You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS

PRO-REITORIA DE GRADUAO
DEPARTAMENTO DE MATEMTICA E FSICA

ORGANIZAO BSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES PLANO DE CURSO Disciplina:Clculo Diferencial e Integral I Curso: Matemtica/Fsica/Engenharia Professor/Responsvel: Ms. Erivelton Paulo Vitor Cdigo N de Crditos Pr-requisitos: MAF 2001 06
EMENTA

C-requesito

Estudo de funes reais de uma varivel real: Limites, continuidade, diferenciao e integrao
OBJETIVOS GERAIS

Fornecer ferramenta necessria para que o aluno participe do mundo da matemtica da cincia e da engenharia Colaborar para que o aluno cresa na capacidade de interpretar enunciados propostos e a partir de uma viso subjetiva de cada situao, estruture e resolva um problema real;
OBJETIVOS ESPECFICOS

Conceituar e desenvolver aplicaes de derivadas e integrais com o objetivo de habilitar o aluno ao uso de instrumental matemtico a ser utilizado na sua formao profissional.
CONTEDO PROGRAMTICO

N de Aula ( x 2)

15

Contedo Aula inicial. Apresentao do contedo programtico, bibliografia e sistema de avaliao. Matemtica elementar: Casos de fatorao, conjuntos numricos e desigualdades. Nmeros reais; intervalos e desigualdades. Funo modular, afim e quadrtica, representao grfica. Domnio, Imagem e Contra-domnio. Funo Inversa. Definio. Funo composta, como se faz. Limites de funes de uma varivel. Definio e Limites laterais. Dicas de resoluo de limites diretos, indefinidos e no infinito. Propriedades Funo Contnua. Retas assntotas horizontais, verticais e inclinadas. Limites Fundamentais. Derivadas Definio. Introduo e noo geomtrica da reta tangente. Derivadas reta tangente e reta normal. Resoluo de exerccios. Matemtica elementar e limites e limites fundamentais. Resoluo de exerccios. Limites, Continuidade, retas assntotas e limites indeterminados.

15

15

15

Dia 01/09/2011. APLICAO DA PRIMEIRA AVALIAO N1 ( A1) Derivadas de funes de uma varivel. Regras de derivao. Interpretao Geomtrica. Derivada num ponto. Funes logartmica e exponencial suas derivadas. Funes trigonomtricas, funes trigonomtricas inversas e suas derivadas. Continuidade de funes derivveis. Derivadas Laterais. Regras de derivao. Aplicao em exerccios resolvidos em sala. Derivada da funo inversa. Derivadas de funes hiperblicas. Derivadas sucessivas e derivadas implcitas. Diferencial. Aplicao . Resoluo de Exerccios em sala. Dia 05/10/2011. APLICAO DA SEGUNDA AVALIAO N1 ( A2). Introduo a Integral. Definio de primitiva de uma funo. Exerccios. Integrais Indefinidas Propriedades bsicas. Exerccios. Mtodos de resoluo: Mudana de varivel. Integrao por partes. Exerccios. Resoluo de Exerccios em sala. Clculo de rea Integral definida Teorema Fundamental do Clculo Integrais definidas. Exerccios. Resoluo de exerccios em sala. Extenso do conceito de Integral Funes de vrias sentenas. Convergncia e divergncia de integrais. Resoluo de exerccios em sala. Mtodos de integrao Substituio trigonomtrica. Resoluo de exerccios em sala. Dia 10/11/2011. APLICAO DA PRIMEIRA AVALIAO N2 ( A3). Integrais por fraes parciais casos 1 e 2. Comprimento de Arco e Clculo de Volume. Resoluo de exerccios em sala. Aplicaes da derivada. Taxa de variao, Mximos e Mnimos. Continuao de Mximos e Mnimos. Resoluo de exerccios em sala. Teorema de Rolle, Teorema do Valor Mdio. Resoluo de exerccios em sala. Funo crescente e decrescente. Critrio para determinar os extremantes de uma funo. Concavidade e pontos de Inflexo. Anlise geral do comportamento do grfico da funo construo do grfico. Problemas de Mximos e Mnimos. Regra de LHospital. Aplicao. Frmula de Taylor - introduo. Exerccios. Resoluo de exerccios em sala
METODOLOGIA

Aulas expositivas ; Formao de grupos para discusso e definies de problemas; Estudo dirigido- resoluo de exerccios em classe.

AVALIAO

A nota final, NF, da disciplina ser resultante da mdia ponderada de dois conjuntos de notas, N1 e N2, conforme a expresso NF = 0,4.N1+ 0,6. N2, sendo que tanto N1 quanto N2 sero compostos por no mnimo duas notas resultantes de duas avaliaes individuais com todo o contedo do perodo correspondente. Podero ser aplicados pequenos testes em sala ou trabalhos, cuja soma de suas notas iro compor N1 e N2. A freqncia ser computada em cada encontrou atravs de chamada feita durante as aulas. Ser considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver a freqncia mnima de 75% e Nota Final igual ou superior a cinco. No haver prova substitutiva. Provas de segunda chamada, somente com apresentao de atestado mdico, bito ou declarao, devidamente assinada por responsvel, justificando viajem agendada para a data da prova.
BIBLIOGRAFIA BSICA

1. FLEMING, Diva Marlia e Gonalves, MIRIAN Buss. Clculo A So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 2. THOMAS, George B., Clculo, volume I, So Paulo, 11 edio, Editora Pearson, 2010. 3. GUIDORIZZI, Hamilton Luis. Um curso de clulo Vol. I. Ed. L.T.C.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. SWOKOWSKI, Earl w. Clculo com geometria analtica. Vol I. Ed. Makron Books. 2. LEITHOD, Louis. O clculo com geometria analtica vol. I. Ed. Harbra. 3. MUNEM, Foulis. Clculo Vol. I. Editora L.T.C. 4. SIMMONS, George F. Clculo com Geometria Analtica vol. I. Ed. Makron Books. 5. STEWART, James. Clculo vol. I 5 edio. Editora Pioneira.
INFORMAO COMPLEMENTAR

Este cronograma est sujeito a alteraes em qualquer item.

You might also like