You are on page 1of 12

Consideraes gerais sobre colheita e seleo de amostras fecais para as anlises parasitolgicas

Parasitologia Clnica
Profa Anna Teles

Exame parasitolgico de fezes


Tem como objetivo evidenciar e identificar os parasitos que vivem no tubo digestivo do homem ou os parasitos em que as fezes constituem o veculo normal para a disseminao de suas formas para o meio externo.
NO existe um mtodo de exame de fezes capaz de evidenciar todos os ovos, larvas de helmintos ou cistos e trofozotos de protozorios intestinais. Alguns mtodos so utilizados mais rotineiramente pois so capazes de evidenciar maior nmero de formas, alm de serem de execuo fcil e barata.

Indicao Exames de rotina Ascaridase Ancilostomase Tricurase Esquistossomose Estrongiloidase Enterobiose Tenase Giardase Amebase

Mtodos Sedimentao por centrifugao ou espontnea Os mesmos acima Os mesmos acima Os mesmos acima Sedimentao por centrifugao ou espontnea Baermann-Moraes ou Rugai Fita gomada Tamizao ou fita gomada Faust, sedimentao por centrifugao ou espontnea Fezes formadas: os mesmo a acima Fezes diarreicas: hematoxilina frrica

Estruturas observveis Cistos, ovos e larvas Ovos Ovos Ovos Ovos Larvas Ovos Ovos Cistos Cistos Trofozotos

Em geral, quando o clnico no suspeita de determinada parasitose intestinal, o exame de fezes feito por um dos mtodos citados, recomendando-se a repetio do exame do mesmo material ou de outra defecao no caso de resultado negativo. Quando h suspeita de determinada parasitose, pode se fazer um exame com parte do material por um daqueles mtodos e com a outra parte fazer o exame especfico. Para que o exame coproscpico seja o mais preciso possvel, h necessidade de uma estreita colaborao entre o laboratrio e o mdico, j que este ltimo deve sempre ter em mente que: 1) Algumas espcies de parasitos so evidenciadas por tcnicas especiais; 2) Um exame isolado, onde o resultado negativo, no tem nenhum valor diagnstico; 3) O material deve ser examinado o mais rpido possvel.

Assim, importante que o clnico ao examinar o paciente obtenha elementos bsicos de orientao para a escolha de determinada tcnica: origem geogrfica do doente; histria clnica; resultado de outros exames laboratoriais; estar o paciente em uso de medicamento que possa falsear os resultados.
Devido produo de cistos, ovos ou larvas no ser uniforme ao longo do dia ou do ciclo do parasito, recomendada que a coleta do material seja executada da seguinte forma:

1) Quando h suspeita de alguma parasitose deve-se colher uma amostra de fezes por dia, durante trs a seis dias alternados.

2) Para um exame de rotina, sem suspeita clnica formal, pode-se colher apenas uma amostra de fezes e encaminh-la ao laboratrio.
Um cuidado especial, em qualquer exame, o tipo de recipiente empregado para acondicionar as fezes e a rotulagem da mesma.

preciso orientar bem o paciente sobre como proceder durante a coleta da amostra:
1) Colher as fezes em um recipiente seco, limpo e muito bem tampado; 2) A amostra no deve ser misturada com urina ou outras secrees corporais, como sangue menstrual; 3) Colher a amostra de fezes e transferir para um recipiente com uma esptula ou objeto semelhante. 4) A rotulagem deve conter o nome do paciente, idade, data e, se possvel, hora da coleta. O envio ao laboratrio deve ser imediato.

Mtodo para conservao de Fezes


Os conservadores mais empregados so: FRIO. Coloca-se o recipiente com as fezes na geladeira. Enquanto a temperatura permanece baixa (5 a 10C) no haver putrefao e as fezes podem ser examinadas dois ou trs dias aps emisso das mesmas.

FORMOL 5%. As fezes devem ser homogenizadas em soluo de formol: Colocar as fezes num vidro de boca larga que comporte o material, mais o dobro do volume em formol 5%. Homogenizar bem. Assim feito, os cistos, ovos ou larvas permanecem conservados por mais de um ms.

MIF. a sigla de um conservado muito difundido: Mertiolato, Iodo e Formol. Usa-se como o formol 5%. Na microscopia, adicionar gotas de lugol ao material sedimentado para corar os cistos por ventura sedimentados.
SAF. Acetato de sdio, cido actico, formol e gua destilada. muito til para fezes formadas e diarreicas, conservando bem os cistos e os trofozotos. Qualquer conservador usado na proporo de duas partes dele para uma de fezes.

Mtodos de Exame

Nem sempre, o nmero de formas encontradas nas fezes suficiente para serem vistas num exame simples direto. Na maioria das vezes necessrio examinar maior volume fecal, fazendo-se a concentrao ou enriquecimento das mesmas para evidenciao das formas. Os mtodos de exame de fezes podem ser: Qualitativos: so aqueles que acusam a presena de parasitos intestinais, mas no o seu nmero provvel; Quantitativos: so os que permitem a contagem dos ovos nas fezes e indicam a quantidade provvel de vermes no paciente. MTODOS QUALITATIVOS: Os mais usados so: centrfugo-flutuao ou mtodo de Faust: usado para pesquisa de cistos de protozorios;

sedimentao espontnea ou mtodo de Lutz, tambm conhecido como Hoffman, Pons e Janer: usado para diagnosticar ovos e larvas de helmintos e cistos de protozorios; sedimentao por centrifugao: usado para diagnstico de ovos e cistos de protozorios;
flutuao espontnea ou mtodo de Willis: usado para pesquisa de ovos de helmintos (principalmente ancilostomdeos) e cistos de protozorios; mtodo de Baermann-Moraes: usado para pesquisa de larvas presentes em fezes frescas, em cultura ou, ainda, para pesquisa de focos de larvas infectantes no solo; mtodo de Rugai: com a mesma indicao do anterior, sendo de execuo mais simples;

MTODOS QUANTITATIVOS: Os mais empregados so: Mtodo de Kato modificado por Katz e cols. muito usado para o diagnstico e contagem de ovos de S.mansoni, A.lumbricoides, T.trichiura e Ancylostomatidae (nesse ltimo o diagnstico possvel Quando as lminas so examinadas at duas horas aps sua preparao, pois uma vez decorrido maior tempo, os ovos se tornaro transparentes e pouco visveis).

Mtodo de Stoll-Hausheer. muito usado para contagem de ovos de ancilostomdeos (N.americanus e A.duodenale) e outros Nematoda.

You might also like