You are on page 1of 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE

PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

CONCURSO VESTIBULAR 2010 PROVA DE FSICA

Questo 1: Em uma construo civil, os operrios usam algumas mquinas simples para facilitar e diminuir sua carga diria de energia gasta na execuo de seu trabalho. Uma das mquinas simples mais utilizadas so, por exemplo, as roldanas fixas e mveis. Em um dia comum de trabalho, um operrio deve elevar, com velocidade constante, um bloco de pedra de massa m = 100 kg para o segundo andar da obra, que fica a uma altura h = 5,0 m em relao ao solo. Para essa tarefa, o operrio utilizou um sistema com duas roldanas, uma fixa e outra mvel, e um cabo de massa desprezvel, como mostra a figura. Considere g = 10 m / s 2 .

a) Faa um diagrama de foras que atuam sobre o bloco e identifique cada uma das foras.

b) Calcule a trao no cabo que est em contato com a mo do operrio e o trabalho realizado por ele, para elevar o bloco at o segundo andar da obra.

c) Se foi gasto um tempo t = 10 s para o operrio elevar o bloco at o segundo andar da obra, calcule a potncia gasta nessa tarefa.

VESTIBULAR - FSICA - Pgina 1 de 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE


PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

CONCURSO VESTIBULAR 2010 PROVA DE FSICA

Questo 2: Com a finalidade de se fazer caf, um recipiente com 0,5 L de gua aquecido em um fogo. A temperatura da gua aumenta desde 25 o C at 100 o C . Considere para a gua: densidade = 1,0 kg / L ; calor latente de vaporizao Lv = 540 cal / g ; calor especfico c = 1,0 cal / goC .

a) Calcule a quantidade de calor cedida gua, para que sua temperatura aumente desde 25 o C at 100 o C .

b) Supondo que a quantidade de calor total cedida gua, at o momento em que se apaga a chama do fogo, foi de 145500 cal , calcule o volume de gua, em litros, que ficou no recipiente para ser utilizada no preparo do caf.

VESTIBULAR - FSICA - Pgina 2 de 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE


PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

CONCURSO VESTIBULAR 2010 PROVA DE FSICA

Questo 3: Um pndulo simples construdo com uma esfera metlica de massa m = 1,0 10 4 kg , carregada positivamente com uma carga q = 3,0 10 5 C e um fio isolante de comprimento l de massa desprezvel. Quando um campo eltrico uniforme e constante E aplicado verticalmente para cima, em l toda a regio do pndulo, o seu perodo T = 2 dobra de valor. Considere g = 10 m / s 2 . g

a) Calcule a acelerao resultante, na presena dos campos eltrico e gravitacional.

b) Calcule a intensidade do campo eltrico.

VESTIBULAR - FSICA - Pgina 3 de 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE


PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

CONCURSO VESTIBULAR 2010 PROVA DE FSICA

Questo 4: O grfico mostra a potncia eltrica, em kW , consumida na residncia de um morador da cidade de Juiz de Fora, ao longo do dia. A residncia alimentada com uma voltagem de 120 V . Essa residncia tem um disjuntor que desarma, se a corrente eltrica ultrapassar um certo valor, para evitar danos na instalao eltrica. Por outro lado, esse disjuntor dimensionado para suportar uma corrente utilizada na operao de todos os aparelhos da residncia, que somam uma potncia total de 7,20 kW .

a) Qual o valor mximo de corrente que o disjuntor pode suportar?

b) Qual a energia em kWh consumida ao longo de um dia nessa residncia?

c) Qual o preo a pagar por um ms de consumo, se o 1kWh custa R$ 0,50 ?

VESTIBULAR - FSICA - Pgina 4 de 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE


PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

CONCURSO VESTIBULAR 2010 PROVA DE FSICA

Questo 5: Ftons de raios X, com energias da ordem de 1,98 10 15 J , so utilizados em experimentos de difrao com cristais. Nesses experimentos, o espaamento entre os tomos do cristal da ordem do comprimento de onda dos raios X. Em 1924, Louis de Broglie apresentou a teoria de que a matria possua tanto caractersticas corpusculares como ondulatrias. A teoria de Louis de Broglie foi comprovada por um experimento de difrao com cristais, utilizando-se um feixe de eltrons no lugar de um feixe de raios X. Considere: a constante de Planck h = 6,60 10 34 J s ; a velocidade da luz no vcuo c = 3,00 10 8 m / s ; massa do eltron m = 9,10 10 31 kg e 1 eV = 1,60 10 19 J .

a) Calcule o valor do espaamento entre os tomos do cristal, supondo que o valor do espaamento igual ao comprimento de onda dos raios X com energia de 1,98 10 15 J .

b) Calcule o valor da quantidade de movimento dos eltrons utilizados no experimento de difrao com o cristal, cujo espaamento entre os tomos foi determinado no item anterior. Despreze os efeitos relativsticos no movimento dos eltrons.

c) Calcule o valor aproximado da energia cintica dos eltrons, em eletron-volts, neste experimento.

VESTIBULAR - FSICA - Pgina 5 de 5

You might also like