You are on page 1of 6

DIREITO E CONTABILIDADE ECLESISTICA

Primeiramente devemos destacar que toda Igreja, por ser uma entidade isenta de pagamento de imposto de renda,, goza de certos privilgios perante a legislao do imposto de renda, seno vejamos o disposto no art. 168 do Regulamento do Imposto de Renda: No esto sujeitos ao imposto os templos de qualquer culto".(CF, art. 150, inciso VI, alnea b). Citaremos algumas decises de Delegacias da Receita Federal quanto a algumas obrigaes das Igrejas: a) As Igrejas podem remunerar seus dirigentes que, tenham privativamente a responsabilidade do exerccio de natureza religiosa, bem como enviar ajuda a seus missionrios a servio no exterior, sem perder a condio de entidade iseno. Entretanto a iseno tributria no exclui a responsabilidade pela RETENO e recolhimento do imposto de renda na fonte b) Quanto aos recibos no devem haver caractersticas de : - natureza salarial, ou seja, que a pessoa que estiver dando recibo no preste servios Igreja; - quando houver prestaes de servios dever ser feitos recibos contendo, numero de CPF, Identidade e PIS. - Quando houver prestaes de servios, a igreja tem a obrigao de apresentar a GFIP, incluindo informaes inerentes, bem como reter e recolher impostos e contribuies conforme cada caso; ( imposto de renda e INSS retido na fonte, atravs de RPA ); - A Igreja no pode adotar o critrio de manter pessoas remuneradas como autnomo, quando os servios exigirem uma freqncia continuada, porque assim, caracteriza vinculo empregatcio, conforme preceitua a C.L.T. - O cupom fiscal tem validade desde que acompanhado de Nota Fiscal discriminada dos itens adquiridos, comprovando despesas , que constem os dados do emitente. - o novo cdigo civil apresenta uma grande responsabilidade civil, para o conselho fiscal perante a Igreja e, a sua representatividade perante os rgos fiscalizadores do Governo federal, estadual e Municipal, todos este no que couber;

LEGISLAO e DIREITO CONSTITUCIONAL


Um pastor de tempo integral pode receber salrio atravs de "prebenda" por funo eclesistica, mesmo se ele for simultaneamente diretor da igreja? Como remunerar pastores e pessoas com poder de gesto que dediquem tempo integral ?
Primeiramente temos que reconhecer que a imunidade das igrejas uma garantia constitucional e no seria a simples remunerao dos diretores que afastaria tal benefcio concedido pelo legislador maior. Porm, alguns aspectos devem ser pesados antes que se leve a termo tal deciso de remunerao dos diretores. No que tange possibilidade de um Pastor receber prebenda por seu cargo eclesistico e, simultaneamente, ser um dos diretores da Igreja, afirmamos ser possvel a reunio destes cargos; porm, ressaltamos o extremo zelo que deve permear a elaborao dos recibos de pagamentos dos pastores para que no paire dvidas quanto razo do respectivo recebimento, que deve ser pelo exerccio de funo religiosa e no pelo exerccio da funo administrativa (o recibo deve constar referncia a pagamento de cngrua ou prebenda e no pode ser feito da forma tradicional de holerite). O suporte ftico desta separao de funes, eclesistica remunerada e administrativa voluntria, deve existir de forma clara e precisa, para que se possa a qualquer tempo apresentar, a qualquer interessado, as agendas de uma e outra funo. Assim, os pastores remunerados que pertencem ao quadro da diretoria e que se dedicam em tempo integral igreja podem ser remunerados pelas funes eclesisticas que exercem como ministros de

2
confisso religiosa, sem que com esta remunerao se contrarie o Estatuto ou a lei civil, desde que suas funes eclesisticas e administrativas no se confundam e possam ser relatadas em agendas distintas. Deve-se evidenciar de forma clara que uma funo no se confunde com a outra e que a pessoa de fato exerce uma funo vocacional, ou seja, de pregao da sua f e cuidado dos fiis. Ressalto que nossa legislao hoje no tem entendido como funo de ministro de confisso religiosa (que garante o direito de recebimento das cngruas ou prebendas) o exerccio de uma funo meramente administrativa e gerencial. A lei enxerga para autorizar o pagamento de cngruas ou prebendas apenas a figura do pastor que cuida do rebanho; nesse passo, ainda no reconhece o chamado de pessoas para exercerem seus ministrios em funes de administrao e gerenciamento.

LEGISLAO e DIREITO CIVIL


As mudanas ocasionadas pelo Novo Cdigo Civil alteram a estrutura organizacional e administrativa das Igrejas; quem sabe, at mesmo algumas prticas e costumes locais devero ser repensados. Assim, no entendemos como produtiva a idia de um modelo de estatuto padro para todas as Igrejas. Neste ponto salientamos a importncia de um advogado para a elaborao, em conjunto com os lderes da Igreja, da totalidade do Estatuto ou dos termos de sua reforma. Lembramos que a legislao ptria determina obrigatria a participao de advogado para que o Estatuto reformado possa ser levado para registro e, nesse passo, consideramos ainda que tal profissional no poder simplesmente assinar o documento de reforma e assumir responsabilidade pelo mesmo sem ter participado do processo de criao e t-lo compreendido em sua inteireza. Todavia, visando auxlio na compreenso dos cuidados a serem tomados na lavratura de referido documento, passamos a listar algumas questes fundamentais que devero ser abrangidas pelos Estatutos das Igrejas: 1- Em linhas gerais, considerando que a Igreja possui personalidade civil prpria, ou seja, constitui uma pessoa jurdica, tal dever observar as Disposies Gerais das Pessoas Jurdicas trazidas pelo Novo Cdigo Civil (arts. 40 a 52); considerando, ainda, que como pessoas jurdicas as Igrejas deixaram de ser SOCIEDADES RELIGIOSAS e passaram a ser ASSOCIAES, o Estatuto das mesmas dever observar com cautela todas as disposies legais contidas no Captulo Das Associaes do Novo Cdigo Civil brasileiro (arts. 53 a 61 do NCC). 2- Dever trazer o nome e a individualizao dos fundadores ou instituidores, e dos diretores (esta exigncia d-se em conta da possibilidade de responsabilizao pessoal dos administradores, respondendo por obrigaes da Igreja inclusive com seus bens particulares). 3- O modo por que se administra ou representa a Igreja, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente (esta disposio deve ser clara, pois os atos dos administradores responsabilizam toda a Igreja); os rgos deliberativos e administrativos. 4- Se o estatuto reformvel no tocante forma de administrao; se o for, dever externar de que modo. 5- Se os membros respondem ou no subsidiariamente pelas obrigaes sociais. 6- As condies de extino da pessoa jurdica e o destino de seu patrimnio ( impossibilidade de ressarcimento dos dzimos e/ou de quotas da instituio ). 7- A forma de escolha de administrador na falta do representante legal ( evitando-se ingerncia do judicirio na indicao de administrador provisrio ). 8- Os direitos e deveres dos associados; se poder ser instituda categoria de membros com direitos especiais. 9- O rol de motivos para desligamento de membros associados e os requisitos para admisso de novos membros associados; bem como os respectivos procedimentos. 10- A possibilidade ou no de titularidade de quotas ou frao ideal do patrimnio da Igreja.

3
Estas so apenas algumas questes, dentre outras, para serem consideradas com a comunidade local antes de se lavrar um novo estatuto ou reformar o anterior. O importante que a comunidade busque profissionais habilitados a exporem todas as particularidades da lei e a explicarem a implicncia de cada um dos itens de cuidado acima sugeridos e que devero ser sabiamente desenvolvidos.

LEGISLAO e IMPOSTOS
VEJAMOS AS OBRIGAES LEGAIS DE UMA IGREJA:
Trata-se de uma questo extremamente ampla; esgotar o assunto demandaria praticamente um tratado para responder a questo e suscitar os diversos entendimentos, mas citar alguns pontos: As igrejas possuem iseno Tributria; trata-se de garantia constitucional. Por vezes temos receio de pleitear um direito que expressamente declarado em nossa Carta Magna e custamos a crer que somos imunes totalidade dos impostos (IPTU, ITBI, IPVA, IRPJ, ICMS, IPI, ISS...). Apenas para exemplificar e dimensionar essa iseno que por vezes negligenciamos, ressaltamos que as igrejas possuem iseno quanto ao ICMS, que incide sobre a energia eltrica, o telefone, a gua e produtos em geral adquiridos cotidianamente. Portanto, ressaltamos que todo o patrimnio (imveis, veculos, equipamentos em geral...) e rendas das igrejas, possuem iseno constitucional. O que, todavia, no podemos confundir impostos com taxas, j que nestas, devidas pelas igrejas, vigora o princpio da bilateralidade e recebe-se uma contrapartida especfica pelo valor recolhido (ex. taxa de lixo) e naqueles simplesmente alimenta-se os cofres pblicos sem qualquer contrapartida especfica ao contribuinte. Da mesma forma, nas contribuies de melhoria, j que geram proveito especfico pelas igrejas que, ento, retribuiro mediante recolhimento proporcional ao proveito obtido com a valorizao do imvel. Para mais detalhes e informaes, sugere-se que seja feito um contato com um profissional ou auditor da Receita Federal.

LEGISLAO e DIREITO
Devemos salientar que as mudanas OCORRIDAS no novo Cdigo Civil efetivamente ocorreram, no que as igrejas durante todo o ano de 2003 foram consideradas e regradas como associaes, no que qualquer questo ou demanda judicial que as envolva em referido perodo ser solucionada sob o regramento rigoroso estabelecido para as associaes em geral (a lei do tempo rege o ato). Em 22 de dezembro de 2003 tivemos a aprovao da Lei n. 10.825/2003 que excluiu as igrejas do regramento aplicvel s associaes em geral e classificou-as como organizaes religiosas, porm, a parte geral do cdigo civil aplicvel a todas as pessoas jurdicas, sejam igrejas, associaes ou empresas, restaram confirmadas e implicam alteraes e maior cuidado na elaborao do Estatuto e administrao do cotidiano das igrejas. Nesse passo, para se organizar uma igreja hoje imprescindvel que se busque assessoria especializada com profissional da rea. Os princpios do Novo Cdigo Civil impem previso de aspectos tcnicos e cuidados com situaes possveis que transcendem mera implantao atravs de Estatuto do governo espiritual que se pretende para a comunidade. Porm, uma considerao cabe, desde logo, ser adiantada e lembrada: as igrejas obrigatoriamente, por consistirem em organizaes religiosas e ser seu aspecto de f o diferenciador das demais instituies sem finalidade lucrativa, devero incorporar ao Estatuto sua Declarao de F - ou seja, a finalidade primeira da igreja est diretamente relacionada com sua f, assim sendo, ser esta declarao de f incorporada ao Estatuto que justificar todo o contedo restante do mesmo e determinar a deciso quanto a quaisquer aspectos ou questes que envolvam a igreja. Mormente, ser este aspecto de f inserto no Estatuto que resguardar a igreja em situaes futuras ou diante de novas e provveis legislaes. Ressaltamos que a Constituio Federal concede s igrejas liberdade de crena e culto, porm, para o exerccio desta liberdade indispensvel que as igrejas expressem em Estatuto (que o documento que retrata sua existncia e por que existe) sua f e posicionamento diante das diversas questes.

4
Em suma, uma igreja hoje dever ser organizada sob a forma de organizao religiosa, observando os princpios da parte geral do cdigo civil atinente s pessoas jurdicas e considerando as normas aplicveis s associaes como balizamento para seu regramento - por fim, devero obrigatoriamente constar em Estatuto sua declarao de f. As demais questes tcnicas quanto a patrimnio e sua proteo, ingresso, disciplina e excluso de membros, administrao, elegibilidade e destituio de dirigentes... dentre outras mais, o profissional que estiver assessorando a igreja certamente prestar os esclarecimentos necessrios para uma deciso consciente e que respeite o governo espiritual da respectiva igreja, sem, porm, desguarnec-la. Existem algumas obrigaes que as Igrejas esto sujeitas, tais como: 1) As Igrejas so isentas em relao ao Imposto de Renda, porm a entrega da declarao de Imposto de Renda "OBRIGATRIA". Assim, ter a Igreja que apresentar a devida Declarao de Imposto de Renda. No tendo cumprido esta obrigao legal de apresentao da declarao, a multa imposta decorre da lei e no pode ser afastada. A falta de entrega da declarao, sujeita a igreja, a uma multa que ter que ser recolhida, no valor de R$500,00 para cada ano omitido; 3) Parecer de um contador. 2)

TABELA DE IMPOSTO DE RENDA NA FONTE PARA O ANO DE 2009. REMUNERAO DE DE De DE R$1.434,60 R$2.150,01 R$2.866,71 R$3.582,01 AT AT AT AT ACIMA R$1.434,59 R$2.150,00 R$2.866,70 R$3.582,00 ISENTO 7,5% 15% 22,5% 27,5% DEDUO 107,59 268,84 483,84 662,85

deduo por depende R$144,20

DOU de 8.2.2001

Dispe sobre normas de tributao relativas incidncia do imposto de renda das pessoas fsicas.
O SECRETRIO DA RECEITA FEDERAL, no uso da atribuio que lhe confere o inciso XIX do art. 190 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal, aprovado pela Portaria MF n 227, de 3 de setembro de 1998, e tendo em vista o disposto nas Leis n 7.713, de 22 de dezembro de 1988, n 7.739, de 16 de maro de 1989, n 8.134, de 27 de dezembro de 1990, n 8.218, de 29 de agosto de 1991, n 8.383, de 30 de dezembro de 1991, n 8.541, de 23 de dezembro de 1992, n 8.981, de 20 de janeiro de 1995, n 9.065, de 20 de junho de 1995, n 9.249 e n 9.250, de 26 de dezembro de 1995, n 9.430, de 27 de dezembro de 1996, n 9.532, de 10 de dezembro de 1997, n 9.779, de 19 de janeiro de 1999, e n 9.887, de 7 de dezembro de 1999 e nas Medidas Provisrias n 2.113-28 e n 2.132-42, de 23 de fevereiro de 2001, resolve: Contribuintes Art. 1 So contribuintes do imposto de renda as pessoas fsicas residentes no pas que recebam rendimentos tributveis. Pargrafo nico. So contribuintes as pessoas fsicas no-residentes que recebam rendimentos de fontes situadas no Brasil, sujeitas tributao definitiva nos termos do art. 8, I, VI, VII e VIII. Rendimentos Tributveis Art. 2 Constituem rendimentos tributveis todo o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos, os alimentos e penses e, ainda, os proventos de qualquer natureza, assim tambm entendidos os acrscimos patrimoniais no correspondentes aos rendimentos declarados.

5
1 A tributao independe da denominao dos rendimentos, ttulos ou direitos, da localizao, condio jurdica ou nacionalidade da fonte, da origem dos bens produtores da renda e da forma de percepo das rendas ou proventos, bastando, para a incidncia do imposto, o benefcio do contribuinte por qualquer forma e a qualquer ttulo. 2 Os rendimentos recebidos em bens so avaliados em dinheiro pelo valor de mercado que tiverem na data do recebimento. 3 Os rendimentos so tributados no ms em que forem pagos ao beneficirio. Rendimentos Tributados na Fonte a Ttulo de Antecipao Art. 9 Esto sujeitos incidncia do imposto na fonte, calculado de acordo com a tabela progressiva mensal prevista no art. 24, a ttulo de antecipao do devido na Declarao de Ajuste Anual, os rendimentos do trabalho assalariado pagos por pessoa fsica ou jurdica e os demais rendimentos pagos por pessoa jurdica a pessoa fsica, tais como:
I - rendimentos de trabalho sem vnculo empregatcio, proventos de aposentadoria, de reserva e de reforma e penses civis e militares; II - complementao de aposentadoria ou de penso recebida de entidade de previdncia privada, bem assim importncias correspondentes ao resgate de contribuies; III - rendimentos de empreitadas de obras exclusivamente de lavor; IV - quarenta por cento dos rendimentos decorrentes do transporte de carga e servios com trator, mquina de terraplenagem, colheitadeira e assemelhados, e sessenta por cento dos rendimentos decorrentes do transporte de passageiros; V - rendimentos de aluguis, royalties e arrendamento de bens ou direitos; VI - rendimentos pagos aos titulares, scios, dirigentes, administradores e conselheiros de pessoas jurdicas, a ttulo de remunerao mensal por prestao de servios, de gratificao ou participao no resultado; VII - gratificaes e participaes pagas aos empregados ou quaisquer outros beneficirios; VIII - despesas ou encargos, cujo nus seja do empregado, pagos pelo empregador em favor daquele, tais como aluguel, contribuio previdenciria, imposto de renda e seguro de vida; IX - juros e indenizaes por lucros cessantes, decorrentes de sentena judicial; X - salrio-educao, auxlio-creche e auxlio pr-escolar; XI - multas ou vantagens por resciso de contrato; XII - rendimentos efetivamente pagos a scios ou titular de microempresa ou de empresa de pequeno porte optantes pelo Simples, correspondentes a pro labore, aluguis ou servios prestados; XIII - salrios indiretos concedidos pelas empresas e pagos a administradores, diretores, gerentes e seus assessores, como benefcios e vantagens adicionais decorrentes de cargos, funes ou empregos, quando identificado o beneficirio; XIV - dez por cento dos rendimentos recebidos pelos garimpeiros na venda, a empresas legalmente habilitadas, de metais preciosos, pedras preciosas e semipreciosas; XV - valor do resgate de partes beneficirias ou de fundador e de outros ttulos semelhantes, bem assim rendimentos provenientes destes ttulos; XVI - lucros efetivamente pagos a scios, acionistas ou titular de empresa individual, tributados pelo regime do lucro presumido, e escriturados no livro Caixa ou nos livros de escriturao contbil, que ultrapassarem o valor do lucro presumido deduzido dos impostos e contribuies correspondentes ou o valor do lucro contbil e dos lucros acumulados ou reservas de lucros de perodos-base anteriores.

1 Considera-se fonte pagadora a pessoa fsica ou a pessoa jurdica que pagar rendimentos.

PREVIDNCIA SOCIAL
FORMA DE INDIVIDUAL. CONTRIBUIO DO SEGURADO ( PASTOR ) QUE UM CONTRIBUINTE

6
De acordo com o pargrafo 13 do art. 22 da Lei 8.212/91, no se considera remunerao direta ou indireta, para efeito de contribuio previdenciria, os valores dispndios pelas entidades religiosas e instituies de ensino vocacional com ministro de confisso religiosa, membros de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa em face do seu mister religioso ou para sua subsistncia desde que fornecidos em condies que independam da natureza e da quantidade do trabalho executado. Portanto, o valor pago ao ministro de confisso religiosa no considerado remunerao, a menos que seja pago por tarefa executada, como exemplo, pela quantidade de missas rezadas, ou por casamento celebrado, por batismo, etc. Quando o valor pago mensalmente para a subsistncia do religioso, a lei no considera como remunerao, portanto no deve ser informado na GFIP e nem ser descontada a contribuio do religioso. S deve ser informado na GFIP, quando o valor for considerado remunerao. Neste caso, o ministro de confisso religiosa dever recolher sua contribuio sobre o valor por ele declarado, observados os limites mnimo e mximo do salrio-de-contribuio, utilizando o cdigo de recolhimento de contribuinte individual. Sendo o pastor um contribuinte individual a sua contribuio ser: De 20 %, sobre o salrio-de-contribuio.
Recolher 20 % sobre o valor do seu recebimento ( entre R$ 465,,00 a R$ 3.218,90 (01-02-2009) ) Exemplo: O Pastor Pedro da Silva, recebeu R$ 600,00, da denominao que preside. Ele recolher a importncia de R$ 120,00, ou seja, 20 % x R$ 600,00 = R$ 120,00 Este valor dever ser recolhido aos cofres do INSS at o dia 15 do ms seguinte ao servio prestado. O recolhimento ser na GPS ( Guia de Previdncia Social ) no cdigo de pagamento 1007.

IMPORTANTE: O pastor que presta servio a Instituio Religiosa e tem outra fonte de renda deve recolher a contribuio observando o limite mximo
Quando o total das remuneraes recebidas no ms atingir o limite mximo do salrio-de-contribuio, este dever ser o teto do recolhimento, veja o exemplo: 1) Um determinado pastor recebe da Igreja o valor de R$ 1.500,00. 2) E tambm executa um servio particular e recebe por ele o valor de R$ 900,00.
Como fica o seu recolhimento ? a) Na condio de pastor: Poder recolher o valor que desejar, ou seja, at R$ 300,00 ( 20 % x R$ 1.500,00 = ) b) Na condio de contribuinte individual pelo servio particular: R$ 180,00 ( R$ 900,00 x 20 % = ). Neste caso, no poder haver recolhimento inferior a R$ 180,00. Estes valore devero ser recolhidos aos cofres do INSS at o dia 15 do ms seguinte ao do recebimento. O recolhimento ser na GPS ( Guia de Previdncia Social ) no cdigo de pagamento 1007.

O pastor dever guardar todos os comprovantes de recebimento da remunerao recebida


O pastor deve ter sob a sua guarda todos os comprovantes dos valores que ele recebeu e, recolheu ao INSS.

INFORMAES ADICIONAIS PELO E MAIL: CONTADORPRADO@GMAIL.COM

You might also like