You are on page 1of 12

Kriolu:

Estudo de caso do crioulo cabo-verdiano

So Paulo 2009

I. Introduo
Versos como um manifesto. Manuel da Luz Gonalves como professor e poeta, mas a cima de tudo cabo-verdiano ao criar o poema Kriolu adquire uma postura ativista em relao a sua lngua, o kabuverdianu. Representante neste estudo de uma classe totalmente favorvel a adoo do crioulo de Cabo Verde como lngua oficial da nao, o educador, e sua criao, me pareceram uma exemplificao natural de um movimento maior que, h algum tempo vem tomando corpo em um pas que apesar de compartilhar a mesma herana lusfona e, no se encontrar to distante, geograficamente falando, do Brasil permanece to estranho aos olhos do brasileiro. A descoberta do poema no blog bagabaga1 ocorreu de modo muito inesperado, pois se tratava de uma postagem j antiga (de 26 de maio de 2008). No entanto, devido a sua clara defesa do crioulo j nos primeiros versos, Na Kriolu ta nodjadu e Namora, lingua kretxeu, Kriolu seu poema rapidamente transformou-se no objeto de estudo das pginas seguintes deste trabalho. Contei como fator agravante nesta escolha talvez no somente a fora da poesia de Manuel da Luz Gonalves o Lela, mas tambm, com a credibilidade de sua carreira como pesquisador da lngua. Gonalves trabalhou como pesquisador da lngua caboverdiana tanto nacionalmente como internacionalmente, lecionou o Kriolu na Universidade de Boston e na Universidade de Rhode Island. Dentre todos os seus mritos como amante da lngua a publicao do livro Pa Nu Papia Kriolu um de seus maiores trunfos, assim como, ser participante ativo do Instituto do Crioulo de Cabo Verde.

II. Metodologia
A anlise dos versos se deu primeiramente com a traduo (em ANEXO) do poema. Este processo foi um dos mais interessantes, pois, devido a no oficializao de uma gramtica prpria do kabuverdianu, apesar dos esforos at o presente momento pela ALUPEC, assunto o qual me dedico mais a frente, a procura por estudos da gramtica e de dicionrios da lngua foi de certa forma exaustiva. Considerando ainda que a bibliografia brasileira na rea seja praticamente inexistente, as ferramentas de traduo online e os dicionrios do ingls e do francs foram aqueles que me ajudaram
1

http://www.bagabaga.blogspot.com/

nesta traduo para o portugus brasileiro. Feita esta primeira descoberta de sentido atravs de vrias buscas em dicionrios de crioulo cabo-verdiano encontrados na internet, na procura de expresses em sites ou at mesmo em blogs, a exposio deste carter de defesa do crioulo por Manuel da Luz Gonalves encontrado no poema poderia ser realizada.

III. Objetivo
A principal meta a ser alcanada com este estudo nada mais que a exposio de uma lngua, no caso, o processo de oficializao da lngua crioula mais velha do mundo, e a observao desta inteno geral que nasce como fruto de um patriotismo caboverdiano, assim como as problemticas que com isto brotam. Considerando-se ainda uma maior importncia desta pesquisa devido ao carter histrico lingustico desta nao que a pouco obteve sua independncia de Portugal (1975).

IV. Contexto Histrico e Cultural


A busca por uma identidade cabo-verdiana como j se disse rompe de um sentimento de valorizao daquilo que antes era desprezado pelo colonizador. Inicialmente transformada em entreposto comercial escravagista por Portugal, para levar mo de obra para as terras na Amrica, ou seja, o Brasil, estas ilhas descobertas em 1946 viveram um intenso desenvolvimento lingustico em consequncia desta troca permanente com os africanos do continente feitos escravos e os portugueses. medida que este contato entre lnguas se dava outra nascia, o crioulo, que no era nem uma nem outra, mas sim, uma unio das duas. O crioulo em questo, era cada vez mais enriquecido com estruturas, conceitos, das variaes de lngua africanas do escravos que para l eram levados. Mesmo com o fim do comrcio escravo, devido concorrncia enfrentada por Portugal com outros pases que na frica se estabeleciam, e mesmo em decorrncia das leis de proibio de trfico negreiro, o Portugus permaneceu como lngua oficial das instituies estatais de justia, educao etc. Nesta cultura colonial o kriolu era uma lngua considerada menor, digna de revelar um status social inferior.

Em decorrncia deste baque econmico e das intempries que provocaram secas e fome em todo pais, Cabo Verde sofreu um grande colapso, forando assim a populao cabo-verdiana a buscar refgio em outros pases, atrs de um emprego e de uma melhor condio de vida. Reflexo desta fuga visto at os dias de hoje, em que se constata uma comunidade cabo-verdiana maior, fora de Cabo Verde do que em seu territrio. O processo de independncia comea a ter forma em 1950, com o surgimento de movimentos de independncia dos povos africanos, Cabo Verde acaba por vincular-se a Guin Portuguesa. Apesar da unio de foras, a independncia de fato s ocorre em 1975. Porm, mesmo aps a independncia a lngua oficial continuou a ser o Portugus, sendo esta utilizada em salas de aula em jornais etc. Em 1994, no entanto, surge a ALUPEC (Alfabeto Unificado para a Escrita do Caboverdiano), o alfabeto oficial da iniciativa de tornar o cabo-verdiano como a lngua nacional. O alfabeto no estipula normas ortogrficas, mas sim, possibilita pela primeira vez uma padronizao na escrita do crioulo. Um dos motivos para que o crioulo no tenha sido oficializado esta liberdade gramatical dentre outras falhas ainda encontradas no kriolu. A adeso como modelo experimental se deu em 1998, e em 2005 o alfabeto foi reconhecido pelo governo de Cabo Verde como sistema vivel para escrita do caboverdiano. Declara ento em sua constituio no artigo nono: O Estado de Cabo Verde promove as condies para a oficializao da lngua materna cabo-verdiana, em paridade com a lngua portuguesa Torna-se ento assim, muito mais forte o movimento para a oficializao do caboverdiano como lngua oficial no qual Manuel da Luz Gonalves se insere e no como lngua paralela. H, porm, a contestao quanto a real necessidade da oficializao do kriolu. Assim como movimentos a favor do crioulo se instauraram em massa aps esta medida governamental, aqueles contra esta medida tambm se agruparam. Fica, portanto, bvio que a adeso a ALUPEC ainda frgil, e que sua implementao ainda discutvel. Dentre aqueles que suportam a oficializao, nascem divergncias quanto vertente escolhida para ser oficializada. Cabo Verde formado exclusivamente por ilhas divididas geograficamente entre as de Barlavento e de Sotavento:

Em cada uma de suas dez ilhas nota-se uma vertente, mesmo que mais tnue do kabuerdianu. E a verso que esta em vias de ser oficializada nem de longe se enquadraria em todas elas, por se tratar de uma particularizao da ilha de Santiago. A disputa torna-se mais acirrada ao notarmos que cada falante se recusa a falar outra diviso que no a sua. Exemplos desta discrepncia podem ser localizados no trecho2 abaixo: Santanton (Santo Anto) Ses dize-be ken dize, dize-s kema dizidu ke dize; pake, se bo dize kema mi e ke dize-be, N ta dize kema bo e ke dize-m. Sanikulau (So Nicolau) Ses falo-be ken fala, fala-s kema falode ke fala; pake, se bo fala kema mi ke falo-be, N ta fala kema bo e ke fala-m. Djarfogu (Ilha do Fogo) Ses fra-bu ken fra, bu ta fra-s me fradu ki fra; pamo, si bu fra me mi ki fra-bu, N ta fra ma bo ki fra-m.
2

Exemplo extrado do site http://panupapiakriolu.org/

Santiagu (Santiago) Ses fla-bu ken ki fla, bu ta fla-s ma fladu ki fla; pamodi si bu fla ma mi ki fla-bu, N ta fla ma bo ki fla-m.
Traduo do texto: Se eles lhe disserem quem falou, diga-me quem falou, porque, se voc falar quem falou de mim, eu falo quem falou de voc.

V. O Blog
Com uma proposta literria, o blog bagabaga que de acordo com sua prpria descrio deriva de um tipo de formiga comum em Cabo Verde abriga posts em sua maioria de poesias. Podemos fazer uma analogia um tanto incerta quanto a relao ao nome do blog, como se publicar tudo aquilo seria um trabalho de formiguinha, demanda um esforo gigantesco, mas com suas compensaes. Sem publicaes regulares, porm, de forma alguma menos relevantes, o blog se mostra como um grande veculo de propagao da utilizao do kriolu e ajuda a ampliar a viso daqueles que acreditam ser o crioulo uma realidade ainda distante, contanto que o blog opera desde 2005.

VI. Anlise do Poema


Tendo tratado mesmo que superficialmente sobre a estrutura gramatical do crioulo, at mesmo porque, sua anlise levaria muito mais que as poucas pginas que aqui possuo. Diante dessa circunstncia, acho mais vlido salientar as propostas de defesa da lngua kriola presentes em seus versos. Para iniciar, gostaria de comear com o desenvolvimento da cultura cabo-verdiana presente no comeo do poema: Miolu filozofia popular Alma-l morna Gritu funana Txon di batuku Traduo: Espelho da filosofia popular Alma da morna Grito de funana Cho do batuku

Esta passagem se refere ao papel desempenhado pelo crioulo no imaginrio do povo cabo-verdiano. Cultura arraigada de difcil desprendimento que, torna impensvel valorizar a tradio do folclore nacional desprezando a lngua que o construiu. Da mesma forma como essa valorizao construda outro argumento que se vale de recursos parecidos, mas com um diferencial: "Portugues" studadu p'el papiadu "Comme il faut" Interesanti g Tok'es papia "lingua de Cames" Uns pa bazofaria, otus pa mania Traduo: Estudam Portugus Para poderem falar Comme il faut (como lhes convm, francs) Que interessante Comeam a falar em Lngua de Cames Uns para se exibir, outros por mania Este fragmento interessante porque, assim como abre a discusso acerca do bilinguismo nacional, joga nitidamente com o fato de Portugal no ser a nica influncia lingustica, com o recorte inesperado de um verso em francs. H em outro aspecto uma defesa partidarista na poesia, em valor da utilizao da letra k ao invs do normatizado c, definido assim pela ALUPEC: Ku kapa ("K") es ta ratxa denti Kapa ("K") Afrikanu Es ka sabe g Ma kapa ("K") lingustiku Tanbe Afrikanu Sima "Ingls "Noruegs" Traduo: K lhes faz caretas K africano Eles no sabem

Mas K lingustico Tambm africano Como o Ingls e o Noruegus Com relao s variaes Manuel faz-se bem claro: Bo lingua ka dialetu Bu variantis bu rikza Santantonensi di "Kukuli" Pertinenti, sin Sima Santiagensi di "Robon Manel" Traduo: Voc uma lngua, no um dialeto Suas variantes e suas riquezas Como Kukuli de Santo Antonio Pertinente, sim Assim como Rubon Manel de Santiago Gonalves termina ainda seu poema abraando o idioma como todo bom ativista o faria, de forma que as possveis divergncias nascidas no aspecto geogrfico possam ser todas anuladas: Lingua Nasional, Barlaventu Sotaventu? Di Djabraba pa Santanton bo k'e di nos "Papiamentu" di povu Kriolu di Kabu Verdi Traduo: Lngua Nacional, Barlavento ou Sotavento? De Brava a Santo Anto Voc nosso Papiamentu do povo Kriolu de Cabo Verde

VII. Consideraes finais

A iniciativa de intelectuais como Manuel da Luz Gonalves em prol da oficializao do crioulo no recente, e por isso mesmo esta luta atravs de estudos, e palestras tal como desenvolvida pelo estudioso fora do pas como filho da dispora cabo-verdiana como nomeiam a fuga histrica a qual fao meno no contexto histrico em que a lngua carter unificador daqueles que se encontram distantes da terra-me, deve ser ouvida. De uma riqueza imensa e formadora do carter de um povo mestio, o kriolu de Cabo Verde se distinguiria historicamente pelo fato indito de sobreposio de uma lngua antes menor, mestia sobre a lngua herdada do colonizador, o que por si s j seria um acontecimento digno de notoriedade.

Bibliografia
http://books.google.com/books?id=O5785_jkAOsC&printsec=frontcover&hl=ptBR#v=onepage&q=&f=false, Dicionrio do Crioulo da Ilha de Santiago (Cabo Verde) http://www.umassd.edu/specialPrograms/caboverde/lela1.html http://panupapiakriolu.org/index.html http://bagabaga.blogspot.com/ http://linguaditera.blogs.sapo.cv/ http://www.observatoriolp.com/FrontEnd/news/attachments/415_dicionariocompleto.pdf http://de.wikipedia.org/wiki/Kapverdisches_Kreol

Anexos
Kriolu

Instrumentu Kultural Karta Pastoral Di "Cabo Verde dignidadi Di nos tudu identidadi Na Kriolu ta nodjadu Namora, lingua kretxeu, Kriolu Miolu filozofia popular Alma-l morna Gritu funana Txon di batuku Dj'es kre-bu (Elite) ma ka ta valoriza-bu Ta xinti-bu ma ka ta papia-bu "Portugues" studadu p'el papiadu "Comme il faut" Interesanti g Tok'es papia "lingua de Cames" Uns pa bazofaria, otus pa mania Ta rabida sin es ta bira-l na bo Dizafronta Na koba algen Na namora sabi Na papia n ordja Na txora kretxeu Na ra di bai Na nodja finadu Ku kapa ("K") es ta ratxa denti Kapa ("K") Afrikanu Es ka sabe g Ma kapa ("K") lingustiku Tanbe Afrikanu Sima "Ingls "Noruegs" "Apolojistas" bu ten pa dimas Pa riba-l tudu na teoria "Ateistas"g na prtika Te pa sobra Na Greja Nhordes ka ta kudi-u Na skla bo ka ofisial Na sala vizita bo di kuzinha Ken ki ta difende-bu "Mas papista ki prpi papa" Te kexa dja kexadu dja Radikalistas sta po-bu na stronu Bo lingua ka dialetu Bu variantis bu rikza Santantonensi di "Kukuli" Pertinenti, sin Sima Santiagensi di "Robon Manel"

Ninhun ka ta prejudika Di kontrriu ta konplimenta Lingua Nasional, Barlaventu Sotaventu? Di Djabraba pa Santanton bo k'e di nos "Papiamentu" di povu Kriolu di Kabu Verdi Kriolu Instrumento cultural Carta pastoral Da dignidade de Cabo Verde Da nossa identidade Em crioulo ns choramos Enamoramos-nos por essa lngua de amor, Kriolu Espelho da filosofia popular Alma da morna Grito de funana Cho do batuku Alguns te amam, mas no te valorizam Sentem-te, mas no te do voz Estudam Portugus Para poderem falar Comme il faut Que interessante Comeam a falar em Lngua de Cames Uns para se exibir, outros por mania Eles esto voltando, esto se voltando pra voc Ajuda-os A discutir A se apaixonar A sussurrar ao ouvido A chorar de amor Ao se ir A chorar a morte K lhes faz caretas K africano Eles no sabem Mas K lingustico Tambm africano Como o Ingls e o Noruegus Apologistas existem aos montes Em cima da teoria Mas na prtica Viram Atestas Na igreja, Deus no o escuta Na escola voc no oficial Na sala de jantar voc a cozinha

Quem est a te defender Mas papistas que o prprio papa Os radicais iriam coloc-lo em um trono Voc uma lngua, no um dialeto Suas variantes e suas riquezas Como Kukuli de Santo Antonio Pertinente, sim Assim como Rubon Manel de Santiago Ningum te quer mal Pelo contrrio, te cumprimenta Lngua Nacional, Barlavento ou Sotavento? De Brava a Santo Anto Voc nosso Papiamentu do povo Kriolu de Cabo Verde

You might also like