You are on page 1of 3

FOLHA DIRIGIDA ONLINE - Caderno do Vestibular n 32 - QUMICA

PUC-Rio 2005
Na reta final de preparao para o vestibular, o estudante deve revisar os principais tpicos em cada disciplina. Em Qumica, por exemplo, o aluno pode enfatizar Solues e Estequiometria, assuntos cobrados com freqncia. Fazer exerccios de provas antigas tambm importante. Veja o exame aplicado pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) no ano passado:

(C) A quantidade de calor libertada depende unicamente dos estados inicial e final da reao. (D) Caso fosse obtida, a partir dessa mesma reao, gua no estado gasoso, a quantidade de calor libertado tambm seria 68 kcal. (E) O fornecimento de calor a esse sistema reacional far com que o equilbrio qumico se desloque para o sentido de formao dos reagentes.

Questo 4
Considere as seguintes afirmativas: I - Durante a mudana de estado de uma substncia pura, a temperatura se mantm constante. II - As misturas so sistemas polifsicos. III - Um sistema homogneo pode apresentar mais de um componente, mas no mais que uma fase. Responda quais so sempre verdadeiras. (A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) Apenas a III. (D) A I e a III. (E) A I e II.

Questo 1
Assinale a alternativa FALSA sobre o composto H3C-COONa. (A) um sal de cido carboxlico. (B) Pode ser obtido a partir da reao entre hidrxido de sdio e cido actico. (C) Contm um tomo de carbono com hibridao sp3 e outro com hibridao sp2. (D) Seu nome oficial etanoato de sdio. (E) um composto orgnico e, portanto, no se ioniza quando em soluo aquosa.

Questo 2
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a reao no balanceada a seguir:

Questo 5
Considerando que, em determinado local, a gua pura apresenta ponto de ebulio igual a 90 C, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Esse local se encontra acima do nvel do mar. (B) A adio de uma quantidade qualquer de NaCl certamente provocar um aumento no ponto de ebulio da soluo resultante. (C) A presso de vapor da gua, nesse local, igual a 760 mmHg. (D) A presso mxima de vapor da gua pura em um local qualquer a 80C certamente ser menor que a 90C, independentemente do local considerado. (E) A presso de vapor de um lquido uma propriedade que depende apenas da estrutura de suas molculas e da temperatura em que se encontra.

(A) O nome oficial do nion MnO4 permanganato. (B) O cido H+ sofre oxidao, formando gua. (C) O nmero de oxidao do mangans no permanganato +7. (D) O ction Fe2+ sofre oxidao, formando o ction 3+ Fe . (E) Os coeficientes estequiomtricos dos compostos na equao balanceada, na ordem em que se apresentam, so: 1, 8, 5, 1, 4 e 5.

Questo 3
Considere a seguinte reao:

Questo 6
A uria, (NH2)2CO, foi a primeira substncia orgnica a ser sintetizada em laboratrio a partir de uma substncia classificada como inorgnica (cianato de amnio), segundo a reao mostrada a seguir:

e assinale a alternativa FALSA. (A) A reao de formao da gua exotrmica. (B) A reao de formao da gua apresenta H negativo.

FOLHA DIRIGIDA ONLINE - Caderno do Vestibular n 32 - QUMICA

Questo 9
Considerando que a reao tem um redimento de 80%, assinale a alternativa que apresenta a massa de uria obtida a partir de 0,25 mol de cianato de amnio. (A) 25 (B) 12 g (C) 15g (D) 5 g (E) 10 g Considere 100 mL de uma soluo aquosa de cido clordrico preparada pela dissoluo de 0,73 g de HCl gasoso. Considere que essa soluo tenha sido diluda com gua, perfazendo um volume final de 200 mL. Assinale a alternativa que indica a molaridade e o pH dessa soluo. (A) 0,5 mol L1 e 5. (B) 0,01 mol L1 e 2. (C) 0,1 mol L1 e 1. (D) 0,2 mol L1 e 2. (E) 0,05 mol L1 e 5.

Questo 7
Considere uma pilha constituda por dois eletrodos formados, respectivamente, por uma placa de cobre mergulhada em uma soluo aquosa de nitrato de cobre, Cu(NO3)2, e por uma placa de prata mergulhada em uma soluo aquosa de nitrato de prata (AgNO3). Sabendo os potenciais padres de reduo do cobre (+ 0,34 V) e da prata (+ 0,80), qual a reao de oxirreduo da pilha e o seu potencial padro?

Gabarito
Questo 1 - Resposta E O composto orgnico H3C-COONa se ioniza quando em soluo aquosa, segundo a reao: H3C-COONa (s) = H3C-COO-(aq) + Na+(aq) Questo 2 - Resposta B O acido H+ participa da reao, mas no sofre oxidao nem reduo, pois o nmero de oxidao do hidrognio, tanto no H+ quanto na H2O, igual a 1. Questo 3 - Resposta D Caso fosse obtida, a partir dessa mesma reao, gua no estado gasoso, a quantidade de calor libertado seria diferente de 68 kcal, visto que o calor da reao depende dos estados dos reagentes e dos produtos Questo 4 - Resposta D A frase II. as misturas so sistemas polifsicos, nem sempre verdadeira, pois existem misturas que so sistemas monofsicos, ou seja, as solues. Questo 5 - Resposta C A presso de vapor da gua no igual a 760 mmHg, visto que seu ponto de ebulio naquele local 90 C. Para ter presso de vapor igual a 760 mmHg, seu ponto de ebulio deveria ser igual a 100 C, ou seja, estar no nvel do mar. Questo 6 - Resposta B A uria formada a partir do cianato de amnio em uma relao estequiomtrica 1 para 1. Como as massas molares de ambos so iguais (60 g mol-1), 0,25 mol (15 g) de cianato de amnio gerariam 15 g de uria, se a reao tivesse 100 % de rendimento. Como a reao tem 80 % de rendimento, obtm-se 12 g de uria.

Questo 8
Uma certa quantidade de acetaldedo se decompe, segundo a reao abaixo, com uma cintica de segunda ordem (k = 2,0 L mol1 s1). C2H4O(g) CH4(g) + CO(g) Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Se a concentrao inicial do acetaldedo for duplicada, a reao ocorre com uma velocidade inicial quatro vezes maior. (B) A velocidade da reao depende da temperatura. (C) Se a reao ocorrer em um recipiente fechado, temperatura constante, a presso aumenta medida que a reao de formao dos produtos ocorre. (D) Se a concentrao inicial de acetaldedo for 0,002 mol L1, a velocidade inicial da reao ser 0,004 mol L1 s1. (E) A energia de ativao de uma reao a energia mnima que o(s) reagente(s) precisam para formar os produtos, isto , para que a reao se inicie.

FOLHA DIRIGIDA ONLINE - Caderno do Vestibular n 32 - QUMICA

Questo 7 - Resposta B O Ag+ tem um potencial de reduo maior que o Cu2+, logo, na pilha, os ons Ag+ so reduzidos a prata metlica, enquanto o cobre metlico oxidado a Cu2+. Assim, a equao da pilha ser: Cu(s) +2Ag+(aq) Cu2+(aq) +2Ag(s). O potencial padro dado por + 0,80 0,34 = + 0,46 V. Considerando-se que o potencial padro propriedade intensiva da matria, este valor no deve ser multiplicado pelo coeficiente estequiomtrico. Questo 8 - Resposta D A velocidade da reao, que de primeira ordem dada por: v = k[acetaldedo]2 Assim: v = 2,0 x (0,002)2 = 8,0 x 10-6 mol L-1 Questo 9 - Resposta C A molaridade pode ser calculada diretamente pela equao da molaridade: M = 7,3 g/(36,5 g mol-1 x 0,1 L) = 0,2 mol L-1. Aps diluio dessa soluo com gua, tem-se que a molaridade final seria Mf = MiVi/Vf = (2 mol L-1 x 0,1 L) / 0,2 L = 0,1 mol L-1. O pH dessa soluo ser 1, sendo esse valor dado pelo inverso do logartimo da molaridade da mesma.

You might also like