You are on page 1of 31

Islamismo

Departamento de Cultura Religiosa

Humanismo e Cultura Religiosa

Aluno:

Guilherme Vacilotto
Professor: Blsio Guido Jacobi

O ISLAMISMO
O Isl (do rabe ,=al-Islm) uma religio monotesta que surgiu na Pennsula Arbica no sculo VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maom (Muhammad) e numa escritura sagrada, o Alcoro. A religio conhecida ainda por Islamismo. Na viso muulmana, o Isl surgiu desde a criao do homem, ou seja, desde Ado, sendo este o primeiro profeta dentre inmeros outros, para diversos povos, sendo o ltimo deles Maom. A mensagem do Isl caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvao, basta acreditar num nico Deus, rezar cinco vezes por dia voltado para Meca, submeter-se ao jejum anual no ms do Ramado, pagar ddivas rituais e efetuar, se possvel, uma peregrinao cidade de Meca. O Isl visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instrues que se relacionam com todos os aspectos da atividade humana, sejam eles polticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais. A distino ocidental entre o espiritual e temporal , em teoria, alheia ao Isl.

Origem

O islamismo a religio fundada pelo profeta Maom (descendente do primeiro filho de Abrao, Ismael ) no incio do sculo VII, na regio da Arbia. Isl significa "rendio" ou "submisso" e se refere obrigao do muulmano de seguir a vontade de Deus. O termo est ligado a outra palavra rabe, salam, que significa "paz.
Monte Hira Revelao do Alcoro

Histria da Fundao

570: nasce na cidade de Meca, Maom (cl Hashim da tribo Quraysh. O pai faleceu antes do seu nascimento e a me chamad Amina quanto ele tinha 6 anos; 576: passa a morar com seu av, guardio da Kaaba, templo nacional do povo rabe.; 578: morre seu av e passa a morar com seu tio Abu Talib (negociante junto a grandes rotas de comrcio) teve ento juventude mercante ,viajando e conhecendo culturas e religies); 595: casou-se co Khadij (teve 6 filhos) casamento durou mais de 20 anos (aps vira poligamico); 610: preocupado com seus compatriotas passou a dedicar-se a meditao e aos 40 anos recebe a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existencia de um nico Deus (Al); 610: incio da pregao monotesta com grande resistncia e oposio (tribos rabes seguiam at ento religies politestas com a existencia de vrios deuses tribais); 611: o profeta comea a receber a revelao do Coro; 622: diante de perseguio dos contrrios, Maom e seus seguidores migram para Medina (onde bem acolhido e reconhecido como lder religioso); comea ento o calendrio islmico (Hgira); 630: os discpulos do profeta conquistam Meca e Maom retorna sua terra; 632: Maom morre.

Crenas
DEUS
A pedra basilar da f islmica a crena estrita no monotesmo. Deus considerado nico e sem igual. Cada captulo do Alcoro (com a exceo de um) comea com a frase "Em nome de Deus, o beneficente, o misericordioso". Uma das passagens do Alcoro frequentemente usadas para ilustrar os atributos de Deus a que se encontra no captulo (sura) 59: "Ele Deus e no h outro deus seno ele, que conhece o invisvel e o visvel. Ele o Clemente, o Misericordioso! Ele Deus e no h outro deus seno ele. Ele o Soberano, o Santo, a Paz, o Fiel, o Vigilante, o Poderoso, o Forte, o Grande! Que Deus seja louvado acima dos que os homens lhe associam! Ele Deus, o Criador, o Inovador, o Formador! Para ele os eptetos mais belos" (59, 22-24).

OS ANJOS
Os anjos so, segundo o Isl, seres criados por Al a partir da luz. No possuem livre arbtrio, dedicandose apenas a obedecer a Deus e a louvar o seu nome. Maom nada disse sobre o sexo dos anjos, mas rejeitou a crena dos habitantes de Meca, de acordo com a qual eles seriam as filhas de Deus. Desempenham vrios papis, entre os quais o anncio da revelao divina aos profetas; protegem os seres humanos e registram todas as suas aes. O anjo mais famoso Gabriel, que foi o intermedirio entre Deus e o profeta.

Para alm dos anjos, o islamismo reconhece a existncia dos jinnis, espritos que habitam o mundo natural e que podem influenciar os acontecimentos. Ao contrrio dos anjos, os jinnis possuem vontade prpria; alguns so bons, mas de uma forma geral so maus. Um desses espritos maus Iblis (Satans), tambm ele um jinn, segundo a crena islmica, que desobedeceu a Deus e dedica-se a praticar o mal.

Crenas
OS PROFETAS
O islamismo ensina que Deus revelou a sua vontade humanidade atravs de profetas. Existem dois tipos de profeta: os que receberam de Deus a misso de dar a conhecer aos homens a vontade divina (anbiya; singular nabi) e os que para alm dessa funo lhes foi entregue uma escritura revelada (rusul; singular rasul, "mensageiro") Cada profeta foi encarregado de relembrar a uma comunidade a existncia ou a unicidade de Deus, esquecida pelos homens. Para os muulmanos, a lista dos profetas inclui Ado, Abrao (Ibrahim), Moiss (Musa), Jesus (Isa) e Maom (Muhammad), todos eles pertencentes a uma sucesso de homens guiados por Deus. Maom visto como o ltimo Mensageiro, trazendo a mensagem final de Deus a toda a humanidade sob a forma do Alcoro, sendo por isso designado como o "Selo dos Profetas". Quando Maom comeou a revelar o Alcoro, ele no acreditou que isso teria propores mundiais, mas sim que somente reforaria a f no Deus. Esses profetas eram humanos mortais comuns, o Islo exige que o crente aceite todos os profetas, no fazendo distino entre eles. No Alcoro, feita meno a vinte e cinco profetas especficos. Os muulmanos acreditam que Maom foi um homem leal, como todos os profetas, e que os profetas so incapazes de aces erradas (ou mesmo testemunhar aces erradas sem falar contra elas), por vontade de Al.

O DIA DO JULGAMENTO FINAL


Segundo as crenas islmicas, o dia do Julgamento Final (Yaum al-Qiyamah) o momento em que cada ser humano ser ressuscitado e julgado na presena de Deus pelas aces que praticou. Os seres humanos livres de pecado sero enviados directamente para o Paraso, enquanto que os pecadores devem permanecer algum tempo no Inferno, antes de poderem tambm entrar no Paraso. As nicas pessoas que permanecero para sempre no Inferno so os hipcritas religiosos, isto , aqueles que se diziam muulmanos, mas de facto nunca o foram. Segundo a mesma crena, a chegada do Julgamento Final ser antecedida por vrios sinais, como o nascimento do Sol no poente, o som de uma trombeta e o aparecimento de uma besta. De acordo com o Alcoro, o mundo no acabar verdadeiramente, mas sofrer antes uma alterao profunda.

Crenas
A PREDESTINAO
Os muulmanos acreditam no qadar, uma palavra geralmente traduzida como "predestinao", mas cujo sentido mais preciso "medir" ou "decidir quantidade ou qualidade". Uma vez que, para o islamismo, Deus foi o criador de tudo, incluindo dos seres humanos, e sendo uma das suas caractersticas a omniscincia, ele j sabia, quando procedeu criao, as caractersticas que cada elemento da sua obra teria. Assim sendo, cada coisa que acontece a uma pessoa foi determinada por Deus. Essa crena no implica a rejeio do livre arbtrio, pois o ser humano foi criado por Deus com a faculdade da razo, pelo que pode escolher entre praticar aces positivas ou negativas.

Os 5 pilares do Isl
PROFISSO DE F
A profisso de f consiste numa frase - que deve ser dita com a mxima sinceridade - atravs da qual cada muulmano atesta que "no h outro deus seno Al e Maom seu servo e mensageiro". No entanto, os muulmanos xiitas tm por costume acrescentar "e Ali ibn Abi Talib amigo de Al". Essa frase tambm dita quando se chama orao (adhan).

De acordo com a maioria das escolas islmicas para se converter ao Isl necessrio proclamar trs vezes a chahada ("testemunho") perante duas testemunhas: "Achadu ala ilaha ila Allah. Achadu ana Mohammad Rassululah" ("Testemunho que no h outra divindade seno Deus. Testemunho que Maom seu profeta mensageiro").

O SALAT
A orao no Isl (conhecida como Sal) composta por cinco partes, todas espalhadas durante o dia e a noite, iniciando pela alvorada at noite. Considerada o ponto mais prximo que se pode chegar de Deus. No Isl, no h obrigatoriamente hierarquia entre os adeptos, porm a comunidade, conhecida como ummah, escolhe uma pessoa com conhecimento suficiente para dirigir a adorao. Durante essas oraes, so recitadas suratas do Alcoro, geralmente ditas em rabe, conduzidas pelo escolhido entre a comunidade. No existe restrio para que o crente reze fora da mesquita, tampouco isso uma desbonificao de sua orao, que pode ser feita em qualquer lugar, desde que tenha feito antes sua purificao. A purificao realizada atravs da higiene especifica e detalhada, que consiste basicamente em lavar as mos, os antebraos, a boca, as narinas, a face; em passar gua pelas orelhas, pela nuca, pelo cabelo e pelos ps. Se um muulmano se encontrar numa rea sem gua ou numa rea onde o uso da gua no aconselhvel (porque poderia causar uma doena), pode substituir as ablues pelo uso simblico de areia ou terra (tayammum). A orao abre-se com a orientao do crente na direo de Meca (qibla).

Os 5 pilares do Isl
CONTRIBUIO DE PURIFICAO (ZAKAT)
O Isl estabelece que cada muulmano deve pagar anualmente uma certa quantia, calculada a partir dos seus rendimentos, que ser distribuda pelos pobres ou por outros beneficirios definidos pelo Alcoro (prisioneiros, viajantes, endividados). Essa contribuio encarada como uma forma de purificao e de culto. A quantia corresponde a 2,5% do valor dos bens em dinheiro, ouro e prata, mas o valor pode variar se se tratar, por exemplo, de produtos agrcolas (nesse caso a contribuio pode chegar a 10% da colheita agrcola). Quem tiver possibilidades pode ainda contribuir, de forma voluntria, com outras doaes (sadaqa), mas importante que o faa em segredo e sem ser movido pela vaidade. O anncio dessas doaes somente poder ser feito se isso contribuir para que outras pessoas sejam motivadas a fazer o mesmo (caso de personalidades e pessoas proeminentes da sociedade), e esse ato deve ser sincero, mesmo que em pblico.

O JEJUM NO MS DO RAMADO/RAMADAM
Durante o Ramado (o nono ms do calendrio islmico), cada muulmano adulto deve abster-se de alimento, de bebida, de fumar e de ter relaes sexuais, desde o nascer at ao pr-do-sol. Os doentes, os idosos, os viajantes, as grvidas ou as mulheres lactantes esto dispensados do jejum. Em compensao, essas pessoas devem alimentar um pobre por cada dia que faltaram ao jejum ou ento realiz-lo noutra altura do ano. O jejum interpretado como uma forma de purificao, de aprendizagem do auto-controlo e de desenvolvimento da empatia por aqueles que passam fome ou outras necessidades. O ms de Ramado termina com o dia de celebrao conhecido como Eid ul-Fitr, durante o qual os muulmanos agradecem a Deus a fora que lhes foi concedida para levar a cabo o jejum. As casas so decoradas e hbito visitar os familiares. Essa comemorao serve tambm para o perdo e a reconciliao entre pessoas desavindas.

Os 5 pilares do Isl
A PEREGRINAO (HAJJ)
Esse pilar consiste na peregrinao a Meca, obrigatria pelo menos uma vez na vida para todos os que gozem de sade e disponham de meios financeiros. Ocorre durante o dcimo segundo ms do calendrio islmico.
Os muulmanos vestem-se com um traje especial todo branco, antes de chegar a Meca, para que todos estejam igualmente vestidos e no haja distino de classes. Durante toda a peregrinao, no se preocupam com o seu aspecto fsico. Depois de praticarem sete voltas em torno da Kaaba, os peregrinos correm entre as duas colinas de Safa e Marwa. Na ltima parte do Hajj, os muulmanos devem passar uma tarde na plancie de Arafat, onde Maom disse o seu "ltimo Sermo". Os rituais chegam ao fim com o sacrifcio de carneiros e bodes.

O Alcoro / Coro

( al-Quram = a recitao ou o discurso)


o LIVRO SAGRADO dos muulmanos; a transcrio direta das palavras de Al (deus), atravs do anjo Gabriel a Maom (escribas); Foi revelado em partes (23 anos), sendo a primeira revelao na Caverna de Hira, na Montanha da Luz; Para os muulmanos, o Alcoro a palavra de Deus, sagrada e imutvel, que fornece as respostas acerca das necessidades humanas dirias, tanto espirituais como materiais. Ele discute Deus e os seus nomes e atributos, crentes e suas virtudes, e o destino dos no-crentes (kuffar); at mesmo temas de cincia.

O Alcoro / Coro

dividido em 30 partes iguais chamadas JUZ; Subdividido em 114 Suratas,


Al-Bcara, a Vaca, a mais longa com 286 versculos;

Al-Cauar, a Abundancia, a menor com 3 versculos.

Os captulos revelados antes da migrao para Medina so chamados de MECA; Os captulos revelado aps a migrao, so chamados de MEDINA.

Abertura; A vaca; A tribo de Omran; As mulheres; A mesa servida; O gado; As alturas; Os esplios; O arrependimento; Jonas; Hud; Jos; O trovo; Abrao; Al-Hijr; As abelhas; A viagem noturna; a gruta; Maria; Taha; Os profetas; A peregrinao; Os crentes; a luz; O discernimento; Os poetas; As formigas; As narrativas; A aranha; Os bizantinos; Lukman; A prostrao; Os coligados; Sab; O criador; Ia. Sin; As fileiras; Sad; Os grupos; O perdoador; ; Os versculos detalhados; a consulta; Os ornamentos; A fumaa; a ajoelhada; As dunas; Muhamad; Vitria; Os aposentos; Kaf; Os furaces; O monte; A estrela; a lua; o clemente; O dia inelutvel; O ferro; a discusso; O reagrupamento; A mulher testada; as fileiras; Sexta-feira; Os hipcritas; O logro mtuo; O divrcio; As proibies; O reino; A pena; O inelutvel; As escadas; No; Os djins; O encontro; O emantado; A ressurreio; O homem; Os emissrios; A notcia; Os arrebatadores; Ele franziu as sobrancelhas; O obscurecimento; a terra fendida; Os defraudadores; Fenda no cu; As constelaes; O visitante da noite; O altssimo; O que tudo envolve; A aurora; a cidade; O sol; A noite; A manh; O alvio; O figo; O cogulo; Kadr; A prova; O terremoto; Os corcis; a calamidade; A rivalidade; A tarde; O difamador; O elefante; Koraich: A caridade; a abuindncia; Os descrentes; O socorro; A corda de esparto; A sinceridade; A alvorada; Os homens.

O Alcoro / Coro
Tpicos dos Captulos
Os captulos de Meca, de um modo geral, consistem de sentenas breves, cheias de entusiasmo, poticas, sublimes e resplandecentes. Eles salientam a Unicidade e Majestade de Deus, o Mais Exaltado, o Mais Elevado,

denuncia a adorao indolente, promete o paraso para os justos e adverte os pecadores para a punio do Inferno,
confirma o Profeta Muhammad e lembra a humanidade dos profetas passados e dos eventos de seus tempos. Por outro lado, os captulos de Medina so mais extensos e os versculos so mais montonos. Falam sobre os aspectos ritualsticos do Islam, como o Zakat, o Jejum e a Peregrinao, estabelecem cdigos ticos e morais, leis penais, polticas sociais, econmicas e de estado, do orientao para as relaes externas, normas e regulamentos para as batalhas e os cativos de guerra. Tambm contm descries de algumas das primeiras batalhas do Islam, a condenao dos hipcritas, enfatiza a mensagem bsica unificada de todos os profetas passados, confirma que o processo de profecia e revelao se completou e que nenhum profeta vir aps Muhammad (que a Paz e a Bno de Deus estejam sobre ele), nem que qualquer livro novo ser revelado, e que a religio de Deus se completa com o Alcoro. Assim, Deus exorta os seguidores da verdade a fazerem do Alcoro seu nico guia.

Outros Livros Sagrados


Sunnah (exemplos do profeta); Hadith (interepretao do Coro nos ensinamentos do profeta); Livro de Ibrahim (que se perdeu);

A Lei de Moiss (a Tor);


Os Salmos de David (o Zabr); O evangelho de Jesus (o Injil); O Alcoro descreve Cristos e Judeus como povos do Livro (ahl al Kitb).

Vida Ps-Morte
A f na vida aps a morte uma das crenas bsicas exigidas de um
muulmano para complementar a sua f. O Isl fornece detalhes explcitos do que acontece depois da morte. O Isl v a morte como uma passagem natural para o prximo estgio de existncia. A doutrina islmica mantm que a existncia humana continua aps a morte do corpo na forma de ressurreio fsica e espiritual. Existe uma relao direta entre a conduta na terra e a vida aps a morte. A vida aps a morte ser de recompensas e punies correspondentes conduta terrena.

Um Dia vir quando Deus ressuscitar e reunir a primeira e a ltima de Sua


criao e julgar a todos de forma justa. As pessoas entraro em sua morada final, Inferno ou Paraso.

Vida Ps-Morte
O morto tem um tipo de existncia continuada e consciente no tmulo. Os muulmanos acreditam que, ao morrer, uma pessoa entra em uma fase intermediria da vida entre a morte e a ressurreio. O tmulo um jardim do paraso ou um pedao do inferno; anjos de misericrdia visitam as almas dos crentes e anjos de punio vm para os descrentes. A ressurreio ser precedida pelo fim do mundo. Deus ordenar a um anjo

magnificente que soe a Trombeta.


No primeiro toque, todos os habitantes dos cus e da terra cairo inconscientes, exceto aqueles poupados por Deus. A terra ser achatada, as montanhas viraro p, o cu se fender, os planetas sero dispersos e os tmulos sero revirados.

Vida Ps-Morte
As pessoas sero ressuscitadas dos seus tmulos em seus corpos fsicos originais, quando a trombeta for soada novamente. As balanas sero posicionadas e os atos dos homens sero pesados. Em

seguida vir a exposio dos Registros dos atos realizados nessa vida. Eles
sero relembrados de suas boas aes e pecados. Paraso e Inferno sero as moradas finais para os crentes e os condenados aps o ltimo Julgamento, e so reais e eternos. O Paraso o jardim eterno de prazeres fsicos e deleites espirituais. O

sofrimento estar ausente e os desejos do corpo sero satisfeitos. Todos os desejos sero atendidos. O Inferno um local abominvel de punio para os descrentes e purificao para os crentes pecadores. Tortura e punio: para o corpo e a alma:

queimaduras por fogo, gua fervente para beber, comida escaldante para comer,

correntes, e colunas de fogo sufocantes.

Calendrio, Festas e Feriados


A Era Muulmana comeou no ano em que o profeta Maom emigrou, de Meca para Medina, a fim de escapar s perseguies de seus adversrios e poder continuar a proclamar as Revelaes, no ano 622 do calendrio juliano/gregoriano. Esse portanto o 1 ano da Hgira (nome dado emigrao do Profeta), ou 1 aH. O segundo califa, sucessor do Profeta, Omar I - que governou de 634 a 644 -, estabeleceu como norma que o comeo do ano deveria ser o dia 1 de Muhharram e que a contagem dos anos deveria comear pela Hgira, como prescrevia o Qur'an (Coro ou Alcoro). Assim, a Era Islmica comeou no dia 16 de julho de 622, que o dia 1 de Muhahham do ano 1 aH. Este calendrio lunar e no acompanha, por isso, as estaes do ano, como os calendrios solares. Assim, h fases em que o Ramadan cai no inverno, e outras em que ocorre na poca mais quente do vero, o que torna a observncia do jejum mais dura para os rabes, em regies onde a temperatura chega normalmente aos 50C. O calendrio islmico pode sofrer mudanas no transcurso de cada ano, em razo do sistema tradicional de determinao de certas datas pela observao visual da Lua. Em virtude disso, as autoridades islmicas so obrigadas a introduzir ajustes compensatrios no ano seguinte, acrescentando ou subtraindo um dia da durao de certos meses, que podem portanto sofrer mudanas em sua durao.

Calendrio, Festas e Feriados


Os muulmanos consideram o pr-do-sol o comeo de um novo dia. O dia santificado a sextafeira. Nos pases islmicos, o dia consagrado ao repouso, equivalente ao domingo dos pases ocidentais, a sexta-feira. Por esta razo, so colocadas em destaque nos calendrios as sextas-feiras. Sbados e domingos so dias de trabalho normal, exceto nas reas de populao predominantemente crist. Quintasfeiras no so dias de repouso. Entretanto, em muitos lugares, trabalha-se apenas em meio perodo nesses dias. Reparties pblicas podem no funcionar s quintas e sextas.

Ms

Dias

Significado do nome

Transcrio

[1] Muhharram
[2] Sfar [3] Rabi-al-ual [4] Rabi-a-Thni [5] Jumda Al-Ula [6] Jumda A-Thnia [7] Rajb [8] Xaaban

30
29 30 29 30 29 30 29

Ms sagrado
Ms da partida para a guerra 1 ms da Primavera 2 ms da Primavera 1 ms da seca 2 ms da seca Ms do respeito e da abstinncia Ms da germinao

Muharran
Saphar Rabia-1 Rabia-2 Jomada-1 Jomada-2 Rajab Shaaban

[9] Ramadan
[10] Xaul [11] Dhu Al-Qada [12] Dhu Al-Hijja

30
29 30 29

Ms do grande calor
Ms do acasalamento dos animais Ms do descanso Ms da peregrinao

Ramadan
Shawwl Dulkaada Dulheggia

Calendrio, Festas e Feriados


Lailat Al-Miraj (27 de Rajb) - Nessa data se comemora a miraculosa viagem que o profeta Maom efetuou, um ano antes da Hgira, montado em lendrio animal trazido pelo anjo Gabriel. Em uma noite, o Profeta viajou por diversos lugares, dos quais o mais relevante foi Jerusalm, onde, em rocha sobre a qual hoje se assenta clebre mesquita, ascendeu por uma escada ao Paraso, onde teve o privilgio de falar com Deus. Ms do Ramadan (1 a 30 de Ramadan) - Perodo de sacrifcio em que os fiis esto proibidos de comer, de beber e de quaisquer outras atividades carnais durante as horas do dia, podendo faz-lo somente noite. No propriamente um feriado, mas nesse perodo os negcios sofrem sensveis modificaes. Ed Al-Fitr (1 a 5 de Xaul) - Feriados em que se comemora o trmino do jejum do ms do Ramadan. Perodo do Hajj (1 a 10 de Dhu al-Hijja) - Perodo em que os muulmanos de todo o mundo cumprem o dever de peregrinar a Meca, que lhes incumbe pelo menos uma vez na vida como um dos cinco preceitos bsicos de vida piedosa. A rigor, o perodo do Hajj dura uma semana, mas a movimentao comea antes e termina depois dele. Nessa poca, a Arbia Saudita recebe quase dois milhes de peregrinos, cessando todo o comrcio. Ed Al-Adha (10 de Dhu Al-Hijja) - Uma das mais importantes datas do calendrio islmico, quando os muulmanos se congratulam, tal como fazem os cristos entre si no Natal. A data lembra a ocasio em que o Profeta Ibrahim - o Abraho dos cristos - teria cumprido a ordem de sacrificar seu filho Ismael (que a tradio judaica afirma ter sido Isaac), demonstrando imensa f e sendo por Deus impedido, no ltimo momento, de consumar o ato. Segundo a tradio, a pedra sobre a qual Ibrahim ia executar o sacrifcio do prprio filho era uma rocha negra que estava no vale onde hoje se situa Meca. Essa pedra foi usada na construo da Caabah, monumento em cuja direo todos os fiis do mundo se voltam nas cinco oraes dirias. Est numa das quinas da Caabah, engastada em prata, e todos querem beij-la ou toc-la. Esse feriado ocorre no auge do perodo da peregrinao. Ed Ra's As-Sana Al Hijria ou Uhad Muharram (1 de Muhhrram) -O Ano Novo muulmano, que inicia o ano lunar. Os muulmanos da seita xiita, numerosos no Ir e no Sul do Iraque, comemoram nos primeiros dez dias do novo ano as festividades fnebres da Achur, em que praticam mortificaes, pela morte do Im Hussein ibn li ibn Abu-T lib (ibn = filho), ocorrida no incio da histria do Islam. Achur (10 de Muhharram) - Dia do martrio do Im Hussein Ibn li Ibn Abu Tlib, neto do Profeta Maom. Ed-Al-Mulid An-Nabui (12 de Rabi Al-ual) - Data do nascimento do Profeta Maom.

Smbolos Religiosos

O crescente, smbolo do imprio persa que passou a ser adotado em bandeiras com o significado de nao islamica.

Em nome de deus. O clementes. O misericordioso.

Templos - Mesquitas

Dados interessantes sobreo Isl

Dados interessantes sobreo Isl

O Isl no mundo atual

Hoje, quase 20% da populao do mundo muulmana, e estima-se que, em 2020, de cada quatro habitantes do planeta um seguir o islamismo. Na Europa, bero da civilizao crist, existem 20 milhes de muulmanos, e quase metade deles est instalada na Europa Ocidental. H mesquitas at na Roma dos papas. Atualmente h 1,2 bilho de muulmanos no mundo e apenas 1,1 bilho de catlicos. Em termos porcentuais, eles representam 19,6% da populao mundial, enquanto os catlicos so 17,4%. (Revista Veja) At 2050, o planeta ganhar mais 2,7 bilhes de habitantes. Desse total, 40% viro da frica Subsaariana. Outros 30% viro de pases majoritariamente muulmanos. Apenas 1% vir das naes ocidentais ricas, onde o cristianismo est mais consolidado. (Revista Veja)

O Isl no Brasil

BRASLIA

Brasil: Um dos maiores pases catlicos do mundo tem uma comunidade islmica relativamente grande - e seus nmeros vm crescendo. H quarenta anos a comunidade rabe brasileira tinha uma nica mesquita. Atualmente so mais de 50 mesquitas e mais de 80 centros islmicos espalhados por todo o pas e freqentados por entre 1,5 e 2 milhes de fiis.
FOZ DO IGUAU

PORTO ALEGRE

A opresso

A opresso contra a mulher comum nos pases que seguem com rigor a Sharia, a lei islmica, e tm tradies contrrias libertao da mulher. Assim, o problema da opresso mulher muulmana no causado pela crena islmica em si - ele surgiu em culturas que incorporaram tradies prejudiciais s mulheres.

Para pensar um pouco ...

FIM

You might also like