You are on page 1of 61

Sabrina Eras, Sex & Crime, Hans Liska, Marcus Penna, Rune Bennicke, e colunas de Brad Holland e Renato

Alarco

www.revistailustrar.com

21 / 2011

EDITORIAL: ............................................. 2

Dia 1 dia de editora nova...


partir desta edio a Revista Ilustrar cresce e se converte oficialmente na editora Reference Press, onde a sua primeira publicao impressa j est disponvel: o livro Sex & Crime: The Book Cover Art of Benicio, alm de outros livros em andamento. Assim, o projeto de levar o melhor da ilustrao e das artes a todas as pessoas continua seguindo em frente, e o prprio livro com as obras do Benicio e a belssima exposio com os originais uma das matrias desta edio da Ilustrar. Tambm temos neste nmero a participao de Sabrina Eras, na seo Portfolio, e de Marcus Penna em um passo a passo detalhado. Rune Bennicke fala de sua trajetria no mundo da animao, em especial com a Disney. Temos tambm a seo Espao Aberto, com profissionais de primeira, e, como sempre, Renato Alarco assina sua Coluna Nacional, falando sobre sua relao com o escritor Moacir Scliar, que faleceu no dia em que Renato escrevia a coluna, e Brad Holland na Coluna Internacional, contando sobre a busca da originalidade.
Foto: arquivo Ricardo Antunes

PORTFOLIO: Sabrina Eras .............................. 3 COLUNA INTERNACIONAL: Brad Holland ........ 1 0 ESPECIAL: Sex & Crime / Benicio ...................... 12 SKETCHBOOK: Hans Liska .......................... 19 S T E P B Y S T E P : Marcus Penna ....................... 2 9 C O L U N A N A C I O N A L : Renato Alarco .............. 3 5 15 PERGUNTAS PARA: Rune Bennicke ............ 3 7 ESPAO ABERTO ...................................... 46 CURTAS.............................................................. 59 LINKS DE IMPORTNCIA ......... ............... 60

ENDEREO DO SITE: www.revistailustrar.com


DIREO, COORDENAO E ARTE-FINAL: Ricardo Antunes ricardoantunesdesign@gmail.com DIREO DE ARTE: Neno Dutra - nenodutra@netcabo.pt Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REDAO: Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REVISO: Helena Jansen - donaminucia1@gmail.com COLABORARAM NESTA EDIO: Angelo Shuman (Divulgao) - shuman@uol.com.br Montalvo Machado (Hans Liska) - montalvo@terra.com.br ILUSTRAO DE CAPA: Benicio - www.benicioilustrador.com.br PUBLICIDADE: revista@revistailustrar.com

Mas a seo mais especial desta edio sem dvida a seo Sketchbook, onde contamos a incrvel trajetria de um livro produzido no meio das trincheiras alems durante a Segunda Guerra Mundial pelo artista austraco Hans Liska, e que acabamos por encontrar este livro nos dias de hoje, em So Paulo. Uma histria incrvel, com imagens do livro que so belssimas e tocantes ao mesmo tempo. Espero que gostem, e dia 1 de maio tem mais.

ricardo antunes
so paulo / Lisboa ricardoantunesdesign@gmail.com www.ricardoantunes.com

DIREITOS DE REPRODUO: Esta revista pode ser copiada, impressa, publicada, postada, distribuda e divulgada livremente, desde que seja na ntegra, gratuitamente, sem qualquer alterao, edio, reviso ou cortes, juntamente com os crditos aos autores e co-autores. Os direitos de todas as imagens pertencem aos respectivos ilustradores de cada seo.

2a

2b

Foto: arquivo Sabrina Eras

Como ilustradora, Sabrina trabalha basicamente em duas reas distintas: ilustrao infantil e ilustrao de pin-ups, que o que iremos mostrar aqui. Mas suas pin-ups delicadas e muito femininas tm caractersticas bem definidas, vindas da influncia de bonecas - uma de suas paixes - e da cultura pop japonesa, finalizadas depois com os mais diversos materiais.
Sabrina Eras

COMEO
Por mais que minha famlia incentivasse, eu no queria trabalhar com isso, pois no me sentia segura em no ter uma profisso bate-carto. Aquela coisa de carteira assinada, salrio fixo, 13, horrio certo... A instabilidade da profisso de ilustrador me assustava, pois meus pais eram artesos e eu via todas as dificuldades em se trabalhar dessa maneira.

Desenhar, eu desenho desde criana, mas isso eu nem conto. Minha famlia sempre foi envolvida com arte de alguma maneira. Eu queria mesmo era ser bailarina ou biloga, mas minha vida mudou completamente de rumo quando fui fazer faculdade. Eu trabalhava em uma agncia de Comunicao Visual e eles ofereceram pagar a minha faculdade caso eu fizesse algo na rea e eu escolhi Publicidade e Propaganda. No era a minha, tanto que desisti dois anos depois, mas continuei procurando trabalhos nessa rea de agncias. Eu ainda no pensava em ser ilustradora, apesar de toda a minha famlia me dar apoio.

sabrina eras
So paulo samesjc@gmail.com http://sabrinaeras.com

3a

3b

P O R T F O L I O :

esenhando desde criana, Sabrina Eras no imaginava que um dia pudesse se tornar ilustradora profissional, mesmo fazendo parte de uma familia envolvida com as artes. Apesar disto, hoje bastante requisitada na rea editorial.

S A B R I N A

SABRINA ERAS

E R A S

NO
E R A S

ENTRANDO MERCADO
E R A S

Quando conheci o Lo (meu marido) comecei a focar um pouco mais nessa rea; ele queria trabalhar com isso, pois j era (meu) professor de desenho e comeou a me levar para esse lado. A deciso de virar de vez ilustradora aconteceu com um fato muito triste e que me marcou muito. Meu av, David, era pintor, e a pessoa que mais me incentivava a largar tudo para viver da minha arte. Mas ele faleceu e eu fiquei muito mal com isso e prometi a mim mesma que iria atrs e trabalhar na rea. Seria a minha maneira de homenagear a memria dele e me sentir mais prxima de alguma maneira. Como se v, vrios fatos da minha vida j me levavam pra esse caminho, sempre foi assim, mas essa foi a cartada final que me fez ir atrs, de vez. Foi quando comecei a procurar cursos e Workshops em So Paulo, e foi em um desses que conheci o Japs (Marcus Penna). Rolou um workshop do Kako e Bruno na Faap, no evento Ilustra Brasil e o Japs estava l olhando portfolio da galera. Fizemos amizade e ele me apadrinhou. Me deu dicas, me ensinou como era o mercado de trabalho, onde eu deveria ir atrs de informaes, como tratar com clientes, apresentar portfolio e coisas do tipo. Fui com ele em um dos primeiros Bisteco Ilustrado que rolou e comecei a conhecer mais profissionais da rea e expandir minha rede de contatos. Foi nessa poca que me mudei pra So Paulo. Em muitos tropeos e acertos, peguei meus primeiros livros e revistas e desde ento no parei.

S A B R I N A

P O R T F O L I O :

4a

4b

P O R T F O L I O :

S A B R I N A

PRINCIPAIS INFLUNCIAS
Tenho tanta referncia que nem caberia aqui. Cresci apaixonada por Disney e quando criana s queria saber de desenhar isso. A vieram os animes, os quadrinhos. Mas o pulo do gato, que me fez olhar para o desenho de uma outra maneira, foi quando vi The Kiss do Klimt. A sensao de ver aquela pintura mexeu muito comigo e me fez abrir os olhos para outras coisas e buscar referncias fora do que eu j conhecia. Antes no era to fcil ir atrs de referncias como hoje em dia, que s voc abrir o Google e est tudo l. Sempre gostei mais do diferente, do estranho. Acho que tem mais personalidade e muito mais a ver comigo. Aquela coisa de mostrar os dois lados da mesma moeda. Tim Burton e Hayao Myazaki so gnios nisso, sempre mostrando que nem sempre o bonito o bom e o feio o mal. Essa dualidade me emociona e me impulsiona. Alguns artistas: Disney, Alphonse Mucha, Egon Schiele, Audrey Kawasaki, Tim Burton, Junko Mizuno, Mark Ryden, Nicoletta Cecolli, Jill Thompson, etc.

E R A S

S A B R I N A

P O R T F O L I O :

5a

5b

P O R T F O L I O :

S A B R I N A

E R A S

ILUSTRAO INFANTIL X PIN-UPS


E R A S Sou muito apaixonada por livros infantis. Meu pai sempre incentivou muito a leitura em casa e eu cresci rodeada de livros. Eu podia no saber o que queria fazer com meu desenho, mas sabia que se fosse fazer algo, seria relacionado a livros. Trabalhar com criana um universo que eu gosto muito, pois adoro coisas fofas. Alis, isso uma caracterstica muito forte do meu trabalho. Ele sempre tem uma pegada mais fofa, por mais que tenha uma garota nua ou uma criana jogando bola. Eu sempre tento encaixar tudo em um contexto mais kawai. O outro lado, o das pin-ups/moda/ bonecas, onde posso testar mais, extrapolar. um trabalho muito mais pessoal e livre, que na outra rea no caberia da maneira como fao. Eu no sou uma pessoa do meio da moda, mas como sempre gostei muito e hoje em dia temos a facilidade da Internet, aproveito isso para enriquecer meu repertrio e deixar minhas ilustraes mais interessantes para vrias pessoas, inclusive e principalmente para mim. Adoro desenhar garotas nuas, com aquele olhar sexy e mesclar isso com coisas fofas. Me agrada essa unio de mundos diferentes A perda da inocncia, o amadurecimento, a fase de transio de menina/mulher. So coisas que at ento eu no sabia que tinha tanto pblico e qual no foi minha surpresa quando vi que esse meu trabalho mais pessoal tinha tantos admiradores. E R A S P O R T F O L I O : S A B R I N A

P O R T F O L I O :

S A B R I N A

6a

6b

AS

BONECAS
e ia colocar a mo em algo que tivesse massa. Aquela coisa de poder pegar, desmontar, refazer, pintar, criar em cima. Mistura moda, cultura pop e ainda so fofas. Tudo isso est inserido no meu diaa-dia e consequentemente acaba influenciando meu trabalho de ilustrao. Acho que uma coisa no foge da outra, elas acabam casando de alguma maneira e se mostrando em algum momento.

S A B R I N A

Olhos e cabeas grandes sempre me chamaram ateno, e ela ainda tem aquele jeito meio scary/sweet que eu amo, foi a combinao perfeita para mim. Era meu momento de descontrao, que eu saa do computador/prancheta

P O R T F O L I O :

PROJETOS

FUTUROS
Sei que quero fazer muitos livros, telas, quem sabe participar de exposies, aprender animao, mas no momento isso. A nica coisa que tenho certeza quero desenhar e pintar at o final da vida. O resto, a gente v quando chegar a hora.

No fao esse tipo de coisa. Mesmo. Sei de coisas que quero fazer, mas no fico me segurando nisso; acredito muito em ir atrs das coisas em vez de deixar que elas aconteam (porque o Universo NO conspira porcaria nenhuma, hahahaha).

7a

7b

P O R T F O L I O :

S A B R I N A

As bonecas comearam como um hobbie. Nunca fui muito de bonecas, eu gostava mais de brincar na rua, andar de bike, jogar bola, essas coisas, mas sempre gostei muito de brinquedos em geral, e as Blythes me chamaram ateno justamente por fugirem dos padres de bonecas normais.

E R A S

E R A S

P O R T F O L I O :

S A B R I N A

E R A S

8a 8b
P O R T F O L I O : S A B R I N A E R A S

P O R T F O L I O :

S A B R I N A

E R A S

9a 9b
P O R T F O L I O : S A B R I N A E R A S

Na arte, estilos mudam, mas as mudanas no se somam para o progresso.

Faa-o Pessoal
por Brad Holland
No incio do sculo 20, Ezra Pound desafiou os artistas a torn-lo novo. Desde ento, a busca da novidade tem sido um fantasma que assombra o artista moderno. Novidade na arte sempre foi reconhecida como uma das marcas de uma mente original. Mas a novidade por si s um vrus do Sculo 20. A partir do Cubismo, os vrios movimentos do Modernismo, PsModernismo e um Modernismo novo e melhorado tem sido um monumento lgica da novidade autoconsciente. Cada movimento alegou ser mais radical que o ltimo, como se estabelecer as suas credenciais revolucionrias garantiria a seus artistas um lugar na histria da arte. Mas cem anos depois da revoluo de autoconscientes, devemos reconhecer a inexperincia de tentar forar todo um campo da criatividade humana no conceito trivial de novidade. No so muitos os artistas em qualquer idade que so verdadeiramente originais, e fazer da originalidade uma exigncia de trabalho destes artistas no os fazem originais. Quando as pessoas comuns tm que passar como originais, dificilmente voc pode ser
Brad Holland

Foto: arquivo Brad Holland

A mudana no pensamento ocidental que nos deu a cincia deu-nos novas maneiras de explicar o mundo. Isso nos ensinou o valor da novidade. Mas a virtude que atribui a novidade apenas um subproduto. A cincia , por natureza, revolucionria. A arte no . Na cincia, a teoria das placas tectnicas no apenas uma nova forma de explicar o movimento continental; superior explicao que continentes se movem porque cavalgam sobre as costas de tartarugas gigantes. No entanto, na arte, as Coforas nas paredes do palcio de Minos no so superiores aos hierglifos egpcios que os influenciaram - nem so inferiores A Dana, de Matisse, que lhe seguiram por mais de trs mil anos. A pintura de Rembrandt sobre Jan Six no marca o ponto a meio caminho entre as esculturas polidas da Roma imperial e as pinturas de olhos frios irregulares de Lucien Freud.

O avano do conhecimento coletivo a tica da cincia. Mas a tica da arte a experincia individual. Um artista s pode redescobrir o que todos os outros artistas tm descoberto ou redescoberto antes dele. Um desafio de um artista no faz-lo novo, mas torn-lo pessoal.

Brad holland
estados unidos brad-holland@rcn.com www.bradholland.net

10a

10b

Brad Holland

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

surpreendido ao encontr-las reduzindo a originalidade em novidade, de novidade a estilo, de estilo a moda, de moda a publicidade. E a novidade da publicidade no prova de novidade. um sintoma de exausto. Voc no pode permanecer fresco por tentar se manter fresco, e pessoas que tentam geralmente fazem pouco mais do que chamar a ateno para si mesmas.

Em vez de ensinar os artistas a fazerem um fetiche do novo, os tumultos que nos deram a cincia e o mundo moderno poderiam ter-nos ensinado uma lio diferente. Os grandes revolucionrios da cincia geralmente tm sido relutantes radicais. Coprnico (cuja teoria da rotao planetria nos deu o sentido poltico da palavra revoluo) demorou para publicar sua teoria radical, porque ele no queria v-la minar a f religiosa. Darwin demorou para publicar sua teoria da seleo natural, pela mesma razo. Mendel descobriu o mecanismo da evoluo no por tentar entender como as espcies se modificaram, mas

sim para determinar precisamente como uma espcie passava adiante suas caractersticas sem qualquer mudana. Nenhum desses revolucionrios foi levado a impor novidade na sociedade. Cada um rompeu com o passado apenas como um ato de f com o passado. Quando a tradio fica fora de sintonia com os tempos, muitas vezes voc tem que dar uma parada para tla de volta aos trilhos.

B R A D

H O L L A N D

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

B R A D

H O L L A N D

11a
Brad Holland

11b
C O L U N A I N T E R N A C I O N A L : B R A D H O L L A N D

SEX & CRIME / BENICIO


Foto: arquivo Gil Tokio Foto: arquivo Marcelo Loschiavo

Jos Luis Benicio da Fonseca, ou simplesmente Benicio, tinha uma caracterstica: apesar de ser um dos mais importantes, prestigiados e reconhecidos ilustradores brasileiros, nunca havia sido feita uma exposio com seus trabalhos, nem mesmo um livro com a sua produo, que enorme. Em 2006, o jornalista e escritor Gonalo Junior deu o primeiro passo, escrevendo
Reference Press

um excelente livro chamado Benicio, Um Perfil do Mestre das Pin-Ups e dos Cartazes de Cinema, com uma biografia caprichada do artista... mas faltava um livro com suas ilustraes e, acima de tudo, suas pin-ups, uma das marcas registradas de sua carreira. Com a ampliao da Revista Ilustrar, ao se transformar na editora Reference Press (em parceria com a editora americana Brandstudio Press), surgiu a possibilidade de corrigir essa falha. Assim, o primeiro lanamento da Reference Press s podia ser mesmo o Benicio, parceiro da Revista Ilustrar desde o seu incio, alm de amigo pessoal. Se a escolha do primeiro artista da editora foi fcil, difcil seria escolher o tema do livro: absolutamente tudo

Sex & crime


so paulo http://referencepress.blogspot.com www.referencepress.com

12a

12b

E S P E C I A L :

ms de fevereiro foi um ms muito especial, pois pela primeira vez um dos maiores ilustradores brasileiros teve um reconhecimento altura.

S E X

&

C R I M E

B E N I C I O

B E N I C I O

C R I M E

E S P E C I A L :

Foto: arquivo Gil Tokio

Ento resgatar esse material era mais do que necessrio para que

13a

Foto: arquivo Gil Tokio

13b

E S P E C I A L :

Uma parte da produo de Benicio que extremamente conhecida so as capas para livros de bolso que ele produziu para a Editora Monterrey durante cerca de 20 anos, entre os anos 60 e 80. Foram mais de 3.000 capas que se tornaram clebres, apesar da pssima qualidade de impresso.

&

S E X

S E X

&

C R I M E

A deciso do tema ficou por conta daquilo que Benicio sabe fazer melhor do que ningum: mulheres. Lindas, sensuais e muitas vezes perigosas mulheres.

o que o Benicio fez excelente, e em todas as reas: ilustrao publicitria, editorial, infantil, adulto, posters de cinema, capas de discos, ilustraes de arquitetura, etc.

B E N I C I O

B E N I C I O

PARA SABER MAIS: http://bit.ly/AberturaExpoBenicio (video da noite de abertura da expo)

C R I M E

&

S E X

www.referencepress.com www.brandstudiopress.com (sites oficiais das editoras)

E S P E C I A L :

Uma vez o livro pronto, nossa parceira de eventos, a Mandacar Design (das irms Bebel e Manaira Abreu) providenciaram uma exposio extraordinria na Galeria Cartel 011, em So Paulo, onde trouxemos 80 originais dispostos de forma inusitada,

Mas este s o primeiro livro. Esto previstos pelo menos outros 2 livros com trabalhos do Benicio, que sero, todos, vendidos exclusivamente nos sites da editora Reference Press e na Brandstudio Press, alm de outras exposies programadas. Benicio merece... finalmente.

14a

Foto: arquivo Marcelo Loschiavo

finalmente todos ns pudssemos ter em mos algumas das pin-ups mais desejadas do mundo das artes, em uma impresso primorosa de alta qualidade.

em uma moldura nica de 18 metros de comprimento. Sucesso absoluto.

14b

E S P E C I A L :

S E X

&

http://referencepress.blogspot.com (blog da Reference Press)

C R I M E

www.benicioilustrador.com.br (site oficial do Benicio)

B E N I C I O

E S P E C I A L :

S E X

&

C R I M E

B E N I C I O

15a 15b
E S P E C I A L : S E X & C R I M E / B E N I C I O

E S P E C I A L :

S E X

&

C R I M E

B E N I C I O

16a 16b
E S P E C I A L : S E X & C R I M E / B E N I C I O

E S P E C I A L :

S E X

&

C R I M E

B E N I C I O

17a 17b
E S P E C I A L : S E X & C R I M E / B E N I C I O

E S P E C I A L :

S E X

&

C R I M E

B E N I C I O

18a 18b
E S P E C I A L : S E X & C R I M E / B E N I C I O

Isto importante para entender como a viso pessoal de um artista em um momento to dramtico como a guerra pode criar registros histricos de uma importncia enorme. Mas para apresentar essa histria, o livro, o artista e os envolvidos, precisamos divid-la em duas partes...

Parte 1 - Hans Liska


Hans Liska foi um famoso e prolfico ilustrador austraco, nascido em 19 de novembro de 1907 em Viena, ustria, e falecido em 26 de dezembro de 1983 em Schesslitz, na regio da Bavria, Alemanha. Desde pequeno Hans Liska sempre sonhou em estudar artes, mas acabou por se formar em uma escola de negcios e trabalhou como contador. Ganhando seu prprio dinheiro, resolveu ingressar na Escola de Artes Aplicadas de Viena como um aluno de Berthold Lffler, um amigo de Oskar Kokoschka. Diretamente da Escola de Artes Aplicadas, devido s suas habilidades excepcionais, ele foi convidado a ir para St. Gallen, na Sua, para se tornar o chefe do estdio de uma grande agncia de publicidade.

Hans Liska

Hans Liska
ustria / Alemanha http://hansliska.com

19a

19b

S K E T C H B O O K :

Revista Ilustrar encontrou em So Paulo um raro documento histrico, e procurou resgatar esse documento uma edio impressa de um sketchbook do artista Hans Liska - no s mostrando os desenhos contido nele, mas principalmente tentando contar a extraordinria histria que esse livro percorreu, desde as trincheiras alems durante a Segunda Guerra Mundial at chegar aos dias atuais no Brasil, em So Paulo.

Foto: arquivo Hans Liska

H A N S

L I S K A

HANS LISKA

L I S K A

H A N S

S K E T C H B O O K :

Uma vez que ele tinha guardado dinheiro suficiente, continuou seus estudos na Escola de Artes Aplicadas de Munique, aos cuidados de Emil Pretoius e Walter Deutsch. Ento, no Ano Novo de 32/33, Liska conseguiu seu grande sonho: iniciou sua carreira como ilustrador ao ter um de seus cuidadosos desenhos publicados na mundialmente famosa revista alem Berliner Illustrirte Zeitung (que foi fundada em 1890 e chegou marca de 2 milhes de exemplares durante a

guerra). Alguns meses depois, o editorchefe da poca fundou a Life Magazine. Desde ento Liska nunca mais parou, e seu enorme talento como ilustrador fez com que, aps a Segunda Guerra Mundial, trabalhasse principalmente como ilustrador publicitrio para algumas das maiores empresas alems, em especial para a DaimlerBenz durante 9 anos, onde produziu uma quantidade enorme de posters, anncios e livros para a empresa automobilstica.

20a

20b

S K E T C H B O O K :

H A N S

L I S K A

Parte 2 - Alexandre Birmoser


O arquiteto Alexandre Birmoser um brasileiro filho de austracos, que nasceu no Brasil por acaso. Seu pai havia vindo ao pas para trabalhar na construo de um convento, e sua mulher engravidou e deu luz em terras brasileiras. Quando Alexandre tinha em torno de 10 anos de idade, o seu av, que vivia na ustria, se encontrava muito doente. Com isso, Alexandre e seus pais viajam de volta ustria, onde ficam alguns anos... e em 1939, estoura a Segunda Guerra Mundial, e todos os jovens autracos - inclusive os filhos de autracos, no importando onde tinham nascido seriam tambm convocados para lutar do lado alemo. Alexandre Bimoser tinha ento 16 anos de idade, e foi convocado. L I S K A L I S K A

H A N S

S K E T C H B O O K :

No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial e com a ustria anexada Alemanha, Liska foi convocado pelos nazistas a lutar contra os aliados como soldado, mas devido ao seu enorme talento como artista e ilustrador foi chamado para as trincheiras como uma espcie de reprter de guerra, e acabou por se tornar num dos mais representativos artistas de guerra de todos os tempos, criando inmeras ilustraes, cartazes e sketches sobre o tema. Entre seus diversos trabalhos, um dos mais importantes foi um livro criado a partir de um sketchbook feito nas trincheiras, encomenda direta do Partido Nazista, com o objetivo de criar livros inspiradores para agradar os soldados de primeira linha e os trabalhadores das fbricas de armas da Alemanha. O que Hans Liska viu nas linhas de combate no era to inspirador assim,

e acabou por retratar de forma muito relista - s vezes at mesmo dura - as imagens de guerra. Surpreendentemente o governo nazista mesmo assim acabou por publicar o livro, provavelmente devido enorme qualidade artstica das imagens. O Partido Nazista publicou dois livros de sketchbooks: um em 1942, com o nome Junkers, e outro em 1943, com o ttulo Hans Liska, e esse segundo livro, hoje uma raridade, que acabou chegando ao Brasil, e que mostramos aqui.

21a

21b

S K E T C H B O O K :

H A N S

L I S K A

H A N S

S K E T C H B O O K :

Alexandre se negou a combater, e junto com um grupo de jovens rebeldes, acabou por ser preso, torturado e jogado numa solitria de 1m X 1m durante tempo indeterminado, at que, vencido pelo cansao, se rendesse e aceitasse lutar nas trincheiras alems. Quando foi solto e enviado para os campos de batalha, sua funo era inicialmente a de desarmar granadas e, posteriormente, ser motorista de caminho de tropas. Foi preso pelo menos 3 vezes: na Alemanha, na Rssia, e na antiga Iugoslvia, passando pelos mais terrveis dramas de guerra, onde por diversas vezes teve a vida em perigo, sofrendo ferimentos graves. Em uma das trincheiras para a qual foi enviado, fez amizade com algum que foi colocado no caminho: Hans Liska. A amizade entre os dois aconteceu inicialmente pela enorme admirao de Alexandre pelo trabalho de Liska na guerra: a experincia esttica no front era um alento e ajudou a manter

a sanidade mental em uma situao extrema como aquela. A manuteno da capacidade criativa, da sensibilidade expressa pelo artista, a sua agilidade em compor os traos feitos, encantavam o soldado, resgatando sentimentos humanos profundos, o que sempre foi vivido como um grande respiro ao meio de toda dor e desumanizao foradamente vividas. Tempos depois a amizade entre os dois se firmou definitivamente por um fato curioso: Liska estava sofrendo de uma sria diarria havia mais de 3 dias, e os mdicos de campanha no conseguiam encontrar um remdio para trat-lo. Foi Alexandre Birmoser que sugeriu um ch de ervas que ele conhecia, levou a Liska e o curou. Amizade instantnea. De presente, Alexandre ganhou um livro j impresso do sketchbook de Liska, uma edio muito limitada, autografado, onde diz Para Birmoser. Foi um dos poucos momentos em que Alexandre teve alegria

22a

22b

S K E T C H B O O K :

H A N S

L I S K A

na guerra, e foi algo com que se agarrou durante muito tempo... isso foi em 1944, com a guerra a caminhar para o fim. A convivncia entre os dois nas trincheiras no durou muito, mas o tempo que durou foi suficiente para marcar uma grande amizade. Depois disso, artista e soldado acabaram se desencontrando, e nunca mais tiveram contato um com o outro. Logo depois, em 1945, acaba a guerra e, atravs da interveno de um oficial americano que mais tarde viria a se tornar seu cunhado, Alexandre Birmoser conseguiu finalmente autorizao para voltar ao Brasil (utilizando documentos falsos fornecidos pelo americano) e embarcar no primeiro navio de regresso, se estabelecendo na cidade de So Paulo com o resto de sua famlia que havia ficado. Pouco depois, fixado no Brasil definitivamente, Birmoser acabou por se casar, teve filhos, e s regressou ustria quase 65 anos depois, em 2010. Em 1978 uma de suas filhas tentou entrar em contato com Hans Liska e sua famlia na Alemanha, sem sucesso, perdendo de vez o rastro do amigo. Alexandre Birmoser ainda est vivo, mas evita falar sobre todas as experincias que passou durante a guerra devido aos dramas vividos, mas ainda mantm guardado, intacto e com carinho, o livro que ganhou de Hans Liska. Sobre o livro, foram feitas pelo menos duas outras reedies, a ltima nos anos 70, e ainda possvel encontrar venda, com alguma dificuldade. Observao: por motivos particulares, preservamos a privacidade dos nomes dos familiares de Alexandre Birmoser e de vrios dados relativos sua passagem na guerra.

L I S K A

H A N S

S K E T C H B O O K :

PARA SABER MAIS: http://hansliska.com (site oficial, com diversas ilustraes de Liska em outras reas) http://tinyurl.com/6d6f9mt (exemplos da Berliner Illustrirte Zeitung) http://tinyurl.com/6yzt7g7 http://tinyurl.com/67atbab http://tinyurl.com/2udq638 http://tinyurl.com/6e7d89r (exemplos de ilustraes publicitrias de Hans Liska para a Mercedes)

A Revista Ilustrar agradece a Alexandre Birmoser e seus familiares pela enorme colaborao e carinho na transcrio dos fatos que levaram ao encontro de Birmoser e Liska, assim como a permisso do manuseamento do livro.

FONTES:

http://hansliska.com; Wikipedia; familiares de Alexandre Birmoser

23a

23b

S K E T C H B O O K :

H A N S

L I S K A

S K E T C H B O O K :

H A N S

L I S K A

24a 24b
S K E T C H B O O K : H A N S L I S K A

S K E T C H B O O K :

H A N S

L I S K A

25a 25b
S K E T C H B O O K : H A N S L I S K A

S K E T C H B O O K :

H A N S

L I S K A

26a 26b
S K E T C H B O O K : H A N S L I S K A

S K E T C H B O O K :

H A N S

L I S K A

27a 27b
S K E T C H B O O K : H A N S L I S K A

L I S K A

H A N S

S K E T C H B O O K :

Acima, em uma das cenas mais tocantes do livro, um exemplo da insensatez da guerra, captada por Hans Liska. Abaixo, a capa do livro.

Ricardo Antunes, editor da Revista Ilustrar, com o livro original de Hans Liska, na casa dos familiares de Alexandre Birmoser, em So Paulo. Abaixo, a dedicatria de Hans Liska no livro.

28a

28b

Foto: Montalvo Machado

S K E T C H B O O K :

H A N S

L I S K A

INTRODUO

Foto: arquivo Marcus Penna

arcus Harada Penna, mais conhecido como Japs, paulistano, ilustrador e tem em seu currculo o ttulo de cientista de computao. especializado em ilustrao digital, mas isso no o impede de tentar preencher seus sketchbooks com desenhos de pessoas sentadas nos metrs e hamburguerias paulistanas. Tem uma fixao por fazer pixel art, desenhos japoneses das dcadas de 70 e 80 com robs gigantes, e videogames antigos. J trabalhou para a Editora Abril, GamePro, DC Comics, Future Publishing UK, Wunderman, entre outros, e tem o hbito de aceitar ilustraes que envolvam produzir dezenas de edifcios. s vezes, ele at faz isso por diverso.

Por que eu estou contando isso? Ser que porque eu gosto de transformar os meus textos em aventuras rocambolescas? Ou porque o Ricardo tenha dito exatamente Faa o que voc quiser, ao me convidar

Divertido seria... projetar e produzir uma cidade pirata em 3D simulando visual de paper toy com texturas pintadas mo (meu conceito de diverso relativamente bizarro, move along...)! Este step by step um relato de como pode ser uma PSSIMA ideia tentar se divertir.

CONCEITO E PROJETO 1A minha ideia inicial era produzir algo que provavelmente um cliente nunca me pediria, ento eu decidi voltar aos meus 14 anos e procurei referncias do velho e bom The Secret of Monkey Island para fazer uma cena de rua numa cidade piratesca. * Copyright LucasArts

Marcus Penna

Comecei o trabalho criando formas simples em 3D para blocar a cena toda antes de meter a mo na massa num esboo mais sofisticado.
MARCUS PENNA
SO PAULO / SP mpenna@gmail.com www.mentesdesign.com.br/mentes_images

2-

A vantagem disso poder ter liberdade de cmera e posicionamento das luzes, sem ter que se preocupar em desenhar tudo de novo.

29a

29b

S T E P

B Y

S T E P :

Se ele est dando essa liberdade toda porque realmente confia no seu trabalho (nota do ilustrador neurtico: pode ser que ele esteja tentando ser demitido, claro...)

Mas isso no seria divertido. E se voc no tenta se divertir quando te deixam fazer o que quiser, melhor fechar a revista e ir procurar um psiclogo.

M A R C U S

MARCUS PENNA

Ter liberdade de criao pode ser um imenso problema. Srio mesmo. Porque quando o cliente diz Faa o que voc quiser ou Faa o que achar melhor, a tal liberdade de criao vira na verdade uma responsabilidade de criao: voc no apenas tem que entregar um trabalho correto; tem que entregar um trabalho excepcionalmente bom ou pelo menos, que atenda s (nada baixas) expectativas dele.

a fazer parte da Ilustrar, e os pargrafos acima seriam medianamente adequados? Fato : ele disse. E logo em seguida, minha mente foi tomada por inmeras possibilidades, quase todas envolvendo mtodos fceis pra terminar o trabalho o mais rpido possvel. Provavelmente envolvendo sobras de alguma ilustrao antiga (ou nem to sobras assim).

P E N N A

MODELAGEM E PINTURA
P E N N A

6-

M A R C U S

Note que, nesse momento, o modelo no parece to... legal quanto no meu esboo, mas no se preocupe, caro leitor paciente: isso vai mudar.

S T E P :

73No Photoshop, ajustei a posio para ter um pouco mais de cu, e desenhei bem porcamente por cima. Foi nessa hora que eu decidi jogar a lgica e o juzo pela janela e comecei a colocar certos absurdos na cena (Antenas? Bueiro? Cones?)

Eu ainda no estava muito certo a respeito de que acabamento eu iria usar (mais aquarelado? Mais vetorial? Mais pinturesco?). Ento preferi esboar as principais estruturas da casa antes de jogar qualquer espcie de cor no objeto.

B Y

S T E P

4-

Com a cena devidamente esboada, imprimi uma verso bem clarinha do lpis em papel de aquarela numa impressora a laser (um Grain Fin de 190g, evite papis com muita textura) para passar algumas demos de tinta e explorar um pouco melhor o clima, as cores e ter uma referncia em mos na hora de modelar.

Originalmente eu ia imprimir os templates de textura e pintar mo com aquarela. O problema que isso ia demorar milnios e eu ia apanhar um monte at ter algo numa qualidade aceitvel (covarde...). A soluo? Ir para o total oposto e partir para a velha, boa e previsvel: pintura a leo no computador.

8-

5-

Pra finalizar o projeto, voltei ao 3D para ajustar a cmera e fazer uma iluminao bsica, levando em considerao o esboo no papel.

30a

30b

S T E P

B Y

S T E P :

M A R C U S

A ideia de fazer em paper toy (eu chamo de faker toy) para acelerar a modelagem e unwrap do modelo. E assim sobra mais tempo para detalhar as texturas e memria para usar mapas grandes.

P E N N A

P E N N A

M A R C U S

S T E P :

B Y

S T E P

11 -

Alm do mais, piratas so pssimos pintores.

Bem, lembram que eu disse que era uma pssima ideia querer se divertir? Agora a hora de pagar caro por ter aquele monte de ideias absurdas no planejamento. O bsico da cena e composio esto acertados, agora s falta detalhar tudo.

10 -

Como vocs notaram l em cima, a casa parece meio... reta. As linhas soltas (leia-se: tortas) l no meu esboo inicial ficaram retas e sem graa: convenhamos, mais fcil modelar e pintar texturas para objetos comportados do que em objetos divertidos. Pra resolver isso, decidi deformar a casa usando lattices! (sabe a ferramenta de Warp do Photoshop e do Illustrator: a mesma coisa, mas em trs dimenses). Agora, os nobres habitantes do nosso porto pirata vo poder matar e pilhar em casas mais fofas. Enxgue e repita o processo at que todos os prdios estejam prontos.

Bravamente decidido a comear pela parte fcil, cozinhei um (no muito) belo fundo noturno para a nossa pequena (porm fora-da-lei) vila. Basicamente s usei alguns brushes que estavam encostados no Photoshop e uma pitada de azuis.

12 -

Para o piso, dei uma fuada no velho e bom cgtextures.com para encontrar uma textura de tijolos concatenvel e a usei como base pra dar uma cara mais catica para a rua.

13 -

31a

31b

S T E P

Geralmente eu comeo com a base de cor mais escura e vou abrindo os detalhes mais claros conforme a necessidade, tentando sempre dar uma contaminada na cor e provocando acidentes (falha na cobertura, escapulidas no pincel), e voltando cor base, se for necessrio apagar (nada de undo!).

B Y

Para simular o efeito da pintura a leo eu decidi trabalhar com mltiplas camadas de tinta, o que torna o processo meio lento, mas timo para tirar a cara de pintura digital.

9-

S T E P :

M A R C U S

P E N N A

CASAS MODELADAS, TEXTURADAS E AFOFADAS... E AGORA?

RETA FINAL
P E N N A P E N N A

M A R C U S

S T E P :

14 -

B Y

17 15 Notem que algumas coisas do esboo inicial foram retiradas: mais especificamente: o farol do lado esquerdo e os cones no meio da rua. Os cones porque achei que eles atrairiam demais o olhar para o centro da imagem e o farol porque deu preguia.

S T E P

No vou ficar me alongando muito nessa parte porque cada um tem seu prprio mtodo e eu acho mais interessante experimentar do que seguir frmulas prontas. Eu geralmente vou fazendo combinaes de layers de ajustes e modos de blending para ajustar as cores e o brilho da cena.

16 -

Essencialmente, a parte chata aqui ficar fazendo testes o tempo todo pra ajustar/polir a cena: mexi na cmera, na iluminao (que em algum momento mudou substancialmente sem que eu tenha percebido), fiquei mudando cada elemento de lugar muitas vezes, retirei coisas e repintei o fundo.

18 -

Com apenas alguns testes, d pra obter cenas com climas totalmente diferentes usando apenas Gradient Maps.

32a

32b

S T E P

Quase nunca a imagem que sai do programa 3D a mesma que vai para a pgina impressa ou para o filme. Em 99,99% dos casos, toda imagem passa por extensos ajustes de cor, contraste et cetera, para ficar melhor.

B Y

Ainda tomado pela preguia, achei melhor planejar exatamente o que eu ia colocar em cena, ento produzi uma verso preliminar da ilustra, fiz alguns ajustes de cor no Photoshop e comecei a desenhar diretamente por cima.

S T E P :

M A R C U S

P E N N A

M A R C U S

19 -

Alm disso, vou acrescentando seletivamente brilhos nas fontes luminosas e alguma profundidade de campo para dar um ar mais fotografstico cena.

S T E P :

B Y

S T E P

antes

depois

20 -

antes

depois

s vezes eu acrescento texturas por cima de tudo em modo Overlay para dar uma cara de gro de filme fotogrfico, ou uso Selective Color para intensificar algumas tonalidades; tudo depende muito do visual a que voc quer chegar. FINITO!

33a

33b

S T E P

B Y

S T E P :

M A R C U S

P E N N A

S T E P

B Y

S T E P :

M A R C U S

P E N N A

Marcus Penna

34a 34b
S T E P B Y S T E P : M A R C U S P E N N A

Papel e Lpis, Apenas


por Renato Alarco
Em 10 de janeiro de 2005 publiquei meu primeiro desenho no jornal Folha de So Paulo. Quando fui convidado pelo italiano Massimo Gentile, ento diretor de arte daquele jornal, ele me deu a notcia de que eu seria o ilustrador da coluna do escritor gacho Moacyr Scliar. A misso foi das mais interessantes e cumprida risca semanalmente por quase dois anos (com grande prazer, diga-se de passagem). A peculiaridade do texto do Scliar na Folha de So Paulo era sempre comear com uma citao de alguma reportagem real veiculada naquele jornal. Lembro-me de exemplos como: - Est fazendo sucesso na internet um site que possibilita pessoa confessar ao mundo aquilo que mais lhe atormenta ou envergonha... - Enquanto no Brasil h brigas de galo, na China o quente so as brigas de grilos - Homem fantasiado de Darth Vader assalta cinema Se comeava com uma notcia real, o texto do Scliar, frequentemente, terminava em uma punch line divertida, aquela frase que arrematava com perfeio a bainha da histria. Eu gostava muito do processo de gerao de ideias para ilustrar aqueles textos.

Cheguei a trocar alguns e-mails com o escritor, e ele sempre me agradecia pelos desenhos e fazia elogios. Eu j havia publicado pra l de algumas dezenas de ilustraes na coluna do Moacyr Scliar quando recebi um convite da Edies SM para ilustrar um livro do escritor. Do outro lado da linha, o editor da SM me contou que meu nome havia sido recomendado pelo prprio Scliar. O livro se chamaria ABC do Mundo Judaico, e o formato horizontal me daria espao para criar grandes ilustraes, que teriam como companhia na pgina apenas umas poucas linhas de texto. Cada letra do alfabeto corresponderia a um tema ligado cultura judaica. E assim, para estar altura do desafio, mergulhei de corpo inteiro na pesquisa sobre a tradio judaica. Li livros, visitei o Chagall e o Rembrandt na minha estante inmeras vezes, cacei imagens no Google, vi filmes (como O Pianista, de Polanski e o Mercador de Veneza com Al Pacino espetacular no papel do judeu Shilock) e at assisti a uma pea de teatro maravilhosa chamada A Alma Imoral, com texto do rabino Nilton Bonder. Logo, logo os desenhos comearam a surgir no papel, contando histrias desde os tempos do Velho Testamento, de Abrao, Davi e Golias; outras

Foto: arquivo Renato Alarco

O ABC do Mundo Judaico hoje um dos meus trabalhos favoritos na rea de ilustrao infanto-juvenil. De fato aprendi muito ilustrando o livro e, naturalmente, aumentei meu respeito por aquela cultura de 6 mil anos de idade, chamada tambm de povo do livro. O prefcio do ABC Judaico foi escrito pelo biblifilo Jos Mindlin, tambm judeu como o escritor Moacyr Scliar. Mindlin fala com muita sabedoria e mansido sobre os conflitos surgidos aps a criao do estado de Israel e sugere uma mensagem de esperana e de harmonia entre os povos. Nas ltimas linhas do seu texto ele recomenda ao leitor que leia tambm o ABC do Mundo rabe (que faz parte da mesma coleo). O imaginrio fantstico e a tradio

Troque apenas o teclado por lpis e papel e voc ter as palavras de um ilustrador apaixonado por seu trabalho.

Renato Alarco

renato alarco
Rio de janeiro alarcao@alarcao.com.br www.renatoalarcao.com.br

35a

35b

C O L U N A

Atravs do Scliar fui indicado a participar da exposio Monsters and Miracles: a Journey through Jewish Picture Books, realizada no Skirball Cultural Center de Los Angeles em 2010 e que este ano aporta no Eric Carle Museum. Dentre os outros artistas participantes esto nomes como Art Spiegelman, Lasar Segall, Maurice Sendak, Ben Shahn, Marc Chagall, Uri Shulevitz, etc. Enviei para a exposio o meu desenho que ilustra o verbete Zohar no livro do Scliar.

Para ilustrar este artigo reuni alguns trabalhos que criei para ilustrar o texto de Moacyr Scliar. Perguntado certa vez sobre o seu processo de criao, o escritor respondeu: No preciso de silncio, no preciso de solido, no preciso de condies especiais. Preciso s de um teclado.

N A C I O N A L :

Nas pginas de todos os jornais online vejo hoje a notcia sobre a morte do Moacyr Scliar (acontecida algumas horas antes de eu me sentar para escrever este artigo). Ao redor da manchete sobre o escritor, pipocam tambm notcias sobre as turbulncias que agora chacoalham o mundo rabe. Em um ano possvel que os mapas tenham que ser redesenhados para explicar o resultado dos eventos de hoje.

R E N A T O

Sobre este ltimo verbete, confesso que tive uma certa dificuldade, afinal no h na tradio judaica o mesmo culto de imagens que se faz na religio catlica, por exemplo. Faltavam-me referncias e eu as encontrei na pesquisa.

A L A R C O

explicavam o xodo e a tradio da Pssach e havia as que celebravam a memria de escritores contemporneos como Primo Levi e Elie Wiesel; havia no livro tambm letras difceis de ilustrar como o N (de nazismo e neo-nazismo), G (de gueto, no caso, o de Varsvia, na Polnia) e tambm conceitos como usura e... Deus.

judaica sempre foram temas recorrentes na carreira literria deste que foi um dos maiores escritores contemporneos brasileiros. Moacyr Scliar, com seu romance O Centauro no Jardim chegou a ser includo numa lista com os cem melhores livros relacionados histria dos judeus dos ltimos dois sculos, elaborada pelo National Yiddish Book Center.

C O L U N A

N A C I O N A L :

R E N A T O

A L A R C O

36a 36b
C O L U N A N A C I O N A L : R E N A T O A L A R C O

Foto: arquivo Rune Bennicke

Talentoso, trabalhou com diversos clientes em mais de 30 anncios de TV para os EUA, mas a sua principal parceria de longa data tem sido com a Disney, onde colaborou de forma bastante ativa em produes como Lilo & Stich, Mulan, Irmo Urso, A Nova Onda do Imperadora e muitos outros. Na Disney conheceu a ilustradora e animadora brasileira Rosana Urbes, com quem se casou e juntos montaram em So Paulo a produtora RR Animation Films, onde continuam colaborando com a Disney, alm de muitos outros projetos.

Rune Bennicke

1 Como foi o seu incio de carreira?

Em 1991 fiz um estgio de uma semana em uma agncia de publicidade em Copenhagen atravs da escola. Eu queria ser um artista publicitrio, fazendo ilustraes e grficos, mas no fim da semana a agncia sugeriu que talvez eu seria mais adequado para a animao e me deu o telefone para entrar em contato com a A-Film, um estdio de animao que tinha feito negcios com eles, e tambm agendaram um encontro para eu ir

mostrar o meu portfolio. Fui relutante, mas imediatamente me apaixonei pela ideia quando vi o estdio, principalmente por causa da sensao do lugar, o cheiro de papel e caf, todos os desenhos nas paredes e tantos artistas juntos em um s lugar. Em 1992, uma semana aps os exames finais, eu tive sorte suficiente e recebi uma oferta de trabalho na A-Film na produo do primeiro filme deles - eu tinha 16 anos na poca.

rune bennicke
Dinamarca / Brasil - SP rune@rranimationfilms.com www.rranimationfilms.com

37a

37b

1 5

P E R G U N T A S

ascido na Dinamarca, viveu nos EUA e atualmente morando no Brasil, em So Paulo, Rune Bennicke sempre trabalhou com desenho animado.

P A R A :

RUNE BENNICKE

R U N E

B E N N I C K E

B E N N I C K E

E animao? 2 A o comeo na o meu primeiro emprego animao foi

de verdade.

R U N E

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

38a

38b

1 5

P E R G U N T A S

Eu era um grande f de Uderzo e Franquin, e mais tarde Tome e Janry, que estavam desenhando a HQ de Spirou naquele momento, eu gastaria toda a minha mesada em quadrinhos e os dias babando em cima e copiando esses desenhos.

A mistura de Daan em solues de cartoon e caricatura cuidadosamente pesquisada com uma espcie de coragem artstica ainda o que busco no meu trabalho.

P A R A :

A revista Mad e o trabalho de Jack Davis e Mort Drucker foram uma grande influncia no incio, depois eu descobri os quadrinhos franceses/belgas, como Asterix e Spirou.

Era muito menos formulado e mais uma caricatura de algo real. Seus personagens eram mais vigorosos e ele usou muitos tipos diferentes de formas do corpo que eu nunca tinha visto antes em uma histria em quadrinhos.

R U N E

Comecei como um artista fazendo CleanUp/Intervalao, mas aps cerca de duas semanas de intervalaes realmente terrveis e massacrando o

trabalho de pessoas decentes, eles me deixaram fazer um pouco de animao, que eu peguei como um peixe nadando no chantilly. Mas pelo menos eu estava apenas arruinando as minhas prprias cenas.

influncias que voc 3 Quais ascomeou a desenhar? teve quando

os artistas que 4 E j adulto, quais na sua formao? foram marcantes

Meu av, que arquiteto e artista muito talentoso, me incentivou especialmente e me dava exerccios de desenho. Minha me sempre desenhou, e meu pai e vrios membros do resto da minha famlia pintam e desenham como um hobby, ento desenho e qualquer tipo de esforo artstico foi sempre apoiado.

Quando tinha 14 anos eu achei uma cpia usada de Daan Jippes Tea For Two em uma loja de livros antigos. Tinha a diverso, estilo e influncia dos artistas franceses/belgas, mas tambm, me pareceu, um elemento de desenho real.

B E N N I C K E

B E N N I C K E

Para voc, como artista, qual o diferencial entre a animao tradicional e a digital?

R U N E

P A R A :

P E R G U N T A S

popular entre animadores citar a magia da primeira vez em que voc

1 5

que a 7 Numa poca empadro animao digital quase de mercado, o que o faz continuar na animao tradicional 2D?

Sendo ou no, fazer em 2D uma escolha, ou uma opo esttica, alguns estilos prestam-se melhor em 2D ou 3D, ou uma opo comercial estratgica. Haver muito provavelmente sempre algo em 2D acontecendo, especialmente em shows de TV e comerciais. Para projetos mais curtos e simples, animao desenhada mo tambm geralmente mais barata e mais rpida para produzir.

39a

39b

1 5

P E R G U N T A S

Na prtica, para um animador no-supervisor, a diferena no muita, mas eu tenho sempre, talvez exageradamente, apreciado o lado do desenho na animao.

Eu amo a parte da animao sobre a atuao e o movimento, e sonho em fazer um projeto onde possa experimentar todas as ideias de atuao que eu tive ao longo dos anos que, por qualquer motivo, no eram certas para os projetos e os personagens que trabalhei... mas, eu sonho em realiza-los desenhando.

P A R A :

Na animao digital, um monte de opes visuais so feitas por voc, o que significa que se voc for azarado pode acabar sendo severamente limitado pelo trabalho de outras pessoas.

6 Ento qual a sua real paixo na animao?

R U N E

Na animao tradicional 2D eu sou, pelo menos teoricamente, capaz de desenhar e fazer todas as decises visuais, desenho por desenho e cena por cena na base; eu sou livre para ser bem-sucedido ou no por conta prpria.

v os desenhos ganhando vida, quando voc v o personagem pensando e agindo, como sendo o momento em que os animadores se apaixonam com o meio, mas para mim sempre foram apenas os desenhos. Eu queria saber o que os animadores sabiam. Faziam 24 timos desenhos por segundo (eu pensava), enquanto eu no conseguia fazer nem mesmo um.

B E N N I C K E

B E N N I C K E

saiu da Disney 8 Vocpassaram todo oh 6 anos, quando eles departamento

de animao tradicional para digital, e agora o chamaram de volta por estarem reinvestindo em animao tradicional. Acha que esse novo interesse pela animao tradicional se deve por qual motivo?

Eu no estou certo de que podemos falar ainda de um regresso animao tradicional, ou se nunca vai voltar a ser mais do que umas poucas produes menores aqui e ali.

R U N E

P A R A :

9 E isso se reflete no mercado de animao de alguma forma?


No tenho dvida de que existe um mercado para animaes 2D de qualidade, mas a primeira coisa que temos de superar, se quisermos ser bem-sucedidos comercialmente, o preconceito de que 2D antiquado, para crianas e, pior de tudo: chato. Claro, os dias em que havia apenas 3D, 2D e recursos stopmotion se foram - e isso h um bom tempo. Se houver um retorno animao desenhada mo vai ser um hbrido digital e tradicional, com certeza. Entre uma produo 2D feita para se sentir quase como em 3D e uma em 3D com personagens de estilo 2D, AfterEffects, ToonBoom, TVPaint, etc., no se pode dizer como o futuro da animao tradicional vai ser.

P E R G U N T A S

1 5

qual o filme mais complexo de que voc j participou?

Todas as produes de filmes animados so assustadoramente complexas, e sempre uma surpresa para mim que nenhuma delas nunca tenham sido assim comigo. Uma animao tradicional, trabalhando com cenrios ou elementos 3D, tecnicamente uma das coisas mais difceis de fazer. Eu tinha uma cena em Lilo e Stich com 4 personagens em uma motocicleta em 3D que era quase impossvel para mim na poca. Trabalhar com todos os prints dos cenrios e vrios personagens em todos os nveis

separados, tudo sobre os registros ao mesmo tempo confuso e avassalador. Em 2009 eu ajudei os nossos amigos na Animaholics com algumas cenas de Chico e Rita, a ltima cena que eu fiz teve mais de 670 quadros de tempo (cerca de 28 segundos), com dois personagens baseados em atores de ao ao vivo e com um movimento de cmera 3D. A cena chegou com as impresses dos cenrios dos atores ao vivo, os traados dos atores e uma infinidade de desenhos; ele pesava uma tonelada e me custou um dia s para organiz-la. Dessa eu quase desisti.

40a

40b

1 5

essencialmente 10 Animaode pacincia. Nesseum trabalho sentido,

P E R G U N T A S

P A R A :

R U N E

B E N N I C K E

B E N N I C K E

o processo 13 Pouca gente acompanhauma anterior produo de

animao, que envolve o estudo de personagens - trabalho no qual voc est sempre envolvido. Qual a maior dificuldade na caracterizao de um personagem para animao?

R U N E

P A R A :

P E R G U N T A S

11 E qual o que deu mais prazer em trabalhar?


Animando sobre Irmo Urso foi, de longe, a melhor experincia que tive trabalhando profissionalmente. Fui incrivelmente sortudo por trabalhar com David Nethery, um grande artista de CleanUp que fez os desenhos finais para a me de Koda e Tug.

personagens e deixam muita coisa para o CleanUp. Quando comeamos a me de Koda, David e eu concordamos que iramos tomar as decises juntos. Eu mostraria a ele as minhas cenas esboadas antes de mostrar aos diretores, tantas vezes quanto eu pudesse, ento eu teria uma chance de corrigi-las se houvesse qualquer coisa que David quisessem mudar. Gostava de entrar para trabalhar de manh e ver uma das minhas fitas de referncia do urso e, invariavelmente, eu ficaria extremamente inspirado e querendo mudar tudo que eu tinha feito at esse ponto por causa de algo que eu tinha visto no vdeo ao vivo. Foi uma poca muito criativa para mim.

1 5

Qual foi o 12 Na maioriadiferencial nesse filme?existe dos grandes estdios

geralmente uma espcie de rivalidade entre CleanUp e Animao.

Os profissionais da animao basicamente sentem que o CleanUp mudou o trabalho dos animadores e, geralmente, para pior, enquanto os profissionais de CleanUp geralmente pensam que os animadores no conseguem desenhar os

41a

41b

1 5

P E R G U N T A S

Em Irmo Urso tnhamos uma equipe de designers talentosos incluindo Terryl Whitlatch, Hans Bacher, Seiperman Harald, Blaise Travis e os diretores Aaron Blaise e Bob Walker, e ns desenhamos os ursos durante 3 meses antes que tivssemos nosso primeiro avano.

P A R A :

Somente juntando algumas formas divertidas e expresses bobas bastante fcil, mas fazer direito pode s vezes parecer quase impossvel.

R U N E

A parte mais difcil ao conceber um personagem, como na maioria das coisas, fazer certo.

B E N N I C K E

B E N N I C K E

14 De alguns anos para c tem surgido uma nova gerao de animadores,

cada vez mais experimentais e com desenhos alternativos, bem longe do padro clssico Disney, que durou dcadas. Na sua opinio, o que tem levado a essa mudana?

R U N E

Eu realmente no acho que isso uma coisa nova. As pessoas vm fazendo animaes originais e diferentes h muito tempo. Mas, com o computador e os softwares de animao variados, muito mais pessoas tm a possibilidade de produzir e, mais importante, terminar seus projetos pessoais.

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

42a

42b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

R U N E

B E N N I C K E

B E N N I C K E

considera 15 Que animaes vocvistas por todos obrigatrias serem os artistas?

R U N E

P E R G U N T A S

O trabalho surpreendente de Robin Budd sobre Rock and Rule foi uma grande inspirao para mim. Memories, e principalmente o trecho de Magnetic Rose foi o primeiro de muitos filmes japoneses que mudaram a maneira como eu pensava a respeito da animao. E a lista continua. Esta , naturalmente, s a minha opinio e eu no sou de nenhuma maneira um perito nessa rea.

1 5

43a

43b

1 5

P E R G U N T A S

Para mim, alguns dos filmes que mais me impressionaram foram, primeiro, O Livro da Selva (Mogli) e Rescuers, principalmente por causa do trabalho incrvel de Milt Kahl em ambos os filmes; mais tarde, Secret of NIMH que eu adorava, em parte, devido complexidade dos personagens e belos desenhos.

P A R A :

P A R A :

R U N E

Hehehe, realmente no deveria ser necessrio dizer a ningum o que eles tm que assistir. Voc no pode impedir as pessoas que esto interessadas em animao de encontrar e assistir a tantos filmes quanto puderem. Tambm diferente a reao que as pessoas tem.

B E N N I C K E

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

R U N E

B E N N I C K E

44a 44b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : R U N E B E N N I C K E

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

R U N E

B E N N I C K E

45a 45b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : R U N E B E N N I C K E

Guilherme Maueler

Guilherme maueler
Edinburgo / esccia gmaueler@gmail.com www.gatz.com.br

46a

46b

E S P A O

A B E R T O

G U I L H E R M E

M A U E L E R

E S P A O

A B E R T O

G U I L H E R M E

M A U E L E R

47a 47b
E S P A O A B E R T O G U I L H E R M E M A U E L E R

Silvano Mello

Sil ano Mello v


jaboticatubas / Minas Gerais mello.cartoon@yahoo.com.br http://mellocartunista.blogspot.com

48a

48b

E S P A O

A B E R T O

S I L V A N O

M E L L O

E S P A O

A B E R T O

S I L V A N O

M E L L O

49a 49b
E S P A O A B E R T O S I L V A N O M E L L O

Felipe Moreira

FELIPE MOREIRA
Santa Rita do Passa Quatro / So Paulo moreira.felipe91@gmail.com www.felipeilustrador.carbonmade.com

50a

50b

E S P A O

A B E R T O

F E L I P E

M O R E I R A

E S P A O

A B E R T O

F E L I P E

M O R E I R A

51a 51b
E S P A O A B E R T O F E L I P E M O R E I R A

Waldomiro Neto

Waldomiro Neto
Londrina / Paran contato@waldomironeto.com www.waldomironeto.com

52a

52b

E S P A O

A B E R T O

W A L D O M I R O

N E T O

E S P A O

A B E R T O

W A L D O M I R O

N E T O

53a 53b
E S P A O A B E R T O W A L D O M I R O N E T O

Fernando Raposo

Fernando Raposo
Recife / Pernambuco fernandoraposo3000@yahoo.com.br http://fernandoraposo.blogspot.com

54a

54b

E S P A O

A B E R T O

F E R N A N D O

R A P O S O

E S P A O

A B E R T O

F E R N A N D O

R A P O S O

55a 55b
E S P A O A B E R T O F E R N A N D O R A P O S O

Bernardo Frana

BERNARDO FRANA
SO PAULO / SP alcantaraefranca@gmail.com http://delaburns.blogspot.com

56a

56b

E S P A O

A B E R T O

B E R N A R D O

F R A N A

E S P A O

A B E R T O

B E R N A R D O

F R A N A

57a 57b
E S P A O A B E R T O B E R N A R D O F R A N A

F R A N A

B E R N A R D O

Como participar
A Revista Ilustrar abriu espao para os leitores, fs e amigos que queiram ter seus trabalhos divulgados na mais importante revista de ilustrao do Brasil, atravs da seo Espao Aberto. Para participar simples: mande um e-mail com o ttulo ESPAO ABERTO para ricardoantunesdesign@gmail.com com o nome, cidade onde mora, e-mail e site que pretenda ver publicados, uma autorizao simples de publicao dos trabalhos na revista, e no mnimo 7 ilustraes a 200 dpi (nem todas podero ser usadas). A Ilustrar vai disponibilizar para cada artista selecionado 4 pginas inteiras. Por isso escolham seus melhores trabalhos; esta pode ser a oportunidade de ter seus trabalhos publicados ao lado dos maiores profissionais do mercado. Espao Aberto, a sua entrada na Revista Ilustrar.

E S P A O
Bernardo Frana

A B E R T O

58a

42b

DESASTRES DO PHOTOSHOP ANNCIOS FORA DE MO


Ok, todo mundo j viu isso, mas sempre interessante rever anncios antigos e perceber como os hbitos mudam, em especial hoje em dia, onde vivemos a poca do politicamente correto. O que era certo ou aceitvel, antes, hoje parece uma aberrao. Mulher submissa apanhando em casa, Papai Noel vendendo cigarro e fumando, mdicos fumando mais ainda, crianas brincando com lminas de barbear e armas, racismo... Est tudo l, nas propagandas do passado, que hoje seriam impensveis serem publicadas. Basta procurar no Google por TOP 48 ADS THAT WOULD NEVER BE ALLOWED TODAY e encontraro vrios blogs mostrando uma coleo incrvel de anncios... Como sugesto, aqui fica s um desses blogs: http://tinyurl.com/2wganl5

Um dos mais conhecidos e divertidos sites relacionados a design, o PHOTOSHOP DISASTERS mostra anncios, posters, capas e tudo mais do mundo editorial onde fotos foram mal retocadas no Photoshop... Tudo material real e veiculado. C U R T A S Em alguns casos mal d para se perceber a falha e preciso bastante ateno para descobrir o erro, mas em outros casos a aberrao to grande que fica difcil entender como foi aprovado e veiculado. Diverso garantida por horas de pesquisa nos arquivos do site, que j rendeu at processos de empresas que se sentiram lesadas pela exposio das fotos mal (e s vezes porcamente) retocadas. http://www.psdisasters.com

PIN-UP & CARTOON GIRLS


Para os fs de pin-ups, mais um site bacana sobre o tema est disponvel na internet. No PIN UP & CARTOON GIRLS possvel encontrar uma lista com centenas de artistas, atuais e do passado, em todos os estilos, tcnicas e gneros, desde trabalhos a tinta a leo dos anos 30 a trabalhos recentes em 3D realista. http://tinyurl.com/6y2gjrd

PA S S E I O P E L A C A P E L A S I S T I N A
O Vaticano disponibilizou na internet um site sensacional, onde possivel fazer um passeio em 360 graus pela Capela Sistina. Assim, para quem no pode ir at a Itlia, esse site permite ver em detalhes o extraordinrio trabalho de Michelangelo com seus personagens robustos, nessa pequena mas impressionante capela. At o trabalho do piso, pouco comentado, sensacional: http://tinyurl.com/ygspf5h

59a

59b

Dia 1 de Maio tem mais... dia 1 dia de Ilustrar


GUIA DO ILUSTRADOR - Guia de Orientao Profissional
www.guiadoilustrador.com.br

ILUSTRAGRUPO - Frum de Ilustradores do Brasil


http://br.groups.yahoo.com/group/ilustragrupo

SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil


www.sib.org.br

ACB / HQMIX - Associao dos Cartunistas do Brasil / Trofu HQMIX


www.hqmix.com.br

UNIC - Unio Nacional dos Ilustradores Cientficos


http://ilustracaocientifica.multiply.com

ABIPRO - Associao Brasileira dos Ilustradores Profissionais


http://abipro.org

AEILIJ - Associao de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil


www.aeilij.org.br

ADG / Brasil - Associao dos Designers Grficos / Brasil


www.adg.org.br

ABRAWEB - Associao Brasileira de Web Designers


www.abraweb.com.br

CCSP - Clube de Criao de So Paulo


Aqui encontrar o contato da maior parte das agncias de publicidade de So Paulo, alm de muita notcia sobre publicidade: www.ccsp.com.br

TUPIXEL - Maior banco de dados de ilustradores do Brasil


www.tupixel.com.br

60a

60b

Uma produo

Receba detalhes da produo e informaes extras sobre ilustrao, arte e cultura, acompanhando a revista de trs formas diferentes na internet:

Twitter:

revistailustrar
Orkut: comunidade Revista Ilustrar

Facebook: Revista Ilustrar

www.referencepress.com http://referencepress.blogspot.com www.revistailustrar.com

You might also like