You are on page 1of 14

Osmar Silva em Versos

1 Trovas e poemas de sua autoria 2 Poemas de outros autores, incorporados sua crnica

1 Trovas e poemas de sua autoria


1 Trovas do Meu cantar 1 No fao trovas a esmo - Delas me posso orgulhar So pedaos de mim mesmo As trovas do meu cantar 3 Esse teu olhar que encanta A muitos tem enganado So dois olhos duma santa Num corpo que s pecado. 5 Conheci tantas marias - Tanta Maria esquecida No encontrei a que fosse Maria da minha vida Felicidade... atrs dela Corre o homem toda vida Sem saber passou por ela Na estrada percorrida 13 Se teus sonhos, bem baixinho O travesseiro contasse A fronha branca, de linho, Talvez se ruborizasse 16 Seu vigrio quando ouviu Meu nome nos lbios teus No disse nada... sorriu... Pensou nos pecados seus 18 Se o Vento Sul contasse O que viu num certo dia No sairias de casa Em tarde de ventania Saudade como a cano Que a gente sabe de cor Nas cordas de um violo Soluando em d maior Cada vida uma flor Felicidade?!... Insolvel Ela passa em cada vida Como o beija-flor volvel 80 Quanta coisa no se diz Num minuto triste e mudo Sem dizer o que se quis O silencio disse tudo 83 O mundo aguarda reforma Deste binmio imperfeito: Quem no tem, no se se conforma Quem tem, no est satisfeito 88 Se pintor eu fosse um dia Pintando a realidade A misria eu pintaria Com a cor da necessidade 93 Como mulheres no havia Para discutir com elas Quando Pai Ado dormia Eva contava as estrelas 100 Neste mundo to incerto Eu canto. o meu viver. Cantar as mgoas pro certo, um modo de sofrer.

25

So Jos, Minha Terra Querida Letra e Msica: Osmar Silva


So Jos, minha terra querida Ao te dar a despedida sem querer chorei Sinto saudades da quadra florida A melhor da minha vida Que ali deixei Dos bons tempos de rapaz solteiro Mal vestido e sem dinheiro Malandro no violo Da turma barulhenta do sereno Do Cici, do Filomeno me lembro com emoo Meu velho trapiche ainda vive ao abandono Ele nunca teve dono pertencia a Deus dar E tardinha ia a turma tomar banho Rapaz de todo tamanho ia ali se misturar Das barraquinhas l em Santa Filomena Das doceiras sinto pena Dos doces que lhes roubei O vento sul, futebol l nas campinas O cinema e as meninas, tudo que a deixei Ai meu So Jos eu voltarei um dia A rever tua alegria, teu jardim em flor A carioca, e a fonte no mato Onde li Juca Mulato, me fiz sonhador Espero um dia ainda bater bola Nas campinas com a escola que eu vi crescer Gozar a tua doce amenidade Pra matar minha saudade E depois ento morrer

Um Punhado de Estrelas
(para a esposa Din Silva) Moo, muito moo, num impulso louco, Atirei, no espao, um punhado de estrelas... E envelheci, desiludido, pouco a pouco No incessante e intil af de recolhe-las! Cada estrela tinha cinco pontas... Em cada ponta semeei uma iluso! Fiz, com elas, um rosrio onde as contas Tinham a forma de um pequeno corao!... Uma... duas. Trs... Quantas? Nem sei... Era apenas um punhado... No Contei!... Se em fosse dado voltar mocidade, Qual Fausto renascido o passado no presente Eu teria em minhas mos, novo punhado de estrelas... E, ento perguntaria: Sonho ou realidade Atir-las espao afora novamente Ou guarda-las, em um cofre, com receio de perde-las!... E por tudo que sofri, sem reave-las Eu deveria guarda-las e esquece-las Mas, no, no! Sonhador impenitente... Atiraria no espao mais um punhado de estrelas E envelheceria novamente No incessante e louco af de recolhe-las!!!

Minha Me 09/05/54 - publicado no jorngal A gazeta


Ome, que por ns sofreste tantas dores E envelheceste cedo sob mil cuidados; Que resumiste em ns os teus amores! Quanto peso bruto nos ombros cansados! sublime o amor da me aos filhos seus! Como frgil o amor dos filhos, santo Deus! OMe, que tudo deste, sem nada pedir, A no ser o bem dos filhos, ao Criador; Que choraste tantas lgrimas a sorrir, Ainda choras e s feliz no teu amor. Tu nos deste, integral, o teu carinho, Na estrada, nos guiaste, desta vida, Transformaste em flores as cruzes do caminho. E ns?... Que te demos, me querida? Sofrer, ingratido, mgoas, desgosto E essa rugas profundas no teu rosto!

POEMA DE LUZ E SOMBRA


Manh de sol, serena, to quieta, Como o vo da andorinha em linha reta... H paz na amplido. O sol desfere jorros De luz vivificante, inundando toda a terra!... Reverbra o velho mar, iluminam-se os morros Esta manh de sol, quanta beleza encerra!... cidade despertou. L se foi a inquietude... H barulhos, sons , rudos, prenuncios de luta rude!... Passa um bando de crianas. Alegres, cantarolando, Na expresso mais singela da alegria de viver... H no tumulto das ruas, algum as mgoas cantando Cantar as mgoas, por certo, um modo de sofrer!... Eu penso em ti, e sofrendo, as mgoas canto tristonho!... Que valem o sol, a alegria, dizer-se que a vida um sonho. Se sinto a dor da saudade no meu constante sofrer?.. H luz no horizonte azul, na terra, no firmamento.. O sol um disco de fogo! O dia um deslumbramento!... E Eu vejo tudo escuro... porque no posso te ver!!!

A UM VELHO MATA-BORRO
Velho mata-borro! Quando te conheci eras bem novo... Tinhas no arqueado do formato, Como espinha que se curva, o dom inato De ser humilde, de servir, como serve o povo. Mas o tempo cruel que no perdoa, Que maltrata, envelhece e inutiliza, Que passa e em sua marcha fere a toa E a tudo e a todos hostiliza, De morte te feriu, te feriu tanto, Que aqueles que de ti se utilizaram Ao desprezo cruel te relegaram Como um traste que se atira a qualquer canto Hoje eu te vejo votado ao abandono... A mo que se estendia a mo do dono No mais te procurou te esqueceu; Como se esquece uma coisa comezinha A lembrana que, de ti, teu dono tinha, Na poeira do tempo se perdeu!... Velho mata-borro!... Por tantos solicitado!... E tanta tinta enxugaste, assistindo indiferente Um risco preto de letras, outro azul ou encarnado Manchando a alvura da face do papel absorvente!!! Hoje cheio de riscos, de manchas, de colorido, Lembras, de uma criana, o seu brinquedo esquecido... Indiferena total, de todos, tu recebeste.... Mas ao te ver, nesse canto, no te olho como um traste Fico a pensar nas lgrimas que, por certo, tu secaste... E nos segredos de amor, que, em silencio, absorveste!!!

Retrato em 03/09/50
Esse que estufa o peito e proclama: Sou o intemerato defensor do povo. Que ganha um dinheiro grita, reclama E acaba descobrindo um filo novo; Esse que vive de pandulho cheio A custa desse povo que o elegeu, Que se diz cristo no fosse um meio , dentre todos, o pior ateu. Falam do camaleo, pobre coitado! Bicho matreiro e desacreditado, S porque se transformas em sete cores... E o poltico? Esse sim perigoso, Pois, alm do colorido, venenoso. E esse tem sete caras, meus senhores!

VELHAS RVORES
OLAVO BILAC

Olha estas velhas rvores, mais belas, Do que as rvores mais moas, mais amigas, Tanto mais belas quanto mais antigas, Vencedoras da idade e das procelas . . . O homem, a fera e o inseto sombra delas Vivem livres de fomes e fadigas; E em seus galhos abrigam-se as cantigas E alegria das aves tagarelas . . . No choremos jamais a mocidade! Envelheamos rindo! envelheamos Como as rvores fortes envelhecem, Na glria da alegria e da bondade Agasalhando os pssaros nos ramos, Dando sombra e consolo aos que padecem!

Ns - II

Nessa tua janela, solitrio, entre as grades douradas da gaiola, teu amigo de exlio, teu canrio canta, e eu sei que esse canto te consola.

E, l na rua, o povo tumulturio ouvindo o canto que daqui se evola cr que o nosso romance extraordinrio que naquela cano se desenrola.

Mas, cedo ou tarde, encontrars, um dia, calado e frio, na gaiola fria, o teu canrio que cantava tanto.

E eu chorarei. Teu pobre confidente ensinou-me a chorar to docemente, que todo mundo pensar que eu canto.

PAI JOO [Ciro Costa]

Do taquaral sombra, em solitria furna (Para onde, com tristeza, o olhar, curioso, alongo), Sonha o negro, talvez, na solido noturna, Com os lmpidos areais das solides do Congo... Ouve-lhe a noite a voz plangente e taciturna, Num profundo suspiro, entrecortado e longo... E o rouco, surdo som, zumbindo na cafurna, o urucungo a gemer na cadncia do jongo... Bendito sejas tu, a quem, certo, devemos A grandeza real de tudo quanto temos! Sonha em paz! S feliz! E que eu fique de joelhos, Sob o flgido cu, a relembrar, magoado, Que os frutos do caf so glbulos vermelhos Do sangue que escorreu do negro escravizado!

??

Minha vida a runa das saudades. Que vem bailar voz dos elementos. o arco denegrido onde as idades. Sem brilho, sem fora e sem encantos. Saem, noite, quando as luzes da cidade. Enchem-se de gritos e de prantos. Minha vida tem o eco das romanzas, Dos patbulos nus. Das romarias, Dos brados de dor, de retinir das lanas Das almas afogadas na existncia. Desse pedao de cu galvanizado No h como fugir, minha criana!

Dalvin Rospide

???

Chorei. Tenho a alma leve, alma de criana, Alma que no tem anda dentro da alma. Depois do temporal vem a bonana, Depois da dor quase sempre vem a calma.

Um cu lavado sobre mim se espalma, Sobre mim passa a vida boa e mansa. No meu jardim h uma rvore que dana Ruflando ao vento as palmas, palma a palma.

Alegria! Alegria!... Eu te bendigo! Luz de quem nada v, po de mendigo... s saborosa como um bago de uva!

No teu perfume que me contamina, Sinto que o corao se me ilumina Como um campo a florir depois da chuva.

Olegrio Mariano

?? Das estaes do ano a mais florida E a mais sonhada pela mocidade a primavera, linda e to querida, Que feita de sorriso e alacridade!

Nessa estao, nossa alma enternecida Sente a doura que cantando a invade E tudo azul e s felicidade H pela estrada agora reflorida!

Oh! Primavera! s ddiva dos cus! Todos os anos vens como um presente Trazendo mocidade encantamento;

Do azul sidrio vais rasgando os vus Para mostrar, feliz, a toda gente O teu encanto e o teu deslumbramento!

Sebastio Vieira

You might also like