You are on page 1of 1

HP 30S

Calculadora Cientfica Operao Bsica


Ligar e Desligar O liga a calculadora; $ [OFF] desliga a
calculadora. A calculadora automaticamente desligada aps 9 minutos sem uso. Pressione O para reativ-la. O visor, a memria e as configuraes so mantidos. Visor O visor inclui a linha de entrada, a linha de resultado e os indicadores. Linha de Entrada Voc pode inserir at 80 caracteres. A sua exibido se entrada move-se para a esquerda e o indicador forem inseridos 11 ou mais caracteres. Por default, a calculadora est em modo sobrescrever. No modo sobrescrever, o cursor o caractere de sublinhado (_) e qualquer dgito inserido aparecer na posio do cursor. Se houver um dgito sob o cursor, ele ser substitudo pela sua nova entrada. Tambm possvel colocar a calculadora em modo de insero. No modo de insero, o cursor exibido como e qualquer dgito que voc insira ser colocado esquerda do cursor. Para ativar o modo de insero, coloque o cursor onde quiser inserir um caractere e pressione $[INS]. Para desativar o modo de insero, pressione uma tecla de seta ou $[INS] novamente. Pressione p ou / para mover o cursor em uma entrada. Para ir diretamente para o primeiro caractere, pressione $/. Para ir diretamente para o ltimo caractere, pressione $p. Para excluir um dgito, pressione e(ou, no modo sobrescrever, basta digitar sobre um dgito). Nmeros negativos Para inserir um nmero negativo, pressione F antes de inserir os dgitos. Linha de resultado O resultado de um clculo exibido na linha de resultado (a base do visor). At 10 dgitos podem ser exibidos, assim como o sinal de negativo, ponto decimal, o indicador 10 e um expoente positivo ou negativo. A preciso do clculo de at 24 casas decimais. Indicadores Eles so exibidos para indicar determinadas selees, estados ou configuraes (veja a tabela abaixo).

Memria do Sistema
Entrada anterior A HP 30S mantm um registro de todas as suas entradas (at um mximo de 320 caracteres). Essas entradas sero mantidas mesmo que voc desligue a calculadora. Pressione n ou o para se mover pelas entradas. Voc pode reutilizar ou editar uma entrada anterior quando ela estiver na linha de entrada. ltima resposta A ltima resposta armazenada automaticamente na memria. Ela ser mantida mesmo que voc desligue a calculadora. Para recuperar a ltima resposta, pressione $[ANS]. Ans aparece na linha de entrada. Pressione \ para ver o valor da ltima resposta. Voc tambm pode usar a ltima resposta em um outro clculo pressionando primeiro uma tecla de operador (+, -, etc). Ans exibido na linha de entrada seguido pelo operador. Em seguida, complete a entrada como faria normalmente. Solues lineares Os resultados de solucionar um conjunto de equaes lineares so armazenados nas variveis X e Y. Solues quadrticas Os resultados de solucionar uma equao quadrtica so armazenados nas variveis X1 e X2 ou Y1 e Y2 .

Alterao temporria Para alterar temporariamente a


definio de ngulo default: 1. Insira o valor. 2. Pressione $[DMS]. 3. Selecione a unidade desejada. 4. Pressione \. As unidades selecionadas so graus(), minutos ('), segundos (''), radianos (r), grados (g) e grausminutossegundos (DMS).

Essas solues so armazenadas nas variveis X e Y. Voc pode usar essas variveis em outros clculos. Tambm possvel selecionar uma equao anterior para reutilizar ou editar. Pressione Un at esta equao estar na linha de entrada.

Solucionador de Equao Quadrtica


Para solucionar uma equao quadrtica com solues reais: 1. Pressione ! 3. 2. Insira a equao. Expresse-a na frmula ax2 + bx+c=0. Voc pode solucionar uma equao quadrtica em x ou em y. Se tiver inserido uma equao em x, pressione $ [@] para inserir x; caso contrrio, pressione $ []] para inserir y. Nos dois casos, pressione v para inserir o expoente de segunda ordem. 3. Pressione \. O menu Solutions aparece com a primeira raiz (X1 ou Y1) exibida na linha do resultado. Pressione p para ver a segunda raiz (X2 ou Y2). Estas raizes so armazenadas nas variveis X1 e X2, ou Y1 e Y2. Voc pode utilizar estas variveis em outros clculos. Voc tambm pode selecionar uma equao prvia para reutilizar ou editar. Pressione Un at esta equao estar na linha de entrada.

Converses de ngulo
1. 2. 3. 4. 5. Altere a definio de ngulo default para a desejada. Insira o valor da unidade a converter. Pressione $[DMS]. Escolha de que unidades voc est convertendo. Pressione \ duas vezes.

Aritmtica Retangular e Polar


Para localizar os atributos polares (r or ) de um sistema retangular (x,y) ou vice-versa, pressione $[H] e selecione uma opo. Voc pode localizar r ou especificando x e y, ou x ou y especificando r e .

Trigonometria
A HP 30S oferece funes trigonomtricas padro S, Z, b funes trigonomtricas inversas $[SIN1], $[COS1], $[TAN1] e funes hiperblicas $[HYP], alm de S, Z, b, $[SIN1], $[COS1] e $[TAN1].

Memria do Usurio
Variveis de memria Existem cinco variveis de
memria: A, B, C, D e EQN. Voc pode armazenar nmeros reais nas variveis AD e uma expresso em EQN. Tambm possvel armazenar nmeros reais em X, Y, X1, X2, Y1 e Y2; no entanto, os valores destas varaveis so substitudos por uma equao linear e solues quadrticas. Para armazenar um nmero ou expresso em uma varivel, insirao, pressione ?, selecione a varivel do menu Variables (Variveis) e pressione \. Expresso constante [K] Uma expresso constante qualquer combinao de operadores, funes, variveis e nmeros que pode ser adicionada ao final de uma entrada e calculada. Uma expresso constante til se voc quiser aplicar a mesma operao vrias vezes para diferentes entradas. Para definir (ou modificar) a expresso constante, pressione $[K], insira os operadores, as funes e os nmeros necessrios e pressione \. Para utilizar a expresso constante, o indicador K precisa ser exibido. (Se ele no estiver sendo exibido, pressione $[K].) Pressionar \ anexar a expresso constante sua entrada e calcular o resultado. Por exemplo, se a sua expresso constante for + sin(30), inserir 2 e pressionar \ resulta em 2,5, ou seja, 2 + sin(30). Para retornar operao normal, pressione $[K] novamente. A expresso constante ser mantida para uso posterior. Memria atual Pressione # para adicionar um resultado memria atual. Pressione ; para subtrair o valor na linha de resultado da memria atual. Para chamar o valor na memria atual, pressione :. Para limpar a memria atual, pressione : duas vezes.

Constantes Fsicas
Voc pode utilizar um nmero de constantes fsicas comuns nos seus clculos. Para inserir uma constante na posio do cursor: 1. Pressione c para exibir o menu Physical Constants (Constantes Fsicas). 2. Pressione p at a constante desejada estar sublinhada (veja a tabela abaixo). 3. Pressione \. c g G velocidade da luz acelerao da gravidade constante gravitacional 299792458m.s1 9,80665m.s2 6,673 1011 m3 kg1 s2 22,413996 103 m3 mol1 6,02214199 1023 mol1 1,602176462 1019 C 9,10938188 1031 kg 1,67262158 1027 kg 1,67492716 1027 kg 8,314472 J.mol1 K1 6,62606876 1034 J.s 1,3806503 1023 J.K1

Fraes
n Para inserir uma frao, insira o numerador, pressione V e, n Para inserir uma frao combinada, insira a parte inteira, presem seguida, insira o denominador. sione V, insira o numerador, pressione V e, depois, insira o denominador. n Para converter entre um resultado decimal em fracional ou viceversa, pressione $[_] e \. n Para converter uma frao combinada em uma frao imprpria ou vice-versa, pressione $[^ ] e \.

Vm volume molar de gs ideal NA nmero de Avogadro e carga elementar me massa de elctron mp massa de prton mn massa de nutron R h k constante de gs molar constante de Plank constante de Boltzmann

Probabilidade
Pressionar P exibe o menu Probability (Probabilidade), com as funes a seguir: nPr nCr ! RANDM RANDMI Calcula o nmero de permutaes possveis de n itens considerando r de cada vez. Calcula o nmero de combinaes possveis de n itens considerando r de cada vez. Calcula a fatorial de um inteiro positivo especfico n, onde n <= 69. Cria um nmero real aleatrio entre 0 e 1. Cria um inteiro aleatrio entre (e possivelmente incluindo um) dois inteiros especificados.

Indicador
2nd
MODE STAT ENG SCI

Significado Segundo conjunto de teclas de funo est ativo (veja abaixo). Seleo de modo est ativa.. Modo Estatstica est ativo. Os nmeros so exibidos em notao de engenharia. Os nmeros so exibidos em notao cientfica.

Fonte: National Institute of Standards and Technology, http://physics.nist.gov

DEG, RAD, Configurao de ngulo graus, radianos ou grados, respectivamente. or GRAD FIX HYP
LSOLV QSOLV

Converso de Unidade
1. Insira o valor da medida que voc deseja converter. 2. Pressione h. 3. Pressione o para se mover pelo menu de unidades apropriadas. (Existem menus que cobrem distncias, rea, massa, volume, capacidade, temperatura, energia e presso.) 4. Pressione p at as unidades das quais voc est convertendo serem sublinhas e pressione \. 5. Pressione p at as unidades para as quais voc est convertendo serem sublinhadas.

O nmero de casas decimais exibido fixo. Funo trig hiperblica ser calculada. Solucionador de equao linear est ativo. Solucionador de equao quadrtica est ativo. H dgitos direita ou esquerda do visor. Existem resultados anteriores ou posteriores que podem ser exibidos. H um nmero armazenado na memria atual. Resultado negativo ou a linha de entrada est cheia. Uma expresso constante pode ser definida ou utilizada. O resultado exibido em notao cienttica ou de engenharia. O expoente exibido acima do indicador. Separador de milhagem (para nmeros >= 1000).

Estatsticas
Pressione !1 para exibir o menu Statistics (Estatstica). As opes do menu so 1-VAR (para analisar dados em um nico conjunto de dados), 2-VAR (para analisar dados em pares de dois conjuntos de dados) e CLR-DATA (para desativar todos os conjuntos de dados). Para inserir dados para anlise estatstica: 1. Do menu Statistics, escolha 1-VAR ou 2-VAR. 2. Pressione *. 3. Insira um valor x e pressione o. 4. Insira a freqncia do valor x (no modo 1-VAR) ou o valor y correspondente (no modo 2-VAR) e pressione o. 5. Para inserir mais dados, repita a etapa 3. Os dados so mantidos at voc substitu-los ou desativ-los. Voc desativa os dados selecionando CLR-DATA do menu Statistics. Para analisar os dados inseridos: 1. Pressione J. Um intervalo de variveis estatsticas (veja tabela abaixo) exibido no menu Statistical Results (Resultados Estatsticos). A primeira varivel (n) sublinhada e o seu valor est na linha de resultado. 2. Pressione p para se mover pelo menu Statistical Results (ignorando quaisquer mensagens de erro que venham a aparecer). O valor de cada varivel exibido na linha de resultado. 3. Para utilizar um valor em um clculo, pressione \ quando o valor for exibido. O valor copiado na linha de entrada. 4. No modo 2-VAR, para estimar um valor para x (ou y) dado um valor de y (ou x), selecione a varivel x' (ou y'), pressione \, insira o valor dado e pressione \ novamente. Varivel n Significado Nmero de valores x ou pares xy inseridos. Representa os valores x ou valores y. Desvio de amostra padro de valores x ou valores y. Populao de desvio padro de valores x ou valores y. Soma de todos os valores x ou valores y. Soma de todos os valores x2 ou valores y2. Soma de (x y) de todos os pares xy. Intercepta y de regresso linear. Inclinao da regresso linear. Coeficiente de correlao. Dado o valor x previsvel a um valor a, b e y . Dado valor y previsvel dado um valor a, b e x.

Recuperando e Reutilizando Variveis


Voc pode recuperar ou reutilizar as variveis A, B, C, D, EQN, X, Y, X1, X2, Y1 e Y2 ou os valores nestas variveis.

n Para recuperar o valor de uma varivel, pressione $[RCL]e n Para recuperar a varivel, pressione < e p at a varivel
ser sublinhada. Para copiar a varivel ou o valor da linha de entrada, pressione \. p at a varivel ser sublinhada.

Mensagens de Erro
DIVIDE BY 0 DOM OVERFLOW STAT SYN ARG SAVE FREQ DOMAIN MULTI SOLS NO SOLUTION NO REAL SOL EQU LENGTH

Tentativa de dividir por zero. Entrada est fora dos limites permitidos. Resultado est fora dos limites do visor da calculadora. Tecla Statistics (estattica) pressionada, mas no em modo estatstico. Erro de sintaxe. Argumento inapropriado. No foi possvel armazenar varivel ou EQN no modo atual. Freqncia no 0 ou um inteiro positivo. H mais do que uma soluo. No h soluo. No h soluo real. Entrada somada expresso constante maior do que 80 caracteres.

10
'

Expresses
Voc pode criar uma expresso usando as variveis A, B, C, D, X, X1, X2, Y, Y1 e Y2 por exemplo, 3A2 + 4B e armazen-la na varivel EQN. Voc armazena uma expresso da mesma forma que armazena um valor, mas sempre na varivel chamada EQN. Para calcular uma expresso armazenada, pressione < / \\. Voc ser solicitado a especificar um valor para cada varivel na expresso. Insira um valor e pressione \. A expresso calculada e a resposta exibida na linha de resultado.

Ordem de entrada Voc insere nmeros e operadores na


mesma ordem em que os escreve na aritmtica tradicional. Segundas funes As funes representadas pelos rtulos na face so selecionadas pressionando-se primeiro $ e depois a tecla abaixo do rtulo. Por exemplo, para selecionar a funo %, pressione $-. (Neste guia, os rtulos so colocados entre colchetes. Por exemplo, uma instruo para selecionar a funo % indicada por $[%].) Menus Muitas funes e configuraes esto disponveis nos menus. Um menu uma lista de opes exibidas na linha de entrada. Por exemplo, pressionar $[SCI/ENG] exibe o menu para escolher o visor de nmeros. Para escolher um item de menu, pressione p ou / at ele ser sublinhado e pressione \. Para cancelar um menu sem escolher um item, pressione U. Modos Existem quatro modos (ou ambientes de operao): n 0. Padro (o modo default, utilizado para clculos comuns) n 1. Estatstica (STAT) n 2. Solucionador de equao linear (L SOLV) n 3. Solucionador de equao quadrtica (Q SOLV). Pressione ! para exibir o menu Modos. Para selecionar um modo, pressione o nmero do modo. Voc tambm pode pressionar p ou / at o modo desejado estar sublinhado e depois pressionar \. Contraste Para alterar o contraste do visor, pressione ! e depois n ou o quantas vezes forem necessrias. Pressione U para fechar o menu Modos.

Desativando Dados e Definies


U

n Desativa a linha de entrada. n Desativa uma mensagem de


erro. n Limpa o menu Desativa todas as variveis de memoria, exceto EQN. Desativa o contedo do EQN. Desativa os dados de estatsticas. Retorna a calculadora para sua definio padro. Desativa as variveis, EQN, operaes pendentes, memria atual, expresses constantes, dados estatsticos e Ans.

Soluo de Problemas
Se voc no conseguir ligar a calculadora, pressione #c simultaneamente. Se a calculadora, mesmo assim, no ligar, troque as baterias. Se a calculadora estiver ligada, mas voc obtiver resultados inesperados, pressione $[RESET]. Se os problemas persistirem, execute o autoteste. Autoteste Pressione $\ e, simultaneamente $Fe. Quando o menu Test for exibido, pressione 1. Se mensagens de erro forem exibidas durante o teste, a calculadora necessita reparo. Pressione X\ \ para cancelar o teste. Troca de baterias Pressione para baixo a tampa do compartimento de bateria e empurre-a para fora. Substitua as baterias das duas clulas por novas baterias. Use baterias de xido metlico LR44. (Baterias equivalentes so G13 e 357.) No use baterias recarregveis. Se os problemas persistirem depois que as baterias forem substitudas, a calculadora precisa ser consertada. Para obter informaes sobre conserto, consulte a garantia includa deste produto.

$[CL-VAR] $[CL-EQN] !1/\ $[RESET] p\

x ou y
Sx ou Sy x ou y

x ou y x 2 ou y 2 xy
a b r x' y'

Notao
Casas Decimais Pressione $[FIX] para exibir o menu
Decimal Places (Casas Decimais). Pressione p at o nmero de casas decimais desejado estar sublinhado e pressione \. (A definio default F: notao de ponto flutuante.) Para arredondar um nmero para o nmero de casas decimais que voc determinou, pressione $[RND], insira o nmero (ou a expresso que resulta em um nmero) e pressione \. Visor de nmero Pressione $[SCI/ENG] para exibir o menu Number Display (Visor de Nmero). Os itens neste menu so FLO (para ponto flutuante), SCI (para cientfico) e ENG (para engenharia). Pressione p at o tipo de visor desejado ser sublinhado e pressione \. Voc tambm pode inserir um nmero no formato mantissa e expoente (ou seja, como um nmero e uma potncia de 10). Insira o nmero, pressione E, insira a potncia de 10 e pressione \.

Ordem das Operaes


1a. Expresses dentro de parnteses. 2a. Converso de notao de coordenadas. 3a. Funes inseridas antes do argumento (como LN, cos). 4a. Funes inseridas aps seu argumento (como x2). 5a. Raiz ( x
) e exponencial (^).

Para exibir ou alterar dados:


1. Pressione *. 2. Pressione o para se mover pelos dados que voc inseriu. 3. Para alterar uma entrada, exiba-a e insira os novos dados. Os novos dados que voc insere substituem a entrada antiga. Pressione o ou \ para salvar as alteraes. Para sair da aplicao estatstica, pressione ! e escolha outra opo.

Faces
Para instalar uma face, insira as pontas superiores nos orifcios por baixo das teclas ! e O e empurre para baixo. Para remover uma face, pressione a parte visvel atravs da abertura na extremidade inferior da calculadora.

Iseno de Responsabilidade
Este manual e todos os exemplos aqui contidos so fornecidos no estado e esto sujeitos a modificaes sem notificao. Dentro dos limites permitidos pela legislao em vigor, a Hewlett-Packard Company no oferece nenhuma garantia expressa ou implcita de nenhum tipo com relao a este guia e especificamente no oferece nenhuma garantia implcita ou de condies de comercializao ou adequao a um determinado objetivo, e a Hewlett-Packard Company no poder ser responsabilizada por erros, sejam eles acidentais ou conseqentes, em decorrncia do fornecimento, desempenho ou uso deste manual e dos seus exemplos.
Copyright 1999-2000 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Nmero de pea F1900-90030 Portuguese/Portugus Printed in China Revision 1.1

6a. Fraes. 7a. , nmeros aleatrios e constantes fsicas. 8a. +/ 9a. Multiplicao implcita precedendo funes inseridas
antes do seu argumento.

Solucionador de Sistema Linear


Para solucionar um conjunto de equaes lineares: 1. Pressione ! 2. 2. Insira a primeira equao (pressionando $ [@] e $ []] para inserir x e y respectivamente). A equao pode ser inserida como ax+ by=c ou y=mx+b. 3. Pressione $ [,] para separar as duas equaes. 4. Insira a segunda equao (como ax+by=c ou y=mx+b). 5. Pressione \. O menu Solutions (Solues) exibido com o valor x mostrado na linha do resultado. Pressione p para ver o valor y correspondente.

Definies de ngulo
Alterando a definio default As unidades do ngulo
podem ser graus, radianos ou grados. A definio default inicial graus. Para alterar para outra definio, pressione X, selecione a unidade desejada e pressione \. A definio do ngulo torna-se o novo default e permanece at voc alter-la novamente.

10a. Combinaes (nCr) e permutaes (nPr). 11a. Multiplicao, outra multiplicao implcita e diviso. 12a. Adio e subtrao. 13a. Todas as outras converses.

You might also like