You are on page 1of 70

TELEFONIA

1. NOES DE ACSTICA O som a sensao causada no sistema nervoso pela vibrao de delicadas membranas no ouvido, como o resultado da energia transmitida pela vibrao de corpos, tais como um diapaso, um alto-falante. Requer um meio para se propagar, slido, liquido ou gs, o ar ambiente constitui um meio pelo qual o som pode ser transmitido. Entretanto, outros meios podem servir para sua propagao. fato que um meio com maior densidade propaga melhor o som que o ar, como exemplo, uma pessoa que encosta o ouvido no trilho da linha frrea, pode constatar a presena de um trem a longa distncia, embora o som no chegue at ela pelo ar. 1.1. Caracterstica da Onda Sonora Freqncia : Cada oscilao do corpo ou objeto corresponde a um ciclo da onda sonora. Denomina-se freqncia o nmero de ciclos de uma onda sonora em um segundo. Um ciclo contem um pico positivo e um pico negativo. expressa em ciclos por segundo e sua unidade o Hertz (Hz). Perodo : O tempo gasto para se realizar um ciclo denominado perodo. A medida mais comum do perodo o segundo (s). O perodo expressa o inverso da freqncia. Por exemplo, a uma freqncia de 500 Hz, corresponde um perodo de 1/500 s ou 2ms. Amplitude : O valor mximo da onda, que corresponde a seu pico, denomina-se amplitude mxima Comprimento de Onda : O comprimento de onda expresso pela relao entre a velocidade do som no meio e a freqncia do som.

As formas de onda podem ter caractersticas simples ou complexas. Uma forma de onda simples constituda de uma nica freqncia. Uma forma de onda complexa composta de duas ou mais freqncias. A freqncia mais baixa de uma onda complexa denomina-se freqncia fundamental. As demais so denominadas harmnicas. Alm disso, os sinas podem ser classificados em determinsticos ou aleatrios. Os sinais determinsticos , como a senide, so geralmente descritos por uma equao. Os sinais aleatrios, como o sinal de voz, so normalmente caracterizados por mdias estatsticas. Um som puro representado por uma onda senoidal com curva definida e freqncia constante. A linguagem falada, sons musicais e rudos correspondem a sons complexos de forma e freqncia variveis e caractersticas aleatrias. A freqncia mais baixa, presente na fala, pode variar desde 60 Hz at 350 Hz. Essa freqncia recebe o nome de fundamental.

1.2.

Caractersticas do Som

Os sons possuem trs caractersticas fundamentais: a amplitude (intensidade), a freqncia (altura) e o timbre. Amplitude (Intensidade) : A amplitude determina a intensidade do som. Ela a funo da fora ou potncia com que o som produzido pela fonte sonora. Pela amplitude do som pode-se estabelecer se um som forte ou fraco. Essa propriedade est intimamente ligada energia do movimento vibratrio devido a atenuao ou perda imposta pelo meio, e devido ao fato

1 / 70

TELEFONIA
de a propagao se efetuar em todas as direes. O som vai perdendo a sua intensidade a medida que se distancia da fonte sonora. Freqncia (altura) : a qualidade do som que permite diferenciar com nitidez os sons graves dos agudos, sendo o som tanto mais agudo quanto maior for a freqncia do mesmo. A faixa de freqncias audveis vai de 20 a 20 kHz. Os sons cujas freqncias estejam abaixo de 20 Hz so denominados infra-sons e os acima de 20 kHz so denominados de ultrasons. Timbre : Essa caracterstica fundamental para que se possam destinguir os sons e as vozes da mesma freqncia e intensidade que sejam emitidos por diferentes instrumentos ou pessoas. Uma nota tocada em um violo, diferente da mesma nota tocada em uma flauta. A nota , no entanto, facilmente reconhecida quando produzida pelo violo ou emitida pela flauta. O timbre depende da combinao das freqncias harmnicas que um determinado som contem e tambm das freqncias e das amplitudes desses mesmos harmnicos. Faixa de freqncia da voz usadas em telefonia

1.3.

As cordas vocais do ser humano so capazes de reproduzir vibraes sonoras dentro de uma gama de aproximadamente 100 a 10 kHz. Cada som emitido composto simultaneamente de vibraes de diversas freqncias harmnicas de uma freqncia fundamental das cordas vocais, razo principal da diferena entre a voz de um homem e de uma mulher. Para o homem a freqncia fundamental de 125 Hz e para a mulher e criana de 250 Hz. Outra caracterstica importante da voz, que deve ser levada em conta, que a maior parte da energia est concentrada nas baixas freqncias, conforma pode ser observado pelo grfico da figura 1 abaixo.

Potncia 1

Frequncia de Voz

Homens 0.1 Mulheres 0.01

0.001 0.0001 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Frequncia Hz

Figura 1 Espectro mdio de freqncia na conversao pelas potencias relativas da voz.

2 / 70

TELEFONIA
Como vimos anteriormente, a gama de freqncia audveis pelo ouvido humano vai de aproximadamente 20 Hz at 20kHz. Para que o som possa ser percebido pelos rgos auditivos, tem que haver uma intensidade mnima que corresponde ao limite inferior de audibilidade. Este limite varia com a freqncia, sendo que o ouvido humano tem uma sensibilidade maior em 3 kHz, decrescendo para freqncias mais baixas e mais altas, alm do que, a percepo de variaes de intensidade dos sons pelo ouvido humano no linear. Sob o ponto de vista econmico e de qualidade para as comunicaes, diversos estudos foram realizados para determinar qual a faixa mais apropriada, levando-se em conta as caractersticas de voz e ouvido, quanto aos fatores de inteligibilidade e energia da voz. A inteligibilidade definida como o percentual de palavras perfeitamente reconhecidas numa conversao. Verificou-se que na faixa de 100 a 1500 Hz estava concentrada 90% da energia da voz humana, enquanto que na faixa acima de 1500 Hz estava concentrada 70% da inteligibilidade das palavras.

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0 1 2 F (KHz) 3 4 5 % 1 2

Legenda: 1 Percentagem de Potncia que se perde cortando frequncias abaixo do valor marcado na Abscissa. 2 Percentagem de inteligibilidade que se perde cortando frequncias acima do valor marcado na abscissa. Figura 2 Anlise das caractersticas do sinal de voz. Baseado num compromisso entre estes dois valores, foi escolhida a faixa de voz entre 300 e 3400 Hz para comunicaes telefnicas, o que garante 85% da inteligibilidade e 68% da energia de voz recebida pelo ouvinte.

3 / 70

TELEFONIA
2. INFRA-ESTRUTURA A infra-estrutura para sistemas de telecomunicaes composta por sistemas secundrios que fornecem apoio aos equipamentos de transmisso e comutao. A infra-estrutura bsica para o funcionamento de equipamentos e servios de telecomunicaes consiste de: Prdios Torres de transmisso Sistema de deteco e alarme de incndio Sistema de aterramento e pra-raios Sistema de ar-condicionado (refrigerao) Sistema de energia Banco de Baterias Grupo Motor Gerador

Um prdio de telecomunicaes deve obedecer a critrios especiais de localizao e construo, como, por exemplo, estar longe de aeroportos e estradas de ferro. As torres de telecomunicaes servem para suportar as antenas dos sistemas de transmisso via rdio. Os sistemas de alarme, aterramento e pra-raios objetivam evitar acidentes devido a fogo e descargas eltricas da atmosfera ou no. O sistema de ar-condicionado deve otimizar o funcionamento dos equipamentos e proporciona conforto ao ambiente de trabalho. O sistema de energia, que permite o funcionamento dos equipamentos, baseado na rede pblica ou em grupos geradores. Um equipamento de superviso controla a entrada de energia eltrica, acionando geradores em caso de falta de energia. O suprimento de energia (alimentao) para os equipamentos de comutao do tipo centralizado. A rede pblica de energia eltrica fornece 115/220 VCA de corrente alternada que um retificador converte para 48 VCC de corrente contnua. Esse sistema atende tanto central telefnica quanto as baterias que trabalham em regime de compensao, isto , atende s variaes bruscas de energia necessria aos equipamentos de comutao. A energia fornecida pelo retificador uma energia mdia que acarreta carga ou descarga das baterias. Quando h falha do suprimento de energia pblica, as baterias assumem temporariamente o fornecimento de energia, evitando corte do servio, at o momento em que uma chave comutadora acionada para a transferncia de energia da rede pblica para o motor gerador que foi acionado. Alm do mais, os sistemas de transmisso tambm possuem um sistema de energia semelhante ao descrito para a comutao, que os alimenta eletricamente. Os geradores de energia para a garantia do fornecimento aos sistemas de telecomunicaes podem ser de vrios tipos. Por exemplo, em alguns modelos so usados geradores de motor a leo diesel, semelhante aos utilizados no provimento de energia a prdios comerciais.

4 / 70

TELEFONIA

5 / 70

TELEFONIA
3. SISTEMA TELEFNICO 3.1. Introduo

Nos primrdios da telefonia, os telefones eram interligados entre eles por pares de condutores eltricos, ou seja, cada aparelho telefnico era interligado a tantos outros quantos existissem. A titulo de demonstrao, basta verificar que sendo n o nmero de assinantes, a quantidade de ligaes fixas expressa por C, de acordo com a frmula abaixo: C=(n.(n1))/2 Como exemplo, para uma rea com 4 assinantes so necessrios 6 circuitos, para 10 assinantes seriam necessrios 45 circuitos, para 100 assinantes seriam necessrios 4950 circuitos.
1 5 4 6 2

Figura 1 : Quatro assinantes interligados. Isto era possvel pois o nmero de assinantes (denominamos assinantes cada usurio de sistema telefnico) de uma determinada rea urbana era muito reduzido. No entanto, medida que o nmero de assinantes foi aumentando, tornou-se impossvel estabelecer ligaes fixas ligando cada assinante a todos os outros. Este sistema demonstrou-se muito caro medida que o nmero de linhas fosse aumentando, pois basicamente os circuitos eram formados por pares de fio de cobre. Devido a essa dificuldade, concluiu-se que uma alternativa para evitar o grande nmero de linhas, ligando cada assinante a todos os outros, seria a instalao de um equipamento onde cada assinante seria ligado atravs de um nico circuito at um equipamento que permitisse chavear os circuitos (linhas) telefnicos. Este primeiro equipamento seria denominado de Mesa de Telefonista, vide figura a seguir:

6 / 70

TELEFONIA

Figura 2 : Mesa Telefnica O Sistema Telefnico passaria a ter a seguinte estrutura:

Figura 3 : Sistema Telefnico utilizando a Mesa Telefnica Comparando com a rede sem a mesa telefnica, neste sistema teramos: Para uma rede com 4 telefones, teramos 4 circuitos ao invs de 6; Para uma rede com 10 telefones, teramos 10 circuitos ao invs de 45; Para uma rede com 100 telefones, teramos 100 circuitos ao invs de 4950.

Neste sistema telefnico com a utilizao de uma mesa telefnica havia a necessidade de uma telefonista para a operao, ou seja, para efetuar o chaveamento dos circuitos telefnicos.

7 / 70

TELEFONIA

Figura 4 : Sistema Telefnico utilizando a Mesa Telefnica O passo seguinte seria a inveno de um equipamento que permitisse o chaveamento automtico dos circuitos telefnicos sem a ajuda de uma telefonista. Este equipamento foi denominado de COMUTADOR CENTRAL, tambm denominado de Central de Comutao Telefnica. Desta forma a rede telefnica constituiu a seguinte estrutura:
Comutador Central

Figura 5 : Sistema Telefnico utilizando um Comutador Central. No Captulo seguinte entraremos em detalhes na estrutura deste Comutador Central, que passar a ser denominado de Central Telefnica. 3.2. Rede Telefnica

Com esta estrutura, o sistema telefnico comeou a crescer e houve a necessidade de se estabelecer regras para que as estruturas tornassem eficazes e de fcil ampliao caso fosse necessrio. Da surgiu o que denominamos de REDE TELEFONICA. A expresso Rede Telefnica se refere a um conjunto de Centrais de Comutao Telefnica ligadas entre si atravs de vrios circuitos. Intrinsecamente associado a qualquer Rede Telefnica existe um conjunto de regras que definem como as chamadas telefnicas devam ser encaminhadas atravs da mesma, conjunto este que constitui o que se convencionou denominar de Plano de Encaminhamento. Essas regras influem na forma como so dimensionados os grupos de circuitos que ligam as centrais de comutao entre si, e definem o que se denomina de Estrutura da Rede.

8 / 70

TELEFONIA
Podemos ter os seguintes tipos de rede telefnica; Rede Local Rede Interurbana Estadual ou Interestadual Rede Internacional

3.2.1. Rede Local Uma Rede Local um sistema telefnico urbano que atende um grupo de assinantes localizados em uma mesma cidade, ou em alguns casos, em um pequeno nmero de cidades muito prximas entre si. A Rede Local de uma cidade de pequeno porte normalmente constituda por uma nica Central Local (CL), onde se ligam todas as linhas dos assinantes, vide figura abaixo:

CL

Figura 6 : Rede Local constituda por uma nica Central Telefnica. Nas cidades de maior porte, entretanto, as redes locais so geralmente constitudas por mais de uma central local, tornando-se necessria a elaborao de um plano de encaminhamento que especifique como devem ser estabelecidas as chamadas telefnicas entre os assinantes pertencentes a centrais locais diferentes. A interligao das centrais locais entre si atravs de grupos de circuitos s vivel quando o nmero de centrais a serem interligadas relativamente pequeno e/ou o trfego entre elas baixo.

9 / 70

TELEFONIA

CL

CL

CL

CL

CL

Figura 7 : Rede Local constituda por vrias Centrais Telefnicas com encaminhamento por rotas diretas. Com o crescimento do numero de centrais, torna-se necessrio utilizao de uma ou mais centrais de trnsito locais, denominadas de TANDEM (TD), cuja funo interligar as diferentes centrais locais entre si. Este fenmeno pode ser comparado ao surgimento da central local em substituio as ligaes diretas entre os assinantes. importante salientar que a introduo de uma central TANDEM em uma rede local no elimina a necessidade de abertura de rotas diretas entre as diferentes centrais locais. Como regra geral, as centrais locais que possuem um razovel interesse de trafego entre si, devem continuar a ser interligadas atravs de grupos de circuitos diretos, dimensionados, porem, com alta probabilidade de perda, sendo o trfego de transbordo encaminhado atravs da central TANDEN, pelas rotas alternativas, vide figura 8. Em cidades de grande porte, com muitas centrais locais e de trafego elevado, so necessrias vrias centrais TANDEM para dar um atendimento satisfatrio ao alto trafego. Este rede local estruturada em dois nveis hierrquicos: um constitudo pelas Centrais LOCAIS onde se ligam as linhas de assinantes, e o outro, constitudo pelas Centrais TANDEM com as quais as centrais locais se interligam atravs de circuitos dimensionados com baixa probabilidade de perda.

10 / 70

TELEFONIA
Rota Alternativa Rota Direta

CL

CL TD

CL

CL

CL

Figura 8 : Rede Local com encaminhamento por rotas diretas e alternativas.

3.2.2. Rede Interurbana As chamadas telefnicas entre assinantes pertencentes a redes locais diferentes so encaminhadas atravs de centrais TRANSITO INTERURBANAS, que atendem uma ou mais reas locais. Um exemplo deste tipo de rede a interligao da cidade de So Paulo com a cidade de Campinas. Como o nmero de centrais TRANSITO INTERURBANAS, exceto nas redes telefnicas mais primitivas, normalmente bastante elevado, e tendo-se em vista as distancias e os volumes de trafego envolvidos, as redes interurbanas so normalmente estruturadas em vrios nveis hierrquicos. As centrais TRANSITO INTERURBANAS que constituem a Rede Nacional de Telefonia, so classificadas em quatro nveis hierrquicos, ficando cada central TRANSITO subordinada a uma segunda central TRANSITO de nvel hierrquico imediatamente superior ao seu, com a qual ela se interliga atravs de grupos de circuitos dimensionados com baixa probabilidade de perda.

11 / 70

TELEFONIA

TR

TRANSITO INTERNACIONAL De / Para outros Pases

TR

TRANSITO INTERURBANA De / Para outros Estados ou Cidades TDI = Tandem Interurbana TDL = Tandem Local CL = Central Local

TDI

CL

CL

TD L

Figura 8 : Estrutura Bsica de uma Rede Telefnica. As centrais TRANSITOS INTERURBANAS so classificadas pela seguinte hierarquia e simbologia:
Central TRANSITO Internacional Central TRANSITO Classe I Central TRANSITO Classe II Central TRANSITO Classe III Central TRANSITO Classe IV

Denominamos de rea de Grupamento a rea geogrfica atendida por uma determinada Central TRANSITO Internacional e por todas as Centrais TRANSITO de Classe inferior a ela subordinada direta ou indiretamente. A rea de Grupamento de uma Central TRANSITO Classe I denominada de rea primria e formada pelos Estados (geralmente), a de uma Central TRANSITO Classe II denominada de rea secundria e so regies formadas por varias cidades, a de uma Central TRANSITO Classe III denominada rea terciria e formada por uma nica cidade, a de uma Central TRANSITO Classe IV denominada de rea quaternria e formada por bairros (geralmente existem em grandes metrpoles).

12 / 70

TELEFONIA
4. CENTRAL DE COMUTAO TELEFNICA Como vimos no captulo anterior, a alternativa para evitar o grande nmero de linhas, ligando cada assinante a todos os outros, foi a instalao de um comutador central , vide figura a seguir, ao qual cada assinante seria ligado atravs de um nico circuito at o comutador.

Comutador Central

Figura 6 : Comutador Central As funes bsicas deste comutador central, denominado de Central de Comutao : Ser avisado de que um determinado assinante deseja efetuar uma chamada; Identificar o assinante chamador; Receber a identidade (nmero) do assinante chamado; Verificar se o assinante chamado est ocupado ou livre, isto , se o assinante chamado est, naquele momento, interligando a um outro assinante ou no; Informar ao assinante chamador, caso o assinante chamado esteja ocupado; Estabelecer a ligao entre o assinante chamador e o assinante chamado, caso este ltimo esteja livre; Alertar o assinante chamado, que uma ligao e ele dirigida, acaba de ser estabelecida; Supervisionar a chamada, de modo que a ligao seja desfeita quando um dos assinantes desligar.

Para realizar estas funes bsicas, qualquer que seja o tipo de Central de Comutao, est dividida em dois blocos: Cadeia de Comutao (ou comutador) Unidade de Controle

Comutador Central

Unidade de Controle

13 / 70

TELEFONIA
Figura 7 : Central de Comutao Bsica Por Comutador entende-se a parte composta por dispositivos utilizados para interconectar circuitos. uma unidade passiva e serve apenas para o transporte dos sinais (sinais de voz) inclusive que transitam pelas linhas telefnicas. A unidade de controle compreende o que podemos chamar de funes inteligentes da central. a parte ativa da central, ou seja, aquela que recebe todas as informaes dos assinantes, analisa-as, toma as decises de encaminhamento e aciona a cadeia de comutao. Deve-se observar, porm que a central possui sempre uma quantidade de caminhos menor do que seria necessria para interligar todos os seus assinantes, exemplo: numa central de 2000 assinantes pode ser que existam apenas 200 caminhos para ligaes. Isto significa que apenas 200 ligaes podem estar estabelecidas simultaneamente. Esta caracterstica da central telefnica facilmente compreensvel, visto que o interesse em fazer chamadas telefnicas no ocorre simultaneamente para todos os assinantes. As centrais so dimensionadas para permitir um nmero de chamadas simultneas em torno de 10% do numero total de assinantes. Este valor pode sofrer variaes para mais ou para menos dependendo do tipo de assinantes ligados a central, se residencial ou comercial. As Centrais de Comutao Telefnica funcionamento: manual ou automtico. 4.1. tem basicamente dois modos de

Central de Comutao Telefnica Manual

O modo manual necessita de uma pessoa para oper-la, como exemplos temos a Mesa de Ligao, em desuso nos tempos atuais, o KS, onde o equipamento o comutador e a pessoa a unidade de controle.

4.2.

Central de Comutao Telefnica Automtica

Neste caso, necessrio estabelecer uma linguagem que permita o dialogo homem-mquina (assinante equipamento de comutao). Este dilogo obtido a partir do aparelho telefnico do assinante, que envia sinais eltricos ao equipamento e este por sua vez informa ao assinante, atravs de sinalizao acstica, o que est ocorrendo. 4.3. Classificao das Centrais Automticas

As centrais automticas so classificadas sob os seguintes aspectos: Modo de Comando Componentes utilizados Forma do sinal de voz

4.3.1. Modo de Comando Esta classificao diz respeito ao modo que atua o assinante chamador e o sistema de controle da central sobre o comando da cadeia de comutao.

14 / 70

TELEFONIA

Deste modo as Centrais Telefnicas recebem as seguintes denominaes: 4.3.1.1. Sistema Automtico de Comando Direto

Neste sistema o assinante a partir do disco de seu aparelho, comanda todo o encaminhamento da chamada na cadeia de comutao. 4.3.1.2. Sistema Automtico de Comando Indireto

Neste sistema os assinantes limitam-se a enviar as informaes (discar o nmero) para a central. Na central um registrador armazena o nmero discado e comanda o encaminhamento da chamada na cadeia de comutao. 4.3.1.3. Sistema Automtico de Controle Comum

Neste sistema os assinantes tambm limitam-se a discar o nmero desejado e na central um equipamento de controle comum (registradores e marcadores) comandam alm da cadeia de comutao todas as etapas do desenvolvimento da chamada (sinalizaes, teste dos troncos e assinantes, etc) 4.3.2. Componentes Utilizados Esta classificao define a Central Telefnica, conforme os componentes utilizados na sua cadeia de comutao e sistema de controle. Central eletromecnica

A cadeia de comutao e o sistema de controle utilizam em sua construo componentes essencialmente eltricos (rels, bobinas, resistores, etc) e peas mecnicas (seletores, grupos de molas, eixos, engrenagens, etc) Central semi-eletrnica

A cadeia de comutao utiliza componentes eletromecnicos e o sistema de controle componentes eletrnicos (diodos, transistores, circuitos integrados, etc) Central eletrnica

Neste caso, tanto a cadeia de comutao quanto ao sistema de controle utilizam componentes essencialmente eletrnicos (diodos, transistores, circuitos integrados), que desempenham as mais diversas funes (microprocessador, memria, etc) 4.3.3. Forma do Sinal de Voz O sinal telefnico que transita pela cadeia de comutao (conversao) pode ser caracterizado de dois modos: Analgico Digital

15 / 70

TELEFONIA
4.3.3.1. Analgico

O sinal de voz (sinal telefnico) analgico pode ser de forma integral ou por amostragem. A transmisso integral do sinal de voz analgico atravs da cadeia de comutao, consiste no transporte do mesmo sinal analgico da entrada at a sada da central.

Cadeia de Comutao

Figura 8 : Transmisso integral do sinal de voz analgico A transmisso do sinal de voz analgico por amostragem consiste em transmitir apenas algumas amostras do sinal analgico (Modulao por Amplitude de Pulso PAM) pela cadeia de comutao e reconstituir o sinal original na sada.

Cadeia de Comutao

Codifi cador

Decodi ficador

Figura 9 : Transmisso por amostragem do sinal de vos analgico 4.3.3.2. Digital

Neste modo os sinais de voz analgicos so convertidos em sinais digitais com o auxilio da Modulao por Codificao de Pulso (PCM), da so transmitidos na forma digital at o extremo onde so novamente convertidos em sinais analgicos. A converso do sinal analgico em sinal digital ocorre em duas etapas, primeiro o sinal analgico convertido em sinal PAM (Modulao por amplitude de Pulso), e em seguida o sinal PAM codificado em sinal PCM (Modulao por Codificao de Pulso). Na converso do sinal digital em analgico ocorre o processo inverso.

16 / 70

TELEFONIA
Sinal Digital PCM Sinal Analgico Sinal PAM 1111 1101 1100 0000 0001 0011

Figura 10 : Converso do sinal analgico em sinal digital PCM 4.3.4. Resumo da Classificao do Sistema de Comutao Telefnico Automtico Classificao conforme o modo de Comando: Comando Direto Comando Indireto Controle Comum Classificao conforme os Componentes utilizados: Eletromecnica Semi-eletrnica Eletrnica Classificao quanto a transmisso do Sinal de Voz: Analgico Digital 4.4. Sistema de Comutao Telefnico Automtico com Comando Direto Eletromecnico Com o crescimento acentuado do sistema telefnico verificado no incio de 1900, surgiu a necessidade de automatizao da comutao, que eram executadas por operadoras (sistemas manuais). Assim, foi introduzido o equipamento automtico de comutao eletromecnico, conhecido como Central Passo a Passo. Dentre os fatores que induziram a essa mudana, podemos citar a limitada capacidade de escoamento de trfego, o baixo grau de privacidade nas conversaes e o aumento do custo operacional com a mo de obra do sistema de comutao manual. Neste sistema automtico, todas as funes de operao executadas por operadoras no sistema manual, foram substitudas por componentes eletromecnicos, no necessitando a participao humana na comutao, e sim, apenas nas funes de manuteno. Este sistema comandado diretamente pelo assinante atravs da sinalizao decdica (por pulsos), ou seja, atravs do telefone decdico, o usurio comanda diretamente o acionamento do equipamento de comutao central. A transmisso do sinal de voz por este sistema toda analgica. A comutao efetuada Passo a Passo, utilizando seletores eletromecnicos agrupados e, estgios de seleo, ou seja, a cada dgito discado pelo assinante A, o

17 / 70

TELEFONIA
circuito avana em direo ao assinante B. Portanto a quantidade de estgios depende da quantidade de dgitos a serem discados. 4.5. Sistema de Comutao Telefnico Automtico com Comando Indireto Eletromecnico Neste sistema, os pulsos enviados pelo telefone no comandam diretamente o equipamento de comutao central, mas sim so armazenados em um registrador e este quem comanda a cadeia de comutao. Portanto maneira seletores seletores h um isolamento entre a discagem e a cadeia de comutao, desta a central tem maior flexibilidade quanto ao nmero de contatos de por no estarem condicionados a estrutura decimal, e a ao dos no serem funo direta dos dgitos recebidos.

Neste gnero de central, a cadeia de comutao formado por grupos de seletores e a unidade de controle pelos registradores e marcadores.
BUSCADOR SELETOR DE GRUPO SELETOR DE LINHA

REGISTRADOR

MARCADOR

Figura 11 : Diagrama bsico de uma Central Telefnica Automtica com Comando Indireto Eletromecnica Nos sistemas de comando indireto, os registradores e marcadores se restringem a comandar os seletores para atingir a direo desejada, ficando a busca de um tronco ou assinante livre a cargo dos seletores. Estes seletores, de um s movimento (giro) ou de dois movimentos (elevao e giro), sofrem um grande desgaste em seus elementos de contato devido a forma deslizante como realizam seus movimentos, e so de ao muito lenta. A transmisso do sinal de voz por este sistema toda analgica. Como exemplos de centrais deste tipo podemos citar a central UD, da Philips, e central AGF, da Ericsson, que pelas suas caractersticas a mais significativa, pois est mais prxima das centrais de Controle Comum.

18 / 70

TELEFONIA
4.6. Sistema de Comutao Telefnico Automtico com Controle Comum Eletromecnico Embora este sistema tenha semelhana com o sistema de Comando Indireto, ele difere nas funes da Unidade de Controle e nos tipos e funes dos seletores da Cadeia de Comutao. Neste sistema, todas as funes de anlise, teste, deciso, seleo e comando da conexo so executadas pela Unidade de Controle (registradores e marcadores), cabendo aos seletores, apenas a funo passiva de estabelecer a conexo entre entradas e sadas. Utiliza na cadeia de comutao, seletores de barras cruzadas (Crossbar) ou matrizes de rels (Crosspoint) que fecham os contatos por presso, portanto, no sofrem desgastes e so de operao rapidssima. A cadeia de comutao tem como funo principal comutar (ligar) o ponto A (assinante A) com o ponto B (assinante B), fornecer alimentao aos dois extremos durante a chamada, tarifar a chamada e em alguns casos supervisionar e controlar o incio e final (desligamento) de uma chamada. constituda basicamente dos seguintes rgos: Equipamento de Linha de Assinante (ELA) Contadores de chamadas (CC) Juntores intra-central ou juntor interno (JIC) Juntores de sadas (JS) Juntores de Entrada (JE) Seletores ou matrizes de Comutao

Fazem parte da Unidade de Controle todos os rgos que somente atuam durante a fase que uma chamada est sendo estabelecida e se desconectam na fase de conversao. Os nomes variam de fabricante para fabricante, mas basicamente so: Marcadores Registradores Codificadores Enviadores de Cdigo Receptores de Cdigo Analisadores

19 / 70

TELEFONIA
CADEIA DE COMUTAO CC . . . Seletores do Estgio de Assinantes Seletores do Estgio de Grupo JS Outras Centrais

ELA CC

JIC

JE

ELA

UNIDADE DE CONTROLE Enviador De Cdigo Registrador Marcador Receptor De Cdigo

Analisador

Codificador

Figura 12 : Diagrama em blocos de uma Central Automtica de Controle Comum Eletromecnica A seguir descreveremos as funes bsicas dos rgos que compem a Cadeia de Comutao e a Unidade de Controle neste tipo de sistema: 4.6.1. Equipamento de Linha de Assinante (ELA) Qualquer que seja o tipo de equipamento de comutao utilizado em uma Central de Controle Comum Eletromecnico, tem em cada terminal de assinante um equipamento de linha prprio que detecta o momento que o assinante retira o fone do gancho. Na maioria dos casos o ELA constitudo de um ou dois rels, conhecidos como rels de linha (RL) e corte (RC). Quando o assinante retira o fone do gancho, fecha o loop nas linhas causando a operao deste rel de linha, detectando deste modo que o usurio quer efetuar uma chamada. A partir deste momento, tem incio na central o processo de comutao da chamada, e quando a unidade de controle (registradores) est pronta para enviar o tom de discar ao assinante, ou quando o assinante recebe uma chamada, entra em operao o rel de corte (RC), isolando o ELA da linha do assinante. 4.6.2. Contadores de chamadas (CC) Cada linha de assinante possui um contador, eletromecnico de pulos eltricos que registra a quantidade de pulsos utilizados nas chamadas, um pulso pro chamada na medio simples ou pulsos em intervalos regulares na multimedio.

20 / 70

TELEFONIA
4.6.3. Juntores Os juntores so rgos responsveis pela conexo das centrais telefnicas entre si, ou de dois estgios seletores pertencentes a uma mesma central, fazendo a ligao do ass. A com o ass. B. Desta forma, h trs tipos de juntores, abaixo descritos: Juntores de sadas (JS) Juntores de Entrada (JE) Juntores intra-central ou juntor interno (JIC)

O juntor de sada, alm de ser o elemento de conexo de sada quem supervisiona a condio do entroncamento (1), ou seja, o rgo que sabe quando a outra ponta est livre e informa o marcador quando solicitado. (1) a ligao fsica entre um juntor de sada e um juntor de entrada denominada entroncamento. O juntor de entrada alm de ser o conector da entrada, faz: A alimentao das linhas dos assinantes Sinalizao audvel aos assinantes A e B Superviso de desligamento Envio de pulsos de tarifao Informa a central de origem que o assinante B atendeu

O juntor de entrada no recebe nenhum comando de outro rgo (marcadores, registradores, etc.) e o juntor de sada apenas recebe a ocupao do marcador. Os juntores de sada e entrada, para estabelecerem conexes, informar que o ass. B atendeu, para se desligarem, utilizam uma linguagem prpria denominada Sinalizao de Linha. J em chamadas internas, ou seja, os ass. A e B pertencem a mesma central, a conexo nas centrais eletromecnicas e executada pelo juntor intra-central ou juntor interno, que basicamente tem as seguintes funes: alimentar as linhas dos assinantes enviar sinais audveis aos assinantes A e B tarifar a chamada supervisionar o atendimento e o desligamento

4.6.4. Seletores ou Matrizes de Comutao A Cadeia de Comutao das Centrais com Controle Comum Eletromecnica, basicamente podem ser formadas por um dos dois sistemas mais difundidos: Crossbar (seletores de barras cruzadas) Crosspoint Seletores de barras cruzadas - CROSSBAR

4.6.4.1.

constitudo de um conjunto de unidades verticais, ou simplesmente verticais, montados dentro de uma estrutura metlica, com dispositivos comuns para

21 / 70

TELEFONIA
acionamento dos contados, juntamente com barras horizontais que auxiliam a conexo. A vertical o dispositivo elementar de comutao. Tem normalmente uma entrada e 10 e 20 sadas independentes e possibilita a conexo do rgo ligado entrada, a qualquer um dos rgo ligados a uma das 10 ou 20 sadas. Considerando-se um Seletor Crossbar isoladamente com 10 verticais, este possuir 10 entradas e 100 sadas, porque cada vertical tem 10 sadas. 4.6.4.2. Seletores Crospoint

A matriz crospoint, forma uma matrix de comutao utilizando rels do tipo: ESK, reed, mini-read ou chaves eletrnicas analgicas, como elementos de contatos nos pontos de cruzamento das coordenadas. As matrizes crospoint so montadas em vrias configuraes, conforme o nmero de entradas e sadas, necessrio ao estgio de comutao. Estas matrizes podem se multiplicadas uma as outras fazendo com que aumente o nmero de entradas e conserve o mesmo nmero de sadas de uma nica matriz crospoint, ou pode multiplicar as entradas aumentando o nmero de sadas e conservando o mesmo nmero de entradas de uma nica matriz.

5. Sistema de Comutao Telefnico com Controle Comum Eletrnico

Este tipo de sistema de comutao telefnico mais conhecido como Central Telefnica CPA (Central Telefnica com Controle por Programa Armazenado).

5.1.

Centrais com Controle por Programa Armazenado

A central CPA, sob o ponto de vista da unidade de controle, tambm classificada como uma central telefnica com sistema de controle comum. Uma diferena bsica deste sistema para os demais que o controle realizado por processadores digitais, devido ao avano da microeletrnica, o que permitiu a utilizao da tcnica de processamento de dados na execuo da funo de controle das chamadas telefnicas. Com este advento, houve um ganho considervel no tempo de comutao, permitindo tambm o oferecimento de novos servios (discagem abreviada, transferncia de chamadas, etc) aos assinantes de centrais telefnicas. Tem como caracterstica principal o fato de que a lgica (inteligncia) que rege o seu funcionamento est armazenado em memrias eletrnicas, em cdigo binrio (zeros e uns). Estas memrias eletrnicas podem ser do tipo ROM, PROM, EPROM, etc., que permitem apenas a leitura das informaes nelas gravadas ou ento do tipo RAM, que so memrias que permitem a escrita (gravao) e leitura. As informaes contidas neste ultimo tipo de memria podem ser alteradas facilmente atravs de um dispositivo apropriado (terminal de computador), localmente ou remotamente. Isto permite as centrais CPA uma maior flexibilidade, visto que alteraes mais freqentes, tais como bloqueio ou desbloqueio de rgos e

22 / 70

TELEFONIA
assinantes, mudanas de categorias de assinantes, etc, podem ser feitas a partir de um centro remoto de operao e manuteno, sem a necessidade de locomoo do operador at a central. Como a central CPA utiliza a tcnica de processamento de dados e processadores digitais, podemos dizer ento que pode ser enxergada como um computador programado e equipado para realizar funes telefnicas. De maneira semelhante a um computador, a central CPA se divide em duas partes: HARDWARE e SOFTWARE. Hardware: a parte fsica do sistema (placas, fios, componentes eletrnicos, gabinetes, etc.) Software: a parte lgica (inteligente) do sistema (programas e dados)

Adendo: Um programa um conjunto ordenado de instrues que indicam ao processador o que e como fazer com os dados a serem processados. Sob o ponto de vista de Hardware, a central CPA pode ser dividida em duas partes:

23 / 70

TELEFONIA
Rede de Comutao e Unidade de Controle. Esta estrutura semelhante de uma Central Eletromecnica, conforme mostra a figura a seguir. A figura abaixo mostra com maiores detalhes a Unidade de Controle, constituda pela Unidade Central de Processamento (CPU), pela Memria de Programas e Memrias de Dados.

Memria de Programas: onde esto armazenados os programas que regem o funcionamento da CPU e da Central Telefnica. Memria de Dados: onde so armazenados todos os dados que sero manipulados pela CPU, conforme os programas determinarem. So exemplos de dados da central telefnica: estados de gancho de assinantes (livre ou ocupado), categoria dos assinantes, facilidades de assinantes ativadas, dados de rotas, etc. A Memria de Dados atualizada constantemente pela CPU, com informaes sobre o estado da Rede de Comutao. Como j descrito anteriormente, um conjunto ordenado de instrues constitui um programa, destinado a execuo de alguma tarefa. Um programa tpico existente nas centrais CPA o de varredura da Rede de Comutao. Todos os rgos telefnicos conectados rede externa (assinantes e juntores) possuem um ponto de teste, os quais so checados periodicamente pela CPU. A CPU busca, atravs de endereamento (vide figura 5.2), instrues na Memria de Programas, para a execuo da varredura. Esta peridica e detecta os eventos telefnicos como, por exemplo, a retirada do gancho pelo assinante. Cada assinante esta conectado a um circuito, que tem um numero de identificao especifico. A CPU, aps a identificao do circuito, busca, atravs de ordens de leitura,

24 / 70

TELEFONIA
informaes sobre o assinante na Memria de Dados: a categoria, o numero de lista, se o assinante esta gerando ou atendendo uma chamada, etc. Caso o assinante esteja gerando uma chamada, a CPU pesquisa rgos livres na Memria de Dados, para que o assinante possa receber tom de discar. A CPU seleciona os rgos livres necessrios, marcando-os como ocupados na Memria de Dados (atualizao em software). As reas especificas do assinante tambm so atualizadas desta forma, conforme mostra a figura 5.3. A CPU envia ordens para a Rede de Comutao, conectando os circuitos para que o assinante oua o tom de discar.

Atravs do mesmo processo de varredura, a CPU recolhe os dgitos, um a um, discados pelo assinante A, armazenando-os numa rea especifica (registradores) da Memria de Dados. Em seguida, feita uma anlise do numero do assinante B, para determinar se o assinante B da mesma Central (chamada interna) ou de outra Central (chamada externa). Caso seja uma chamada externa, so selecionados em software os rgos livres para a troca de sinalizao e um juntor de sada. No caso de uma chamada interna, a CPU consulta a Memria de Dados, na rea destinada ao assinante B, verificando se o mesmo pode receber ligaes e se esta com estado livre. Se o assinante B no est livre, so enviadas ordens para a Rede de Comutao, para que o assinante A receba tom de ocupado e sejam liberados todos os rgos. Se o assinante B est livre, a CPU seleciona em software os rgos livres necessrios para o estabelecimento da chamada, marcando-os como ocupados na Memria de Dados e envia ordens Rede de Comutao, conectando-os em hardware. So enviados os tons de controle de chamada ao assinante A e toque de campainha ao assinante B. A CPU permanece supervisionando a chamada, aguardando o atendimento pelo assinante B. Caso o assinante B no atenda, a ligao desfeita e o assinante A

25 / 70

TELEFONIA
recebe tom de ocupado. No caso de atendimento, a CPU informada, atualizando o estado do assinante B na Memria de Dados, So enviadas ordens a Rede de Comutao para a desconexo do tom de controle de chamada e toque de campainha, iniciando-se o processo de tarifao do assinante A, em software. Os assinantes esto agora em conversao e a CPU supervisiona os pontos de testes dos assinantes na Rede de Comutao utilizando-se ainda do mesmo processo de varredura, para detectar a reposio no gancho pelos assinantes. 5.1.1. Estrutura Modular Na estrutura de uma Central CPA, o Hardware e o Software so divididos em blocos bsicos, cada bloco executando uma das diversas funes existentes na central (controle de circuitos de linhas de assinantes, juntores, registradores, etc.). Esta diviso torna a estrutura da central CPA mais flexvel e menos sujeita a erros. Em caso de alteraes na central (incluso, excluso ou modificaes) no necessrio alterar-se toda a estrutura, mas somente o bloco afetado, simplificando a tarefa.

A figura 5.4 mostra o bloco CL (circuito de linha de assinante) e o bloco RE (registrador). O bloco RE constitudo apenas por programas e dados, necessrios para a funo de registrador (armazenamento e anlise de dgitos), cada registrador ocupando uma determinada rea de memria, para o armazenamento dos dgitos.

26 / 70

TELEFONIA
5.1.2. Configurao de Processadores A figura 5.1 mostrou uma estrutura CPA simplificada de primeira gerao, onde temos um nico processador central realizando todas as funes. A maior parte do tempo de processamento consumida em funes de rotina (varredura, por exemplo). Desta forma, um tempo precioso perdido em funes que podem ser executadas por um processador mais barato. As centrais CPA atuais no trabalham com um nico processador, mas sim com vrios processadores, que passam a dividir a carga de processamento e as diversas funes necessrias para sua operao. A seguir falaremos sobre algumas configuraes de processadores em Centrais CPA: Controle Centralizado: um Processador Central e vrios Processadores Regionais

O processador central executa as tarefas mais complexas e inteligentes e os processadores regionais executam as tarefas mais rotineiras, com nvel de processamento mais simples.

Os processadores so duplicados, para uma maior segurana dom sistema, trabalhando em paralelismo sncrono ou em diviso de carga. O paralelismo sncrono a forma de trabalho do par de processadores: ambos efetuam o mesmo processamento de dados, porem apenas um, o executivo, envia efetivamente as ordens para a Rede de Comutao, o outro fica na condio reserva, assumindo imediatamente todas as funes em caso de falha do executivo. Na diviso de carga, cada processador assume metade das funes que cabem ao par, mantendo-se porem em condies de assumir toda a carga em caso de falha de um dos processadores. A central AXE, de fabricao da ERICSSON, adota esta configurao de controle centralizado.

27 / 70

TELEFONIA

Controle Descentralizado: Processadores Regionais:

sem

processador

Central

vrios

Nesta configurao com vrios processadores regionais, cada um atende uma certa quantidade de terminais de assinantes, juntores e rgos ou executam uma funo especifica da central. A figura abaixo mostra a estrutura bsica de uma central TROPICO R, desenvolvida pela extinta TELEBRAS, com controle totalmente descentralizado. Os Mdulos de Terminais (MT) contm os seguintes circuitos: Linhas de assinantes, juntores, enviadores e receptores de cdigo. Os Mdulos de Comutao (MC) contm os circuitos necessrios para a comutao dos sinais de voz. Ada Modulo independente, sendo controlado por um processador e pelos programas e dados necessrios para o controle.

Outros fabricantes, como a SIEMENS e a NEC, adotam em suas Centrais, EWSD e NEAX, respectivamente, configuraes mistas, com vrios processadores Centrais e Regionais.

28 / 70

TELEFONIA
5.2. Comutao Analgica e Digital

Sob o ponto de vista da Rede de Comutao, os sistemas telefnicos podem ser classificados em: Sistema de comutao analgica Sistema de comutao digital

5.2.1. Comutao Analgica Na maioria dos sistemas telefnicos em uso, o sinal analgico de voz gerado pela cpsula transmissora do aparelho telefnico transmitido transmitido atravs da central telefnica em uma conexo pr-estabelecida at o outro assinante na sua forma original. Assim, os sinais de voz que atravessam a rede de comutao da central so analgicos e fundamentalmente idnticos aos gerados pela cpsula transmissora.

Como essas centrais comutam sinais analgicos, so classificadas como Centrais com Comutao Analgica. Para efetuar a comutao desses sinais analgicos, o circuito de conversao individual e especifico para cada ligao. Para diversas ligaes simultneas, os circuitos de conversao so fisicamente separados. As centrais eletromecnicas do tipo Passo-a-Passo, Crossbar e as primeiras centrais CPAs instaladas eram classificadas como centrais de comutao analgica, visto que os sinais de voz que trafegam na rede de comutao conservam a sua forma original e cada ligao estabelecida ocupa fisicamente um circuito durante a conversao. No caso destas centrais CPAs, sua rede de comutao eram formadas por elementos eletromecnicos (matrizes corsspoint formada por mini-rels reed ou chaves analgicas) por onde transitam os sinais de voz analgicos. 5.2.2. Comutao Digital Neste caso, os sinais de voz analgicos gerados pela cpsula transmissora do aparelho telefnico so convertidos em sinais digitais atravs de conversores A/D (analgico/digital) num extremo da rede de comutao, sendo comutados pela central em direo ao assinante. No outro extremo, so convertidos novamente para a forma analgica atravs de conversores D/A (digital/analgico) e enviados cpsula receptora do aparelho telefnico. A rede de comutao neste caso constituda de componentes eletrnicos (chips), no existindo nessa rede componentes eletromecnicos.

29 / 70

TELEFONIA

Diferente das centrais de comutao analgica, as ligaes estabelecidas no utilizam cada uma um circuito exclusivo. Diversas chamadas ocupam um mesmo circuito, estando reservado para cada chamada telefnica um tempo prdeterminado.

Para possibilitar a transmisso simultnea de diversas chamadas, so retiradas amostras de cada chamada a intervalos de tempo regulares e codificadas digitalmente pela tcnica PCM (Modulao por Cdigo de Pulso), estas amostras so ento transmitidas entrelaadas atravs do mesmo circuito, tcnica esta denominada de TDM (Multiplexao por Diviso do Tempo). 5.2.3. Multiplexao A Multiplexao a tcnica que permite a transmisso simultnea de varias informaes por um nico meio de transmisso. Basicamente existem duas tcnicas de multiplexao: Multiplexao por Diviso de Freqncia - FDM Multiplexao por Diviso do Tempo - FDM

Como vimos anteriormente, no caso das centrais CPAs com Comutao Digital, a tcnica de multiplexao utilizada a Multiplexao por Diviso do Tempo (TDM). A Multiplexao por Diviso do Tempo denominada tambm de processo digital e a tcnica utilizada nas centrais CPAs com Comutao Digital. A figura a seguir mostra de forma simplificada, o principio bsico deste tipo de multiplexao: A chave rotativa do lado A recolhe amostras dos trs sinais X1, X2 e X3 a intervalos regulares, fazendo uma rotao completa em um perodo T. Estas amostras so ento transmitidas intercaladas pelo mesmo meio de transmisso. No lado B, uma outra chave rotativa distribui de forma sincronizada os sinais recebidos do meio de transmisso. O processo de chaveamento eletrnico e inclui sinais de sincronismo para que o comutador (lado A) e o distribuidor (lado B) possam trabalhar sincronizados.

30 / 70

TELEFONIA

Na Multiplexao por Diviso do Tempo existem diversas tcnicas utilizadas para a modulao do sinal, so elas: Modulao Modulao Modulao Modulao por por por por Amplitude de Pulso PAM Durao de Pulso PWM Posio de Pulso PPM Cdigo de Pulso PCM

Nas centrais CPAs utilizado uma combinao da tcnica de Multiplexao por Diviso do Tempo (TDM) e Modulao por Cdigo de Pulso (PCM), que passou a ser denominada simplesmente de Sistema PCM Neste Sistema PCM as amostras de voz coletadas de cada canal, so transformadas em um conjunto de pulsos binrios (modulados por cdigo de pulso) e cada conjunto de pulsos binrios so transmitidos intercalados com os demais conjuntos (multiplexao por diviso do tempo) O Sistema PCM adotado no Brasil formado por 30 canais de voz mais 2 canais destinados a sinais de sincronismo e sinalizao de linha, perfazendo assim um total de 32 canais.

Um sinal analgico (por exemplo a voz), na sua transmisso passa pelas seguintes etapas: Gerao do Sinal PCM: o Amostragem o Quantizao o Compresso o Codificao Multiplexao TDM

31 / 70

TELEFONIA
A seguir apresentaremos as etapas da gerao de um sinal Modulado por Cdigo de Pulso PCM: Amostragem A amostragem consiste em substituir o sinal de voz analgico, emitido pela cpsula transmissora do aparelho telefnico, por uma sucesso de amostras de curta durao (pulsos), retirados no sinal original a intervalos peridicos.

A figura acima mostra como o sinal telefnico de um assinante chega a uma chave eletrnica atravs de um filtro passa-baixa, que limita a faixa de freqncia a ser transmitida. A faixa de freqncia utilizada em telefonia de 300 a 3400Hz. O filtro suprime as freqncias acima de 4000Hz, O sinal telefnico, de faixa limitado, chega a uma chave eletrnica, que retira amostras do sinal 8000 vezes por segundo, isto significa que esta chave fecha o circuito 8000 vezes por segundo (freqncia de 8000Hz), deixando passar pulsos de amostras do sinal e formando o sinal PAM (Modulao por Amplitude de Pulso). A freqncia de 8000Hz a recomendada pelo organismo internacional de normatizao em telecomunicaes ITU-T, de acordo com o teorema da amostragem: Fa > 2 x Fs Pelo Teorema da Amostragem, a freqncia de amostragem (Fa) dever ser no mnimo de duas vezes a freqncia mxima do sinal a ser transmitido (Fs), para que o sinal seja recuperado no destino, com filtros relativamente baratos. Como em telefonia a freqncia mxima do sinal 3400Hz, adotou-se a freqncia de amostragem de 8KHz (8000Hz). Com a freqncia de amostragem sendo 8KHz, o perodo entre duas amostras do mesmo sinal telefnico de: T = 1 / Fa T = 1 / 8000 T = 125 s

Ou seja, o intervalo de tempo entre duas amostras do mesmo sinal telefnico de 125 s (Ta = intervalo de amostragem) Desta forma temos que a durao de cada amostras para o Sistema PCM de 32 canais adotado no Brasil, que corresponde ao tempo em que a chave eletrnica fica fechada para a amostragem do sinal :

32 / 70

TELEFONIA

Ta / numero de canais = 125 s / 32 = 3,9 s

Este intervalo de tempo (125 s) entre duas amostras um tempo relativamente longo. Aproveita-se este intervalo de tempo entre duas amostras para enviar amostras de outros sinais telefnicos, resultando num sinal multiplexado no tempo, vide figura abaixo, que mostra trs sinais telefnicos multiplexados no tempo. O sinal PAM ainda uma forma de onda analgica do sinal telefnico, porm, as amostras so transmitidas e processadas mais facilmente na forma digital e o primeiro passo para converso da amostra em um sinal digital (no caso um sinal PCM) a quantizao.

33 / 70

TELEFONIA
Quantizao Um sinal digital a representao em passos de um fenmeno, tal como quantidades ou estado. O dinheiro, por exemplo, varia em passos distintos e conveniente para ser representado digitalmente. J um sinal analgico de voz uma grandeza que varia continuamente nos seus valores, tal como a temperatura. Para serem expressos em forma digital, necessrio que seja definida uma escala (passos) de valores de forma a representar o sinal analgico com um grau de preciso aceitvel. Uma bomba de gasolina, por exemplo, tem uma escala conveniente de valores, no mais do que o necessrio para a representao das quantidades de combustvel com que a bomba trabalha. Ao estabelecer os valores que as amplitudes das amostras do sinal PAM pode assumir, obtem-se os nveis de quantizao. A segunda etapa da tcnica PCM a quantizao do sinal PAM inicialmente gerado. A quantizao consiste em se arredondar o nvel de cada uma das amostras para um dos valores pr-estabelecidos. Pelas figuras abaixo, observa-se que a amplitude do pulso sempre passa para amplitude pr-estabelecida mais prxima. Por exemplo, o segundo pulso, que tem a amplitude original de 3,4V, passa a ter uma amplitude de 3 s. Por outro lado, o terceiro pulso tem uma amplitude original de 1,5V, que igualmente distante dos nveis 2 e 3V. Nesses casos, o arredondamento pode ser feito tanto para o nvel superior, quanto para o inferior, conforme a conveno adotada. No caso da figura acima, convencionou-se que o arredondamento ser feito para o nvel superior.

Pode-se observar que, ao se receber o sinal PAM quantizado, ser impossvel reconstituir com fidelidade absoluta, o sinal PAM original. Assim sendo, o processo de quantizao inevitavelmente introduz uma perda de informao, denominada erro de quantizao. Esse erro aparece sob a forma de rudo de quantizao. Compresso O rudo de quantizao, que aparece devido aos arredondamentos, p maior para sinais de amplitudes pequenas e menor para sinais de amplitudes grandes. Isto significa que os sinais de pequena amplitude sofrem maior interferncia do rudo de

34 / 70

TELEFONIA
quantizao do que os sinais de grande amplitude e como agravante, so nos sinais baixos que se encontra a maior parte das informaes de voz. Para se obter uma transmisso satisfatria e manter o rudo de quantizao num nvel aceitvel, feita a compresso, que consiste em comprimir os sinais de grande amplitude de entrada, mantendo inalterados os sinais de pequeno valor. Codificao O sinal PCM a ser transmitido obtido pela codificao dos nmeros dos intervalos de quantizao. O codificador eletrnico atribui a cada amostra uma palavra de cdigo de n bits em correspondncia ao intervalo de quantizao no qual foi enquadrada a amostra. A figura anterior mostra a quantizao e a codificao de cada intervalo de tempo da palavra de cdigo de 4 bits. Os intervalos de quantizao somam uma total de 16 nveis (24 = 16, sendo 8 para amostras positivas e 8 para amostras negativas). O primeiro bit de cada palavra de cdigo representa a polaridade da amostra (1 para amostras de polaridade positiva e 0 para amostras de polaridade negativa). Estas 3 etapas (quantizao, compresso e codificao) so realizadas simultaneamente pelo equipamento PCM.

No sistema PCM adotado no Brasil (PCM 30), de 30 canais de voz, mais 2 canais para sinais de sincronismo e sinalizao de linha, cada amostra codificada em 8 bits, isto , cada amostra representada por um cdigo binrio de 8 bits. Os intervalos de quantizao so ento 256 (28 = 256) sendo 128 intervalos positivos e 128 intervalos negativos. Multiplexao As palavras de cdigo de 8 bits de diversos canais telefnicos podem ser transmitidos em uma seqncia cclica, isto , entre duas palavras de cdigo de um mesmo sinal telefnico, so introduzidas em seqncia palavras de cdigo de

35 / 70

TELEFONIA
outros sinais telefnicos, formando assim o sinal PCM multiplexado por diviso no tempo. Os processos de multiplexao so totalmente eletrnicos. A figura 5.17 mostra, a titulo de exemplo, 4 sinais de entrada amostrados periodicamente por um seletor rotativo A. Este seletor rotativo A gira de uma entrada a prxima em sincronismo com a entrada das palavras de cdigo. Na sada do seletor A tem-se ento um sinal PCM multiplexado por diviso no tempo. O intervalo de tempo, em que uma palavra de cdigo transmitida, chamado de time slot. A seqncia de bits, que contem uma palavra de cdigo de cada sinal de entrada, denominada quadro de pulsos. No exemplo da figura 5.17, um quadro de pulsos formado por quatro palavras de cdigo seqenciais dos sinais de entrada S1 a S4.

No sistema PCM 30, o quadro de pulsos formado por 32 palavras de cdigo de 8 bits, transmitidos ininterruptamente. Das 32 palavras de cada quadro, 30 so reservadas para voz e 2 destinam-se a transmitir informaes de sincronismo mais alarmes e sinalizao de linha, numeradas de 0 a 31. Cada quadro tem portanto, um total de 256 bits (32 x 8), transmitidos num tempo de 125 s. Em um segundo sero transmitidos ento 2.048.000 bits (2 Mbps), que a taxa de transmisso do sistema PCM 30. 256 bits 125 s (sendo = 10-6) X bits 1s temos ento: X = (256 bits x 1 s) / (125x10-6 s) = 2,048x106 bits/s = 2048000 bits/s

36 / 70

TELEFONIA
que aproximadamente : 2 Mbits/s ou 2 Mbps

Na Recepo, ocorre o inverso, ou seja, o sinal Demultiplexado, Decodificado e depois transformado novamente em sinal analgico. Demultiplexao Do sinal multiplexado obtm-se na recepo novamente os sinais PCM, isto , as palavras de cdigo de 8 bits so distribudas s correspondentes sadas. Tal como na multiplexao na transmisso, tambm aqui os processos de demultiplexao so totalmente eletrnicos. Para melhor entendimento, a figura 5.17 mostra um seletor rotativo B, que distribui as palavras de cdigo s 4 sadas, em total sincronismo com o seletor A. Decodificao A cada palavra de cdigo de 8 bits atribudo um valor V de sada na recepo, e que corresponde ao valor mdio do intervalo do correspondente intervalo de quantizao. As palavras de cdigo so decodificadas na seqncia da chegada e convertidas em sinais PAM. A seguir, este sinal PAM levado e um filtro passabaixa, que a partir dele reconstitui o sinal telefnico original.

5.2.4. Comutadores Digitais Em uma central CPA Digital, os assinantes so interconectados atravs de circuitos que utilizam a multiplexao por diviso do tempo (TDM) e a modulao por cdigo de pulsos (PCM). A cada assinante reservado um intervalo de tempo (time slot) para transportar as informaes de voz, codificadas em 8 bits, no sentido de assinante A para o assinante B. O intervalo de tempo utilizado pelo assinante o

37 / 70

TELEFONIA
mesmo durante toda a conversao. No outro sentido, tambm reservado um intervalo de tempo, para levar as informaes de voz do assinante A para o B. As Centrais Telefnicas Digitais tem a funo de estabelecerem ligaes telefnicas rearranjando as palavras PCM de 8 bits de vrios sinais telefnicos, a medida que as chamadas telefnicas so encaminhadas. Na freqncia de 8000Hz (freqncia de amostragem) 8000 palavras PCM so transmitidas por segundo, num sentido (assinante A para B) e no sentido inverso (assinante B para A). Para se efetuar a comutao em uma Central CPA Digital, so utilizados dois tipos de comutadores: Comutador Temporal Comutador Espacial Comutador Temporal

5.2.4.1.

O comutador temporal pode transmitir toda a palavra de cdigo de 8 bits de uma linha multiplex (enlace PCM) de entrada a qualquer intervalo de tempo de uma linha multiplex de sada (acessibilidade plena). A figura a seguir mostra um sistema simplificado de comutador temporal, com um nico enlace PCM de apenas 4 canais, a Memria de Dados, onde so armazenadas as amostras codificadas de voz e a Memria de Controle, que controla a leitura aleatria. A figura mostra ligaes j estabelecidas, com endereos na Memria de Controle j escritos pelo Processador (que no aparece na figura). As amostras codificadas e multiplexadas de voz dos 4 canais chegam ate o comutador temporal, onde so inscritas na Memria de Dados de forma cclica: a

38 / 70

TELEFONIA
amostra de voz do canal telefnico 1 (intervalo de tempo t E1) armazenada na posio de memria 1, a amostra de voz do canal telefnico 2 armazenada na posio de memria 2 e assim sucessivamente, quadro a quadro. As amostras so lidas, por sua vez, numa seqncia aleatria, de acordo com os endereos armazenados na Memria de Controle. Esses endereos so escritos pelo processador, durante o processo de estabelecimento da ligao, permanecendo na Memria de Controle enquanto durar a chamada. Pode-se observar, pela figura, que no tempo de leitura t L1, lida a posio de memria 3 (endereo de controle 3) e a amostra ai armazenada colocada na linha multiplex de sada. No tempo de leitura t L2, lida a posio de memria 1, sendo a amostra colocada na linha multiplex de sada. importante observar que a amostra que ocupava o intervalo de tempo 1 na entrada, vai ocupar o intervalo de tempo 2 na sada, havendo uma comutao no tempo, ou seja, h uma troca de intervalos de tempo. Dessa forma, como resultado desta troca de intervalos de tempo (Comutao no Tempo ou Comutao Temporal), ocorre um atraso entre o tempo em que foi escrito um determinado sinal na memria de dados e a sua leitura.

5.2.4.2.

Comutador Espacial

A figura anterior mostrou apenas um sistema simplificado e hipottico de comutador temporal, com apenas um enlace PCM. Nas Centrais CPA temos vrios enlaces PCM, podendo inclusive tambm haver a necessidade de comutar amostras para outro enlace PCM, conforme a ligao telefnica. Da a necessidade dos comutadores espaciais. Ao contrario do Comutador Temporal, o Comutador Espacial opera sem que ocorram permutaes entre os intervalos de tempo do fluxo PCM de entrada e sada. O que de fato o Comutador Espacial faz comutar qualquer palavra PCM de 8 bits das vias de entrada para qualquer enlace PCM da via de sada, sem que ocorram mudanas no intervalo de tempo. Assim, as palavras PCM conservam seus intervalos de tempo originais, durante e aps o processo de comutao.

39 / 70

TELEFONIA

40 / 70

TELEFONIA
5.3. Algumas Centrais de Comutao Telefnica

Comando Direto Eletromecnico: Central Passo a Passo (PxP)

Comando Indireto Eletromecnica: Central AGF Ericsson Central UD Philips

Controle Comum Eletromecnica: Tecnologia CROSSBAR: ARF 102 MFC Ericsson 5005 Plessey NC 400 NEC Tecnologia CROSSPOINT: CPR 100 Siemens ESK 10000 Siemens Controle Comum Eletrnica CPA (Controle por Programa Armazenado) AXE Ericsson EWSD Siemens NEAX NEC 5ESS Lucent S12 Alcatel Trpico RA Promom/Alcatel/CPqD

41 / 70

TELEFONIA
6. SISTEMAS DE TRANSMISSO PDH e SDH 6.1. Sistema PDH

Com o crescimento dos sistemas de telefonia fixo comutado, os entroncamentos analgicos at ento utilizados, no conseguiam comportar a alta demanda de trfego, ocasionando congestionamento nas redes, e o aumento destes entroncamentos analgicos era anti-econmico devido ao alto custo dos cabos e, principalmente, da infra-estrutura de obras civis (dutos, posteamentos, etc). Estes fatos unidos viabilidade comercial dos sistemas PCM (Modulao por Cdigo de Pulos), a partir da dcada de 1960, graas ao incio da era dos circuitos integrados lgicos, fez com que os sistemas de telefonia dessem um passo decisivo ruma a sua digitalizao. O primeiro sistema de transmisso que utilizava a tcnica de modulao por cdigo de pulso PCM, foi patenteado por Sir Alec Reeves em 1939. Com a viabilizao comercial dos sistemas PCM (Pulse Code Modulation) a partir do final da dcada de 1960, deu-se um passo decisivo rumo digitalizao da telefonia. Isso se tornava possvel graas ao incio da era dos circuitos integrados lgicos, que viabilizaram a produo em escala dos equipamentos multiplex PCM. O sistema PCM (Modulao por Cdigo de Pulsos), consiste em amostrar o sinal de voz limitado em 4 kHz a uma taxa de 8 kHz (taxa de Nyquist) e representar a amplitude dessas amostras por 8 bits. Assim, gerada uma taxa de 8000 x 8 = 64 Kbps. Os objetivos desses sistemas eram: Aumentar a capacidade de entroncamento entre as centrais urbanas com melhor aproveitamento da infra-estrutura (cabos de pares telefnicos e dutos). Nas regies urbanas, devido densidade crescente de empresas com alto trfego telefnico, era comum a saturao dos entroncamentos analgicos entre as centrais urbanas com conseqente congestionamento. Porm, em muitos casos era anti-econmico expandir-se o entroncamento analgico devido ao custo dos cabos e, principalmente, da infra-estrutura de obras civis (dutos, posteamento, etc), sobretudo em locais de alta concentrao de prdios. Possibilita a melhoria da qualidade do sinal recebido por duas razes principais: (i) as caractersticas inerentes de maior imunidade a rudo da modulao digital, e (ii) a transmisso de sinais de udio sem a atenuao por distncias relativamente grandes. A distncia entre centrais urbanas pode variar tipicamente na faixa de alguns quilmetros at poucas dezenas de quilmetros nas grandes cidades. Estas distncias podem ser cobertas por equipamentos PCM de primeira hierarquia com vantagens econmicas e tcnicas em relao aos antigos troncos analgicos.

Para aproveitar a capacidade de transmisso dos canais disponveis (que geralmente maior que 64 Kbps), utilizada uma tcnica de multiplexao no tempo (TDM - Time Division Multiplexing), onde vrios sinais podem ser transportados por um nico meio fsico, intercalando-se bytes (ou octetos) de cada sinal durante o intervalo de transmisso. Por exemplo, a hierarquia europia de 2 Mbps, denominada E1, resulta do agrupamento de 30 canais de voz de 64 Kbps (e

42 / 70

TELEFONIA
mais 2 canais de controle) em um nico canal de 2048 Kbps, padro Europeu adotado no Brasil. Abaixo apresenta-se o quadro de um sistema PCM de 1 hierarquia (PCM-30), com seus 32 canais. Quadro PCM-30 0 1 2 3 ... 15 16 17 ... 28 29 30 31

Cada quadro (32 canais de 64kbps) dura 125 s e possui 256bits, cada canal dura 3,9 s e possui 8 bits. o canal 0 utilizado para sincronismo do quadro o canal 16 utilizado para sinalizao os canais de 1 15 e 17 a 31 so utilizados para transportar os sinais de voz ou dados.

medida que a demanda telefnica foi crescendo, foram sendo criados novos nveis de multiplexao, formando uma verdadeira hierarquia de multiplexao/transmisso, assim nasceu o sistema PDH Hierarquia Plesicrona1 Digital de equipamentos multiplex PCM, cujo elemento bsico o equipamento multiplex PCM de primeira hierarquia, conforme pode ser visto na figura a seguir.

(1) Plesicrono: plesi(o) = prximo, vizinho, quase (do grego plsos) + crono = tempo (do grego khrnos). Plesicrono significa quase-sncrono ou quasesincronizado

43 / 70

TELEFONIA

Quadro resumo da hierarquia PDH adotada no Brasil e Europa: Hierarquia Digital Plesicrona E0 E1 E2 E3 E4 Taxa de Bits Notao Usual 64 Kbps 2 Mbps 8 Mbps 34 Mbps 140 Mbps Valor Exato 64 kbit/s 2 048 kbit/s 8 448 kbit/s 34 368 kbit/s 139 264 Kbit/s 1 canal de voz 30 canais de 64 kbit/s 4 E1 16 E1 64 E1 ou 4E3

Estrutura tpica

Cada passo da multiplexao utiliza um equipamento multiplex especfico, com posies rgidas para cada tributrio (canal). Para extrair tributrios de menor hierarquia torna-se necessrio demultiplexar os canais de hierarquia at essa hierarquia. A figura a seguir ilustra esse processo, usando como exemplo o padro PDH adotado no Brasil.

Limitaes do Sistema PDH Uma forte limitao que se evidenciou principalmente com a utilizao dos sistemas PDH de alta capacidade reside nas funes de gerenciamento e manuteno de rede. Outra restrio importantssima a inflexibilidade para se retirarem canais dos (ou acrescentar canais aos) agregados superiores, sendo exigido demodular (ou

44 / 70

TELEFONIA
modular) todos nveis hierrquicos para se executar esta tarefa. Esta restrio torna os projetos de rede bastante rgidos, caros, e dificulta sobremaneira a reconfigurao da rede para atender a variaes de demanda. Um outro ponto no menos importante refere-se pouca aderncia deste sistema transmisso de dados. Planejado para atender a aplicaes de telefonia, o sistema no tem mecanismos apropriados para assegurar qualidade aceitvel na transmisso de dados. Por exemplo, a perda espordica de amostras de voz nem chega a prejudicar a inteligibilidade da voz, porm em geral fatal para troca de dados entre computadores. claro que os protocolos de comunicao entre as mquinas podem suprir parcialmente estas limitaes (adio de redundncia para deteco e correo de erros, repetio, etc), porm a comunicao se torna pouco eficiente. Estes fatos fizeram com que uma nova hierarquia digital fosse concebida: SDH a Hierarquia Digital Sncrona.

6.2.

Sistema SDH

Vrios fatores induziram a criao da hierarquia digital sncrona de transporte: (i) (ii) (iii) (iv) (v) as limitaes j conhecidas do sistema PDH no que se refere ao gerenciamento e controle da qualidade de servio; alto custo da operao add-drop; a capacidade bastante limitada para transporte de dados; a disponibilizao de capacidade (velocidade) e de qualidade sem precedentes por parte da tecnologia de fibras pticas; a possibilidade de se construir uma rede digital totalmente sncrona graas tecnologia de osciladores de altssima preciso com referncia atmica.

Desta forma foi concebido e implementado nos Estados Unidos o sistema SONET (Synchronous Optical Network). Ao contrrio do caso PDH, as hierarquias SONET e SDH so rigorosamente compatveis. Podemos ento dizer que SDH um padro internacional para redes pticas de comunicao de alta velocidade que especifica um sistema de transporte sncrono. Este permite implementar redes mais simples (do que o antecessor PDH), mais flexvel e mais econmica. Vantagens do SDH: grande capacidade interna de gerenciamento e manuteno de rede; flexibilidade para acomodar todos os tipos de sinais atuais (incluindo as hierarquias PDH e padres de dados) e futuros; ambiente multivendor equipamentos de diferentes fornecedores podem ser interligados com maior facilidade; add-drop2 oferece facilidade para extrair ou inserir canais em pontos intermedirios (Nas aplicaes prticas comum ter-se de extrair e inserir informao em pontos intermedirios de uma rota, por exemplo em cada quarteiro ao longo de um anel de fibra ptica em reas comerciais densamente populadas para atender escritrios em prdios com comunicao de voz e dados)

(2) add-drop neste contexto significa retirar ou inserir canal ou um conjunto de canais de um agregado de alta hierarquia. A rede SDH acomoda todos os sinais da hierarquia PDH, por exemplo os tributrios de 2, 34 e 140 Mb/s, bem como os correspondentes da hierarquia norte-americana.

45 / 70

TELEFONIA
Pode tambm acomodar o padro ATM (Asynchronous Transfer Mode), os padres Ethernet e Giga-Ethernet. Atualmente j existem 4 nveis na hierarquia SDH, e alguns fabricantes j anunciaram equipamentos no nvel 5. A Tabela a seguir ilustra este fato. Taxa de Bits Notao Usual 155 Mbps 622 Mbps 2,5 Gbps 10 Gbps 40 Gbps Valor Exato 155 520 kbit/s 622 080 kbit/s 2 488 320 kbit/s 9 953 280 kbit/s 39 813 120 Kbit/s

Hierarquia Digital

Estrutura tpica de tributrios

STM-1 STM-4 STM-16 STM-64 STM-256

63 E1 ou 3 E3 4 STM1 16 STM1 ou 4 STM4 64 STM1, 16 STM4 ou 4 STM16 4 STM-64, 16 STM-16, 64 STM-4 ou 256 STM-1

No sistema SDH adotou-se o conceito de camadas de rede, associadas a um conjunto de entradas e sadas compatveis que podem ser interconectadas. Um quadro com taxa de 155,52 Mb/s est definido na recomendao ITU-T G.707. Este quadro chamado STM-1 (Synchronous Transport Module level 1) Mdulo de Transporte Sncrono de nivel 1, o primeiro nvel da hierarquia SDH. A Figura 4 mostra o formato deste quadro. Ele constitudo por uma matriz de octetos (ou bytes) de 9 linhas e 270 colunas, totalizando 2430 bytes. A transmisso ocorre linha a linha iniciando pelo byte mais esquerda. A durao de um quadro 125 s. Cada octeto na regio de payload contm informao, por exemplo de um canal de 64kb/s. O quadro STM-1 capaz de transportar qualquer sinal tributrio PDH at 140Mb/s. Estrutura de um quadro STM-1 a 155Mb/s

O cabealho (overhead) composto por 3 tipos de estruturas: RSOH (Regenerator Section Overhead), processado em cada equipamento da rede, contm informaes de alinhamento de frame, identificao de frame,

46 / 70

TELEFONIA
monitorao de erro de regenerao, alarmes fsicos externos ao equipamento, e superviso de sistema. Contm tambm um canal de voz, para comunicao de tcnicos entre equipamentos. MSOH (Multiplex Section Overhead), processado apenas em equipamentos onde existe insero (add) ou retirada (drop) de canais multiplexados, contm informaes de monitorao e indicao de erros de multiplexao, controle de chaveamento de mecanismos de proteo, monitorao de sincronismo e gerncia de sistema. POH (Path Overhead), processado em cada equipamento, possui os ponteiros que indicam onde se localiza o primeiro byte do(s) VC(s) (Container Virtual) dentro da rea de informao til (payload) do frame, e eventuais bytes provenientes de justificao desse(s) VC(s).

Uma rede SDH composta por: Rede Fsica: o meio de transmisso que interliga os equipamentos SDH. Pode ser composta por: cabos de fibra ptica, enlaces de rdio e sistemas pticos de visada direta baseados em feixes de luz infravermelha. Equipamentos: so os multiplexadores SDH de diversas capacidades que executam o transporte de informaes. So denominados de elementos de rede (NE Network Elements). Sistema de Gerncia: o sistema responsvel pelo gerenciamento da rede SDH, contendo as funcionalidades de superviso e controle da rede, e de configurao de equipamentos e provisionamento de facilidades. Sistema de Sincronismo: o sistema responsvel pelo fornecimento das referncias de relgio para os equipamentos da rede SDH, e que garante a propagao desse sinal por toda a rede.

A figura a seguir apresenta um exemplo de rede SDH.

O padro SDH definiu 3 tipos de equipamentos para compor a rede: TM (Terminal Multiplex): possui apenas uma interface de agregado e possibilita a insero (add) ou retirada (drop) de tributrios de diversas hierarquias;

47 / 70

TELEFONIA
ADM (Add and Drop Multiplex): possui duas interfaces de agregados e possibilita a insero (add) ou retirada (drop) de tributrios de diversas hierarquias. Estes equipamentos tambm podem ser usados como regeneradores de sinal, quando nenhuma interface de tributrio instalada. SDXC (Synchronous Digital Cross-connect): possui interfaces de entrada e sada de diversas hierarquias e pode interliga-las com uma grande infinidade de combinaes.

A figura a seguir apresenta esses equipamentos.

48 / 70

TELEFONIA
7. TRFEGO TELEFNICO 7.1. INTRODUO

As Operadoras de servios telefnicos tm dois objetivos principais: Prestar o melhor servio ao usurio (com taxas compatveis) Maior investimento com o mnimo custo possvel

Para que esses dois objetivos sejam alcanados, impem-se que desde o projeto de implantao da Central Telefnica, at a sua manuteno em operao, tenha sempre dados que indiquem a demanda de utilizao e dados que possam avaliar em qualquer instante o estado da central. O meio utilizado para a obteno desses dados a medio de trfego. A medio de trfego em uma Central Telefnica fornece valores, os quais permitem avaliar o desempenho da mesma, em termos de servios prestados aos assinantes, e conseqentemente fornecendo subsdios necessrios para novas centrais, correes de projeto, ampliaes, etc.. 7.2. TIPOS DE TRFEGO TELEFONICO

O trfego telefnico recebe as seguintes denominaes: 7.2.1. Demanda de Trfego a simples necessidade que uma pessoa tem de comunicar-se com outra a distncia. A demanda de trfego pode ou no ocasionar uma chamada telefnica ao sistema. 7.2.2. Trfego Oferecido o trfego que se apresenta s entradas do sistema, da central ou dos estgios de comutao, resultando ou no em uma ocupao (chamada telefnica). Quando um usurio retira o fone do gancho para efetuar uma chamada, ela j est oferecendo um trfego central telefnica. Tambm quando uma chamada dirigida de uma central para outra, na entrada da central de destino, esse trfego oferecido. 7.2.3. Trfego Escoado (Cursado) Em relao a uma dada central, a parte do trfego oferecido que resulta em ocupaes de rgos ou circuitos dessa central. 7.2.4. Trfego Rejeitado a parte do trfego oferecido que no resultou em ocupaes, portanto, a diferena entre o trfego oferecido e o trfego escoado. O trfego rejeitado pode ser oferecido a outro grupo de circuitos, atravs de uma rota alternativa, desde que a central esteja programada para tal.

49 / 70

TELEFONIA
7.2.5. Trfego Alternativo (ou de transborno) o trfego rejeitado pela via direta, que oferecido a via alternativa, vide figura abaixo:

Central A

Via Direta

Central B

Via Alternativa

Tandem

Figura 1: Via direta e alternativa

7.2.6. Trfego Repetitivo a parte do Trfego oferecido que no resultou em conversao e volta a ser oferecido novamente ao sistema telefnico. 7.2.7. Trfego de Conversao a parcela do trafego escoado que resultou em conversao telefnica. 7.2.8. Trfego Perdido todo trfego que no resulta em conversao, ou seja, a diferena entre a demanda de trfego e o trfego de conversao. 7.2.9. Trfego de Entrada e de Sada o trfego relacionado a direo da ligao telefnica em uma central telefnica. 7.2.10. Trfego Local

o trfego relacionado a uma ligao telefnica quando a mesma originada e terminada no mesmo municpio. 7.2.11. Trfego Interurbano

o trfego relacionado a uma ligao telefnica quando a mesma originada e um municpio e terminada em outro municpio.

50 / 70

TELEFONIA
7.2.12. Trfego Internacional

o trfego relacionado a uma ligao telefnica quando a mesma originada e um pas e terminada em outro pas. 7.2.13. Trfego Originado

Em relao a uma determinada central telefnica, o trfego que resulta de chamadas que se iniciam nesta central e partem para a prpria ou para outras centrais. 7.2.14. Trfego Terminado

Em relao a uma determinada central telefnica, o trfego resultante de chamadas que se chegam a esta central, seja ele originado em outra central ou nela prpria. 7.2.15. Trfego de Trnsito

o trfego de passagem por centrais Tandem, Trnsito e mesmo Local.

7.3.

CONCEITOS DE TRFEGO

7.3.1. Estado de um Circuito ou rgo Qualquer circuito ou rgo da central telefnica em perfeito funcionamento, apresenta-se sob dois aspectos quanto ao seu estado: LIVRE ou OCUPADO. O circuito ou rgo dito livre quando ele est disponvel para ser utilizado por qualquer chamada que seja dirigida a ele. A partir do momento em que esse circuito ou rgo passa a ser utilizado por uma chamada at o instante em que liberado por ela, diz-se que o mesmo est ocupado, vide figura abaixo:
Circuito ou rgo Ocupado Livre Ocupado Livre Ocupado Tempo

Figura 2: Estado de um circuito ou rgo telefnico 7.3.2. Tipos de Registros de Dados de Trfego Existem dois tipos de registros de dados de trfego: Por ocupaes individuais Por ocupaes simultneas

Os grficos apresentados abaixo ilustram estes dois tipos de registros para as mesmas ocupaes, considerando um grupo de 5 circuitos.

51 / 70

TELEFONIA
Registros de Ocupaes Individuais Nmero dos Circuitos 1 4 8 12 17 13 18 14 19 2 5 9 15 20 3 6 10 16 21 7 11

1 2 3 4 5

10

15

20

25

30

35

40

45

50

55

60

t (min)

Figura 3: Registro de ocupaes individuais


Registro de Ocupaes Simultneas Nmero de Circuitos Ocupados

5 4 3 2 1

10

15

20

25

30

35

40

45

50

55

60

t (min)

Figura 4: Registro de ocupaes simultneas

7.3.3. Registro de dados de trfego por ocupaes individuais Neste caso as ocupaes so registradas individualmente para cada rgo ou circuito, permitindo a identificao do estado de ocupado de cada um dos circuitos ou rgos no grupo em cada intervalo de tempo, conforme ilustrado na figura 3. 7.3.4. Registro de dados de trfego por ocupaes simultneas Neste tipo registrada a quantidade de rgos ou circuitos ocupados simultaneamente em cada intervalo de tempo, conforme ilustrado pelo grfico da figura 4. Este grfico uma converso exata dos dados do grfico da figura 3, onde as ocupaes individuais so transformadas em ocupaes simultneas.

52 / 70

TELEFONIA

7.4.

Tempo de Ocupao ( tj )

o tempo durante o qual uma chamada telefnica ocupa um rgo ou um circuito de uma central telefnica. Por exemplo, no grfico da figura 3, o tempo de ocupao da chamada 1 (t1) de 7.5 minutos, pois inicia no tempo 2,5 minutos e termina no tempo 10 minutos. 7.5. Volume de Trfego ( V )

O volume de trfego representa o tempo total de ocupaes de um orgao ou circuito, ou um grupo de rgos ou circuitos. Portanto, volume de trfego o somatrio dos tempos de ocupaes, e representado pela seguinte expresso matemtica: n V = tj J=1 Onde: Tj = tempo de ocupao da ocupao j n = numero total de ocupaes Atravs da figura 3 e usando a frmula acima, podemos calcular o volume de trfego para o grupo de circuitos da seguinte forma: t1 = 7,5 minutos t2 = 7,5 minutos t3 = 20 minutos . . . t21 = 05 minutos Logo: n V = tj = t1 + t2 + t3 + ... + t21 J=1 V = 7,5 + 7,5 + 20 + 15 + 7,5 + 7,5 + 5 + 15 + 15 + 2,5 + 2,5 + 7,5 + 12,5 + 10 + 7,5 + 5 + 10 + 10 + 15 + 5 + 5 V = 192,5 minutos

t 53 / 70

TELEFONIA
7.6. Tempo Mdio de Ocupao ( )

a mdia aritmtica dos tempos das ocupaes de um rgo ou circuito, ou de um grupo de rgos ou circuitos de comutao da central.

V = ----n

Calculando o tempo mdio de ocupao dos circuitos da figura 3, temos:

V 192,5 (minutos) = ----- = -------------------------- = 9,17 minutos/ocupaes n 21 (ocupaes)

Portanto, 9,17 minutos o tempo mdio das ocupaes dos circuitos, que constituem o grupo de circuitos da figura 3. Atravs do tempo mdio de ocupaes e do nmero de chamadas, podemos obter o volume de trfego. V=

7.7.

Perodo de Observao ( T )

o tempo durante o qual o rgo ou circuito ou os rgos ou circuitos so supervisionados. Analisando o grfico da figura 3, podemos verificar que o grupo de circuitos foi supervisionado durante 60 minutos. Portanto, T = 60 minutos. 7.8. Intensidade de chamada ou ocupaes ( I )

o numero de chamadas que ocorrem num grupo de rgos ou circuitos, por um perodo de observao. A formula utilizada para calcular ( I ) : n I = ---T A intensidade de chamada normalmente expressa em chamadas por hora. Por exemplo, temos no grupo de circuitos da figura 3, uma intensidade de ocupaes:

n 21 ocupaes I = ------ = ------------------ = 21 ocupaes / hora T 60 minutos

54 / 70

TELEFONIA

7.9.

Intensidade de Trfego ( A )

Intensidade de Trfego representa o numero mdio de ocupaes simultneas ocorrida no perodo de observao. V A = ---T A unidade designada para a intensidade de trafego o ERLANG (Erl), em homenagem ao dinamarqus A. K. Erlang, elaborador da Teoria do Trafego Telefnico. Vimos pela figura 3 que o volume de trafego dos cinco circuitos observados durante 60 minutos foi de 192,5 minutos. Portanto, para calcular a intensidade de trafego ( A ), fazemos: V 192,5 minutos A = ------ = ------------------- = 3,208 Erl T 60 minutos Conclumos ento que, durante o perodo de observao T, houve em media 3,208 circuitos ocupados simultaneamente. Podemos tambm calcular a intensidade de trafego somente para o circuito 1 da figura 3: V (7,5 + 7,5 + 20 ) minutos A = ------ = --------------------------------- = 0,58 Erl T 60 minutos Portanto, o circuito 1 permaneceu 58% do tempo de observao ocupado. Desta forma, para um rgo ou circuito, a intensidade de trafego representa o ndice de utilizao deste rgo ou circuito durante o perodo de observao. Concluso: A intensidade de trafego mxima que um rgo ou circuito pode apresentar de 1,0 (um) Erlang. Isto quer dizer que o rgo ou circuito permaneceu ocupado durante todo o perodo em que foi observado (100% de utilizao). 7.10. Congestionamento 7.10.1. Congestionamento de Tempo ( E )

a proporo de tempo, em relao ao perodo de observao, em que todos os rgos ou circuitos permanecem ocupados simultaneamente. t E = --T

55 / 70

TELEFONIA
Onde: t = tempo em que todos os circuitos ou rgos se encontram ocupados simultaneamente. T = perodo de observao Atravs da figura 3, podemos observar que nos intervalos 5 a 7,5, 15 a 17,5, 30 a 35, 42,5 a 45, todos os circuitos estavam ocupados, ento, o congestionamento de tempo dos circuitos : t 2,5 + 2,5 + 5 + 2,5 12,5 minutos E = --- = -------------------------- = ----------------- = 0,2083 T 60 60 minutos Ou seja, 20,83% do tempo de observao apresentou congestionamento. 7.10.2. Congestionamento de Chamada ( B )

a proporo das chamadas perdidas em relao ao numero total de chamadas. O congestionamento de chamada indica a porcentagem das chamadas que so perdidas no sistema. P B = -------n+P Onde: P = somatrio das chamadas perdidas n = nmero de ocupaes n + P = nmero total de chamadas (completadas + perdidas) Pela figura 3, suponhamos que no intervalo 15 a 17,5 minutos, tenhamos 3 chamadas perdidas; no intervalo 30 a 35 minutos tenhamos 4 chamadas perdidas e no intervalo 42,5 a 45 minutos tenhamos 1 chamada perdida, portanto: 3+4+1 8 B = ------------- = ----- = 0,2758 21 + 8 29 Ou seja, foram perdidas 27,58% das chamadas durante o perodo de observao.

56 / 70

TELEFONIA

APNDICE 1 HISTRIA DO TELEFONE

1875 INVENO DO TELEFONE O telefone nasceu meio por acaso, na noite de 2 de junho de 1875. Alexander Graham Bell, um imigrante escocs que morava nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos, fazia experincias com um telgrafo harmnico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som diferente. O som foi ouvido por Bell do outro lado da linha.

A inveno foi patenteada em 7 de maro de 1876, mas a data que entrou para a histria da telefonia foi 10 de maro de 1876. Nesse dia, foi feita a transmisso eltrica da primeira mensagem completa pelo aparelho recm-inventado. Graham Bell se encontrava no ltimo andar de uma hospedaria em Boston, nos Estados Unidos. Watson trabalhava no trreo e atendeu o telefone, que tilintara. Ouviu, espantado: "Senhor Watson, venha c. Preciso falar-lhe." Ele correu at o sto de onde Bell havia telefonado. Comeava uma longa histria. A histria das telecomunicaes, que iria revolucionar o mundo dali em diante.

1876 O TELEFONE E D. PEDRO II: O RECONHECIMENTO Mal tinha sido inventada, ainda em 1876, o telefone foi parar numa exposio famosa, a Exposio Centenria de Filadlfia, nos Estados Unidos. Mas o aparelho no fez o menor sucesso. Por mais de seis semanas, Graham Bell ficou com seu invento sobre uma mesa, sem que ningum lhe desse ateno. Quando a comisso de juzes da exposio se aproximou, um deles apanhou o receptor do telefone, olhou-o com pouco caso e tornou a coloc-lo no lugar. Nem sequer colocou o aparelho no ouvido. Outro juiz fez um comentrio que provocou risos.

57 / 70

TELEFONIA

Mas a novidade no passou despercebida de todos. Ao visitar a exposio, no dia 25 de junho, o imperador do Brasil, D. Pedro II, tratou de procurar Graham Bell. Tempos atrs, ele tinha ficado impressionado com uma aula do jovem professor para surdos-mudos. Bell aproveitou a oportunidade e no deixou por menos. Estendeu um fio de um canto a outro da sala, dirigiu-se ao transmissor e ps D. Pedro II em grande expectativa. - Ser ou no ser, eis a questo - falou Bell, sendo ouvido claramente pelo imperador. - Meu Deus, isso fala! - exclamou, assombrado, D. Pedro II. Da para frente, o reconhecimento veio rpido. Menos de um ano depois, j estava organizada a primeira companhia telefnica do mundo, a Bell Telephone Company, em Boston, nos Estados Unidos. A companhia tinha ao todo 800 telefones e era presidida por Gardner Hubbard, sogro de Graham Bell . O superintendente geral era Theodore Vail. Mas, afinal, por que Alexander Graham Bell foi se lembrar justamente do "ser ou no ser, eis a questo" na hora de falar com o imperador do Brasil? Foi por conta de seu av, Alexandre Bell, um sapateiro que queria ser ator e vivia a recitar Shakespeare. Ele acabou impressionado com a prpria voz e ficou com a mania de melhorar a dico. Abandonou os sapatos e abraou o teatro. Pouco depois, descobriu outra profisso: professor de elocuo. O av do inventor do telefone tornou-se especialista em foniatria, mas no esqueceu Shakespeare, seu tema preferido em conferncias dramticas. Tal pai, tal filho. Alexandre Melville Bell, pai do nosso Bell, passou a se interessar no apenas pelo som, mas pelas causas desse som. Estudou anatomia, quis saber tudo sobre a laringe e as cordas vocais. Criou a "fala invisvel": um conjunto de smbolos, cada qual representando a exata posio da boca, dos lbios, da lngua e do palato na pronncia das vogais e consoantes. Com o uso desses smbolos, era possvel saber a pronncia correta de cada uma delas.

O mtodo foi bastante usado na Europa e na Amrica, para ensinar elocuo e lnguas e tambm para ensinar surdos-mudos. Foi a partir da "fala invisvel" criada pelo pai de Graham Bell que surgiram os smbolos que hoje aparecem nos dicionrios para indicar a pronncia figurada.

58 / 70

TELEFONIA
possvel entender agora a paixo de Graham Bell pela voz e o desejo de faz-la voar atravs de um fio? O ajudante de Bell, Thomas A . Watson, outro personagem importante nessa histria. Ele era arteso de uma das maiores e mais bem aparelhadas oficinas eltricas no pas, onde eram construdos os mais estranhos aparelhos recomendados pelos inventores. Foi Watson que procurou Bell para falar de uma pea que no estava dando certo, o telgrafo harmnico. Mas Bell logo deixaria de lado o tal telgrafo para se dedicar totalmente ao seu novo invento, o telefone. O entusiasmo do professor acabou contagiando Watson. Os dois tornaram-se grandes amigos e Bell deu a seu ajudante participao nas patentes. Afinal, Watson participara de todas as etapas da confeco do telefone, apurando, junto com Bell, as imperfeies existentes. Sem falar que foi Watson quem ouviu a primeira mensagem inteligvel transmitida pelo telefone: "Senhor Watson, venha c. Preciso falar-lhe!". 1877 O TELEFONE CHEGA AO BRASIL O telefone chegou ao Brasil em 1877, poucos meses depois da exposio de Filadlfia. O primeiro aparelho foi fabricado nas oficinas da Western and Brazilian Telegraph Company, especialmente para D. Pedro II. Foi instalado no Palcio Imperial de So Cristovo, na Quinta da Boa Vista, hoje o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Ainda em 1877, comeou a funcionar uma linha telefnica ligando a loja O Grande Mgico, na Rua do Ouvidor, ao Quartel do Corpo de Bombeiros.

Dois anos mais tarde, em 15 de novembro de 1879, era feita a primeira para estabelecimento de uma rede telefnica no Brasil. Quem ganhou a foi Charles Paul Mackie. Foi tambm em 1879 que a repartio de organizou no Rio de Janeiro um sistema de linhas telefnicas ligadas Central de Bombeiros, para aviso de incndios.

concesso concesso telgrafos Estao

Mais um ano, e estava formada a primeira companhia telefnica nacional, a Telephone Company of Brazil. Criada em 13 de outubro de 1880, ela tinha um capital de 300 mil dlares e foi instalada em janeiro de 1881, na Rua da Quitanda no 89. Em 1883, a cidade j tinha cinco estaes de mil assinantes. A primeira linha interurbana tambm de 1883. Ligava o Rio de Janeiro a Petrpolis. A novidade logo se espalhou para o resto do Pas. A primeira concesso para outros estados foi realizada em 18 de maro de 1882. Foram atendidas as cidades de So Paulo, Campinas, Florianpolis, Ouro Preto, Curitiba e Fortaleza. Em 1884, So Paulo e Campinas foram beneficiadas com novas concesses.

59 / 70

TELEFONIA

A permisso para a construo de uma linha ligando So Paulo ao Rio de Janeiro foi concedida em 1890, para J.O. Simondsen. Ele teve a idia de seguir pelo litoral e chegou a construir 60 km de linha. Acabou desistindo do projeto. Talvez por simples superstio, a populao dos lugarejos por onde a linha passava derrubava de noite os postes levantados de dia. Mas a telefonia no parava de avanar. O primeiro cabo interurbano subterrneo no Brasil foi inaugurado em 1913. Eram 30 pares, ligando Santos a So Paulo, numa distncia de cerca de 70 km. Pouco mais tarde, a ligao foi feita tambm com Campinas. Os telefones tiveram uma responsabilidade e tanto no progresso de So Paulo. Em Minas Gerais, a histria parecida. A primeira concesso foi obtida em 1882, para uma rede telefnica em Ouro Preto. Em 1891, foi concedida permisso para linhas ligando as cidades de Leopoldina, Cataguazes e So Paulo de Muria. A ligao entre Rio e Minas, por linha telefnica, aconteceu em 1895. E, em 19 de julho de 1913, o Decreto no 3.961 regulou as condies sob as quais o governo do Estado permitia as concesses do servio telefnico, feitas desde o ano anterior, 1912. A partir dali, vrias outras cidades estabeleceram suas redes. 1916 outro marco. Nesse ano, a Companhia de Telephone Interestadoaes, a principal empresa de telefonia no Estado de Minas, tornou-se um dos ramos da Rio de Janeiro and So Paulo Telephone Company, mais tarde Companhia Telefnica Brasileira (CTB). Em 1929, vrias cidades mineiras ainda possuam redes telefnicas no integradas no sistema CTB. Vrias redes foram ento reconstrudas e uma grande rede interurbana passou a integrar Minas principal rede. O privilgio no era apenas de Minas, Rio e So Paulo. Na grande maioria das outras regies do Brasil, a telefonia foi implantada entre 1882 e 1891. Em 1889, as estatsticas apontavam um total aproximado de 160 mil telefones em todo o Pas. 104 mil eram da CTB.

60 / 70

TELEFONIA

1889 O TELEFONE A MAGNETO Nos primeiros anos, o servio telefnico do Rio de Janeiro passou alternadamente de firmas particulares para o governo. Em 6 de junho de 1889, ele foi adquirido pela concessionria alem Brasinisliche Elektricitats Gesellschraaft. A concesso era vlida por 30 anos. O servio telefnico comeava a se estabilizar.

A nova firma possua aparelhagem alem e o tipo de sistema era o magneto. Os telefones eram ligados central por um fio. Na caixa do aparelho, havia uma manivela que o assinante movia para chamar a telefonista na central. Era a telefonista, ento, quem fazia a ligao. Quando queria terminar o telefonema, o assinante movia a manivela em sentido contrrio. Dessa forma, a telefonista recebia o sinal de desligar.

1906 O TELEFONE DE BATERIA CENTRAL O telefone a magneto, com manivela, acabou depois de um incndio. Foi em 1906. As instalaes da Brasinisliche Elektricitats Gesellschraaft na Praa Tiradentes, na cidade do Rio de Janeiro, foram destrudas e o servio telefnico teve de ser interrompido durante sete meses. Quando o prdio foi reconstrudo, os aparelhos antigos acabaram sendo substitudos por outros bem diferentes. Os novos telefones, importados dos Estados Unidos, tinham um sistema de bateria central, sem manivela. Era s tirar o fone do gancho para entrar em contato com a telefonista.

61 / 70

TELEFONIA

1907 ENCAMPAO DA CONCESSIONRIA ALEM A concessionria alem Bra-sinisliche Elektricitats Gesellschraaft teve vida curta na telefonia brasileira. Em 1907, ela foi encampada pela Rio de Janeiro Telephone Company, com sede nos Estados Unidos. Cinco anos depois, nova incorporao, desta vez Brazilian Traction Light & Power, do Canad.

A concessionria alem Bra-sinisliche Elektricitats Gesellschraaft teve vida curta na telefonia brasileira. Em 1907, ela foi encampada pela Rio de Janeiro Telephone Company, com sede nos Estados Unidos. Cinco anos depois, nova incorporao, desta vez Brazilian Traction Light & Power, do Canad. Essa poca guarda histrias pitorescas, muitas delas envolvendo as telefonistas, uma das pioneiras do trabalho feminino no incio do sculo. Naquele tempo, era comum as telefonistas mais antigas ajudarem as mais novas. Mas Rosa Silva, famosa pela boa memria, era um caso parte. As telefonistas atendiam os assinantes com a frase: "Nmero, faz favor". Muitas vezes, o assinante no sabia o nmero, s o nome da pessoa com quem queria falar. Digamos que o assinante pedisse: - Senhorita, faz favor de ligar com Francisco Leal. Se a telefonista soubesse de cor o nmero, tudo bem. Mas, e se no soubesse? Simples. Fechava a chave e gritava: - Rosa! Rosa estava ocupada, atendendo a outro assinante ou outra colega. - Rosa! Afinal, Rosa atendia ao apelo. A colega perguntava, ento, o nmero do tal Francisco Leal, mas Rosa precisava saber se era do depsito, do escritrio ou da casa do Francisco. L ia a telefonista indagar do assinante que estava esperando na linha, para depois voltar: - Rosa, do depsito!

62 / 70

TELEFONIA
A veterana tinha de se lembrar a qual assinante aquilo se referia e informar qual era o nmero pedido. Quanto tempo perdido! Mas que memria! Dona Rosa Silva era a "informao em pessoa"! 1916 RJ e SP TELEPHONE COMPANY I GUERRA MUNDIAL A telefonia atraa cada vez mais ateno. E novos negcios. Em 1916, foi criada a Rio de Janeiro and So Paulo Telephone Company, subsidiria da Brazilian Traction. A nova organizao adquiriu as aes de vrias companhias existentes no Rio de Janeiro, em So Paulo e em Minas Gerais. Estabeleceu as ligaes interurbanas entre todas essas localidades e teve um desenvolvimento extraordinrio. Com a Primeira Guerra Mundial, no entanto, o nmero de assinantes do Rio de Janeiro pouco aumentou.

A telefonia atraa cada vez mais ateno. E novos negcios. Em 1916, foi criada a Rio de Janeiro and So Paulo Telephone Company, subsidiria da Brazilian Traction. A nova organizao adquiriu as aes de vrias companhias existentes no Rio de Janeiro, em So Paulo e em Minas Gerais. Estabeleceu as ligaes interurbanas entre todas essas localidades e teve um desenvolvimento extraordinrio. Com a Primeira Guerra Mundial, no entanto, o nmero de assinantes do Rio de Janeiro pouco aumentou. 1918/1920 INAUGURAO DE 4 CENTRAIS Entre 1918 e 1920, foram inauguradas quatro novas centrais telefnicas no Rio de Janeiro: Beira-Mar (hoje Museu do Telephone), Ipanema, Piedade e Jardim do Mier. Eram mais 4.860 linhas telefnicas. Em 1922, o Rio de Janeiro tinha cerca de 30 mil telefones para uma populao de 1 milho e 200 mil habitantes.

1923 COMPANHIA TELEFONICA BRASILEIRA Em janeiro de 1923, a direo da Rio de Janeiro and So Paulo Telephone Company, em Toronto, Canad, decidiu mudar o nome da companhia para Brazilian Telephone Company. Mais que isso. Decidiu que o nome poderia ser usado em

63 / 70

TELEFONIA
portugus. Em 28 de novembro daquele mesmo ano, surgia ento a Companhia Telefnica Brasileira, a CTB.

1930 O SISTEMA AUTOMTICO DE TELEFONIA Era o ano de 1888, na cidade de Kansas, nos Estados Unidos. O agente funerrio Halmon B. Storwger olhava com inveja um aparatoso enterro que passava. Por que no tinha sido dele aquele fregus? Mais tarde, um dos parentes lhe diria: - Tentei cham-lo, mas a telefonista dizia sempre que sua linha estava ocupada. A inveja de Halmon transformou-se em raiva. - Ocupada? No tive uma chamada sequer durante todo o dia. - trovejou ele Outro erro de alguma telefonista estpida. Se a ltima coisa a fazer, vou imaginar um meio de no haver necessidade de telefonistas

Poucos meses depois, Strowger fabricou um curioso aparelho. Ele afixou alfinetes ao redor das paredes de uma caixinha comum de colarinho. Cada alfinete representava a linha de um assinante. Dentro da caixa, ele colocou um brao metlico numa barra central, de maneira que ele rodasse de alfinete em alfinete, quando ativado por eletromagneto. Depois, ligou a este aparelho um telefone comum, ao qual fora adicionado um boto de presso. Cada impulso do boto operava o magneto e movia o brao metlico, tinindo de um boto a outro e "soletrando" o nmero desejado. Strowger tirou uma patente do invento e, com Joseph Harris, um jovem negociante de roupas, de Chicago, formou uma companhia. A chance para experimentar a instalao do novo aparelho veio em 1892. Em 3 de novembro daquele mesmo ano, o sonho de Strowger tornou-se realidade. As pessoas podiam chamar umas s outras sem nenhum auxlio das telefonistas. Trs anos mais tarde, em 1895, j estava sendo produzido um telefone com um tosco disco em lugar de boto de presso.

64 / 70

TELEFONIA

O telefone conquistava um nmero cada vez maior de pessoas. Em 1929, a CTB comemorava a instalao da centsima milsima linha em sua rea de operao. No mesmo ano, foi inaugurada a primeira estao automtica no Rio de Janeiro, dispensando o trabalho das telefonistas. Esta central foi instalada na Rua Alexandre Mackenzie 69, bem no centro da cidade. 1935 TELEFONES PBLICOS Para quem no tinha condies de comprar um telefone, a boa notcia veio em 1935. Nesse ano, a CTB instalou o primeiro posto pblico, na antiga Galeria Cruzeiro, hoje Ed. Avenida Central, no Rio de Janeiro. A novidade logo se multiplicou. Bares, farmcias e mercearias ganharam telefones pblicos. Mas ainda havia um problema: s era possvel usar esses telefones no horrio comercial. Aos sbados, domingos, feriados, logo cedinho ou de madrugada, as lojas e bares estavam fechados. A soluo foi importar cabines telefnicas do Canad. Em pouco tempo, elas estavam instaladas nos principais pontos pblicos: rodovirias, estaes de trem e praas pblicas.

Os orelhes apareceram em 20 de janeiro de 1972, quando a cidade do Rio de Janeiro comemorava sua fundao. Foi no aniversrio da cidade que a CTB lanou um novo tipo de cabine de telefone pblico, em fibra de vidro, cor laranja e formato de concha. A aceitao foi excelente e o apelido, imediato. At hoje, os telefones pblicos no Brasil so conhecidos como orelhes. Durante muito tempo, os telefones pblicos funcionaram com fichas metlicas. A companhia de Telecomunicaes do Rio de Janeiro, a Telerj, foi a primeira empresa do Sistema Telebrs a instalar orelhes a carto indutivo, em 1992. A tecnologia genuinamente nacional e as vantagens sobre o aparelho tradicional so muitas: a manuteno mais fcil, o vandalismo reduzido e, graas ao sistema de superviso automtica, o custo de coleta de fichas eliminado.

65 / 70

TELEFONIA

A instalao de telefones pblicos a carto atende a uma importante diretriz: a popularizao da telefonia. O objetivo que um nmero cada vez maior de pessoas tenha acesso aos servios de telecomunicaes. Tambm de fundamental importncia a conservao e o bom uso do telefone pblico. Isso vale especialmente para as reas onde a populao depende basicamente do telefone pblico para suprir suas necessidades emergenciais de comunicao: hospital, polcia, bombeiros etc. 1939/1945 II GUERRA MUNDIAL GETLIO VARGAS A Segunda Guerra Mundial mergulhou o Pas em uma srie de dificuldades, provocando a estagnao do setor de telefonia. Mesmo assim, a CTB conseguiu instalar, entre 1939 e 1945, cerca de 45 mil novos telefones no Rio de Janeiro.Os pracinhas brasileiros, integrados aos soldados americanos, passaram a ter acesso a telefones de nova tecnologia, mais leves e prova de impactos, que logo se tornaram poderosas armas nas frentes de combate.

1956 NACIONALIZAO DA CTB O nome j era conhecido em portugus, mas a companhia ainda era estrangeira. Em 28 de novembro de 1956, finalmente, o presidente Juscelino Kubstchek assinava o Decreto no 40.439, nacionalizando a sociedade annima Brazilian Telephone Com-pany. Ela agora era, efetivamente, a Companhia Telefnica Brasileira. 1965 EMBRATEL O servio de telecomunicaes tornava-se cada vez mais amplo e mais complexo. Para atender s novas necessidades do mercado, foi criada a Empresa Brasileira de Telecomunicaes, a Embratel, em setembro de 1965. O objetivo era claro: instalar e explorar os grandes troncos nacionais de microondas, integrantes do Sistema Nacional de Telecomunicaes e suas conexes com o exterior.

66 / 70

TELEFONIA
O primeiro sistema de microondas da Amrica Latina foi inaugurado entre Rio - So Paulo e Campinas. 1966 AQUISIO DA CTB A CTB passou para as mos do Estado em 1966. Nesse ano, o governo brasileiro negociou no s a compra da CTB, mas tambm o de suas empresas associadas, a Companhia Telefnica Brasileira de Minas Gerais e a Companhia Telefnica do Esprito Santo. As trs pertenciam Brazilian Traction, de capital canadense, e tinham um peso considervel no mercado de telecomunicaes. Eram responsveis por 62% dos telefones no Pas e operavam numa rea que abrangia 45% da populao brasileira. Foram adquiridas por US$ 96.315.787, com prazo de 20 anos. Novo dono, novas regras. Com a compra pelo governo brasileiro, a CTB e suas subsidirias mudaram de estatuto e de administrao. As tarifas foram reformuladas de acordo com o custo real dos servios prestados. A CTB lanou-se na expanso e modernizao dos servios nas reas em que operava, programando a instalao de 522.528 linhas telefnicas. Lucro, claro, para os usurios dos servios de telefonia.

1972 CRIAO DA TELEBRS O crescimento do setor de telecomunicaes exigia novas mudanas. Estudos desenvolvidos pelo Ministrio das Comunicaes indicaram a necessidade de planejar e coordenar de perto as atividades de telecomunicaes em todo o Pas. Esse trabalho ficaria a cargo de uma entidade pblica criada especificamente com esta finalidade, a Telecomunicaes Brasileiras S. A, a Telebrs.

A Lei 5.972, sancionada em 11 de julho de 1972, instituiu a poltica de explorao de servios de telecomunicaes e autorizou o Poder Executivo a constituir a Telebrs. Mas a nova estratgia para o setor j estava em andamento. Dois meses antes, em 26 de maio, o Ministrio das Comunicaes havia designado uma nova concessionria para cada estado ou regio geoeconmica do Pas. Essas empresas absorveriam as outras, ento existentes, em sua rea de operao. Com a nova poltica, duas das principais empresas do grupo CTB - a Companhia Telefnica do Esprito Santo (CTES) e a Companhia Telefnica de Minas Gerais (CTMG) - foram designadas empresas representativas dos respectivos estados e passaram a ser subsidirias da Telebrs.

67 / 70

TELEFONIA

1990 TELEFONIA CELULAR A cidade do Rio de Janeiro tinha sido a pioneira da telefonia no Brasil, no final do sculo XIX. Um sculo depois, o Rio tambm seria a primeira cidade brasileira a contar com o Sistema Mvel Celular.

A novidade foi implantada em 1990. O servio comeou a funcionar no dia 30 de dezembro, com capacidade para 10 mil terminais. Foi um marco na telefonia. Mas o servio era caro demais e o celular s comeou a se expandir depois de 1992. A telefonia mvel, que facilitou a vida de tanta gente, uma evoluo dos antigos sistemas de comunicao via rdio, usados pelos departamentos de polcia, bombeiros, segurana pblica, frotas de txi etc. A diferena que, nesses sistemas, existe uma nica estao de rdio base, com um transmissor de grande potncia e um nmero limitado de canais (10, ao todo). Essa estao formando uma (montanhas) e potentes que na instalada no ponto mais alto da rea que se pretende cobrir, grande clula. O alcance limitado pelos obstculos naturais artificiais (prdios). As transmisses so muitas vezes mais telefonia celular, mas so limitadas a um raio prximo a 30 km.

Na telefonia celular, vrias estaes de rdio base (torres com transmissores e receptores) so estrategicamente distribudas na rea que se pretende cobrir. Elas formam clulas semelhantes a uma colmia (por isso, o nome celular), de modo a diminuir as reas de sombra provocadas pelos obstculos. A potncia dos transmissores em cada clula pode ser menor, mas, afinal de contas, os telefones mveis no precisam ter potncia elevada, nem esto instalados em veculos. Suas dimenses foram reduzidas at aparecerem os telefones miniatura. Como o nmero

68 / 70

TELEFONIA
de canais disponveis bem maior, as clulas podem ser continuamente adicionadas ao sistema, at o limite fsico da Central de Comunicao e Controle. O resultado o aumento da rea de cobertura celular. A tecnologia digital foi outro grande avano, permitindo a transmisso de dados e imagens pelo celular, alm da voz.

1992 TELEFONICO PUBLICO A CARTO O telefone pblico a carto indutivo foi lanado durante a Eco-Rio 92. O novo sistema reduziu os gastos das concessionrias e facilitou a vida dos usurios.

1994 FIBRA PTICA Os primeiros cabos de fibra ptica no Brasil foram instalados em 1994, no Rio de Janeiro. A fibra ptica um filamento de vidro da espessura de um fio de cabelo, capaz de transmitir a luz a enormes distncias. Quando uma pessoa fala ao telefone, sua voz traduzida para a linguagem dos impulsos eltricos, pelo prprio aparelho.

Quando essa mensagem transmitida atravs de fibra ptica, esses impulsos so convertidos em impulsos de luz, por meio de uma fonte de faixa de infravermelho conectada fibra. A comunicao ptica tem muitas vantagens: ela permite a transmisso de uma quantidade bem maior de informaes, a distncias bem mais longas; tem menor custo de implantao e operao; os componentes so bem menores e a interferncia eletromagntica reduzida.

69 / 70

TELEFONIA
1995 QUEBRA DO MONOPLIO ESTATAL Apesar dos avanos das telecomunicaes, milhes de brasileiros ainda no tinham acesso aos servios bsicos de telefonia. Para ampliar a oferta de servios e atender s necessidades dos consumidores, era preciso atrair investimentos privados e melhorar a expanso da infra-estrutura das telecomunicaes. Com a privatizao, seria possvel acompanhar a evoluo tecnolgica e as mudanas do mercado. Mas o projeto esbarrava na Constituio Federal, que previa o monoplio estatal das telecomunicaes. A quebra do monoplio foi aprovada pelo Congresso Nacional em agosto de 1995. As portas para o futuro comeavam a se abrir.

1997 BANDA B DA TELEFONIA CELULAR O novo sistema de competio comeou pela telefonia celular. A abertura para a explorao da banda B por empresas nacionais e estrangeiras, em 1997, comprovou os benefcios da concorrncia: servios melhores e preos menores. Os planos alternativos de comercializao multiplicaram-se e o telefone celular deixou de ser privilgio de uma minoria para ser um meio de comunicao acessvel a qualquer trabalhador.

1998 PRIVATIZAO DA TELEBRS A Lei Geral das Telecomunicaes, aprovada em julho de 1997, traava o novo modelo para as telecomunicaes no Brasil. A base era a universalizao dos servios e a livre competio. Para facilitar a privatizao, o Sistema Telebrs foi dividido em vrias empresas. Na rea de telefonia celular, as concessionrias estaduais foram agrupadas em oito holdings da banda A. Na rea de telefonia fixa, as 26 operadoras estaduais foram agrupadas em trs holdings regionais. A Embratel continuou atuando em todo o Pas com servios de longa distncia. O leilo das 12 holdings, no dia 29 de julho de 1998, foi um sucesso. Rendeu aos cofres pblicos mais de R$ 22 bilhes.

70 / 70

You might also like