You are on page 1of 2

Concluso: Conclumos, atravs dessas experincias, que existem compostos, cidos, bsicos, sais e/ou xidos, alm de outros

que sofrem dissociao inica, liberando ons (+ e -), e causando a condutividade.No entanto, algumas excees e os compostos moleculares no geral, no so capazes de conduzi-la.Outra coisa importante nesse conhecimento extra evitar possveis e fatais acidentes, como por exemplo, pisar na gua, onde estiverem por perto fios, em dias de chuva, podendo provocar choques, e, mesmo caso no levem a morte, provocar conseqncias indesejveis, de certo:Se apenas com o led j conduz, imagine com fios de alta tenso!!!

RefernciasA partir das experincias do fsico-qumico sueco August Arrhenius, realizadas com a passagem de corrente eltrica atravs de solues aquosas, formulou-se a hiptese de que estas continham os ons, partculas carregadas. Diante disso, Arrhenius instituiu a teoria da dissociao inica, baseado nos seguintes princpios: - Segundo Arrhenius, os ons positivos, os ctions, os ons negativos, e os nions so oriundos de determinadas substncias dissolvidas em gua. - Duas solues aquosas: uma de sal de cozinha (NaC) e outra de soda custica (NaOH) foram utilizadas para experimentar a condutividade eltrica. - O fenmeno da dissociao inica foi comprovado por Arrhenius, quando verificou em ambos os casos a passagem de corrente eltrica associando-a a existncia de ons livres nas solues. Dissociao inica do NaC em gua, atravs desta reao podemos constatar que: 1. A gua uma substncia constituda por molculas polares, o plo negativo est situado no tomo de oxignio e o plo positivo est nos tomos de hidrognio. 2. A soluo inica obtida da interao entre H2O e NaC. 3. gua de solvatao so as molculas de gua que abrangem os ons. Arrhenius atentou para os seguintes fatos, ao experimentar a condutividade de compostos moleculares, como o acar (C12H22O11) e o cido clordrico (HC): - Concluiu que nessa soluo no existem ons, devido soluo aquosa de acar no conduzir corrente eltrica. Sendo assim, o acar dissolveu somente na gua. - Concluiu a existncia de ons livres, devido conduo de corrente eltrica pela soluo aquosa de cido clordrico. - O HC um composto constitudo por molculas, sendo assim os ons so formados mediante a quebra dessas molculas pela gua. Esse fenmeno designado ionizao Ttulo1 CONDUTIVIDADE ELTRICA1.1 INTRODUO O experimento apresentado no laboratrio de Qumica tinha como interesse analisar assolues de compostos moleculares puros ou adicionado de gua (1 experimento) e soluesaquosas (2 experimento). Para sabermos a sua capacidade de conduo ou no de eletricidade, assolues se dividem em eletrolticas e solues no eletrolticas, possuem eletrlitos ou no possuem eletrlitos.Na dissociao o qual os ons so liberados quando se dissolve a um soluto, fornecendo ons soluo, uma substncia que no eletrlito no libera ons na soluo medida que se dissolve eassim no influencia a condutividade do solvente.S u b s t n c i a s i n i c a s n o e s t a d o s l i d o n o c o n d u z e l e t r i c i d a d e , n o

e s t a d o f u n d i d o o u dissolvida conduz eletricidade. Substncia molecular no estado fundido ou no estado slido noconduz eletricidade, em soluo contendo ons conduz eletricidade, no contendo ons, no conduz.T a m b m f o i a p r e s e n t a d o n o l a b o r a t r i o u m a p a r e l h o c h a m a d o d e c o n d u t i v m e t r o , q u e u m medidor de condutividade e tambm fornece nmeros de medidas (dados)

You might also like