You are on page 1of 11

Resumos e cores Ao estudar faa resumos, esquemas, grficos, fluxogramas, anotaes em rvore, mencionados no item abaixo.

Organize-se para periodicamente, ao estudar a matria, reler os resumos que tiver preparado. Uma boa ocasio faz-lo a cada vez que for comear a estudar a matria. Quando o nmero de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez em quando (semana a semana ou ms a ms) voc d uma "passada" por eles. Essa reviso servir para aumentar de modo extraordinrio seu aprendizado e memorizao. O uso de mais de uma cor em suas anotaes proveitosa, pois estimula mais a ateno e o lado direito do crebro. Alguns alunos gostam de correlacionar cores com assuntos ou com referncias. Por exemplo, o que est em vermelho so os assuntos mais "quentes" para cair, o que est em azul so excees, princpios na cor verde, e assim por diante. Dessa forma, as cores tambm funcionam como uma espcie de cone. SQ3R Morgan e Deese mencionam estudos feitos pela Universidade de Ohio nos quais se identificou aquele que seria o melhor mtodo de estudo: o SQ3R. Este eficiente mtodo pode ser utilizado isoladamente ou em combinao com outros, sendo referido por praticamente todos os livros que tratam do assunto (metodologia, aprendizado, leitura dinmica, memorizao, etc.). Nesse sistema ns reaprenderemos a ler, agora no mais em um passo, mas em cinco. Por demorarmos mais tempo para ler com o SQ3R, aparentemente estar havendo "perda" de tempo. Mas isso s aparncia. Embora se leve um pouco mais de tempo, o ganho de fixao to superior que compensa com sobras o esforo de aprender esta nova dinmica de leitura, em fases. claro que o leitor s usar este sistema quando achar conveniente, ficando ele como mais um recurso disponvel. As duas primeiras fases (S e Q) servem para aguar a curiosidade mental e dar uma noo do que se busca, servem para "abrir" o crebro e "arar" a terra onde sero lanadas as novas informaes. As trs fases seguintes (3R), que correspondem a trs formas diferentes de se ler, correspondem a trs momentos de fixao cerebral, um complementar do outro. O conjunto facilita o estabelecimento mental de relaes e associaes, a apreenso, a memorizao e a "etiquetao mental". Em resumo: 1 - Defina o que voc est procurando ou quer aprender. 2- Formule perguntas e questes. 3 - Leia o texto rapidamente, prestando ateno aleatoriamente a termos isolados, lendo os ttulos e subttulos, reparando as figuras, as notas, os termos em negrito. Essa leitura um "vo geral" sobre o que ser lido em seguida.

4 - Leia tradicionalmente, com ateno, e, se quiser, sublinhando o que achar mais importante. 5 - Releia o texto, revisando o que for mais importante. Veja se respondeu s perguntas formuladas de antemo. Reforce os pontos de menor fixao. Formule perguntas sobre o que se sabe, o que vai ser tratado, o que se quer aprender. Prepare perguntas a serem respondidas. Levante dvidas. Isso "abre as portas" para a matria que vir em seguida.I4.3, acima. Na primeira leitura, procure apenas a idia principal, detalhes importantes que sejam rapidamente captados, veja "qual o lance". Essa primeira leitura rpida, "descompromissada", sem a preocupao com a compreenso total. um vo sobre uma floresta antes de descer para caminhar por ela. Na segunda leitura faa uma anlise melhor, a leitura tradicional, comece a tirar suas concluses pessoais, a criticar, concordar, anotar, sublinhar, etc. Esta leitura o passeio a p pela floresta. Como sublinhar,C19, I5, p. 475. Na terceira leitura, voc j pode sintetizar, resumir, etc. Aqui voc utilizar e melhorar eventuais anotaes rpidas feitas na 2 leitura. Ao final dela voc j dever sentir-se apto a fazer uma explanao sobre o tema. Essa leitura aquela onde se anota o que ficou de mais emocionante ou importante da visita floresta, aquela onde voc, novamente do avio, registra os pontos mais bonitos, onde existe esta cachoeira, aquela nascente ou aquela rvore fenomenal, etc. Aps terminar o estudo pelo SQ3R, pegue o questionrio previamente preparado e veja se j pode respond-lo. O que voc responder o que j foi fixado. Procure em seguida as respostas para as perguntas que no tiver respondido, o que servir como excelente forma de aprender e fixar a matria. 6 DICA: ADMINISTRAO DO TEMPO E TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUALIZAO E QUALIDADE O tempo de estudo no uma parte isolada de nossa vida, mas uma parcela do tempo em interao com as demais atividades. Para se ter um bom horrio de estudo preciso harmonizao, pois ningum pode apenas estudar. preciso cuidar da administrao do tempo, que envolve vrios fatores, entre os quais reluzem a responsabilidade com nossos objetivos e a flexibilidade para adaptar o que for possvel e para se adaptar s circunstncias. A administrao do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas atividades, algo to grave e srio que s vezes nos causa certa angstia. A Bblia, em muitas passagens, fala a respeito da administrao do tempo. A administrao do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas atividades, algo to grave e srio que s vezes nos causa certa angstia. A Bblia, em muitas passagens, fala a respeito da administrao do tempo.

Em Efsios 5:16 fala em agir "remindo o tempo, porque os dias so maus", sendo que uma traduo mais recente utiliza os termos "usando bem cada oportunidade". Remir, como se sabe, significa salvar, resgatar, adquirir de novo. Essa preocupao com o tempo excede em muito a preocupao com a data da prova. Ela se liga fugacidade da vida, ao seu carter transitrio e efmero. Isso foi retratado por Tiago (Cap. 4, vers. 14) ao dizer: "Que a vossa vida? Sois, apenas, como uma neblina que aparece por um instante e logo se dissipa" ao passo que o Salmista disse que "tudo passa rapidamente, e ns voamos" (Salmo 90:10). Se administrar o tempo algo assim to valioso, bvio que administrar o nosso tempo de estudo tambm o . Seja porque o estudo ajuda a vencer em nossa curta vida, seja porque nosso tempo limitado e, portanto, devemos saber dividi-lo harmoniosamente. Procurando o ideal. A idia normal de quem est estudando a de saber qual o nmero ideal de horas de estudo para se alcanar sucesso. por essa razo que uma das perguntas que mais ouo : "Quantas horas voc estudava por dia?" J ocorreu de um aluno me perguntar quantas horas eu estudava, pois ele, j que no era to inteligente quanto eu, estudaria o dobro e, assim, passaria no concurso. Obviamente, disse a ele 1) que no existe isto de mais ou menos inteligente, mas sim a pessoa usar ou no a inteligncia que todos temos e 2) que o importante no era quantas horas eu estudei mas quantas ele poderia estudar. Embora equivocado quanto ao mtodo, repare que esse aluno tinha um objetivo e estava "matutando", pensando em como chegar l. Isso positivo. O fato de estar equivocado foi resolvido, pois, alm de ele estar procurando solues, ele fez perguntas. E s quem pergunta (ao professor ou aos livros) pode obter respostas. O importante o seu horrio. Perguntar quantas horas outra pessoa estudava no tem utilidade porque ningum tem sua vida igual de outrem: uns trabalham, outros no; uns vo igreja, outros no; uns so solteiros, outros casados, outros mais ou menos; uns tm filhos, outros no. O que adianta saber quantas horas voc estuda, ou, mais, quantas pode estudar por dia ou por semana. Alm do mais, o certo perguntar, primeiro, como estudar e, depois, quantas horas voc pode aproveitar para estudar. O nmero ideal de horas para se estudar : o maior nmero de horas que voc puder, mantida a qualidade de vida e do estudo. Esse o nmero. Quantidade x Qualidade do Estudo. Como tudo na vida, importa mais a qualidade do que a quantidade. H quem estude doze horas por dia e seu resultado prtico seja inferior ao de outro que estuda apenas uma hora por dia. Por qu? Por causa de inmeros fatores, como a concentrao, a metodologia e o ambiente de estudo. Mesmo assim, os estudantes e candidatos preocupam-se apenas com "quantas horas" ele ou o colega estuda por dia, e quase no se v a preocupao com o "como" se estuda.

Quem se preocupa apenas com "quantas" horas se estuda, esquece do desperdcio de tempo de estudo por causa de sua baixa qualidade.Como ensinou Deming (obra citada), "a produtividade aumenta medida que a qualidade melhora", pois h menos retrabalho (fazer de novo o que foi mal feito), pois h menos desperdcio. Quantidade x Qualidade x Qualidade + Qualidade. Embora a qualidade seja o mais importante, bvio que voc precisa dedicar uma quantidade de tempo para estudar. Se pode estudar 2 horas por dia, no estude apenas "uma com qualidade" e desperdice a outra: estude as duas com qualidade. Se Joo estuda uma hora com qualidade e Jos duas horas sem qualidade, Joo estudou mais. Porm, se Joo estuda uma hora com qualidade e Jos duas horas com qualidade, Jos estudou mais. Uma das vantagens de estudar para um concurso que at passar voc sacrifica uma considervel parte do seu tempo, mas aps sua aprovao pode refazer seu horrio do jeito que preferir. Pode at voltar a fazer o que fazia, s que com sua vida profissional resolvida, j curtindo o seu sucesso e, claro, com mais status e dinheiro no bolso. Uma hora de estudo com qualidade vale mais do que 5 horas de estudo sem qualidade. Contudo, cinco horas de estudo com qualidade valem mais do que 1 hora de estudo com qualidade. Assim, voc deve reservar o maior tempo possvel para estudo, apenas com o cuidado de separar tempo para descansar, relaxar, etc. O resultado da soma da quantidade com a qualidade pode ser expresso pelo que se l em II Corntios 9:6: "Aquele que semeia pouco, pouco tambm ceifar; e aquele que semeia em abundncia, em abundncia tambm ceifar. 7 DICA: COMO FUNCIONA UM PROJETO DE ESTUDO O primeiro passo que devemos dar assumir o controle de nossa vida e planejar qual ser o caminho a ser trilhado. A preparao para uma prova, exame ou concurso uma atividade sria demais para ser feita aleatoriamente, ao sabor do vento, deixando-se levar como as ondas do mar. aconselhvel que se tenha um projeto e que, para realizlo, se organize um sistema eficiente de estudo. Estudar no uma atividade isolada: o estudo produtivo e otimizado deve ser organizado como um projeto. E o projeto de estudo nada mais do que montar um sistema de estudo. Sistema disposio de partes em uma estrutura organizada. , pois, uma reunio coordenada e lgica de diversos elementos. O sistema de estudo ser o emprego de um conjunto de tcnicas ou mtodos voltados para um resultado. Isso abrange o estudo de qualidade e a coordenao ideal entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho, deslocamento, etc., de modo a propiciar um rendimento timo nos estudos. Este sistema deve ser eficiente, eficaz, isto , capaz de produzir o efeito desejado, de dar um bom resultado. No adianta, como muitas vezes ocorre, a pessoa parar toda sua vida, lazer, descanso e ficar quase 24 horas ligada em estudo, estudo, estudo e, em pouco tempo, parar tudo por

causa de estresse, depresso ou coisa semelhante. Um sistema organizado e razovel permite um esforo dosado e contnuo. QUALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS COMPROMISSO (Persistncia, Constncia de propsito) Ao contrrio do mero interesse por alguma coisa, significa querer com constncia. David McNally diz que "compromisso a disposio de fazer o necessrio para conseguir o que voc deseja". O mesmo autor cita, ainda, a explicao de Kenneth Blanchard: "H uma diferena entre interesse e compromisso. Quando voc est interessado em fazer alguma coisa, voc s faz quando for conveniente. Quando est comprometido com alguma coisa, voc no aceita desculpas, s resultados." o compromisso que nos vai fazer sacrificar temporariamente o que for necessrio para estudarmos e perseverar at chegar aonde queremos. Compromisso tambm pode ser entendido como perseverana, firmeza de vontade, constncia de propsito, fortaleza. Thomas Edison, diz-se, s conseguiu transformar em realidade sua viso mental da lmpada eltrica na tentativa de n 10.000. A cada fracasso ele se animava a continuar tentando dizendo que havia descoberto mais uma forma de no inventar a lmpada eltrica. H quem ainda distinga compromisso e comprometimento, que seria um grau ainda maior de interesse. Exemplo: se tenho que estar em tal lugar em tal dia, tenho um compromisso, ao passo que se estou querendo ir, estou comprometido com isso. Assuma a responsabilidade por seu destino, tenha iniciativa e persistncia. Sobre persistncia em obedecer a alguma coisa (a Deus, a um objetivo, etc.), se houver interesse, veja Jeremias, cap. 36. Quanto ao modo de se executar, reflita sobre Colossenses 3:23: "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao (...)". AUTODISCIPLINA (domnio prprio) Um dos maiores atletas que conhecemos, Oscar Schmidt, ensina que a diferena entre um bom atleta e um atleta medocre (mediano) que este pra diante das primeiras dificuldades ao passo que aquele, quando est cansado, d mais uma volta na pista, e mais uma volta, e mais uma volta. Assim, aos poucos, vai melhorando, minuto a minuto. No foi qualquer um que ensinou isso, foi um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Ele, na verdade, indicou uma qualidade indispensvel para um atleta e para se alcanar um sonho: autodisciplina. Ele tambm ensina que preciso ter-se humildade, no achar que se o melhor, pois, sempre temos algo a aprender e a melhorar. Autodisciplina a capacidade de a pessoa se submeter a regras, opes e comportamentos escolhidos por ela mesma, mesmo diante de dificuldades. Como se v, autodisciplina significa que vamos submeter-nos a uma coisa ao invs de outra. Ningum completamente livre: somos sempre escravos da disciplina ou da

indisciplina. A disciplina permite escolhas mais inteligentes e melhor para efeito de passar em provas e concursos. a autodisciplina que nos dar poder para renunciar, ainda que temporariamente, a prazeres menos importantes em favor da busca por prazeres mais importantes. Aqueles que se recusam a ser "mandados" por uma disciplina auto-imposta so escravos ainda maiores da prpria desorganizao, preguia ou falta de vontade. Nesse sentido, vendose as vantagens do exerccio da autodisciplina, podemos dizer que o poeta Renato Russo estava certo quando cantava, na msica "H Tempos" que "disciplina liberdade". Alm de autodisciplina, o sucesso no estudo e nas provas exige alta disciplina, ou seja, uma alta dose dessa atitude. Em geral, lidamos com grande quantidade de matria e grande quantidade de tempo para aprender tudo. Mesmo que o estudo de qualidade ganhe tempo, voc ter que ter pacincia. E disciplina para fazer a coisa certa pelo tempo certo. A alta disciplina no s para o estudo, mas tambm para manter a atitude mental certa, o equilbrio, saber administrar o tempo, descansar na hora de descansar e assim por diante. Se pensar em desanimar ao saber que vai precisar de auto e alta disciplina, lembre-se de que a nica escolha que voc tem de pagar o preo de aprender ... ou o preo de no aprender.A nica escolha que voc tem : pagar o preo de aprender ... ou o preo de no aprender. Para ajudar na autodisciplina, conscientize-se de que voc responsvel por seu futuro. Liste seus objetivos de curto, mdio e longo prazos e periodicamente os releia. ORGANIZAO A importncia do planejamento e da organizao foi mostrada por Jesus (Lucas 14:28, 32), em parbola: Da mesma forma, quem comea a estudar deve planejar o desenvolvimento dos estudos, as matrias que precisa aprender, o material necessrio, a administrao do tempo, etc., para no comear mal uma obra ou ir para a guerra despreparado. Organizar-se estabelecer prioridades. A conjugao do estabelecimento de prioridades (planejamento estratgico) com a autodisciplina (domnio prprio) e com a estruturao das atividades a melhor forma de se obter tempo para estudar, para o lazer, descanso, famlia, etc. Aprenda a no deixar mais as coisas para a ltima hora, seja um trabalho, seja uma inscrio em concurso. Deixar as coisas para o ltimo dia pedir para ter problemas e dar chance para o azar. No ltimo dia uma mquina quebra, algum fica doente, ocorre um imprevisto, etc. Comece a se organizar e uma boa dica essa: cumpra logo suas tarefas. No procrastine.Organize-se. Defina suas prioridades. Discipline o seu tempo. Estabelea metas e cumpra-as. Ao executar uma coisa, pense apenas nela. Execute com alegria. Aproveite o dia (carpe diem). ACUIDADE

Acuidade significa, como ensina o Aurlio, "agudeza de percepo; perspiccia, finura". Finura, no sentido aqui tratado, e ainda segundo o Aurlio, significa "afiado, que tem vivacidade, sagaz". Essa qualidade, pode ser resumida em "prestar ateno". Isto o que mais falta quando algum assiste a uma aula, l um livro ou responde a uma questo de prova. Quantas vezes voc no aprendeu alguma coisa apenas porque no estava atento, ou errou uma questo de prova (uma "casca de banana") porque no estava "ligado" no que estava fazendo? Apenas por falta de ateno, de acuidade. A regra bsica aqui , na lio de N. Poussin, a seguinte: "O que vale a pena ser feito vale a pena ser bem feito." Assim, se voc vai estudar, ler um livro, assistir a uma aula, fazer uma prova (isto , se voc decidiu fazer isto), faa bem feito. Para fazer bem preciso acuidade, ou seja, prestar ateno. Esse princpio serve para tudo: trabalho, lazer, sexo, etc. Esteja aberto para a realidade e para novas idias. Veja, oua e sinta as coisas. Participe da vida como ator e no como espectador. Seja sujeito e no objeto dos acontecimentos. Concentre-se no que faz. Seja curioso. No tenha receio de questionar, duvidar, perguntar. Pense, raciocine e reflita sobre o que est acontecendo ao seu redor. FLEXIBILIDADE Talvez esta seja a qualidade mais importante para que este livro possa ser til. O meu sistema no ser bom para voc a menos que voc o adapte sua realidade, qualidades, defeitos, facilidades e dificuldades. Adaptao uma forma de inteligncia. Tudo o que voc vir, ler, ouvir, sentir, etc. deve ser avaliado e adaptado. Teste as coisas, veja se funcionam bem para voc ou se, para funcionarem melhor, demandam alguma modificao. No tenha receio de criar seus prprios mtodos e solues. A capacidade de adaptao foi mencionada por um grande general: Em suma, voc deve ser capaz de - como diz conhecida orao atribuda a um almirante americano - ter coragem para mudar as coisas que so mutveis, resignao para aceitar as que so imutveis e sabedoria para distinguir ambas. Para montar seu projeto de estudo, adapte o que adaptvel e adapte-se s condies que voc no tem como alterar. A flexibilidade , portanto, a capacidade de adaptao. Ela ser importante em toda a sua vida e, tambm, para montar um sistema de estudo. Ela tambm serve para que possam ir sendo feitas as modificaes necessrias medida em que forem surgindo novas situaes, circunstncias, imprevistos, etc. 8 DICA: COMO DEFINIR O PRAZO PARA SER APROVADO 1 PRAZO PARA APROVAO Essa a regra de ouro do candidato. No defina prazos: estabelea um objetivo e tenha a persistncia necessria para alcan-lo. Como dizia o maior vendedor do mundo: "O fracasso nunca me alcanar se minha vontade de vencer for suficientemente forte".

Alm do mais, o fracasso uma situao ou um momento, nunca uma pessoa. Como j disse, voc pode acumular concursos em que no passou mas bastar uma aprovao para "resolver" o problema. E, de mais a mais, um resultado negativo sequer pode ser considerado um fracasso, porque sempre se ganha experincia para o prximo concurso (C23). Outro equvoco o da pessoa que aps um ou dois reveses resolve mudar de carreira ao invs de persistir em seu intento. O ttulo deste Captulo contm uma pequena armadilha: Como definir o prazo para ser aprovado exatamente no buscar a sua definio. O que devemos definir o objetivo a ser buscado o quanto for suficiente. Um dos motivos o fenmeno da agregao cclica. 9 DICA: 1 - exerccios Comece a redigir todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Separe horrios especficos apenas para redigir. Faa redao geral, de apoio e especfica.C9, I5, p. 240. Como diz o brocardo latino Fiat fabricandun faber, fazer se aprende fazendo. Ou melhor, indicado obter primeiro uma base terica, mas a perfeio s adquire-se com a prtica. Experimente comear a escrever um dirio, poesias, contos, fazer descries de objetos, narrar fatos ou problemas, dissertaes sobre assuntos em geral e assuntos da matria da prova. Faa resumos de livros, filmes, etc. Treine fazer descries bem completas, identificando tudo o que caracteriza a coisa descrita e a distingue das demais. Faamos um exerccio: Descreva um po de queijo. Isto mesmo. Pare a leitura, pegue uma folha e comece a trabalhar. [Descreva um po de queijo. J descreveu? Vamos l, pegue uma folha em separado e descreva um po de queijo. Estou esperando... esperando... esperando... Pronto. Acabou? Vamos "corrigir" ? Primeiro passo: Pegue novamente folha em anexo e 1 - Veja a "cara" dela. Est bonita? 2 - Por melhor que esteja, tenho certeza que d para melhorar. Faa isso.

J fez? Estou esperando... esperando... esperando. Experimente conferir se sua descrio pode ir um pouco mais fundo, passando para o campo da dissertao, onde voc pode desenvolver idias, juzos, valor. timo. Agora diga-me se voc descreveu bem um po de queijo. Veja se falou do seu tamanho, cor, temperatura ideal, sabor, composio (massa, queijo, tempero, etc.), odor, textura, acompanhamentos ideais (caf, refrigerante, etc.), origem (Minas Gerais), ocasies e modo de consumo, variedades (simples, com pedaos de outros ingredientes, com doce de leite, etc.), sua utilidade para reunies, lanches rpidos, tira-gostos, etc., lojas especializadas em vender po de queijo, se faz diferena ser feito no forno de fogo ou em microondas, sua primeira, melhor e pior experincia com um po de queijo, eventuais comparaes com outros tipos de po (francs, po de batata, po integral), etc. Voc falou nisso tudo? Se voc no falou porque no quis, no teve pacincia ou no est treinado para levar a srio a tarefa de escrever. Vamos, eu tenho certeza que voc pode fazer um trabalho excepcionalmente bonito. Tente agora outra descrio. Que tal o po francs? Outro treino til ser experimentar contar uma histria, isto , fazer uma narrao, com todos os seus elementos: personagem (um po de queijo que adquiriu vida), ao, espao, tempo em desenvolvimento, enredo ou trama e narrador. Escrever uma histria ir ajudar muito na construo daquela j mencionada estrada que liga o crebro caneta e esta ao papel. Se voc sabe descrever um po de queijo, saber certamente descrever qualquer outra coisa que conhea, da vida ou da matria que cair na prova.Em provas jurdicas, uma das questes que os candidatos consideram mais complicadas descrever a natureza jurdica de alguma coisa. Ora, natureza significa, nesta acepo, espcie ou qualidade. Natureza jurdica ser absolutamente a mesma coisa dentro desse universo especfico. Para descrever-se a natureza jurdica de algo, basta dizer o que tal coisa na essncia, quais as suas caractersticas e o que a distingue das demais. Se voc conhece a coisa e sabe escrever, estas questes no sero mais um problema. 10 DICA: RESUMO PARA A PROVA Como citei muitas tcnicas, vou fazer um resumo para voc lembrar no dia da prova. A tcnica que usarei a do processo mnemnico.Pense na frase:

At cair foi legal, administrei, revi e descansei. Agora, repare que a frase a ligao para uma srie de palavras/tcnicas: At cair foi legal, administrei, revi e descansei. No leve isto anotado para o dia da prova pois, embora no o seja, pode ser considerado como "cola". Memorize a frase e, ao receber seu material de prova, escreva no caderno de questes ou folha para rascunho. Usando a tcnica, voc lembrar as coisas mais importantes para a prova. At - atitude e ateno Ca - calma e tranqilidade Fo - foco Le - ler as instrues aos candidatos e ler a prova com atenoAdminist - administrar o tempo e administrar o que no sabe Revi - revises 1 e 2 Descansei - intervalos, situao, atitude At - atitude e ateno. Lembre que fazer provas um privilgio, uma oportunidade, que muitos queriam estar onde voc est, lutando por seus sonhos. E tenha ateno, no fique voando. Ca - calma e tranqilidade. Um candidato calmo rende mais. Se preciso, respire lentamente at se acalmar. Divirta-se. Fo - foco. O objetivo passar e, para passar, a atitude correta : fazer a melhor prova que eu puder fazer hoje, devo mostrar meus conhecimentos com clareza e objetividade para deixar o examinador feliz. Le - ler as instrues aos candidatos e ler a prova com ateno. Ler as instrues vai ajud-lo a fazer a prova corretamente; ler as questes vai fazer voc descobrir o que o examinador realmente quer saber de voc (e no o que voc gostaria que ele perguntasse). O examinador precisa ser atendido. Administ - administrar o tempo e administrar o que no sabe. O tempo se administra fazendo as contas e, claro, treinando antes, para ter prtica de fazer provas. Administrar o que no se sabe decidir deixar em branco ou mostrar o que for possvel de conhecimento. Revi - revises 1 e 2. E, se necessrio, o uso da tcnica VMR. Descansei. Implica bom uso dos intervalos para melhorar seu rendimento, em "descansar" na idia (atitude) de que concurso se faz at passar, que se deve exigir apenas o melhor possvel, que a situao favorvel (na prova, voc ou vai passar ou vai ver onde precisa melhorar).*

*Para aqueles que, como eu, acreditam que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8: 28), tambm possvel "descansar" nessa idia. Assim, se voc acredita em Deus, pode e deve se acalmar com a ajuda dEle.

You might also like