You are on page 1of 4

Noes Bsicas de Anestesiologia

1) Conceito Anestesia significa ausncia de sensibilidade. Os anestsicos so drogas que tornam o paciente insensvel dor. 2) Classificao Anestesia Geral Anestesia Local 3) ANESTESIA GERAL Medicamentos que agem nvel de SNC, ocorrendo inconscincia e ausncia de outros tipos de sensibilidade. Nesse tipo de anestesia so usadas drogas em 2 etapas: na medicao pr-anestsica e durante a prpria anestesia. De acordo com as vias de administrao classificada em dois tipos: endovenosa, inalatria ou balanceada. 4) Estgios da Anestesia Geral Estgio I Analgesia o indivduo consciente, porm sonolento; Estgio II Excitao ou delrio o indivduo perde a conscincia e no responde mais a estmulos indolores, porm, responde de maneira reflexa a estmulos dolorosos; Estgio III Anestesia cirrgica o movimento espontneo acaba e a respirao torna-se regular; Estgio IV Paralisia bulbar ou depresso medular A respirao e os movimentos musculares acabam, havendo morte em poucos minutos; 5) Medicao Pr- Anestsica Tem por finalidade abolir a dor, produzir a sedao, potencializar os efeitos dos agentes anestsicos, diminuir as secrees das vias areas,bloquear o vago e reduzir o metabolismo. So elas anticolinrgicos, hipnoanalgsicos e psicolpticos (neurolpticos, ansiolticos e hipnticos). ANTICOLINRGICOS tem efeito antimuscarnico, diminui a secreo salivar e brnquica e antagoniza efeitos vagais no corao, de onde resulta efeito taquicardizante. Droga mais usada a atropina, estimulante do SNC. HIPNOANALGSICOS fundamentalmente representados pela Morfina (DIMORF) e a Petidina ou Meperidina (DOLANTINA E DOLOSSAL) tem propriedade analgsica e induz o sono. J a petidina produz depresso respiratria. Aumentam a PIC (Presso intracraniana) por vasodilatao cerebral, sendo contra indicada em neurocirurgia. Dois opiceos mais usados , na atualidade, so o Fentanil e o Alfentanil.

PSICOLPTICOS - ansiolticos, neurolpticos e hipnticos, tem por funo a sedao e a potencializao dos agentes anestsicos. Ansiolticos grupo predominantemente usado os benzodiazepnicos (Diazepan); Neurolpticos age em diferentes nveis do SNC produz indiferena psquica, hipomotilidade e sedao, trade denominada sndrome neurolptica (Etomidato). Hipnticos barbitricos proporciona sono repousante na noite que precede ao ato cirrgico ou como adjuvantes da anestesia, na vigncia de dor no usar isoladamente. So usados os de ao ultra-curta por via venosa (Tiopental sdico e Pentobarbital). ANESTESIA ENDOVENOSA Caracterizada pela administrao de uma ou mais drogas por via intravenosa que permitem a depresso nervosa compatvel com o procedimento cirrgica a ser realizado e a complementao de efeitos das mesmas. necessrio ter muita prudncia na administrao dessas drogas por exemplo no caso dos barbitricos, agentes potencialmente anestsicos, eles apenas so utilizados no incio das cirurgias ou em procedimentos de curta durao. O uso isolado por longo tempo no aconselhado, pois so rapidamente metabolizadas e de eliminao lenta. A anestesia endovenosa moderna envolve o uso de drogas analgsicas, relaxantes musculares, bloqueadoras vegetativas e hipnticas muito potentes e com ao extremamente curta. Tais drogas so administradas atravs de bombas de infuso automticas e programveis. A anestesia pode ser mantida atravs da administrao constante de um agente halogenado associado ao xido nitroso e um relaxante muscular como a succinilcolina (quelicin) ou (suxametnio) o pancurnio (pavulon), atracrio (tracrium), vencurnio (norcuron), noxiferina (alloferine), ou galamina (flaxedil). A mesma anestesia pode ser feita somente com agentes endovenosos, utilizando-se o fentanil para conferir analgesia, um dos relaxantes musculares citados acima, o droperidol para potencializar o bloqueio vegetativo, e um benzodiazepnico tipo o diazepan (dienpax) ou midazolan (Dormonid) para produzir hipnose. s vezes, um dos componentes da anestesia inalatria pode ser complementado com um agente endovenoso. ANESTESIA INALATRIA O primeiro agente anestsico inalatrio foi o xido nitroso usado em festas e em espetculos circenses, notou-se induzir euforia, por isso foi conhecido como o gs hilariante. Alm de euforia, descobriu-se que o citado gs produzia analgesia. O primeiro agente anestsico usado com sucesso foi o ter Dietlico, que contribuiu grandemente para o desenvolvimento da cirurgia como cincia mdica. Logo aps, surgiram outros agentes anestsicos prometendo vantagens sobre o ter. O clorofrmio,era mais potente que o ter dietlico, porm tinha margem de segurana muito duvidosa e provocava arritmia cardaca; o ciclopropano outro gs introduzido com muitas promessas, mas, logo abandonado aps provocar exploses em salas de cirurgia.

Hoje so utilizados com mais freqncia trs agentes inalatrios: o halotano, enflurano e o isoflurano.

AGENTE

ANESTSICOS INALATRIOS VANTAGENS DESVANTAGENS


Mais potente que o ter dietlico, no inflamvel e mais seguro que o clorofrmio. Por ser um ter halogenado (e no um hidrocarboneto), provoca menos arritmias cardacas e, aparentemente, no posssui a capacidade de causar hepatite medicamentosa Resultou em um agente anestsico bem mais potente, menos cardio-depressor, e, mais seguro para ser usado em pacientes cardiopatas Depresso circulatria, capacidade de induzir arritmias cardacas e a possibilidade de causar hepatite medicamentosa. Agente com menos da metade da potncia do halotano e com maior capacidade de deprimir o sistema circulatrio.

HALOTANO (FLUOTANO) usado apartir da dcada de 50/60. Hidrocarboneto alogenado.

ENFLURANO (ETHRANE) introduzido uma dcada depois do halotano. um ter halogenado.

ISOFLURANO (FORANO OU SEVORANE) ismero do enflurano. Surgiu na dcada de 80. A diferena resulta apenas na mudana de alguns tomos.

Esses trs agentes volteis so extremamente potentes e devem ser administrado por aparelhos calibrados e de grande preciso conhecidos como vaporizadores. Os anestsicos inalatrios so capazes de produzir analgesia e hipnose e, quando usados em doses grandes, tambm produzem relaxamento muscular. Doses elevadas so arriscadas, no entanto d-se preferncia associao de um medicamento relaxante muscular. 6) Anestesia local tambm chamada de anestesia de conduo, descoberta em 1884 por Carl Koller o efeito anestsico da cocana. Descobriu que a cocana apresentava efeito anestsico sobre a superfcie conjuntival. Em 1885, Leonard Corning, estudando o efeito da cocana sobre os gnglios paravertebrais de ces, acidentalmente perfurou o canal raquideano e promoveu a primeira anestesia subaracnide. Estes medicamentos anestsicos agem em uma determinada rea do corpo, tornando-a insensvel dor. O paciente continua consciente. Divide-se em dois tipos: Anestesia subaracnide ou raquianestesia; Anestesia peridural Bloqueio perifrico ANESTESIA SUBARACNIDE OU RAQUIANESTESIA A anestesia subaracnide ou raquianestesia realizada pela deposio do medicamento anestsico no espao subaracnide, uma vez que a membrana aracnide est justaposta dura-mter. O anestsico neste local bloqueia a conduo nervosa, produzindo insensibilidade aos estmulos dolorosos.

ANESTESIA PERIDURAL Tcnica realizada pela deposio do anestsico no espao peridural, onde ir difundir e bloquear a conduo nervosa, produzindo a insensibilidade aos estmulos dolorosos. Bloqueio de Nervos Perifricos Administrao de anestsico local prximo ao nervo, acarretando cessao da conduo dos impulsos que trafegam por ele propiciando analgesia e/ou bloqueio motor da rea por ele inervada. ANESTSICOS LOCAIS Medicaes capazes de inibir de forma reversvel a gerao e a conduo do potencial de ao, bloqueando as funes sensitiva, motora e autonmica de uma fibra nervosa

ANESTSICOS LOCAIS
NOME GENRICO
NOME COMERCIAL

USO TPICO

USO PARENTERAL

Bupvacana + glicose Cloridrato de Lidocana Lidocana

Neocana pesada Lidol Xylocana

_____________ _____________

x x
__________

O estado anestsico para fins clnicos consiste em trs componentes principais: A perda da conscincia; Amnsia; Analgesia (perda da resposta a estmulos dolorosos); Relaxamento muscular (perda de reflexo); Fatores que influenciam na escolha do tipo de anestesia: Extenso e durao da interveno cirrgica; Idade do paciente; Grau de cooperao do paciente; Existncia de patologia associada;

You might also like