You are on page 1of 16

A NOVA LEI 11638/07 E SEUS DESAFIOS PARA A CONTABILIDADE BRASILEIRA

Aline da Silva Souza1 Alyne de Lima Gonalves 2 Andria da Silva Custdio3 Bianca de Castro Machado Louback4 Carla Rodrigues Boone5 Maja da Rocha Nogueira6 Mayanne Caldeira Mendes7

RESUMO
Com o advento dos blocos econmicos e de um mercado globalizado, ficou cada vez mais evidenciada a necessidade de buscar alternativas que possibilitassem maior transparncia na elaborao das demonstraes contbeis frente s Entidades Econmicas. O forte movimento de empresas que migravam e migram de um pas para outro fez com que o mundo se tornasse competitivo no que diz respeito gerao de informaes para as entidades. Fazer com que as normas contbeis de vrios pases fossem unificadas, de acordo com as Normas Internacionais (IFRS), j era uma necessidade antiga, entretanto somente no ano de 2007 que se consumou a harmonizao. Acredita-se que o processo de harmonizao das normas contbeis ocorrido atravs das Leis 11638/07 e 11941/09 foi de suma importncia para os pases que se adequaram s novas normas. Com isso, esto mais seguros e respaldados para fazer seus investimentos. As novas legislaes trouxeram consigo diversas mudanas positivas para o mbito contbil e possibilitaram que empresas brasileiras se sentissem com maior liberdade para comercializar fora do pas. Hoje mais de cem pases utilizam as novas legislaes e produzem suas demonstraes de igual modo, inclusive a estrutura do Balano Patrimonial, possibilitando que pessoas que no falam o idioma de determinado pas, mas que sabem como se organizam as contas dentro do balano, entendam como est a situao financeira de uma entidade. Ocorreram muitos impactos entre
1 Bacharelando do 1 Perodo do Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Capixaba de Nova Vencia UNIVEN 2 Bacharelando do 1 Perodo do Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Capixaba de Nova Vencia UNIVEN 3 Bacharelando do 1 Perodo do Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Capixaba de Nova Vencia UNIVEN 4 Bacharelando do 1 Perodo do Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Capixaba de Nova Vencia UNIVEN 5 Bacharelando do 1 Perodo do Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Capixaba de Nova Vencia UNIVEN 6 Bacharelando do 1 Perodo do Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Capixaba de Nova Vencia UNIVEN 7 Bacharelando do 1 Perodo do Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Capixaba de Nova Vencia UNIVEN

eles a criao de novas contas como a Demonstrao do Valor Adicionado e a Demonstrao do Fluxo de Caixa, incluindo alteraes no Balano Patrimonial. PALAVRAS-CHAVE: Internacionalizao contbil. Legislao. Impactos.
1

INTRODUO

O tema escolhido demonstra grande relevncia para a contabilidade atual, pois com o sancionamento da nova lei 11638/07 apareceram alguns pontos de interrogao com relao s mudanas causadas por ela, mais precisamente, qual foi seu impacto na contabilidade brasileira. Para sanar essas dvidas preciso fazer algumas perguntas tais como: o que mudou? Porque mudou? Foi positivo ou negativo? Questionamentos estes que devero ser respondidos no decorrer desse artigo que ter como principal objetivo obter conhecimento e transmitir com clareza as mudanas causadas por essa Lei. Dentro deste contexto explanaremos sobre qual o impacto da nova Lei contbil para a contabilidade brasileira. Acredita-se que as mudanas ocasionadas por essa nova Lei foram positivas, pois unificaram, em quase todos os aspectos, a norma contbil brasileira com as normas internacionais. Na realizao desse artigo o levantamento de dados foi feito a partir de fontes secundrias, portanto a pesquisa pode se classificar como exploratria, descritiva e bibliogrfica.

2 FUNDAMENTAO TERICA
2.1 INTRODUO A Contabilidade brasileira passou e passa continuamente por um processo de transformaes, fatos esses que ocorreram atravs da harmonizao das leis contbeis. Segundo Vassoler (2008):
possvel entender o processo de harmonizao como um meio de reduzir as diferenas nas prticas contbeis entre pases, de forma que as demonstraes de variados pases sejam apresentadas segundo um conjunto de princpios comuns.

Esta harmonizao de fato positiva para os profissionais da rea contbil. Consoante Franco (apud VASSOLER, 1997, p. 23), "A harmonizao das normas internacionais de Contabilidade e Auditoria ser uma das condies para a profisso contbil enfrentar os desafios da globalizao". As mudanas proporcionaram transparncia e melhor acesso das empresas internacionais ao mercado globalizado.

Conforme Vassoler (2008), neste processo de um novo mundo globalizado, h presses quanto a disponibilizao de ferramentas confiveis e padronizadas para os usurios da informao. Esse mercado globalizado vem auxiliando e facilitando nas negociaes e investimentos, deixando as empresas do mundo todo mais prximas. Para que isso acontecesse, houve a necessidade de transformar ou converter as normas contbeis brasileiras s normas internacionais com a promulgao de leis que viessem a determinar tais mudanas. Em 28 de dezembro de 2007, foi sancionada a lei 11.638/07, esta proporcionou vrias alteraes nos padres da contabilidade vigente. Porm a alterao foi parcial, pois o projeto proposto no ano 2000 no foi totalmente aceito por faltar algumas alteraes no conceito. Em 03 de dezembro de 2008, foi editada a medida provisria n 449 que se converteu na lei 11.941/09. Seu principal objetivo foi preencher as lacunas deixadas pela Lei 11638/07. Diante das novas legislaes, houve mudanas significativas em diversos procedimentos e classificaes de contas adotadas na contabilidade, destacando-se exigncias de novas demonstraes existentes, entre outras. Inicia-se o presente artigo com uma abordagem sobre o histrico e a evoluo da contabilidade, em seguida relata-se sobre os motivos que levaram a alterao das leis mencionadas anteriormente, os impactos causados por elas e benefcios e malefcios provocados com a promulgao dessas normas. 2.2 HISTRICO E EVOLUO DA CONTABILIDADE Acredita-se que a contabilidade tenha surgido a cerca de 8.000, anos com o intuito de auxiliar o homem a proteger a posse de seus bens materiais. Nessa poca sabese, atravs de registros arqueolgicos, que os pr-histricos j usavam fichas de barro caracterizando dessa forma um sistema contbil, atravs dos quais inventariavam seus ativos e passivos. Entretanto, por um longo perodo a contabilidade possua a funo de, apenas, transmitir informaes para os proprietrios e essas informaes eram guardadas em sigilo. Conforme, Hendriksem e Breda (1999, p. 40), durante o perodo que se estende at o sculo XVI o principal objetivo da contabilidade era produzir informaes para o proprietrio - geralmente proprietrio nico. A histria da contabilidade passou por diversos processos at chegar ao padro que conhecemos, dentre os muitos fatos histricos ocorridos pode-se destacar a divulgao do livro La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalita por Frei Luca Pacioli, que contribuiu grandemente para a evoluo da contabilidade. Segundo Piletti e Guimares (1987, p. 7), foi por volta de 1494 que frei Luca Pacioli divulgou os princpios bsicos do mtodo das partidas dobradas. De acordo com esse mtodo, a cada crdito corresponde um dbito de igual valor.

Dando um pulo na Histria, chega-se idade Contempornea, onde se podem destacar muitos fatores como importantes para a construo dessa cincia social, um deles foi o sancionamento da Lei 6.404/76, em meados da dcada de setenta, que serviu como soluo de diversos questionamentos acerca de maior transparncia de procedimentos administrativos nas empresas de capital acionrio. Feita a promulgao dessa Lei, foi denominada como Lei das Sociedades Annimas, que vem precisamente regular as empresas desse calibre. No entanto, com o passar do tempo, inovaes nos processos financeiros, formas de apurao de resultados e obteno de informaes socioeconmicas de empresas e, principalmente, alteraes legislativas fizeram com que essa Lei fosse, aos poucos, perdendo uma boa parte de sua eficincia e eficcia. Isto aconteceu, principalmente devido ao fenmeno da globalizao, que estabeleceu um novo padro nas relaes polticas, sociais e econmicas. Segundo Lucena, Leite e Niyama (2004, p. 34):
Com o advento da globalizao, a contabilidade passou a ter importncia cada vez mais acentuada como instrumento de comunicao para o mercado financeiro e de capitais, no sentido de prover informaes para investidores e aplicadores de capital.

Diante disto, o Brasil no poderia ficar indiferente s mudanas de tamanhas propores que vinham ocorrendo em todo o mundo e que conseqentemente tambm o afetariam por isso agentes polticos incumbidos de produzir obras de cunho legislativo, instituram uma proposta renovadora. Em face disto, nasce a Lei 11638/07 que tem por finalidade revogar e alterar alguns dispositivos da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, atualizando-a e tornando a contabilidade harmonizada, fazendo com que as normas contbeis de vrios pases sejam igualadas, permitindo assim que transaes mundiais sejam feitas com maior facilidade e como menores riscos para os investidores. 2.3 MOTIVOS QUE LEVARAM A ALTERAR A LEI 11638/07 No final do ano de 2007 a Lei 11638/07 foi publicada com base no projeto de Lei 3.740/00, cuja finalidade atualizar as legislaes societrias brasileiras para possibilitar um processo de harmonizao das prticas contbeis adotadas no Brasil com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). Conforme Lucena, Leite e Niyama (2004, p. 34):
A harmonizao se torna necessria, pois, crescentemente, as informaes produzidas por um pas so usadas em vrios outros, provocadas pelo crescimento dos empreendimentos multinacionais e pelos reflexos econmicos que so gerados.

Outra finalidade permitir que novas normas e procedimentos contbeis sejam expedidos pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM) de acordo com os padres internacionais de contabilidade.

Contudo, como o projeto de lei 3740/00 demorou quase sete anos para ser votado pelo Congresso Nacional Brasileiro; durante esse perodo o mundo estava em constante mudana o que fez com que o projeto de Lei se tornasse em parte antiquado. Mesmo assim o projeto se tornou Lei, o que trouxe desacordos e muitas dvidas no mbito contbil, fiscal e tributrio. Segundo Oliveira (2009):
As dvidas no eram sobre as novas estruturas das demonstraes, mas sobre os critrios que a Lei 11638/07 definia e determinava que fosse executada a contabilidade no Brasil, ou seja, de acordo com os padres internacionais de contabilidade e o mais interessante: a contabilidade nesse critrio no seria base clculo para tributao.

Para sanar essas dvidas e questionamentos e ajustar o tempo em que o projeto de Lei ficou parado no congresso o Governo Federal, por fora de um ato unipessoal do Presidente da Repblica, com indicaes do ministro da fazendo Sr. Guido Mantega, sancionou a MP. 449/08. Aps cumprir o prazo legal e ter sido analisada pelo Congresso Nacional, a MP. 449/08 foi convertida na Lei 11.941/09. Seu principal objetivo era preencher as lacunas que foram deixadas pela Lei 11.638/07, no com o intuito de anul-la, mas, sim de complement-la tornando-a mais eficaz e abrangente. Consoante Matarazzo e Lopes Junior (2009):
Dentre outras importantes medidas, a Lei 11.941/09 confirmou a criao do chamado Regime Tributrio de Transio (RTT), o qual, em sntese, busca neutralizar os impactos da adoo dos novos critrios contbeis institudos pela Lei n 11.638, de 28.12.2007 (Lei 11.638/07) e pelos artigos 37 e 38 da prpria Lei 11.941/09.

Este Regime de Transio Tributrio ser visto com mais detalhes no prximo tpico. 2.4 IMPACTOS RESULTANTES DA NOVA LEI A nova Lei contbil trouxe impactos que mudaram a sistemtica da contabilidade atual, pode-se dizer que os principais impactos ocorreram no Balano patrimonial e na Demonstrao do Resultado do Exerccio. Entretanto, tambm ocorreram outras alteraes. Conforme Oliveira (2009), a Lei 11638/07 trouxe consigo algumas determinaes:
[...] Determina a adoo da Demonstrao do Fluxo de Caixa para as empresas cujo Patrimnio Lquido ultrapasse dois milhes de reais, ao invs da Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR), determinou a criao da Demonstrao do Valor Adicionado para as empresas de capital aberto, alm de continuar sendo obrigatria a Demonstrao de lucros ou Prejuzos Acumulados e as notas explicativas.

Estas alteraes sero vistas com mais clareza na tabela abaixo:


Antes Balano Patrimonial Depois Balano Patrimonial

Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados Acumulados Demonstrao do Resultado do Exerccio Demonstrao do Resultado do Exerccio Demonstrao das Origens e Aplicao dos Demonstrao dos Fluxos de Caixa. Recursos Inexistente Demonstrao Do Valor Adicionado
Fonte: RAE-eletrnica, v. 9, n. 1, Art. 5, jan./jun. 2010

Atravs do sancionamento das novas legislaes houve a criao do RTT Regime Tributrio de Transio. Este uma opo na qual, pessoas jurdicas, independentes de suas formas societrias, desde que estejam na forma de tributao Lucro Presumido ou Lucro real, podero escolher se desejam ou no optar pelo RTT nos anos de 2008-2009. Consoante Oliveira (2009), a opo do RTT s ser vlida se:
[...] o contabilista responsvel desenvolveu a contabilidade dessas pessoas jurdicas com base nos critrios da Lei 11638/07 e Pronunciamentos emitidos pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis, alm de aplicar o critrio da essncia da primazia sobre a forma.

O perodo de 2008 a 2009 foi um efetivo perodo de transio para que as empresas se adqem s modificaes, estabelecendo procedimentos de transio e prazos, bem como evitar a majorao dos tributos durante este perodo. Tambm houve a implantao do FCONT, que um programa eletrnico no qual efetuada a escriturao das contas patrimoniais e de resultado, destinado obrigatoriamente e exclusivamente s pessoas jurdicas sujeitas ao Lucro Real e ao RTT. Conforme Joaquim Filho (2009), o objetivo do FCONT :
[...] reverter os efeitos tributrios oriundos dos lanamentos que modifiquem o resultado (receitas, custos e despesas) para fins de apurao do lucro real e da base de clculo da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), instituda pela Lei n 11.638/07 e a Lei n 11.941/09 (RTT), devendo ser considerados, para fins tributrios, os mtodos e critrios contbeis vigentes em 31 de dezembro de 2007.

Diga-se de passagem, ocorreram impactos no corpo de funcionrios das empresas e na grade curricular de ensino superior na rea contbil em todo o pas. Mediante essa alterao, profissionais formados e estudantes prximos de se graduarem na rea, precisam conhecer essas mudanas, nesse caso seria uma reciclagem de conhecimentos para os que foram surpreendidos pelas mudanas da norma e que j estudavam ou atuavam nesse campo. Teve que haver, tambm, adequao no contedo ministrado pelos professores aos futuros contabilistas que tero que estar atualizados a essa nova realidade. 2.5 ALTERAES NO BALANO PATRIMONIAL Balano Patrimonial uma demonstrao contbil que tem por objetivo mostrar a situao financeira da entidade numa determinada data.

Conforme Neto (apud SANTOS, 2002), o balano apresenta a posio patrimonial e financeira de uma empresa em dado momento. A informao que esse demonstrativo fornece totalmente esttica e, provavelmente, sua estrutura se apresentar relativamente diferente algum tempo aps se encerramento. Em linhas gerais o balano Patrimonial constitudo por Ativo, Passivo e Patrimnio lquido (P.L). Conforme Santos e Calixto (2009), essas trs contas compreendem:
Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicaes de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefcios econmicos futuros, originados de eventos ocorridos. Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigaes para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigiro ativos para a sua liquidao. Patrimnio Lquido compreende os recursos prprios da Entidade, e seu valor a diferena positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Por causa, das mudanas nas legislaes ocorreram mudanas significativas na estrutura do Balano. Consoante Santos (2009):
Em vista as mudanas na Legislao Societria e o Ambiente Internacional de Negcios e por aes, juntamente com o poder regulatrio e interpretativo que a CVM possui, encontra-se a necessidade do Brasil se adaptar a regulao contbil internacional e isso implica em impactos no balano patrimonial.

De acordo com a legislao de 1976 o Balano Patrimonial era constitudo por Ativo, Ativo Circulante, Realizvel a Longo Prazo, Permanente, Investimento, Imobilizado e Diferido. As contas do passivo dividiam-se em: Passivo, Passivo Circulante, Exigvel a Longo Prazo, Resultados de Exerccios Futuros, Patrimnio Lquido, Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros e Lucros ou Prejuzos Acumulados. Todavia com a entrada da nova legislao em vigor, a partir de 2008 o Balano Patrimonial passou a se estruturar por Ativo, Ativo Circulante, No Circulante, Realizvel a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado, Intangvel e Diferido. As contas do passivo dividem-se em: Passivo, Passivo Circulante, Passivo No Circulante, Exigvel a Longo Prazo, Resultados no Realizados,Patrimnio Lquido, Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Ajustes de Avaliao Patrimonial, Aes em Tesouraria e Prejuzos Acumulados. Conforme a tabela com respectivas alteraes ocorridas no balano patrimonial (ANEXO A). De acordo com essas mudanas o Balano Patrimonial brasileiro, se tornou mais fcil de ser interpretado, pois mesmo que um acionista de outro pas, cujas normas contbeis tambm se adquam as normas internacionais (IFRS), no saiba o idioma

falado no Brasil, com certeza ele saber a ordem em que as contas se organizam dentro do Balano Patrimonial, isso diminui as divergncias dentro desta rea.
2.6 BENEFCIOS E MALEFCIOS OBSERVADOS APS A LEI 11638/07 ENTRAR

EM VIGOR A nova Lei 11638/07 trouxe consigo diversas mudanas e com isso benefcios e malefcios. Um dos benefcios mais importantes a modernizao da contabilidade brasileira, fazendo com que ela fique de acordo com as normas internacionais, isso sem dvidas foi muito relevante porque permitiu que empresas brasileiras pudessem adentrar no mercado internacional com maior facilidade, assim como tambm o mercado mundial passou a investir no brasileiro com menor risco de fraudes e prejuzos. Conforme Santos (2009):
Entre os objetivos dessa nova Lei, alm de alterar artigos da Lei n 6.404/ 1976 para atualiz-la ao novo mundo de negcios global, deve ser ressaltado o de providenciar maior transparncia s atividades empresariais brasileiras.

Ainda nesse aspecto tiveram mudanas que podem se classificar como positivas, como: Imediata utilizao pelo pblico internacional; aumento do fluxo de capitais para empresas brasileiras; reduo de custos de adaptao dos relatrios financeiros e tendncia a reduo de juros em captaes de recursos. Consoante Gomes (2011), houve tambm, padronizao internacional utilizada em mais de cem pases; linguagem contbil global para servir de base nas negociaes transnacionais; [...] reduo de custos de adaptao dos relatrios financeiros. Contudo, ocorreram fatos que no se podem classificar necessariamente como malefcios, digamos que possam ser chamados de dificuldades, o que as empresas encontraram com relao entrada da nova Lei Contbil em vigor, pois as novas regras impostas por ela so verdadeiramente muito diferentes das anteriores e para que todos os profissionais compreendam exatamente o que so, como funcionam e seu desenvolvimento sero necessrios cursos, treinamentos e conseqentemente gastos por parte das Entidades para que todos os seus funcionrios estejam cientes do contexto atual. E em face disto obter um corpo de funcionrios competentes ao cargo que ocupam e por dentro das mudanas decorrentes de fatores j citados, pois desse tipo de profissional contbil que o Brasil necessita. Conforme Mota (2009), o profissional contabilista deve ser:
O Contabilista de hoje tem de ser moderno, gil, competente, estratgico, responsvel socialmente e saber contribuir para agregar valor aos interessados em suas organizaes. Tem que saber gerar e tornar a informao prontamente disponvel para ajudar o seu cliente a superar a concorrncia, e acima de tudo, zelar pela sua conduta tica.

Em um mundo competitivo, globalizado e em constantes mudanas no qual vivi-se hoje; se o profissional contbil no for moderno e procurar sempre ficar atualizado com as novas legislaes, com certeza ficar obsoleto e antiquado, provavelmente

no ter sucesso em sua carreira profissional e no cumprir o seu papel de sempre almejar proteger o patrimnio das entidades para as qual trabalha de modo a sempre visar sua conduta tica. Encerra-se o presente assunto com a viso de que os benefcios causados pela nova Lei Contbil pesaram muito mais que os malefcios, com isso pode-se dizer que ela foi de fato positiva para a contabilidade brasileira.

3 CONSIDERAES FINAIS
A Lei 11638/07 promulgada no findar do ano de 2007 causou alteraes nas legislaes societrias do Brasil muito relevantes. Ela harmonizou as prticas contbeis brasileiras com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), e permitiu que fossem diminudos os riscos de fraudes nas interpretaes contbeis dentro e fora do pas, j que com o advento dessa nova Legislao se tornou mais seguro investir no mercado exterior e tambm que o mesmo invista no mercado brasileiro. Diante dos impactos causados por essa nova lei, pode-se dizer que envolve mudanas relevantes no Balano Patrimonial e nas Demonstraes do Resultado do Exerccio. Houve, tambm, a adoo da Demonstrao do Fluxo de Caixa, Para empresas com Patrimnio Lquido superior a dois milhes de reais, criou-se a Demonstrao do Valor Adicionado, para empresas de capital aberto e atravs do sancionamento da Lei 11941/09 houve a criao do RTT Regime de tributao de Transio e a implantao do FCONT. Conclui-se que a hiptese levantada de fato verdadeira, os impactos causados pela nova Lei Contbil foram positivos, pois trouxeram consigo mais benefcios que malefcios. Acredita-se que faz-se necessrio realizar estudos futuros sobre a Contabilidade Internacional e as possibilidades de a harmonizao contbil ser imposta todos os pases, sem exceo.

4 REFERNCIAS
1. HENDRIKSEN, Elson S.; BREDA, Michael F.Van. Teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 1999.
2. JOAQUIM FILHO, JOS. FCONT Controle fiscal contbil de transio

(INRFB n 949/09). [s.d.]. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/fcont-controle-fiscal-contabilde-transicao-in-rfb-n-949-09/31238/>. Acesso em: 24 de jun. 2011.
3. LUCENA, Wenner Glucio Lopes; LEITE, Daniela Cntia de Carvalho; NIYAMA,

Jorge katsumi. Contabilidade internacional e os desafios da harmonizao mundial. Veredas Favip, ano 2004, n. 01, p. 36-41, jan/jun, 2004.

4. OLIVEIRA, Sergio Bispo. RTT e FCONT: impactos da Lei 11638/07 e lei

11941/09. [s.d.]. Disponvel em: http://www.blogcontabil.com.br/2009/08/rtt-e-fcont-impactos-da-lei-1163807-e-lei1194109/. Acesso em: 19 mai. 2011.


5. ______. RTT e FCONT: impactos da lei 11638/07 e 11941/09. [s.d.]. Disponvel

em: <http://contabilidade10.blogspot.com/2009/08/rtt-e-fcont-impactos-da-lei-1163807e.html>. Acesso em: 26 de jun. 2011. 6. ______. Balano Patrimonial e a Lei 11638/07 aps MP 449/08. [s.d.]. Disponvel em: <http://www.tactus.com.br/?p=437>. Acesso em: 03 jun. 2011.

7. ______. Balano patrimonial: uma viso esttica com base na Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09. [s.d.]. Disponvel em: <http://www.netlegis.com.br/indexRC.jsp? arquivo=detalhesArtigosPublicados.jsp&cod2=1964>. Acesso em: 06 jun. 2011. 8. PILETTI, Balduno; GUIMARES, Sebastio. Contabilidade bsica. So Paulo: tica, 1987. 9. SANTOS, Edilene Santana; CALIXTO, Laura. Impactos do incio da harmonizao contbil internacional (lei 11.638/07) nos resultados das empresas abertas. RAE Revista Eletrnica, ano 2010, n. 1, p. 01-27, jan/jun, 2010. 10. SILVA FILHO, Gilberto Magalhes. As mudanas da lei 11638/07. [s.d.]. Disponvel em: <http://www.netlegis.com.br/indexRC.jsp? arquivo=detalhesArtigosPublicados.jsp&cod2=1310> . Acesso em 01 jun. 2011. 11. VASSOLER, Eliane Coelho. Discutir as mudanas ocorridas na contabilidade brasileira devido a Lei 11.638/07. [s.d.]. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/17696/1/Discutir-as-Mudancas-Ocorridas-naContabilidade-Brasileira-Devido-a-Lei-1163807/pagina1.html>. Acesso em: 26 de jun. 2011.

ANEXOS

ANEXO A TABELA COM PRINCIPAIS ALTERAES TRAZIDAS PELAS LEIS 11638/07 E 11941/09.
O quadro abaixo demonstra a estrutura do Balano Patrimonial antes e depois da entrada da Lei 11638/07 em vigor:
ANTES (Lei 6.404/76) DEPOIS (Lei 11.638/07)

ATIVO .ATIVO CIRCULANTE .REALIZVEL A LONGO PRAZO .ATIVO PERMANENTE INVESTIMENTO IMOBILIZADO DIFERIDO PASSIVO .PASSIVO CIRCULANTE .PASSIVO EXIGVEL A LONGO PRAZO .RESERVA DE EXERCCIOS FUTUROS .PATRIMNIO LQUIDO CAPITAL SOCIAL RESERVA DE CAPITAL RESERVA DE REAVALIAO RESERVAS DE LUCROS LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS

ATIVO .ATIVO CIRCULANTE .ATIVO NO CIRCULANTE REALIZVEL A LONGO PRAZO INVESTIMENTO IMOBILIZADO INTANGVEL DIFERIDO PASSIVO .PASSIVO CIRCULANTE .PASSIVO NO CIRCULANTE EXIGVEL A LONGO PRAZO RESULTADO DE EXERCCIOS .FUTUROS .PATRIMNIO LQUIDO CAPITAL SOCIAL RESERVA DE CAPITAL AJUSTE DE AVALIAO PATRIMONIAL RESERVAS DE LUCROS AES EM TESOURARIA PREJUIZOS ACUMULADOS

Fonte: RAE-eletrnica, v. 9, n. 1, Art. 5, jan./jun. 2010

ANEXO B PRINCIPAIS MUDANAS INTRODUZIDAS PELAS LEIS 11.638/07 E 11.941/09.


Item IASB, CPC e Delib. CVM Normas anteriores (Lei 6.404/76 e Deliberaes da CVM) Normas atuais (Lei 11.638/07, Lei 11.941/09 e Deliberaes da CVM), Mudanas com efeito potencial no Resultado e/ou Patrimnio Lquido Requer o reconhecimento e mensurao pelo valor justo de certos instrumentos financeiros e derivativos, como segue: 1.Mantidos para Negociao: mensurados ao valor justo por meio do resultado. 2.Disponveis para Venda: diferenas entre o valor justo e o valor contbil lanadas na conta Ajuste de Avaliao Patrimonial, no Patrimnio Lquido.

Instrumentos Financeiros

IAS 32, 39 e IFRS 7 (partes) CPC 14 Delib. CVM 566/08

Reconhecidos pelo custo amortizado. No caso de ttulos de renda fixa, os juros eram calculados pela taxa nominal

3.Mantidos at o Vencimento: avaliados ao custo amortizado, mas com juros calculados pela taxa efetiva. Operaes de IAS 17 CPC 06 Sem distino entre Arrendamento Delib. CVM leasing operacional e Mercantil 554/08 financeiro, sendo todos tratados como operacionais. Requer que itens objeto de contratos que apresentem caractersticas de arrendamento mercantil financeiro sejam Na arrendatria: contabilizados como ativo prestao do leasing da arrendatria. lanada integralmente como despesa, Na arrendatria: quando incorrida. contabilizao como compra financiada. A Na arrendadora: o despesa com leasing bem arrendado ficava substituda pela no Imobilizado e era depreciao do ativo mais depreciado. A os juros. prestao do leasing era lanada Na arrendadora: integralmente como contabilizao como receita. venda financiada. O resultado da venda afeta o lucro no momento da venda. Durante o prazo do contrato so reconhecidos apenas os juros. Ativo Intangvel e Ativo Diferido IAS 38 CPC 04 Era permitida a Delib. CVM capitalizao de 553/08 algumas despesas, como despesas properacionais, gastos com reestruturao, pesquisa e desenvolvimento, alguns tipos de gastos com publicidade e propaganda e treinamento. No havia o grupo ativo Intangvel e o gio na combinao de negcios e outros Extingue o grupo Ativo Diferido e cria o grupo Ativo Intangvel. Probe a capitalizao de praticamente todas as despesas antes passveis de serem lanadas no Diferido, lanando-as agora contra o resultado. Cria uma srie de exigncias para reconhecimento de ativos intangveis desenvolvidos internamente. Saldos anteriores de Ativos Diferidos podem ser baixados integralmente na

intangveis classificados ativo Diferido. Reduo de IAS 36 CPC 01 No previsto ativos ao Valor Delib. CVM 527/07 Recupervel (impearment)

eram data de transio ou como continuar a ser amortizados pelo prazo remanescente. Institui a exigncia de se fazerem testes regulares de impairment para verificar a necessidade de reduzir ativos ao seu valor recupervel, com reconhecimento de perda no resultado. Institui a exigncia de se fazerem ajustes a valor presente de elementos integrantes do ativo e passivo decorrentes de operaes de longo prazo, ou de curto prazo, quando houver efeitos relevantes. O ajuste a valor presente deve ser efetuado na data de origem da transao, utilizando-se a taxa contratual ou implcita. Na constituio, o ajuste pode ter como contrapartida um ativo, despesa ou receita; as reverses tero contrapartida em receita ou despesa (em geral) financeira. So avaliados por equivalncia patrimonial os investimentos em sociedades em que a administrao tenha influncia significativa, ou nas quais participe com 20% ou mais do capital votante, ou que faam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum. Muda o conceito de coligada e, ao eliminar

Ajuste a Valor Presente

IASB: NA CPC No previsto 12 Delib. CVM 564/08

Equivalncia Patrimonial

IAS 28 Instr. So avaliados por CVM 469/08 equivalncia patrimonial os investimentos relevantes em coligadas ou equiparadas em que a administrao tenha influncia significativa ou de que participe com 20% ou mais do capital, bem como em controladas ou que

faam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.

o teste de relevncia dos investimentos, amplia o alcance da aplicao do mtodo de equivalncia patrimonial, com efeito no resultado. Os custos de transao na emisso de ttulos patrimoniais so lanados como conta redutora no Patrimnio Lquido. Os ttulos de dvida emitidos so contabilizados pelo valor lquido disponibilizado pela transao. Assim, os custos de transao, prmios e outros so lanados no resultado pela apropriao da taxa efetiva (TIR).

Custos Transao Prmios Emisso Ttulos

de IAS 39 (partes) e CPC 08 Delib. na CVM 556/08 de

Os custos de transao na emisso de ttulos eram lanados no resultado. Os prmios na emisso de debntures eram antes lanados na conta Reserva de Capital, no Patrimnio Lquido.

Subvenes e Assistncias Governamentais Reavaliao de ativos

IAS 20 CPC 07 Delib. CVM 555/08

Reconhecidos Reconhecidos como anteriormente no receita no resultado. Patrimnio Lquido, como Reserva de Capital. A reavaliao era permitida no Brasil apenas para o ativo imobilizado. Pelas IFRSs a reavaliao permitida, inclusive para ativos intangveis. Probe novas reavaliaes. Os saldos anteriores podem ser revertidos ou depreciados at que o ativo se extinga, ou seja, vendido. Aumenta o resultado pela excluso do seu efeito na depreciao. Contraria o IAS 16 e 38. Institui o reconhecimento como despesa ou participaes as remuneraes baseadas em aes liquidadas com instrumentos patrimoniais (aes ou opes de compra de aes), mensuradas pelo valor justo, no momento em que so outorgados, em

IAS 16 e 38 Lei 11.638/07

Pagamentos baseados em aes

IFRS 2 CPC 10 Delib. CVM 562/08

A remunerao baseada em aes s era reconhecida no resultado quando a opo fosse exercida.

contrapartida da conta Aes/Opes Outorgadas, no Patrimnio Lquido. Efeitos das IAS 21 CPC 02 Mudanas nas Delib. CVM Taxas de Cmbio 534/08 e Converso de Demonstraes Contbeis Semelhante ao definido atualmente, exceto no que se refere maior aplicao do Real como moeda funcional. A moeda funcional de subsidirias de empresas brasileiras no exterior deve ser o Real, a menos que essas subsidirias constituam, em essncia, unidade autnoma. Potencialmente, empresas que utilizavam o dlar como moeda funcional tendero a substitu-lo pelo Real, mudando o mtodo de converso das demonstraes contbeis, com efeitos no resultado. Regula as primeiras demonstraes contbeis (adoo inicial) a serem elaboradas aplicando as novas prticas contbeis no Brasil em atendimento Lei 11.638/07 e MP 449/08.

Adoo inicial da CPC 13 Delib. No se aplica Lei 11.638/07 CVM 565/08

Fonte: RAE-eletrnica, v. 9, n. 1, Art. 5, jan./jun. 2010.

You might also like