You are on page 1of 55

FACULDADE

INSTITUTO PROCESSUS
PROCESSUS

FACULDADE PROCESSUS
NCLEO DE TRABALHOS DE CONCLUSO DE CURSO - NTCC

MANUAL DE ELABORAO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

Realizadora Profa. Samira Otto

Sumrio

BRASLIA/DF - 2011

SUMRIO

SUMRIO
APRESENTAO......................................................................................................... TERMINOLOGIA .......................................................................................................... PARTE 1: Formatao bsica ...................................................................................... PARTE 2: Estruturao do TCC ................................................................................... I Projeto de TCC I ...................................................................................................... II - Trabalho de Concluso de Curso TCC II ............................................................... III Trabalho de Concluso de Curso TCC III.............................................................. PARTE 3: Citaes, chamadas e referncias .............................................................. PARTE 4 : Incluso de tabelas e figuras ...................................................................... PARTE 5: Abreviaturas e expresses latinas em geral ................................................ PARTE 6: Bibliografia de apoio .................................................................................... ANEXOS........................................................................................................................ 03 04 07 15 15 17 18 28 44 46 49 56

1. APRESENTAO
O presente manual destina-se especificamente orientao na elaborao dos trabalhos de TCC I, II e III, e eventualmente para outros trabalhos acadmicos, a serem realizados pelos alunos do curso de Direito da FACULDADE PROCESSUS, tendo ainda por objetivo conferir a padronizao dos trabalhos.

O objetivo deste manual servir como instrumento operacional de consulta aos alunos e professores na elaborao dos trabalhos. A bibliografia de apoio oferece sustentao mais aprofundada sobre os tpicos aqui abordados.

Foram utilizadas como principais fontes bibliogrficas para elaborao deste trabalho, as normas da ABNT (NBR 10520/2002, NBR 6023/2002, NBR 14724/2005), manuais de trabalhos similares utilizados por outras instituies de ensino em todo o pas, alm das referncias citadas como bibliografia de apoio.

Bom trabalho!

2. TERMINOLOGIA
Para facilitar o dilogo entre orientandos e orientadores, apresenta-se a seguir a padronizao dos vocbulos mais comuns utilizados na rea da pesquisa, a fim de aplicao geral e auxilio na compreenso do presente Manual.

Relatrio de pesquisa: Narrao escrita, ordenada e minuciosa daquilo que foi apurado em trabalho de pesquisa, a ser utilizado para designar o trabalho escrito de TCC I, II e III. Projeto de pesquisa: Relatrio escrito apresentado ao final da disciplina de TCC I , onde o aluno especifica o problema que pretende pesquisar, contextualizando-o espacial e temporalmente; discute os principais autores e tpicos abordados sobre o tema, escreve qual o seu marco terico de referncia (impresses iniciais sobre o problema) e hipteses a serem investigadas, indicando ainda, quais os meios e os mtodos a serem empregados, alm dos demais tpicos exigidos no modelo da instituio. Monografia: De forma genrica, designa qualquer relatrio de pesquisa abordando assunto especfico; ope-se, portanto, a um manual, que trata de assuntos mais amplos. Monografia de concluso de curso: Relatrio que versa sobre assunto especfico estruturado sob a forma prevista neste Manual. Trata-se da modalidade de trabalho de concluso de curso (TCC) exigido como requisito obrigatrio para a concluso de curso de graduao da Faculdade Processus.

Estudo de caso: Mtodo de pesquisa que versa sobre uma investigao emprica, estudando um determinado fenmeno jurdico dentro do contexto da vida real. Pode ser utilizado na elaborao da monografia de TCC exigida como requisito obrigatrio para a concluso de curso de graduao da Faculdade Processus.

Estudo de jurisprudncia: Mtodo de pesquisa que versa sobre estudo de decises especficas provenientes do judicirio ou rgos de decises
4

administrativas, brasileiros ou estrangeiros, em primeira, segunda ou ltima instncia. Pode ser utilizado na elaborao da monografia de TCC exigida como requisito obrigatrio para a concluso de curso de graduao da Faculdade Processus.

Dissertao: Relatrio de pesquisa versando assunto especfico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematizao e de domnio sobre o tema; requisito para a concluso de curso de mestrado.

Tese: Relatrio de pesquisa versando assunto especfico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematizao e de domnio sobre o tema, abordando-o de maneira original e contributiva ao progresso da cincia; requisito para a concluso de curso de doutorado.

Artigo: Trabalho monogrfico publicado em revista ou jornal e, por isso, geralmente de pequena extenso.

Resenha: Texto que emite uma apreciao breve de um livro ou de um escrito. Tem por finalidade fazer uma anlise e emitir um julgamento, opinio. Fichamento: o resultado da transcrio de informaes relevantes retiradas de obras e/ou demais fontes a serem utilizadas para a realizao da pesquisa.

Resumo: um tipo de redao informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idias principais. No TCC, representa a sntese do trabalho final elaborado em TCC III, preferencialmente em um nico pargrafo, inserido antes do sumrio, escrita na lngua do texto principal. Orientador: Professor da instituio encarregado de conduzir a pesquisa dos alunos na elaborao de TCC II e III.

Errata: Elemento opcional dos trabalhos de TCC, que identifica os principais erros verificados em momento posterior ao seu depsito. Deve ser entregue em separado
5

dos trabalhos de TCC. No serve para eventual substituio de pginas ou acrscimos relevantes de contedo.

PARTE 1: FORMATAO BSICA


Para os relatrios de TCC I, II e III, no que couber, devero ser atendidos os seguintes critrios de formatao:

1. Impresso
O papel de impresso dos trabalhos de concluso de curso, e demais trabalhos acadmicos, deve ter o tamanho 210x297mm (modelo A4), ser branco e apresentar boa qualidade de absoro da tinta. A impresso deve ser feita somente em um dos lados do papel.

A impresso do texto principal deve ser feita em tinta preta, sendo que as demais cores e matizes, notadamente as mais vivas, devem ser de uso restrito s eventuais ilustraes, fotos e tabelas.

2. Encadernao
A encadernao serve para facilitar o manuseio e a conservao das laudas do TCC I e III, e deve ser feita, preferencialmente, com mola espiral e com o emprego de capas plsticas, sendo a primeira branca e transparente, e a ltima,

preferencialmente azul e opaca.

3. Margens

3.1

Margem a ser aplicada na formatao da pgina em folha A4:


3.0 cm para a margem superior, 2.0 cm para a margem inferior, 3.0 cm para a margem esquerda e 2.0 cm para a margem direita.

3.2 Margem a ser aplicada no texto:


Primeira linha do pargrafo: 1,5 cm ou 3.0 cm Entre pargrafos: com ou sem o intervalo de (01) pargrafo;

4. Espaamento entre ttulos e subttulos


Espaamento entre o ttulo e o incio do texto deve ser de 2 (dois) pargrafos; No h espaamento entre o subttulo e o incio do texto; Espaamento entre o final de um texto e novo subttulo deve ser de 2 (dois) pargrafos; Espaamento entre ttulos e subttulos deve ser de 3 (trs) pargrafos; Espaamento entre subttulos deve ser de 2 (dois) pargrafos.

5. Fonte
Dever ser utilizada a fonte Arial ou Times New Roman, no estilo normal, tamanho 12 e formatao justificada.

5.1

Uso de aspas e dos estilos negrito, itlico e sublinhado

O uso de aspas e dos estilos negrito, itlico e sublinhado dever ser feito com a observncia das seguintes regras: O emprego de aspas para destacar transcries de textos quando no so citados em pargrafos com recuos especiais; e ainda ttulos de obras em citaes bibliogrficas; O uso do itlico para destacar palavras ou frases em lngua estrangeira, transcries de textos, e ttulos de obras em citaes das referncias bibliogrficas;

O emprego do negrito para destacar o ttulo e os captulos dos trabalhos de TCC, ttulos de obras em citaes bibliogrficas; O uso do estilo sublinhado somente para destacar links (vnculos) empregados em informtica ou informaes de jurisprudncias.

6. Os pargrafos que compem o texto


A formatao dos pargrafos que normalmente compem o corpo do texto dever se apresentar da seguinte forma: Alinhamento: justificada Espaamento entre linhas: 1,5

7.

Citaes

7.1

Citao direta

Com mais de trs linhas: As citaes diretas que contenham mais de 3 linhas devero ser destacadas do corpo do texto, em pargrafo especial, da seguinte forma: Tamanho da fonte: 11 (ou seja, um nmero menor do que o tamanho da fonte utilizada no corpo do texto que 12); Alinhamento: justificado Recuo esquerdo: 4; sem pargrafo inicial na primeira linha; Recuo direito: no h; acompanha a margem do corpo do texto; Espaamento entrelinhas: simples.

Com at trs linhas: Se as citaes diretas constiturem at 3 linhas devero ser lanadas no prprio corpo do texto, no pargrafo em que so referidas. Devero ser identificadas por aspas, sem alterao na dimenso e apresentao da fonte.

7.2

Citao indireta

A citao indireta ou parfrase ocorre quando a citao no for literal, mas apenas traduzir a idia do autor citado. Neste caso, no h nenhum destaque a ser feito no texto principal, devendo-se, contudo, utilizar-se do sistema de chamadas para mencionar em rodap a fonte da citao com todos os elementos obrigatrios. Para mais detalhes dirigir-se PARTE 3 deste manual, no ttulo 1.Citaes.

8.

Notas de rodap

Empregam-se notas de rodap para a incluso de textos e explicaes de importncia no essencial para a compreenso do texto principal, remisses a outras partes do trabalho (referncias cruzadas), advertncias, bem como para indicaes bibliogrficas, transcries e idias contidas em outros trabalhos.

O objetivo da incluso das notas de rodap o de no desviar a ateno do leitor do texto principal para elementos de importncia secundria, mantendo-o enxuto.

Deve-se utilizar o sistema de notas de rodap numeradas, sendo que a citao em nota de rodap ter o formato deste, independentemente do nmero de linhas, sendo iniciada e encerrada pelas aspas quando se tratar de uma citao direta. A apresentao do pargrafo de notas de rodap deve vir em fonte 2 pontos menores do que a do pargrafo do corpo do texto principal (ou seja, no tamanho 10), justificado, normal, com espaamento entrelinhas simples.

Quando o sistema de chamada referir-se a citao da fonte do texto, as informaes em nota de rodap devero conter, no mnimo, os seguintes elementos: nome do autor; ttulo da obra; edio (se no for a primeira); local de publicao; nome da editora; ano da edio; nmero da pgina. Exemplo:

10

ALMEIDA, Amador Paes de. Manual das sociedades comerciais: direito de empresa. 14. ed., So Paulo: Saraiva, 2004, p. 39.

Podem ser muitas as variantes de apresentao destes elementos (um ou mais autores, local desconhecido etc.). Estas especificaes sero tratadas adiante, na PARTE 3 deste Manual, captulo 3. Referncias bibliogrficas e Bibliografia.

9.

Ttulo e subttulo do TCC

O ttulo do TCC inserido na folha de rosto, na seguinte formatao: Pargrafo: centralizado verticalmente; espaamento entre linhas: 1,5; sem recuos; Fonte: tamanho 16, negrito, todas maisculas. O ttulo do TCC no recebe qualquer numerao, pois nico. Se houver subttulo: Deve ser precedido de dois pontos (:) Deve evidenciar subordinao ao ttulo, por meio de letras minsculas, com fonte 14.

10. Ttulos dos captulos, sees, subsees, e dos elementos textuais obrigatrios de TCC I 10.1 Ttulos de captulos

Os ttulos dos captulos devero ser precedidos da designao, abreviada ou por extenso, da palavra Captulo, com a respectiva numerao, ou seja: CAPTULO 1 ou CAP.1, na seguinte formatao: Fonte 14, todo em maisculo, em negrito, e alinhamento justificado; Espaamento entre linhas simples; Essa mesma formatao deve ser transcrita, de forma idntica, no sumrio; Os ttulos de captulos, por serem as principais subdivises do trabalho,
11

devem iniciar em folha separada (utilizao de quebra de pgina); 10. 2 Ttulos das sees, subsees e dos elementos textuais obrigatrios de TCC I Os ttulos das sees dos captulos (tantas quantas houver), assim como das subsees das sees, e dos elementos textuais obrigatrios do TCC I so numerados e devero ser apresentados na seguinte formatao: Fonte 12, com a primeira letra em maiscula e as demais minsculas, exceto quando nome prprio; Espaamento entre linhas simples, com recuo especial de

deslocamento da numerao; ou justificado. Fontes e espaos variados conforme seu nvel, recebendo numerao em algarismos arbicos:

1 TTULO 1
Texto texto texto

1.1

Ttulo 2

Texto texto texto

1.1.1 Ttulo 3
Texto texto texto

Os nmeros (1.1...) seguem a formatao do ttulo; Essa mesma formatao pode ser transcrita, de forma idntica, no sumrio.

12

11.

Ttulos sem indicativo numrico

10.1 Elementos pr-textuais e ps-textuais Os ttulos dos elementos pr-textuais ou ps-textuais no so numerados (agradecimento, resumo, sumrio, glossrio, anexo, apndice etc), devem estar centralizados, vir em fonte tamanho 14, em negrito e em maiscula. 10.2 Introduo e concluso Os ttulos Introduo e Concluso no so numerados, devem estar formatados no recuo esquerdo ou centralizados, vir em fonte tamanho 14, em negrito e em maiscula.

12.

Paginao

Todas as pginas que compem o trabalho a partir da folha de rosto so contadas, porm, somente recebem numerao a partir da primeira pgina do texto principal (ou seja, da introduo). A numerao feita em algarismos arbicos e colocada na margem superior ou inferior, direita.

13.

Dimenso do TCC

Os trabalhos de TCC, na formatao prevista pelo Manual que integra o Regulamento da Faculdade Processus, devero atender seguinte dimenso: Projeto de TCC I: entre 15 pginas e no mximo 25, contados a partir dos elementos textuais obrigatrios; Monografia: no mnimo, 40 pginas e no mximo 70, contados a partir da introduo, o desenvolvimento, concluso e referncias. Excees podero ser consideradas quando o mtodo adotado for o estudo de caso ou de jurisprudncia.

13

14.

Cpias para o depsito


A verso final do relatrio de TCC I (ou seja, do projeto da monografia)

deve ser entregue em duas cpias impressas, encadernadas, junto secretaria do NTCC, no prazo institucional, sendo que uma cpia ser devolvida ao aluno aps a correo realizada pelo professor da disciplina, e a outra cpia arquivada na instituio. A verso final do relatrio de TCC II (ou seja, texto equivalente a 70% da monografia) deve ser entregue em duas cpias impressas, sem necessidade de encadernao, junto secretaria do NTCC, no prazo institucional, sendo que uma cpia ser encaminhada ao professor orientador, e a outra cpia arquivada na instituio. A verso final do relatrio de TCC III (ou seja, a verso final da prpria monografia) deve ser entregue em quatro cpias impressas e mais uma verso em CD. As cpias impressas sero distribudas ao orientador e aos outros dois membros integrantes da banca examinadora, sendo a quarta cpia arquivada na prpria instituio. Aps a apresentao do trabalho em banca, se for o caso, o aluno dever depositar junto secretaria do NTCC, uma cpia impressa e a verso corrigida em CD do trabalho em sua verso final, de acordo com as correes e observaes requisitadas pela banca avaliadora.

14

PARTE 2: ESTRUTURAO DO TCC I - Projeto de TCC I


O projeto de TCC I dever atender s mesmas regras e exigncias enumerados na primeira parte deste Manual, e ainda, no que for aplicvel, s demais exigncias aplicadas ao relatrio de TCC III (monografia) no que se refere: a) formatao (fontes, estilo, tamanho, pargrafos, recuos, espaamentos etc.); b) insero de elementos pr-textuais e ps-textuais, isto , tudo o que vem antes ou depois do texto principal (capa, folha de rosto, dedicatria, epgrafe, sumrio, anexos, apndices etc). No que se refere aos elementos textuais do projeto de TCC I, ou seja, os elementos que iro compor o corpo principal do texto, devero ser constitudos dos seguintes itens: 1. Tema e delimitao do tema: o assunto, objeto da pesquisa. Deve tomar a forma de um tpico claro geralmente em forma de ttulo -, explcito e especfico o bastante para ser imediatamente reconhecido por interlocutores como algo passvel de investigao. A delimitao refere-se ao recorte mais especfico possvel do tema a ser pesquisado. 2. Importncia ou Justificativa: Refere-se ao valor da pesquisa. Que interesse a investigao e seu resultado pode suscitar, no apenas entre os

pesquisadores, mas tambm junto a interlocutores reais e potenciais? E ao pblico mais amplo? Por qu? Por que o tema foi escolhido? 3. Problema: A (s) questo (s) a ser esclarecida (s), que motivou a pesquisa. O que relativamente desconhecido acerca da delimitao do tema, deve ser convertido em perguntas que, no curso da pesquisa, devero ser

satisfatoriamente respondidas de acordo com (a) a sua importncia, e (b) a disponibilidade de tempo e recursos dos pesquisadores. O aluno dever enumerar no Projeto de TCC, no mnimo, 01 (um) problema.

4. Hipteses: So as propostas de respostas para o(s) problema(s) levantado(s). Requer-se um mnimo de duas hipteses para cada problema, mas o pesquisador pode oferecer mais de duas se entender conveniente. As hipteses oferecero os elementos que vo compor o fio condutor na fundamentao da pesquisa. 5. Objetivos: 5.1 Geral: De forma geral, representam a meta a se alcanada, verificada, constatada, examinada ou analisada na pesquisa; estabelece a meta global do trabalho monogrfico a partir da escolha do tema; o objetivo da pesquisa em si; 5.2 Especficos: estabelecem os objetivos mais pontuais, e detalhadas, questes particulares a serem examinadas atravs da pesquisa. 6. Reviso bibliogrfica: a anlise do conhecimento j produzido sobre o tema, ou na rea da pesquisa, portanto, aplicvel ao tema. Citao dos principais autores que discutem o tema, dos principais tpicos abordados sobre o tema. Seleo do marco terico e referncias (impresses iniciais sobre o problema) nas hipteses a serem investigadas. 7. Metodologia: O processo investigativo da pesquisa, considerando as

possibilidades e limites da pesquisa quanto resoluo do problema identificado. Estabelece os procedimentos que o pesquisador dever adotar para responder satisfatoriamente s perguntas ento formuladas, ou seja, como responder persuasivamente, da perspectiva de seus interlocutores. 8. Cronograma: o plano de execuo do trabalho de TCC, considerando o tempo para a realizao integral da pesquisa, portanto, TCC I, II e III, alm das atividades a serem produzidas ao longo do trabalho tais como fichamentos, coleta de dados, reviso de bibliografia, redao, correes de texto etc. 9. Referncias bibliogrficas: Citao das fontes utilizadas para a realizao da pesquisa. Deve-se escolher entre os interlocutores (autores) mais qualificados. A fim de que se delimite precisamente o objeto e se identifique melhor o problema, necessrio familiarizar-se com o trabalho daqueles que j trataram do tema, ou objetos e problemas parecidos, dialogando com eles sob a forma de
16

uma reviso bibliogrfica. Esse esforo serve ainda a dois objetivos adicionais: (a) permitir ao pesquisador formular perguntas no respondidas por tais interlocutores, e (b) facultar aos primeiros o conhecimento da metodologia empregada pelos segundos.

10. Plano provisrio de trabalho ou Sumrio provisrio: Uma proposta inicial de sumrio da monografia com as sees e subsees do tema; dever ser avaliado e estudado com mais profundidade em TCC II, com o auxlio do orientador. Finalmente ser apresentada como sumrio em TCC III, na monografia.

II - Trabalhos de Concluso de Curso - TCC II


O trabalho realizado em TCC II consiste no estudo e aprofundamento do tema definido no Projeto da monografia a partir do sumrio provisrio, com as devidas sees e subsees. O aluno dever prosseguir, delimitar ou alterar o sumrio provisrio de acordo com as consideraes de seu orientador. O relatrio final de TCC II, seguindo as recomendaes do presente Manual, do Regulamento, e do Plano de Ensino do respectivo professor orientador, dever atender a 70% do trabalho final da monografia, consistindo, geralmente, na concluso dos 3 (captulos); se o sumrio provisrio prever mais de trs captulos, o relatrio de TCC II dever incluir tambm, a estruturao dos demais.

17

III- Trabalhos de Concluso de Curso - TCC III


A Faculdade Processus exige o formato de Monografia como Trabalho de Concluso de Curso, que poder ser realizada atravs de reviso bibliogrfica, estudo de caso ou de jurisprudncia, e/ou outro mtodo admitido pela ABNT, a partir do acordo entre o aluno, professor orientador e coordenador do NTCC. Fica excludo o formato de Artigo como modalidade de TCC.

1. Monografia:
A monografia dever ser composta dos seguintes elementos, na ordem de apresentao: i) Elementos pr-textuais, isto , tudo o que vem antes do texto principal:

capa; folha de rosto; dedicatria (opcional); agradecimentos (opcional); epgrafe(opcional); resumo; listas (opcional); sumrio.

ii) O texto principal dever ser composto da introduo, desenvolvimento e concluso.


18

iii) Elementos ps-textuais, isto , tudo o que vem aps o texto principal:

referncias; apndice(opcional); anexos (opcional); ndices(opcional); glossrio (opcional); capa; errata (em separado) -(opcional);

Capa
A capa serve de proteo s pginas do volume que compe a monografia; deve ser do mesmo tamanho das pginas (A4), em plstico transparente branco, para melhor proteger o documento e para permitir ao leitor a visualizao da folha de rosto.

Uma capa tambm deve ser posta aps a ltima pgina do trabalho, com o mesmo escopo de proteo e manuseio; esta, todavia, deve ser de cor escura, de preferncia azul, e opaca.

Ttulo
Ttulo a designao que serve para identificar o objeto do trabalho. Alm do ttulo da monografia como um todo, os captulos, sees e subsees tambm recebem ttulo. Cada um dos elementos textuais do TCC I, tambm recebe ttulo conforme designados no item I da Parte 2, deste Manual.
19

Folha de rosto
A folha de rosto serve para permitir ao leitor a imediata identificao do autor do TCC, do seu tema (atravs do ttulo), da instituio para a qual foi apresentada, quem foi o seu orientador e o ano de concluso. A formatao da folha de rosto a seguinte: No alto da pgina (a 3cm da margem superior): nome do autor; No fim do primeiro tero da pgina (em 10cm), centralizado, o ttulo da monografia; Logo abaixo (em 15cm), um pargrafo cuja margem esquerda se inicia no alinhamento vertical do centro do pargrafo do ttulo da monografia, indicando a natureza acadmica do trabalho, a instituio de ensino e o nome do professor ou orientador; Na parte mais baixa (em 26cm), em pargrafos centralizados e sobrepostos, a localidade (a indicao da unidade federativa somente ser obrigatria se a localidade tiver homnima) e a data de concluso do trabalho, incluindo, no mnimo, o ano. Exemplo:

20

JOS PEREIRA

A DEFESA DA CONCORRNCIA NO MERCADO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAES

(Projeto

de)Monografia

apresentada

como requisito para concluso do curso de bacharelado em Direito da

Faculdade Processus

Orientador: Prof. Joaquim Nabuco.

BRASLIA
2010

Dedicatria (opcional)
A dedicatria um pequeno texto em que o autor da monografia manifesta suas afeies e agradecimentos a pessoas do seu estreito relacionamento, normalmente familiares. A dedicatria deve ser inserida no tero inferior da pgina, com formatao idntica das citaes em pargrafo especial.

Agradecimentos (opcional)
Se o autor da monografia desejar manifestar seus agradecimentos a outras pessoas, tais como o orientador do trabalho, colaboradores, estagirios, bibliotecrios, digitadores, revisores, pode faz-lo em pgina destacada, em forma idntica da dedicatria.

Epgrafe (opcional)
Epgrafe um ttulo ou uma frase posta em pgina especial de uma monografia ou antes do incio do texto de um captulo, servindo de mote ou de inspirao. Na verdade, uma frase de efeito cujo tema tem correlao com o objeto de estudo da monografia, a qual, por seu apuro, profundidade ou autoridade 1, merea ser citada em destaque, para motivao inicial.

Normalmente, a epgrafe grafada em pargrafo no tero inferior da pgina, com formatao idntica das citaes diretas em pargrafo especial (retro). Logo aps a transcrio, em pargrafo imediatamente abaixo, com alinhamento direita ou centralizado, colocada a fonte. Por exemplo, assim: O futuro pertence queles que acreditam na beleza de seus sonhos. (E.Roosevelt)

Geralmente so mximas proferidas por pessoas famosas. 22

Resumo
O resumo apresentado como a sntese da monografia, inserido antes do sumrio, escrito na lngua portuguesa e, facultativamente, traduzida para lngua estrangeira (abstract e keywords). Serve como apresentao panormica da monografia, devendo, tambm: Ser redigido na terceira pessoa do singular e com verbo na voz ativa. Sua extenso deve limitar-se ao mximo de 250 palavras, conforme ABNT NBR 6028, e que dever ser exibido em um pargrafo nico. Em pargrafo imediatamente aps o texto do resumo, deve ser inserida a expresso PALAVRAS-CHAVE, informando-se atravs de cinco palavras as idias centrais do trabalho. Ser redigido em espao simples, fonte 12; a palavra resumo deve ser centralizada em relao ao respectivo texto.

Listas de grficos, ilustraes etc (opcionais)


As listas representam sumrios de outros elementos que no os ttulos dos captulos, tais como grficos, mapas, tabelas, ilustraes etc; evidentemente, a necessidade de uma lista vai estar condicionada existncia desses componentes.

Sumrio
O sumrio a enumerao dos ttulos dos captulos e suas divises, com indicao da pgina de seu incio, exatamente na ordem e na forma em que se encontram escritos no texto, tendo por objetivo facilitar o leitor na localizao dos textos. Deve ser adequado ao tamanho do trabalho.

23

Texto principal

O texto principal a monografia em si. No mnimo, divide-se em trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. Na introduo, o autor expe o problema que motivou a pesquisa, justificando sua relevncia cientfico-acadmica, social e poltica, indicando a escolha metodolgica feita e descrevendo, sucintamente, cada captulo do trabalho e as relaes estabelecidas entre eles.

O desenvolvimento do trabalho, divisvel em captulos, geralmente trs, a parte principal da monografia. ali que o autor faz uma retrospectiva da situao problemtica e de como ela vem sendo tratada pela comunidade cientfica, faz a reviso bibliogrfica de teorias e/ou autores, descreve a legislao, a doutrina e a jurisprudncia etc, e elabora sua crtica.

No corpo do texto principal, podem ser inseridos elementos grficos, fotos, ilustraes etc., desde que sejam essenciais para a sua compreenso; caso contrrio, estes devem ser inseridos como anexos ou apndices, conforme o caso.

A concluso da monografia a parte onde o autor se coloca com liberdade cientfica, avaliando os resultados obtidos e propondo solues e aplicaes prticas. A concluso no admite nenhum fato, idia e argumento novos, pois consiste na sntese interpretativa dos argumentos dos elementos contidos no desenvolvimento do trabalho, embora nada impea que novos problemas sejam cogitados para outras investigaes.a concluso tampouco se confunde com a introduo, so documentos com objetivos completamente diferentes: um abre, o outro fecha.

Captulos
A diviso da monografia em captulos e sees tem por objetivo facilitar a identificao de partes do texto integral, quer para despertar a ateno do leitor para
24

a idia central do trabalho, quer para facilitar a sua localizao. Sendo assim, no existem regras fixas para sua determinao, exceto o nmero mnimo de trs captulos. Recomenda-se que o trabalho no exceda os 3 captulos a fim de evitar uma diviso desproporcional do contedo do trabalho. Finalmente, dividir-se- o texto em sees e subsees tantas quantas o autor entender necessrio, conforme perceba que o tema merea destaque.

No devero ser nomeadas como captulos, a introduo e a concluso, por serem partes nicas do trabalho. Tambm no devero receber numerao na pgina do ttulo.

Referncias
Recebe o nome de referncias a lista de obras efetivamente utilizadas pelo autor no corpo do texto principal de seu trabalho. Obras consultadas, mas no mencionadas, devem ser omitidas da lista.

Em caso de repetio de nomes de autores ou de monografias com edies ou ttulos diferentes, o texto repetido deve ser substitudo por um travesso de 6 espaos seguido de um ponto: _____.

Esta lista deve ser apresentada em ordem alfabtica de autores, conforme especificaes contidas adiante.

Glossrio (opcional)
O glossrio uma relao das palavras de uso tcnico ou de emprego no corriqueiro, cuja compreenso importante ao entendimento das idias

apresentadas. Em outros termos, um pequeno vocabulrio. Deve ser apresentado em ordem alfabtica. inserido aps o texto principal. Recomenda-se seu emprego somente em temas de extrema especificidade.

25

Anexos (opcionais)
Designam-se como anexos todos os textos, grficos e documentos, no elaborados pelo autor da monografia, que servem de apoio, ilustrao ou suplemento do trabalho monogrfico, os quais, por serem acessrios, no so inseridos no corpo principal, mas aps este. Os anexos, tantos quantos existirem, ganham numerao em algarismos romanos.

A insero, como anexos, de leis e de julgados s recomendvel quando forem de difcil acesso (por exemplo, leis revogadas, direito estrangeiro, julgados sem maior repercusso). No se justifica a insero de anexos para a transcrio de leis federais vigentes ou enunciados de smulas de tribunais superiores, por exemplo.

Apndices (opcionais)
Os apndices tm a mesma funo e seguem a mesma formatao dos anexos; a diferena que os apndices so documentos elaborados pelo autor da monografia.

ndices (opcionais)
Os ndices so relaes de palavras principais do texto, com indicao dos nmeros das pginas onde estas so encontradas, os quais tm por objetivo permitir a fcil localizao de nomes, locais, institutos, autores etc. Normalmente os ndices somente so empregados em trabalhos de maior corpo, com mais de 50 laudas. O nome do ndice pode variar conforme o seu contedo; assim, ndice onomstico, quando contiver apenas nomes de pessoas; ndice geogrfico, quando contiver nomes de locais; quando o ndice tiver, indistintamente, nomes de pessoas, de locais e outras palavras-chaves, recebe o nome genrico de ndice remissivo.

Novamente, destaca-se que o processador de textos pode criar um ndice remissivo automaticamente, apresentando as palavras em ordem alfabtica, j com a referncia s pginas onde estas se encontram; todavia, para tanto, o acadmico
26

deve, anteriormente, selecionar as palavras desejadas e marc-las para compor o ndice.

Errata
Elemento opcional do TCC, entregue em momento posterior ao seu depsito, identificando os principais erros do texto, descobertos em leitura posterior. A errata pode ser construda da seguinte forma, em folha separada:

Folha 32

Linha 3

Onde se l publicaao

Leia-se Publicao

27

PARTE 3: CITAES, CHAMADAS E REFERNCIAS

1. CITAES
So as referncias feitas no TCC sobre idias, pensamentos e demais expresses, proferidas em lugar diverso (TCC, tese, acrdo, palestra etc.) por outros estudiosos ou pelo prprio autor, servindo para dar sustentao quilo que se defende ou para estabelecer a crtica a posies antagnicas. As citaes sempre devem vir acompanhadas das chamadas, indicando a fonte de onde foram extradas.

1.1 Citaes literais


De acordo com o grau de literalidade, as citaes podem ser assim classificadas em: Citao direta ou literal, quando se tratar de transcrio literal de um texto, sem modificaes no seu texto e pontuao, ou, no mximo, contendo supresses de partes desnecessrias. Citao indireta ou parfrase, quando a citao no for literal, mas apenas traduzir a idia do autor citado. Citao de citao ou de segunda mo aquela em que o autor no teve acesso fonte (trabalho) da qual foi extrada, tomando contato com ela por intermdio de trabalho de terceiro (apud). Por questes de confiabilidade, as citaes de segunda mo devem ser evitadas ao mximo, justificando seu emprego somente quando a fonte original for inacessvel ou a citao no for essencial.

28

Citao traduzida aquela em que o autor,2 ou terceira pessoa traduz texto originalmente escrito em lngua estrangeira3. Para facilitar a conferncia da traduo, o texto original pode ser transcrito em nota de rodap.

1.2 Localizao das citaes


Quanto localizao no trabalho, as citaes podem ser feitas no texto principal ou em notas de rodap.

Recomenda-se o emprego das citaes no prprio corpo do texto quando a citao for essencial ao estudo e compreenso do assunto tratado e a sua localizao neste lugar no desviar a ateno do leitor em relao ao tema principal.

1.3 Apresentao das citaes


As citaes indiretas, dada a sua no-literalidade, no recebem destaque. Aps a descrio da idia, apenas faz-se a indicao da chamada. As citaes diretas so destacadas do texto principal pela formatao e pela fonte. Conforme o tamanho da transcrio deve receber a formatao apresentada a seguir.

1.3.1 Citao direta no corpo do texto principal


A citao direta de at 3 linhas, no texto principal, deve ser feita no prprio corpo do texto. Pelo sistema de referncias em nota de rodap, fica assim:

Neste caso, logo aps a transcrio ou em nota de rodap, emprega-se a seguinte expresso: traduo nossa. 3 No recomendvel a citao de texto estrangeiro sem traduo. 29

De acordo com Bettarello, a concesso do juzo gerencial garante aos gestores a liberdade para maximizarem seus prprios interesses, em detrimento dos interesses dos acionistas4.

1.3.2

Citao direta no texto principal em pargrafo especial

Tendo a citao direta mais de 3 linhas, deve ser feita em pargrafo especial, conforme especificaes j referidas em citao direta em pargrafo especial. Adotado o sistema de chamada para citao notas de rodap, fica assim:

Acionista controlador figura definida na Lei das S/A e referida por Simionato5 da seguinte forma:

Entende-se por acionista controlador a pessoa natural ou jurdica, ou grupo de pessoas vinculadas por acordo de votos, ou sob controle comum, que seja titular de direitos de scios que lhe assegurem, de maneira permanente, a maioria dos votos nas deliberaes sociais, e o poder de eleger a maioria dos administradores da sociedade.

1.4

Elementos no originais em citao


Sempre que desejar alterar a apresentao da citao original, o autor

deve mencionar a modificao, esclarecendo-a por expresses entre colchetes. As principais hipteses so apresentadas a seguir:

[...]

Para indicar supresso de texto. Ex.: O conceito apresentado pelo IBGC Instituto Brasileiro de

BETTARELLO, Flvio Campestrin. Governana corporativa: fundamentos jurdicos e regulao. So Paulo: Atlas, 2008, p. 23. 5 SIMIONATO, Frederico Augusto Monte. Sociedades annimas & interesse social. Curitiba: Juru, 2004, p. 29. 30

Governana Corporativa o seguinte:

Governana corporativa o sistema pelo qual as sociedades so dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administrao, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. [...] As boas prticas de governana corporativa tm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.6

[?] ou [!]

Para demonstrar dvida [?] ou perplexidade [!] com a idia do texto original. Ex.: Conforme Luigi Ferrajoli:
Ao menos na teoria do direito, a soberania revelou-se, em suma, um pseudoconceito, pior, uma categoria antijurdica. Sua crise agora o podemos afirmar comea justamente, tanto na sua dimenso interna quanto naquela externa, no mesmo em que a soberania entra em contato com o direito, dado que ela a negao deste, assim como o direito a sua negao. E isso uma vez que a soberania a ausncia de limites e de regras, ou seja, o contrrio daquilo que o direito consiste.[!] 7

[sic]

Para destacar erros ou incoerncias contidas no original. Ex.: De acordo com a ata da assembleia: " o concerto [sic] do telhado ficaria a critrio e responsabilidade do locatrio."

[grifo nosso]

Para indicar destaque de texto inexistente no original. Ex.: Refere Ives Gandra da Silva Martins que em relao ao inadimplemento e a insolvncia
A formulao original do anteprojeto, que previa duas hipteses, falta de pagamento e impossibilidade de exigncia, foi reduzida sua ltima enunciao, na qual o legislador pretendeu, de forma

IBGC INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANA CORPORATIVA. Governana corporativa. Disponvel em: <http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17> Acesso em 31 mai. 2008. 7 FERRAJOLI. Luigi. A soberania no mundo moderno: nascimento e crise do estado nacional. So Paulo: Martins Fontes. 2002, p. 44. 31

inequvoca, dar um carter subjetivo razo pela qual criara a solidariedade, isto , impossibilidade de ser atendida a obrigao principal pelo contribuinte. [grifo nosso] [grifo do autor] Para indicar grifo original da citao.

IMPORTANTE:
A utilizao de citaes, diretas e/ ou indiretas, na redao do TCC no podero ultrapassar a 30% (trinta por cento) do texto redigido.

2 . SISTEMAS DE CHAMADAS
No se deve confundir o sistema de chamada com as referncias bibliogrficas. Referncias representam o conjunto de elementos indicados ao final do trabalho, que permitem a identificao de uma fonte de consulta para elaborao da pesquisa mencionada no corpo do texto principal. Tais informaes referem-se ao nome do autor, ttulo da obra, data de publicao etc., e alguns elementos so obrigatrios.
8

As referncias so necessrias para permitir a identificao e a conferncia das fontes das citaes inseridas no corpo do texto ou em nota de rodap e na lista a ser apresentada no fim do trabalho.

Deve-se evitar as posies extremadas: a insero de dados em demasia sobrecarrega o texto; a sua ausncia no permite o alcance do seu escopo. Assim, as referncias devem estar adequadas ao pblico-alvo, sendo, por exemplo, absolutamente desnecessria, em TCC na rea jurdica, a anteposio da palavra BRASIL, para identificar o Supremo Tribunal Federal, nas citaes jurisprudenciais, ou, ainda, a meno s dimenses e nmeros de pginas da referida fonte.

Conforme determinao da NBR 6023:2002. 32

J os sistemas de chamada referem-se forma como as citaes so indicadas ao longo do texto, seja atravs do sistema autor-data, seja atravs do sistema numrico como notas de rodap ou no final de captulo. Os trabalhos de TCC da faculdade Processus devero adotar unicamente o sistema de chamadas numrico em notas de rodap. Foram excludas as hipteses de chamadas no corpo do texto principal (sistema autor/data) ou em notas de final de captulo e final de trabalho, pelo excessivo desconforto causado ao leitor.

33

3. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS e BIBLIOGRAFIA


O termo Referncias bibliogrficas constitui-se num elemento ps-textual do TCC, onde esto listadas as obras e demais fontes utilizadas pelo autor da pesquisa para elaborao de TCC I, II e III, efetivamente citadas no relatrio. A referncia o conjunto padronizado de elementos descritivos das diversas fontes citadas ao longo do relatrio de pesquisa, que permite a sua identificao individual.

J a designao Bibliografia refere-se a lista de obras e demais fontes de consulta da pesquisa, que no foram necessariamente citadas ao longo do texto do relatrio. A diferena existente entre referncia bibliogrfica e bibliografia que na primeira figuram as obras e documentos que foram efetivamente utilizados na redao do trabalho, ou seja, todos os documentos listados devem obrigatoriamente estar citados no relatrio; j a segunda, ou seja, na bibliografia, h relao das obras e documentos que foram lidos, porm no foram necessariamente utilizados na redao do trabalho, podendo-se considerar como literatura sugerida ou leitura complementar. Para o TCC adota-se como elemento constitutivo do trabalho as Referncias Bibliogrficas, ou simplesmente Referncias.

As obras consultadas e efetivamente citadas no relatrio de pesquisa de TCC devero ser organizadas de modo a constiturem uma lista nica, que dever atender aos seguintes critrios: Para o TCC III, a lista dever conter no mnimo 20 (vinte) fontes citadas; A citao das fontes dever ser feita atendendo ordem alfabtica; Cada fonte dever ser citada em pargrafo prprio, atendendo ao alinhamento justificado, espaamento entrelinhas simples;

34

Sem recuo da margem para a primeira linha, sendo que a segunda linha poder ter recuo, iniciando-se a partir da terceira letra citada na primeira linha, seguindo assim, todas as demais linhas; As informaes indispensveis identificao dos documentos so: autor, ttulo, subttulo, edio, local de publicao, editora e ano da publicao. Assim:

REFERNCIAS: BOOTH, W; COLOMB G. G.; WILLIAMS J. M. A arte da pesquisa. So Paulo: Martins Fontes, 2000.

3.1 Especificaes variadas


A seguir, destacam-se as regras especficas sobre as formas diferenciadas na apresentao das referncias bibliogrficas:

3.1.1 Elementos referenciais simples e conhecidos:


A sua apresentao dever conter o nome do autor, iniciando pelo ltimo sobrenome, estes em maiscula; o ttulo da obra, em negrito, aspas ou itlico, sendo somente a primeira letra da primeira palavra em maiscula; a edio, se no for a primeira; sem o artigo: 2. ed. e no 2 ed.; imprensa: local (especifica-se a unidade federativa ou o pas somente se houver possibilidade de confuso com outra localidade), editora (s o nome principal) e ano de publicao. Exemplo: NAZAR, Nelson. Direito Econmico. 2. ed. Bauru, SP: EDIPRO, 2009. Obs.: a forma de pontuao deve ser uniformemente seguida.

35

3.1.2 Quanto ao autor


Coletneas (Responsvel Intelectual) Indica-se a entrada pelo nome do responsvel do conjunto da obra (organizador, compilador, editor, coordenador, etc.), seguida da abreviatura entre parnteses no singular. Exemplos:

CARVALHO, N. M.; NAGAKAWA, J. (Org.). Sementes: cincia, tecnologia e produo. 3. ed. rev. Campinas: Fundao Cargill, 1988. FALDINI, G. (Org.). Manual de catalogao: exemplos ilustrativos do AACR2. So Paulo: Nobel, 1987. Desconhecido : Publicao com autoria desconhecida ou no assinada, entra-se diretamente pelo ttulo. Neste caso, a primeira palavra do ttulo escreve-se sempre em maiscula (CAIXA ALTA). Exemplo: INSETICIDA com efeito prolongado. Dirigente Rural, So Paulo, v. 31, n. 1, p.46-50, 1992. At trs autores: Faz-se a referncia de todos, separando-se os nomes por ponto e vrgula, na ordem de apresentao da ficha catalogrfica ou, se inexistir esta, da capa. Separados com ponto e vrgula (;). Exemplo:

EIGA, R. A. A.; CATNEO, A.; BRASIL, M. A. A. Elaborao de um sistema integrado de computao para quantificao da biomassa florestal. So Paulo: Cortez, 1989. Mais de trs autores: Em documento elaborado por mais de 3 autores indica-se apenas o primeiro, acrescentando a expresso latina et al. Exemplos: COOK-GUMPERZ, J. et al. A construo social da alfabetizao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1991. BARBEDO, C. J.; NAKAGAWA, J.; BARBEDO, A. S. C.; ZANIN, A. C. W. Qualidade fisiolgica de sementes de pepino cv. Prola, em funo da idade e do tempo de repouso ps-colheita de frutos. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v. 32, p. 905-13, 1997.

36

Sobrenome espanhol: adota-se a entrada pelo penltimo sobrenome. Exemplo:

LARA PALMA, H. A. Determinao de propriedades elsticas e de resistncia em compensados de Pinus elliottii. Scientia Forestalis, Piracicaba, n. 51, p. 37-48, 1997. GARCA MRQUEZ, G. El general em su laberinto. Habana: Casa de ls Americas, 1989. 286 p. Sobrenomes que indicam parentesco: Jnior, Filho, Neto, Sobrinho no so considerados como entrada; devem aparecer aps o sobrenome do autor. Exemplo: PELCZAR, J.M.Jr. Microbiologia: conceitos e aplicaes. 2. ed. Traduo de S.F. Yamada; T.V. Nakamura; B.P. Dias Filho. So Paulo: Makron Books,1996. 2 v. VENTURINI FILHO, W. G. Tecnologia de cerveja. Jaboticabal: Funep, 2000. p. 83 BALLARD, A. L.; SLOAN, E.D.Jr. Structural transitions in methane+ethane gashydrates-part II: modeling beyond incipient conditions. Chemical Engineering Science, Amsterdan, v. 55, n. 26, p. 5773-5782, 2000.

Obs: Conservar o grau de parentesco conforme o uso no idioma do documento. Em Portugus: FERREIRA NETO, S.L.; SOARES FILHO, C.F. Em Ingls: SLOAN, E.D.Jr.; SMITH, C.S.Jr. Entidades pblicas: Insere-se normalmente o nome do rgo, com todas as letras em maisculas. Se a denominao for genrica, podendo ser confundida com outra similar, deve ser inserida a localidade, entre parnteses; assim: Instituto de Criminalstica (DF). Se o trabalho for de autoria de uma unidade subordinada, cujo nome no for conhecido pelo pblico leitor, dever ser antecedido da unidade superior. Exemplo: BRASIL. Congresso. Comisso Parlamentar Mista de Inqurito para Examinar a Situao da Mulher em Todos os Setores de Atividade. Relatrio, concluses e recomendaes. Relator Lygia Lessa Bastos. Braslia, DF: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 1978. 327 p.

37

SO PAULO (Estado). Constituio do Estado de So Paulo. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1986. Entidades independentes: Insere-se normalmente o nome da instituio, todas as letras em maisculas. Se houver uma unidade subordinada, dever ser mencionada na seqncia, com formatao normal; podem ser usadas siglas. Exemplo: FACULDADE PROCESSUS. Curso de Direito. Manual de trabalho de concluso de curso. Braslia, 2010. Eventos: Evento considerado no todo: NOME DO EVENTO, n.(nmero do evento em algarismo arbico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Ttulo da publicao do evento. Cidade de publicao: Editora, data de publicao. Descrio fsica. Notas. Exemplo:

CONGRESSO SOJA BRASILEIRA REALIDADE E PERSPECTIVAS, 1976, Porto Alegre. Soja brasileira: realidade e perspectivas: produo, comercializao, industrializao, consumo: anais. Porto Alegre: FECOTRIGO, [1976?]. p. 178

Trabalhos publicados em eventos cientficos:

AUTOR. Ttulo de trabalho. In: NOME DO EVENTO, n. (nmero do evento em algarismo arbico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Ttulo da publicao do evento... Cidade de publicao: Editora, ano de publicao. Descrio fsica. Notas. Exemplos:

GARCIA M.,O. Formacin, actividades y perspectivas de las profesionales em nutricin. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRICIONISTAS, 3.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NUTRICIONISTAS, 1., 1965, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associao Brasileira de Nutricionistas, 1968. pp. 283-292. ASSUMPO, P. R., OLIVEIRA, L. M. B. Anteprojeto de construo da nova sede para a Biblioteca Central da UNIFOR. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 8., 1989, Belm, Anais... Belm:Universidade Federal do Par, 1989. v. 2, pp.139-156.
38

Leis, decretos etc.: Seguem-se o nmero do ato, a data, a ementa e o local de publicao. Quando no for federal, deve ser indicada a origem do ato normativo. Ex.: DISTRITO FEDERAL. LEI N. 6.368, de 21.10.76. Dispe sobre medidas de preveno e represso ao trfico ilcito e uso indevido de entorpecentes [...] . DOU de 22.10.76, v. 120, p. 5.004. Jurisprudncia: Indica-se o tribunal de origem, o rgo prolator da deciso (turma, cmara etc.), o tipo e o nmero da ao ou recurso, ementa (opcional), relator do acrdo, data da deciso e local de publicao. Por questo de preservao da intimidade individual, deve ser evitada a meno s partes litigantes. Ex. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 2 Turma. RHC n 66.869. Ementa: [...] Relator: Aldir Passarinho. Braslia, DF, 12 jun. 88. DJ de 28.4.89, p. 6.295. Artigos

Artigos em peridicos com autor identificado: A entrada feita normalmente pelo autor, seguido do ttulo do artigo em fonte normal (facultado o uso das aspas), ttulo do peridico na mesma forma de fonte empregada para O TCC, local e data de publicao e pginas de incio e de trmino do artigo. Exemplos:

ASSIS, M. N. B.; NAHAS, M. V. Aspectos motivacionais em programas de mudana de comportamento alimentar. Rev. Nutr., Campinas, v.12, n.1, p. 33- 41, 1999. HOOD, D. W. The utility of complete genome sequences in the study of pathogenic bacteria. Parasitology, Cambridge, v.118, suppl, p. S3-S9, 1999.

Artigos em Jornais: AUTOR do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, cidade de publicao, dia, ms abreviado. Ano. Nmero ou Ttulo do Caderno, Seo ou Suplemento, p.
39

seguido dos nmeros da pgina inicial e final, separados entre si por hfen. Exemplos: LEITE, F. Ovelhas nascem de ovrios congelados. Folha de S. Paulo, So Paulo, 30 jun. 2001. Folha Cincia, p. 10. DLAR tem alta de 0,52% e bolsa sobe 1,17%. O Estado de S. Paulo, So Paulo, 30 jun. 2001. Caderno B, p. 13.

Artigos em peridicos com autor no identificado: O nome do jornal ou da revista substitui o nome do autor do artigo. Peridicos considerados no todo: (revistas, jornais, suplementos). Exemplos:

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939 - Trimestral. Absorveu: Boletim Geogrfico do IBGE. ndice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034723X. CONJUNTURA ECONMICA. As 500 maiores empresas do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, v. 38, n. 9, set. 1984. 135 p. Edio Especial. CIRCULATION. Mental stress as a Trigger of cardiovascular events. Dallas:American Heart Association, v. 83, n. 2, apr. 1991. Supplement. Pareceres oficiais: A entrada feita pelo nome da instituio. Ex.: MINISTRIO PBLICO FEDERAL. Procuradoria da Repblica no Distrito Federal. Relatrio de atividades. Braslia, 1999. Entrevistas publicadas: SIMON, Pedro. Eu digo o que penso. Veja. So Paulo: Abril, n. 1.124, 15 set. 1999, p. 11. Entrevista. Entrevistas no publicadas: PERTENCE, Joo Paulo Seplveda. Entrevista concedida a Jos Joo da Silva. Braslia, 4 abr. 1999. Atas: FACULDADE PROCESSUS. Coordenadoria de TCC. Ata da sesso realizada no dia 10 out.2009. Livro 20, 12 verso. Programas de computador : MICROSOFT CORPORATION. WINDOWS 3.1. Redmomd. Wa, c 1990-1992, disquetes (8Mb); 5 pol. Ambiente operacional.
40

Tese ou dissertao no publicada : AUTOR. Ttulo: subttulo. data de depsito. Nmero de volumes ou folhas. Monografia (Trabalho de Concluso do Curso de Graduao em...) (ou) Monografia (Especializao em...) (ou) Dissertao (Mestrado em...) (ou) Tese (Doutorado em...) - Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa. (quando for diferente da data de depsito - se for igual, no repetir). Exemplos: SILVA JUNIOR, C. A. A escola pblica como local de trabalho. 1990. 136 f. Tese (Livre Docncia) Faculdade de Filosofia e Cincias, Universidade Estadual Paulista, Marlia. SENNE JUNIOR, M. Instrumentao ssmica para centrais nucleares. 1988. 126 f. Dissertao (Mestrado em Cincia e Tecnologia) - Escola de Engenharia,Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989. SOUZA JNIOR, Antonio Umberto de. Entre o medo e a utopia: o dilema brasileiro entre o ativismo e a autoconteno no exame judicial das questes polticas. 2001. 171 p. Dissertao. (Mestrado em Direito e Estado). Faculdade de Direito, Universidade de Braslia, Braslia. Documentos Eletrnicos Artigos de Jornais: AUTOR do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, cidade de publicao, dia,ms abreviado. Ano. Nmero ou Ttulo do Caderno, Seo ou Suplemento, p. seguido dos nmeros da pgina inicial e final, separados entre si por hfen. Nmero de CD-ROM (ou) Nmero de disquete (ou) Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado. Ano. Exemplo AMORIM, S. Paciente da primeira angioplastia recebe alta em menos de 24horas. O Jornal de Hoje, Natal, n. 672, 4 fev. 2000. Disponvel em:<http://www.jornaldehoje.com.br/cidade.htm>.Acesso em: 5 fev. 2000. ACM se recusa a depor sobre fraudes na SUDAM. Dirio do Nordeste Online,Fortaleza, 5 jun. 2001. Disponvel em:<http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 5 jun. 2001. Artigo de Peridico (Revista) : AUTOR do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico, (abreviado ou no), cidade de publicao, v. seguido do nmero do volume, n. seguido do nmero do fascculo, p. seguido dos nmeros da pgina inicial
41

e final, separados entre si por hfen, ms abreviado (se houver). Ano. Nmero de CD-ROM (ou) Nmero de disquete (ou) Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em :dia ms abreviado. Ano. Exemplos: SOUZA, A. E. De penhora e avaliao. Dataveni@, Campina Grande, v. 4, n.33, jun. 2000. Disponvel em:<www.datavenia.inf.br/frame-artig.html>. Acesso em: 31 jul.2000. SOUZA, F.C. Formao de bibliotecrios para uma sociedade livre = University education or librarians for a free society. Encontros BIBLI. Revista de Biblioteconomia e Cincia da Informao, Florianpolis, n. 11, p. 1-13, jun.,2001. Disponvel em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br>. Acesso em: 30 jun.2001. MAGALHES SOBRINHO, P. et al. Analysis of aluminum plates under heating in electrical and natural gas furnaces. Energy, Oxford, v. 25, p. 975-987, 2000. Disponvel em: <http://e5500.fapesp.br/cgi-bin/sciserv.pl? collection= journals& journal=03605442&issue=25i0010&article=075aopuhieangf&form=pdf&file=file.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2001. Pginas da internet: Se conhecida, deve ser apresentada a pessoa responsvel pela pgina, seguido do endereo eletrnico da pgina (sublinhado) e da data do acesso. Ex.: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Disponvel em: <http//:www.stf.gov.br> . Acesso em: 22 abr. 09. VASCONCELOS, J.L.M. Influncia da nutrio sobre performance reprodutiva em gado leiteiro (energia, 2 parte). Piracicaba: Agripoint, 2001. Apresenta textos sobre pecuria de leite no Brasil. Disponvel em: <http://www.milkpoint.com.br > . Acesso em: jun. 2001.

3.1.3 Quanto ao local da fonte


Corresponde ao nome da cidade da publicao e deve figurar como aparece no documento, seguido de dois pontos.

Se o nome da cidade no constar na folha-de-rosto: quando o local no aparece no documento, mas pode ser identificado, indica-se entre colchetes. Exemplo:

42

LESSA, O. O ndio cor de rosa: evocao de Noel Nutels. [Rio de Janeiro]:Codecri, 1978. Se o nome da cidade no for identificado: utilizar a expresso sine loco, de forma abreviada entre colchetes [S.l.], quando no localizar o local de publicao. Exemplo: HOMEM, H. Neste e noutro natais. 2. ed. [S.l.]: Edies Salmo e Cordel, 1986. Editora: Indica-se o nome da editora tal como aparece na publicao referenciada, seguida de vrgula, suprimindo-se palavras que designam a natureza comercial, desde que dispensveis sua identificao.Portanto: Kosmos e no Editora ou Livraria Kosmos; Ed. UNESP e no UNESP; Academic Press e no Academic.

Obs: 1. Quando houver mais de uma editora, indica-se a mais destacada ou a que aparecer em primeiro lugar;2. No se indica o nome do editor quando tambm o autor;3. Quando a editora no identificada, utiliza-se a expresso sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.].

3.1.4

Quanto ao ttulo

Subttulo : Se o ttulo contiver subttulo, este deve aparecer aps aquele, precedido por dois pontos e espao, sem destaque. Mais de um ttulo : A entrada feita pelo ttulo mais destacado ou, se no houver destaque, pelo que aparecer primeiro na monografia. Ttulo longo: Pode ser abreviado, substituindo-se as partes suprimidas por reticncias entre colchetes.

43

PARTE 4: INCLUSO DE TABELAS E FIGURAS

1. Tabelas
As tabelas devem ser citadas no texto em ordem seqencial numrica, com inicial maiscula. Exemplo: Tabela 1.

As citaes de tabelas podem vir entre parnteses ou integrar o texto. O ttulo da tabela ( em claro) deve ser precedido da palavra Tabela e o nmero (em negrito). Exemplo: Tabela 1. Ttulo......

1.1

Notas de rodap das tabelas

Em ttulo, usar algarismo arbico, em forma de expoente (entre parnteses), direita do ttulo. No cabealho, usar algarismo arbico, em forma de expoente ( entre parnteses), direita do termo explicativo.

No corpo da tabela, usar algarismo arbico, em forma de expoente (entre parnteses), direita do dado a que se faz referncia. Usar asterisco somente para indicao de significncia.

As notas de rodap das tabelas devem figurar na base ou p da tabela, acima da indicao da fonte.

1.2

Fonte

A fonte da tabela deve esclarecer a origem dos dados que constam de seu corpo, indicando seu autor, a instituio e a data. As fontes devem ser citadas com as demais referncias.

Na elaborao de Tabelas/Quadros e Grficos deve-se observar o contido na Resoluo n 886 de 26/10/66 do IBGE. Esta resoluo disciplina quais os

elementos que devero constar da Tabela/Quadro, destacando-se, de imediato que o Ttulo deve ser completo e claro, indicando-se os componentes: O que? (fato com
44

sub-componentes se for o caso); Onde? (lugar geogrfico); Quando? (perodo), e no se deve usar grades fechadas nas extremidades horizontais na confeco da Tabela/Quadro.

2. Figuras (GRFICOS)
As figuras devem ser citadas no texto em ordem seqencial numrica, com inicial maiscula. Exemplo: Figura 1.

As citaes de figuras podem vir entre parnteses ou integrar o texto. A legenda da figura (em claro) deve ser precedida da palavra Figura e o nmero (em negrito). Exemplo: Figura 1. Legenda...........

2.1 Fonte
A fonte da figura deve esclarecer a origem dos dados que constam de seu corpo, indicando seu autor, a instituio e a data.As fontes devem ser citadas com as demais referncias.

45

PARTE 5: ABREVIATURAS E EXPRESSES LATINAS EM GERAL


Apresentam-se a seguir as principais abreviaturas e expresses latinas com seus respectivos significados:

Abreviatura ou expresso Apud

Significado (pud) [Lat., significa citado por;] Empregada para indicar a fonte de uma citao de citao (tambm chamada de citao de segunda mo). Deve ser usada somente se a obra citada no for acessvel. Nas citaes utilizada para informar que o que foi transcrito de uma obra de um determinado autor na verdade pertence a um outro. Ex.: (Aristteles apud Jos da Silva) ou seja, Aristteles "citado por" Jos da Silva.

c/c

Combinado com. Empregada quando se consideram conjuntamente duas disposies legais para se chegar a um resultado ou concluso. Confira, conforme. Edio. (ibdem)[Lat.] Adv. 1. Mesmo autor, mesma obra Emprega-se em citao de obra mencionada na nota imediatamente anterior, que esteja na mesma pgina. Traduz a idia de que aquela citao est contida na mesma obra do mesmo autor, da nota imediatamente anterior, s que em pgina diferente. S deve ser usado no sistema de chamada numrico (nota de rodap).

cf. ed. Ibidem

46

Idem

(dem) [Lat., o mesmo] 1. O mesmo autor, obra diferente Traduz a idia de que aquela citao est contida em obra diferente da nota imediatamente anterior, embora ambas sejam do mesmo autor.. S deve ser usado no sistema de chamada numrico (nota de rodap).

j. loc. n. op. cit.

Julgado em. Local. Nmero. Obra citada. Somente deve ser usada se a obra tiver sido citada na mesma pgina. Caso contrrio, a nota deve conter todos os elementos da referncia. 9 Pgina. Pginas. Por exemplo. (pssim) [Lat., por aqui e ali] Palavra que se pospe ao ttulo de uma obra citada para indicar que nela se encontraro referncias em vrios trechos.

p. PP. p. ex. Passim

[s.d.] [s.n.] [s.l.] v.

Sem data. Sem editora identificada. Sem local. Vide; veja; volume.

No existe a expresso Ob. Cit, ou obra citada. S se usa a expresso em latim, op. cit. 47

v.g. (verbi gratia) v.u.

(vrbi grcia)[Lat.] significa por exemplo Votao unnime

ipsis literis: Significa "pelas mesmas letras", "literalmente". Utiliza-se para expressar que o texto foi transcrito com fidelidade, mesmo que possa parecer estranho ou esteja reconhecidamente escrita com erros de linguagem.

ipsis verbis: Significa "pelas mesmas palavras", "textualmente". Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou sic.

sic: Significa "assim". Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou ipsis verbis.

48

PARTE 6: BIBLIOGRAFIA DE APOIO

Alm das indicaes bibliogrficas que cada tema suscita a quem pretenda pesquisar, possvel elaborar uma lista de obras com grande potencial de utilidade genrica, seja nas questes metodolgicas, seja nas questes epistemolgicas (relativas aos limites de cada cincia), seja nas questes meramente formais. A insero da lista que segue tem, pois, o propsito de fornecer pistas e dados aos pesquisadores em matria jurdica.

6.1 CINCIA E METODOLOGIA DE PESQUISA


ABBAGNANO, N. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Mestre Jou, 1982. ALVES, Rubem. Filosofia da cincia: introduo ao jogo e suas regras. So Paulo: Ars Potica, 1996. ANGEL, M. Utilidade e mtodos do Direito Comparado. Traduo de: Srgio Jos Porto. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1980. AUROUX, S. A filosofia da linguagem. Traduo de: Jos Horta Nunes. Campinas: Unicamp, 1998. ANDERY M.A. et all. Para comprender a cincia. Uma perspective histrica. 9ed. Rio de janeiro: Espao e Tempo; So Paulo:EDUC,2000. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias - elaborao. Rio de Janeiro, 2000, e alteraes posteriores. BARDIN, L. Anlise de contedo. So Paulo: tica, 1979. BRANDO, C. R. (org.). Repensando a Pesquisa Participante. So Paulo: Brasiliense, 1987 (3 ed.). BOOTH, W; COLOMB G. G.; WILLIAMS J. M. A arte da pesquisa. So Paulo: Martins Fontes, 2000. CARDOSO, C. F. Os mtodos da histria. Rio de janeiro: Graal, 1983. CASTRO, C. de M. A prtica da pesquisa. So Paulo: McGraw-Hill, 1977. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica: para uso dos estudantes universitrios. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1978. CHALMERS, A. O que a cincia afinal? Traduo de: Raul Fiker. So Paulo: Brasiliense, 1995.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em cincias humanas e Sociais. 3. ed. So Paulo: Cortez, 1998. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 15. ed. So Paulo: Perspectiva, 1999. DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1995. DUTRA, L. H. de. Introduo teoria da cincia. Florianpolis: UFSC, 1998. FEYERABEND, P. K. Contra o mtodo. Traduo de: Octanny S. da Mota & Lenidas Hegenberg. Rio de Janeiro:Livraria Francisco Alves, 1975. FRANA, Jnia Lessa. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 5. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2001. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. _____. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996. GOODE, W.; HATT, P. Mtodos em pesquisa social. 7. ed. Traduo de: Carolina Martuschelli Bori. So Paulo: Nacional, 1979. KUHN, Thomas S. A Estrutura das revolues cientficas. 5. ed. Traduo de: Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. So Paulo: Perspectiva, 1998. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1992. _____. Metodologia cientfica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1995. LAKATOS & MUSGRAVE (Orgs.). A Crtica e o desenvolvimento do conhecimento: quarto volume das atas do colquio internacional sobre filosofia da cincia, realizado em Londres em 1965. Traduo de: Otvio Mendes Cajado, So Paulo: Cultrix e Edusp, 1970. MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O Mtodo das cincias naturais e sociais. So Paulo: Pioneira, 1993. MATTAR NETO, J. A. Metodologia cientfica na era da informtica. So Paulo: Saraiva, 2002. PINTO, A. V. Cincia e existncia: problemas filosficos da pesquisa cientfica. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. POPPER, Karl. A Lgica da pesquisa cientfica. 9. ed. Traduo de: Lenidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. So Paulo:Cultrix, 1999. _____. Conjecturas e refutaes. Traduo de: Srgio Bath, Braslia: UNB, 1982. SANTOS, Boaventura de Sousa. Introduo uma cincia ps-moderna, Rio de Janeiro: Graal, 1989. _____. Um discurso sobre as cincias. Porto: Afrontamento, 1987. _____. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2000. RABUSKE, E. Epistemologia das cincias humanas. Caxias do Sul:EDUCS, 1978. RICHARDSON, R. J. et.al.. Pesquisa social: mtodos e tcnicas. So Paulo: Atlas, 1985.
50

RUDIO, F. V. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 17. ed. Petrpolis: Vozes, 1992. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 9. ed. So Paulo: M. Fontes, 1999. SELLTIZ, C. et.al. Mtodos de pesquisas em relaes sociais. Traduo de: Dante Moreira Leite. So Paulo: EPU/EDUSP, 1987. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 19. ed. So Paulo: Cortez, 2000. THIOLENT, M. J. M. Aspectos qualitativos da metodologia de pesquisa com objetivos de descrio, avaliao e reconstruo. Cadernos de Pesquisa, n 49 (maio), p. 45-50, 1984. _____. Metodologia da pesquisa-ao. So Paulo: Cortez, 1985. TRIVIOS, Augusto N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. WILSON, J. Pensar com conceitos. So Paulo: Martins Fontes, 2001. YIN R.K. Estudo de caso. Planejamento e mtodos.Trad. Daniel Grassi. 2ed. Porto Alegre: Bookman,2001.

6.2 A PESQUISA NA CINCIA JURDICA


ADEODATO, J. M.. O Estado da arte da pesquisa jurdica e scio-jurdica no Brasil. Braslia: Conselho de Justia Federal (Centro de Estudos Judicirios), 1996 (Srie Pesquisas do CEJ, n 4). _____. Filosofia do direito: uma crtica verdade na tica e na cincia. So Paulo: Saraiva, 1996. BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurdica: teoria e prtica da monografia para os cursos de Direito. So Paulo: Saraiva, 2001. CAMILLO, Carlos Eduardo Nicoletti; FERRON, Fabiana. Monografia jurdica: uma abordagem didtica. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. CASTILHO, Maria Augusta. Roteiro para elaborao de monografia em cincias jurdicas. So Paulo: Sugestes Literrias, 2000. FERREIRA SOBRINHO, Jos Wilson. Pesquisa em direito e redao de monografia jurdica. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1997. GAMA, Ricardo Rodrigues. Monografia jurdica. Campinas: Bookseller, 2001. HENRIQUES, A.; MEDEIROS, J. B. Monografia no curso de Direito. So Paulo: Atlas, 1999.
51

KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em cincias sociais. Traduo de: Helena Mendes Rotundo. So Paulo: EPU, 1979. LEITE, Eduardo de Oliveira. A monografia jurdica. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. LYRA FILHO, Roberto. O que Direito. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1982. MAINGUENEAU, D. Novas tendncias em anlise do discurso. 3. ed. Traduo de: Freda Indursky. Campinas: Unicamp, 1997. MAMEDE, Gladston. O trabalho acadmico no Direito: monografias, dissertaes e teses. Belo Horizonte: Mandamentos, 2001. MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Tcnicas de pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996. MEDEIROS, Joo Bosco. HENRIQUES, A.. Monografia no curso de direito - Como Elaborar o Trabalho de Concluso de Curso. So Paulo: Atlas, 2008. MEZZAROBA, O. e MONTEIRO, C. S.. Manual de metodologia da pesquisa no Direito. So Paulo: Saraiva, 2008. NUNES, Luiz Antonio Rizzato. Manual da monografia jurdica: como se faz uma monografia, uma dissertao, uma tese. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2001. OLIVEIRA, Olga Maria Boschi Aguiar. Monografia jurdica: orientaes metodolgicas para o trabalho de concluso de curso. Porto Alegre: Sntese, 1999. RIBEIRO, Wanderley. A monografia do curso de Direito: anotaes para a sua produo. Rio de Janeiro: Forense, 2002. SERRANO, Pablo Jimenez; PINTO FILHO, Heitor. Manual bsico do pesquisador: como escrever uma monografia jurdica. So Paulo: LEUD, 2001. SOUSA JNIOR, Jos Geraldo (Org.). Introduo crtica ao Direito. Braslia: UnB, 1993 (Srie O Direito achado na rua). ZITSCHER, H. C. Metodologia do ensino jurdico com casos: teoria e prtica. Belo Horizonte: Del Rey, 1999.

6.3 MTODOS E OS DIFERENTES PARADIGMAS NA CINCIA DO DIREITO


AGUILLAR, Fernando Herren. Metodologia da cincia do Direito. 2. ed. So Paulo: Max Limonad, 1999. ANDRADE, C. J. de. Hermenutica jurdica no Brasil. So Paulo: RT, 1991. ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociolgico. Traduo de: Srgio Bath. So Paulo: M. Fontes, 1993. AZEVEDO, Plauto Faraco de. Crtica dogmtica e hermenutica jurdica. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1989.

52

BAUMAN, Zigmunt. Comunidade: a busca por segurana no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Traduo de: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992. _____. Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant. 4. ed. Traduo de: Alfredo Fait. Braslia: UnB, 1997. _____. Estado, governo e sociedade. 6. ed. Traduo de: Marco Aurlio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. _____. Locke e o Direito natural. Traduo de: Srgio Bath. Braslia: UnB, 1997. _____. O positivismo jurdico. Traduo de: Marco Pugliesi e outros. So Paulo: cone, 1995. _____. Teoria do ordenamento jurdico. 10. ed. Traduo de: Maria Celeste C. L. dos Santos. Braslia: UnB, 1997. CANARIS, Claus W. Pensamento sistemtico e conceito de sistema na cincia do Direito. 2 ed. Introduo e Traduo de: A. Menezes Cordeiro. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1996. CHEVALLIER, Jean Jacques. As Grandes obras polticas de Maquiavel a nossos dias. 8. ed. Traduo de: Lydia Cristina. Rio de Janeiro: Agir, 1998. CITTADINO, Gisele. Pluralismo, direito e justia: elementos da filosofia constitucional contempornea. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1999. DEZ-PICAZO, Luiz. Experiencias jurdicas y teora del Derecho. 3. ed. Barcelona: Ariel, 1993. DWORKIN, Ronald. O imprio do Direito. Traduo de: Jefferson Luiz Camargo. So Paulo: M. Fontes, 1999. _____. Uma questo de princpio. Traduo de: Luiz Carlos Borges. So Paulo: M. Fontes, 2000. FARIA, Jos Eduardo (Org.). A crise do Direito numa sociedade em mudana. Braslia: UnB, 1988. _____. Poder e legitimidade. So Paulo: Perspectiva, 1978. _____. Poder Judicirio. Crise, paradoxos e desafios. Braslia: CEJ/CJF, 1996 FERRAZ JNIOR, Trcio Sampaio. Direito, retrica e comunicao. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1997. _____. Funo social da dogmtica jurdica. So Paulo: Max Limonad, 1998. _____. Introduo ao estudo do Direito. So Paulo: Atlas, 1994. _____. Teoria da norma jurdica. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 5. ed. Traduo de: Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

53

FREITAS, Juarez. A interpretao sistemtica do Direito. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 1998. GADAMER, Hans Georg. Verdade e mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. 2. ed. Traduo de: Flvia Paula Meurer. Petrpolis: Vozes, 1998. GILISSEN, John. Introduo histrica ao Direito. 2. ed. Traduo de: A. M. Hespanha e L. M. Mocasta Malheiros. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1995. HABERMAS, Jrgen. A crise de legitimao no capitalismo tardio. 2. ed. Traduo de: Vamireh Chacon. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. _____. Conhecimento e interesse. Introduo e traduo de: Jos N. Heck. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. _____. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Traduo de: Flvio Seno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. HART, H. L. A. O conceito de Direito. Traduo de: A. Ribeiro Mendes. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1994. HESPANHA, Antnio Manuel. Panorama histrico da cultura jurdica europia. 2. ed. Mens Martins: Euro-Amrica, 1998. IHERING, Rudolf von. A luta pelo Direito. 16. ed. Traduo de: Joo Vasconcelos. So Paulo: Forense, 1998. KANT, Immanuel. Critica da razo prtica. 4. ed. Traduo de: Afonso Bertagnoli. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. _____. Crtica da razo pura. 4. ed. Traduo de: Manuela Pinto dos Santos e Alexandre F. Morujo. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997. _____. Fundamentos da metafsica dos costumes. 4. ed. Traduo de: Lourival de Queiroz Henkel. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. KELSEN, Hans. A justia e o Direito natural. 2. ed. Prefcio e Traduo de: Joo B. Machado. Coimbra: Armnio Armado, 1979. _____. Teoria geral das normas. Traduo de: Jos Florentino Duarte. Porto Alegre: Fabris, 1986. _____. Teoria pura do Direito. 6. ed. Traduo de: Joo B. Machado. So Paulo: M. Fontes, 1998. LARENZ, Karl. Metodologia da cincia do Direito. 3. ed. Traduo de: Jos Lamego. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997. LATORRE, Angel. Introduo ao Direito. Traduo de: Manuel de Alarco. Coimbra: Almedina, 1997. LUHMANN, Niklas. Sociologia do Direito. Traduo de: Gustavo Bayer. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985, 2 v. MIAILLE, Michel. Introduo crtica ao Direito. 2. ed. Traduo de: Ana Prata. Lisboa: Imprensa Universitria, 1994. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: ed. Cortez; Braslia: ed Unesco, 2000.
54

PACHUKANIS, E. S. Teoria geral do Direito e marxismo. Traduo de: Slvio Donizete Chagas. So Paulo: Acadmica, 1988. PADOVANI, H.; CASTAGNOLA, L. Histria da Filosofia. 17. ed. So Paulo: Melhoramentos, 1995. PAIM, Antonio. Histria das idias filosficas no Brasil. 5. ed. Londrina: UEL, 1997. PERELMAN, Cham. tica e Direito. Traduo de: Maria E. Galvo G. Pereira. So Paulo: M. Fontes, 1996. _____. Lgica jurdica. Traduo de: Vergnia K. Pupi. So Paulo: M. Fontes, 1998. REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 11. ed. So Paulo: Saraiva, 1996. _____. Fundamentos do Direito. 3. ed. So Paulo: RT, 1998. _____. Nova fase do Direito moderno. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1998. _____. O Direito como experincia. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 1992. ROUANET, Srgio P. As razes do iluminismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. SANTOS, Boaventura de Sousa. O discurso e o poder. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1988. SANTOS, Boaventura de Sousa et al. Os tribunais nas sociedades contemporneas. Porto: Afrontamento, 1994. SKINNER, Q. As fundaes do pensamento poltico moderno. Traduo de: Renato Janine Ribeiro e Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. STRECK, Lnio L. Hermenutica jurdica e(m) crise: uma explorao hermenutica da construo do Direito. Porto Alegre:Livraria do Advogado, 2000. WARAT, Luiz Alberto. O Direito e sua linguagem. 2. ed. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1995. _____. Mitos e teorias na interpretao da lei. Porto Alegre: Sntese, s.d. _____. Em nome do acordo: a mediao no Direito. S.l.: Almed, s.d. WIEACKER, Franz. Histria do direito privado moderno. 2. ed. Traduo de: A. M. Botelho Hespanha. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1967. WOLKMER, Antonio Carlos. Histria do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 1998. _____. Introduo ao pensamento jurdico crtico. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. ZILLES, U. Grandes tendncias na filosofia do sculo XX. Caxias do Sul: Educs, 1987.

55

You might also like