2004, que formou esse Conselho, porque antes no existia. Douglas- Como os conselhos gestores podem contribuir para a sociedade? P Muito. uma ligao direta com a sociedade, que vai at eles e a fica mais fcil de resolver. Douglas- Quais os principais problemas na relao dos conselhos gestores e a Prefeitura Municipal na sua gesto? P A nica coisa a divergncia, quando eles querem que compre alguma coisa e voc no tem recurso. A, voc no quer deixar de atend-los, e tambm no pode comprar, porque no tem condies financeiras. Mas eles tinham o bom senso de saber at onde pode ir.

Douglas- Quais os fatores que mais contribuem para o enfraquecimento e fortalecimento dos conselhos gestores? P Quando no h sintonia com o prefeito, a fica difcil as brigas surgem e no vai pra frente. Douglas- E para o fortalecimento? P Um bom dilogo, o trabalho que o prefeito vem fazendo com a administrao, pra que eles entendam at onde pode ir o conselho. Douglas- Em sua opinio qual a parcela de contribuio pblica para o fortalecimento dos conselhos gestores P A seria dar condies para trabalhar, porque, se voc no corta as condies que tem em mos, chega num ponto em que eles pedem exonerao, como j aconteceu nesta questo de hoje. Na minha, no aconteceu. Tem que dar condies para ir trabalhar. Douglas- Os conselheiros que participam desses conselhos todos so voluntrios? P So voluntrios. So pessoas que tm um conhecimento maior da populao que so escolhidas por eles. Douglas- Ele tem participao tanto de pessoas do poder pblico quanto da sociedade? P Tem indicao do prefeito. Da sade, no caso. E o resto votado pela populao. Douglas- A prefeitura municipal participou na sua gesto de consrcio pblico? Se participou quais foram as maiores dificuldades? P Na minha poca, pra trabalhar com uma equipe de mdico, voc pagava mensalmente. E tinha mdico em todo setor AMESP (Associao de Prefeitos), SISAMESP da rea de sade. Eram dois consrcios. Douglas- E teve alguma dificuldade nessa relao? P No. S fortaleceu. Douglas- E a prefeitura municipal em sua gesto participou de convnios ou parceria com o setor privado? P Privado. No participou. Douglas- E a prefeitura na sua gesto teve algum apoio do setor privado ou do comunidade na Administrao Municipal? P- Tambm no.

Douglas- E porque no houve esse convnio, essas parcerias e essa falta de apoio do setor privado P Porque a cidade pequena e as condies do setor privado no oferecem nada ao municpio. Douglas- A prefeitura Municipal em sua gesto participou de comit de____________? P No participou. Douglas- Porqu no participou, por no existir ou porqu no houve o convite? P Parece que houve uma vez, o convite. Em Pouso Alegre. Douglas- A prefeitura em sua gesto teve alguma articulao com outras prefeituras, por qual vocs tinham uma relao? P Tinha. Inclusive teve um mandato meu, acho que foi o 1 ou o 2, que a gente precisou de maquinrio. Eles mandaram pra mim. E, quando eles precisaram, mandei pra eles. Era uma parceria. Douglas- E essa parceria em sua opinio ela foi positiva? P Foi positiva, porque, s vezes, era um maquinrio que voc no tinha. E algo que voc tinha servia a eles. Douglas- Tem alguma considerao mais relevante que o senhor gostaria de comentar? P A administrao pblica muito simples de se fazer. Tendo seriedade, transparncia, honestidade, e respeitar, tratar com muito carinho a populao, pra voc administrar um pequeno municpio fcil. Tem que fazer economia, administrar bem, porque dinheiro tem de sobra. No precisa correr atrs de deputado, de governo, ficar se humilhando pra eles. Se cada um fizer economia em seu municpio, souber administrar, ter dinheiro de sobra. D pra trabalhar como eu. Fiz um poliesportivo sem dinheiro do Estado, fiz escola com 24 mil, que gastou quase 500 mil reais, comprei caminho 0km sem recurso do Estado, paguei as dvidas do municpio sem ajuda dele. Muitas prefeituras no fazem porque no querem, ou porque no tm um bom gestor.

(Vice-prefeito 2005-2008) DouglasV Eu acho que bom, tudo o que for para o crescimento. DouglasV No tive acompanhamento. Douglas- O senhor estabeleceu algum acompanhamento pra sua gesto? V No, porque no tive acesso l. Tudo que eles faziam no falavam para mim. Ento, fiquei meio por fora durante esses quatro anos. Douglas- O senhor acha que importante a criao de conselhos de gestores papa a gesto pblica municipal, conselho de sade e do meio ambiente? V Eu acho que seria importante, porque tudo que for pra ajudar muito bom. uma coisa que vai ajudar a populao. Douglas- Quais os problemas que o senhor acha que pode ter nos conselhos de gestores e a prefeitura? V Eu acho que bom, porque tudo que feito em conjunto pode ser muito bom. Douglas- Qual a parcela de contribuio da administrao pblica para o fortalecimento desses conceitos V Eu no entendo muito. Criado pela Cmara para resolver isso a. Essa criao tem que sair da Cmara Municipal. Douglas- O senhor tem conhecimento se a prefeitura municipal na poca que o senhor foi vice prefeito, participou de algum consrcio pblico? V No fiquei sabendo. Douglas- A prefeitura municipal ela participou de convnios ou parcerias com setor privado na poca que o senhor foi vice- prefeito? V Ns fomos em algumas reunies, mas eu no sei se foi aprovado ou no. Havia mais era discusso l na Cmara Municipal, e eu, participei muito pouco. Douglas- O senhor acha que a prefeitura municipal tem apoio do setor privado ou de comunidade na administrao municipal? V Acho que tem. Douglas- O que seria dificuldade que o senhor identificaria nessa relao entre a prefeitura, o setor privado e a comunidade em si?

V Dificuldade quando os vereadores no aprovam o que preciso. A, dificulta o prefeito seguir em frente. Eu acho uma dificuldade. Douglas- O senhor teve conhecimento se a prefeitura participou de algum comit de bacia hidrogrfica? V No tem. Douglas- O senhor tem algum comentrio pra fazer dessa entrevista? V No tem. Porque dos poucos que a gente participou ns no queremos fazer crticas.

Segundo vereador mais votado C do Bom Jesus 2001- 2004 DouglasV Foi um plano bom em 2001. Na poca, ns explicamos e passamos direitinho pela Cmara. O dinheiro era pouco vinha mais pra educao e sade. No tinha muita obra naquela poca. DouglasV Houve. Para mo-de-obra. Douglas- Qual foi o principal objetivo estabelecido em sua gesto de vereador? V Trabalhei como eu pude trabalhar com trator, perua, dando viagem, levando e trazendo os caronistas duas vezes ao dia, ajudando a populao na plantao. Douglas- Que setor o senhor priorizou? V Priorizei o setor da educao. Douglas- O senhor conseguiu atingir? V Consegui. Douglas- Qual a sua opinio a relao da prefeitura com as organizaes direta? V Naquela poca, no tinha prestado conta. S tinha a prefeitura que trabalhava com os tratores, ajudando o povo.

Douglas- A existncia de cobrana do IPTU facilita ou dificulta o desenvolvimento da gesto municipal? V Facilita, porque, sem a cobrana de IPTU, ns no temos como ajudar a populao. Ns construmos muitos telhados. Douglas- Naquela poca existia cdigo de Obras? V No. Eu no me lembro do cdigo de obras. Douglas- Lei de parcelamento de solos? V No. Douglas- Lei de isoneamento facilitava ou dificultava? V Lei de isoneamento existia. Ela facilitava o desenvolvimento da gesto municipal, por ser um tipo de organizao de ajuda ao municpio. Douglas- Quais as principais dificuldades em aplicao, a cobrana de IPTU e a lei de isoneamneto? V Em relao ao IPTU, era para ajudar os pobres. A gente pegava esse dinheiro e construa casa. Essa lei foi muito boa de cobrana. Douglas- o IPTU suficiente? V O IPTU no suficiente. A nossa cidade arrecada muito pouco IPTU, mas ajuda muito. Douglas- E na zona rural e cobrado o IPR? V A zona rural grande. cobrado o IPR, mas ele muito barato. Ento, no d quase nada. Douglas- Na gesto de 2001 a 2004 j cobrava o IPR? V De 2001 a 2004, j cobrava o IPR Imposto Territorial Rural. Douglas- Qual a sua opinio quanto a obrigatoriedade de cumprimento do percentual que estabelecido em lei para aplicao de recursos na rea de sade, educao, despesas e o pessoal? V Essa aplicao de sade, na nossa cidade, sempre foi muito bem aplicada.Para a educao foi muito bem dividido. Pro esporte... No teve desonestidade. Douglas- A aplicao de recursos em educao atende a demanda? V suficiente. O governo est ampliando cada vez mais. Est boa essa aplicao.

Douglas- Na gesto de 2001 a 2004 essa aplicao era suficiente? V De 2001 a 2004, essa aplicao era fraca. Douglas- E a despesa com o pessoal em 2001 a 2004 o percentual era suficiente para o pagamento do pessoal? V Era suficiente, porque esse dinheiro no tinha muita responsabilidade fiscal. Eles pagavam conforme vinham. Essa prefeitura do Corrego, parece que eles mandavam, porque vinha de pai para filho. Ento, do Seu Antnio passou para o Larcio. Eles mandavam na cidade. Douglas- Qual a sua opinio sobre a lei de responsabilidade fiscal? V A lei de responsabilidade fiscal tem que ser cumprida. Douglas- Naquela poca de 2001 a 2004, quia as maiores dificuldades pra se cumprir a lei na poca? V De 2001 a 2004, no tinha muita responsabilidade para cumprir a lei, mas eu, como vereador, cumpri a lei certinho, porque eu no precisei da prefeitura pra ajudar o povo. Eu ajudava com trator - arava a terra pro povo. Sempre tive uma perua pra puxar gente de graa. Ento, eu fazia isso. Douglas- Com o surgimento dessa lei que foi na gesto que voc participou foi difcil para a prefeitura ter que usar melhor o seu oramento? V Foi difcil, porque sempre o prefeito dava um jeito de complicar isso a. Ento, via a situao que estava a prefeitura. A prefeitura com pouco dinheiro. Mas, na educao, estava bom. Douglas- Qual a sua opinio sobre os limites legais para o endividamento do municpio? V Se tinha dvida eu no estava por dentro, porque essa prefeitura foi passada de pai para filho. Ento, como ns ramos novos no mandato, fomos ver 6 meses depois. Eu peguei daquilo pra frente. Pra trs, no estou par. Douglas- Qual a importncia de ter uma economia local forte? V Ter uma indstria, uma fbrica pra dar emprego pro povo. Ns estamos correndo atrs. E agora que surgiu a Serra Verde (Circuito Serra Verde), para ns est sendo muito bom. Douglas- Quais as dificuldades em sua opinio para o arrecadamento de tributos no municpio? V Em Corrego, ns quase no temos. Para ns pegarmos esses tributos teramos que trazer uma firma para c, porque muito pouco. So s alguns barzinhos.

Douglas- Em sua gesto qual foi o esforo da gesto municipal para investir em educao em termos oramentrios? Esse investimento foi suficiente para atender a demanda se no foi quais os principais problemas? V Nessa poca, de 2001 a 2002, essa verba vinha muito pouco. Vinha por volta de R$50 mil e tinha que tirar 25% pra educao. Ento, foi trabalhoso. Douglas - 25% naquela poca conseguia atender s demandas para educao? V Conseguia, Meio fraco, mas conseguia. A nossa escola foi muito bem tratada. Foi a melhor escola da regio. Vinha gente do Cambu para estudar no Corrego. Foi uma das melhores escolas. Douglas- Em sua gesto qual foi o esforo para investir em sade em termos oramentais foi suficiente para atender a demanda? V Foi sim. Foi muito bem tratada, a sade. Nessa gesto, de 2001 a 2002, ns j tnhamos trs ambulncias. Levvamos os doentes para So Paulo; outros, para cidades vizinhas, porque a cidade do Crrego lana remdio, mdico e um posto de sade. Douglas - A quantidade de mdicos, naquela poca, era suficiente? V Era pouco, mas a turma ficava contente. Douglas- Na sade opinio o setor de sade era bom? V O atendimento sade era bom. Douglas- O senhor tem alguma considerao a fazer? V Hoje o mandato est bom. Continuamos a ajudar o povo, com trator, ajudando a populao.

You might also like