You are on page 1of 4

21/08/2011

ERGONOMIA

PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL PORTARIA 3.214/78 NR-9

NR-07 PCMSO
Programa tcnico-preventivo a ser realizado pela empresa como parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas no campo da proteo sade dos empregados; Obrigatrio apenas para atividades urbanas (para as atividades rurais, ver NR- 31.5).

NR-07 PCMSO
Carter de preveno; Rastreamento e diagnstico precoce dos agravos sade relacionados ao trabalho, alm da constatao da existncia de casos de doenas profissionais ou danos irreversveis sade dos trabalhadores.

21/08/2011

NR-07 PCMSO
Empresas, instituies pblicas e privadas que admitam trabalhadores como empregados so obrigadas a elaborar e a implementar o PCMSO, com o objetivo de promover e preservar a sade dos trabalhadores.

ETAPAS A SEREM OBRIGATORIAMENTE OBSERVADAS NA ELABORAO DO PCMSO

Verificao fsica geral e preliminar, em todas as dependncias do estabelecimento, objetivando identificar a presena de riscos profissionais (fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e acidentes) porventura existentes; Estabelecimento de metas, inclusive discutindo as prioridades com a CIPA e com o SESMT, implantando as medidas de controle (proteo coletiva e individual) e avaliando periodicamente sua eficcia.

ETAPAS (cont.)
Desenvolvimento de aes elementares ou primrias para a manuteno da sade, atravs de: - campanhas educativas e de conscientizao para a melhoria da higiene pessoal (banho dirio, lavagem de mos), habitacional (gua encanada, adequado sistema de esgotos) e da sade em geral (combate ao fumo e ao lcool, preveno da hipertenso e do stress); - preveno de doenas ocupacionais especficas (LER, DORT e PAIRO); - campanhas de vacinao para profilaxia das doenas em geral (gripe, sarampo, dengue,hepatite A e B).

ETAPAS (cont.)
Implantao de aes complementares ou secundrias, atravs da avaliao mdicoocupacional em todos os trabalhadores; Objetivo: identificar se os riscos profissionais presentes nos correspondentes ambientes de trabalho e se esto ou no apresentando consequncias nocivas sade e, conforme o caso, indicar medidas preventivas adequadas.

21/08/2011

RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR
Garantir sua elaborao e efetiva implementao; Zelar por sua eficcia, inclusive arcando com o nus de custear todos os procedimentos; Indicar dentre os mdicos do SESMT da empresa um mdico-coordenador responsvel pela execuo do PCMSO; No havendo SESMT, o empregador contratar um mdico do trabalho para ser o responsvel pelo PCMSO; Se no houver este especialista na localidade, poder ser contratado qualquer outro mdico.

CONCLUSO
UM BOM PCMSO UM INVESTIMENTO, NO UM CUSTO - menor absentesmo - menor rotatividade - menor sinistralidade do plano de sade da empresa e consequente custo - maior ndice de satisfao - maior produtividade da empresa

PPRA
PPRA PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS PORTARIA 3.214/78 NR-9
O que ?
Documento que reconhece, avalia e estabelece o controle dos riscos existentes nos ambientes de trabalho;

Quem faz ?
Toda a Empresa que mantenha empregados CLT.

Como constitudo ?
Distinguem-se 3 etapas: Antecipao (percepo prvia da existncia de riscos); Reconhecimento (verificao em inspeo); Avaliao e controle dos ambientes de trabalho e atividades.

21/08/2011

PPRA
O que avaliado ?
Riscos Ambientais:Qumicos (poeira, fumos,...) Fsicos (Rudo, Radiaes,...) Biolgicos (Parasitas,...)

PPRA
Qual a periodicidade das avaliaes ?
Anualmente dever ser reavaliado.

Quem realizar ?
O prprio SESMT, atravs do pessoal tcnico ou contratada empresa ou profissional qualificado.

Como operacionalizado ?
Monitorao sistemtica e repetitiva da exposio aos riscos, realizada em todas as salas de todos os prdios.

Plano da ao:
Concludas as etapas de reconhecimento e avaliao dos riscos, dever ser desenvolvido um conjunto de aes que visem o seu controle, atravs do Planejamento Global Anual, onde sero definidos todos os prazos.

Porque avaliado ?
Para identificao dos riscos ambientais e adoo de medidas preventivas/corretivas em cada local de trabalho.

PERGUNTAS ?

You might also like