You are on page 1of 5

Exerccios. Questo 01 Preencha com a conjuno adequada. a) Telefonou-me vrias vezes... no conseguiu comunicar-se comigo....eu estava fora, de frias.

b) ....me tivesse telefonado vrias vezes, no conseguiu comunicar-se comigo....eu estava fora, de frias. c) Ele estudou com afinco...ao verificar que tinha sido reprovado, ficou muito abatido. d) No foram publicados os proclamas... no podem ainda casar-se. e) Estava muito preocupado... no podia prestar ateno ao que se dizia. f) Ele muito estudioso...tira sempre notas baixas. g) As dificuldades no estacionamento no centro da cidade so cada vez maiores... muita gente que tem carro j prefere ir de nibus ou txi. h) Os jovens so inexperientes mas ousados;...os velhos, por terem mais experincia, so mais comedidos. i) Em virtude das ms condies de vida rural, os campos se despovoam... as cidades se congestionam cada vez mais. j) Ele sabidamente uma rapaz pobre...ostenta um padro de vida que d pra gente desconfiar. k) No sculo XVI liam-se novelas de cavalaria; ....hoje lem-se histrias em quadrinhos. l) No h razo para que te queixes,... te preveni das conseqncias. m) No voltarei para o jantar, ...no precisam esperar por mim. n) S podem entrar os convidados; ...voc no foi convidado....no pode entrar. Questo 02 Escreva elementos de coeso, unindo as oraes a seguir: a) Os homens no ficam deslumbrados na frente de uma vitrine. b) Eles no compram por impulso. No tm pacincia para a burocracia do credirio. c) O pblico feminino sente uma atrao irresistvel pelas ofertas e liquidaes do mercado consumidor. D) As propagandas so geralmente dirigidas s mulheres. e) As mulheres tm papel importante na deciso de compra do homem. f) Eles dizem que as mulheres tm bom gosto, conhecem marcas e sabem se um produto bom, caro ou barato.

___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ________________________________ Questo 03 Complete as lacunas abaixo, de modo que a coeso esteja presente entre os perodos e os pargrafos. A morte da Tartaruga O menininho foi ao quintal e voltou chorando: a tartaruga tinha morrido. A me foi ao quintal com ele, mexeu ____________ com pau (tinha nojo _______________ e constatou que _____________ tinham morrido mesmo. Diante da confirmao da me, o garoto ps-se a chorar ainda com mais fora. A me a princpio ficou penalizada, mas logo comeou a ficar aborrecida com o choro do menino. Cuidado, se no voc acaba acordando seu pai. Mas o menino no se conformava. Pegou________ no colo e ps-se a acariciar-lhe o casco duro. A me disse que comprava __________mas ele respondeu que no queria, queria ____________, viva! A me lhe prometeu um carrinho, um velocpede, lhe prometeu uma surra, mas o pobrezinho parecia estar mesmo profundamente abalado com a morte _________. Afinal, com tanto choro, o pai acordou l dentro, e veio, estremunhado, ver de que se tratava. O menino mostrou-lhe _________. A me disse: Est a assim h meia hora, chorando que nem maluco. No sei o que fao. J lhe prometi tudo, mas ele continua berrando desse jeito. O pai examinou a situao e props: Olha, Henriquinho, se _________est morta no adianta mesmo voc chorar. Deixa _______ a e vem c com o pai. O garoto deps cuidadosamente ____________ junto do tanque e seguiu o pai, pela mo. O pai sentou-se na poltrona, botou o garoto no colo e disse: Eu sei que voc sente muito a morte ___________. Eu tambm gostava muito ______. Mas ns vamos fazer pra_______ um grande funeral.( Empregou de propsito a palavra difcil.) O menininho parou imediatamente de chorar.Que funeral?. O pai lhe explicou que era um enterro. Olha,n vamos rua,

compramos uma caixa bem bonita, bastantes balas, bombons, doces e rodeamos de velhinha de aniversrio. A convidamos os meninos da vizinhana, acendemos as velhinhas e cantamos o happy-BirthDay_to-You pra ______ e voc assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos ________ e botamos uma pedra em cima com o nome ______ e o dia em que ______morreu. Isto funeral! Vamos fazer isso? O garotinho estava com outra cara. Vamos, papai, vamos! _________ vai ficar contente l do cu, no vai? Olha, eu vou apanhar ________. Saiu correndo. Enquanto o pai se vestia, ouviu um grito no quintal.papai, papai, vem c, _______ est viva!! O pai correu pro quintal e constatou que era verdade. _______ estava andando de novo, normalmente. Que bom, hein? disse- _________ est viva! No vamos ter que fazer o funeral! Vamos sim, papaidisse o menino ansioso, pegando uma pedra bem grande. Eu mato ______. Moral: O importante no a morte, mas o que ela nos tira. Questo 04 Reordene os pargrafos.. Texto1 ( ) Tal agilidade e tal rapidez, alis, vm de sua prpria estruturao que no apresenta cansao fsico ou psicolgico. Em termos prticos, no interrompe a produo para fins de recuperao de sade (em caso drstico de apresentar defeitos, pode ser consertada ou substituda imediatamente por outra at melhor). Tudo isso, bvio, acentua ainda mais sua superioridade sobre o elemento humano. ( ) Por todas essas qualidade, a mquina toma a cada dia um espao maior destinado ao ser humano dentro das empresas. Se, por um lado, isso traz prosperidade, por outro, causa uma quantidade maior de demisses de empregados: o preo que se paga pela modernizao. ( ) Num mundo globalizado comum homem e mquina conviverem dentro de uma grande empresa, competindo em um mesmo setor de produo. Devese ressaltar, no entanto, que, nesse convvio, esta ltima torna-se cada dia mais importante que o primeiro. ( ) Outro fator importante para consolidar esse prestgio da mquina o seu custo operacional mais baixo do que o do homem: ela pode ser operada por timer computadorizado, eliminando, em muitos casos, grande parte da mo-de-obra. ( ) Essa importncia da mquina se d pelo fato de ela agilizar a produo das empresas, pois est capacitada para ser mais rpida do que o homem e fazer mais horas de servio, trabalhando, assim, muito mais que ele. Questo 05 Indique a seqncia correta que transforma os fragmentos abaixo em texto coeso e coerente. 1. Assiste-se hoje a uns movimentos de superao de conceitos de Estado-Nao.

2. Novembro de 1989. Anoitece em Berlin e milhares de pessoas se dirigem ao muro de Berlin. 3. Em questo de horas, o muro era desfigurado, e, com ele, a ordem internacional implantada no psguerra. 4. O fenmeno tem atrado a ateno de acadmicos e analistas polticos de todo o mundo. 5. na nova etapa histrica que se inaugurou a partir de ento, o mundo assistiu, perplexo, desintegrao da Unio Sovitica e da Iugoslvia. a) 4-3-5-1-2 b) 1-4-5-2-3 c) 2-3-5-4-1 d) 4-1-5-2-3 e) 2-3-4-1-5 Questo 06 Examine a estrutura sinttico-semntica dos perodos apresentados nas alternativas e marque aquele que apresenta problemas quanto a coeso e coerncia com o texto abaixo. No h dvida de que , com o desenvolvimento, as barreiras da diviso sexual do trabalho vo sendo derrubadas, crescendo o nmero de mulheres que realizam o mesmo tipo de atividade que os homens. a) mas este fato no revoga os preconceitos seculares quanto inferioridade da mulher, o que d lugar forte desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. b) Estes vm sendo substitudos pelas mulheres , nas funes de professor, gari, digitador e at motoristas e cobradores de transportes coletivos. c) Esta discriminao da mulher no trabalho estendese, portanto, alm do salrio diferenciado; verifica-se nos critrios de promoo e no desrespeito s necessidades fisiolgicas. d) Todavia, quando as mulheres no possuem qualificao profissional, so obrigadas a ganhar a vida em empregos domsticos. e) no entanto, medida que elas conseguem penetrar em ocupaes tradicionalmente masculinas, h uma tendncia baixa do salrio. Questo 07 Substitua a palavra coisa nos perodos que se seguem. a) Teve uma coisa e foi parar no hospital. b) Deu uma coisa nele e expulsou todas da sala. c) Esta coisa no cabe mais na mquina de escrever. d) No se i que coisa esta no relatrio. e) Ele pegou a coisa e apagou o que tinha escrito. f) Este ofcio ficou uma coisa! g) Que coisa est escrita aqui?

Questo 08 Os fragmentos abaixo constituem um texto, mas est desordenado. Numere os itens quanto sua ordenao coesa e coerente: Texto 1 ( ) O espao aberto para a participao dos empregados na construo dessa atmosfera constitudo por meio de reunies de trabalho, adoo de equipes, programas de sugestes e pesquisa de satisfao. ( ) Conseqentemente, as empresas, tanto quanto promover tal atualizao de seus profissionais em termos de conhecimento, procuram estabelecer uma atmosfera em que as relaes pessoais, o acesso s informaes e o esprito de equipe sejam valorizados. ( ) Entretanto, a partir dos anos 80, quase ,meio sculo passado desde que o controle estatstico de qualidade comeou a ser implantado nas empresas, vem-se consolidando o interesse pela qualidade dos servios associados e pelo comportamento humano. ( ) Por volta dos anos 30, o que importava para as empresas era produo e a reduo da quantidade de peas defeituosas. ( ) Assim, alm de questes diretamente relacionadas a ganhos financeiros, os empresrios vm cuidando da qualidade tcnica, dos padres de seus produtos e servios, e tambm da qualificao dos trabalhadores. (adaptado de http://www.mct.gov.br/temas) Texto 2. ( ) Essa incapacidade, que tambm uma impossibilidade de exercer a cidadania, fomenta a censura e a obrigatoriedade de normas como forma de conquista da ordem. ( ) A existncia de regras acrescidas desse significado individual torna o resultado mais efetivo. ( ) Para Montesquieu, quando o indivduo entrega ao Estado o poder de governar e decidir os rumos que ele deve surgir, comea a morrer a sua capacidade de auto governar-se. ( ) Por isso, na constituio da tica de controle social deve haver espao para a contribuio e estabelecimento de uma tica individual. ( ) Contudo, a coero no o caminho desejado para uma nao democrtica e moderna. (Itens adaptados de www.receita.fazenda.gov.br)

5. O Brasil um pas de terceiro Mundo. a) 1-2-3-4-5 b) 3-5-1-4-2 c) 4-5-1-2-3 d) 5-2-4-1-3 e) 2-4-3-5-1 Questo 10 1, Cada vez mais, surgem grupos de pessoas e entidades interessadas em recolher alimentos e distribu-los anos 32 milhes de brasileiros que passam fome. 2. o que demonstra a Campanha Contra a Fome, lanada e incentivada pelo socilogo Herbert de Souza. 3. Consideradas as coisas sobre outro prisma, constata-se que os brasileiros no esto entregues ao imobilismo aa apatia. 4. Na viso dominante, o Brasil, por todos os seus problemas, considerado uma pas invivel. 5. Agir contra a misria uma atitude nobre e generosa, qeu demonstra quanto do cidado pode e quer fazer para melhorar a situao do Brasil. a) 1-2-5-4-3 b) 4-2-1-3-5 c) 4-3-2-1-5 d) 5-2-1-3-4 e) 5-1-3-2-4 Questo 11 1. O pas no um velho senhor desencantado com a vida que trata de acomodar-se. 2. O Brasil tem memria curta. 3. mais como um desses milhes de jovens malnascidos cujo nico dote um ego dominante e predador, que o impele para frente e para cima, impedindo que a misria onde nasceu e cresceu lhe sirva de freio. 4. No lembro, responde, faz muito tempo. 5. Lembra o personagem de Humphey Bogart em Casablanca, quando lhe perguntaram o que fizera na noite anterior. 6. mas esta memria curta, de que os polticos e jornalistas reclamam tanto, no como o caso de Bogart uma tantativa de esquecer os lances mais penosos do seu passado, um conjunto de desiluses e perdas que leva ao cinismo e indiferena. a) 1-2-6-5-4-3 b) 2-5-4-6-3-1 c) 2-6-1-3-5-4 d) 1-5-4-6-3-2 e) 2-5-4-1-6-3 Questo 12 Resumir um texto um exerccio de grande validade para aprendermos a diferenciar uma informao bsica de um aspecto menos significativo, que acaba por constituir mero detalhe (por isso mesmo, s vezes, dispensvel). Procure identificar, em cada uma das passagens abaixo, a informao bsica dos fatos ali mencionados:

As questes 9 , 10 e 11 so referentes organizao dos pargrafos. Questo 09 1. Assim tambm, se voc decidir chamar a rosa por outro nome, ainda assim ela continuar sendo uma rosa. 2. Quem quiser dizer o contrrio que o faa. 3. Em resumo, o nosso pas o que . 4. Isso em nada mudar essa realidade.

a) Quando eu tinha quatro anos deidade eu morava com uma tia viva e j idosa, que passava a maior parte do dia acariciando um gatarro peludo sentada numa velha e rangente cadeira de balano, na sala de jantar da nossa casa, que ficava nos subrbios, prximo ao hospital So Sebastio, j era louco por futebol. b) Ao compararmos a excelncia de dois times de futebol, no devemos dizer simplesmente que melhor aquele que obtm maior nmero de vitrias em um determinado perodo de tempo, principalmente se essa diferena no foi numericamente significativa. O que devemos comparar a infra-estrutura de cada equipe, capaz de assegurar a permanncia de resultados positivos, afastando da anlise fatores enganosos, porque casuais a sorte numa partida, o auxlio do juiz em outra, que podem nos levar a uma concluso falsa. c) Direitos polticos sem direito civis e desprovidos de convico cvica da liberdade individual e dos limites do poder do Estado redundam numa cidadania incompleta. Da o trgico descompasso entre o jornalismo eleitoral e as velhas mazelas anacrnicas, como o clientelismo, a irresponsabilidade de coisa pblica, o paternalismo, o empreguismo e a impunidade. Tudo isso estaria na base do desencanto com as instituies democrticas, com os partidos polticos, com o Congresso e com os representantes do povo. Questo 13 Reescreva as oraes abaixo, unindo-as com uma conjuno, cujo valor vem indicado em cada item: Frase 1: Perdemos nossa esperana de ver dias melhores. Frase 2: A crise econmica nos venceu. a) Concesso. ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ______ b) Causa ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ______ c) Adversidade ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ______ d) Condio ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ______ Questo 14

(CESGRANRIO-RJ) Assinale a opo que a mudana dos termos altera sensivelmente o sentido do enunciado: a) bastante difundida essa crena sobre os sistemas de computao. ( Essa crena sobre os sistemas de computao bastante difundida). b) O computador capaz de executar o trabalho de muitas pessoas. ( o computador capaz de exercer a funo de muitas pessoas.) c) Funcionrios menos graduados deixam de participar das decises. ( Deixam de participar das decises menos funcionrios graduados). d) As novas tarefas padronizadas so fonte potencial de alienao. ( So fonte potencial de alienao as novas tarefas padronizadas). e) Esta reao pode se traduzir na falta de colaborao com os analistas. (Pode esta reao traduzir-se na falta de colaborao com os analistas). Questo 15 (FCMSC-SP) O princpio que, desde os mais remotos tempos de nossa colonizao, norteara a criao de riqueza no pas no cessou de valer um s momento para a produo agrria. Os portugueses buscavam extrair do solo benefcios desmedidos, se sacrifcios. Queriam servir-se da terra no como senhores, mas como usufruturios, s para a desfrutarem e a deixarem destruda. De acordo com o texto: a) Porque pouco rendosa, a atividade agrcola foi desdenhada pelos colonizadores portugueses. b) O colonizador portugus vinha buscar uma riqueza que se originasse do menor trabalho possvel. c) Quando a terra se exauria, os colonos buscavam paragens mais frteis para a atividade agrcola. d) Os portugueses no colonizavam regies onde a atividade agrcola se tornasse muito difcil. e) A produo agrria gerou riquezas suficientes para todo o tipo de colonizador, fosse senhor ou apenas usufruturio da terra. Questo 16 (PUC-SP) A alternativa com melhor redao, considerando correo, clareza e concisa, : a) A nica medida para melhorar o desempenho lingstico do aluno que deveria ser exigido em todos os nveis aulas prticas da lngua portuguesa. b) Deveria ser exigido, em todos os nveis, aulas prticas de lngua portuguesa. Esta seria a nica medida para melhorar o desempenho lingstico dos alunos. c) Ministrar aulas prticas de lngua portuguesa em todos os nveis a nica medida para melhorar o desempenho lingstico dos alunos. d) Aulas prticas de lngua portuguesa deveriam serem ministradas como nica medida em todos os nveis para melhorar o desempenho lingstico dos alunos. e) Para melhorar o desempenho lingstico dos alunos em todos os nveis deveriam ser ministradas aulas prticas de lngua portuguesa. Esta seria a nica medida. Questo 17

Um dos meios mais eficazes para elaborar um texto com clareza coloc-lo na ordem direta. Observando esse fato, ponha na ordem direta as estrofes do Hino Nacional. Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo herico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios flgidos, Brilhou no cu da Ptria nesse instante. ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ __________________________________________ Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com brao forte, Em teu seio, Liberdade, Desafia o nosso peito a prpria morte! ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ __________________________________________ Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________ Brasil, um sonho intenso, um raio vvido De amor e de esperana terra desce, Se em teu formoso cu risonho e lmpido imagem do Cruzeiro resplandece. ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ __________________________________________ Gigante pela prpria natureza, s belo, s forte, impvido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ __________________________________________ Terra adorada Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil Ptria amada, Brasil ! ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________

___________________________________________ __________________________________________ Deitado eternamente em bero esplndido, Ao som do mar e luz do cu profundo, Fulguras, Brasil, floro da Amrica, Iluminado ao sol do Novo Mundo! ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ __________________________________________ Do que a terra mais garrida Teus risonhos lindos campos tm mais flores; "Nossos bosques tm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores". ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ __________________________________________ Ptria amada, Idolatrada Salve! Salve! ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________ Brasil, de amor eterno seja smbolo O lbaro que ostentas estrelado E diga o verde-louro desta flmula Paz no futuro e glria no passado. ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ __________________________________________ Mas, se ergues da justia a clava forte, Vers que um filho teu no foge luta, Nem teme, quem te adora, a prpria morte. ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ____________________________ Terra adorada Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil Ptria amada, Brasil ! ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ __________________________________________

You might also like