You are on page 1of 10

Reciclagem de materiais de construo

Em 1972 ocorreu a primeira Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, antecedendo a histrica reunio de 1992, a ECO92, em que se concluiu sobre a opo para solucionar o problema ambiental: o princpio do desenvolvimento sustentvel. Esse princpio estabelece que: "Para se alcanar o desenvolvimento sustentvel, a proteo do meio ambiente deve constituir parte integrante do processo de desenvolvimento e no pode ser considerada isoladamente em relao a ele". A partir da Agenda 21, que ressalta aspectos ligados aos recursos naturais e qualidade ambiental, nasceu um movimento denominado "construo sustentvel", que prope repensar a cadeia produtiva em todos os seus aspectos: extrao de matrias-primas, processos de produo, sade dos trabalhadores, qualidade e custo das construes. Sem dvida, de grande importncia que esse conceito seja adotado na indstria da construo civil, j que ela representa 40% da formao bruta de capital internacional e consome entre 14% e 50% dos recursos naturais extrados no planeta (Schenini, Bagnati e Cardoso). No Brasil, por exemplo, esse setor gera de 41% a 70% da massa de resduos urbanos, o que equivale a valores entre 230 e 760 kg/hab/ano (dados de 2006). Classificao dos resduos slidos Os resduos slidos podem ser classificados de acordo com o perigo que produzem em: Classe I - Perigosos; Classe II - No Inertes (contaminados) e Classe III Inertes. Os resduos de construo e demolio (RCD) so predominantemente de Classe III, embora, devido poluio, possam ser classificados minoritariamente como de Classe II. Constituio dos RCD: restos de brita, argamassas, concretos, materiais cermicos, areia, gesso, madeira, metais, papis, plsticos, pedras, tijolos, tintas, resinas, tubos, fios etc. A gerao de resduos na construo civil provocada por causas diversas, como se resume na tabela 1.

Gerao, reciclagem e deposio de resduos Os pases que apresentam uma elevada porcentagem de resduos efetivamente reciclados, tais como Holanda, Dinamarca e Alemanha, possuem uma poltica ambiental austera e leis rigorosas que punem a deposio irregular de resduos e, por outro lado, premiam as iniciativas que visam ao reaproveitamento e reciclagem desses materiais. Estima-se que sejam gerados mundialmente cerca de 900 x 106 t/ano de RCD, 7% apenas nos EUA, sendo que grande parte desse volume de resduos no reciclado (P.K. Mehta). A primeira aplicao significativa de reciclados ocorreu em cidades europeias aps a 2a Guerra Mundial, em que entulhos foram britados para a produo de agregados. Atualmente a Unio Europeia gera 170x10 6 t/ano de RCD, sendo distribudos conforme se mostra na figura 1. Quanto reciclagem de RCD, a tabela 2 apresenta o panorama em alguns pases europeus, destacando-se a Blgica pela alta percentagem de reciclagem de RCD, apenas abaixo da Holanda, lder absoluta na reciclagem de RCD, com a percentagem de 90%. Em resumo, o reaproveitamento de RCD se d em: produo de agregados, contenes, aterros e estradas. No Brasil, estima-se que 61% do total de resduos gerados sejam representados pelos RCD e 28% pelos resduos domiciliares. A produo de RCD se d de acordo com a distribuio apresentada na figura 2. A deposio irregular ainda uma prtica frequente nos pases em desenvolvimento, que o fazem em: vales, margens de rios, a cu aberto, em terrenos baldios, em vias pblicas ou em aterros sem qualquer tratamento especfico. Isso ocorre apesar da legislao vigente em vrios desses pases (figura 3). Essa prtica provoca uma srie de custos ambientais, alm dos relativos ao gerenciamento dos depsitos clandestinos e falta de reaproveitamento de resduos. Como exemplo tome-se a cidade brasileira de Goinia, com 1,25 milho de habitantes e que gasta cerca de US$ 850.000,00 por ms para coletar RCD lanados clandestinamente. De acordo com Cavalcanti ("Polticas para a Reciclagem de Resduos da Construo Civil"), a reciclagem de RCD, alm de eliminar um problema, pode favorecer a gerao de materiais de baixo custo e de boa qualidade.

Legislao ambiental A existncia de uma legislao firme e cuja aplicao seja bem fiscalizada tem trazido benefcios evidentes na gesto de resduos. No Brasil, o cenrio modificou-se com a publicao da Resoluo no 307 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) em 2002 e de uma srie de normas regulamentadoras sobre o gerenciamento e o reaproveitamento de RCD a partir de 2004. Essa resoluo, que j est em vigor, impe obrigatoriedades tanto para os municpios quanto para os grandes geradores como as construtoras, que devem elaborar programas de gerenciamento de resduos da construo civil. Atualmente, h leis e regulamentaes federais, estaduais e municipais que tratam do assunto. At mesmo agentes financiadores da construo tm exigido que requisitos dessa Resoluo sejam atendidos para a liberao de financiamento da construo civil. Em vrios pases, existem regulamentaes que probem e punem severamente os responsveis pela deposio de resduos no meio ambiente. De acordo com a OECD (Organization for Economic Co-Operation and Development), em pases como a Blgica, Dinamarca, Japo e Holanda, a sociedade exerce uma grande presso contra a utilizao de reas para a deposio de resduos e a explorao desenfreada de recursos naturais; por esse motivo, o reaproveitamento e a reciclagem de resduos esto ocupando um local de destaque na agenda poltica desses pases. No Reino Unido, por exemplo, a cobrana de taxas sobre a deposio de resduos de concreto incentivou as usinas de concreto pr-misturado a diminuir substancialmente a quantidade de resduos gerados (Waste management issues for the UK ready-mixed concrete industry, B.J. Sealey, P.S. Phillips and G.J.Hill).

Reutilizao, reciclagem e sustentabilidade Segundo Castro e Guimares, o desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente, sem comprometer o futuro. Deve-se tomar muito cuidado j que crescer nem sempre desenvolver. As possibilidades de reciclagem da indstria da construo civil so enormes. Quanto aos RCD algumas aplicaes usuais so em: material para pavimentao; agregados para produo de concreto; produo de argamassa e o uso de sucata de ao e materiais ferrosos. A resoluo Conama 307 regulamenta a destinao possvel de resduos de acordo com a sua classe, como se resume na tabela 3.

Resoluo Conama 307 Uma adequada gesto de resduos permite reduzir o impacto ambiental em vrios aspectos, tais como: extrao; gerao; beneficiamento; transporte; tratamento; destinao final e aumento da vida til de aterros sanitrios.

Estudo de caso Na EESC-USP foi realizado um projeto de pesquisa, desenvolvido em uma fbrica de pr-moldados de concreto do interior do Estado de So Paulo (Concrete structural blocks produced with recycled concrete aggregates, A.M. Buttler, M.R.S. Correa and M.A. Ramalho). O objetivo do estudo foi a produo de blocos de duas classes de resistncia compresso: 4,5 e 12 MPa, utilizando resduos da prpria fbrica como agregados reciclados. Para a avaliao dos blocos gerados, foram analisadas as seguintes propriedades fsicas: absoro de gua, retrao por secagem e resistncia compresso. Caracterizao dos materiais Foram utilizados os seguintes materiais na confeco dos blocos: cimento de alta resistncia inicial: CP-V-ARI-PLUS; aditivo plastificante: Rheomix 610 da MBT (Master Builder Technologies) e agregados reciclados de dois tipos de resduos: vigotas pr-moldadas: fc=35 MPa; elevado consumo de cimento; boa qualidade e baixa contaminao (<1%) - figura 4 resduos de blocos de concreto: 10 fc 25 MPa; baixo consumo de cimento; elevado consumo de p de pedra; baixa qualidade e contaminao desprezvel figura 5

Produo dos blocos Os blocos foram fabricados utilizando-se uma vibroprensa Piorotti, com controle dos tempos de produo e cura isotrmica de 4 horas a 5 horas (60C - 67C). As dimenses dos blocos produzidos foram 140 mm x 190 mm x 290 mm. Foram produzidos blocos com diferentes traos e percentagens de substituies de agregados naturais por reciclados. Para a produo de blocos da classe de 4,5 MPa (B4,5) a proporo cimento-agregados aproximou-se de 1:20, enquanto que para

os blocos da classe 12 MPa (B12,0) foi em torno de 1:10. A designao dos blocos est resumida na tabela 4. Resultados A figura 6 mostra os resultados para a absoro de gua pelos blocos, sendo que em todos os casos no foi ultrapassado o limite de 10% fixado pela NBR 6136 Blocos Vazados de Concreto Simples para Alvenaria Estrutural. Utilizando-se o teste Anova (5% nvel de significncia) conclui-se que h uma influncia significativa da resistncia do bloco, com valores menores para a classe 12 MPa, e para as misturas com menores percentagens de substituies de agregados naturais. Quanto retrao por secagem, os blocos da classe 12,0 MPa, indicados na figura 7, apresentaram resultados superiores aos de 4,5 MPa, o que era esperado por causa do maior teor de cimento. Outro ponto de destaque que os blocos com agregados reciclados sempre tiveram maior retrao que os respectivos blocos de referncia, embora em nenhum caso tenha sido ultrapassado o limite superior de 0,065% estabelecido pela NBR 6136. A figura 8 apresenta os resultados experimentais para a resistncia compresso aos 28 dias. Para a classe 4,5 MPa, os blocos com agregados reciclados tiveram sempre uma pequena reduo na resistncia compresso ao compar-los com o de referncia (agregados naturais). J para os de classe 12,0 MPa sempre houve acrscimo. A aplicao do teste Anova indicou que a substituio do agregado no afeta significativamente a resistncia compresso. Destaca-se que muitos blocos B4,5-RMV-33% apresentam arestas danificadas e fissuras por falta de coeso, devido substituio da frao fina. Viabilidade econmica (simplificada) Finalmente, foi desenvolvido estudo simplificado de viabilidade econmica, comparando-se os custos de produo dos blocos da classe 4,5 MPa de agregados reciclados com os manufaturados com agregados naturais. Nesse estudo, admitiuse que: os resduos so subprodutos da fbrica; a fbrica possui sistema de reciclagem; no necessrio dispor resduos em aterros; os resduos gerados so utilizados na produo de blocos do grupo 4,5 MPa; alguns funcionrios da fbrica so alocados para a britagem; todas as misturas tm o mesmo consumo de cimento e argamassa; os custos de reciclagem no so includos. A tabela 5 resume os resultados da anlise, sendo que os custos foram estimados em dlares americanos para a produo de 100 blocos em novembro de 2006. Observe-se que redues de custo so tomadas em relao ao bloco de referncia, produzido com agregados naturais. O custo do cimento situa-se entre 45% e 50% do total, enquanto gua e aditivos correspondem a 2%. Quanto aos insumos (materiais empregados), tem-se uma reduo no custo de at 18% e no preo final de venda uma diminuio de at 10%, valor esse bastante significativo. Mesmo que no se observasse reduo,

ainda assim seria vantajoso pelos benefcios ao meio ambiente e melhoria na imagem da empresa junto ao mercado. Concluso Foi apresentado um panorama geral sobre a reciclagem de materiais de construo. Evidenciou-se a necessidade de utilizar a reciclagem como uma ferramenta para a sustentabilidade. A gesto dos resduos gerados pela construo civil necessria, pois o setor produz enormes impactos ambientais. Uma legislao firme e bem aplicada tem efeitos importantes nesse processo. O estudo de casos apresentado mostra que a reciclagem de materiais de construo pode levar reduo de custos de produo.

Leia Mais

Gesto de Resduos da Construo Civil. P.C. Schenini; A.M.Z. Bagnati and A.C.F. Cardoso. Anais do Congresso Brasileiro de Cadastro Tcnico Multifinalitrio, Florianpolis, Brasil, 2004, p. 1-13. Reciclagem de Resduos para a Construo Civil. E. Chahud; E. P. L. Alcntara and F.A.R. Lahr. Fumec/FEA, B. Horizonte, Brasil, 2007, captulo 2, p. 35-75. Greening of the Concrete Industry for Sustainable Development. P.K. Mehta, Concrete International, vol. 24, no. 7, jul. 2002, pp. 23-28. Recycling of Concrete at a Precast Concrete Plant. Proceedings of BIBM, A. Van Acker, Paris, Frana, 1996, p. 55-67. Draft of Spanish Regulations for the Use of Recycled Aggregate in the Production of Structural Concrete. P. Alaejos, E. Vazquez, F. Martinez, A. Polanco, F. Aleza, J.L. Parra And M. Burn. Proceedings of the International Rilem Conference on the use of recycled materials in buildings and structures, Barcelona, Espanha, 2004, p. 511-525. Gesto de Resduos da Construo Civil: a Viso do SindusCon-SP. A.A. Campos. Anais do 7o Seminrio de Desenvolvimento Sustentvel e a Reciclagem na Construo Civil, S. Paulo, Brasil, CDROM (palestra no evento). Uso de Agregados Reciclados de Concreto em Blocos de Alvenaria Estrutural. A. M. Buttler [Tese de Dourtorado]. So Carlos, SP: EESC-USP, 2007. Polticas para a Reciclagem de Resduos da Construo Civil. D.K.C. Cavalcanti, Disponvel: www.usp.br/fau/public [citado 10 mar/2004]. Resoluo no 307, 05/07/2002. Disponvel: www.mma.gov.br/port/conama [citado 10 mar. 2009]. Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Recycling Strategies for Road Work. OECD (Organization for Economic Co-Operation and Development). France: Road Transport Research, 1997. Waste Management Issues for the UK Ready-mixed Concrete Industry. B.J. Sealey, P.S. Phillips and G.J.Hill, Resources, Conservation and Recycling, Vol. 32, no 3-4, 2001, p. 321-331. Reciclagem de Resduos para a Construo Civil. J.C. Castro Silva and F.A. Guimares, Fumec/FEA, Belo Horizonte, Brasil, 2007, captulo 1, p. 15-34. Concrete Structural Blocks Produced with Recycled Concrete Aggregates. A.M. Buttler, M.R.S. Correa and M.A. Ramalho, Proceedings of the 8ISSM, 2008, Istanbul, Turquia, p. 141-148. NBR 6136 - Blocos Vazados de Concreto Simples para Alvenaria Estrutural. ABNT, Rio de Janeiro, Brasil, 1994. Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

Agradecimentos O autor agradece ao CNPq, Fapesp e Tatu Pr-moldados Ltda.

Mrcio Roberto Silva Corra, Professor-associado, Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, mcorrea@sc.usp.br

Alexandre Marques Buttler, Doutor em Engenharia Civil - Estruturas, Caixa Econmica Federal, Alexandre.Buttler@caixa.Gov.Br

Mrcio Antonio Ramalho, Professor-associado, Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, Ramalho@sc.Usp.Br

You might also like