You are on page 1of 24

Servios com qualidade Festo sua disposio

Completa gama de Servios Solues personalizadas Kits de automao Produtos especiais Assistncia ps-venda Festo Didactic Servios adicionais

Mxima Produtividade em Automao Industrial A Festo no Brasil A Festo no Mundo Certificados de Qualidade Painis de Comando Handling

4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 15 16 16 17 18 18 19 20 21 21 22 22 23 23
3

ndice

Produtos Pr-Montados Kit de Automao Produtos Especiais GDU - Gerao, Distribuio e Utilizao do Ar Instalao de Rede de Ar Comprimido Anlise da Qualidade do Ar Modernizao Projetos de Engenharia Contratos Modulares de Servio Manuteno Produtiva Total (TPM) Programao Assistncia Tcnica Anlise de Falhas com Cmeras Rpidas Festo Didactic Sistemas de Ensino Treinamento e Consultoria Unidades Mveis de Exposio Programa de Fornecimento Catlogo Eletrnico Online Softwares de Apoio

Mxima produtividade em automao industrial


Criar um futuro sustentvel para automao industrial e reconhecer os desafios muito antes de serem enfrentados so as diretrizes traadas pela Festo.

Diante da constante atualizao da indstria, a automao mostra-se a opo mais eficiente para alcanar melhor rentabilidade financeira e confiabilidade na produo. Alm disso, abre portas para a melhoria da qualidade dos produtos e reduo de custos.

Inovao tecnolgica em automao significa criar uma base contnua de otimizao dos processos de produo. Para a Festo, esses resultados so obtidos a partir da pesquisa e do desenvolvimento de produtos, sistemas e servios modernos e eficazes.

Para implementar essas inovaes em um mercado dinmico, fator chave identificar as necessidades de nossos clientes para o desenvolvimento de solues mais competitivas. Por essa razo, o foco est na parceria da Festo com seus mais de 300.000 clientes em todo o mundo, oferecendo vantagens para toda a indstria.

Ser cliente Festo garantir que sua linha de produo no sofra nenhuma interrupo, alm de no se preocupar com manuteno ou parada nas mquinas. Se a automao o melhor caminho para sua empresa crescer, conte com a Festo.

Tradio em manufatura
Liderana e competncia nos segmentos em que atua: automotivo, papel e celulose, eletroeletrnico, alimentos e embalagens e muitos outros.

A Festo no Brasil
Apenas no Brasil, so mais de 50.000 projetos de automao j realizados e mais de 30.000 clientes atendidos. Somente uma equipe com mais de 450 profissionais capacitados e comprometidos com o seu resultado pode garantir a qualidade mxima em produtos e servios de automao. De origem alem e presente no Brasil desde 1968, a Festo atua na rea de automao industrial utilizando tecnologias pneumtica, eltrica, eletrnica e controle de processos. Atualmente, fornecemos mais de 40 mil produtos para automao, atendendo a indstrias dos mais diversos portes e segmentos. No Brasil, a matriz est localizada em So Paulo e a maior subsidiria do grupo fora da Alemanha. Alm disso, dispomos de ampla cobertura geogrfica por meio de filiais, distribuidores e representantes. Dessa forma, voc pode obter uma assessoria de profissionais da Festo onde quer que esteja. Nossos clientes contam tambm com uma rea de desenvolvimento baseada no Centro de Tecnologia Festo, cuja estrutura de 35 mil m abriga laboratrios de ensaios e validaes, estaes de CAD/CAE e modernos recursos para prototipagem rpida. Sempre atualizada em novas tecnologias, nossa equipe de Engenharia est totalmente integrada ao Centro de Tecnologia alemo, que oferece todo o apoio em pesquisa e desenvolvimento automao.

Inovao em processo
Experincia e conhecimento tambm aplicados nas indstrias de processo: siderurgia, minerao, petroqumico e acar e lcool.

A Festo no Mundo
A Festo est presente no mundo todo, atendendo mais de 300.000 clientes. Todos os dias, seus 13.500 funcionrios trabalham com um s objetivo: auxiliar nossos clientes a alcanarem melhorias na sua competitividade. Ano de fundao: 1925 Matriz: Alemanha Esslingen Faturamento: US$ 2.4 bi Mais de 300 mil clientes atendidos 13.500 funcionrios Presente em 176 pases 2.900 patentes 100 lanamentos por ano Investimento em P&D: 7.5% do faturamento Investimento em treinamento: 1.5% do faturamento

Certificados de Qualidade
O objetivo da Festo atingir a excelncia nos negcios com a melhoria contnua em toda a organizao.

A Festo investe constantemente na melhoria de seus processos internos e, ainda, na conscientizao daqueles que participam direta ou indiretamente desses processos para, assim, tornar uniformes as aes voltadas para a qualidade.

Isso significa pr em prtica conceitos modernos de gesto em qualidade e usar mtodos e ferramentas que possibilitem estabelecer padres de eficincia que satisfaam as necessidades de nossos clientes quanto aos nossos produtos e servios. Nossos esforos nos garantiram as principais certificaes do mercado:

ISO 9001 - Qualidade

OSHAS 18001 - Sade

ISO 14001 - Meio

ISO TS 16949 - Indstria

e Segurana

Ambiente

Automotiva
7

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios

Sistemas de Automao Festo - suporte em todas as etapas: desenvolvimento, montagem, instalao e start-up

Painis de Comando
Para cada aplicao na indstria, a Festo desenvolve sistemas de automao especficos sob medida para sua necessidade. Os equipamentos podem ser montados em painis ou placas de montagem, de acordo com as suas especificaes. Os sistemas de automao contemplam as tecnologias pneumtica, eletropneumtica e/ou eletrnica (CLP). A perfeita combinao destas tecnologias garante equipamentos de alta performance e confiabilidade, proporcionando comodidade e segurana. O levantamento de dados feito por nossa equipe de consultores tcnicos e engenharia de aplicao. Aps uma anlise criteriosa, nossos profissionais realizam a elaborao da proposta tcnica e comercial, conforme suas necessidades. Oferecemos a soluo completa, desde o desenvolvimento do projeto, montagem, instalao at o start-up. Porm voc pode contratar as etapas que julgar necessrio: Assessoria tcnica; Projeto de sistemas de automao; Montagem dos componentes; Instalao dos sistemas de automao; Programao dos Controladores Lgicos Programveis (CLP); Start-up, entre outros servios.

Atuao na elaborao de todas as etapas:

Projeto

Montagem

Instalao

Start-up

Handling
Sistemas de manipulao e posicionamento so componentes fundamentais na automao. A Festo integra tecnologias pneumtica, servopneumtica, servoeltrica e de motores lineares para oferecer a melhor soluo. A Festo projeta, produz e implementa solues completas: de sistemas simples de dois eixos at sistemas compostos por seis eixos interpolados. Principais benefcios: Desempenho garantido; Custo fixo pr-orado; Reduo significativa de tempo de projeto; Know-how em projetos: seleo da mais adequada tecnologia por profissionais capacitados e experientes; Garantias de equipamentos disponveis em todo mundo, com assistncia e suporte em mais de 176 pases.

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios

Sistemas de Automao Festo - suporte em todas as etapas: desenvolvimento, montagem, instalao e start-up

Produtos pr-montados
A Festo oferece o servio de pr-montagem e entrega seus componentes prontos para serem instalados em sua mquina. Com apenas um pedido, um item e uma data de entrega, voc economiza tempo e garante uma instalao perfeita. Principais benefcios: Segurana na especificao; Reduo do risco de incompatibilidade de peas; Economia de tempo de processo e custos administrativos; Simplificao da cadeia de fornecimento, graas a um nico cdigo, contendo todos os componentes necessrios j instalados e de acordo com sua especificao; Economia de tempo de instalao da mquina; A segurana do sistema Plug & Play: a Festo entrega pronto para instalar, eliminando do risco de danos na montagem.

10

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios

Simplicidade no pedido - Um cdigo, diversos produtos

Kits de Automao
Para se construir uma mquina, uma srie de componentes precisam ser selecionados, adquiridos, recebidos e desembalados antes da fase de montagem. A Festo economiza seu tempo, oferecendo o kit de automao de acordo com sua especificao. Com o servio de kit de automao, voc realiza apenas um pedido, utilizando um cdigo pr-definido e recebe uma nica embalagem contendo todos os produtos necessrios para sua mquina. Para facilitar o reconhecimento de cada kit de automao, a Festo o embala de acordo com sua especificao e, ainda, identifica-o com uma descrio no rtulo que facilite sua identificao. Principais benefcios: Economia de tempo de processo e custos administrativos; Simplificao da cadeia de fornecimento; Rotulagem clara das peas individuais para sua especificao; Entrada de mercadorias simplificada; Economia de tempo de instalao da mquina; Melhoria da logstica de processos JIT e Kanban. Garantia de que todos os produtos necessrios para a instalao foram previstos.

11

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios

Produtos projetados com foco na necessidade do cliente

Produtos Especiais
Quando os produtos de linha no atenderem s suas necessidades, a Festo conta com um departamento de produtos especiais que trabalha para desenvolver uma soluo personalizada e otimizada. Aplicaes especiais so desenvolvidas com dilogo contnuo entre Festo e voc. Nossa rea de engenharia de produtos especiais trabalha para desenvolver solues sob medida para sua necessidade, seja ela uma pequena mudana em um produto padro ou um design personalizado totalmente novo. Ao longo de sua experincia de mais de 40 anos, a Festo se especializou em criar vantagens competitivas para seus clientes. Trabalhando em parceria, coloca sua disposio o know-how em desenvolvimento e a otimizao de custos, por ser a maior fabricantes de componentes de automao industrial do mundo. A Festo oferece a organizao, engenharia, assistncia, documentao e prottipos.

Nossos servios incluem: Desde pequenas alteraes no produto padro at o desenvolvimento de novos produtos; Novos designs.

Principais benefcios: Produto projetado a partir de sua necessidade; Custo otimizado: voc paga apenas pelos recursos de que necessita.

12

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios
Qualidade Festo em Servios

GDU - Gerao, Distribuio e Utilizao do ar


Anlise parcial ou total da gerao, distribuio e utilizao do ar comprimido, propondo solues para reduo do consumo de energia e melhoria de performance.

Medio de consumo de ar comprimido em uma linha de produo 700


Consumo de ar comprimido em l/min

614 600 500 400 300 200 100 0 Mquina 1 Mquina 2 Mquina 3 Mquina 4 250 114 111 102 125 523 410

A Festo avalia e prope as melhorias e correes no sistema de gerao, distribuio e utilizao do ar comprimido, com posterior medio de consumo para a comprovao dos resultados. Nossa equipe est preparada para identificar a utilizao inadequada do ar comprimido, o consumo desnecessrio (vazamento), medir a qualidade do ar (gua, leo e particulado), analisar as variaes de presso

e a performance de equipamentos, propondo melhorias para evitar excessivas paradas no trabalho e o aumento dos custos operacionais, devido a falta de manuteno ou m utilizao dos equipamentos. Ao final do trabalho, todos os usurios de ar comprimido recebem um treinamento para conscientizao de como evitar os desperdcios.

Consumo de ar comprimido antes do GDU Consumo de ar comprimido aps do GDU

Custos/economia em uma linha de produo 32000 28000 24000 20000 16000 12000 8000 4000 0 R$ Antes do GDU Aps o GDU Aps o GDU (ano seguinte) 13 6092 12592 12592 27800 9116 15208

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios

Qualidade Festo em Servios

Instalao de rede de ar comprimido


Servio de instalao de redes de ar comprimido e/ou interligao entre equipamentos para empresas dos mais diversos segmentos.

O funcionamento ideal de sua rede de ar comprimido fundamental para se obter a mxima produtividade. O servio de instalao da Festo rpido, seguro e feito sob medida para suas necessidades. A Festo especialista em tecnologias para manuteno e uso do ar comprimido, por isso, qualificada para os projetos de instalao de redes ou interligao entre seus equipamentos e/ou dispositivos.

Nossos especialistas sabem exatamente o que preciso observar durante a instalao para que sua rede tenha durabilidade e confiabilidade. Realizando a instalao com a Festo, voc elimina os riscos. confiabilidade total no funcionamento, alm da tradicional garantia Festo. Para evitar surpresas, a especificao dos materiais necessrios para a execuo desse servio definida ainda durante a etapa do projeto.

14

Anlise da Qualidade do Ar
Anlise da qualidade do ar comprimido para identificao de residuais de leo, gua e partculas que possam estar presentes em sua rede de ar comprimido.

Modernizao
Anlise de sua mquina, dispositivo e/ou processo produtivo, com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias para a produo, reduo dos custos operacionais e aumento de produtividade.

A Festo oferece anlises que podem ser qualitativas - em que se estabelece uma zona aproximada do contedo residual - ou quantitativas - em que se define o valor exato do contedo residual. Realizamos tambm a anlise bacteriolgica para os clientes dos segmentos farmecutico, hospitalar e alimentcio. Aumente a vida til de seus componentes pneumticos: trabalhe com ar comprimido de melhor qualidade. Para isso, conte com a Festo para analisar

sua rede no ponto de consumo. Assim como um motor de um automvel, os componentes pneumticos precisam trabalhar com combustvel de alta qualidade para funcionar perfeitamente. Essa qualidade definida pela norma DIN ISO 8573 para ar praticamente livre de partculas, umidade residual e leo do compressor. Uma anlise da qualidade de ar garante um ar comprimido de melhor qualidade em sua rede.

Esta mais uma importante ferramenta na busca de melhoria de performance para seus equipamentos. Nossos profissionais so treinados e capacitados nas melhores tecnologias para identificar mquinas com baixa performance, com alta frequncia de paradas por defeito, com tecnologia inadequada ou simplesmente com o desgaste natural da ao do tempo.

Os benefcios alcanados so: Produtividade (por meio da melhoria da performance); Competitividade (por meio da reduo dos custos de produo); Segurana (soluo ideal para atender as normas de trabalho).

15

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios

Qualidade Festo em Servios

Projetos de Engenharia
Projetos de automao que integram diversas tecnologias, como eletrnica, pneumtica, eltrica e hidrulica, para dispositivos e/ou linhas de produo.

Contratos Modulares de Servio


Servios garantidos para mxima segurana nos processos. Produtos com excelente qualidade e servios modulares para performance ideal e longa vida til das instalaes e equipamentos.

Nossos profissionais esto preparados para, por meio da combinao perfeita de diversas tecnologias, oferecer projetos de automao na medida de sua necessidade. Essa flexibilidade permite suprir, por exemplo, um pico de demanda na sua rea de projetos, obter maior eficincia nos projetos de automao e ainda a reduo nos custos e dos prazos.

Os projetos so desenvolvidos na plataforma EPLAN P8, garantindo uma padronizao, alm dos benefcios financeiros, devido a reduo dos custos no desenvolvimento e da segurana, por meio da garantia de funcionalidade Festo.

A estrutura modular permite que voc contrate exatamente os servios que necessita para obter processos extremamente seguros: inspeo, manuteno e pequenos reparos. Na inspeo, os tcnicos da Festo examinam cada detalhe da tecnologia de acionamento pneumtico e eltrico de sua instalao, executam todos os trabalhos de manuteno preventiva recomendados e necessrios, bem como os reparos previamente definidos no escopo do seu contrato.

Na manuteno, verificamos as condies operacionais da sua instalao pneumtica com o programa Energy Saving Service, anlise do consumo e qualidade do ar comprimido. Alm disso, voc recebe tambm orientaes sobre como melhorar sua linha de produo para obter ganhos na reduo de custos. Como benefcio, os tempos de parada podem ser menores considerando o conceito otimizado de peas de reposio e suporte tcnico integral.

16

Manuteno Produtiva Total (TPM)


Servios que melhoram significativamente a disponibilidade e a continuidade do desempenho de seu sistema. a rentabilidade ideal e a mxima segurana do processo ao seu alcance, por meio da manuteno produtiva total (TPM). Conceitos inovadores, como o de manuteno produtiva total, contribuem decisivamente para uma melhor disponibilidade das mquinas, instalaes e dispositivos. Os possveis pontos fracos so analisados continuamente, e a eficincia global do equipamento (OEE) melhora constantemente com a participao ativa dos funcionrios. Resumindo: TPM a integrao da manuteno na produo. Uma abordagem holstica considera os processos desde o incio at o fim. por isso que a Festo inclui o conceito de TPM na anlise dos custos totais (custo total de propriedade): desde o desenvolvimento dos componentes at os servios na fase operacional. Uma linha de produtos e seus respectivos servios, quando contam com o suporte da TPM, melhoram significativamente a rentabilidade de seu sistema.

Os 5 pilares da produtividade mxima


Os servios detalhados Cinco pilares mas uma quantidade muito maior de servios. Todos sob medida para as necessidades e os pr-requisitos da manuteno produtiva total, pois sabemos que produtos excelentes, knowhow especializado e o entendimento de suas necessidades so fundamentais para uma parceria em TPM. 17

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios

Qualidade Festo em Servios

Programao
Desenvolvimento de programa para controladores Festo e de outros fabricantes, utilizados na automao de mquinas e dispositivos.

Assistncia tcnica
Suporte completo e especializado.

A Festo oferece benefcios a seus clientes dos mais diversos segmentos e portes da indstria, com seu servio de programao. Segurana A programao executada por profissionais tcnicos capacitados.

Confiabilidade A Festo oferece garantia dos servios prestados. Alm do desenvolvimento da programao dos controladores, a Festo tambm est capacitada para desenvolver sistemas supervisrios para projetos de maior complexidade.

A assistncia tcnica da Festo conta com profissionais altamente especializados para realizar reparos e visitas tcnicas. Nossa equipe est disposio dos nossos clientes para auxiliar na avaliao da aplicao

garantindo o melhor desempenho e mxima produtividade de nossas solues.

18

Anlise de Falhas com Cmeras Rpidas


Anlise de imagens em mquinas de alta velocidade reduzem significativamente o tempo de mquina parada em linhas de processos contnuos. A interpretao da causa das falhas leva resoluo de problemas de forma definitiva, evitando-se paradas consecutivas na mquina. A utilizao de cmeras rpidas a sada mais eficiente para a anlise de falhas em processos contnuos. Com a captao de imagens em altssima velocidade e com a visualizao em cmera lenta, problemas no visveis a olho nu passam a ser entendidos e detectados facilmente. Segurana Com a certeza da deteco do problema, o reparo ou melhoria pode ser realizado de forma segura, evitando custos desnecessrios. Sincronismo Com a visualizao em cmera lenta de imagens de inmeras cmeras (1 at 255), sincronismos em mquinas rpidas podem ser obtidos facilmente. Retorno sobre o investimento Garantindo-se a identificao da falha e a correo do problema, o retorno sobre o investimento certo. Com a utilizao de cmeras da Festo a diminuio do tempo entre falhas (MTBF) e da quantidade de paradas garantida.

19

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios

Qualidade Festo em Servios

Festo Didactic
A Festo Didactic tem como principal filosofia a disseminao do conhecimento em automao industrial. Conhecimento esse acumulado em mais de 40 anos de histria.

Aprendizagem eficiente significa capacidade de colocar o conhecimento em prtica, permitindo aprender mais em menos tempo. Seguindo esse princpio, a Festo Didactic oferece a mais variada gama de produtos e servios focados na transmisso de conhecimento: treinamento, consultoria, equipamentos, softwares,

vdeos, livros e apostilas meticulosamente desenvolvidos com foco no que h de mais moderno em tecnologia da automao industrial.

20

Sistemas de Ensino
As principais tecnologias envolvidas na automao industrial esto disponveis em forma de exerccios tericos e prticos permitindo treinamentos interativos entre as mdias eletrnicas e os equipamentos reais. Uma linha de produtos que rene as principais e mais atuais tecnologias envolvidas na automao industrial, por meio de sistemas totalmente integrveis que abrangem pneumtica, hidrulica, eletrnica, sensores, robtica, comandos numricos computadorizados (CNC), controladores lgicos programveis (CLP), controle de processos contnuos, redes de comunicao industrial, manufatura integrada por computador (CIM) e sistemas flexveis de manufatura (FMS). Focando o maior aproveitamento na utilizao desses sistemas, foram criadas diferentes mdias: documentao completa do equipamento, exerccios tericos e prticos, treinamentos interativos e softwares de desenho e simulao. Um dos diferenciais dos sistemas de ensino da Festo Didactic a possibilidade de integrao e interatividade entre as mdias eletrnicas e os equipamentos reais.

Treinamento e consultoria
Conhecimento, aprendizagem e educao so temas chaves para este sculo. Nessa linha, a Festo Didactic coloca disposio do mercado treinamentos focados na aplicao prtica das solues tericas estudadas. Anualmente so ministrados aproximadamente 2.900 treinamentos em mais de 30 idiomas. No Brasil, a Festo Didactic j treinou mais de 30.000 profissionais da indstria e de instituies de ensino. Durante o ano de 2010 sero oferecidos no Brasil treinamentos em 21 reas focados em tecnologias, processos organizacionais e pessoas. Alm dos tradicionais cursos, a Festo Didactic oferece servios de consultoria voltados para a reorganizao de processos industriais atravs do estabelecimento de metas e da anlise de resultados. Dentre os temas abordados, encontram-se: 5S; Produo enxuta; SMED.

Consultoria de Gesto

ga nho de produti vi da de

Processos Organizacionais
melhoria contnua

Consultoria de Processos Conferncias e Workshops Treinamento

Tecnologia
multidisciplinaridade

Pessoas
atitudes e comportamento

21

Sistemas

Kits de Automao

Produtos Especiais

Servios

Qualidade Festo em Servios

Unidades Mveis de Exposio


Showrooms mveis, desenvolvidos especialmente para levar at as empresas informaes atualizadas sobre tecnologia de produtos e inovaes no campo da automao industrial.

Programa de Fornecimento
O mais completo catlogo no mercado de automao industrial. Exclusivo sistema de tarjas para rpida identificao dos prazos de entrega de todos os produtos Festo.

As Unidades Mveis de Exposio proporcionam sua empresa economia de tempo, pois tornam mais gil a demonstrao de produtos e aplicaes para suas equipes de engenharia, produo e manuteno. Um engenheiro de vendas da Festo far a apresentao dos produtos/solues expostos e tambm poder esclarecer quaisquer dvidas das aplicaes.

Toda a linha de produtos em suas vrias tecnologias (pneumtica, eltrica, eletrnica) apresentada por meio de displays dinmicos e estticos, simulando aplicaes reais nos quais podem ser observados os produtos em operao. Esta flexibidade e agilidade somente as Unidades Mveis de Exposio podem lhe proporcionar.

Este catlogo contm os principais produtos Festo e suas informaes essenciais. Nas ltimas pginas, voc encontra um ndice desses produtos com seus respectivos cdigos. possvel consultar, para cada um dos mais de 9.000 itens presentes no catlogo, os prazos de entrega dos produtos. Dentre as solues que a Festo oferece, esse mais um benefcio para voc planejar com

segurana a sua produo, contando com os principais produtos Festo sem onerar seu estoque. Conte com os prazos de entrega assegurados da Festo!

22

Catlogo Eletrnico Online


Acesse a mais completa ferramenta eletrnica do mercado que auxilia na especificao, dimensionamento, seleo e elaborao de projetos eletropneumticos que utilizem componentes de automao Festo. Trabalhe confortavelmente com o novo Catlogo Eletrnico Online, dentro do site www.festo.com.br. Experimente a fcil utilizao dos nossos meios eletrnicos. Os produtos e servios Festo proporcionam maior produtividade na automao industrial. Com nossa moderna ferramenta online, voc define a soluo ideal para o seu sistema entre os mais de 27.000 produtos e suas centenas de verses. O mundo da automao est disponvel para voc em nosso site 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Softwares de Apoio
A Festo disponibiliza softwares que otimizam o trabalho para auxiliar nos seus projetos de engenharia e na seleo de produtos.

Pr Pneu Simulaes extremamente precisas substituem testes reais e caros. O ProPneu ajuda voc a selecionar e especificar um sistema pneumtico completo. FluidDRAW O software para diagramas de circuitos eletropneumticos que opera sem um sistema CAD adicional.

Seleo & Dimensionamento Aplicativos que auxiliam no clculo e dimensionamento, possibilitando a correta seleo de diversos produtos e acessrios. Modelos CAD 2D/3D Modelos em CAD dos produtos Festo para os softwares de desenho usuais esto sua disposio. Veja como fcil acessar os dados.

23

Matriz Festo Brasil Ltda. Rua Giuseppe Crespi, 76 Km 12,5 da Via Anchieta CEP 04183-080 Tel.: (11) 5013-1600 So Paulo / SP

Filiais Campinas - SP Av. Selma Parada, 201 Bloco 4 - Sala 412 Tel.: (19) 3706-2000 Fax.: (19) 3706-2010 Rio de Janeiro - RJ Av. Luiz Carlos Prestes, 410 Sl. 207 / Cond. Barra Trade I Barra da Tijuca - Rio de Janeiro Tel.: (21) 2554-0003 Fax.: (21) 2551-0202 Belo Horizonte - MG R. Sebastio Fabiano Dias, 210 5 andar - conj. 501 Tel.: (31) 3280-0800 Fax.: (31) 3280-0808 Joinville - SC R. Dona Francisca, 3400 Bairro Santo Antnio Tel.: (47) 3451-6700 Fax.: (47) 3451-6710 Curitiba - PR R. Desemb. Westphalen, 2769 Bairro Parolim Tel.: (41) 3332-7200 Fax.: (41) 3332-9200 Porto Alegre - RS Av. Dom Pedro II, 367 - Sl. 301 Bairro So Joo Tel.: (51) 3343-6173 Fax.: (51) 3342-6189
Cdigo: 13076297

You might also like