You are on page 1of 11

Motores Eltricos

O motor de induo o modelo de motor mais usado na indstria. Este fato deve-se maioria dos sistemas atuais de distribuio de energia eltrica serem de corrente alternada. Comparado com o motor de corrente contnua, o motor de induo tem como vantagem a sua simplicidade, que se traduz em baixo custo e mxima eficcia com manuteno mnima. O rendimento elevado para mdia e mxima carga, e pode-se assegurar um bom fator de potncia com uma seleo correta. Os Motores Eltricos e a sua Importncia O acionamento de mquinas e equipamentos mecnicos por motores eltricos um assunto de extraordinria importncia econmica. No campo dos acionamentos industriais, avalia-se que de 70 a 80% da energia eltrica consumida pelo conjunto de todas as indstrias sejam transformados em energia mecnica atravs de motores eltricos. O nosso estudo torna-se mais relevante, j que a maioria dos motores eltricos utilizados na indstria consiste de motores de induo "gaiola de esquilo". Veja na figura 1, um exemplar de motor eltrico industrial e na figura 2, tipos de motores eltricos

Escolha o Motor Adequado Na seleo do motor, vrios fatores so determinantes. As importncias desses fatores dependem da utilizao a que o motor vai ser sujeito e das possibilidades da empresa: Tipo de fonte de alimentao (DC ou AC, monofsico ou polifsico). Condies ambientais (limitaes poluio produzida pelo motor: principalmente sonora). Relao Binrio/Velocidade: conseqncia direta das caractersticas da carga. Observe a figura 3.

Consumo e Manuteno: varia com os interesses econmicos, perspectiva a curto ou longo prazo. Acionamento: Posio, Binrio, Velocidade, Corrente de Arranque; depende das exigncias da carga. Um aspecto importante na seleo do motor o tipo de carga mecnica a que vai estar sujeito. Assim, convm referir e caracterizar os diversos tipos que so apresentados na figura 4 acompanhada com exemplos ilustrativos.

Constituio do Motor de Induo O motor assncrono constitudo basicamente pelos seguintes elementos: um circuito magntico esttico, formado por chapas ferromagnticas empilhadas e isoladas entre si, ao qual se d o nome de estator; por bobinas (n de grupos, consoante o motor monofsico ou polifsico) localizadas em cavas abertas no estator e alimentadas pela rede de corrente alternada; por um rotor constitudo por um ncleo ferromagntico, tambm laminado, sobre o qual se encontra um enrolamento ou um conjunto de condutores paralelos, nos quais so induzidas correntes provocadas pela corrente alternada das bobinas do estator. O rotor apoiado num veio, que por sua vez transmite carga a energia mecnica produzida. O entreferro (distncia entre o rotor e o estator) bastante reduzido, de forma a diminuir a corrente em vazio e, portanto as perdas, mas tambm para aumentar o fator de potncia em vazio. Como exemplo, apresentamos a "projeo" dos diversos elementos do motor assncrono de rotor em gaiola de esquilo. Figura 5.

Funcionamento de um Motor Asscrono A partir do momento em que os enrolamentos localizados nas cavas do estator so sujeitos a uma corrente alternada, gera-se um campo magntico no estator, e conseqentemente, no rotor surge uma fora eletromotriz induzida devida ao fluxo magntico varivel que atravessa o rotor. A f.e.m. induzida d origem a uma corrente induzida no rotor que tende a opor-se causa que lhe deu origem, criando assim um movimento giratrio no rotor. (Figura 6).

Como podemos constatar, o princpio de funcionamento do motor de induo baseia-se em duas leis do Eletromagnetismo, a Lei de Lenz e a Lei de Faraday. Faraday: "Sempre que atravs da superfcie abraada por um circuito tiver lugar uma variao de fluxo, gera-se nesse circuito uma fora eletromotriz induzida. Se o circuito fechado, ser percorrido por uma corrente induzida". Lenz: "O sentido da corrente induzida tal que esta pelas suas aes magnticas tende sempre a opor-se causa que lhe deu origem". Explicao terica O motor eltrico transforma a potncia eltrica fornecida em potncia mecnica e uma reduzida percentagem em perdas (figura 7).

As perdas, que so inerentes ao processo de transformao, so quantificadas atravs do rendimento (mais frente analisaremos melhor os vrios tipos de perdas nos motores).

A Potncia Mecnica traduz-se, basicamente, no Binrio que o motor gera no veio do rotor. O Binrio conseqncia direta do efeito originado pela induo magntica do estator em interao com a do rotor. T = K . Best . Brot . sen a T - Binrio K - Constante Best - Induo magntica criada pelo estator Brot - Induo magntica criada pelo rotor a - ngulo entre Best e Brot A velocidade de um motor de induo determinada essencialmente pela freqncia da energia fornecida ao motor e pelo nmero de pares de plos existentes no estator. No motor assncrono ou de induo, o campo girante roda em velocidade sncrona, como nos motores sncronos. A velocidade do campo girante obtm-se pela seguinte expresso:

Vg - velocidade do campo girante f - freqncia n - nmero de pares de plos Uma caracterstica fundamental dos motores de induo o escorregamento, da tratarem-se de motores assncronos, e o seu valor dado pela seguinte expresso:

s - escorregamento V - velocidade do rotor A velocidade sofre um ligeiro decrscimo quando o motor passa de um funcionamento em vazio (sem carga) para um funcionamento em carga mxima. Curvas Caractersticas So apresentadas as principais curvas do motor de induo, no intuito de visualizarmos o comportamento dos vrios fenmenos de uma forma geral. Atente para as figuras 8, 9 e 10.

Aplicaes Mostramos algumas aplicaes importantes do motor assncrono nas figuras 11, 12 e 13, a seguir. Atualmente, o motor assncrono tem uma aplicao muito grande tanto na indstria quanto em utilizaes domsticas, dada a sua grande robustez, o baixo preo, arranque fcil (pode mesmo ser direto em motores de baixa potncia). No possui coletor (rgo delicado e caro); tratando-se de uma gaiola de esquilo; no produz fascas e tem, portanto, uma manuteno muito mais reduzida do que qualquer outro motor. utilizado o motor monofsico para baixas potncias (at 1 a 2 kW) e o polifsico para potncias superiores.

Na figura 14 visualiza-se a utilizao de motores em casos especficos. H que destacar que o motor de induo ideal est numa faixa de velocidade entre 900 e 1800 rpm, e com potncias inferiores a alguns milhares de kW. Associados aos conversores eletrnicos de tenso e freqncia variveis (variadores eletrnicos de velocidade), os motores de induo tendem a assumir um papel quase que exclusivo nos acionamentos eltricos.

Perdas no Motor As perdas que ocorrem num motor dividem-se em quatro diferentes tipos: Perdas eltricas Perdas magnticas Perdas mecnicas Perdas parasitas. As perdas eltricas so do tipo {RI 2}, aumentam acentuadamente com a carga aplicada ao motor. Essas perdas, por efeito Joule, podem ser reduzidas aumentando a seco do estator e dos condutores do rotor. As perdas magnticas ocorrem nas lminas de ferro do estator e do rotor. Acontecem em razo do efeito de histerese e das correntes induzidas (neste caso, correntes de Foucault), e variam com a densidade do fluxo e a freqncia. Podem ser reduzidas atravs do aumento da seco do ferro no estator e rotor atravs do uso de lminas delgadas e do melhoramento dos materiais magnticos. As perdas mecnicas so devidas frico dos procedimentos, ventilao e perdas geradas pela oposio do ar. Podem ser reduzidas, usando-se procedimentos com baixa frico e com o aperfeioamento do sistema de ventilao. As perdas parasitas ( stray losses) ou perdas extraviadas so devidas a fugas do fluxo, distribuio de corrente no uniforme, imperfeies mecnicas nas aberturas para escoamento do ar, e irregularidades na densidade do fluxo do ar ao ser escoado pelas aberturas. Podem ser reduzidas atravs da otimizao do projeto do motor e ainda por uma produo ou fabrico cuidadoso. Apresentamos, na figura 15, a distribuio das perdas no motor; as perdas parasitas no so representadas por terem um valor insignificante.

Motores de Induo Monofsicos Os motores monofsicos so assim chamados porque os seus enrolamentos de campo so ligados diretamente a uma fonte monofsica. Os motores de induo monofsicos so a alternativa natural aos motores de induo polifsicos nos locais onde no se dispe de alimentao trifsica, tais como residncias, escritrios, oficinas e em zonas rurais. Apenas se justifica a sua utilizao para baixas potncias (1 a 2 kW). Entre os vrios tipos de motores eltricos monofsicos, os motores com rotor tipo gaiola destacam-se pela simplicidade de fabricao e, principalmente, pela robustez, facilidade e manuteno reduzida. Por terem somente uma fase de alimentao, no possuem um campo girante como os motores polifsicos, mas sim um campo magntico pulsante. Isso impede que tenham binrio de arranque, considerando-se que no rotor se induzem campos magnticos alinhados com o campo do estator. Para solucionar o problema de arranque, utilizam-se enrolamentos auxiliares, que so dimensionados e posicionados de forma a criar uma segunda fase fictcia, permitindo a formao do campo girante necessrio para o arranque. Os tipos de Motores de induo monofsicos so os seguintes: Motor de Plos Sombreados (ou shaded pole); Motor de Fase Dividida (ou split phase); Motor de Condensador de Partida (ou capacitor - start); Motor de Condensador Permanente (ou permanent - split capacitor); Motor com Dois Condensadores (ou two-value capacitor). Na seqncia, vamos apresentar o funcionamento, caractersticas, vantagens e aplicaes dos vrios tipos de motores monofsicos. Motor de plos sombreados O motor de plos sombreados, tambm chamado de motor de campo distorcido (ou shaded pole) graas ao seu processo de arranque, o mais simples, fivel e econmico dos motores de induo monofsicos. Construtivamente, existem diversos tipos, sendo que uma das formas mais comuns a de plos salientes. Cada plo ter uma parte (em geral 25% a 35% do mesmo) abraada por uma espira de cobre em curto-circuito. A corrente induzida nessa espira faz com que o fluxo que a atravessa sofra um atraso em relao ao fluxo da parte no abraada pela mesma. O resultado disso ser semelhante a um campo girante que se move na direo da parte no abraada para a parte abraada do plo, produzindo o binrio que far o motor partir e atingir a rotao nominal. O sentido de rotao, portanto, depende do lado em que se situa a parte abraada do plo. Conseqentemente, o motor de campo distorcido apresenta um nico sentido de rotao. Este, geralmente, pode ser invertido mudando-se a posio da ponta de eixo do rotor em relao ao estator. Existem outros mtodos para se obter inverso de rotao, mas muito mais dispendiosos. Quanto ao desempenho, os motores de campo distorcido apresentam baixo binrio de arranque (15% a 50% do nominal), baixo rendimento e baixo fator de potncia. Devido a isso, eles so normalmente fabricados para pequenas potncias, que vo de alguns milsimos de CV a 1/4 CV. Veja a figura 16.

Pela sua simplicidade, robustez e baixo custo, so ideais em aplicaes tais como: movimentao de ar (ventiladores, exaustores, purificadores de ambiente, unidades de refrigerao, secadores de roupa e de cabelo, pequenas bombas e compressores, projetores de slides , gira-discos e aplicaes domsticas). Apesar de sua aparente simplicidade, o projeto deste tipo de motor de extrema complexidade, envolvendo conceitos de duplo campo girante, campos cruzados e complexa teoria eletromagntica. Motor de fase dividida (Split Phase) Este motor possui um enrolamento principal e um auxiliar (para o arranque), ambos defasados de 90 graus. O enrolamento auxiliar cria um deslocamento de fase que produz o binrio necessrio para a rotao inicial e a acelerao. Quando o motor atinge uma rotao pr-determinada, o enrolamento auxiliar desligado da rede atravs de uma chave que normalmente acionada por uma fora centrfuga (chave ou disjuntor centrfugo) ou, em casos especficos, por rel de corrente, chave manual ou outros dispositivos especiais. Como o enrolamento auxiliar dimensionado para atuar apenas no arranque, se no for desligado logo aps o arranque, ser danificado. Observe a figura 17.

O ngulo de defasagem que se pode obter entre as correntes do enrolamento principal e do enrolamento auxiliar pequeno. Por isso, estes motores tm binrio de arranque igual ou pouco superior ao nominal, o que limita a sua aplicao a potncias fracionrias e a cargas que exigem pouco binrio de arranque, tais como mquinas de escritrios, ventiladores e exaustores, pequenos polidores, compressores hermticos, bombas centrfugas, etc Motor de condensador de partida (Capacitor-Start) um motor semelhante ao de fase dividida. A principal diferena reside na incluso de um condensador eletroltico em srie com o enrolamento auxiliar de arranque. O condensador permite um maior ngulo de defasagem entre as correntes dos enrolamentos principais e auxiliar, proporcionando, assim, elevados binrios de arranque. Como no motor de fase dividida, o circuito auxiliar desligado quando o motor atinge entre 75% a 80% da velocidade sncrona. Neste intervalo de velocidades, o enrolamento principal sozinho desenvolve quase o mesmo binrio que os enrolamentos combinados. Para velocidades maiores, entre 80% e 90% da velocidade sncrona, a curva do binrio com os enrolamentos combinados cruza a curva de binrio do enrolamento principal de maneira que para velocidades acima deste ponto, o motor desenvolve menor binrio (para qualquer escorregamento) com o circuito auxiliar ligado do que sem ele. Devido ao fato de o cruzamento das curvas no ocorrer sempre no mesmo ponto e, ainda, o disjuntor centrfugo no abrir sempre exatamente na mesma velocidade, uma prtica comum fazer com que a abertura acontea, na mdia, um pouco antes do cruzamento das curvas. Aps a abertura do circuito auxiliar, o seu funcionamento idntico ao do

motor de fase dividida. Com o seu elevado binrio de arranque (entre 200% e 350% do binrio nominal), o motor de condensador de partida pode ser utilizado numa grande variedade de aplicaes, sendo fabricado para potncias que vo de CV a 15 CV. Motor de condensador permanente (Permanent - Split Capacitor) Neste tipo de motor,vide figura 18, o enrolamento auxiliar e o condensador ficam permanentemente ligados, sendo o condensador do tipo eletrosttico. O efeito deste condensador o de criar condies de fluxo muito semelhantes s encontradas nos motores polifsicos, aumentando, com isso, o binrio mximo, o rendimento e o fator de potncia, alm de reduzir sensivelmente o rudo.

Construtivamente, so menores e isentos de manuteno, pois no utilizam contatos e partes mveis como nos motores anteriores. Entretanto, o seu binrio de arranque inferior ao do motor de fase dividida (50% a 100% do conjugado nominal), o que limita sua aplicao a equipamentos que no requerem elevado binrio de arranque, tais como: mquinas de escritrio, ventiladores, exaustores, sopradores, bombas centrfugas, esmeris, pequenas serras, furadeiras, condicionadores de ar, pulverizadores, etc. So fabricados normalmente para potncias de 1/50 a 1,5 CV Motor com dois condensadores (Two - Value Capacitor) um motor que utiliza as vantagens dos dois anteriores: arranque como o do motor de condensador de partida e funcionamento em regime idntico ao do motor de condensador permanente. No entanto, devido ao seu alto custo, normalmente so fabricados apenas para potncias superiores a 1 CV. Na figura 19 mostrado o esquema para este motor.

Motores Polifsicos O motor de induo polifsico o tipo mais usado, tanto na indstria quanto no ambiente domstico, devido maioria dos sistemas atuais de distribuio de energia eltrica serem trifsicos de corrente alternada. O nosso estudo recaiu essencialmente nos motores de induo trifsicos, considerando-se que na prtica eles constituem o grande leque dos motores de induo polifsicos e tambm porque o nmero de fases varia o seu comportamento de uma forma j relatada, nomeadamente com a variao do nmero de pares de plos que provoca alteraes conhecidas. A utilizao de motores de induo trifsicos aconselhvel a partir dos 2 kW. Para potncias inferiores, justifica-se o monofsico.

O motor de induo trifsico apresenta vantagens relativamente ao monofsico, nomeadamente um arranque mais fcil, o rudo menor e so mais baratos para potncias superiores a 2 kW. Nos prximos captulos apresentaremos o funcionamento, caractersticas, vantagens e aplicaes dos tipos de motores trifsicos. Gaiola de esquilo Este o motor mais utilizado na indstria atualmente. Tem a vantagem de ser mais econmico em relao aos motores monofsicos, tanto na sua construo quanto no seu emprego. Alm disso, escolhendo o mtodo de arranque ideal, possui um leque muito maior de aplicaes. Por isso, vamos analisar detalhadamente este motor. O rotor em "gaiola de esquilo" constitudo por um ncleo de chapas ferromagnticas isoladas entre si, sobre o qual so colocadas barras de alumnio (condutores) dispostas paralelamente entre si e unidas nas suas extremidades por dois anis condutores, tambm em alumnio, que curto-circuitam os condutores (ver figura 20).

O estator do motor tambm formado por um ncleo ferromagntico laminado, em cujas cavas so colocados os enrolamentos alimentados pela rede de corrente alternada trifsica. Observe as figuras 21 e 22, a seguir.

A vantagem deste rotor relativamente ao de rotor bobinado que resulta numa construo do induzido mais rpida, mais prtica e mais barata. Trata-se de um motor robusto, barato, de rpida produo, no exigindo coletor (rgo sensvel e caro) e de rpida ligao rede. Preferencialmente, as barras condutoras da gaiola so colocadas geralmente com uma certa inclinao, para evitar as trepidaes e rudos que resultam da ao eletromagntica entre os dentes das cavas do estator e do rotor. A principal desvantagem refere-se ao fato de o binrio de arranque ser reduzido em relao corrente absorvida pelo estator. Trata-se essencialmente de um motor de velocidade constante.

10

Motor de rotor bobinado O motor de rotor bobinado difere do motor de rotor em gaiola de esquilo apenas no que se refere ao rotor. O rotor constitudo por um ncleo ferromagntico laminado sobre o qual so alojadas as espiras que constituem o enrolamento trifsico, geralmente dispostas em forma estrela. Os trs terminais livres de cada uma das bobinas do enrolamento trifsico so ligados a trs anis coletores. Esses trs anis ligam exteriormente a um reostato de arranque formado por trs resistncias variveis, ligadas tambm em estrela. Deste modo os enrolamentos do rotor tambm ficam em circuito fechado. A funo do reostato de arranque, ligada aos enrolamentos do rotor, a de reduzir as correntes de arranque elevadas, no caso de motores de elevada potncia. medida que o motor vai ganhando velocidade, as resistncias vo sendo progressivamente retiradas do circuito at ficarem curto-circuitadas (retiradas), quando o motor passa a funcionar no seu regime nominal. Dessa forma, o motor de rotor bobinado tambm funciona com os elementos do rotor em curto-circuito (tal como o motor de rotor em gaiola de esquilo), quando atinge o seu regime nominal. O motor de induo de rotor bobinado substitui o de rotor em gaiola de esquilo em potncias muito elevadas devido ao abaixamento da corrente de arranque permitida pela configurao do rotor. Apesar de ser utilizados em casos com velocidades constantes de servio, como referimos no ultimo pargrafo, aplicase preferencialmente quando as velocidades de servio so variveis. Operao de Manuteno Prtica Uma manuteno regular (inspeo, limpeza, lubrificao, afinao) essencial para manter as performances elevadas das partes mecnicas e para prolongar o tempo de vida da operao. Lubrificao A manuteno freqente necessria para reduzir ao mnimo a frico do procedimento. A energia desperdiada devido aos procedimentos com frico aumenta a temperatura de funcionamento do motor, diminui a sua performance e o tempo de vida do lubrificante. O lubrificante a ser aplicado dever ser o correto, caso contrrio poder provocar perdas por frico elevadas e um curto perodo de vida dos procedimentos. Adicionalmente, o excesso de massa lubrificante poder causar a acumulao da mesma e afetar os enrolamentos do motor com resduos, levando sua degradao. O uso de lubrificantes sintticos poder conduzir a uma reduo substancial nas perdas por frico. Verificao peridica A temperatura, bem como, as condies eltricas e mecnicas do motor, devem ser verificadas periodicamente, j que a eficincia mecnica dos componentes do motor afeta diretamente a eficincia de todo o sistema. Observar o uso e a eroso dos componentes extremamente importante, uma vez que a eficincia pode ser afetada drasticamente. Uma boa manuteno traduz-se numa inspeo ao comportamento do motor de seis em seis meses. Limpeza e condies ambientais Limpar a carcaa do motor com freqncia necessrio em indstrias onde o p for excessivo. Esse fator bastante importante porque a temperatura de funcionamento aumenta com o p, provocando assim possveis danos no motor. O mesmo acontece quando o ambiente no qual o motor opera no o ideal. Um aumento da temperatura conduz a um aumento de resistividade dos enrolamentos e provoca perdas maiores. Um aumento de 25 graus Celsius na temperatura do motor aumenta as perdas Joule em cerca de 10%. Concluso Tivemos, neste artigo, um conceito geral dos motores eltricos, seus tipos, suas aplicaes e um pouco da teoria sobre como realizar uma manuteno em um motor eltrico. Nos prximos, veremos mais detalhadamente o funcionamento de cada um dos tipos de motores, suas formas de acionamento e suas aplicaes

11

You might also like