You are on page 1of 7

Projeto de interveno para a escola estadual Braslio Machado Elaborado por alunos bolsistas do PIBID / CAPES

Introduo O projeto foi elaborado pelos alunos bolsistas do programa iniciao a docncia do CAPES, com o objetivo de integrar os alunos a realidade da escola pblica e juntar o conhecimento terico da faculdade com a experincia dos professores em exerccio. Em uma primeira parte do projeto observamos e construmos materiais para conhecer e compreender a escola em que iriamos estar presente diariamente. Conhecemos sua histria, sua estrutura fsica, seu contedo pedaggico, arredores, funcionrios e alunos. Finalizada essa primeira parte observamos muitas coisas boas, porm, alguns problemas. Afinal se no tivesse houvesse a existncia dos mesmos no haveria necessidade de projeto. Alguns dos problemas que surgiram abrange o pais todo, como rotatividade de crianas pelas escolas, analfabetismo total e funcional, atitudes agressivas por parte dos alunos, falta de recreao no intervalo, dificuldade em lidar com alunos que necessitam de atendimento especial, etc. Todos esses so desafios que a educao brasileira enfrenta e no apenas a nossa escola. Temos a inteno com esse projeto de elaborar solues juntamente com a escola, auxiliar na execuo e conseguir com isso solucionar os problemas ou pelos menos dar os primeiros passos para que isso acontea. De forma que os alunos tenham o melhor aproveitamento, os professores sinta se melhor auxiliados e ns possamos aprender cada vez mais com essa troca de conhecimento entre aluno professor, aluno aluno universidade e professor aluno universidade. Entendemos que a oportunidade de imensa responsabilidade, porm de imenso prazer em poder compartilhar dse tanta sabedoria, experincia e gana de melhorar da educao pblica, sendo de total encontro com a filosofia que a PUC tem de contribuir para a formao de agentes transformadores da realidade.

Desafios Durante a observao e construo de material para compreenso do contexto escolar Brasilio Machado detectamos algumas dificuldades enfrentadas pela intuio onde o nosso projeto pode contribuir muito para a soluo ou pelo menos o inicio da mesma, sendo eles: Dificuldade de alfabetizao Muitas crianas chegam escola ao meio do ano ou ento mudam de escola rapidamente dificultado a alfabetizao, isso porque, a maioria das crianas estudam ali pois os pais trabalham na regio, quando os pais perdem ou mudam de emprego os alunos mudam de escola. Outro fator que algumas crianas apresentam alguma dificuldade e o professor tendo uma sala com mais de 25 alunos e sem auxilio no consegue dar ateno exclusiva a esses alunos dificultando ento essa evoluo. Durante a observao encontramos alguns erros recorrentes como: Ao escrever, acontece de perder raciocnio, como tambm inserir ou esquecer letras em uma palavra. Dificuldade de escrita quando a palavra no ditada ou ento quando no lhe diz que silabado. Confuso de fonemas (G/Q/C/T/J) e tambm em sons compostos (qu/ nh/ lh/ gu/). Dificuldade em silabas compostas de 3 letras. Os erros mais comuns so com o uso de L e do U, S, SS, .

Interesse e Agressividade Os alunos no se sentem motivados a realizar as tarefas escolares por diversos motivos como a no compresso da sua importncia, cansao pelo longo trajeto, problemas familiares, metodologia aplicada, etc. Em relao parte da tarde, os alunos passam o dia todo na escola tendo em torno de 2 horas, onde podem almoar ou lanchar e depois ficam com o tempo vago sem nenhuma atividade ldica que extravase sua energia de modo produtivo e divertido. Fazendo com que depois que voltam do almoo no se interesse direito pelas oficinas. Em relao a interesse visualizamos alguns comportamentos como: Inquietude durante as aulas. Dificuldade de concentrao. Necessidade de realizar duas tarefas ao mesmo tempo. No conseguem aguardar em seu lugar, sentem a necessidade de levantar.

Alm do interesse muitos alunos so agressivos, porm ao mesmo tempo carentes. No intervalo ou at mesmo em sala, praticam algumas atitudes que machucam os colegas ou a si prprio fazendo com que os mais fracos tenham medo dos mais fortes. Na sala algumas linguagens agressivas so usadas por partes dos alunos e em poucos momentos pelo professor que muitas vezes fica indignado com as atitudes dos alunos. Observamos durante as atividades de sala, intervalo, sada e recreio os seguintes comportamentos agressivos: Mais fortes amedrontando os mais fracos. Briga entre crianas que consideram amigos. Muitos alunos machucados (Nada grave como arranhes, relao, etc). Ofensas verbais. Disputa por objetos que podem ser utilizados de forma adaptada para uma brincadeira (Bolinha de papel, bancos para sentar, etc.). Ofensas s professoras. Baixa autoestima por parte de uns e autoestima inflamada por parte de outros.

Atraso Com o estabelecimento do ensino fundamental de 9 anos, as crianas provenientes da educao infantil com mais de seis anos foram enviadas para as sala do 2 ano do ensino fundamental, gerando uma defasagem em termos de contedos acerca da alfabetizao. Diante dos problemas apresentados de pertinncia dos alunos bolsistas contribuir para todas as questes que sejam relacionas a alfabetizao seja ela diretamente ou no. Metodologia Dificuldade de alfabetizao

Elaborao de histrias; Momento da leitura; Produo de texto trazendo a coerncia do sentido de comeo meio e fim; Mostrar de uma forma leve que a criatividade instigante e pode ser apreendida com muito mais prazer do que parece;

Com isso estaremos trabalhando inmeros aspectos, como o cognitivo, a leitura, o despertar para a descoberta de uma nova palavra, a produo individual e a capacidade de compreenso. Interesse e agressividade

Nos dois casos temos a inteno de trabalhar de forma ldica durante o intervalo, tirando o espao de tempo vago onde a maioria das crianas brigam ou se machucam e implementando atividades que estimule as mltiplas inteligncias, cooperao, afetividade, etc. Piaget, Wallon, Frbel, e demais pensadores exaltam a importncia do brincar e do ldico de extrema importncia para a educao da criana e desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor.

Paiget 1976) afima: "O jogo , portanto, sob as suas duas formas essenciais de exerccio sensriomotor e de simbolismo, uma assimilao da real atividade prpria, fornecendo a esta seu alimento necessrio e transformando o real em funo das necessidades mltiplas do eu. Por isso, os mtodos ativos de educao das crianas exigem todos que se fornea s crianas um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores inteligncia infantil". (Piaget 1976, p.160). Wallon interessou se e exaltou a importncia do jogo como soluo de conflitos afirmando: "A criana concebe o grupo em funo das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com seus camaradas de grupo, e tambm das contestaes, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagnicas".(Wallon p.210). As atividades seguintes atendem o nosso objetivo: Pega-pega Barra manteiga Pique bandeira Pular corda Corre cotia Amarelinhas (vrios tipos) Elstico Segue o mestre Morto ou vivo E muitas outras que podem ser realizadas com baixo custo de material.

Objetivo Geral Aquisio do processo de litirancia, capacidade de ler o mundo o que no se restringe apenas a capacidade de ler e escrever. Ao da alfabetizao:

Objetivos especficos:

Participar de um espao intimo (com no mximo 4 crianas) no qual o educando se torne confiante em sua capacidade de leitura e escrita. Reduzir / Sanar dvida e confuses provenientes de processo de alfabetizao. Aumentar a autoestima e autonomia.

Ao das brincadeiras

Objetivos especficos:

Desenvolver habilidade motora atravs do ldico Conhecer brincadeiras que aumentem seu repertorio cultural Desenvolver suas capacidades sociais atravs de jogos comunitrios e cooperativos.

Por todos os problemas apresentados propomos que o projeto seja dividido em duas etapas, sendo a interveno feita em dois momentos no intervalo e fora da sala de aula como tutoria. 1 Etapa Consiste na alfabetizao dos alunos que apresentam dificuldade e que esto na 4 srie e 3 srie, para que os alunos de 4 srie no saiam analfabetos total ou funcionais e que os alunos da 3 srie alm de alfabetizados possam no prximo ano auxiliar alunos de 2 anos, 3 anos, 4 anos que apresentam dificuldade. Sendo a alfabetizao desses alunos realizada pelos alunos que participam do PIBID da seguinte forma: Sondagem;

Tutoria; Adaptao da metrologia que mais eficaz ao aluno; Incentivo a autoestima do aluno; Alm de realizar as atividades informadas, entendemos que a hora do almoo de extrema importncia para que a tutoria e a aula em classe renda conforme o esperado, porque como dito anteriormente atividades ldicas que estimulam as mltiplas inteligncias colaboram para construo da alfabetizao. Pretendemos ento executar atividades ldicas no horrio do almoo que das 11h30 s 12h30. 2 Etapa Tem a inteno de abranger os alunos atendidos sendo nesse momento de 2 anos, 3 anos e 4 anos com a tutoria dos alunos que antes atendidos na 3 srie e que agora fazem parte do 5 anos. Sendo realizada essa alfabetizao da seguinte forma: Sondagem; Tutoria; Adaptao da metrologia que mais eficaz ao aluno; Incentivo a autoestima do aluno; Auxilio dos alunos do 5 ano; Colaborao entre os alunos; Incentivo a compreenso e atividade na relao aluno aluno. Alm de permanecer com as atividades durante o intervalo que nesse momento os alunos j esto habituados e inteirados apresentando provavelmente evoluo em relao a atitudes violentas, interesse, etc. Avaliao A avaliao acontecer diariamente com os alunos durante a tutoria, sempre partindo dos seus acertos para retificar seus erros. A valorizao de pequenas evolues fundamental para autoestima e evoluo do aprendizado do aluno.

Concluso Entendemos que o projeto do modo apresentado ser mais efetivo para a soluo dos problemas, tendo a oportunidade contar com muitos alunos bolsistas, utilizando de metodologias diversas e ainda podendo contar com o auxilio e experincia do corpo docente da escola. Compreendemos a importncia para nossa formao do projeto pois nesse momento poderemos praticar a teoria que nos fornecida em beneficio dos mais necessitados,

encarando a realidade do ensino pblico e nos preparando para a nossa realidade futura como professor. Acreditamos na educao como principal instrumento de formao dessas crianas, fazendo com que as mesmas possam transformar a sua realidade e ampliar suas oportunidades futuras. Visamos com o projeto uma grande oportunidade de atender alunos que necessitam de atendimento especial por alguma dificuldade, afinal, hoje a realidade da educao faz com que esses alunos sintam se excludos apesar do grande esforo dos professores que tentam de todas formas ajuda los porm, no podem dar ateno exclusiva a eles e deixar os outros alunos de lado. Nos sentimos privilegiados em poder executar tal projeto e participar na formao de alunos que merecem e precisam da nossa ateno.

You might also like