You are on page 1of 18

INSTITUTO HUMANITATIS FORMAO EM PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

EDNIZE MONTEIRO MARA REBOLLO SANDRA REGINA S. GONALVES

A PRTICA DA VIDA INTEGRAL, SEGUNDO KEN WILBER

Trabalho apresentado ao Instituto Humanitatis como forma final de avaliao do curso: Formao em Psicologia Transpessoal.

CAMPINAS 2009

EU SOU nada mais do que o Esprito na primeira pessoa, o Ser ltimo, sublime e radiante criador de tudo e de todo o Cosmos, presente em mim, em voc, nele, nela e neles como a percepo sempre presente do Eu sou que todo e cada um de ns sente. (WILBER, 2008: 220)

SUMRIO

INTRODUO: PRONTO PARA VIAJAR? 1 UM MAPA INTEGRAL 1.1 OS ELEMENTOS 2 NAVEGANDO: UMA PSICOLOGIA INTEGRAL 3 TERRA VISTA: PRTICA DA VIDA INTEGRAL 3.1 OS MDULOS CENTRAIS 3.2 OS MDULOS AUXILIARES CONSIDERAES FINAIS: REGISTROS DA VIAGEM REFERNCIAS ANEXOS

04 06

11 15

18 19 20

INTRODUO: PRONTO PARA VIAJAR?


Nas ltimas dcadas, vem de fato ocorrendo uma ampla procura por um mapa que seja capaz de abarcar todos os potenciais humanos. Esse mapa leva em conta todos os sistemas e modelos conhecidos de desenvolvimento humano desde os xams e sbios da antiguidade at as grandes descobertas atuais da cincia cognitiva e decompe seus principais componentes em cinco fatores simples, fatores esses que so elementos essenciais ou chaves que destravam e impulsionam a evoluo humana. Bem-vindo Abordagem Integral. (WILBER, 2008: 17)

Um Eu que navega nas ondas do desenvolvimento... assim que Ken Wilber (2004 e 2008) faz uma introduo Abordagem Integral da Vida, de Deus, do Universo e de Tudo Mais. medida que se prossegue leitura de sua obra1, possvel comprovar que os cinco elementos essenciais so aspectos de nossa prpria experincia: quadrantes, nveis, linhas, estados e tipos. Segundo o autor, a

Abordagem Integral permite que se enfrente qualquer situao, com maior probabilidade de xito. O referido autor considerado um dos fundadores do movimento da Psicologia Transpessoal, mas dele se desligou em 1983, criando o campo dos Estudos Integrais, do qual faz parte a Psicologia Integral. um dos maiores filsofos e pensadores contemporneos; chamado de o "Einstein da Conscincia" por sua sntese das mais importantes tradies psicolgicas, filosficas e espirituais do Oriente e do Ocidente. Sua obra visa a integrar o conhecimento humano, apresentando uma viso coerente que interliga harmoniosamente cincia, filosofia, arte, tica e espiritualidade. o fundador e presidente do Integral Institute, que congrega mais de 400 pesquisadores nas reas de Educao, Negcios, Poltica, Ecologia, Direito, Psicologia, Medicina, Arte e Espiritualidade, entre outras.

Por sinal, vastssima: at agora, 23 livros e centenas de artigos e ensaios.

o escritor acadmico mais traduzido dos EUA. Alguns de seus livros, j traduzidos para o Portugus, so: O Espectro da Conscincia; A Conscincia sem Fronteiras; O Projeto Atman; O Paradigma Hologrfico; Um Deus Social; Transformaes da Conscincia; O Olho do Esprito; A Unio da Alma e dos Sentidos; Psicologia Integral; Uma Teoria de Tudo; Boomerite; Graa e Coragem; A Viso Integral. O prprio filsofo define sua obra em cinco fases: Fase 1 (1979) Fase 2 (1980-1982) Fase 3 (1983-1987) Identificao com a psicologia junguiana e a filosofia romntica, vendo o crescimento espiritual como um retorno ao Self. nfase na psicologia do desenvolvimento; aprofunda seus estudos da conscincia, agregando filosofias ocidentais e orientais. Nesta fase, o crescimento espiritual fruto do processo de amadurecimento. Compreende o amadurecimento como um processo complexo, em que necessrio um equilbrio do Self entre o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e espiritual; dentre outros. De 1987 a 1995, praticamente no publica, devido a questes pessoais - em especial a grave doena de sua esposa, falecida em 1989. Sua teoria ganha dimenses socioculturais, atravs da teoria dos quadrantes (eu, isto, ns, istos; intencional, neurolgico, cultural e socioeconmico), a aplicao dos mesmos a todo o conhecimento humano, sua interdependncia, e o "fundamentalismo" de vises (filosofia, cincias, espiritualidade, psicologia, etc) baseadas em apenas um destes aspectos. Fase "ps-metafsica"; parte para uma viso mais integral de sua teoria. A questo transcendente permanece, mas h uma compreenso de todos os nveis da Espiral Dinmica, inclusive os "mundanos"; em lugar de sua abordagem metafsica (evoluo/involuo) anterior. Seu prprio modelo passa a ter uma abrangncia que se estende a todos os quadrantes, tipos, nveis, linhas e estados previamente definidos em sua prospeco do conhecimento humano.

Fase 4 (1995-2001)

Fase 5 (2001-)

FONTE: Adaptao da WIKIPDIA, 2009.

Com o presente trabalho, pretendemos apresentar uma pequena introduo obra de Ken Wilber, expondo uma sntese dos fundamentos para a prtica de uma vida integral, aps expormos os elementos e o funcionamento do mapa integral e os princpios gerais de uma psicologia integral.

UM MAPA INTEGRAL
O Mapa Integral apenas um mapa. Ele no o territrio. evidente que no queremos confundir o mapa com o territrio mas tampouco queremos trabalhar com um mapa defeituoso. Voc iria querer sobrevoar as Montanhas Rochosas com um mapa inexato? O Mapa integral apenas um mapa, mas o mapa mais completo e preciso de que dispomos hoje. (WILBER, 2008: 18)

Uma outra denominao para o Mapa Integral o Sistema Operacional Integral (SOI). Em analogia ao sistema operacional em uma rede de informaes, o qual a infraestrutura que permite operar os vrios programas, o SOI pode ser usado para ajudar a indexar qualquer atividade desde artes, dana, negcios, psicologia e poltica at ecologia e espiritualidade (WILBER, 2008: 19), possibilitando a cada um desses domnios comunicar-se com os outros. 2.1 OS ELEMENTOS Os cinco elementos essenciais do SOI ou da Metateoria AQAL (todos os quadrantes e todas as linhas) so aspectos de nossa prpria experincia: quadrantes, nveis, linhas, estados e tipos. A realidade humana assim descrita em quatro (4) quadrantes: o que mostra o Eu Individual (conscincia, realidades subjetivas; que existem dentro de cada um), o que revela o Exterior Individual (organismo, os comportamentos observados), o que revela a cultura da nossa vivncia com o mundo (cultura, o Ns) e o Exterior Coletivo (ambiente, a sociedade, os comportamentos observados desde o exterior para o conjunto da humanidade). A evoluo se dar ento atravs de diferentes nveis que vo atravessando o Eu e as suas subpersonalidades e dimenses (moral, afetivo, identidade, cognio, criatividade etc., e que podem seguir percursos independentes). D tradio da prmodernidade, Wilber resgata o Grande Ninho do Ser. Da modernidade, utilizou a

diferenciao dos valores culturais: a diferenciao da arte, da tica e da cincia, ou a esttica do eu, a moral do ns e os istos da cincia; relatos de 1 pessoa, de 2 pessoa e de 3 pessoa; eu, cultura e natureza. Existem ento nveis possveis de evoluo havendo alguns nveis prvios anteriores formao da personalidade e outros nveis posteriores personalidade, por conseguinte, transpessoais. Em cada um dos nveis de desenvolvimento, o ser humano tem uma viso diferente do mundo e que se vai aprofundando e ampliando medida que a pessoa evolui. So vrias as linhas de desenvolvimento. Cada pessoa pode demonstrar desenvolvimento avanado em determinada rea (cognitivamente) e baixo em outra (a moral, por exemplo). Gardner desenvolveu a ideia de inteligncias mltiplas, aqui aproveitadas por Wilber. As inteligncias cognitiva, interpessoal, moral, emocional e esttica tambm so chamadas de linhas de desenvolvimento por apresentarem crescimento e desenvolvimento em estgios progressivos. Cabe ressaltar uma diferenciao feita por Wilber entre estado e estgio. Os trs estados naturais de conscincia so a viglia, o sonho e sono profundo. Existem outros estados tambm: o estado meditativo, os estados alterados de conscincia (como os induzidos por drogas, esforo intenso etc) e uma grande variedade de experincias de pico (xtase etc). Os estados, geralmente excludentes (sono ou viglia), podem ser vivenciados por qualquer pessoa e ocorrem em todos os nveis. Atravs de uma experincia de pico, os domnios transpessoais podem ser atingidos. Os estgios ou nveis precisam ser desenvolvidos; so potencialidades. Uma vez desenvolvidos, tornam-se permanentes; coexistem entre si (transcendem e incluem). No modelo de Ken Wilber, a conscincia se organiza em esferas evolutivas que sucessivamente incluem e transcendem a camada anterior. A vida inclui e transcende a

organizao fsica e molecular onde ocorre; a mente, por sua vez, inclui e transcende a vida; a alma inclui e transcende a mente; e o esprito, a alma.

A ideia de que qualquer "todo" conhecido apenas um "holon" (parte de um "todo maior", conceito holstico emprestado de Arthur Koestler) aplica-se tambm a tomos, molculas e organismos; letras, palavras, frases, pginas, livros e idias; e prpria conscincia humana, um holon que se manifesta em quatro quadrantes: eu, isto, ns, "istos" (isto coletivo).

Por este modelo, a negao das camadas vistas como "inferiores" (comum a vrios sistemas filosficos e religiosos), seria um equvoco; assim como o descarte, por parte de alguns campos da cincia, de toda esfera que transcenda os limites de sua viso. A viso cientfica em geral considera um "cosmos" da realidade fsica como "todo", e no um holon. Isso implica a viso de que apenas a fsica e causalidade seriam as cincias perfeitas e reais. Wilber prope a retomada do conceito grego de "Kosmos", que inclui no s a matria, mas tambm a vida, a mente, a alma e o esprito. Assim, uma viso materialista encontraria explicaes para o domnio de seu "olho do fsico", criando teorias para o cosmos. J uma viso de Kosmos implicaria o desenvolvimento de um "Olho do Esprito", uma vez que causas oriundas de um holon transcendente pareceriam inexplicveis, se considerado apenas a esfera anterior. Wilber tambm expande o conceito da Dinmica da Espiral de Clare W. Graves, um modelo dos estgios do desenvolvimento humano, aplicvel a vrios campos, de acordo com uma viso do mundo mais ou menos individual, familiar, coletiva ou holstica.

Segundo o filsofo, a maioria das vises espirituais e psicolgicas incorre numa viso dualista (racional ou espiritual, cincia ou religio, ego ou essncia do ser). Para Wilber, contudo, h um modelo de trs camadas (pr-pessoal, pessoal e transpessoal; mtico, religioso ou mstico; corpo, ego ou Ser; instinto, intelecto ou intuio; natureza, cultura ou Kosmos), e h um falcia ao incluirmos as experincias pr-pessoais na coluna "espiritual" do modelo anterior. Assim, sua anlise discerne, no dito espiritual, aquilo que "transpessoal" e evolutivo daquilo que seria "pr-pessoal". O prximo componente do Mapa Integral simples: cada um dos componentes anteriores tem um tipo masculino ou feminino, por exemplo. Com tipos, Wilber se refere a aspectos que podem estar presentes em praticamente todos os estgios ou estados. Podemos ser um dos tipos em qualquer estgio de desenvolvimento. So as chamadas tipologias horizontais (tipos junguianos, Eneagrama, Myers-Briggs etc), que, diferentemente dos estgios ou nveis verticais estgios universais, ressaltam algumas orientaes possveis de serem encontradas ou no nos indivduos (nem todos se ajustam a uma determinada tipologia, mas todos atravessam as ondas bsicas da conscincia).

3 TERRA VISTA: PRTICA DA VIDA INTEGRAL

Como j vimos, segundo Wilber, o argumento bsico da filosofia perene que homens e mulheres esto imersos na Grande Cadeia do Ser. Isto , temos em ns matria, corpo, mente, alma e esprito. Quando se trata de doena e sade, o autor enftico: Para cada doena, extremamente importante tentar determinar que nvel ou nveis primariamente a originam fsico, emocional, mental ou espiritual. muito importante usar procedimento do "mesmo nvel" (mas no necessariamente o nico) para o rumo inicial do tratamento. Use interveno fsica para doenas fsicas, terapia emocional para distrbios emocionais, mtodos espirituais para crises espirituais e assim por diante. No caso de uma mistura de causas, use uma mistura de tratamentos dos nveis apropriados. (WILBER apud RAYNSFORD, 2009) A Prtica da Vida Integral tem como objetivos manter os quatro quadrantes equilibrados nos diferentes nveis e acelerar a transcedncia para nveis de conscincia mais elevados nas diferentes linhas de desenvolvimento. O SOI (Sistema operacional Integrante) pode ser aplicado a qualquer situao da vida diria: negcios, educao, poltica etc. Wilber sugere mdulos centrais e auxiliares a serem realizados diariamente. o que veremos exemplificados a seguir.

3.1 OS MDULOS CENTRAIS

3.2 OS MDULOS AUXILIARES

CONSIDERAES FINAIS: REGISTROS DA VIAGEM


H um Esprito para cada uma das ondas de percepo, uma vez que o Esprito aquela mesma percepo que aparece nos diferentes nveis de seu prprio desenvolvimento, a mesma percepo que jaz adormecida nos minerais, se agita nas plantas, se move nos animais, revive nos seres humanos e retorna para si mesma no sbio desperto. E o mais extraordinrio que todos ns inclusive voc e eu somos convidados a tambm nos tornarmos sbios despertos. (WILBER, 2008: 153)

Pudemos, de forma sinttica, permitir que nosso eu viajasse pelas ondas de desenvolvimento aqui descritas. Os objetivos do modelo integral proposto por Ken Wilber so: Mapear o ser humano e suas relaes. Desenvolver a espiritualidade. Promover uma linguagem comum que permita o dilogo interdisciplinar. Integrar cincia e religio. Propor solues integrais para os problemas atuais da humanidade. Proporcionar uma Prtica da Vida integral.

Esperamos, de alguma forma, ter contribudo para a divulgao de ideias to promissoras, incitando a ampliao dos estudos e, consequentemente, a prtica de uma vida mais saudvel.

REFERNCIAS

PSICOLOGIA INTEGRAL. Disponvel em: territoriosdamente.blogspot.com/ RAYNSFORD, Ari. Sistema Operacional Integral de Ken Wilber. (Curso oferecido em 2009). _______________. Quem Ken Wilber. Disponvel em: www.ariray.com.br, 2009. WILBER, Ken. Psicologia Integral. Conscincia, Esprito, Psicologia, Terapia. So Paulo: Cultrix, 2002. _____________. A Viso Integral: uma introduo revolucionria abordagem integral da vida, de Deus, do Universo e de tudo mais. So Paulo: Cultrix, 2008.

ANEXOS

You might also like