You are on page 1of 19

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

141

TURISMO E ETNICIDADE
Rodrigo de Azeredo Grnewald Universidade Federal de Campina Grande Brasil
Resumo: Um dos aspectos mais significativos que marcam os estudos em antropologia do turismo o da mudana cultural percebida em sociedades hospedeiras em conseqncia do impacto de um fluxo turstico. Muitas vezes essas mudanas so acompanhadas de uma reorganizao da populao hospedeira em linhas tnicas, ou seja, com o estabelecimento de etnicidades orientadas para o turismo. O artigo pretende examinar as relaes entre turismo e etnicidade em termos tericos e tentar promover uma melhor compreenso do turismo tnico para o meio acadmico. Palavras-chave: comunidade turstica, etnicidade, mudana cultural, turismo tnico. Abstract: Cultural changes perceived in host societies as a result of tourism flow impact is one of the most significant aspects in Tourism Anthropology. Many times those changes are associated to some reorganization of the host population in ethnic terms, which is to say, with the setting up of tourism related ethnicities. The article aims at analyzing the theoretical relations between tourism and ethnicity, as well as to try and promote a better understanding of ethnic tourism in the Academia. Keywords: cultural change, ethnic tourism, ethnicity, tourism community.

Turismo indica movimento de pessoas que no esto a trabalho em contextos diferentes do de origem, seja este o lar, a cidade ou o pas. Tratase, geralmente, de visitao a lugares onde podero ser desempenhadas as mais variadas formas de atividades prticas e/ou subjetivas desde que no o trabalho. A amplitude do termo parece caber desde ao olhar visitante a um monumento na prpria cidade de origem at ao passeio em lugares totalmente desconhecidos de outros pases. Se algumas definies de turismo destacam a prtica ou a estrutura do fenmeno, acho que ambas as esferas

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

142

Rodrigo de Azevedo Grnewald Srgio F. Ferretti

considerando suas dimenses simblicas, subjetivas e at fenomenolgicas devem caracterizar o fenmeno na medida em que as pessoas muitas vezes se sentem, ou no, em turismo. Ainda que lazer e viagem possam ser considerados como universais culturais (Murdock et al., 1982) e fundamentos para uma definio bsica de turismo, as origens deste tm merecido algumas investigaes histricas. Se alguns autores procuram as origens do turismo na poca da expanso colonial, outros as buscam nas peregrinaes caractersticas dos sculos XVIII e XIX. Com certeza, pode-se afirmar somente que o turismo em larga escala emergiu no mundo ocidental no final do sculo XIX e incio do XX. As origens do turismo so encontradas, alm disso, em condies de alta produtividade, especialmente na sociedade industrial. Mas com as transformaes socioeconmicas experimentadas depois da II Guerra Mundial que o turismo se desenvolve como uma manifestao do consumo de massa (Pi-Sunyer, 1989, p. 191). A amplitude e a relevncia do turismo como fenmeno social crescente desde ento, no s pelos dados quantitativos que indicam uma movimentao entre pases anual de mais de 600 milhes de pessoas (Banducci Jr.; Barretto, 2001) alm da movimentao de cerca de 450 bilhes de dlares s em 1998 (Grnewald, 2001) , mas pelas suas inmeras manifestaes concretas esquematicamente j fixadas em diversas tipologias que tentaram estabelecer assuntos/objetos temticos no mbito desse amplo fenmeno. Nas cincias sociais, os estudos sobre turismo comeam a se fixar entre os anos 60 e 701, quando aparece um nmero significativo de trabalhos sobre turismo, com relevo especial para a obra de Boorstin (1964), que destaca o aspecto do simulacro no mbito da atividade turstica. Em antropologia, tambm na dcada de 60 que os trabalhos sobre turismo se iniciam com destaque para o artigo de Nuez, de 1963, sobre turismo de fim de semana em aldeia mexicana (Nash, 1996) , mas ganham fora e sistematicidade na dcada seguinte e principalmente com foco sobre pequenas comunidades e as interaes sociais entre turistas e hospedeiros. Uma

Embora o socilgo Veblen tenha escrito trabalho em 1889 sobre lazer, classes sociais e consumo, tal objeto temtico no obteve continuidade acadmica na sociologia at o perodo que se inicia depois da II Guerra Mundial, mais propriamente na dcada de 1950, com as preocupaes de Friedman sobre o lazer como alvio para o trabalho (Steil, 2002).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

143

multiplicidade de objetos comea a se colocar aos pesquisadores nos anos seguintes, e esses passam a ser tratados pelos mesmos mtodos e teorias comuns pesquisa antropolgica em geral, tanto urbana quanto rural ou de grupos tnicos. Assim, se turismo um fenmeno muito complexo, no s por se apresentar quantitativamente com uma das maiores (se no a maior) indstrias do mundo, mas principalmente por uma enorme diversidade de objetivos programticos, alm dos aspectos subjetivos que perpassam todos os relacionamentos envolvidos nas suas mltiplas facetas, a antropologia do turismo no se apresenta como homognea em sua abordagem, mas muito diversificada internamente na medida em que se constri sob uma mirade de objetos temticos. So estudos em turismo religioso, turismo e mudana social, turismo e mercantilizao cultural, turismo e globalizao, veraneio, turismo e lazer, ecoturismo, mediadores culturais na empresa turstica, impactos sociais do turismo, turismo e produo de artesanato, turismo e etnicidade, entre outras rubricas. Alm disso, turismo uma rea no s para atuao acadmica dos antroplogos, mas de muita envergadura para o trabalho antropolgico prtico e aplicado ao turismo (Chambers, 1997; Nash, 1996), e principalmente em termos de desenvolvimento sustentvel (Sofield, 2003). Dentro de toda essa complexidade do fenmeno, gostaria de destacar um aparente paradoxo quanto busca do objeto turstico pelos turistas. Hoje, no princpio do milnio em que se inicia o turismo espacial, h uma procura cada vez maior por sociedades em recnditos da Terra. Digo paradoxo aparente porque isso que se constri como foco da visitao turstica est na procura pelo diferente, pelo extico, pelo outro que, na verdade, buscado desde o incio das jornadas tursticas. Perceber essa forma de experincia turstica (Grnewald, 2001) caracterizada pela promoo do outro parece de extrema relevncia para a antropologia (inclusive a aplicada) na medida, principalmente, em que isso tem se configurado tanto como alternativas econmicas valiosssimas para as comunidades tursticas quanto para a prpria revitalizao cultural dessas populaes em si, muitas vezes apresentando declnio indesejvel de produo cultural em face dos problemas impostos pelo trabuco do capitalismo global questo de desenvolvimento cultural que, segundo Ryan (2002), deve continuar sendo minuciosamente investigada em termos de sua autenticidade, na medida em que isso importantssimo para os prprios sujeitos nativos e turistas.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

144

Rodrigo de Azevedo Grnewald Srgio F. Ferretti

Essa no a mesma perspectiva que se insinuava no incio da antropologia do turismo, quando as idias de impactos do turismo e de desenvolvimento turstico comearam a receber ateno no s das cincias sociais e econmicas como tambm dos prprios agentes empreendedores que aplicam capital poltico, econmico e mesmo simblico em certas sociedades. Mudanas ocorreram nestas e isso tambm se percebe pelo aspecto cultural e no meramente econmico. Muitas vezes essas mudanas foram pensadas em termos de uma aculturao em larga escala em face do impacto do turismo, isto , o desenvolvimento turstico levaria os nativos de pequenas sociedades hospedeiras a abandonarem um modo de vida tradicional e independente do capitalismo global para se inserirem em negcios locais incrementados pelo efeito multiplicador (Smith, 1989) do desenvolvimento turstico. J outra perspectiva mais produtiva, que se inicia ainda na dcada de 1970, refora a etnicidade promovida entre certas populaes com um reforo de certas tradies (no caso das artes tnicas, ver Graburn, 1976a) que passaram condio de chamariz turstico, e assim tambm participando da perspectiva do desenvolvimento local do turismo. Se o extico, o outro, procurado em lugares distintos do de origem do visitante, os habitantes desses lugares, de acordo com a perspectiva turstica, devem se promover como esse extico, a fim de ser atrativo no mercado turstico. Devem ter sinais diacrticos a exibir, a serem consumidos nesse amplo mercado. A construo, promoo ou fortalecimento de sinais diacrticos que caracterizam (que definem culturalmente) um povo o prprio mbito da etnicidade. Mas note-se que essa etnicidade no se refere estritamente etnicidade clssica colonial, ou seja, no estou aqui me referindo s a grupos de nativos, mas a diversas formas de construo de fronteiras de grupos sociais que se fixam em linhas tnicas. Trata-se, conforme perspectiva de Hall (1991a, 1991b), no mais de etnicidades acionadas contra o imperialismo colonial, mas de nova etnicidades que, sem negar essa primeira forma de alinhamento, emergem de forma fragmentria, com segmentaes internas e, em muitos casos, no conseguindo operar como totalidades. So movimentos localizados de emergncia de novos sujeitos sociais, novas etnicidades, novas comunidades em posies subalternas que tentam falar de si mesmos contra o mundo annimo e impessoal das foras globalizadas presentes na diversidade do mundo ps-moderno. A etnicidade, a, seria o lugar ou o espao necessrio a partir do qual as pessoas falam.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

145

Etnicidade e turismo
Etnicidades so fenmenos sociais que refletem as tendncias positivas de identificao e incluso de certos indivduos em um grupo tnico. A distintividade dessa identidade, para caracterizar um grupo tnico, deve se remeter a noes de origem, histria, cultura e, at, raa comuns. Originalmente, destacaram-se duas perspectivas tericas para se abordar e definir os grupos tnicos: uma essencialista, que se debruava sobre a substncia do patrimnio cultural e histrico das populaes para perceber sua distintividade tnica, e outra, mais construtivista, que, focando as interaes sociais entre as sociedades, notava suas fronteiras, que eram o que, efetivamente, definiria os limites do grupo tnico, independentemente se os traos de cultura ou raa fossem compartilhados com as sociedades vizinhas. Esta segunda tendncia a que recebeu maior notabilidade. Mas deve-se fazer uma ressalva ao dizer que, se a antropologia focaliza a interao social que cria as fronteiras tnicas, para os membros desses grupos o discurso tnico ressalta, na maioria dos casos, os contedos de sua origem, histria, cultura ou raa mesmo que esses sejam criados no presente para fins de autorepresentao ou de representao para os outros. Assim, importante destacar a instrumentalidade dos itens de cultura exibidos pelo grupo tnico como sinais diacrticos, ou seja, como suas marcas culturais (histricas, etc.) caractersticas e que os definem por oposio a outros grupos. importante para os grupos tnicos portarem tais marcas e, quando no as possuem, muitas vezes as criam para fortalecer sua distintividade tnica. Geralmente, esses elementos de cultura so pensados (tratados) e operados como tradies termo que indica substncia constituinte de um povo, mas que, na prtica, pode ser construda situacionalmente com vistas, inclusive, no futuro (Grnewald, 2001, 2002b). Mas como a etnicidade se relaciona com o turismo? Ora, existem inmeras formas de turismo e, embora algumas delas estejam totalmente despreocupadas com questes de histria, cultura prpria, raa, origem, como o turismo recreativo, outras formas tomam por objeto aspectos de identidade ou alteridade. No primeiro caso temos, por exemplo, o turismo histrico dentro da nossa prpria sociedade, e, no segundo, a busca pelo exotismo ou simplesmente por outras culturas. Van den Berghe (1994) j sustentava que turismo sempre uma forma de relaes tnicas, e isso seria

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

146

Rodrigo de Azevedo Grnewald Srgio F. Ferretti

duplamente verdadeiro, segundo van den Berghe e Keyes (1984), no caso do chamado turismo tnico, onde a prpria existncia da fronteira tnica criaria a atrao turstica. Exploremos um pouco mais esse assunto que compe o ncleo de nossa preocupao aqui.

Turismo tnico
Se uma das primeiras preocupaes dos antroplogos com relao ao turismo foi porque tal atividade penetrava nas sociedades estudadas por eles e promovia mudanas (Nash, 1996, p. 20), essa presena comeou cada vez mais a ser notada em relao s manifestaes das identidades tnicas dessas populaes. Acredito que Graburn (1976b) tenha sido pioneiro ao elaborar um conjunto de suposies sobre identidade e artes tnicas em relao com o turismo, em coletnea (Graburn, 1976a) que agrega vrios estudos de casos dispostos regionalmente. Este autor percebia a etnicidade como uma construo identitria num mundo plural, onde comunicao, educao e viagem apareceriam como fundantes de conhecimento e de e acesso aos mais variados outros. Em tal cenrio, identidades ameaadas muitas vezes poderiam buscar uma renovao das tradies de um grupo, em apoio a um sentido de identidade nica que, muitas vezes, pode unir as pessoas a um passado talvez mais glorioso que o presente. Mostra ento que arcasmo pode se configurar como uma variante de compresso tnica, na tentativa deliberada de imitar ou mesmo reviver os estilos de um perodo anterior (passado recente ou remoto) de uma cultura prpria ou mesmo a ressurreio dos traos de alguma outra sociedade prestigiosa (Graburn, 1976a, p. 25). Para ele, smbolos de identidade podem ser emprestados, roubados ou mesmo trocados. Grupos podem desejar realar seu prestgio aos seus prprios olhos ou ao dos outros ao aceitar materiais, smbolos e insgnias de outros grupos como se um poder mgico pudesse passar por imitao; [] De fato, seria difcil selecionar qualquer cultura ou subgrupo cujos smbolos culturais fossem totalmente de sua prpria criao ou de sua prpria histria. Alm disso, tais identidades emprestadas so freqentemente teis ou funcionais num mundo onde velhos grupos so degradados ou novas categorias e etnicidades esto sendo criadas. (Graburn, 1976a, p. 27, traduo minha).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

147

Ao tratar dessas identidades, Graburn aponta para a possibilidade de as percebemos em constante mudana em face dos contextos de interao dos grupos sociais no cenrio mundial. E justamente ao abordar a mudana cultural que os temas da etnicidade, da identidade ou, em suma, do turismo tnico entram em cena ao se privilegiar uma anlise da dinmica em que os grupos se renovam objetivando a interao com o turismo. Mas trata-se de formas de etnicidade no generalizveis a todos os contextos intertnicos, dada sua necessidade de envolvimento especfico com sistemas globais (e fluxos culturais transnacionais). De forma resumida, MacCannell (1992c) usa o termo etnicidade construda com referncia s vrias identidades tnicas que emergiram por meio de oposio s colonizaes. Mas etnicidade construda seria apenas um trampolim conceitual para um fenmeno mais complexo: A difuso global da cultura branca, colonizao interna e as instituies do moderno turismo de massa esto produzindo novas e mais formas tnicas altamente determinsticas do que aquelas produzidas durante a primeira fase colonial. O foco est num tipo de etnicidadepara-turismo no qual culturas exticas figuram como atraes chave: onde os turistas vo ver costumes folk no uso dirio, loja para artefatos folk em bazares autnticos, ficar alerta para forma de nariz, lbios, seios e assim por diante, aprender algumas normas locais para comportamento, e talvez aprender algo da linguagem... Os esforos aqui no so com os resultados freqentemente bizarros dos esforos dos turistas para fazer-se-nativo. Antes, so com os esforos dos nativos para satisfazerem a demanda turstica, ou para fazer-senativo-para-turistas. (MacCannell,1992c, p. 158-159, traduo minha). Em termos metodolgicos haveria tambm um redirecionamento para a abordagem dessas novas formas de etnicidade na medida em que, ao contrrio das interaes tpicas do colonialismo clssico, o turismo promove a restaurao, preservao e recriao de atributos tnicos. Assim, essa etnicidade reconstruda (essas identidades tursticas que emergem em resposta s presses da cultura branca e do turismo) se resume na manuteno e preservao de elementos tnicos para persuaso ou divertimento, no de outros especficos como no caso da etnicidade construda, mas de um outro generalizado. Mesmo que dependentes dos estgios anteriores

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

148

Rodrigo de Azevedo Grnewald Srgio F. Ferretti

de etnicidade, as formas tnicas reconstrudas esto aparecendo como resultados mais ou menos automticos de todos os grupos no mundo que entram numa rede de relaes globais de transaes comerciais. Dessa forma, os itens de cultura podem ser ressignificados como mercadorias, alm de servirem de armamento retrico, isto , como forma de expresso simblica com um propsito ou um valor de troca num sistema maior (MacCannell, 1992c, p. 168). Em tal contexto, ganha expresso o rtulo de turismo tnico. Van den Berghe e Keyes (1984) lembram que parte do exotismo buscado pelas crescentes hordas de turistas inerente fronteira tnica que separa o turista do nativo. Turismo necessariamente envolve contato com nativos atravs de uma barreira cultural. Isso verdade mesmo em situaes onde o turista no busca ativamente exotismo tnico, e est primariamente interessado em paisagens, monumentos... (van den Berghe; Keyes, 1984, p. 345, traduo minha). Porm, quando o exotismo tnico2 buscado, ento uma forma distinta de turismo pode ser identificada turismo tnico. No turismo tnico, o nativo no est simplesmente l para servir as necessidades do turista; ele est ele mesmo em exposio, um espetculo vivo a ser escrutado, fotografado... (van den Berghe; Keyes, 1984, p. 345, traduo minha). Para os autores, entretanto, a questo da autenticidade deve ser reforada no turismo tnico, pois a prpria busca pelo extico est se autodestruindo por causa da influncia esmagadora do observador sobre o observado (van den Berghe; Keyes, 1984, p. 345, traduo minha). O turista no quer ver o que eles chamam de tourees, isto , um ator que modifica seu comportamento para lucrar de acordo com essa percepo de que atrativo para o turista. O turista quer ver nativos intactos, mas sua prpria presena mudaria os nativos ao torn-los menos exticos e tradicionais (mais parecidos com o prprio turista) e ao incentivar que eles transformem-se em tourees. Estes, na medida em que respondem ao turista, fazem dele seu

Para os autores, a mercadoria bsica do turismo o exotismo, o que verdade tambm para o turismo tnico, o qual, entretanto, carregaria com ele o problema especial da autenticidade. O turista no-tnico no se preocuparia se um determinado vulco seria autntico.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

149

negcio ao preservar uma iluso acreditvel de autenticidade. O touree falsifica sua arte, sua roupa, sua msica, sua dana, sua religio, e assim por diante, para satisfazer a sede do turista tnico por autenticidade ao mesmo tempo em que a invaso turstica assalta sua cultura e sujeita-a ao processo homogeneizante conhecido como modernizao (van den Berghe; Keyes, 1984, p. 346, traduo minha). Assim, a procura turstica por autenticidade estaria condenada pela prpria presena dos turistas e, para o turista tnico, o turismo destri a prpria coisa que ele procura ver: o nativo intacto. No turismo tnico teramos ento o seguinte: o touree o nativo quando ele comea a interagir com o turista e modificar seu comportamento conformemente. O touree o nativo que virou ator, quer consciente ou inconscientemente enquanto o turista o espectador. O intermedirio o mediador no exotismo tnico que media e lucra pela interao de turista e touree, e quem, no processo, muito freqentemente manipula a etnicidade para ganhar, organiza autenticidade, distribui valores culturais, e assim torna-se um agente ativo ao modificar a situao na qual e da qual ele vive. (van den Berghe; Keyes, 1984, p. 347, traduo minha). Pode-se perceber, por tudo isso, o quanto o turismo tnico se distancia do turismo cultural, que pode ser definido em termos de situaes onde o papel da cultura contextual, onde seu papel est para moldar a experincia do turista de uma situao em geral, sem um foco particular sobre a singularidade de uma identidade cultural especfica (Wood, 1984, p. 361, traduo minha), ou seja, sem o engajamento de grupos tnicos que buscam produzir uma identidade a ser comprada pelos turistas. O turismo tnico teria ainda sua principal ocorrncia entre os povos do Quarto Mundo3, em regies de refgio (Bltran, 1979 apud. van den Berghe, 1994) agora invadidas por turistas que buscam redescobrir nativos para alm das fronteiras do capitalismo global ou do colonialismo o que

Quarto Mundo um nome coletivo para todos povos aborgines ou nativos cujas terras ficam dentro de fronteiras nacionais e administraes tecnoburocrticas dos pases do Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos. Como tais, so populaes sem pases prprios, que esto geralmente em minoria e sem o poder de dirigir o curso de suas vidas coletivas (Graburn, 1976b, p. 1, traduo minha).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

150

Rodrigo de Azevedo Grnewald Srgio F. Ferretti

no quer dizer que o turismo no se apresente, assim, como uma nova verso de colonialismo (Grnewald, 2002a). A se torna relevante pensar no valor da cultura para este tipo de turismo na medida em que ela parece se valorizar pela distncia cultural do viajante o que no quer dizer que essa mesma cultura seja o centro da etnicidade nativa, que os nativos estejam interessados em forjar uma etnicidade para turista e que o turismo tnico seja, de fato, uma opo vantajosa em todos os casos. MacCannell sustenta que turismo tnico segue caminhos estruturais existentes (MacCannell,1992d, p. 174) e nem sempre vantajosos para os nativos, pois na maioria das vezes a estrutura do turismo tnico acaba por favorecer o gasto de dinheiro com cmeras, filmes, etc. e isso mesmo se a atrao tnica o motivo nico de uma viagem. Isso refora sua suposio de que os tipos de mudanas que so necessrias para desenvolver uma comunidade para turismo tnico raramente melhora as vidas de seus membros, como algumas vezes ocorrem no desenvolvimento para outras formas de turismo (MacCannell, 1992d, p. 175, traduo minha). Para este autor: turismo tnico especialmente vulnervel a uma forma de desordem social. Grupos tnicos turistificados so freqentemente enfraquecidos por uma histria de explorao [], limitados em recursos e poder, e eles no tm grandes prdios, mquinas, monumentos ou maravilhas naturais para desviar a ateno dos turistas para longe dos detalhes ntimos de suas vidas dirias. (MacCannell, 1992d, p. 175-176, traduo minha). assim que Nagel (1996) mostra que muitos ndios norte-americanos no tm interesse em interagir com os turistas e ento, ao invs de promover o turismo tnico, recorrem ao da jogatina (cassinos) o que s vem a corroborar a idia de que o turismo tnico opo tambm a partir do nativo e no se estabelece somente atravs do olhar do visitante. Mas o que dizer com relao especificamente aos nativos dessas aldeias tursticas? MacCannell tambm sugere que as atraes tnicas realam a importncia de uma autoconscincia e autodeterminao emergentes da minoria tnica, a necessidade de corrigir o registro histrico: trata-se de lembrar aos visitantes a discriminao passada contra a minoria. Apesar disto, o autor sustenta que nos contextos de turismo tnico somente a retrica das relaes tnicas muda para criar a impresso de progresso, enquanto

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

151

formas mais velhas de represso e explorao so perpetuadas debaixo da superfcie. Para ele, assim que a pseudomudana funciona, pois quando um grupo tnico comea a se vender, ou forado a se vender, ou vendido como uma atrao tnica, ele cessa de se desenvolver naturalmente e os membros do grupo comeam a se pensar no como um povo mas como representantes de um autntico modo de vida. Repentinamente, qualquer mudana no estilo de vida no mera questo de utilidade prtica, mas um assunto pesado que tem implicaes econmicas e polticas para o grupo inteiro (MacCannell, 1992d, p. 178, traduo minha). Mas h ainda outras questes que poderiam ser esmiuadas ao se tratar da produo de turismos tnicos ou mesmo do amplo tema do turismo e etnicidade. Wood (1997) j ressaltou que existem muitas instituies mediando os relacionamentos entre turismo e etnicidade, mas o Estado seria a maior dessas instncias. Nagel (1996) ressalta que, em sendo o Estado uma instituio dominante na regulao de etnicidades, importante no perder de vista a construo poltica da etnicidade atravs principalmente dos caminhos das designaes tnicas oficiais, atravs da distribuio de recursos a atravs de regras e estruturas de acesso poltico. Picard e Wood (1997) tm mostrado instncias nas quais turismo pode ajudar objetivos de Estados-Naes em seus relacionamentos com minorias tnicas dentro de suas fronteiras, pois turismo tem, inclusive, e entre outras possibilidades demonstradas na coletnea deles, promovido oportunidades para representaes das construes culturais de minorias tnicas que so compatveis com a ideologia nacional. De forma semelhante, Jamison (1999) aponta como turismo pode atenuar conflitos em comunidades multitnicas. Por fim, Chambers (2000) mostra que o rtulo turismo tnico tem sido usado para se referir a atividades que engajam os turistas na experincia de eventos e situaes culturais que so distintas da sua prpria. Atravs de alguns exemplos ressalta como turismo focalizado sobre base da etnicidade prov interessantes exemplos de como diferentes indicadores e smbolos de status tnico podem ser negociados. De uma maneira geral, penso que o turismo tnico pode ser percebido sob duas perspectivas: uma voltando-se para o que se busca no turismo, e, no caso, o nativo seria o foco da viagem (visitao). Mas outra perspectiva seria ver o turismo tnico pelo que o turista v (encontra) durante a visitao. Talvez se possa contra-argumentar dizendo que toda visitao a outra nao j admitiria o fato do turismo tnico. Mas o que deve estar para defini-lo o movimento de construir uma etnicidade especfica para exibio na arena turstica. A idia de turismo, inclusive, parece recair sobre a

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

152

Rodrigo de Azevedo Grnewald Srgio F. Ferretti

perspectiva daqueles que viajam. Se o ngulo for mudado e se perceber sob o olhar do nativo, justamente a etnicidade acionada em termos de produo cultural de tradies a serem exibidas com sinais diacrticos em arenas tursticas que vai ressaltar o carter tnico destas e mesmo que isso ocorra sem plena compreenso do processo pelos nativos e, conseqentemente, sem um planejamento para o desenvolvimento dos fluxos tursticos para suas aldeias. Mas vista a amplitude de grupos que podem ser considerados tnicos (que se apresentam assim, inclusive), talvez possamos buscar uma maior problematizao de possveis distines que se possam tentar estabelecer entre as comunidades tnicas e aquelas criadas para turismo, e de como podem se entrelaar concreta (emprica) e teoricamente. No estou aqui preocupado apenas com a sobreposio do turismo tnico e do que recai sobre legado cultural (Barretto, 2002) para identificar melhor suas fronteiras ou sua participao simultnea nos mais variados contextos tursticos, mas preocupado com uma maior preciso semntica de algumas concepes sobre turismo tnico, pois sou favorvel, antes de tudo, ao posicionamento de que o fato de ser nativo turstico e se vender na arena turstica no caracteriza falta de autenticidade e devia-se indagar: autenticidade aos olhos de quem? Mas vale elaborar algumas questes: a etnicidade voltada para turismo etnicidade ou essa reviso cultural deve ser separada da etnicidade? Ser um povo para outro uma forma de ser para si (em si)? So etnicidades o que as comunidades (tnicas) acionam em arenas tursticas, ou h uma formao de comunidades etnotursticas que fomentam uma etnicidade turstica essencialmente falsa (Wood, 1997)? O turismo deve ver com legitimidade essa forma moderna de etnicidade comercial criada para turistas (afinal uma demanda criada pelo prprio fenmeno do turismo)? E quanto aos lugares do turismo tnico, como distinguir o que prprio da etnia e o que elaborado para o turismo? Cabe essa distino?

Comunidades tnicas e comunidades tursticas


MacCannell sustenta que o moderno turismo de massa est baseado em duas tendncias aparentemente contraditrias: a homogeneizao internacional da cultura dos turistas e a preservao artificial de grupos tnicos locais e atraes tais que elas possam ser consumidas como experincias tursticas (MacCannell, 1992d, p. 176, traduo minha). Elege, a, a idia de

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

153

um terreno de encontros vazios para salientar o lugar de visitao, onde as pessoas vivem e os turistas visitam, um lugar que tem sido decorado para parecer uma cidade ideal de algum tipo. E o que se testemunharia em aldeias que foram transformadas por turistas a reificao das virtudes sociais simples, ou o ideal da vida alde, para algum ver. A aldeia no destruda, mas sua funo primria muda e no se funda mais sobre relacionamentos humanos, mas torna-se um detalhe nas experincias recreacionais de um turista de fora da cidade. Ironicamente, para ele, o turista est freqentemente buscando experimentar um lugar onde relacionamentos humanos ainda parecem existir; esse processo seria to avanado que no apenas estaria afetando comunidades reais, mas produzindo pseudocomunidades para ateno turstica (MacCannell, 1992d, p. 176, traduo minha). Acredito que aqui deva se deslocar o foco da idia de pseudocomunidades para uma idia de comunidades tursticas, que podem se sobrepor s comunidades tnicas num mesmo espao social e territorial. Para se pensar as comunidades tnicas, acredito que o melhor retomar a clssica posio de Weber (1991), para quem a comunidade deve ser apreendida enquanto sentida subjetivamente pelos seus membros como uma marca caracterstica comum e enquanto dispensando, dado s crenas subjetivas como a crena no parentesco de origem da decorrentes, o estabelecimento de fronteiras bem delimitadas. Isso est em consonncia tanto com o trabalho de Barth (1969) quanto com o de Gluckman (1987), para quem, segundo afirmou Oliveira (1988), a noo de comunidade no supe limites espaciais bem delimitados, nem unidades em termos de cdigo de orientao cultural, mas somente que sejam partilhados determinados padres de interao no comportamento cotidiano dos indivduos uns para os outros (Oliveira, 1988, p. 39). Nesse momento em que o foco da investigao torna-se, de fato, a fronteira tnica que define o grupo e no a substncia cultural que ela encerra (Barth, 1969) que se deve olhar para o grupo tnico como uma forma de organizao social, onde interessa menos o trao cultural atribudo do que a prpria caracterstica de auto-atribuio e atribuio por outros: a ateno recai sobre um conjunto de membros que se identifica e identificado por outros como uma populao distinta. Ainda no que concerne s relaes intertnicas, gostaria de ressaltar que no apenas a interao , em si, um fator gerador de cultura e de limites para cada grupo, como os contatos

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

154

Rodrigo de Azevedo Grnewald Srgio F. Ferretti

externos a um grupo so tambm constitutivos da estrutura desse grupo. Mas a comunidade tambm uma construo simblica. Para Cohen (1985): cultura a comunidade como experimentada por seus membros no consiste em estrutura social ou no fazer do comportamento social. Ela inerente no pensar sobre ela. nesse sentido que podemos falar de comunidade como um construto simblico antes que estrutural. Ao se procurar compreender o fenmeno da comunidade, ns temos que considerar suas relaes sociais constituintes como repositrios de significado para seus membros, no como um conjunto de elos mecnicos. (Cohen, 1985, p. 98, traduo minha). De outro ponto, Bourdieu (1989b) percebe, com relao aos grupos tnicos e sua formao, que os agentes e grupos de agentes so definidos por suas posies relativas no espao social. A partir de um tal quadro, o objeto do pesquisador deve ser a disputa pelo privilgio de impor uma viso das coisas, pois a luta pela imposio de uma viso legtima do mundo (onde se encaixam as lutas a respeito da identidade tnica) o prprio mbito da etnicidade (ou a prpria etnicidade) e assim que se d a institucionalizao de um grupo tnico, ou seja, pelas lutas pelo monoplio de fazer ver e fazer crer, de dar a conhecer e de fazer reconhecer, de impor a definio legtima das divises do mundo social e, por este meio, de fazer e de desfazer os grupos (Bourdieu, 1989a, p. 113). Assim, deve-se evitar uma percepo naturalizada das fronteiras de um grupo tnico, uma vez que essas passaram por um processo poltico de legitimao, quando o grupo passou a ter sua existncia conhecida e reconhecida num amplo cenrio social. Mas o ponto a que quero chegar que me parece que, mesmo quando uma etnicidade se alavanca em face do turismo, isso no quer dizer que os limites da comunidade tnica sejam coincidentes com os da arena turstica (ou seja, o espao social onde ocorrem interaes geradas pela atividade turstica), onde atores nativos constroem uma encenao de si, e com a qual se identificam de fato, e se formando como uma comunidade, a que chamo de turstica. Ou seja, nem todos os nativos da comunidade tnica esto engajados na etnicidade para o turismo, mas os que esto acabam por formar uma outra comunidade, a turstica, que, por se constituir e se apresentar por linhas tnicas, pode ser chamada de comunidade etnoturstica.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

155

H etnicidade a e a identidade tnica construda nesse palco tambm legtima e autntica na medida em que autnticos e legtimos so os turismos nesses espaos sociais. Esse o mais prprio turismo tnico, pois querer sair da fachada e penetrar nas profundezas da vida nativa coisa para antroplogo, e no para turista. Alm disso, as arenas tursticas podem ser muito bem aproveitadas para o posicionamento (discursivo) das comunidades tnicas no mundo globalizado. Essas comunidades acabam muitas vezes por fazer dessas arenas os pontos de onde conseguem falar de si ao mundo, um mundo ps-moderno que necessita cada vez mais do primitivo como contraponto estratgico. Mas, e quanto ento ao ingresso dos nativos, em termos de sua aculturao/etnicidade, nas arenas em foco? Acredito que os turistas devam saber de antemo que vo se deparar na aldeia com aquilo que temos chamado de touree e que MacCannell (1992a) chamou de ex-primitivos, os quais podem ser pensados a partir de duas entradas: povos recentemente aculturados perdidos no mundo industrial, e um outro tipo de ex-primitivo, ainda sob o rtulo de primitivo, um tipo de primitivo performativo (MacCannell, 1992a, p. 26, traduo minha). Trata-se de um espao criado no mundo ps-moderno, que permite aos ndios aculturados evitarem o trabalho cotidiano em fbricas ou fazendas a partir da institucionalizao de performances de primitivos para outros o que se manifesta como uma simples forma cultural hbrida (MacCannell, 1992a, p. 19, traduo minha). O termo primitivo, para este autor, seria assim apenas uma crescente resposta a uma necessidade mtica para manter a idia do primitivo viva no mundo e na conscincia modernos e ela permaneceria viva porque existem vrios imprios constitudos sobre a necessidade do primitivo4. A ps-modernizao se basearia assim em um princpio oposto quele da assimilao, uma vez que povos tradicionais, incluindo ex-primitivos, especialmente aqueles que tm adotado o turismo como seu meio de ganhar a vida, agora tm a opo de basear seu avano econmico no fazer um show de suas qualidades distintivas, sua singularidade cultural (MacCannell, 1992b, p. 101, traduo minha).
4

Para MacCannell, a performance primitivstica contm a imagem do primitivo como uma forma morta, e a imagem do selvagem que emerge dessas performances ex-primitivas completa a fantasia ps-moderna de alteridade autntica que ideologicamente necessria na promoo e desenvolvimento da monocultura global (MacCannell, 1992a, p. 19, traduo minha).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

156

Rodrigo de Azevedo Grnewald Srgio F. Ferretti

Acredito, assim, que os membros de comunidades tnicas podem se inserir em atividades tursticas, formando, junto com outros membros da comunidade tnica e outros que no o so, comunidades tursticas, que existem concretamente e cujas fronteiras podem ser bem mais amplas tanto do que as da arena turstica onde se desenvolve a experincia turstica quanto do que a da comunidade tnica. Mas se h uma etnicidade que elaborada nessa arena e visando os recursos tursticos, h ento uma experincia de turismo tnico. Os membros da comunidade tnica envolvidos nesse processo e mais todos aqueles de fora da comunidade, mas que tambm esto envolvidos nessa promoo do turismo tnico, formam todos a comunidade etnoturstica. Todas essas esferas so autnticas e legtimas em suas especificidades. Acredito ainda que a recorrncia de menes a termos como ilusrio, virtual, falso, inautntico, pseudo, simulacro, etc. para referncia s experincias etnotursticas nessas arenas so inadequadas e emperram a concentrao de esforos intelectuais para aquilo que deve prevalecer: a ateno sobre a prtica turstica desenvolvida com a cumplicidade entre atores e platia. Estamos diante de trs esferas que se sobrepem e inter-relacionam necessariamente num mesmo espao social, aqui chamado de arena turstica. Por fim, em termos metodolgicos, acredito que o foco das pesquisas pode recair sobre quaisquer dessas quatro esferas (as trs comunidades ou a arena), vistas como experincias concretas, exemplos de atividade humana com tendncias e contribuies especficas, e no rechaadas ao hall das coisas impuras, poludas.

Referncias
BANDUCCI Jr., lvaro; BARRETTO, Margarita. Introduo. In: BANDUCCI Jr., A.; BARRETO, M. Turismo e identidade local: uma viso antropolgica. Campinas: Papirus, 2001. p. 7-20. BARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural. Campinas: Papirus, 2002. BARTH, Fredrik. Introduction. In: BARTH, Fredrik. Ethnic Groups and Boundaries. London: George Allen and Unwin, 1969, p. 9-38. BOORSTIN, Daniel. The image: a guide to pseudo-events in America. New York: Harper, 1964.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

157

BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representao: elementos para uma reflexo crtica sobre a idia de regio. In: O poder simblico. Lisboa: Difel, 1989a. p. 107-132. BOURDIEU, Pierre. Espao social e gnese de classes. In: O poder simblico. Lisboa: Difel, 1989b. p. 133-161. CHAMBERS, Erve. Introduction: tourisms mediators. In: CHAMBERS, Erve (Ed.). Tourism and culture: an applied perspective. New York: SUNY, 1997. CHAMBERS, Erve. Native tours: the anthropology of travel and tourism. Illinois: Waveland Press, 2000. COHEN, Anthony P. The symbolic construction of community. London: Routledge, 1985. GLUCKMAN, Max. Anlise de uma situao social na Zululndia moderna. In: FELDMAN-BIANCO, Bela. Antropologia das sociedades contemporneas. So Paulo: Global, 1987. p. 227-344. GRABURN, Nelson H. H. Ethnic and tourist arts: cultural expressions from the Fourth World. Berkeley: University of California Press, 1976a. GRABURN, Nelson H. H. Introduction: the arts of the Fourth World. In: GRABURN, Nelson H. H. Ethnic and tourist arts: cultural expressions from the Fourth World. Berkeley: University of California Press, 1976b. p. 1-32. GRNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Os ndios do Descobrimento: tradio e turismo. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001. GRNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Os Patax e os fluxos coloniais. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 26., 2002, Caxambu. 2002a. GRNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Tourism and cultural revival. Annals of Tourism Research, v. 29, p. 1004-1021, 2002b. HALL, Stuart. The local and the global: globalization and ethnicity. In: KING, Anthony. Culture, globalization and the world-system. New York: Macmillan, 1991a. p. 19-39. HALL, Stuart. Old and new identities, old and new ethnicities. In: KING, Anthony. Culture, globalization and the world-system. New York: Macmillan, 1991b. p. 41-68. JAMISON, David. Tourism and ethnicity: the brotherland of coconuts. Annals of Tourism Research, v. 26, p. 944-967, 1999.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

158

Rodrigo de Azevedo Grnewald Srgio F. Ferretti

MacCANNELL, Dean. Cannibalism today. In: MacCANNEL, Dean. Empty meeting grounds. London: Routledge, 1992a. p. 17-73. MacCANNELL, Dean. Postmodern community planning: notes on the homeless and other nomads. In: MacCANNEL, Dean. Empty meeting grounds. London: Routledge, 1992b. p. 87-113. MacCANNELL, Dean. Reconstructed ethnicity: tourism and cultural identity in Third World communities. In: MacCANNEL, Dean. Empty meeting grounds. London: Routledge, 1992c. p. 158-171. MacCANNELL, Dean. The Locke case. In: MacCANNEL, Dean. Empty meeting grounds. London: Routledge, 1992d. p. 172-180. MURDOCK, G. et al. Outline of cultural materials. New Haven: Human Relations Area Files, 1982. NAGEL, Joane. American Indian ethnic renewal: red power and the resurgence of identity and culture. Oxford: Oxford University Press, 1996. NASH, Dennison. Anthropology of tourism. Kidlington: Pergamon, 1996. OLIVEIRA, Joo Pacheco de. O nosso governo: os Ticuna e o regime tutelar. So Paulo: Marco Zero: CNPq, 1988. PICARD, Michel; WOOD, Robert E. (Org.). Tourism, ethnicity, and the State in Asian and Pacific societies. Honolulu: University of Hawaii Press, 1997. PI-SUNYER, Oriol. Changing perceptions of tourism and tourists in a Catalan resort town. In: SMITH, Valene. Hosts and guests: the Anthropology of tourism. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989. p. 187-199. RYAN, Chris. Tourism and cultural proximity: examples from New Zealand. Annals of Tourism Research, v. 29, p. 952-971, 2002. SMITH, Valene L. Introduction. In: Hosts and guests: the Anthropology of tourism. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989. p. 1-17. SOFIELD, Trevor H. B. Empowerment for sustainable tourism development. New York: Pergamon, 2003. STEIL, Carlos Alberto. O turismo como objeto de estudos no campo das cincias sociais. In: RIEDL, Mrio; ALMEIDA, Joaquim A.; VIANA, Andyara L. B. Turismo rural: tendncias e sustentabilidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

Turismo e afro-brasileiro e resistncia cultural Sincretismoetnicidade

159

VAN DEN BERGHE, Pierre L. The quest for the other: ethnic tourism in San Cristbal, Mexico. Seattle: University of Washington Press, 1994. VAN DEN BERGHE, Pierre L.; KEYES, Charles F. Introduction: tourism and re-created ethnicity. Annals of Tourism Research, v. 11, p. 343-352, 1984. WEBER, Max. Relaes comunitrias tnicas. In: ECONOMIA e Sociedade. Braslia: UnB, 1991. v. 1, p. 267-277. WOOD, Robert E. Ethnic tourism, the State, and cultural change in Southeast Asia. In: Annals of Tourism Research, v. 11, p. 353-374, 1984. WOOD, Robert E. Tourism and the State: ethnic options and constructions of otherness. In: PICARD, Michel; WOOD, Robert E. (Org.). Tourism, ethnicity, and the State in Asian and Pacific societies. Honolulu: University of Hawaii Press, 1997.
Recebido em 29/07/2003 Aprovado em 20/08/2003

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 20, p. 141-159, outubro de 2003

You might also like