You are on page 1of 14

3. RESDUOS 3.1.

Origem O homem sempre produziu resduos: 2011

Gerao de resduos e suas consequencias: HOMEM Transformao da matria prima RESDUOS

MATRIA PRIMA

PROCESSO

PRODUTO

RESDUOS
Exemplo de descuido dos resduos na humanidade: Peste bubnica: matou milhes de pessoas na Europa e na sia na Idade Mdia. Teve sua origem no hbito da populao em lanar lixo s ruas, o que causou a multiplicao incontrolvel de ratos, transmissores de doenas. Com o passar do tempo e o aprimoramento da pratica de aterrar lixo, surgiu o aterro sanitrio. O lixo, quando disposto de maneira inadequada pode: Poluir o solo; Contaminar as guas superficiais e subterrneas;

Ser uma ameaa sade pblica


A prtica de aterrar e reaproveitar o lixo j era feita na Mesopotmia, 2500 anos antes de Cristo. Os antigos enterravam os resduos agrcolas e domsticos em trincheiras cavadas no solo. Passado algum

14

tempo, essas trincheiras eram abertas e a matria orgnica decomposta era removida e utilizada como fertilizante na produo de cereais. Os processos de manufatura que provocaram impactos ambientais comearam na Idade dos Metais. Nessa poca, alm de extrair elementos naturais, o homem comeou a purificar as metais. O crescimento urbano tambm aumentos o acmulo de resduos. A Revoluo Industrial marcou o alastramento da poluio na Europa. Os meios de produo at ento dispersos, passaram a se concentrar em grandes fbricas. Nessa poca tivemos muitas transformaes sociais, econmicas e ambientais. Na dcada de 40, tivemos o agravamento da situao das guas devido a criao de um enorme volume de elementos txicos e artificiais, estveis e altamente nocivos ao meio ambiente.

Liberao de substncias nocivas de forma generalizada por acidentes ou por rotinas operacionais

Morte de rios, lagos e a quebra do ciclo biolgico de amplas regies

A gerao de resduos depende: Renda e padro de vida; Caractersticas de sexo e idade das pessoas; Fatores culturais; Hbitos da populao e nvel de consumo; Fatores climticos

3.2. Definies Conforme descrito na ABNT NBR 10.004:2004 por definio RESDUOS SLIDOS so resduos nos estados slido e semi-slido, que resultam de atividades de origem industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio. Ficam includos nesta definio lodos provenientes de sistemas de tratamento de guas, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica

15

de esgotos ou corpos dgua, ou exijam para isso solues tcnicas e economicamente inviveis em face melhor tecnologia disponvel. PERICULOSIDADE DE UM RESDUO: caracterstica apresentada por um resduo que, em funo de suas propriedades fsicas, qumicas ou infecto-contagiosas, podem apresentar: riscos sade pblica, provocando mortalidade, incidncia de doenas ou acentuando seus ndices; riscos ao meio ambiente, quando o resido for gerenciado de forma inadequada.

TOXICIDADE: propriedade potencial que o agente txico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em conseqncia de sua interao com o organismo.

3.3. Classificao 3.3.1. Quanto categoria:

Urbanos: provenientes de residncias ou qualquer outra atividade que gere resduos com caractersticas domiciliares, bem como os resduos de limpeza pblica urbana. Industriais: provenientes de atividades de pesquisa e produo de bens, bem como, os provenientes das atividades de minerao e aqueles gerados em reas de utilidades e manuteno dos estabelecimentos industriais.

Servios de Sade: provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza mdico-assistencial s populaes humanas ou animal, centros de pesquisa, desenvolvimento ou experimentao de farmacologia e sade, bem como medicamentos vencidos ou deteriorados.

Atividades Rurais: provenientes da atividade agropastoril, inclusive os resduos dos insumos utilizados nestas atividades.

Servios de transporte: decorrentes da atividade de transporte e os provenientes de portos, aeroportos, terminais rodovirios, ferrovirios e porturios e postos de fronteira.

Radioativos: matrias resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de iseno especificados de acordo com o CNEN (Comisso Nacional de Energia Nuclear), e que seja de reutilizao imprpria ou no prevista.

3.3.2.Quanto ao grau de Degradabilidade

Facilmente degradveis: caso da matria orgnica presente nos resduos slidos de origem urbana.

16

Moderadamente degradveis: papis, papelo, material celulsico. Dificilmente degradveis: pedaos de pano, retalhos, serragens de couro, borracha e madeira. No-degradveis: vidros, metais, pedras, terra.

3.3.3. Quanto natureza Conforme a NBR 10.004, os resduos so classificados em: resduos classe I Perigosos resduos classe II No Perigosos - resduos classe II A No inertes - resduos classe II B Inertes

3.4. RESDUOS CLASSE I So os resduos que apresentam periculosidade, ou uma alguma caracterstica de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

3.4.1. Inflamabilidade Um resduo slido caracterizado como inflamvel, se uma amostra representativa dele, apresentar qualquer uma das seguintes propriedades:

a) ser lquida e ter ponto de fulgor inferior a 60C, exceto as solues aquosas com menos de 24% de
lcool em volume; b) no ser lquida e ser capaz de, sob condies de temperatura e presso de 25C e 1 atm, produzir fogo por frico, absoro e umidade ou por alteraes qumicas espontneas e, quando inflamada, queimar vigorosa e persistentemente, dificultando a extino do fogo; c) ser um oxidante definido como substncia que pode liberar oxignio e, como resultado, estimular a combusto e aumentar a intensidade do fogo em outro material; d) ser um gs comprimido inflamvel, conforme Portaria 204/1997 do Ministrio dos Transportes.

3.4.2. Corrosividade Um resduo caracterizado como corrosivo se uma amostra representativa dele, apresentar as seguintes propriedades:

17

a) ser aquosa e apresentar pH inferior ou igual a 2, ou superior ou igual a 12,5, ou sua mistura na gua na proporo de 1:1 em peso, produzir uma soluo que apresente pH inferior a 2 ou superior ou igual a 12,5; b) ser lquida ou, quando misturada em peso equivalente de gua, produzir um lquido e corroer o ao a uma razo maior que 6,35 mm ao ano, a uma temperatura de 55C.

3.4.3. Reatividade Um resduo caracterizado como reativo se uma amostra representativa dele, apresentar as seguintes propriedades: a) ser normalmente instvel e reagir de forma violenta e imediata, sem detonar; b) reagir violentamente com a gua; c) formar misturas potencialmente explosivas com a gua; d) gerar, gases, vapores e fumos txicos em quantidade suficiente para provocar danos sade pblica ou ao meio ambiente, quando misturados com gua;

e) possuir em sua constituio ons CN- ou S2- em concentraes que ultrapassem os limites de 250mg
de HCN libervel por quilograma de resduo ou 500 mg de H2S libervel por quilograma de resduo; f) ser capaz de produzir reao explosiva ou detonante sob a ao de forte estmulo, ao cataltica ou temperatura em ambientes confinados; g) ser capaz de produzir, prontamente, reao ou decomposio detonante e ou explosiva a 25C e 1 atm; h) ser explosivo, definido como uma substncia fabricada para produzir um resultado prtico, atravs de exploso ou efeito pirotcnico, esteja ou no essa substncia contida em dispositivo preparado para este fim.

3.4.4. Toxicidade Um resduo caracterizado como txico se uma amostra representativa dele, apresentar uma das seguintes propriedades: a) quando o extrato obtido desta amostra contiver qualquer um dos contaminantes em concentraes superiores aos valores constantes no anexo F. Neste caso, o resduo deve ser caracterizado como txico com base no ensaio de lixiviao, com cdigo de identificao constante no anexo F; b) possuir uma ou mais substncias constantes no anexo C e apresentar toxicidade. Para avaliao dessa toxicidade, devem ser considerados os seguintes fatores:

18

- natureza da toxicidade apresentada pelo resduo; - concentrao do constituinte do resduo; - potencial que o constituinte, ou qualquer produto txico de sua degradao, tem para migrar do resduo para o ambiente, sob condies imprprias de manuseio; - persistncia do constituinte ou qualquer produto txico de sua degradao; - potencial que o constituinte, ou qualquer produto txico de sua degradao, tem para degradar-se em constituintes no perigosos, considerando a velocidade em que ocorre a degradao; - extenso em que o constituinte, ou qualquer produto txico de sua degradao, capaz de bioacumulao nos ecossistemas; - efeito nocivo pela presena de agente teratognico, mutagnico, carcinognico ou ecotxico, associados substncias isoladamente ou decorrente do sinergismo entre as substncias constituintes do resduo; c) ser constituda por restos de embalagens contaminadas com substncias constantes nos anexos D ou E; d) resultar de derramamentos ou de produtos fora de especificao ou do prazo de validade que contenham quaisquer substncias constantes nos anexos D ou E; e) ser comprovadamente letal ao homem;

f) possuir substncia em concentrao comprovadamente letal ao homem ou estudos do resduo que


demonstrem uma DL50 oral para ratos menor que 50mg/kg ou CL50 inalao para ratos menor que 2 mg/L ou uma DL50 drmica para coelhos menos que 200mg/kg.

3.4.5. Patogenicidade Um resduo considerado como patognico se uma amostra representativa dele, contiver ou se houver suspeita de conter, microorganismos patognicos, protenas virais, cido desoxiribonucleico (ADN) ou cido ribonuclico (ARN) recombinantes,organismos geneticamente modificados, plasmdios, cloroplastos, mitocndrias ou toxinas capazes de produzir doenas em homens, animais ou vegetais. OBS: os resduos de servios de sade devero ser classificados conforme ABNT NBR 12808.

3.5. RESDUOS CLASSE II

3.5.1. Resduos Classe II A No Inertes

19

So aqueles que no se enquadram nas classificaes de resduos classe I Perigosos ou de resduos classe II B inertes. Os resduos classe IIA No Inertes podem ter as propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em gua. 3.5.2. Resduos Classe II B Inertes Quaisquer resduos que, quando amostrados de uma forma representativa, e submetidos a um contato dinmico e esttico com gua destilada ou deionizada, temperatura ambiente, no tiverem nenhum de seus constituintes solubilizado a concentraes superiores aos padres de potabilidade de gua, exceto o aspecto cor, turbidez, dureza e sabor, conforme o anexo G.

20

3.6. CARACTERIZAAO E CLASSIFICAAO DE RESDUOS SLIDOS

Resduo

21

No

Resduo tem origem conhecida?

Sim

Consta nos anexos A ou B?

Sim

No

Tem caractersticas de: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade?

Sim

Resduo perigoso classe I

No

Resduo no perigoso classe II

Possui constituintes que so solubilizados em concentraes superiores ao anexo G?

No

Resduo inerte classe II B

Sim

Resduo inerte classe II A

4. TCNICAS DE AMOSTRAGEM DE RESDUOS


A norma que regulamenta a amostragem de resduos a ABNT NBR 10.007 - Amostragem de resduos Procedimento. OBS: Recomenda-se consultar tambm

22

ASTM E 300 INDUSTRIAL CHEMICALS, RECOMMENDED PRACTICE FOR SAMPLING. AWWM-APHA-WPCI STANDARD METHODS FOR EXAMINATION OF WATER AND

WASTEWATER 4.1. Definies Amostra composta: vrias amostras obtidas de pontos, profundidades e instantes diferentes. Estas parcelas so misturadas para formar uma mistura homognea. Amostra homognea: a melhor mistura possvel das alquotas dos resduos. A amostra resultante deve apresentar caractersticas iguais em todos os pontos. Amostra representativa: obtida atravs de processo de amostragem, apresentando quando analisada as mesmas caractersticas e propriedades da massa total do resduo. Amostra simples: a amostra obtida de um nico ponto e nica profundidade. Quarteamento: mistura dos resduos e diviso em 4 partes iguais, aproveitando os quartis. Repetir a operao at a homogeneidade. Amostrador: equipamentos ou aparelhos para realizar as coletas das amostras. 4.2. Condies gerais Objetivos da amostra: somente o conhecimento prvio dos objetivos da amostragem permite um bom plano de amostragem Pr-caracterizaao de um resduo: levantamento que lhe deu origem (volume aproximado, estado fsico, constituintes principais) permitem um bom plano de amostragem. Plano de amostragem: deve ser estabelecido antes de coletar as amostras (pontos de amostragem, tipos de amostradores, no de amostras, volume das amostras, mtodo de preservao e estocagem). Seleo do amostrador: resduos de vrias formas e tamanhos, portanto vrios tipos de amostradores. A tabela A.3., recomenda uma a cada tipo de resduo. Seleo da embalagem da amostra: mais importante na escolha do frasco: compatibilidade do material do frasco com os resduos, resistncia, volume e facilidade do manuseio. Ponto de amostragem: devido a extrema variedade dos receptculos no se define um nico ponto, tabela A.4.

23

Nmero de amostras: depende basicamente do tipo de informao desejada e da variabilidade do resduo. Quanto mais varivel, mais amostras. Volume da amostra: na fase de planejamento, quais ensaios se pretende e qual o volume da amostra necessrio. Na maioria dos casos, 1 litro suficiente. Etiquetagem e ficha de coleta: etiquetagem logo aps a coleta, para garantir a identificao segura. Itens: Nome do coletador, data e hora da coleta, identificao da origem do resduo, identificao de quem receber os resultados, nmero da amostra, descrio do local da coleta. Amostragem em tambores: devem ser posicionados com a tampa para cima, devem ficar em repouso at decantar. Na abertura, a tampa deve ser aberta vagarosamente. O contedo deve ser coletado com amostrador de resduo lquido composto. Amostragem em caminho tanque: tanque aberto pelo responsvel pelo caminho. Observar a segurana utilizando o passadio ou escada. O contedo deve ser coletado com amostrador de resduo lquido composto. Se no estiver na horizontal, coletar na parte frontal e na posterior. Se necessrio coletar o sedimento, utilizar a vlvula de purga. Amostragem em receptculos contendo p ou resduos granulados: posio do receptculo na vertical. Sacos e bolsas no devem ser removidos para no se romperem. Os resduos devem ser coletados com amostrador de gros ou amostrador trier, conforme instrues no anexo B. Amostragem em lagoas de resduos: coletados com amostrador de lagoas, conforme anexo B, ou um balde de inox. As amostras devero ser compostas. Para diversas profundidades, utilizar garrafa amostradora pesada. Amostragem de leitos de secagem, lagoas de evaporao secas, lagoas secas e solos contaminados: rea do resduo dividido em quadrculos imaginrios, conforme tabela A.4. At 20 cm de profundidade, utilizar p, conforme anexo B. Superior a 20 cm, usar trado, conforme anexo B Amostragem em montes de pilhas de resduos: os pontos de amostragem devem ser determinados conforme tabela A.4. Coletar amostras compostas, utilizando-se o amostrador de montes e pilhas, conforme estabelecido na tabela A.3. Amostragem em tanques de estocagem: a tampa do tanque de estocagem deve ser aberta pelo responsvel pela estocagem. Coletar amostras da parte superior, central e inferior, utilizando uma garrafa
24

amostradora pesada, conforme anexo B. As amostras obtidas devem ser misturadas em um recipiente e o resultante se considera uma amostra composta. Amostragem de resduos slidos heterogneos: inspeo visual dos resduos com anotaes dos diferentes materiais de sua constituio. Triagem e separao dos maiores volumes. Pesagem dos materiais triados. Pesagem dos materiais restantes. Dos materiais no triados, obter 10 amostras de 10 litros cada uma, de quartiz opostos entre si, com uma p. As amostras dos materiais triados devem ser misturadas para tornar a massa homognea. Dessa massa homognea, tirar 4 amostras de 10 litros cada. Juntar e homogeneizar as 4 amostras obtidas, formando um paraleleppedo de 5 a 10 cm de altura. Dividir o paraleleppedo em 4 partes iguais, eliminar 2 partes diametralmente opostas, juntar e homogeneizar as duas outras. Repetir as operaes at obter uma amostra com volume de aproximadamente 5 litros. Preservao e tempo de estocagem das amostras: as amostras devem ser analisadas logo aps a coleta, pois os mtodos de preservao podem influir no resultado analtico. A tabela A1 mostra os mtodos de preservao. Para slidos e pastosos, o nico mtodo de preservao refrigerar a 4 oC. Para amostras de resduos lquidos, pode-se utilizar os mtodos prescritos no STANDARD METHODS FOR EXAMINATION OF WATER AND WASTEWATER

5. DIRETRIZES PARA ELABORAAO DE LAUDO TCNICO DE CLASSIFICAAO DE RESDUOS SLIDOS INDUSTRIAIS

1) Dever ser realizado um levantamento dos insumos empregados no processo produtivo bem
como a de outras substancias geradas no referido processo, que podero estar presentes na composio do resduo, verificando o enquadramento de substncias na listagem no 4 anexo D da norma ABNT NBR 10.004;

2) Dever ser realizado um laudo de amostragem do resduo slido em questo, por profissional
habilitado, em conformidade com a Norma ABNT NBR 10.007;

3) Dever ser analisada a composio qumica do resduo amostrado, direcionando o estudo para
anlise de substncias j identificadas, oriundas dos insumos ou geradas no processo produtivo. Anlise da concentrao (percentual) presente no resduo;

4) Para avaliao da periculosidade do resduo, devero ser analisadas as caractersticas fixadas pela
norma ABNT NBR 10.004, referentes inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade e
25

patogenicidade. Inicialmente dever ser procedida a analise tcnica dos resultados dos valores das concentraes das substncias representativas do resduo diante da listagem n o 04 anexo D da norma ABNT NBR 10.004.

5) Quanto ao aspecto de toxicidade de uma substancia presente no resduo, devero ser observados
os seguintes fatores: - natureza da toxidez apresentada pelo resduo; - concentrao do constituinte do resduo; - potencial que o constituinte, ou qualquer produto txico resultante de sua degradao, tem de migrar do resduo para o ambiente; - persistncia do constituinte ou de qualquer produto txico de sua degradao; - extenso que o constituinte, ou qualquer produto txico de sua degradao, capaz de bioacumulao nos ecossistemas;

6) Nos casos em que, atravs das etapas anteriormente citadas, o resduo no tenha sido classificado
como perigoso quanto a toxidade do mesmo, dever ser realizado o teste de lixiviao, conforme norma ABNT NBR 10.005 e demais consideraes especficas, fixadas nos subitens d e edo item 4.1.4 da norma ABNT NBR 10.004, no sentido de confirmar o no enquadramento do mesmo nesta classificao;

7) O Laudo de Classificao do resduo dever conter o levantamento citado no item 1, o laudo de


amostragem citado no item 2, o laudo de composio qumica citado no item 3 e, se for o caso, e na ordem: - o estudo da caracterstica do resduo conforme itens 4 e 5; - e, laudo de lixiviao conforme item 6.

8) No caso do resduo no ser enquadrado como perigoso, dever ser realizado teste de solubilizao
para avaliao quanto a classificao no-inerte e inerte.

OBS: o parecer tcnico conclusivo do Laudo Tcnico de Classificao dever ser fundamentado no desenvolvimento seqencial da metodologia descrita na presente diretriz. 6. CRITRIOS DE AVALIAAO DE RESDUOS SLIDOS 6.1. Laudos de classificao Aspectos gerais:

26

Origem dos resduos: descrio de sua gerao dentro do processo industrial levantamento de
insumos Composio qumica do resduo: - matria orgnica - cinzas - umidade - pH Laudo de amostragem:

- no acompanha o laudo de classificao - coleta e remessa ao laboratrio pela prpria empresa - coletado pelo laboratrio atendendo a norma tcnica Avaliao fundamentada basicamente em teste de lixiviao e solubilizao - lixiviao: classe I x II - solubilizao: IIA x IIB Responsvel pela elaborao do laudo: - laboratrio x profissional habilitado

27

You might also like