You are on page 1of 16

Nossa herana comum:

consideraes sobre a educao patrimonial na arqueologia amaznica

Marcia Bezerra

Arqueologia2B.pmd

1021

20/9/2010, 11:55

Arqueologia2B.pmd

1022

20/9/2010, 11:55

1023
desenvolvimento de projetos educativos para a divulgao da Arqueologia no Brasil mobilizou, por dcadas, apenas um reduzido nmero de pesquisadores. Com a criao da Portaria do Iphan 230/2002 1 , sua realizao se multiplicou em razo da obrigatoriedade de incluso de projetos de Educao Patrimonial (EP), no mbito dos Projetos da chamada Arqueologia de Contrato no pas. Em seis anos, o crescimento exponencial da Arqueologia de Contrato originou um volume, ainda no mensurado, de projetos de EP. Na ausncia de parmetros para a sua elaborao e avaliao, corre-se o risco de apresentar concepes equivocadas, tanto da Arqueologia, quanto da Educao. Em que pese o fato de que nenhum de ns arquelogos tm a formao necessria para a criao desses projetos, no se justifica a pouca importncia dada ao seu planejamento. A EP tem sido considerada como um acessrio pesquisa, e no como parte de uma nova agenda da Arqueologia. Isso se reflete na sua pouca representatividade nas publicaes e congressos da rea. Entendo que tais problemas so decorrentes de um exerccio ainda novo para todos ns, que o de nos assumirmos como educadores ao invs de simples divulgadores de nossas interpretaes do passado. Concordo com Stone (2000) que ao considerarmos que todos os arquelogos devam estar envolvidos em programas de educao para o pblico, corremos o risco de criar frices na comunidade cientfica. No entanto, ns arquelogos, nos autodenominando ou no, como educadores, nos abstemos de refletir sobre as atividades educativas que, necessariamente, fazemos no campo, no laboratrio, na sala de aula, na mdia, entre outros (BEZERRA DE ALMEIDA, 2003). nesse sentido que proponho algumas discusses que podem contribuir para a compreenso da EP como uma dimenso, e no um fardo, do nosso trabalho. Um lugar para onde convergem distintas vises do passado, do patrimnio e da arqueologia. No caso da Amaznia que o foco principal deste trabalho, destaco a paisagem, e a sua insero nos projetos de EP, como ponto nevrlgico para se pensar a EP na regio. Em seguida, indico um caminho que, ao reunir EP e Educao Ambiental (EA), provoque um revigoramento desse to novo, e j to depreciado, exerccio da EP. Cabe ressaltar que h timos projetos de EP em curso no pas e na Amaznia. A minha inteno no discuti-los, mas apontar questes que julgo fundamentais para o desenvolvimento de quaisquer projetos na regio.

Portaria do Departamento de Proteo do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional criada em 2002: o desenvolvimento dos estudos arqueolgicos (...) [realizados dentro de projetos de avaliao de impacto ambiental], em todas as suas fases, implica trabalhos de laboratrio e gabinete (limpeza, triagem, registro, anlise, interpretao, acondicionamento adequado do material coletado em campo, bem como programa de Educao Patrimonial), os quais devero estar previstos nos contratos entre os empreendedores e os arquelogos responsveis pelos estudos, tanto em termos de oramento quanto de cronograma (Iphan, 2006, p. 186).

Arqueologia2B.pmd

1023

20/9/2010, 11:55

1024

Arqueologia de Contrato e Educao Patrimonial no Brasil


De acordo com os registros da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que inclui a maior parte dos arquelogos no Brasil, h cerca de 300 profissionais trabalhando no pas. Em funo do crescimento exponencial da Arqueologia de Contrato, estima-se que este nmero possa ser ainda maior. Segundo Prous (2006), os projetos por contrato representam a maioria dos trabalhos realizados no mbito da Arqueologia brasileira hoje. O autor ressalta que A pesquisa acadmica foi quase abandonada no Brasil (...) (PROUS, Op.cit., p.130). A declarao impactante, mas o quadro no difere muito de outros pases. Na Frana, a chamada Arqueologia Preventiva movimentou 126 milhes de euros em 2006, e constitui segundo dados do INRAP-Institut National des Recherches Archologiques Prventives ,90% de toda a atividade arqueolgica na Frana. No site do INRAP afirma-se que so realizadas, por ano, cerca de 2000 avaliaes e 300 escavaes, conduzidas por 1800 arquelogos2. No pas da arqueologia conhecida, entre outros aspectos, pelo rigor, meticulosidade e sofisticao tcnica nos trabalhos de campo, os projetos de desenvolvimento, tal como no restante da Europa, tm um peso cada vez maior. Alguns arquelogos franceses, contudo, consideram que tais projetos ao proporcionar uma varredura de mbito nacional, oferecem oportunidades singulares para o que Demoule (2007, p. 9) chama da passagem de Dune archologie de lobject une archologie du territoire. Concordo com Demoule e acrescento que esses projetos geram uma efervescncia de oportunidades para pensarmos sobre a nossa prxis. Isto envolve uma crtica interna da disciplina que passa, de modo inexorvel, pela relao com o outro, no caso, as populaes moradoras do entorno dos stios arqueolgicos sob investigao.3 Ainda que o objetivo aqui no seja o de discutir a Arqueologia de Contrato, faz-se necessrio salientar que Arqueologia [de Contrato, de Salvamento, Preventiva, de Restaurao, etc...] Arqueologia! No intenciono, com isso, apoiar as agendas inerentes poltica de desenvolvimento e, nem tampouco, ignorar os problemas acarretados por estes projetos. Como j disse em trabalho anterior (B EZERRA , 2008), acredito que nossa parcela de responsabilidade frente a essas situaes de conflito, deve ser a de quem contribui para a no legitimao do status quo.

O INRAP foi criado em 2002 e est subordinado ao Ministrio da Cultura, Comunicao e Pesquisa. Disponvel em http//www. Inrap.fr . Acesso em 03 de janeiro de 2009. Ver tambm Funari, 2001.

Arqueologia2B.pmd

1024

20/9/2010, 11:55

1025
Dentro dessa perspectiva, os projetos educativos ligados Arqueologia de Contrato constituem um excelente frum para as reflexes sobre o nosso engajamento poltico diante de questes contemporneas pungentes. Dentre elas sublinho o impacto dos projetos de desenvolvimento sobre as populaes locais4 e a preservao do meio ambiente. A Educao e a Arqueologia so formas de interveno no mundo. O papel de ambas como instrumento de ao poltica tem sido discutido por educadores (APPLE, 2003, entre outros) e arquelogos (FUNARI; ZARANKN; REIS, 2008; LITTLE; SHACKEL, 2007; MCGUIRE, 2008; SABLOFF, 2008). As crticas s ideologias subjacentes aos projetos polticos-pedaggicos ligados aos regimes ditatoriais, aos ideais neoliberais e aos impactos da globalizao, revelam que a Arqueologia e a Educao servem como bons condutores dessas racionalidades. Todavia, os debates tm mostrado que essa natureza condutora que as transforma em espaos de discusso, de reivindicaes, de direitos. Prescindir dessa percepo com relao EP demonstra, ao mesmo tempo: 1) alienao das implicaes poltico-sociais da nossa interveno; 2) satisfao superficial com a ludicidade dos projetos e 3) iluso com relao ao cumprimento do nosso compromisso social. Hilbert em seu delicioso artigo: Qual o compromisso social do arquelogo brasileiro, diz sobre a Educao Patrimonial:
Primeiro, os arquelogos procuram convencer as pessoas da importncia e dos inestimveis valores da cultura material arqueolgica que est na sua propriedade. Depois distribuem cartilhas em linguagens infantis, elaboram programas de educao patrimonial sem sentido para a comunidade local, at a ameaam com multas e priso em caso de desobedincia s leis, e depois, quando finalmente os moradores do stio arqueolgico do sinal de ter incorporado o discurso dos educadores patrimoniais, esses objetos to valiosos e importantes, so levados embora pelos arquelogos (HILBERT, 2006, p.100).

O autor encerra o artigo dizendo que (...) o trabalho de um arquelogo do reorganizar o passado, contando histrias(Op.cit.). Ns reorganizamos o passado com colheres de pedreiro, baldes, peneiras depois em sacos, fichas, etiquetas, dirios, fotografias, filmes, relatrios, artigos, livros; contamos e discutimos sobre essas histrias nos laboratrios, nas salas de aula, nos congressos, nos museus, nos projetos de EP, etc. E a histria contada a mesma? Do congresso para a sala de aula e depois para a reunio com os moradores locais; do relatrio para o artigo e deste para as cartilhas. Enfim, o que difere nessas histrias? Devem ser histrias teis, contadas, escritas e desenhadas para responder s necessidades das pessoas... (idem). isso o que temos feito nos projetos e nos materiais de EP?

A esse respeito, ver Santos e Nacke (2003), entre outros.

Arqueologia2B.pmd

1025

20/9/2010, 11:55

1026

Educao Patrimonial no mbito dos projetos de Arqueologia


Creio ser necessrio dizer o que entendo por Educao e Educao Patrimonial. Como j apresentado em trabalhos anteriores, alinho-me s idias de Freire (2002) sobre o processo educativo como forma de socializao humana, no qual o conceito de cultura tem papel central na relao ensino-aprendizagem. (BEZERRA DE ALMEIDA, 2002; BEZERRA, 2003, 2005, 2006, 2008, SILVEIRA; BEZERRA, 2007). Do mesmo modo, j deixei claro em artigos anteriores o fato de que no concordo que haja uma definio de EP. Muitas vezes penso que no existe tal EP. Isso porque no h como dissociar a prtica educativa da idia de cultura e de patrimnio, assim a expresso Educao Patrimonial configura um pleonasmo. Entretanto, assumo que a sua nomeao deve servir como um sinal a nos lembrar de que a prpria idia de patrimnio, ao carregar o sentido de transmisso, implica o estabelecimento de um processo de ensino-aprendizagem a ocorrer num dado tempo e lugar. Se tiver, ento, que resumir a EP em uma frase, eu diria que Educao Patrimonial ... Educao! (BEZERRA, 2006; SILVEIRA E BEZERRA, 2007). Os projetos de EP em geral so pouco divulgados. Idias, aes e resultados de dezenas de projetos so conhecidos apenas pelas equipes responsveis pelos mesmos. Isto parece indicar que as histrias que contamos para os outros so consideradas menos importantes, ou menos interessantes, do que aquelas que contamos entre ns. O levantamento de trabalhos de EP nos congressos da Sociedade de Arqueologia Brasileira, entre os anos de 2001 e 2007, demonstra o aumento da representao da EP nas reunies, mas aponta para a inexpressiva relao entre a totalidade dos trabalhos apresentados e os trabalhos de EP. (Quadro 1)
Ano 2001 2003 2005 2007 Total Total de Trabalhos Apresentados no Congresso 574 484 390 468 1916 Total de Trabalhos de EP Apresentados no Congresso 8 11 17 22 58 % 1,39 2,27 4,35 4,7 3,03

Quadro 1. Apresentao de Trabalhos de EP nos Congressos da SAB 2001 2007.

O nmero parece estar em desacordo com a afirmao de Prous (2006) sobre o atual estado da arqueologia brasileira. Segundo o autor, a pesquisa acadmica est em segundo plano. Se considerarmos que o desenvolvimento de projetos educativos de forma sistemtica s se

Arqueologia2B.pmd

1026

20/9/2010, 11:55

1027
tornou uma prtica em razo da Portaria 230/2002, ento, era de se esperar que o volume de trabalhos relativos Arqueologia de Contrato e, por conseguinte, EP aumentasse de forma proporcional. De fato, poucos so aqueles que incluem aes educativas em seus projetos acadmicos. Apesar disso, a legislao determina que o arquelogo, a quem o IPHAN conceda a autorizao de pesquisa, apresente proposta preliminar da utilizao futura do material produzido para fins cientficos, culturais e educacionais5 (Iphan, 2006).

Educao Patrimonial na Amaznia


De acordo com Carvalho (2008), entre os anos 2001 e 2008, a 2 Superintendncia Regional do IPHAN, responsvel pelos estados do Par e Amap, autorizou 57 projetos. Dentre eles 47 eram projetos de contrato, ou seja, 82.4% do total dos trabalhos, em um perodo de 5 anos. Cabe mencionar que, em 2001, a Portaria 230/2002 ainda no estava em vigor, mas apenas 1 projeto de contrato foi autorizado pela 2 SR nesse ano. Esses 47 projetos de contrato geraram projetos de EP. Nem preciso contabilizar as autorizaes das demais regionais para observar o desequilbrio entre o nmero de apresentaes de EP nos congressos da SAB 58 e as portarias 47. No Encontro Internacional de Arqueologia Amaznica, apenas 26% dos posters (a modalidade preferencial destes projetos) tratam de projetos de EP na Amaznia. H um descompasso entre o nmero de projetos de contrato autorizados e a disseminao das aes de EP. No h divulgao destes projetos entre os arquelogos, o que: 1) impossibilita a realizao de uma avaliao crtica sistemtica da EP; 2) impede a troca de idias e de experincias entre as equipes responsveis por tais projetos e 3) refora a desvalorizao das aes desenvolvidas com as comunidades locais. O mais grave a impossibilidade de avaliao desses materiais. No somos treinados para desenvolver esse tipo de projeto durante nossa formao. Seria til trocarmos idias, dificuldade, caminhos. Poucos arquelogos tm se preocupado em refletir sobre a EP no Brasil. Dentre os raros trabalhos que tratam do tema, Bezerra, Barbosa e Atades (2007) e Schaan (2007) fazem estudo pontual dos problemas verificados em projetos e materiais de EP. Bezerra, Barbosa e Atades examinaram um grupo de materiais da EP no Brasil e concluram que h trs formas pelas quais esses projetos educativos tm sido constitudos: 1) o arquelogo

Portaria SPHAN N 007 de 01 de dezembro de 1988. Art. 5, IV, 5.

Arqueologia2B.pmd

1027

20/9/2010, 11:55

1028
responsvel pela pesquisa contrata educadores para a criao e execuo dos projetos; 2) o arquelogo se responsabiliza pessoalmente pelas atividades educativas e 3) o arquelogo trabalha junto com o educador na elaborao dos programas educativos. Em todos os casos constatamos prejuzos divulgao e imagem da Arqueologia. A primeira opo tem sido cada vez mais procurada pelos pesquisadores. Os projetos de longo prazo permitem a contratao desses profissionais e a realizao de programas educativos de maior alcance. Para os autores, a participao desses profissionais imprescindvel, mas h que se sublinhar a importncia da parceria com os pesquisadores responsveis pela pesquisa, do contrrio os materiais produzidos sejam eles folders, cartilhas, livros, vdeos e as atividades concretas acabam reforando distores na representao da Arqueologia (BEZERRA; BARBOSA; ATADES, 2007; SCHAAN, 2007). O segundo caso bastante frequente e ocorre, principalmente, por trs razes: 1) falta de recursos financeiros para contratar educadores; 2) no valorizao da participao desses profissionais ou 3) vontade pessoal do pesquisador em se envolver e realizar o projeto educativo. Nestes casos, mesmo no ltimo, verifica-se a no utilizao de mtodos adequados do ponto de vista ldico e cognitivo. De acordo, com Bezerra, Barbosa e Atades (Op.cit.), o ltimo caso embora ainda numericamente inexpressivo o que tende a apresentar os melhores resultados. A parceria com Educadores fundamental nestes projetos. O estabelecimento de um dilogo entre a Arqueologia e a Educao alm de ser benfico para ambos os profissionais, permite que se tenha uma viso crtica do trabalho desenvolvido. Alm desses pontos, considero imprescindvel a observao dos seguintes aspectos: 1. Atualizao em relao ao conhecimento produzido pela Arqueologia; 2. Adequao da linguagem sem a simplificao dos contedos trabalhados; 3. Considerao das relaes de ancestralidade apenas quando assumida pela comunidade em questo; (SCHAAN, 2007) 4. Distino entre divulgao e educao; 5. Realizao de processos avaliativos. A falta de parceria entre educadores e arquelogos, como citado acima, pode comprometer a observao desses pontos. A falta de (re)viso crtica por parte dos arquelogos responsveis pelos projetos com relao s idias transmitidas pelos projetos de EP tambm prejudicial disciplina. Assim, os contedos muitas vezes no aproveitam o prprio conhecimento produzido pela pesquisa a qual o projeto de EP est vinculado. (SCHAAN, Op.cit.) A preocupao em simplificar os contedos para, supostamente, adequar a linguagem ao pblico-alvo do projeto problemtica. Nessa traduo, a nfase nos procedimentos da pesquisa arqueolgica e nos materiais encontrados, por exemplo, implica a perda da

Arqueologia2B.pmd

1028

20/9/2010, 11:55

1029
perspectiva de que trabalhamos [reorganizando] o passado. Contamos histrias (HILBERT, 2006, p.100), a partir dos objetos, mas o que importa mesmo a histria que se pode contar sobre quem os produziu. Do contrrio, acabamos por centrar as nossas discusses sobre o objeto como fim e isso pode provocar a prtica do colecionismo, o saque e a destruio dos stios arqueolgicos (SCHAAN, Op.cit.). Essa obsesso pelo objeto tira do outro a possibilidade de reorganizar o passado, de contar a sua histria. Se o destaque apenas o material, e no o que se constri com ele, o objeto ser valorizado como um souvenir do passado e no como um mediador dessas histrias. Meskell (2005, p. 5) declara que ns, usualmente, (...) materialize the immaterial, to give it form and visual presence e lembra que (...) material presence commands our attention (op.cit.).6 Ao enfatizarmos a presena material corremos o risco de materializar o passado. Schaan (2007) ainda chama ateno para o fato de que nos materiais educativos da EP, a arqueologia apresentada como a disciplina que estuda apenas os objetos do passado. A perspectiva do estudo da cultura material contempornea est totalmente ausente nos seus contedos. Esse mecanismo de materializao pode ter efeitos ainda mais danosos. Neste sentido, h que se tomar cuidado com os aspectos que tratam da ancestralidade, por exemplo. As questes que envolvem a relao entre arqueologia, arquelogos e comunidades descendentes, emergem como anncio de uma nova relao entre todos os interessados na construo do passado e do presente. No recm-lanado livro: Collaboration in Archaeological Practice: engaging descendant communities, Colwell-Chanthaphonh e Ferguson (2008) reuniram 12 artigos que abordam essa nova paisagem da arqueologia. A Amaznia contemplada nessa coletnea pelo trabalho de Heckenberger (2008), que discute a natureza, intrinsecamente, participatria da pesquisa arqueolgica na regio. O pesquisador que h quase duas dcadas trabalha com os Kuikuro, conduz suas investigaes a partir do que Cardoso de Oliveira (1998, p. 24) denomina de um dilogo entre horizontes semnticos distintos, possibilitando que todos sejam igualmente guindados a interlocutores (Op.cit.) e tornem-se co-autores e co-responsveis pelo processo da pesquisa. O lanamento desse e de outros livros nos ltimos anos, nos d a medida da importncia do continuum histrico e cultural, especialmente, para as reflexes terico-metodolgicas e, por conseguinte, ticas da disciplina. E mais do que isso, mostra o descentramento na construo das histrias sobre o passado. Todavia, a atribuio de identidade e de ancestralidade so processos auto-conduzidos que compreendem aspectos muito alm de atributos fsicos, ou tornados fsicos por ns a partir

A autora discute as idias de Latour sobre o significado dos objetos, particularmente, sua condio de coprodutores de aspectos da vida social.

Arqueologia2B.pmd

1029

20/9/2010, 11:55

1030
do registro arqueolgico. A atribuio equivocada de relaes de ancestralidade no pode fazer parte da agenda da Arqueologia, ou da Educao Patrimonial, e nem tampouco figurar como mote dos materiais educativos produzidos. (SCHAAN, 2007).

O lugar da paisagem na Educao Patrimonial na Amaznia


Outro aspecto que chamo ateno premncia de aes que contemplem a paisagem como parte do patrimnio arqueolgico.As reflexes sobre a paisagem como constructo humano so os hot topic da Arqueologia (e da Antropologia) e esperado que a perspectiva terica subjacente aos projetos de EP acompanhe tais discusses. O meio ambiente no pode ser tratado a partir de abordagens que insistam na dicotomia natureza/cultura. Essa representao de um cenrio esttico de onde so retirados recursos para a sobrevivncia, conduz a uma lgica da subtrao, que enfatizada nas aes voltadas para o patrimnio mvel, ou seja, os artefatos, os fragmentos das paisagens (BRADLEY, 2000). As relaes entre as populaes pretritas e o meio ambiente no devem ser retratadas como harmnicas, ingnuas e simplistas. H que se observar ainda a conexo entre os contedos apresentados e o conhecimento produzido pelas pesquisas arqueolgicas e antropolgicas na Amaznia. Pesquisas estas que vm, ao longo das ltimas dcadas, apontando para novos modelos explicativos de ocupao da amaznica pr-colonial. Seria desejvel a incorporao da contribuio da ecologia histrica, em especial os trabalhos de Posey e Bale (1989), e dos dados que comprovam que parte significativa da floresta amaznica foi construda por meio de complexos sistemas de manejo. Esta floresta cultural, este artefato em contnua transformao amplia a noo de patrimnio e sublinha o seu carter dinmico. Diversas pesquisas realizadas na Amaznia revelam as distintas formas de alterao de suas paisagens: geoglifos (SCHAAN; RANZI; PARSSINEN, 2008), megalitos (CABRAL; SALDANHA, 2008), valas (HECKENBERGER, 2001) e arte rupestre (PEREIRA, 2004), indicam a cristalizao de uma hermenutica das paisagens passadas. Mas paisagem alterada pode corresponder a outra paisagem no alterada, mas, igualmente percebida e significada. A idia de uma Arqueologia de Lugares Naturais proposta por Bradley (2000) serve como mecanismo para se entender e trabalhar a importncia da preservao do patrimnio arqueolgico/paisagstico. Considera-se que nestes lugares o passado e o presente convergem para um lugar que no sofreu modificao de natureza fsica, mas simblica. Em Botswana, por exemplo, Segobye (2006) discute a relao entre comunidades descendentes e a paisagem, colocando o deserto do Kalahari no centro das aes de afirmao identitria

Arqueologia2B.pmd

1030

20/9/2010, 11:55

1031
e de reivindicaes de direitos sobre a terra. O autor considera o Kalahari um artetafo embudo de significados que unem passado e presente. Da mesma forma, Holmberg (2005, p. 190), trata do que ela chama a materialidade impensvel de um vulco situado no Panam. Para ela, o vulco antropomorfizado e torna-se um lugar onde uma complexa relao entre interaes naturais e culturais provoca o surgimento de uma unique socialized landscape. A EP no pode deixar de lado esta semntica das paisagens. Menos ainda pode despreocuparse com a sua preservao, uma vez que so como fragmentos de lugares (BRADLEY op.cit.) e, como tal, constituem parte importante do patrimnio arqueolgico. Voltando a Meskell (2005), se a presena fsica conduz a nossa ateno, na Amaznia, onde essa presena fsica se impe, a paisagem no pode ser retratada apenas como um exuberante e rico cenrio fsico. A no reflexo sobre esses pontos pode configurar uma desqualificao dos projetos de EP. Seu desenvolvimento tem ficado a cargo de educadores, que no podem ser cobrados pelos seus contedos, caso o arquelogo responsvel pelo projeto no participe de sua elaborao e reviso. Cabe ao arquelogo, a tarefa de discutir e revisar todo o conjunto utilizado nas atividades educativas, assim como os seus produtos, e verificar se o contedo apresentado vai ou no ao encontro da pesquisa arqueolgica em curso. No caso da Amaznia, a preocupao com a preservao das paisagens uma questo que beneficia tanto a Arqueologia e seus objetivos imediatos, quanto s populaes moradoras do entorno dos stios, que tm sido afetadas com a destruio fsica dessas paisagens. Sabloff (2008) em recente publicao com o sugestivo ttulo Archaeology that Matters: action archaeology in the modern world fundamenta suas reflexes nas contribuies que ns arquelogos podemos dar para a melhoria das condies de vida no planeta. O autor relata vrios casos de pesquisadores que vm atuando nesta linha dentro de uma perspectiva participatria. Um dos exemplos citados o do arquelogo Clark Erikson que ensina antigas tcnicas agrcolas, recuperadas pelas suas pesquisas arqueolgicas, a grupos de agricultores locais no Peru (SABLOFF, 2008, p. 20-23) . Neste sentido, um alento saber que o primeiro curso de graduao em Arqueologia na Amaznia na Universidade do Estado do Amazonas/UEA , inclui entre suas disciplinas a matria Arqueologia, uso da terra e sustentabilidade (BEZERRA, 2008). A incluso de processos avaliativos tambm pode contribuir para o sucesso de alguns projetos. Acredito que uma vez que se tenham instrumentos de avaliao externa dos projetos, esse quadro tende a melhorar. Em razo dessas reflexes proponho uma parceria com a Educao Ambiental, o que pode ser benfico para os rumos da Educao Patrimonial na Arqueologia Amaznica.

Arqueologia2B.pmd

1031

20/9/2010, 11:55

1032

Educao Patrimonial e Educao Ambiental na Amaznia


Assim como ocorre com a EP h muitas definies sobre Educao Ambiental. Alinho-me s idias de Reigota (2002) que prope uma Educao Ambiental voltada para as comunidades locais e que considera o ambiente como lugar construdo/percebido. Assim, na Educao Patrimonial impe-se a dimenso social do patrimnio; e na Educao Ambiental a dimenso cultural do ambiente. neste sentido que penso a EA como grande aliada da EP e da Arqueologia. H uma significativa convergncia de objetivos entre os dois campos. Em termos metodolgicos existe um consenso entre a EP e a EA, j que ambas apostam na interdisciplinaridade, na construo partilhada do conhecimento, nos processos de percepo, anlise e proposio de solues de preservao e de conservao (SOUZA E SILVA, 2004). A perspectiva terico-metodolgica de programas ambientais como o Etnomapeamento com grupos indgenas da Amaznia, vem desde 2001, apontando para aes profcuas, envolvendo uma abordagem da EA que culturalmente relevante. O processo se d a partir de imagens de satlites de uma determinada terra indgena, que so interpretadas por seus representantes os quais inserem anotaes e assinalam reas consideradas de interesse econmico e cultural (TNC, 2008)7. dessa forma, que a ONG The Nature Conservancy tem mapeado zonas de subsistncia, reas de minerao e lugares de importncia histrica, cultural e espiritual. Este material usado pelos grupos indgenas como instrumento de gesto de suas reservas. Heckenberger (2008, p. 262) tambm tem partilhado diversas tcnicas de mapeamento com os Kuikuro. O chefe Afukaka chegou a dizer: This research is important to us. It is the first time an anthropologist has taught me something I didnt know. Este tipo de ao promove o entrelaamento da paisagem com os sentidos da memria e do pertencimento. Para Silveira (2008), ao compartilhar a memria do lugar com os outros, o sujeito (...) tem a sua ambincia mapeada (talvez um tipo de cartografia mental do espao) (...), isso o levaria a relacionar-se com o seu grupo de pertencimento e com o ambiente circundante. Questes relativas memria, identidade, pertencimento, esto no cerne da EP. Trabalhlas a partir da paisagem e no apenas dos objetos, fragmentos das paisagens (BRADLEY, op.cit.), daria outra dimenso EP na Amaznia. Uma dimenso que amplie a noo de cultura material, e, ao mesmo tempo, saliente nossa contribuio para a preservao dessas paisagens. Alm disso, do ponto de vista da gesto, muitos dos problemas enfrentados hoje pela EP, foram superados no mbito da EA.

Disponvel em: < http://www.nature.org>. Acesso em: 30 ago. 2008.

Arqueologia2B.pmd

1032

20/9/2010, 11:55

1033
Dentre eles, destaco o fomento aos projetos que, em geral, tm seus oramentos reduzidos nos contratos junto s empresas. As solues encontradas pelos colegas da EA para tornar suas propostas relevantes e, por que no, atraentes para agncias de fomento e/ou a iniciativa privada podem servir para a EP. Considero que a elaborao de projetos conjuntos pode fortalecer as estratgias de captao de recursos para as duas partes.

CONSIDERAES FINAIS
A parceria Educao Patrimonial e Educao Ambiental traz benefcios para ambas, pois: colabora nas reflexes sobre a importncia das paisagens junto s comunidades locais; contribui para a localizao e preservao de stios arqueolgicos em reas indgenas; coopera para a preservao ambiental no entorno de stios arqueolgicos; fortalece a proteo aos stios; estabelece um dilogo interdisciplinar entre arquelogos, ambientalistas e educadores; apia projetos de gesto que tenham as populaes locais como corresponsveis; fomenta o turismo e outros programas de desenvolvimento sustentvel; promove maior captao de recursos para a elaborao de projetos comuns. Entendo que essa parceria produto e vetor do que Milton Santos chamava de uma solidariedade de preocupaes8, que contemplam o patrimnio arqueolgico, o patrimnio ambiental e as populaes afetadas pelo nosso trabalho e pelos nossos projetos de Educao Patrimonial. O descuido com o que dizemos, ou autorizamos que digam sobre ns mesmos, sobre a arqueologia, a paisagem e o patrimnio arqueolgico nos projetos de EP pode ser desconcertante, alm de contribuir para a destruio fsica e simblica da Nossa Herana Comum9. Entendo que promover, apoiar e/ou se envolver na elaborao desses projetos, e na preservao das paisagens, fazer uma Arqueologia Responsvel na Amaznia.

AGRADECIMENTOS
Edithe Pereira e Janice Souza Lima pelo convite para a organizao da sesso Reflexes para a Educao Patrimonial na Amaznia.
8 9

Santos apud Garcia (2001, p.19). O ttulo deste trabalho foi inspirado no ttulo do relatrio Brundtland que trata de problemas ambientais, posteriormente, discutidos durante a ECO-92, no Rio de Janeiro.

Arqueologia2B.pmd

1033

20/9/2010, 11:55

1034

REFERNCIAS
APPLE, M. Educando a Direita. So Paulo: Cortez, 2003. BEZERRA, M. Arqueologia e Educao. In: BARRETO, E.; ZARATIM, J.; FREIRE, R.; BEZERRA. M.; CAIXETA, M. J.; ABRANTES, V. L. Patrimnio cultural e educao: artigos e resultados. Goinia: IPHAN, UFG, 2008. BEZERRA, M. Make believe rituals reflections on the through the perspective of a group of children in Rio de Janeiro, Brazil. Archaeologies (1), v. 2, p. 60-70, 2005. BEZERRA, M. Educao [bem] patrimonial e escola. In: NAJJAR, J.; FERREIRA, S. C. (Orgs.). A Educao se faz (na) poltica. Rio de Janeiro: EDUFF, 2006, p. 79-97. BEZERRA, M. Bicho de nove cabeas: os cursos de graduao e a formao de arquelogos no Brasil. Revista de Arqueologia, v. 21, n. 2, p. 139-154, 2008. BEZERRA, M.; BARBOSA, M.; E ATADES, J. M. O que os olhos vem...: uma anlise das representaes visuais nos materiais educativos da Arqueologia de contrato no Brasil. In: TAAS, 4., 2007. San Fernando del Valle de Catamarca Sesiones Y Resmenes ... San Fernando del Valle de Catamarca: Universidad Nacional de Catamarca, v. 1, 2007. p. 165-166. BEZERRA DE ALMEIDA, M. O Australopiteco corcunda: as crianas e a arqueologia em um projeto de arqueologia pblica na escola. 2002. 250f. Tese (Doutorado em Arqueologia) Universidade de So Paulo, So Paulo, 2002. BEZERRA DE ALMEIDA, M. Somos Todos Educadores?: o papel do arquelogo na Educao. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA, 13, 2003, So Paulo. Anais... So Paulo: SAB, 2003. CD-ROM. BRADLEY, R. An archaeology of natural places. Canada: Routledge, 2000. CABRAL, M. P.; SALDANHA, J. D. M. Paisagens megalticas na costa norte do Amap. Revista de Arqueologia, v. 1, n. 21, 2008. CARDOSO DE OLIVEIRA, R. O Trabalho do Antroplogo. Braslia: Paralelo 15; So Paulo: UNESP, 1998. CARVALHO, D. R. A Contribuio das Pesquisas Arqueolgicas Memria Nacional: levantamento de projetos de 1997 a 2006. 2008. Monografia (Especializao em Arqueologia) Instituto de Filosofia e Cincias Humanas. Universidade Federal do Par, Belm, 2008. COLWEL-CHANTHAPHONH,C.;FERGUSON,T.J.(Eds).Collaboration in archaeological practice: engaging descendants communities. Altamira Press, 2008. DEMOULE, J. P. Introduction. In: DEMOULE, J. P. (Dir.). LArchologie Prventive dans Le Monde: apports de larchologie preventive la connaissance du pass. Paris: Exceptions La Dcouverte, 2007. p. 7-13. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 32 ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2002. FUNARI, P. P. de A. Public Archaeology from a Latin American perspective. Public Archaeology, n. 1, p. 239-243, 2001. FUNARI, P. P. de A.; ZARANKN, A.; REIS, A. (Orgs.). Arqueologia da Represso e da Resistncia: Amrica Latina na poca das ditaduras (dcadas de 1960-1980). So Paulo: Annablume, 2008. GARCIA, R. L. Reflexes sobre a responsabilidade social do pesquisador. In: _______. (Org.). Para quem ns pesquisamos: para quem ns escrevemos. So Paulo: Cortez, 2001. p. 11-36. HECKENBERGER, M. Estrutura, histria e transformao: a cultura Xinguana na longue dure, 1000-2000 d. C. In: FRANCHETTO, B.; HECKENBERGER, M. (Org.). Os povos do Alto Xingu histria e cultura. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. p. 21-62.

Arqueologia2B.pmd

1034

20/9/2010, 11:55

1035
HECKENBERGER, M. Entering the Agora: archaeology, conservation and indigenous peoples in the Amazon. In: COLWEL-CHANTHAPHONH, C.; FERGUSON, T. J. (Eds). Collaboration in Archaeological practice: engaging descendants communities. Plymouth: Altamira Press, 2008. p. 243-272. HILBERT, K. Qual o compromisso social do arquelogo brasileiro? Revista de Arqueologia, v. 19, p. 89-102, 2006. HOLMBERG, K. The voices of stones: unthinkable materiality in the volcanic context of western Panam. In: MESKELL, L. (Ed.). Archaeologies of Materiality. Oxford: Blackwell Publisher, 2005. p. 190-211. IPHAN. Coletnea de Leis sobre preservao do Patrimnio. Rio de Janeiro: 2006. 319p. LITTLE, B.J.; SHACKEL, P.A. (Eds.). Archaeology as a tool of civic engagement. Plymouth: Altamira Press, 2007. MCGUIRE, R. Archaeology as political action. Berkley: University of California, 2008. MESKELL, L. (Ed.). Archaeologies of Materiality. Oxford: Blackwell Publisher, 2005. PEREIRA, E. A Arte Rupestre na Amaznia - Par. Belm: Museu Paraense Emilio Goeldi; So Paulo: UNESP, 2004. 245p. POSEY, D. A.; BALE, W. (Eds.). Resource management in Amazonia: indigenous and folk strategies. New York: The New York Botanic Garden, 1989. p. 1-21. (Advances in Economy Botany. v. 7). PROUS, A. O Brasil antes dos brasileiros: a pr-histria do nosso pas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. REIGOTA, M. A floresta e a escola: por uma educao ambiental ps-moderna. So Paulo: Cortez, 2002. SABLOFF, J. A. Archaeology matters: action archaeology in the modern world. Walnut Creek CA: Left Coast Press, 2008. SCHAAN, D. Mltiplas Vozes, memrias e histrias: por uma gesto compartilhada do patrimnio arqueolgico na Amaznia. Revista do Patrimnio, Braslia n. 33, p. 109 - 136, 2007. SCHAAN, D.; RANZI, A.; PARSSINEN (Orgs.). Arqueologia da Amaznia Ocidental: os geoglifos do Acre. Belm: Editora da UFPA, 2008. SEGOBYE, A.K. Divided commons: the political economy of southern Africas cultural heritage landscapes. Observations of the central Kalahari Game Reserve, Botswana. Archaeologies, v. 2, n. 1, p. 52-72, 2006. SILVEIRA, F. L. A. da. Qual o lugar do homem na educao ambiental? Anthropos. Disponvel em: <http:// www.thropos.org.br/html/artigos>. Acesso em: 3 jan. 2009. SILVEIRA, F. L. A. da; BEZERRA, M. Educao Patrimonial: perspectivas e dilemas. In: LIMA FILHO, M. F.; ECKERT, C.; BELTRO, J. F. Antropologia e patrimnio cultural: dilogos e desafios contemporneos. Braslia: Fundao Ford, ABA; Blumenau: Nova Letra, 2007. SOUZA E SILVA, C. C. A introduo de programas de educao ambiental em projetos de arqueologia - uma proposta possvel. Monografia, Universidade Catlica de Gois, 2004. STONE, P. Applying the message to the medium. In: SMARDZ, K; SMITH, S. J. (Eds.). The Archaeology education handbook: sharing the past with kids. Walnut Creek CA: Altamira Press, 2000. p. 280-287.

Arqueologia2B.pmd

1035

20/9/2010, 11:55

Arqueologia2B.pmd

1036

20/9/2010, 11:55

You might also like